Quantos dias para entrar o FMI?
mais_um Escreveu:pocoyo Escreveu:pedrom Escreveu:Qual a definição de FMI para cada um de vós e o que "vêm" fazer a Portugal?
Para mim:
FMI = Gestor de insolvências
Para mim:
FMI = Famosos Mas Incompetentes
A unica intervenção do FMI com sucesso (entenda-se sucesso com o facto de um país após a intervenção do FMI ter ficado melhor do que estava e a crescer) foi em Portugal em 1983.
Sucesso porque?!.... Dado que função do FMI não é governar e recuperar as economias dos países em graves dificuldades, mas somente um apoio importante e fundamental dos regimes democráticos antes de um possível desmoronamento.
pocoyo Escreveu:pedrom Escreveu:Qual a definição de FMI para cada um de vós e o que "vêm" fazer a Portugal?
Para mim:
FMI = Gestor de insolvências
Para mim:
FMI = Famosos Mas Incompetentes
A unica intervenção do FMI com sucesso (entenda-se sucesso com o facto de um país após a intervenção do FMI ter ficado melhor do que estava e a crescer) foi em Portugal em 1983.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Continua a negar:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... 702&page=2
Teixeira dos Santos não antevê hipótese de um pedido de ajuda
terça-feira, 11 de Janeiro de 2011 | 09:39
O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, afirmou hoje à TSF que não antevê a eventualidade de Portugal solicitar ajuda externa, salientando que o país está a «fazer o seu trabalho» para resolver os problemas financeiros.
«Não antevejo essa eventualidade», disse o ministro, acrescentando que o Governo «está motivado para evitar» pedir ajuda ao Fundo de Estabilidade Europeu.
Isso causaria «um dano reputacional muito significativo sobre o país» que «levaria anos a recuperar», justificou Teixeira dos Santos.
Sublinhando que é preciso «estar focado em fazer o que está ao alcance para evitar» ter de pedir ajuda externa, o ministro das Finanças garantiu que «Portugal está a fazer tudo para resolver o desequilíbrio financeiro» e deixou uma crítica: «A Europa é que parece não estar a fazer o seu trabalho para manter a estabilidade do euro».
Sobre o leilão de dívida pública que se irá realizar na quarta-feira, e que tem sido considerado por vários economistas como «decisivo» para a necessidade de Portugal pedir ajuda externa ao Fundo Europeu e ao FMI, Teixeira dos Santos garantiu não estar nervoso.
«As condições do mercado agravaram-se [mas] temos tido procura mais que suficiente para colocar a nossa dívida - é certo que a uma taxa de juro elevada», disse, admitindo esperar que «as condições do mercado não se desviem muito».
O responsável pela pasta das Finanças adiantou também que Portugal ainda tem margem para pagar juros elevados, alegando que «a taxa média ainda é relativamente baixa» e que «é importante dar tempo para que o país consiga mostrar resultados não só de 2010, mas também da política orçamental de 2011».
O ministro, que vai apresentar hoje - em conjunto com o primeiro-ministro - os números do défice de 2010 escusou-se a avançar valores, mas disse que «são números bons».
Teixeira dos Santos escusou-se também a confirmar que a China tenha comprado mil milhões de euros de dívida pública portuguesa, como avança hoje o Correio da Manhã, explicando tratar-se de «operações de natureza bilateral» e que, muitas vezes, os compradores nem revelam a sua identificação.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... 702&page=2
Re: endividamento
AQui vai a citação
Incrível Raposo Escreveu:Trisquel Escreveu:Parece haver aqui uma clara mudança de estratégia sobre a ajuda monetária a paises em dificuldade!
Esperemos que sim pois a estratégia anterior (bailout do FMI) parece que não está a ser muito eficaz. Quando o FMI entrar em Portugal a pressão passará para a Espanha, que representa um perigo bastante maior para o Euro caso venha a vacilar.
Do ponto de vista do Euro, não seria melhor aguentar Portugal através de compra de dívida nos leilões que já estão previstos (baixando assim os juros e aliviando a pressão)?
