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Caldeirão da Bolsa

Roubo de dados do meu cartão de crédito

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Zezezinho » 20/1/2011 23:45

Sargotronss Escreveu:A melhor maneira de te roubarem os dados do teus cartão é a clássica, dares para a mão de alguém, por exemplo num restaurante ou bomba de gasolina, especialmente em sítios turísticos.


Eu sou tão cuidadoso com o cartões de crédito, que nem os levo para fora de casa !
Só se destinam para fazer compras pela internet.
E ainda não estou a pensar em que site é que me podem ter roubado os dados, pois faço compras maioritariamente em sites como a amazon.co.uk e análogos e pagamentos por paypal.

A questão é se a Unibanco vai aceitar as minhas reclamações, indo contra o que está escrito nas condições ?

E nas condições encontrei um ponto que falam da restituição do dinheiro, mas onde nada falam das 48 horas. Em baixo segue o texto marcado a vermelho.
O texto das 48 horas que coloquei na minha mensagem anterior somente aparece depois deste texto marcado a vermelho.

Eu estou mesmo nervosissimo com esta situação e nem sei se vou conseguir dormir, pois amanhã terei que falar com a Unibanco sobre isto para ver que me dizem.

Está também fora de questão eles me dizerem que eu terei que pagar os 1000 e tal Euros e que me irão creditar a conta passado no próximo extracto.
Anexos
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por defst0ned » 20/1/2011 23:43

Zezinho,

Esse tipo de fraude é infelizmente bastante recorrente nos dias que correm. Aliás, é a meu ver o forma mais fácil de roubar uma pessoa.
Possivelmente, ao contrário do que poderá pensar, a causa de alguém lhe estar a usar indevidamente o cartão, foi alguém que teve acesso (numa loja ou assim) aos dados do cartão. Até ao pagar no el corte ingles ou algo semelhante, o empregado facilmente lhe copia os dados.

Tenho a impressão que a própria VISA lhe irá dar o valor em falta se apresentar queixa.

Aconselho vivamente a usar o MBNet ou similar para futuras compras na internet em que tenha de usar cartão de crédito. Ou então usar o Paypal ou moneybookers como filtragem.

abraço e boa sorte
 
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por sargotrons » 20/1/2011 23:39

Zezezinho Escreveu:Fiz o comunicado hoje às 21:00.

Tenho um movimento cativo que não reconheço no valor de 483 € no dia 17-01.

Acabo de ler isto:
III - Normas de Segurança e Comunicações entre a UNICRE e o Titular

A responsabilidade do Titular pelo valor de transacções irregulares efectuadas com o Cartão, em consequência da sua perda, extravio, furto ou roubo, (salvo quando o Titular tenha agido fraudulenta ou negligentemente ou feito a devida comunicação com atraso injustificado) cessa no momento em que a comunicação tiver sido recebida na UNICRE, ou nos Centros da Visa ou da MasterCard existentes para esse fim, através dos números de contacto para o efeito indicados; pelas utilizações do Cartão verificadas nas 48 horas anteriores à comunicação essa responsabilidade não pode ultrapassar - salvo nos casos de dolo ou de negligência grosseira - o valor, à data da primeira operação considerada irregular, do Limite de Utilização disponível, no limite máximo de 150 euros.


Isto significa que não me irão devolver os 483 € do dia 17-01, pois foi a mais de 48 horas ?

Ai minha Santa Paciência ! :shock:


Em princípio devolvem-te, pois se não devolverem provavelmente deixas de usar o cartão de crédito e vais dizer a todos os teus conhecidos para não usarem. Acabava-se a mama dos 3-5% de todas as transacções que fazes, a pior coisa que podia acontecer à galinha de ouro que são os cartões de crédito seria as pessoas perderem a confiança de os usarem.

A melhor maneira de te roubarem os dados do teus cartão é a clássica, dares para a mão de alguém, por exemplo num restaurante ou bomba de gasolina, especialmente em sítios turísticos.
Não faz mal!...
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por Zezezinho » 20/1/2011 23:16

Fiz o comunicado hoje às 21:00.

Tenho um movimento cativo que não reconheço no valor de 483 € no dia 17-01.

Acabo de ler isto:
III - Normas de Segurança e Comunicações entre a UNICRE e o Titular

A responsabilidade do Titular pelo valor de transacções irregulares efectuadas com o Cartão, em consequência da sua perda, extravio, furto ou roubo, (salvo quando o Titular tenha agido fraudulenta ou negligentemente ou feito a devida comunicação com atraso injustificado) cessa no momento em que a comunicação tiver sido recebida na UNICRE, ou nos Centros da Visa ou da MasterCard existentes para esse fim, através dos números de contacto para o efeito indicados; pelas utilizações do Cartão verificadas nas 48 horas anteriores à comunicação essa responsabilidade não pode ultrapassar - salvo nos casos de dolo ou de negligência grosseira - o valor, à data da primeira operação considerada irregular, do Limite de Utilização disponível, no limite máximo de 150 euros.


Isto significa o que ?

