Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portagens nas SCUT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Reislb » 11/1/2011 18:54

FilRib Escreveu:
Reislb Escreveu:
FilRib Escreveu:Boas.

Como é que pago uma portagem na SCUT. Passei lá outro dia e nunca mais lembrei... vem parar a casa, já ouvi dizer/li... com que custos?
Obrigado.

Eu lembro-me que se tinha de pagar nos ctt ou em qualquer payshop no prazo máximo de 5 dias úteis, salvo erro. Por isso aconselho-te a ir o mais rapidamente pagar.
Caso contrário, recebes em casa o valor das portagens com uma coima.
No entanto, mesmo que vás pagar aos ctt tens de pagar os "custos administrativos" por teres lá passado.

Cumprimentos.

O problema é que já passaram os tais 5 dias. O que li é que chegava a casa acrescido de custos administrativos, bem... mas se é uma coima já ardi. Será que ainda vale a pena tentar ir a uma payshop?

Mais vale tentar, que ficar à espera. Até porque eu não tenha a certeza que são 5 dias.

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por FilRib » 11/1/2011 17:49

Reislb Escreveu:

Como é que pago uma portagem na SCUT. Passei lá outro dia e nunca mais lembrei... vem parar a casa, já ouvi dizer/li... com que custos?
Obrigado.

Eu lembro-me que se tinha de pagar nos ctt ou em qualquer payshop no prazo máximo de 5 dias úteis, salvo erro. Por isso aconselho-te a ir o mais rapidamente pagar.
No entanto, mesmo que vás pagar aos ctt tens de pagar os "custos administrativos" por teres lá passado.

Cumprimentos.

O problema é que já passaram os tais 5 dias. O que li é que chegava a casa acrescido de custos administrativos, bem... mas se é uma coima já ardi. Será que ainda vale a pena tentar ir a uma payshop?

Registado: 4/8/2010 10:09

por Reislb » 11/1/2011 17:45

Obrigado.

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por FilRib » 11/1/2011 17:22

Boas.

Obrigado.

Registado: 4/8/2010 10:09

por majomo » 10/1/2011 13:49

pocoyo Escreveu:
majomo Escreveu:
pocoyo Escreveu:Mech, se não estás com paciencia para ligar para a Brisa, faz o seguinte, passa numa SCUT passados 2 dias uteis vai a uma payshop e diz que queres pagar uma SCUT. Se aparecer lá o valor, paga :mrgreen: , se não aparecer (duvido) é porque funciona como pensas.

Porque é que estás a complicar uma situação que não existe...:?

Quem tem via verde pode circular normalmente nas ex-SCUTs, pagando como se outra portagem se tratasse.

Ok,

E quem tem o DEM, pode passar na via verde?

Pelos vistos não...
o que é uma situação que não se compreende... :?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por pocoyo » 10/1/2011 12:52

majomo Escreveu:
pocoyo Escreveu:Mech, se não estás com paciencia para ligar para a Brisa, faz o seguinte, passa numa SCUT passados 2 dias uteis vai a uma payshop e diz que queres pagar uma SCUT. Se aparecer lá o valor, paga :mrgreen: , se não aparecer (duvido) é porque funciona como pensas.

Quem tem via verde pode circular normalmente nas ex-SCUTs, pagando como se outra portagem se tratasse.

Ok,

E quem tem o DEM, pode passar na via verde?

Registado: 15/1/2010 15:30

por PequenoInvest » 10/1/2011 12:52

majomo Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:Alguém já ouviu falar sobre uma promoção que a Via Verde está a fazer?
Segundo me disserem ofereciam 10 passagens na Via Verde a quem comprasse a caixinha da via verde.
Já fui ao site e não encontrei nada :|

É incrível a politica do boato... a via verde não dá nada a ninguém. :wink:

Quem te falou, certamente estaria a referir-se às isenções nas ex-SCUTs...

Acho estranho, porque o pai da minha namorada está a usufruir dessa "promoção" das 10 passagens.
Fui com ele de Aveiro até ao Porto (e vice-versa) e apareceu 0.00 no visor da via verde quando passava na portagem. Quando ele aderir à Via Verde (há coisa de 2/3 meses) o operador falhou-lhe nisso.

Registado: 24/7/2009 12:13

por majomo » 10/1/2011 12:48

-Devo usar STOP's

por pocoyo » 10/1/2011 12:46

majomo Escreveu:
pocoyo Escreveu:
majomo Escreveu:
AutoMech Escreveu:Isto já deve ter sido respondido antes, se calhar várias vezes, mas o tópico está enorme por isso não me batam. :wink:

Eu já tenho via verde há muito tempo. Tenho de fazer alguma coisa junto da Brisa para poder passar nas Scuts ?

