Na Grécia foi/é assim… E em Portugal, como será?
Mares, o que eu tinha a escrever já escrevi e as fontes também já coloquei. Ao certo o que é que queres que eu acrescente mais?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Mares, eu não fui - nem vou por sistema - pesquisar artigos de Jornal. Os jornalistas, de uma forma geral, são individuos especializados em falar de assuntos sobre os quais não percebem puto...
Eu fui directamente às fontes: já te coloquei aqui o relatório do orçamento do Ministério da Educação em 2009 e tu tb tens acesso aos números disponibilizados pelo DGO que estão no Pordata.
Está bom MarcoAntonio.
Sugería-te escreveres um artigo que contraponha o que apareçe nos jornais, pois é dessa forma que se busca um maior concenso.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Mares, eu não fui - nem vou por sistema - pesquisar artigos de Jornal. Os jornalistas, de uma forma geral, são individuos especializados em falar de assuntos sobre os quais não percebem puto...
Eu fui directamente às fontes: já te coloquei aqui o relatório do orçamento do Ministério da Educação em 2009 e tu tb tens acesso aos números disponibilizados pelo DGO que estão no Pordata.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:O que eu queria saber é se a questão que estavas a colocar era sobre os números que eu tinha posto.
Já agora e ainda sobre essa questão, convém sublinhar que nem todo o dinheiro gasto na Educação e nas Escolas é financiado pelo Ministério da Educação. Há outras componentes que são suportadas por outros Ministérios como por exemplo o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações...
Se tomarmos em consideração os dados fornecidos pelo DGO e pelo ME, para 2009, o montante gasto em professores e outros assalariados que trabalham nas Escolas (ao serviço do ME) é de 57% do gasto total do Estado na Educação em 2009.
Volto a dizer, o artigo da página anterior dá uma imagem substancialmente equívoca da realidade.
O artigo de Jornal, que aqui foi anteriormente referído, mostra valores muito diferentes daqueles que aqui colocas. Pesquisando em artigos de outros jornais, vejo valores mais próximos dos que apareçem nesse artigo.
Poderemos sempre dizer, que para a Educação contríbuem as estradas que circundam as escolas....
Dessa forma vamos reduzír as componentes que estavam nas parcelas iníciais... e deixamos de estar a falar de determinado assunto... e passamos apenas a falar da dívida pública...
O que eu queria saber é se a questão que estavas a colocar era sobre os números que eu tinha posto.
Já agora e ainda sobre essa questão, convém sublinhar que nem todo o dinheiro gasto na Educação e nas Escolas é financiado pelo Ministério da Educação. Há outras componentes que são suportadas por outros Ministérios como por exemplo o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações...
Se tomarmos em consideração os dados fornecidos pelo DGO e pelo ME, para 2009, o montante gasto em professores e outros assalariados que trabalham nas Escolas (ao serviço do ME) é de 57% do gasto total do Estado na Educação em 2009.
Volto a dizer, o artigo da página anterior dá uma imagem substancialmente equívoca da realidade.
Mares, o que é que queres dizer ao certo?
artista Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Há ali subidas expressivas no programa Novas Oportunidades, na Acção Social Escolar, etc...
Pois, só as "Novas Oportunidades" contribuiram com cerca de 1/3 das subidas registadas...MarcoAntonio Escreveu:No Ministério como um todo, as despesas com pessoal (professores e outros) que trabalham nas escolas é de 71% da despesa total do Ministério da Educação em 2009, isso podemos dizer com relativa segurança.
Acho que o artigo compara alhos com batatas com elevadíssima probabilidade quando vai buscar números a outros países que podem não estar "distribuídos" da mesma forma que em Portugal nos relatórios de contas (aliás, o artigo é altamente enganador nesta matéria na minha opinião porque se fica com a ideia que o dinheiro vai quase todo para o pessoal quando não é bem assim).
...
Estás a ver Mares, contra os "factos" que referiste há realmente argumentos!![]()
![]()
abraços
artista
Sustentável?
Abraço,
Mares.
MarcoAntonio Escreveu:Há ali subidas expressivas no programa Novas Oportunidades, na Acção Social Escolar, etc...
Pois, só as "Novas Oportunidades" contribuiram com cerca de 1/3 das subidas registadas...
MarcoAntonio Escreveu:No Ministério como um todo, as despesas com pessoal (professores e outros) que trabalham nas escolas é de 71% da despesa total do Ministério da Educação em 2009, isso podemos dizer com relativa segurança.
Acho que o artigo compara alhos com batatas com elevadíssima probabilidade quando vai buscar números a outros países que podem não estar "distribuídos" da mesma forma que em Portugal nos relatórios de contas (aliás, o artigo é altamente enganador nesta matéria na minha opinião porque se fica com a ideia que o dinheiro vai quase todo para o pessoal quando não é bem assim).
...
Estás a ver Mares, contra os "factos" que referiste há realmente argumentos!

