Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comprar no rumor e vender na notícia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Mercado irracional....

por ocart » 9/1/2011 19:52

pois se assim não fosse não haveria nada a temer: Boas noticias e sobe, más noticias e desce. Mas não é assim pois funciona mais na base da procura e oferta e assim se pode contrariar os fundamentais que actualmente nada têm a ver com subidas e descidas e baralhar o simples accionista que se deixa iludir por estes profissionais muito sofisticados!!!!!!!

Registado: 29/11/2007 11:18

por m2010 » 9/1/2011 18:06

Por norma os mercados antecipam em meio ano as boas ou más noticias.

No caso concreto de Portugal, temos a teimosia Socratiana, figura de um livro de Cervantes que pode baralhar. Juntando e baralhando bem, temos a luta do poder, presidenciais e a seguir legislativas.

Como tal o gráfico do Euroverde, parece-me correcto, descida até aos infernos de Dante e depois logo vemos se aparece por aí algum Dali Lama que nos salve.

Um abraço.

Registado: 2/1/2010 15:38

por Automech » 9/1/2011 13:56

Elias Escreveu:pois eu já uma vez li o "sell the rumour buy the news".

Por exemplo uma empresa vai apresentar resultados e espera-se que sejam maus. O pessoal desata a vender. Quando saem os resultados são efectivamente muito maus e, para espanto de todos, a acção sobe que nem uma doida. Já vi este filme várias vezes...

Esses filmes estão sempre sempre sempre em cartaz, warning season after warning season...

Registado: 4/6/2010 12:12

por agany » 9/1/2011 13:45

Já se esqueceram dos dias que antecederam o bailout grego ou irlandês?

Registado: 29/11/2007 1:44

por EuroVerde » 9/1/2011 13:34

Muito para além disso, o FMI não vem a Portugal, isso são apenas rumores para entalar os patos.

Os Estados a partir deste ano vão ficar com mais dinheiro, vão ficar recapitalizados progressivamente.
E como ainda estamos de inicio, há ainda muita incerteza e indefinição. Daí o PSI20 andar num triangulo simétrico de longo prazo.

Registado: 29/11/2007 11:19

por EuroVerde » 9/1/2011 13:31

"O compra no rumor, vende na noticie" só é válido para mercados em bull, tendência ascendente.

Quando a tendência é descendente, o mercado primeiro desce sem que as noticias más venham. Depois quando o mercado se prepara para subir, descarregam noticias extremamente péssimistas e o pessoal pensa que vai continuar a descer, mas não.
Acontece muito na SOnae industria. 1ºestá calma, 2º começa a descer forte e quem está dentro a perder, 3º continua a descer, 4º bombardeiam com noticias negativas, 5º o pessoal pensa que vai continuar a cair e 6º a cotação sobe inesperadamente deixando as más noticias ao sabor de cada um.

Esta situação dá-se e vai conta o vender na noticia.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Elias » 9/1/2011 11:56

pois eu já uma vez li o "sell the rumour buy the news".

Por exemplo uma empresa vai apresentar resultados e espera-se que sejam maus. O pessoal desata a vender. Quando saem os resultados são efectivamente muito maus e, para espanto de todos, a acção sobe que nem uma doida. Já vi este filme várias vezes...

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pata-Hari » 9/1/2011 11:31

O al gore também inventou a internet...

Spaciência, depende: se o mercado já tiver descontado (reagido) e dado como certo que "a noticia" se tornará um facto, irá acontecer, não acontece nada no dia do evento. A parte mais complexa é tu saberes medir se o mercado já descontou total ou parcialmente "a noticia".
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por moppie85 » 9/1/2011 9:11

Se depois deste rumor o mais natural é haver um grande número de investidores a fechar posições, o que fazer quando os senhores mauzões do FMI desembarcarem em Lisboa? Desatar a comprar? Ou será que neste caso a notícia propriamente dita ao invés de bonança não traz senão mais desgraça?

Bom... cheira-me que isso vai suceder - é que o "sell on the rumours" (da entrada do fmi) já está a acontecer, parece-me! :P

De qualquer das formas, acho a tua questão muito interessante e estou "em pulgas" para ler a intervenção dos colegas foristas (incluindo o Ulisses) no tópico :P

EDIT: deixo um artigo que achei interessante:http://www.thepersonalfinancier.com/2009/08/buy-on-rumor-sell-on-news-our.html

Registado: 15/4/2008 14:12

por spaciencia » 9/1/2011 8:30

moppie85 Escreveu:erm... tenho as minhas dúvidas que a expressão "buy on the rumour, sell on the news" seja da autoria do Ulisses :P

Tens toda razão, a forma como escrevi o texto dá a entender que foi o Ulisses que "descobriu a pólvora". Não era essa a minha intenção, apenas queria fazer referência ao facto de ser uma frase muito utilizada por ele nas habituais análises do JN.

Lapso meu, vou alterar.
"Algumas quedas servem para que nos levantemos mais felizes"
William Shakespeare

Registado: 8/5/2010 3:03

por moppie85 » 9/1/2011 7:13

erm... tenho as minhas dúvidas que a expressão "buy on the rumour, sell on the news" seja da autoria do Ulisses :P

Registado: 15/4/2008 14:12

por spaciencia » 9/1/2011 6:52

Esta frase dá o mote para o meu primeiro tópico aqui no Caldeirão de Bolsa e serve para colocar aos ilustres caldeireiros uma dúvida que me surgiu este fim-de-semana.

Se "comprar no rumor e vender na notícia" é tido por todos como uma verdade insofismável, o que fazer quando essa notícia é... negativa?

Esta dúvida vem no seguimento da notícia publicada na revista alemã Der Spiegel que dá conta da insistência de franceses e alemães para que Portugal aceda à ajuda do FMI o mais rapidamente possível. Muitos vaticinam até que esse pedido poderá ser feito antes do final do mês.

A minha questão é a seguinte:

Se depois deste rumor o mais natural é haver um grande número de investidores a fechar posições, o que fazer quando os senhores mauzões do FMI desembarcarem em Lisboa? Desatar a comprar? Ou será que neste caso a notícia propriamente dita ao invés de bonança não traz senão mais desgraça?

Optei por não colocar a minha questão no tópico "Quantos dias para entrar o FMI?" porque achei que as eventuais explicações para uma situação destas não se esgotam no assunto "FMI".

Obrigado e cumprimentos a todos!
Editado pela última vez por spaciencia em 9/1/2011 8:35, num total de 2 vezes.
"Algumas quedas servem para que nos levantemos mais felizes"
William Shakespeare

Registado: 8/5/2010 3:03

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, lito e 125 visitantes