Não.
Se estiveres em condições de beneficiar da "discriminação positiva" podes pedi-la nos CTT.

Nesta palhaçada de isenções, já me cobraram várias portagens indevidamente e tendo eu reclamado, não obtive qualquer resposta das entidades responsáveis.

Enfim... isto é Portugal.

Acho que não é assim.
Tens que pedir a discriminação positiva na Brisa, para poderes circulares nas scuts.
É tipo uma autorização para que a brisa faça essa gestão.

Podes faze-lo no site da brisa, mas depois terás que entregar fotocopia autenticada do livrete da tua viatura, ou então levas o original do livrete a uma loja da via verde para eles autenticarem (de graça).

Mas eu tenho a certeza do que falo...

No inicio para quem tinha via verde, só através do site ou loja podia pedir a discriminação positiva...

Mas, neste momento, quem tiver via verde pode deslocar-se aos CTT e apresentar o registo de propriedade que tem imediatamente as isenções...

isto sem as burocracias e custos de enviar documentos para a brisa, nem muito menos aguentar as filas nas lojas da via verde.
:wink:

Sabes se já existe DEM nos CTT?
Estão a dever-me 1.

por majomo » 10/1/2011 12:45

PequenoInvest Escreveu:Alguém já ouviu falar sobre uma promoção que a Via Verde está a fazer?
Segundo me disserem ofereciam 10 passagens na Via Verde a quem comprasse a caixinha da via verde.

É incrível a politica do boato... a via verde não dá nada a ninguém. :wink:

Quem te falou, certamente estaria a referir-se às isenções nas ex-SCUTs...
-Devo usar STOP's

por pocoyo » 10/1/2011 12:44

Mech, se não estás com paciencia para ligar para a Brisa, faz o seguinte, passa numa SCUT passados 2 dias uteis vai a uma payshop e diz que queres pagar uma SCUT. Se aparecer lá o valor, paga :mrgreen: , se não aparecer (duvido) é porque funciona como pensas.

por majomo » 10/1/2011 12:43

pocoyo Escreveu:
majomo Escreveu:
AutoMech Escreveu:Isto já deve ter sido respondido antes, se calhar várias vezes, mas o tópico está enorme por isso não me batam. :wink:

Eu já tenho via verde há muito tempo. Tenho de fazer alguma coisa junto da Brisa para poder passar nas Scuts ?

Não.
Se estiveres em condições de beneficiar da "discriminação positiva" podes pedi-la nos CTT.

Nesta palhaçada de isenções, já me cobraram várias portagens indevidamente e tendo eu reclamado, não obtive qualquer resposta das entidades responsáveis.

Acho que não é assim.
Tens que pedir a discriminação positiva na Brisa, para poderes circulares nas scuts.

Podes faze-lo no site da brisa, mas depois terás que entregar fotocopia autenticada do livrete da tua viatura, ou então levas o original do livrete a uma loja da via verde para eles autenticarem (de graça).

Mas eu tenho a certeza do que falo...

No inicio para quem tinha via verde, só através do site ou loja podia pedir a discriminação positiva...

Mas, neste momento, quem tiver via verde pode deslocar-se aos CTT e apresentar o registo de propriedade que tem imediatamente as isenções...

isto sem as burocracias e custos de enviar documentos para a brisa, nem muito menos aguentar as filas nas lojas da via verde.
:wink:
-Devo usar STOP's

por majomo » 10/1/2011 12:40

AutoMech Escreveu:Mas se não precisar da discriminação positiva tenho de fazer alguma coisa para poder passar nas Scuts ?

Não... a portagem é cobrada normalmente, através da via verde.
Podes depois ver os movimentos na internet...
-Devo usar STOP's

por pocoyo » 10/1/2011 12:27

AutoMech Escreveu:Mas se não precisar da discriminação positiva tenho de fazer alguma coisa para poder passar nas Scuts ?

Continuo a achar que sim.
Tenta ligar para a Brisa.
Para quem não enviou autenticado, vai receber toda a documentação para tras. Já aconteceu isso a algumas pessoas.

PS. Podes sempre passar e pagar depois numa payshop, ctt, etc...

por Automech » 10/1/2011 12:09

Mas se não precisar da discriminação positiva tenho de fazer alguma coisa para poder passar nas Scuts ?

Registado: 4/6/2010 12:12

por PequenoInvest » 10/1/2011 12:03

Alguém já ouviu falar sobre uma promoção que a Via Verde está a fazer?