Isto significa que não me irão devolver os 483 € do dia 17-01, pois foi a mais de 48 horas ?
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por OLDMAN » 20/1/2011 23:01

Códigos de cartões de crédito à venda a partir de 1,5 euros

Publicado por Casa dos Bits / sapo

O código de um cartão de crédito pode custar no mercado negro do cibercrime de dois a 90 dólares (de 1,49 a 67 euros), enquanto os dados de acesso a contas bancárias vendem-se a partir dos 60 euros e podem custar mais de 500 quando são cedidos com a garantia de que a conta tem saldo.

As informações fazem parte de um estudo realizado pela Panda Security a nível internacional, citado pelo El País, que descreve a proliferação de guerras de preços entre as máfias ligadas ao cibercrime e também a cada vez maior diversificação do negócio.

Nenhum destes recursos, nomeadamente os programas maliciosos desenvolvidos para aceder a contas bancárias, costuma ser usado directamente por quem os cria. O negócio está em vender estes recursos a terceiros, com a intenção de diminuir o risco para os "elos iniciais" da cadeia criminosa. Habitualmente o delito comete-se num país diferente daquele onde se irá dar o "golpe final".

As ofertas são feitas a partir da publicação de mensagens em fóruns e lojas online de acesso reservado, e que exigem a identificação e password dos "clientes".

A gama de produtos é bastante diversificada. Além dos códigos - mais caros na Europa e na Ásia do que nos Estados Unidos -, estes "supermercados" também vendem cartões de crédito físicos falsos, com preços a partir dos 134 euros, e máquinas duplicadoras que quando usadas com cartões verdadeiros registam os dados dos mesmos.

O uso mais habitual para os cartões de crédito falsificados é a compra de produtos, mas como esta implica riscos elevados para o "cliente, os cibercriminosos também se oferecem para realizar a compra e enviá-la posteriormente para qualquer endereço, de forma a que a localização do verdadeiro comprador se torne mais difícil.
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por Zezezinho » 20/1/2011 22:59

Pois, mas eu não gostei nada de ler o que li aqui dos 150 €. Nem das 48 horas.
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Unibanco.png (88.47 KiB) Visualizado 7096 vezes
Editado pela última vez por Zezezinho em 20/1/2011 23:01, num total de 1 vez.
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por moppie85 » 20/1/2011 22:54

Lion_Heart Escreveu:Ja tive um cartao VISA do BCP cancelado por suspeita de frausde mas nunca me fizeram compras nao autorizadas.

Isso e simples ou alguem entrou nos sites onde andas ou entraram na Unicre.


ou tens um virus no computador (um key logger), ou alguém enquanto estavas "destraído" copiou o teu cartão ou "copiaram" os dados do cartão (números, prazo e CVV)
 
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por Pata-Hari » 20/1/2011 22:54

Á partida sim, ser-te-à devolvido o montante, partindo do principio que detectaste isso relativamente rapidamente. E pode acontecer em qualquer lugar os dados serem-te copiados.
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por Zezezinho » 20/1/2011 22:54

O primeiro movimento estranho aparece em 17-01 e não estou a ver onde eu tenha entrado para além dos sites habituais seguros que entro e que nunca tive problemas.

E já encontrei aqui histórias relativas à movimentação "WP-SCOACH ETICKET STOCKPORT GB" que me apareceu: http://forums.moneysavingexpert.com/sho ... p?t=532381

Eu não vou ser penalizado, certo ?
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por Lion_Heart » 20/1/2011 22:51

Ja tive um cartao VISA do BCP cancelado por suspeita de frausde mas nunca me fizeram compras nao autorizadas.

Isso e simples ou alguem entrou nos sites onde andas ou entraram na Unicre.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
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Roubo de dados do meu cartão de crédito

por Zezezinho » 20/1/2011 22:47

Boas,

Hoje entrei no site da Unibanco, para ver o valor correspondente a uma compra que fiz hoje e deparo-me com débitos de vários valores desde o dia 17-01, que ascendem no total a mais de 1.000 € !

A descrição do primeiro movimento é "WP-SCOACH ETICKET STOCKPORT GB" de baixo valor, estando os restantes movimentos ainda em cativo, mas de valor bastante mais substancial.

Telefonei hoje às 21:00 à Unibanco que me dissessem qual o nome da empresa a que estes movimentos pertencem, mas não puderam dar resposta pelo facto de já serem 21:00. Cancelaram o cartão imediatamente e pediram para eu telefonar amanhã de manhã à linha de apoio.

Eu nunca insiro os dados do meu cartão de crédito em sítios estranhos. Sou sempre bastante cuidadoso. Os sítios onde os coloco são na amazon.co.uk e outros similares onde nunca tive problemas.

Agora pergunto: alguém já esteve nesta situação ? Sei que há um seguro associado contra operações deste estilo e que me irão devolver o dinheiro. Mas irão devolver tudo ? Ou terei que ser responsável por algo ?

O cartão de crédito em questão é Unibanco Gold.

Cumps.
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