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Já agora, no link que coloquei no penúltimo post já se pode ir esclarecendo muito do que se falava ali atrás sobre o que terá ocorrido em 2009 (não tudo, porque resulta óbvio que aquele outro quadro/gráfico inclui despesas na Educação que não estão inscritas como sendo do Ministério da Educação).
Mas deixo o quadro anexo que mostra a evolução da despesa de 2008 para 2009 (no ME em específico).
Há ali subidas expressivas no programa Novas Oportunidades, na Acção Social Escolar, etc...
Mas deixo o quadro anexo que mostra a evolução da despesa de 2008 para 2009 (no ME em específico).
Há ali subidas expressivas no programa Novas Oportunidades, na Acção Social Escolar, etc...
- Anexos
-
- orc2009me.png (71.59 KiB) Visualizado 1847 vezes
Relativamente ao artigo da página anterior, convém notar que aquelas percentagens estão altamente dependentes do que é que se considera "despesas das escolas" (ie, o que é que está inscrito como sendo uma despesa da escola).
No Ministério como um todo, as despesas como pessoal (professores e outros) que trabalham nas escolas é de 71% da despesa total do Ministério da Educação em 2009, isso podemos dizer com relativa segurança.
No Ministério como um todo, as despesas como pessoal (professores e outros) que trabalham nas escolas é de 71% da despesa total do Ministério da Educação em 2009, isso podemos dizer com relativa segurança.
Para quem estiver interessado em saber, as despesas com pessoal no Ministério da Educação como um todo são inferiores a 80% da despesa total (e não os 94% que ocorrem na Secretaria Geral, um serviço administrativo dentro do Ministério da Educação).
Ver aqui Orçamento de 2009 onde as despesas com pessoal são de 72.6%:
http://www.gef.min-edu.pt/ORCAMENTOS/re ... 009_DI.pdf
Ver aqui Orçamento de 2009 onde as despesas com pessoal são de 72.6%:
http://www.gef.min-edu.pt/ORCAMENTOS/re ... 009_DI.pdf
Mares, a auditoria é ao SGME e esses valores dizem respeito ao orçamento e despesa da SGME (um serviço administrativo).
Já agora, diga-se que isso é cerca de 1% dos gastos totais com a Educação.
Aliás, bastava olhar para o valor, né?
(que não chegava nem para pagar a 5 mil professores!)
Já agora, diga-se que isso é cerca de 1% dos gastos totais com a Educação.
Aliás, bastava olhar para o valor, né?

(que não chegava nem para pagar a 5 mil professores!)
Não há milagres, a receita é conhecida, Salazar implementou-a no fim da decada de 20, principio da decada de 30. Cortes na despesa publica e aumento de impostos. Agora há uma diferença muito grande nas consequências em implementar este tipo de medidas numa ditadura ou numa democracia.
Vamos ter mais desemprego, maior racionalização na despesa publica (ou para os pessimistas, menos desperdicio na despesa publica
), menor qualidade na saude, educação e segurança social.
Vamos ter mais desemprego, maior racionalização na despesa publica (ou para os pessimistas, menos desperdicio na despesa publica

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
artista Escreveu:Mares Escreveu:artista Escreveu:... Magalhães!??
Concordo com o Magalhães e com a renovação do parque escolar...
O problema é a dívida...
Pois, o problema é a dívida... o dinheiro não chega para tudo e já deviam ter chegado a essa conclusão há algum tempo, agora já é tarde, os danos são enormes e corrigi-los levará a muitas injustiças!
Entretanto lembrei-me de outro dado que não me admira que tenha contribuido para esse aumento. As escolas foram equipadas com Quadros Interactivos Multimédia (QIM). Os equipamentos são muito caros, a instalação e manutenção também deve ter alguns custos e obrigou a formar todos os professores para trabalharem com eles... eu fiz essa formação em julho de 2010, já nessa altura pensava para os meus botões "não me parece que os proveitos disto compensem custos tão elevados", mas nessa altura parece que o governo ainda pensava viver eternamente de empréstimos, agora são os de sempre que têm de pagar essas "estravagâncias"...
abraços
artista
aiiiiii....mas voltamos ao princípio?

... os 6% restantes tem de estar em alguma coisa, não achas?

