Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MatildeSerrano » 14/1/2011 14:51

Em alturas como estas, onde se lêem este tipo de posts é que é a melhor altura para entrar/reforçar.

Registado: 30/6/2008 20:42

por Ulisses Pereira » 14/1/2011 14:41

augusto, isso não se coloca. Há sempre quem queira. E mesmo que não houvesse, quem está indexado ao índice, terá que o fazer, sejam os fundos, sejam os arbitragistas dos mercados de futuros e warrants.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por aaugustobb_69 » 14/1/2011 14:33

FilRib Escreveu:Bom dia.

Acho curioso que apesar de todas as análises do Ulisses e experiências aqui relatadas, seja possível continuar a manter acções destas.

Para mim há duas máximas que são essenciais:
"nunca deixar uma posição lucrativa tornar-se perdedora"
"cortar nas perdas e deixar os lucros correr"

Quando se fala em "tê-los no sítio" é saber vender quando tem de ser.

Então mas se ninguem as quiser manter, quem as tem o que vai fazer a elas??...vai lhes meter o fogo?? :?

Registado: 29/11/2007 1:39

por FilRib » 14/1/2011 13:56

Bom dia.

Acho curioso que apesar de todas as análises do Ulisses e experiências aqui relatadas, seja possível continuar a manter acções destas.

Para mim há duas máximas que são essenciais:
"nunca deixar uma posição lucrativa tornar-se perdedora"
"cortar nas perdas e deixar os lucros correr"

Quando se fala em "tê-los no sítio" é saber vender quando tem de ser.

Registado: 4/8/2010 10:09

por Ulisses Pereira » 14/1/2011 13:33

Porquê dancing? Naturalmente que um stop numa posição de longo prazo tem que ter uma amplitude muito maior do que uma posição de curto prazo ou de um "daytrader".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por dancing » 14/1/2011 3:38

Não há teoria de stoplosses que resista num mercado com esta volatilidade!

Registado: 13/1/2009 17:42

por habanero04 » 13/1/2011 18:30

aaugustobb Escreveu:
am6903 Escreveu:Luquinhos,

Não querendo influenciar a tua decisão quero apenas partilhar a minha experiência tinha posições longas no BES 4,97 e 4,51 e estive cerca de 1,5 anos à espera que os fundamentais do banco singrassem...(concordo que é um dos bancos mais bem posicionados da bolsa Portuguesa)... Sou um investidor de longo prazo e ao longo deste 1,5 anos apreensivo sobre a tendência do BES. Acontece que adiei a consumação da menos-valia e infelizmente ela foi-se agravando a cada dia.
Por fim tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida de investidor e consumei a menos valia avultada para mim de cerca de €10.000.
Porquê? apesar de Graças a Deus não precisar do dinheiro estava refém desse negócio sem me interessar por outros que poderiam ser mais interessantes e infelizmente a conjectura nacional e internacional diz-me que vamos estar debaixo de fogo durante alguns anos. Enfim, foi difícil e doe bastante mas posso-te dizer que agora parte para outras oportunidades de investimento, é certo, com um saldo negativo mas por contrariar a máxima do Ulisses, de utilizar os stop losses e de ir reforçando para baixar o preço médio fui agravando o problema que me manteve refém e por exemplo deixou-me de fora de um grande investimento que tinha a convicção que seria um sucesso e não entrei que foi o caso da Jerónimo Martins.

Aprendi com um custo pesado…..

Quanto aos fundamentais, desde os price targets de todas as casas de investimento até à análise das contas o BES estava sempre animador para quem estava longo, o que é certo é que o ritmo de mudança do optimismo das análises até à reanálise dos price targets é muito rápido.

Quando dizes que a médio e longo prazo estás optimista para o BES, se estás a considerar prazos alargados, tens que introduzir na equação a variável do custo de oportunidade, ou seja, não terás investimentos alternativos que te possam dar uma rentabilidade maior?

Não quero desanimar-te mas avalia bem a tua estratégia e evita cometer os memos erros que eu cometi.

Bons negócios

E se ele sai desse negocio com perdas avultadas, e entra em outro e fica novamente com perdas... :(

A ideia que se deve ter sempre em mente é qual o valor/percentagem máxima de perda que se está disposto a perder, e ter esse limite em mente seja através de uma ordem stop-loss ou valor stop mental como referência, mas assim que a coisa descambe accionar vender e esquecer.