Os cortes e medidas de austeridade que o FMI viria implementar já estão a ser implementados (até ver), os billions que têm de ser injectados acabam por vir do mesmo BCE, e enquanto Portugal der luta os seguintes na fila ficam mais protegidos (será?).
Mas posso estar a dizer um grande disparate pois não percebo nada disto!
- Registado: 15/12/2004 16:02
Preparativos para ajuda do FMI a Portugal já começaram
11.01.2011 - 07:30 Por Isabel Arriaga e Cunha, Bruxelas
Apesar dos desmentidos que foram ontem emitidos por várias capitais europeias sobre a iminência de um recurso de Portugal ao Fundo de Estabilidade do euro e ao FMI, os preparativos técnicos para essa eventualidade prosseguiam muito confidencialmente, podendo gerar uma primeira discussão formal entre os ministros das Finanças da zona euro já na próxima semana.
http://economia.publico.pt/Noticia/prep ... am_1474608
11.01.2011 - 07:30 Por Isabel Arriaga e Cunha, Bruxelas
Apesar dos desmentidos que foram ontem emitidos por várias capitais europeias sobre a iminência de um recurso de Portugal ao Fundo de Estabilidade do euro e ao FMI, os preparativos técnicos para essa eventualidade prosseguiam muito confidencialmente, podendo gerar uma primeira discussão formal entre os ministros das Finanças da zona euro já na próxima semana.
http://economia.publico.pt/Noticia/prep ... am_1474608
- Registado: 5/11/2002 12:21
artista Escreveu: Estás a baralhar tudo, pergunto-te uma coisa simples e andas à volta com coisas que não têm nada a ver... ou essas pessos que não contribuem para nada passaram a vida a comprar roupas de marca, grandes carros e coisas do género? afinal com que dinheiro é que o fizeram se não tinham para contribuir??
abraço
artista
Artista,
ok!
Tu vês pessoas que enriqueçeram e não pagaram os impostos.
E eu estou vendo os velhotes que recebem uma reforma miserável (que é a maioria)...
Quanto aos primeiros, concordamos que eles (também) contribuíram para a situação em que o país se encontra.
Quanto aos segundos, estamos em completo desacordo.
Abraço,
Mares.
Re: endividamento
Trisquel Escreveu:Parece haver aqui uma clara mudança de estratégia sobre a ajuda monetária a paises em dificuldade!
Esperemos que sim pois a estratégia anterior (bailout do FMI) parece que não está a ser muito eficaz. Quando o FMI entrar em Portugal a pressão passará para a Espanha, que representa um perigo bastante maior para o Euro caso venha a vacilar.
Do ponto de vista do Euro, não seria melhor aguentar Portugal através de compra de dívida nos leilões que já estão previstos (baixando assim os juros e aliviando a pressão)?
Os cortes e medidas de austeridade que o FMI viria implementar já estão a ser implementados (até ver), os billions que têm de ser injectados acabam por vir do mesmo BCE, e enquanto Portugal der luta os seguintes na fila ficam mais protegidos (será?).
Mas posso estar a dizer um grande disparate pois não percebo nada disto!
Mares Escreveu:o que eu disse foi que, mesmo as pessoas que não descontaram, só pelo simples facto de terem consumido bens e serviços, contribuíram para o Estado.
Sem dúvida...
Mares Escreveu:Recebendo uma reforma de 200-250 euros/mês, esse valor é inferior ao que eles pagaram em impostos indirectos. Mesmo que não tenham pago impostos directos, eles teríam direito a uma reforma superior.
Chiça, tá difícil... têm direito como? Assumido que até se fartarma de comprar coisas na Gant e contribuiram com carradas de euros em impostos que dariam para uma reforma de 400 euros por mês (dou este cenário de borla), quem é que lhes pagaria os serviços de que falei lá atrás (saúde, segurança, educação, justiça, etc)??? Pagavam os outros não é??
Desculpa mas eu não volto a escrever a mesma coisa outra vez, tu respondes sempre com o mesmo e nunca ao que eu pergunto...
Mares Escreveu:Além disso, reformas de 200-250 euros/mês são inferiores ao limite de pobreza (condenável perante os organismos internacionais).
