Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Roubo de dados do meu cartão de crédito

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 21/1/2011 19:33

MKlop Escreveu:Só é pena a PayPal ter deixado de permitir que o cartão em que se baseava a conta fosse um do MBnet.... Isso era ouro sobre azul em termos de segurança.

Realmente foi uma excelente criação.

Vale a pena ter paypal ? Em que situações é que a paypal é preferível do que o MBNet ? É nas transferências para particulares ?

Registado: 4/6/2010 12:12

por MKlop » 21/1/2011 16:51

AutoMech Escreveu:
MKlop Escreveu:Também faço compras na amazon.uk mas única e exclusivamente com o MBnet: podem tentar sacar o que quiserem que o "cartão" só é válido para uma transacção...

Para mim o MBNet foi a melhor invenção que podia haver para compras online.

É limitado a uma compra ou seja assim que o cartão é metido (por exemplo na Amazon) já não pode mais ser utilizado, além da vantagem de se estabelecer o próprio limite daquele cartão. O risco é muito muito reduzido.

Já falei disto a alguns colegas estrangeiros, de vários países e nenhum deles conhece algo parecido. Não sei se é uma invenção portuguesa.

Só é pena a PayPal ter deixado de permitir que o cartão em que se baseava a conta fosse um do MBnet.... Isso era ouro sobre azul em termos de segurança.

Realmente foi uma excelente criação.

Registado: 25/2/2010 9:49

por JCS » 21/1/2011 16:32

Uso sempre sempre sempre MBNET para compras online. Dados reais dos cartões "e outros" nunca entram na "Net".

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por zay » 21/1/2011 15:59

Compras via Internet, regra de ouro, usar o MBNET, num PC seguro, porque há sempre a possibilidade durante o registo no MBNET, um virus tipo keylogger obter os dados que digitamos no teclado.

Após uma fraude deste género o que eu aconselho é formatar o PC, sabe-se lá o que por ai anda indetectavel.

Cuidado com o emails, com os emails da banca, de empresas que enviam orçamentos, de mensagens de miúdas giras com fotos, não sejam curiosos, apenas abrir o que é seguro.

Utilizar uma conta limitada no windows é uma forma de prevenir.

Fora de casa, estar de olho sempre no cartão, nunca deixar que o pagamento seja feito atrás de um balcão.

Registado: 24/11/2008 18:00

por Zezezinho » 21/1/2011 13:22

Dia 21 de Janeiro, 11:30.

Telefonei novamente ao serviço de clientes da Unibanco, informando-lhes que falei com a "Paywatch" e relatei o que está escrito numa das minhas mensagens anteriores.

Ou seja que a "Paywatch" telefonou hoje de manhã à minha amiga que tem também cartão Unibanco, para confirmar movimentos estranhos que surgiram hoje na conta dela que ascendem no total os 700 €.
A "Paywatch" da mesma forma devia ter-me telefonado no dia 17-01-2011, quando surgiu o primeiro movimento estranho com descrição "WP-SCOACH ETICKET STOCKPORT GB", que já é do conhecimentos de todos que se trata de uma operação de fraude.
A "Paywatch" não me sabe dizer a razão pela qual eu não fui contactado e pedem desculpas.

Foi isto que transmiti à Unibanco e mais uma vez pedi para solucionarem este assunto, que não tenciono pagar um centavo a mais e que terei todo o prazer de recorrer ao Banco de Portugal.

Pediram então que enviasse um email relatando tudo para unibanco.clientes@unicre.pt.
E-mail enviado.

Vou esperar agora.

Registado: 30/6/2010 0:10

por carf2007 » 21/1/2011 13:15

AutoMech Escreveu:
MKlop Escreveu:Também faço compras na amazon.uk mas única e exclusivamente com o MBnet: podem tentar sacar o que quiserem que o "cartão" só é válido para uma transacção...

É limitado a uma compra ou seja assim que o cartão é metido (por exemplo na Amazon) já não pode mais ser utilizado, além da vantagem de se estabelecer o próprio limite daquele cartão. O risco é muito muito reduzido.

Já falei disto a alguns colegas estrangeiros, de vários países e nenhum deles conhece algo parecido. Não sei se é uma invenção portuguesa.