Há uns 12/13 anos atrás cometi exactamente o mesmo erro de ficar à espera na esperança que as cotações das acções que tinha subissem, embora não comprasse mais para baixar o preço médio. Acabei por recuperar o valor investido e ainda ter mais-valias mas tive que esperar 10 anos e passei ao lado de um Bull Market porque o que eu queria era recuperar e não tinha mais para investir e nem queria...

Agora assim que a coisa começa a correr mal é saltar fora e siga...

Registado: 8/11/2007 17:14

por mapaman » 13/1/2011 18:13

Boas,

uma estratégia de preço médio em bull é uma coisa e até pode ser lucrativa,a questão é que num indice fraco como o psi,essa estratégia é reduzida ao factor sorte.

Am,a melhor estratégia é fugir do psi que ainda vai muito a tempo.

abraço e sorte
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Seaman » 13/1/2011 17:51

am6093,

excelentes posts, obrigado por partilhares a tua experiência.

Registado: 4/4/2009 0:57

por am6903 » 13/1/2011 11:12

aaugustobb Escreveu:
am6903 Escreveu:
aaugustobb Escreveu:
am6903 Escreveu:Pois bem, essa é a dúvida que ninguém pode responder seriamente para quem investe na bolsa.....
Nunca entrei em nenhum negócio de risco que seja 100% garantido.
A dúvida subsiste também para o caso do BES, quem garante que a esperada recuperação das cotações ocorra?
Na minha modesta opinião, retornos passados não são garantia de retornos futuros e vice-versa.

Por isso é que não se deve meter os ovos todos no mesmo cesto...deve-se diversificar...mas se acredita nos fundamentais da empresa, depois de estar a perder muito eu nunca vendia...mais tarde ou mais cedo vem a recuperar...entretanto vai recebendo os dividendos...

A minha leitura mantêm-se mesmo na base da diversificação de carteiras (a minha estava diversificada).Na banca tinha a posição no BES
O que queria realçar é que acreditar demasiado que um dia as coisas podem mudar pode ser fatal, e para mim ainda conduziu a reforços de forma a poder baixar o preço médio.
A questão é que baixar o preço médio pode resultar se não tiveres limitações de investimentos e puderes estar sempre a reforçar nas quedas e certamente vais ter alguns ressaltos. Por outro lado, penso que apesar de estar no mercado num perspectiva de médio e longo prazo um horizonte temporal de 5 anos pode ser demasiado.

Esta é a minha opinião, posso estar errado por isso estou aberto e agradeço outras opiniões que possam enriquecer a minha visão.

Eu não falei em preço medio...se não tens capital ilimitado para acompanhar o preço, não podes ir por essa estrategia...para isso eu então tinha saido mais cedo assumindo perdas mais reduzidas...agora se eu deixasse acumular perdas de 30% ou 40%, e acreditasse na empresa nunca venderia...e se vendesse e a cotação passados uns dias começasse a subir??...em relação a perder oportunidades, devemos ter sempre liquidez, para isso mesmo...

Percebo o teu ponto de vista e concordo quando dizes que deveria ter saído mais cedo.... permite-me a analogia com o cliché do futebol "mas à segunda-feira é fácil ser treinador"... eu posso apenas partilhar a minha visão de como via o problema, não tenho evidências se é comum aos investidores na mesma situação. Quando acreditamos dogmaticamente que o titulo tem o valor e o mercado demonstra outra coisa, eu pensava, desceu 10% não há problema porque mais semana, menos semana vai voltar ao mesmo. Mas passado 1 mês a desvalorização já era maior e continuava a pensar que o mercado ia repor o valor...e assim sucessivamente. Ás vezes a crença era tão grande que ainda reforçava para recuperar mais rapidamente... Por fim e à luz deste pensamento as perdas chegam a valores elevados. Hoje, penso e como dizes e bem, devia ter saída quando estavam a 10%... 100% de acordo e por isso é que alerto para o perigo da crença dogmática que vai recuperar... Se tivesse dúvidas que a cotação poderia recuperar, se calhar tinha vendido mais cedo e hoje estava melhor.
Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 1:52

por aaugustobb_69 » 13/1/2011 10:59

am6903 Escreveu:
aaugustobb Escreveu:
am6903 Escreveu:Pois bem, essa é a dúvida que ninguém pode responder seriamente para quem investe na bolsa.....
A dúvida subsiste também para o caso do BES, quem garante que a esperada recuperação das cotações ocorra?
Na minha modesta opinião, retornos passados não são garantia de retornos futuros e vice-versa.