É? Desconheço, mas desconfio em que haverá muitos paises onde nem existem reformas... e não estou a falar só de países do 3º Mundo!
Mares Escreveu:Mas, se estás com tantas dúvidas, deixo-te em anexo um gráfico onde quase 75% das receitas do estado vem dos impostos indirectos (IVA, imposto sobre os combustíveis, tabaco) e apenas 25% vem dos impostos directos (IVA e IRC).
Estás a baralhar tudo, pergunto-te uma coisa simples e andas à volta com coisas que não têm nada a ver... ou essas pessos que não contribuem para nada passaram a vida a comprar roupas de marca, grandes carros e coisas do género? afinal com que dinheiro é que o fizeram se não tinham para contribuir??
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Mares Escreveu:artista Escreveu: Mas tu tens idéia do envolvidos em isso tudo do que falas? Eu não tenho e duvido que tu tenhas...
De qualquer forma não era bem disso que se estava a falar, tu dizias que uma pessoa que não desconte nada vai contribuido ao longo da vida em compras (IVA)e outros impostos que lhe são cobrados e, por isso, teria justamente direito a uma pensão razoável! E eu perguntei-te com que dinheiro é que pagavas tudo o resto... obviamente não sabes nem tens a mínima idéia de quanto custa (todos os hospitais, postos de polícia, escolas, exército, etc...) mas achas que se paga apenas com uma racionalização!
No limite todos podiamos fazer como esse teu hipotético "companheiro", arrajávamos uns biscates e umas trafulhices e não descontávamos nada, mas como somos uns consumidores natos tinhamos mais do que direito a tudo e mais alguma coisa!
Volto-te a dizer, não há muitos anos atrás não tinhas nem 1/10 do que tens agora, obviamente todos querem sempre mais...
E não estou a dizer que não há situações dramáticas, muitas injustas, e que o problema é complexo. Mas o teu raciocínio é completamente descabido, simplesmente não existe. Apenas poderia existir se o estado fossem umas dezenas de pessoas que cobravam impostos (IVA e outros) e geriam um fundo para a reforma e apoio social. Mas não haveria mais nada do estado, nem saúde, nem educação, nem governo, nem polícias... e por aí fora!
abraço
artista
Caro artista,
o que eu disse foi que, mesmo as pessoas que não descontaram, só pelo simples facto de terem consumido bens e serviços, contribuíram para o Estado.
Recebendo uma reforma de 200-250 euros/mês, esse valor é inferior ao que eles pagaram em impostos indirectos. Mesmo que não tenham pago impostos directos, eles teríam direito a uma reforma superior. Além disso, reformas de 200-250 euros/mês são inferiores ao limite de pobreza (condenável perante os organismos internacionais).
Mas, se estás com tantas dúvidas, deixo-te em anexo um gráfico onde quase 75% das receitas do estado vem dos impostos indirectos (IVA, imposto sobre os combustíveis, tabaco) e apenas 25% vem dos impostos directos (IVA e IRC).
Abraço,
Mares.
fonte: http://www.pordata.pt/azap_runtime/?n=4
Mares, estás a fugir à questão: o facto é que o dinheiro que eles descontaram em impostos indirectos não é apenas para pagar as reformas... aliás, como já coloquei na mensagem anterior, esses 56000€ nem chegam para cobrir os gastos com a saúde...
- Registado: 15/4/2008 14:12
artista Escreveu: Mas tu tens idéia do envolvidos em isso tudo do que falas? Eu não tenho e duvido que tu tenhas...
De qualquer forma não era bem disso que se estava a falar, tu dizias que uma pessoa que não desconte nada vai contribuido ao longo da vida em compras (IVA)e outros impostos que lhe são cobrados e, por isso, teria justamente direito a uma pensão razoável! E eu perguntei-te com que dinheiro é que pagavas tudo o resto... obviamente não sabes nem tens a mínima idéia de quanto custa (todos os hospitais, postos de polícia, escolas, exército, etc...) mas achas que se paga apenas com uma racionalização!
No limite todos podiamos fazer como esse teu hipotético "companheiro", arrajávamos uns biscates e umas trafulhices e não descontávamos nada, mas como somos uns consumidores natos tinhamos mais do que direito a tudo e mais alguma coisa!