Sim o MBNET foi criado pela SIBS. Já eramos pioneiros nos múltiplos usos do Multibanco e também somos na utilização do MBNET.

Outros serviços da SIBS :

MBPhone
MBCode
MBSpot
MBDox

www.sibs.pt

A SIBS encontra-se constituída sob a forma de sociedade anónima, com um capital social de 24.642.300 euros, representado por 4.928.460 acções, com um valor nominal de 5 euros cada.

A 31 de Dezembro de 2008, a estrutura accionista da SIBS era constituída por 27 entidades:

Caixa Geral de Depósitos
Millennium BCP
Banco Santander Totta
Banco BPI
Banco Espírito Santo
Banco Bilbao Vizcaya (Portugal)
Banco Português de Investimento
Banco Comercial dos Açores
Caixa Económica Montepio Geral
Banco Internacional do Funchal
Banco do Brasil
Barclays Bank
Banco Activobank (Portugal)
Banco Popular Portugal
Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo
BNP – Paribas
Finibanco
Banco Português de Negócios
Deutsche Bank (Portugal)
Banco BEST
BES Açores
CCAM Leiria
CCAM Chamusca
CCAM Torres Vedras
CCAM Mafra
Caixa Económica da Miseric. Angra do Heroísmo
CCAM Açores
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por SMALL1969 » 21/1/2011 12:02

Além de outros bancos, estou também no BEST que tem um sistema porreiro.

Recebo imediatamente por telemóvel todos os movimentos no meu cartão de crédito. Assim só me roubam uma vez.

Registado: 3/2/2009 12:21

por Zezezinho » 21/1/2011 11:18

Obrigado pelas respostas.
Não tenho malware nem spyware nem virus nem nada do género instalado.

Como está escrito no meu post anterior, a situação ocorreu também com uma amiga minha, que foi devidamente notificada pela paywatch hoje de manhã.

Irei pôr-vos ao corrente da situação e podem ter a certeza que não irei pagar nenhum dos movimentos não-identificados, nem que para isso tenha que contactar a Mastercard e Banco de Portugal.

por Automech » 21/1/2011 11:14

Registado: 4/6/2010 12:12

por Banifico » 21/1/2011 11:10

Boas,

Eu já tive um keylogger no meu pc, pelo que deixo aqui algumas sugestões para remoção desses programas bem desagradáveis (na altura fiquei com a sensação muito desagradável de perda de privacidade, pensava que estava seguro e afinal...surprise surprise!)

1) Open Windows Task Manager, by pressing Ctrl+Shift+Esc or Ctrl+Shift+Del, and look for a process called "svch0st.exe". "svchost.exe" with an "o" is a normal process. "svch0st.exe" with a zero is a definite sign that the computer has been infected. Even if "svch0st.exe" isn't found it doesn't mean the computer is clean.

2) Run updates for the anti-virus and anti-spyware software installed on the computer. If there is no anti-virus or anti-spyware software, download some and run updates. There are some quality free anti-virus and anti-spyware programs linked in the resources section.

Eu aqui sugiro os seguintes antispywares:
http://www.superantispyware.com/ (este descobriu o que outros nem sabiam que existia! lol)
http://www.safer-networking.org/pt/download/index.html

3) Run scans for first the anti-virus software and then the anti-spyware software. Run security updates for the computer and for the Internet browsers used on the computer. Restart the computer and run the scans again.

4) Download, install and run Microsoft's Malicious Software Removal Tool:

http://www.microsoft.com/downloads/en/d ... laylang=en

Para além do acima referido, uso ainda uma série de ferramentas do site: http://www.iobit.com/

(por exemplo o Advanced System Care, uma ferramenta de manutenção que ajuda a manter o computador limpinho e organizado)

Boa sorte,

Edit:

Free virus/spyware scanners:
http://housecall.trendmicro.com/ (online antivirus scanner)
http://www.avast.com (online antivirus scanner)
http://free.grisoft.com/doc/1 (antivirus scanner)
http://vil.nai.com/vil/stinger/ (limited antivirus scanner)
http://www.spybot.info/en/ (spyware scanner)
http://www.lavasoft.com/ (spyware scanner)
Editado pela última vez por Banifico em 21/1/2011 11:14, num total de 1 vez.
Tostão a Tostão...
... não fico rico, não!