Por isso é que não se deve meter os ovos todos no mesmo cesto...deve-se diversificar...mas se acredita nos fundamentais da empresa, depois de estar a perder muito eu nunca vendia...mais tarde ou mais cedo vem a recuperar...entretanto vai recebendo os dividendos...

A minha leitura mantêm-se mesmo na base da diversificação de carteiras (a minha estava diversificada).Na banca tinha a posição no BES
O que queria realçar é que acreditar demasiado que um dia as coisas podem mudar pode ser fatal, e para mim ainda conduziu a reforços de forma a poder baixar o preço médio.
A questão é que baixar o preço médio pode resultar se não tiveres limitações de investimentos e puderes estar sempre a reforçar nas quedas e certamente vais ter alguns ressaltos. Por outro lado, penso que apesar de estar no mercado num perspectiva de médio e longo prazo um horizonte temporal de 5 anos pode ser demasiado.

Esta é a minha opinião, posso estar errado por isso estou aberto e agradeço outras opiniões que possam enriquecer a minha visão.

Eu não falei em preço medio...se não tens capital ilimitado para acompanhar o preço, não podes ir por essa estrategia...para isso eu então tinha saido mais cedo assumindo perdas mais reduzidas...agora se eu deixasse acumular perdas de 30% ou 40%, e acreditasse na empresa nunca venderia...e se vendesse e a cotação passados uns dias começasse a subir??...em relação a perder oportunidades, devemos ter sempre liquidez, para isso mesmo...

por am6903 » 13/1/2011 10:53

aaugustobb Escreveu:

Por outro lado, não disse que devia vender, disse que deve considerar outras opções e não ser dogmático como fui e admitir outras opções e se depois de as avaliar todas se, mesmo assim, se achar que é a melhor opção é a que tem neste momento, então, manter-se fiel a ela.
Aliás espero que o BES e os pares possam recuperar bem rápido que é bom sinal para todos.

Não quero que interpretem a minha ideia como uma opção a seguir, apenas quis partilhar a minha experiência porque o comentário do Luquinha deu-me uma sensação de “dejá vu”
Cumprimentos

por am6903 » 13/1/2011 10:46

aaugustobb Escreveu:

Cumprimentos

por aaugustobb_69 » 13/1/2011 10:37

por am6903 » 13/1/2011 10:31

Pois bem, essa é a dúvida que ninguém pode responder seriamente para quem investe na bolsa.....
Cumprimentos

por aaugustobb_69 » 13/1/2011 10:26

Não querendo influenciar a tua decisão quero apenas partilhar a minha experiência tinha posições longas no BES 4,97 e 4,51 e estive cerca de 1,5 anos à espera que os fundamentais do banco singrassem...(concordo que é um dos bancos mais bem posicionados da bolsa Portuguesa)... Sou um investidor de longo prazo e ao longo deste 1,5 anos apreensivo sobre a tendência do BES. Acontece que adiei a consumação da menos-valia e infelizmente ela foi-se agravando a cada dia.
Por fim tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida de investidor e consumei a menos valia avultada para mim de cerca de €10.000.
Porquê? apesar de Graças a Deus não precisar do dinheiro estava refém desse negócio sem me interessar por outros que poderiam ser mais interessantes e infelizmente a conjectura nacional e internacional diz-me que vamos estar debaixo de fogo durante alguns anos. Enfim, foi difícil e doe bastante mas posso-te dizer que agora parte para outras oportunidades de investimento, é certo, com um saldo negativo mas por contrariar a máxima do Ulisses, de utilizar os stop losses e de ir reforçando para baixar o preço médio fui agravando o problema que me manteve refém e por exemplo deixou-me de fora de um grande investimento que tinha a convicção que seria um sucesso e não entrei que foi o caso da Jerónimo Martins.

Quanto aos fundamentais, desde os price targets de todas as casas de investimento até à análise das contas o BES estava sempre animador para quem estava longo, o que é certo é que o ritmo de mudança do optimismo das análises até à reanálise dos price targets é muito rápido.

Quando dizes que a médio e longo prazo estás optimista para o BES, se estás a considerar prazos alargados, tens que introduzir na equação a variável do custo de oportunidade, ou seja, não terás investimentos alternativos que te possam dar uma rentabilidade maior?

Não quero desanimar-te mas avalia bem a tua estratégia e evita cometer os memos erros que eu cometi.