Registado: 24/7/2009 12:13

por jlcosta » 10/1/2011 11:58

Boas,

No site da Via Verde, se te registares só tens de fazer o pedido de descriminação positiva. Imprimes o documento no fim e envias com copia (não precisa de ser autenticada, pelo menos a minha não foi) do DUC para o endereço que eles dizem. Depois vai verificando no sitio da Via Verde se o processo esta concluído.

Abraço

Registado: 12/2/2008 20:38

por pocoyo » 10/1/2011 11:34

majomo Escreveu:

Não.

Acho que não é assim.

por majomo » 10/1/2011 11:25

Não.

-Devo usar STOP's

por Elias » 10/1/2011 9:26

Penso que a via verde é válida e que por isso não tens de fazer nada (eu também tenho VV mas ainda não calhou passar por lá desde a implantação das portagens para poder ter a certeza).

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 10/1/2011 9:04

Isto já deve ter sido respondido antes, se calhar várias vezes, mas o tópico está enorme por isso não me batam. :wink:

Registado: 4/6/2010 12:12

por alexandre7ias » 26/12/2010 22:01

Cabine de pórtico da A28 vandalizada
17h50m
Miguel Rodrigues e Luís Oliveira
A cabina do pórtico para cobrança de portagens na A28, situado em Neiva, Viana do Castelo, a poucas centenas de metros da saída para a zona industrial, foi vandalizada durante a madrugada.

A acção foi perpetrada com a colocação de pneus a arder, cerca das 5 horas, referiu fonte dos bombeiros de Viana do Castelo. Os bombeiros foram ao local por duas vezes, uma para apagar as chamas e outra, a pedido da concessionária daquela auto-estrada, para abrirem a porta da cabina.

Os factos ocorreram numa via, em que a introdução de portagens tem sido fortemente contestada, sendo que o pórtico em causa é, também polémico, devido ao facto de estar localizado antes da saída da zona industrial de Viana do Castelo.

A Comissão de Utentes da A28, através do seu porta-voz, Jorge Passos, veio a público "condenar veementemente qualquer acção de violência, como esta que se registou". No entanto, o acontecimento "era previsível", considera Jorge Passos e é "o corolário da revolta sentida pela população".

O representante dos utentes relembrou que sempre defenderam que a "A28 não devia ser portajada, mas perante a inevitabilidade da decisão do Governo, sempre alertámos para a colocação daquele pórtico naquele lugar, que é um erro". Jorge Passos considera que a localização, a poucas centenas de metros da saída para a zona industrial foi pensada "estrategicamente para obter mais receitas com as pessoas que diariamente ali trabalham e com a actividade das empresas", que foram "muito prejudicadas" com a introdução de portagens.

Relembre-se que os veículos da classe 1 pagam 75 cêntimos pela passagem naquele pórtico, subindo os preços para 1,25 euros, 1,65 e 1,80 consoante as viaturas forem da classe 2, 3 ou 4, respectivamente.

"As pessoas estão a ser sacrificadas com custos e este tipo de acções, condenáveis num Estado de Direito, poderiam acontecer", considerou, ainda, Jorge Passos lamentando ainda "o facto da autarquia vianense não ter tido força suficiente junto da tutela para alterar o local do pórtico, impedindo assim este tipo de acontecimentos". O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, escusou-se a fazer qualquer comentário sobre o sucedido. Esclarecimentos adicionais, por parte da concessionária da empresa foram remetidos para hoje (segunda-feira).

A última assembleia municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, uma proposta a remeter ao Governo para que simplifique os procedimentos de pagamento na A28, "nomeadamente, para veículos de matrícula estrangeira".

Assembleia Municipal apela

A última assembleia municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, uma proposta a remeter ao Governo para que simplifique os procedimentos de pagamento na A28, "nomeadamente, para veículos de matrícula estrangeira", uma vez que, tal como está, a situação "acarreta graves prejuízos para a economia regional".

Dois dias volvidos, o Governo publicava, na passada segunda-feira, uma nova portaria que, afiança a tutela, vem agilizar as soluções de pagamento de portagens dos veículos estrangeiros. Segundo o Ministério das Obras Públicas, não é mais necessária a aquisição do dispositivo electrónico de matrícula, podendo a adesão às novas modalidades de pagamento ser feita através da internet, recorrendo apenas à matrícula do veículo. No tocante aos pré-carregamentos, de referir que criada foi uma modalidade válida exclusivamente para o trajecto de ida e volta ao aeroporto do Porto (pela A28 ou A41).