Registado: 8/5/2009 10:57

por fnabais.ferro » 21/1/2011 11:01

carf2007 Escreveu:Não há sistemas seguros. Há sistemas mais, ou menos difíceis de entrar ...

Correcto. Por cada 10 programadores ou consultores a planear e a criar sistemas de segurança, deverá haver pelo menos 100 ou mais "artistas" a tentar quebrar esses sistemas.

Por acaso achei bastante inovador a conotação que o termo "hacker" tinha no filme Social Network. Infelizmente, a maior parte das pessoas ainda associa o "hacker" a más acções.

PS: Não é nenhuma directa para o Artista! :)

Abraços,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por Zezezinho » 21/1/2011 11:00

Dia 21 de Janeiro, 9:40.

Recebo telefonema de uma amiga minha, que também tem cartão de crédito da Unibanco .
Telefonaram-lhe agora de manhã da Paywatch: http://www.sibs.pt/pt/sibs/prodserv/seguranca/paywatch/, que confirmasse uns movimentos que foram efectuados hoje na conta dela.
Ela não os reconheceu.
A Paywatch pediu então que ela telefonasse à Unibanco para cancelar o cartão.

Telefonei seguidamente à paywatch, dizendo como é que esta minha amiga foi alertada no próprio dia, e eu não fui alertado por ninguém !
Eu disse ao Sr. da paywatch que movimentos com designação "WP-SCOACH ETICKET STOCKPORT GB" deviam disparar o sistema deles e que devia ter sido imediatamente contactado.
Ele pede desculpas pelo ocorrido, disse que tenho razão e que desconhece a razão pela qual não fui alertado e pediu desculpas.

Se a paywatch me tivesse alertado, não teria o problema das 48 horas em cima mencionado !

Enfim.

por carf2007 » 21/1/2011 10:55

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por MKlop » 21/1/2011 10:54

Sei que não ajuda em nada mas pela curiosidade, relembro-me de ter visto um dos programas do "60 minutos" dedicado à segurança e fraudes na internet.

Uma das vítimas era uma senhora cujo cartão de crédito foi "hackeado" justamente no site da Amazon. Referiram também que muitas das páginas das grandes marcas estão contaminadas com vários tipos de vírus.

Também faço compras na amazon.uk mas única e exclusivamente com o MBnet: podem tentar sacar o que quiserem que o "cartão" só é válido para uma transacção...

boa sorte com a resolução do problema.

Registado: 25/2/2010 9:49

por carf2007 » 21/1/2011 10:49

Não há sistemas seguros. Há sistemas mais, ou menos difíceis de entrar ...

por Zezezinho » 21/1/2011 10:21

Dia 21 de Janeiro. Nove horas da manhã.
Telefonei à linha de apoio da Unibanco.

Disseram para eu informar quais os movimentos que não reconheço e que a situação irá ser reportada ao departamento de fraude.

Expliquei que o primeiro movimento não identificado foi "WP-SCOACH ETICKET STOCKPORT GB", e que, ao efectuar pesquisa na internet facilmente se chega à conclusão que é um fraude que já ocorreu muitas vezes, em que o primeiro débito é de valor baixo, sendo os seguintes de valor elevado:
http://forums.moneysavingexpert.com/sho ... 7&t=532381
http://datacenter.courier-journal.com/c ... 8009076628

Espero que isto dure o menos tempo possível, pois não dormi quase nada hoje.

Eu disse que nunca levo o cartão de crédito para fora de casa e que maioritariamente só faço compras no amazon.co.uk (neste ano só fiz uma e não coincidiu com a data da primeira compra roubada) e o restante foi paypal.

Disseram-me então que o site da amazon não é um site seguro para fazer compras e que não é "verified by Visa/Mastercard".
É verdade que não é seguro ?
Custa-me a creer que o maior site de vendas do mundo não tenha um sistema seguro !

por pdcarrico » 21/1/2011 0:41

Zezezinho Escreveu:
pdcarrico Escreveu:Pediram-me que pagasse o valor e depois de apreciada a situação o valor seria extornado.

