Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Por um melhor Caldeirão de Bolsa.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mcarvalho » 9/1/2011 1:36

Caros Auto mech e Permides

a vossa sugestões são óptimas

mas se verificarem qualquer fórum de bolsa faz ou fazia exactamente isso

e sugiro que vão pesquisar alguns deles..

desde o ano 2000

o sucesso do Caldeirão deve-se à flexibilidade de critérios e moderação..

Para quem segue .. diáriamente um fórum.. só de bolsa poderá não trazer motivação suficiente para que essa seja razão suficiente para estar todo o dia ligado a esse fórum...

Se tivermos.. bolsa , análises, mercado, noticias de economia e noticias em geral e .. tivermos off tópics
interessantes e bem moderados.. que necessidade tems de recorrer a outras fontes??

isso já aconteceu no caldeirão de bolsa. e lamento que muitos , que tudo davam pelo fórum .. tenham sido .. quasi induzidos a abandoná-lo

abraço

mcarvalho
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Pemides » 9/1/2011 1:10

Um sub fórum de Discussão Geral é presença quase obrigatória em qualquer fórum temático. Cria-se uma comunidade, e as mesmas pessoas que discutem entre si os temas "core" do fórum, sentem a necessidade de discutir com as mesmas pessoas outros temas da actualidade.

Aqui no caldeirão opta-se por diluir essa discussão geral no mesmo sub fórum onde se discute bolsa. É uma opção. Eu pessoalmente não gosto muito dela... para além de ser mais confuso, há alguma pressão sobre os utilizadores para não criarem muitos tópicos de "off-topic", o que desincentiva a discussão de outros assuntos.

Penso que ninguém fica mais incomodado por em vez de ter a página deste sub-fórum aberta, ter dois separadores com os dois sob-fóruns. E isso permitiria quem só se interessa pelos assuntos da bolsa poder ver só os tópicos desse assunto. Para além de, uma vez que o off-topic já não o seria (pois estaria no sub-fórum dedicado ao efeito), não haveriam grandes limitações ao número de tópicos de discussão.

--edit--

Ainda não tinha visto o post do AutoMech... é basicamente o que ele disse 8-)
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

por Automech » 9/1/2011 1:01

A questão dos off topics / politica é a que levanta mais questões. Já noutro tópico se debateu a questão onde eu e outros deixámos opinião:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1

O facto dos off topics não estarem segregados noutro forum até tem uma desvantagem. Por exemplo às vezes até poderia querer pedir ajuda aos membros do Caldeirão sobre determinado assunto (e sei que aqui poderia facilmente conseguir ajuda) e não o faço porque me inibo de estar a criar um off topic.

Se houvesse um forum especifico para isso não teria problemas em o fazer.

Estou a lembrar-me de temas como fotografia, viagens, vinhos, etc.

OK OK, isto não é um forum de viagens, de fotografia ou de vinhos. Aceito isso.

Mas como não tenciono andar em foruns de cada tema, pelos quais me interesso apenas ao de leve, sempre era porreiro conseguir ajuda aqui de pessoas com quem "convivo" todos os dias e que sabem de variadíssimas áreas.

Segregar os off topics até traria mais variedade ao Caldeirão, mas isso é a minha humilde opinião. Realmente é impossível agradar a todos.

Registado: 4/6/2010 12:12

por mcarvalho » 9/1/2011 0:50

Esse controlo muito subjectivo..

Quem é que se controla? e quem é que se descontrola?

mcarvalho

Neste fórum de bolsa sempre houve off tópics e sempre foi permitido que cada um tivesse e manifestasse a sua opinião... moderada pela sábia colher de mexer o caldeirão do Ulisses

Essa a razão do sucesso

Espero que continue .. até que comprovem o contrário

mcarvalho
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por AC Investor Blog » 9/1/2011 0:38

Pata-Hari Escreveu:Eu trabalho o dia inteiro no mercado. E no meio dos meus dias, as gargalhadas surgem porque a pressão é muita. E isso é apreciado tanto pelos colegas como pelos clientes. Ainda bem que assim é. Desde que o tema central não se desvie, eu (e os outros moderadores) achamos que os off-topics em quantidade q.b. têm espaço para existir no fórum.