Volto-te a dizer, não há muitos anos atrás não tinhas nem 1/10 do que tens agora, obviamente todos querem sempre mais...
E não estou a dizer que não há situações dramáticas, muitas injustas, e que o problema é complexo. Mas o teu raciocínio é completamente descabido, simplesmente não existe. Apenas poderia existir se o estado fossem umas dezenas de pessoas que cobravam impostos (IVA e outros) e geriam um fundo para a reforma e apoio social. Mas não haveria mais nada do estado, nem saúde, nem educação, nem governo, nem polícias... e por aí fora!
abraço
artista
Caro artista,
o que eu disse foi que, mesmo as pessoas que não descontaram, só pelo simples facto de terem consumido bens e serviços, contribuíram para o Estado.
Recebendo uma reforma de 200-250 euros/mês, esse valor é inferior ao que eles pagaram em impostos indirectos. Mesmo que não tenham pago impostos directos, eles teríam direito a uma reforma superior. Além disso, reformas de 200-250 euros/mês são inferiores ao limite de pobreza (condenável perante os organismos internacionais).
Mas, se estás com tantas dúvidas, deixo-te em anexo um gráfico onde quase 75% das receitas do estado vem dos impostos indirectos (IVA, imposto sobre os combustíveis, tabaco) e apenas 25% vem dos impostos directos (IVA e IRC).
Abraço,
Mares.
fonte: http://www.pordata.pt/azap_runtime/?n=4
- Anexos
-
- Impostos_directos_Vs_Impostos_indirectos.png (27.42 KiB) Visualizado 1343 vezes
FilRib Escreveu:Estou contigo. É triste, mas eu também já tinha comentado isso. Assim que ele disse que não precisavamos de ajuda de ninguém, foi meio caminho andado para se perceber que estamos enterrados até ao pescoço!
Querias que ele dissesse o quê? Venham! Venham! precisamos desesperadamente de ajuda!!!!

Claro que a situação está preta, que ele tem responsabilidades mas neste caso é exactamente isso que ele tem que dizer, tal como disseram anteriormente o PM grego e o PM da Irlanda e a seguir a nós, vai o Zapatero dizer a mesma coisa e por ai fora...
Continuo a considerar que há um ataque ao Euro e à coesão da UE e que os lideres europeus não souberam reagiram, desde que eu sou gente, são provavelmente o conjunto de lideres mais fraquinho que passou pela Europa.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
artista Escreveu:Mares Escreveu:artista Escreveu: O que tu ainda não conseguiste, nem tentaste, explicar é como é que o estado paga saúde, educação, admninistração central e local, polícias, exército, marinha, estradas, etc...
abraço
artista
Artista,
qualquer imposto cobrado ao cidadão, que não seja aplicado de uma forma correcta, reverte para o contribuinte em mais um encargo e não em um benefício adicional.
A nossa "saúde, educação, admninistração central e local, polícias, exército, marinha, estradas, etc...", são caras e ineficientes.
Isso significa que os impostos nunca serão suficientes para alimentar uma máquina mal estruturada, ineficiente e injusta.
Sem reformas de fundo, no Estado e na sociedade, a nossa dívida apenas crescerá, e sem trazer benefícios para a maioria da população (trouxe apenas para alguns, como todos sabemos). Isso não poderá continuar aconteçendo pois quem nos empresta tem mais "juízo" que nós.
Abraço,
Mares
Mas tu tens idéia do envolvidos em isso tudo do que falas? Eu não tenho e duvido que tu tenhas...
abraço
artista
Só em saúde a despesa por habitante em cada ano era em 2008 de cerca de 1500€ (pode ser confirmado na PorData).
É só fazer as contas 1500€ * 80 = 120 000€... considerando que pelas contas do Mares, o IVA daria 56 000€, nem dá para cobrir metade dos gastos em saúde... quanto mais para o resto...
abraços!