Está fora de questão eu pagar mil e tal Euros e depois ficar meses à espera que a Unibanco tenha a boa vontade de me querer pagar de volta.

Amigo Zezinho,

Eu não disse o que vai acontecer contigo. Pode o unibanco ser mais célere e resolver mais rapidamente o assunto.

Curiosamente o montante em causa comigo foi precisamente mil e tal euros.

Eu apenas quis deixar-te tranquilo com o que se passou comigo. No final de contas, foi o citibank (ou eventualmente o comerciante de São Paulo) que arcou com o prejuízo.

Boa sorte!
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por Zezezinho » 21/1/2011 0:36

pdcarrico Escreveu:Pediram-me que pagasse o valor e depois de apreciada a situação o valor seria extornado.

Está fora de questão eu pagar mil e tal Euros e depois ficar meses à espera que a Unibanco tenha a boa vontade de me querer pagar de volta.

por Zezezinho » 21/1/2011 0:34

Alguém que tenha paciência, que se pronuncie sobre isto:

Nas Condições gerais surge primeiro isto:

II- Uso do Cartão, Encargos e Forma de Pagamento
...
...
O Titular deve conferir a correcção dos lançamentos constantes do Extracto de Conta e comunicar por escrito à UNICRE, sem atraso injustificado e logo que dela tenha conhecimento qualquer inexactidão até à data limite de pagamento nele indicada. Se decorrida essa data for detectada uma operação de pagamento não autorizada ou incorrectamente executada, o Titular deve solicitar a respectiva rectificação de forma diligente e no mais curto espaço de tempo que lhe for possível, nunca após decorridos 13 meses sobre a data do lançamento. No caso de uma operação de pagamento que tenha sido autorizada pelo Titular sem especificar, no momento dessa autorização, o seu exacto montante e desde que, por outro lado, o seu montante tenha excedido o que o Titular poderia razoavelmente esperar de acordo com o perfil de despesas anteriores e as circunstâncias específicas do caso, pode o Titular durante um prazo de oito semanas a contar da data em que o montante tenha sido debitado apresentar o pedido do seu reembolso.
Em caso de transacção que o Titular alegue não ter autorizado, a UNICRE procederá em 10 dias ao estorno do valor devido ou apresentará ao Titular, no mesmo prazo, justificativo para recusar esse estorno, informando-o dos meios ao seu dispor caso não aceite a justificação da UNICRE. Se, após efectuado o estorno, a UNICRE concluir que a transacção fora autorizada pelo Titular, fará o correspectivo lançamento a débito.

Portanto a reclamação de movimentos não-autorizados deverá ser feita quando a pessoa receber o extracto mensal e isto num prazo de 13 meses. E receberei o estorno passado 10 dias.

E depois mais à frente aparece isto:
III - Normas de Segurança e Comunicações entre a UNICRE e o Titular
...
...
22. O Titular deve comunicar à UNICRE, de imediato e pelo meio mais rápido que lhe for possível logo que tenha conhecimento e sem qualquer atraso injustificado, nomeadamente utilizando os números de contacto indicados no verso do Cartão, na Clª 30ª e em www.unibanco.pt: a. a não recepção do Cartão ou do Extracto de Conta no prazo previsto; b. a perda, furto, roubo ou falsificação do Cartão ou dos meios que permitam a sua utilização; c. o registo na sua Conta de qualquer transacção que não tenha sido por si efectuada.
As comunicações previstas no ponto b. deverão ser participadas às autoridades públicas competentes, sendo facultada à UNICRE a respectiva comprovação.
Quaisquer comunicações do Titular à UNICRE respeitantes às eventualidades referidas em b. desta Cláusula poderão ser efectuadas telefonicamente sem prejuízo de, quando aplicável, deverem ser confirmadas por escrito e assinadas pelo Titular.
A responsabilidade do Titular pelo valor de transacções irregulares efectuadas com o Cartão, em consequência da sua perda, extravio, furto ou roubo, (salvo quando o Titular tenha agido fraudulenta ou negligentemente ou feito a devida comunicação com atraso injustificado) cessa no momento em que a comunicação tiver sido recebida na UNICRE, ou nos Centros da Visa ou da MasterCard existentes para esse fim, através dos números de contacto para o efeito indicados; pelas utilizações do Cartão verificadas nas 48 horas anteriores à comunicação essa responsabilidade não pode ultrapassar - salvo nos casos de dolo ou de negligência grosseira - o valor, à data da primeira operação considerada irregular, do Limite de Utilização disponível, no limite máximo de 150 euros.