O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Elias » 21/12/2010 10:35

Nota: esta notícia está mal feita, pois o "preço" não baixa - o que baixa são os pré-carregamentos, as tarifas que se saiba ficam iguais

Governo baixa preço nas SCUT para estrangeiros
21 Dezembro 2010 | 09:23
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

O governo baixou de forma substancial o valor dos pré-carregamentos exigidos aos condutores com matrícula estrangeira para circularem nas Scut que agora contam com portagem, noticia o jornal "i".

Na legislação inicial, fortemente contestada sobretudo na Galiza, o condutor estrangeiro era obrigado a fazer um pré-carregamento mínimo de 50 euros se tivesse um automóvel ligeiro. Nos pesados, o valor mínimo exigido era de 100 euros/veículo.

A nova portaria, ontem publicada, baixa os valores para dez euros no caso dos automobilistas ligeiros, uma descida de 80% face ao montante inicial.

No caso dos pesados, os valores mínimos exigidos descem 90%, de 200 para 20 euros. Os condutores estrangeiros podem recorrer ao mesmo sistema do tipo Via Verde, com cobrança através de cartão de crédito no qual serão debitados. Quem optar pelo dispositivo temporário, terá também de pagar o valor da caução. O condutor pode solicitar o reembolso da verba não gasta.

por Elias » 8/12/2010 12:16

Mais de 50 mil pedidos de isenção de portagens ainda por validar
08 Dezembro 2010 | 09:47
Lusa

Cinquenta e cinco mil pedidos de isenção de portagens nas antigas SCUT ainda estão por validar, quase dois meses depois do início da cobrança, disse hoje à agência Lusa fonte da Via Verde.

De acordo com a fonte, os tempos de espera nas lojas da Via Verde na zona Norte rondam as "três horas", agora que se aproxima o final dos 60 dias de prazo para comprovar documentalmente a residência num concelho abrangido pelo regime de isenções e descontos.

A fonte referiu que não está previsto qualquer reforço de serviço para fazer face aos actuais tempos de espera, acrescentando que vão continuar a funcionar até 31 de Dezembro os postos temporários instalados nos centros operacionais da Brisa na Maia e Ponte de Lima.

Estes postos temporários funcionam, contudo, apenas por agendamento, pelo que é necessário ir uma primeira vez marcar a data e hora de atendimento.

A Via Verde tem apenas quatro lojas (Aveiro, Santa Maria da Feira, Porto e área de serviço Trofa/Santo Tirso da A3) nas zonas das três antigas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT).

A fonte referiu que, no total, a Via Verde já vendeu cerca de 157 novos mil identificadores e validou 95 mil pedidos de habilitação ao regime de discriminação positiva que permite isenções e descontos até 30 de Junho de 2012.

A estes 95 mil, acrescem 55 mil pedidos de habilitação que se encontram submetidos e ainda não validados, a maioria dos quais de clientes dos antigos identificadores Via Verde que ainda não apresentaram os documentos do automóvel para confirmar o concelho de residência.

Este comprovativo tem de ser feito presencialmente nas lojas da Via Verde ou enviado por carta, com fotocópia reconhecida notarialmente.

A maioria dos proprietários dos veículos tem evitado o envio pelo correio, porque o reconhecimento notarial das fotocópias custa entre 17 e 20 euros.

A fonte sublinhou que este procedimento é determinado por lei e não pela Via Verde.

por Elias » 7/12/2010 21:24

SCUT: «Acção surpresa» na Via do Infante antes do Natal

2010-12-07 14:40
Agência Financeira

A Comissão de Utentes da Via Infante vai realizar uma «acção surpresa» contra as portagens antes do Natal.

«Empreender uma acção surpresa, pública, contra as portagens, antes do Natal» e organizar uma «marcha lenta em janeiro na Via Infante e EN 125 desde a ponte do Guadiana até Faro» são as próximas iniciativas de luta contra as portagens no Algarve, informa a Comissão de Utentes da Via Infante, num comunicado citado pela Lusa.

A Comissão de Utentes da Via do Infante (A22) adianta que vai tentar contar com a «colaboração de condutores espanhóis da Andaluzia» para o protesto do próximo mê. Serão também promovidas reuniões com camionistas e empresários para que participem nesse protesto, cujo dia e hora serão divulgados mais tarde.

A Comissão de Utentes da Via Infante já recolheu cerca de 14 mil assinaturas para a petição contra as portagens na A22 e está a aguardar que o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, agende o dia em que vai reunir com a aquela Comissão e receber a petição.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], itisi1000, OCTAMA, Pmart 1, VALHALLA, zulu404 e 201 visitantes