- Registado: 15/4/2008 14:12
Mares Escreveu:artista Escreveu: O que tu ainda não conseguiste, nem tentaste, explicar é como é que o estado paga saúde, educação, admninistração central e local, polícias, exército, marinha, estradas, etc...
abraço
artista
Artista,
qualquer imposto cobrado ao cidadão, que não seja aplicado de uma forma correcta, reverte para o contribuinte em mais um encargo e não em um benefício adicional.
A nossa "saúde, educação, admninistração central e local, polícias, exército, marinha, estradas, etc...", são caras e ineficientes.
Isso significa que os impostos nunca serão suficientes para alimentar uma máquina mal estruturada, ineficiente e injusta.
Sem reformas de fundo, no Estado e na sociedade, a nossa dívida apenas crescerá, e sem trazer benefícios para a maioria da população (trouxe apenas para alguns, como todos sabemos). Isso não poderá continuar aconteçendo pois quem nos empresta tem mais "juízo" que nós.
Abraço,
Mares
Mas tu tens idéia do envolvidos em isso tudo do que falas? Eu não tenho e duvido que tu tenhas...
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Mares Escreveu:...qualquer imposto cobrado ao cidadão, que não seja aplicado de uma forma correcta, reverte para o contribuinte em mais um encargo e não em um benefício adicional.
.... Mares
essa é que é essa...
acabei de pagar o Iva, mais de 90% do valor que "emprestei" hoje ao estado só estará cobrado daqui a alguns meses, e provávelmente alguma parte irá mesmo revelar-se incobrável...

- Registado: 11/10/2008 18:13
artista Escreveu: O que tu ainda não conseguiste, nem tentaste, explicar é como é que o estado paga saúde, educação, admninistração central e local, polícias, exército, marinha, estradas, etc...
abraço
artista
Artista,
Abraço,
Mares
Crise
FT: Eurogrupo telefona "várias vezes por dia" a Teixeira dos Santos
Mafalda Aguilar
10/01/11 11:40
Num artigo intitulado 'Portugal resiste a pressões para pedir ajuda', o Financial Times escreve que o jornal alemão Wel am Sonntag revela que os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) telefonavam "várias vezes por dia" ao ministro das Finanças português, Teixeira dos Santos, para o pressionar a recorrer ao Programa Europeu de Estabilização Financeira, no valor de 450 mil milhões de euros, o principal pilar do plano de resgate da zona euro, no montante de 750 mil milhões de euros.
O jornal britânico cita ainda uma notícia publicada pela Der Spiegel em que é revelado que os governos da Alemanha e da França pressionaram Portugal a pedir ajuda o mais rápido possível, de forma a evitar que a crise de dívida soberana europeia se alastre a outros países do euro, tais como a Espanha.
Em reacção, o Executivo liderado por José Sócrates negou ontem estar a ser alvo de pressões, ao mesmo tempo que o Governo da chanceler Angel Merkel desmentiu, a várias vozes, ter exercido qualquer tipo de pressão.
No mesmo artigo de hoje, o FT lembra ainda que Portugal vai ter esta quarta-feira o primeiro grande teste do ano no mercado da dívida, com a primeira emissão de Obrigações do Tesouro de 2011 até 1.250 milhões de euros. "Isto poderá ser um grande ponto de viragem em direcção a um agravamento da crise. Assim que os mercados perceberem que Portugal terá de pedir ajuda, as atenções podem voltar-se para Espanha", disse um banqueiro citado pelo FT.
Por último, o jornal refere que uma delegação do Parlamento Europeu estará em Portugal para analisar situação do País. A delegação chega amanhã para reunir com várias entidades, mas é na quarta-feira que marcará presença no Parlamento.
FT: Eurogrupo telefona "várias vezes por dia" a Teixeira dos Santos
Mafalda Aguilar
10/01/11 11:40
Num artigo intitulado 'Portugal resiste a pressões para pedir ajuda', o Financial Times escreve que o jornal alemão Wel am Sonntag revela que os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) telefonavam "várias vezes por dia" ao ministro das Finanças português, Teixeira dos Santos, para o pressionar a recorrer ao Programa Europeu de Estabilização Financeira, no valor de 450 mil milhões de euros, o principal pilar do plano de resgate da zona euro, no montante de 750 mil milhões de euros.