Não entendo isto.
Na primeira citação o cliente pode esperar até receber o extracto mensal e efectuar a reclamação só quando ver anomalias no extracto mensal, sendo o limite temporal de 13 meses
Irão estornar após 10 dias e nada falam de limites temporais nem limites de estorno monetários.

Na segunda citação já dizem que terei que contactar a Unicre imediatamente e só terei direito a receber o que me foi erradamente debitado nas últimas 48h após o meu telefone e que serei responsável até 150 €.

Não estão a contradizer-se nos 2 pontos ?
Será que a segunda citação, por estar escrita nas Condições Gerais APÓS a primeira citação, fará com que seja válido para tudo ?
Editado pela última vez por Zezezinho em 21/1/2011 0:49, num total de 5 vezes.

por sargotrons » 21/1/2011 0:28

Zezezinho, já agora corre um bom anti virus ou algum programa especifico para malaware ou spyware.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Um curioso... » 21/1/2011 0:18

A clonagem de cartões é cada vez mais frequente. Aconselho toda a gente que tem um montante elevado no banco, a não ter cartão de crédito do próprio banco ou a pedir para ser colocado no mesmo um plafond muito baixo.
Na net o melhor é usar os pré-pagos.

Mesmo que o dinheiro seja devolvido pela Unibanco ou pela VISA (o que acontece sempre que se respeitam as condições do contrato), há o stress inerente, que será tanto maior quanto mais elevado for o montante em causa.

Registado: 29/11/2007 14:04

por pdcarrico » 21/1/2011 0:18

Eu já tive um cartão clonado do citibank. Na altura estava em Portugal e as operações eram em São Paulo, pelo que seria fácil comprovar que não tinha sido eu a fazer as operações.

De qualquer maneira, o procedimento que me pediram foi mandar uma carta referindo a irregularidade. Pediram-me que pagasse o valor e depois de apreciada a situação o valor seria extornado.

Demorou cerca de 2 meses, mas efectivamente depois devolveram-me todo o montante. Presumo que tenha ajudado o facto de já ser cliente por 7 anos e nunca havia tido problema algum.

Presumo que as cláusulas apenas são usadas quando o banco tem alguma desconfiança de má fé por parte do cliente. No teu caso, parece-me que não deverás ter problemas ... ainda assim ... não vou pôr as mãos no fogo pelo banco.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por sargotrons » 21/1/2011 0:06

Zezezinho Escreveu:
Sargotronss Escreveu:E todos foram restituídos dos movimentos que não os deles.

Deve ter sido imediato e não devem ter ultrapassado o limite das 48h...

8-) amanhã logo contas como foi!
Não faz mal!...

por Zezezinho » 21/1/2011 0:02

Sargotronss Escreveu:E todos foram restituídos dos movimentos que não os deles.

Deve ter sido imediato e não devem ter ultrapassado o limite das 48h...

por sargotrons » 20/1/2011 23:58

O maior interesse deles é que continues a usar o cartão, acredita que 483€ é marginal comparando os possíveis prejuízos que podes causar pelo facto de espalhares a mensagem do que te aconteceu e não te terem restituído o dinheiro.
Não leias muitas letras pequeninas que ficas cego, elas estão lá para eles estarem blindados para qualquer situação! O que digo é para relaxares.

Os vários casos que eu soube até foi de pessoas que nem deram conta que isso estava a acontecer, foi o próprio sistema de alarme deles pois alguém usou o cartão por exemplo no Dubai e passado meia hora o respectivo dono estava a usar em Portugal. E todos foram restituídos dos movimentos que não os deles.
Não faz mal!...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google Adsense [Bot], yggy e 332 visitantes