Bons negócios

E se ele sai desse negocio com perdas avultadas, e entra em outro e fica novamente com perdas... :(

por ruisebas » 13/1/2011 10:21

Bons negócios

:clap:
"When all the experts and forecasts agree – something else is going to happen." - Bob Farrell’s

Registado: 6/12/2008 1:58

por am6903 » 13/1/2011 10:14

Luquinhos,

Porquê? Apesar de Graças a Deus não precisar do dinheiro, estava refém desse negócio sem me interessar por outros que poderiam ser mais interessantes e infelizmente a conjectura nacional e internacional diz-me que vamos estar debaixo de fogo durante alguns anos. Enfim, foi difícil e doeu bastante mas posso-te dizer que agora parto para outras oportunidades de investimento, é certo, com um saldo negativo mas por contrariar a máxima do Ulisses, de utilizar os stop losses e de ir reforçando para baixar o preço médio fui agravando o problema que me manteve refém e por exemplo deixou-me de fora de um grande investimento que tinha a convicção que seria um sucesso e não entrei que foi o caso da Jerónimo Martins.

Quanto aos fundamentais, desde os price targets de todas as casas de investimento até à análise das contas o BES estavam sempre animadoras para quem estava longo, o que é certo é que o ritmo de mudança do optimismo das análises até à reanálise dos price targets é muito rápido.

Bons negócios
Editado pela última vez por am6903 em 13/1/2011 10:27, num total de 1 vez.
Cumprimentos

por Cardos » 12/1/2011 23:33

cogumelo Escreveu:
Tenho uma estratégia, e vou seguir a máxima do nosso amigo Ulisses: "Acreditar, é ter antes de possuir..."

Cuidado, que o Ulisses também diz que é preciso saber colocar stops...

Olá Cogumelo,

Foi neste espaço que aprendi bastante sobre a Análise Técnica, mas como não necessito do capital onde estou investido, vou seguir a minha estratégia...

Abraço e obrigado,

Registado: 12/6/2010 18:48

por cogumelo » 12/1/2011 23:05

Tenho uma estratégia, e vou seguir a máxima do nosso amigo Ulisses: "Acreditar, é ter antes de possuir..."

Cuidado, que o Ulisses também diz que é preciso saber colocar stops...
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por Cardos » 12/1/2011 22:39

Rosario2008 Escreveu:hoje apanhei mais umas facas a cair

Olá Rosário,

De facto, não és a única... eu estou dentro a 3,75 e 3,6... :wall:

No entanto acredito nos fundamentais do Banco:

a) um dos grandes accionistas da PT (... veja-se a remuneração dos dividendos, e o potencial de valorização dessa mesma cotada), e também do Bradesco (... só neste 3º trimestre, os lucros do banco brasileiro subiram 40%!);

b) a Silchester International investors (fundo internacional) aumentou a sua participação qualificada de 4,17% para 5,02% (... com a compra de quase 10 milhões de acções) no passado dia 3 de Dezembro/10;

c) os administradores estão a reforçar as suas carteiras;

d) penso que será o banco nacional que está melhor capitalizado (... PER abaixo de 9, e o rácio Core Tier 1 de 8%), com os resultados nos primeiros 9 meses de 2010 aumentaram 12,4% - mais pelo contributo internacional (triângulo estratégico composto pela Ibéria, África e Brasil);

e) olhando para a "big-picture" de longo prazo, o BES, está de facto em mínimos de 13/14 anos!...

Tenho uma estratégia, e vou seguir a máxima do nosso amigo Ulisses: "Acreditar, é ter antes de possuir..." :wink:

Desde já, um Muito Obrigado a todos os que tanto enriquecem este fórum.

Abraço,

Registado: 12/6/2010 18:48

por goldentrader » 12/1/2011 21:38

Aponto mesmo para esse target - 2,77, teste ao antigo suporte.

Registado: 4/1/2011 22:38

por am6903 » 12/1/2011 17:48

Será que agora a viagem são so 2,77 (anteriro suporte)?
Cumprimentos

por verdeacordaesperança » 12/1/2011 17:26

parece o alfa porto - lisboa

Registado: 29/11/2007 3:24

por lmbeuph » 12/1/2011 17:25

Deve ter via verde...

Registado: 29/11/2007 9:46

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, fosgass2020, Google [Bot], Kooc, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, trilhos2006 e 228 visitantes