Deixo cópia pertencente ao Relatório do Tribunal de Contas de 2007, Secretaria-Geral do Min. da Educação, onde confirma os tais 94% da despesa total são para despesas com pessoal (referentes a 2007).
Relatório completo em: http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_audi ... 009-2s.pdf
Abraço,
Mares.
ps-tem uma boa semana e diz por lá que os QIM não são assim tão caros

- Anexos
-
- Educacao_gastos_trib_Contas_2007.JPG (58.14 KiB) Visualizado 1351 vezes
Mares Escreveu:artista Escreveu:... Magalhães!??
Concordo com o Magalhães e com a renovação do parque escolar...
O problema é a dívida...
Pois, o problema é a dívida... o dinheiro não chega para tudo e já deviam ter chegado a essa conclusão há algum tempo, agora já é tarde, os danos são enormes e corrigi-los levará a muitas injustiças!
Entretanto lembrei-me de outro dado que não me admira que tenha contribuido para esse aumento. As escolas foram equipadas com Quadros Interactivos Multimédia (QIM). Os equipamentos são muito caros, a instalação e manutenção também deve ter alguns custos e obrigou a formar todos os professores para trabalharem com eles... eu fiz essa formação em julho de 2010, já nessa altura pensava para os meus botões "não me parece que os proveitos disto compensem custos tão elevados", mas nessa altura parece que o governo ainda pensava viver eternamente de empréstimos, agora são os de sempre que têm de pagar essas "estravagâncias"...
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
A divisão do sector do Estado em sub-sectores foi para preparar a privatização de algumas empresas...
Encontrei na net um arquivo muito interessante no Ministério das Finanças...
"Mudam-se os tempos, mas não se mudam as vontades"...
E até as personagens preservam-se no tempo....
link: http://www.min-financas.pt/ptempo/ptempo1/377.pdf
Encontrei na net um arquivo muito interessante no Ministério das Finanças...
"Mudam-se os tempos, mas não se mudam as vontades"...
E até as personagens preservam-se no tempo....
link: http://www.min-financas.pt/ptempo/ptempo1/377.pdf
Apesar disso, se todo o custo for considerado como Educação (o que não deixa de fazer sentido) são uns 10% do orçamento e fica a maior parte da subida explicada...
Portanto, é bem capaz de ser mesmo isso (depois com mais uns pozinhos de outras coisas).
Portanto, é bem capaz de ser mesmo isso (depois com mais uns pozinhos de outras coisas).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/1/2011 1:21, num total de 1 vez.
artista Escreveu:... Magalhães!??
Depende como é que está inscrita ali naquelas parcelas. Mas mesmo que esteja totalmente inscrita (muito embora o custo para o Ministério da Educação seja só uma pequena parte do total) também não chegava...
Deixo a este propósito este quadro que explica como se distribui a despesa do Magalhães segundo o Tribunal de Contas, retirado de um artigo sobre a matéria:

... Magalhães!?? 

Outra hipótese poderá ter a ver com a "Parque Escolar", a empresa que está a reabilitar algumas escolas, penso que já haveria escolas a ser intervencionadas antes de 2009 mas pode ter havido um acréscimo nesse ano... de qualquer forma tenho alguams dúvidas que isso por si só produzisse gastos tão elevados, quanto muito pode ter contribuido!
abraços
artista
abraços
artista
Epá, não sei, confesso que não faço a mínima. Em teoria podem ter metido mais pessoal, ter gasto mais em equipamento ou infra-estruturas, etc mas responder-te em concreto não consigo, a única coisa que te posso dizer mesmo é que a componente relativa ao aumento de salários não está nem perto de justificar aquela subida (que é mais de 5x mais a que se deve a isso).
MarcoAntonio Escreveu:Mares, o Orçamento (execução) com a Educação sobe mais de 15% de 2008 para 2009.
A componente relativa ao aumento de salários é da ordem dos 2.8% ou por aí (talvez menos até)...
A descida da inflação de 0.7%, já de si um valor relativamente baixo, é praticamente negligível dado que só vai afectar uma parte (relativamente reduzida até) do orçamento.
Portanto, a subida do Orçamento na Educação é 5x superior (a passar) àquela que se justifica com o aumento salarial nesse ano.
deverás ter razão. Mas para onde foi o dinheiro?

Mares, o Orçamento (execução) com a Educação sobe mais de 15% de 2008 para 2009.
A componente relativa ao aumento de salários é da ordem dos 2.8% ou por aí (talvez menos até)...
A descida da inflação de 0.7%, já de si um valor relativamente baixo, é praticamente negligível dado que só vai afectar uma parte (relativamente reduzida até) do orçamento.
Portanto, a subida do Orçamento na Educação é 5x superior (a passar) àquela que se justifica com o aumento salarial nesse ano.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], castrojjf, darkreflection, Garfield, Luzemburg, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, silva_39, trilhos2006 e 221 visitantes