Partilho a tua opinião, o problema é que o pessoal não se controla, e acontece sempre o mesmo....
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Pata-Hari » 9/1/2011 0:35

AC, a politica e a economia é importante quando se discutem mercados. E os off-topics, desde que não sejam demasiados e totalmente disparatados, sempre serviram para falar de temas que têm atraído muita atenção e interesse.

E sempre achámos que separar o fórum só faz distrair as pessoas dos temas, descentra a atenção.

Eu trabalho o dia inteiro no mercado. E no meio dos meus dias, as gargalhadas surgem porque a pressão é muita. E isso é apreciado tanto pelos colegas como pelos clientes. Ainda bem que assim é. Desde que o tema central não se desvie, eu (e os outros moderadores) achamos que os off-topics em quantidade q.b. têm espaço para existir no fórum.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por AC Investor Blog » 9/1/2011 0:30

A minha modesta opinião .....

Não tenho por hábito ler e seguir os off-topics, embora também os abra, mas penso que é neste tópicos que se ultrapassa tudo e muitas das vezes cria-se muitos inimigos que á partida até eram nossos simpatizantes. Acho que o Caldeirão deveria criar uma área própria para tal, pois não é agradável entrar num forum económico e ler-se tudo menos mercado. Neste momento contam-se aqui 6 off-topics, e muita politica...... é uma simples opinião de um assidúo membro.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por artista_ » 9/1/2011 0:24

Eu acho que tal como está é excelente... a moderação existe e é usada eficazmente!

Tudo o resto é educação e bom senso...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Por um melhor Caldeirão de Bolsa.

por rg7803 » 9/1/2011 0:00

No seguimento da resposta que a Pata-Hari me deu no topico da morte do Carlos Castro, e porque lhe reconheço razão de que o sítio não será o mais apropriado lembrei-me de criar um tópico para sugestões de melhorias no CdB.

Possivelmente a ideia não será original, mas decidi passar das palavras aos actos e lançar aqui uma lista de ideias que entendamos como razoaveis em termos de execução, e que possam tornar este espaço melhor. Penso que este seja um objectivo colectivo daqueles que aqui participam.

Eu pensei em três aspectos que, no meu entender, poderiam melhorar este espaço. Aqui vão:

-Isolar os "off-topics" numa secção especifica, deixando os mesmos de estar misturados com os tópicos de valor acrescentado

-Incrementar o numero de moderadores; sem descredito para os actuais, penso que aumentando a quantidade destes aumentava a qualidade média dos posts; os actuais, quer por razões profissionais quer pessoais (possivelmente) são, no meu entender, insuficientes; um maior numero possibilitaria mais intervenções, mais correcções, mais aprendizagem...dentro dos elementos mais seniores encontrariam-se facilmente boas soluções. Quem tem duvidas de que o Elias ou o Artista dariam excelentes moderadores?

-Sistema de pontos para os comentários/posts mais acertivos ou com mais sumo. Quem entra de novo (pessoas com reduzida experiencia) aqui não tem maneira de distinguir que diz uma calinada de uma informação útil. O sistema de datas ou de posts colocados acaba por ser irrelevante, pois há quem tenha milhares de posts só com palha...escuso de citar nomes...o sistema de pontuação permite de facto distinguir quem tem experiencia, valor de quem acrescenta apenas neblina (como eu....). Num sistema destes, facilmente um elemento como o AC é identificado como um membro utilissimo, que ensina e dá dinheiro a ganhar a quem o escute. Os exemplos menos bons não vou obviamente comentar.

Ficam as sugestões, aguardam-se outras, que merecerão dos administradores o tratamento que julgarem conveniente.

Cumprimentos,
RG
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], cmsbarros, Goya777, Heldroo, hugob0ss, karaya75, latbal, luislobs, malakas, Manchini888, Minsk, OCTAMA, trilhos2006 e 166 visitantes