O jornal britânico cita ainda uma notícia publicada pela Der Spiegel em que é revelado que os governos da Alemanha e da França pressionaram Portugal a pedir ajuda o mais rápido possível, de forma a evitar que a crise de dívida soberana europeia se alastre a outros países do euro, tais como a Espanha.
Em reacção, o Executivo liderado por José Sócrates negou ontem estar a ser alvo de pressões, ao mesmo tempo que o Governo da chanceler Angel Merkel desmentiu, a várias vozes, ter exercido qualquer tipo de pressão.
No mesmo artigo de hoje, o FT lembra ainda que Portugal vai ter esta quarta-feira o primeiro grande teste do ano no mercado da dívida, com a primeira emissão de Obrigações do Tesouro de 2011 até 1.250 milhões de euros. "Isto poderá ser um grande ponto de viragem em direcção a um agravamento da crise. Assim que os mercados perceberem que Portugal terá de pedir ajuda, as atenções podem voltar-se para Espanha", disse um banqueiro citado pelo FT.
Por último, o jornal refere que uma delegação do Parlamento Europeu estará em Portugal para analisar situação do País. A delegação chega amanhã para reunir com várias entidades, mas é na quarta-feira que marcará presença no Parlamento.
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
mfsr1980 Escreveu:O nosso PM já anteriormente tinha dito que não era necessário recorrer ao FMI. Ora, isso bastou para eu perceber que o FMI vinha a caminho.![]()
PS: Eu costumo receber as notícias em 1ª mão pelo Caldeirão mas desta vez, eu interpretei os sinais primeiro!
Estou contigo. É triste, mas eu também já tinha comentado isso. Assim que ele disse que não precisavamos de ajuda de ninguém, foi meio caminho andado para se perceber que estamos enterrados até ao pescoço!
- Registado: 4/8/2010 10:09
O nosso PM já anteriormente tinha dito que não era necessário recorrer ao FMI. Ora, isso bastou para eu perceber que o FMI vinha a caminho.
PS: Eu costumo receber as notícias em 1ª mão pelo Caldeirão mas desta vez, eu interpretei os sinais primeiro!

- Registado: 3/5/2007 13:55
Merkel diz que pedir ajuda é uma decisão de Portugal
Chanceler alemã disse que os fundos estão disponíveis, se forem necessários.
A chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu hoje que nunca irá pressionar qualquer país para accionar o plano de ajuda europeu e acrescentou que os fundos estão disponíveis para Portugal se forem necessários.
Procurar ajuda é uma decisão de Portugal, enfatizou a líder do Governo alemão, numa declaração aos jornalistas na capital de Malta, acrescentando que os fundos estão disponíveis, se forem necessários.
A União Europeia tem de se trilhar um caminho de crescimento "sustentável", salientou a governante.
Este parece-me ser o sinal de que estará para breve o pedido de ajuda... Parece que se está a repetir o guião usado para a Irlanda.
- Registado: 30/9/2010 13:54
Mares Escreveu:artista Escreveu:
O que tu ainda não conseguiste, nem tentaste, explicar é como é que o estado paga saúde, educação, admninistração central e local, polícias, exército, marinha, estradas, etc...
abraço
artista
Se eu fosse um dos nossos políticos dava-te um aumento salarial e tu votarias em mim..., não precisaría dizer-te de onde veio o dinheiro... (brincadeira).
Mas os aumentos salariais (e tantas outras coisas erradas) foram feitos com o dinheiro (que não é nosso) de quem recebe até 1700 euros/mês de reforma (Suiça), de um país em que os politícos estão ao serviço do povo (Suécia) e não o contrário, de onde os aumentos são racionados (Alemanha), etc, etc.
Mas nós por cá, além de devedores, vamos perdendo valores, fazendo troça dos bairros sociais, culpando as lojas chineses porque abrem aos domingos, dizendo que na altura daquele senhor que morreu é que isto era bom, que a culpa é dos outros, etc, etc.
É isso mesmo... O nosso problema é cultural!!
Ok, já percebi que não queres responder!

abraço
artista
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, PAULOJOAO, queraio1964 e 124 visitantes