Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Acordem ! A dívida de Portugal a 10 anos está altíssima

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Zeb_PT » 6/1/2011 17:41

2 pequenos gráficos da bela da divida a 10 anos!

Hoje uma subida de 0,5!!!!
Anexos
divida.JPG
divida.JPG (57.61 KiB) Visualizado 7633 vezes
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por pepi » 6/1/2011 17:27

mais_um Escreveu:
O IGCP anuncia um Leilão de Obrigações do Tesouro para o dia 12 de Janeiro de 2011
O IGCP anuncia a realização, no próximo dia 12 de Janeiro pelas 10h30m, de um leilão da OT 3,60% Outubro 2014 e da OT 4,80% Junho 2020, num montante indicativo global entre EUR 750 e 1250 milhões. O montante mínimo de alocação a cada linha será de EUR 300 milhões.

IGCP, 6 de Janeiro de 2011

http://www.igcp.pt/gca/index.php?id=1043

Mas isso n era só para ser em Abril?!
Porreiro pah!

Registado: 17/3/2009 14:43

por mais_um » 6/1/2011 17:05

O IGCP anuncia um Leilão de Obrigações do Tesouro para o dia 12 de Janeiro de 2011
O IGCP anuncia a realização, no próximo dia 12 de Janeiro pelas 10h30m, de um leilão da OT 3,60% Outubro 2014 e da OT 4,80% Junho 2020, num montante indicativo global entre EUR 750 e 1250 milhões. O montante mínimo de alocação a cada linha será de EUR 300 milhões.

IGCP, 6 de Janeiro de 2011

http://www.igcp.pt/gca/index.php?id=1043

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por sombrio » 6/1/2011 16:01

que se passa com o juros da divida publica hoje? nao param de subir...

Registado: 15/11/2010 19:07

por mais_um » 6/1/2011 13:31

Primvs Escreveu:AHAHAHA em 2008, andei 6 meses a fazer isso com taxa de 10% e conseguia sempre...eram 8:50h, fechava a porta do gabinente e esperava pelas 9h...e tinha uma sorte descomunal...conseguia quase sempre...ai umas 85% das vezes!O meu gerente já se irritava comigo a receber as mensagens do besnet a dizer que tinha direito a DP a 10%...foram uns bons 6 meses!!!! :mrgreen:

No ano passado só não acertei 3 vezes, nesses casos cancelo o DP e tento novamente na 4ª feira seguinte... :mrgreen: :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Primvs » 6/1/2011 13:24

mais_um Escreveu:
artista Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Quanto à procura, parece-me claro que tem a ver com o alto prémio de risco que têm incorporado a dívida pública portuguesa.

No fundo, embora o risco tenha aumentado, os investidores acreditam que alguém pagará, e as taxas de juro são atractivas, até eu não me importava de emprestar a 6 meses a uma taxa de juro de 3,68%... sou capaz é de não ter o dinheiro que Portugal precisa! :mrgreen:

abraços

artista

Pode sempre fazer DP no BES a 30 dias, às 4ª feiras, tens 50% de hipoteses de ter 4%.

AHAHAHA em 2008, andei 6 meses a fazer isso com taxa de 10% e conseguia sempre...eram 8:50h, fechava a porta do gabinente e esperava pelas 9h...e tinha uma sorte descomunal...conseguia quase sempre...ai umas 85% das vezes!O meu gerente já se irritava comigo a receber as mensagens do besnet a dizer que tinha direito a DP a 10%...foram uns bons 6 meses!!!! :mrgreen:
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por mais_um » 6/1/2011 13:20

artista Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Quanto à procura, parece-me claro que tem a ver com o alto prémio de risco que têm incorporado a dívida pública portuguesa.

No fundo, embora o risco tenha aumentado, os investidores acreditam que alguém pagará, e as taxas de juro são atractivas, até eu não me importava de emprestar a 6 meses a uma taxa de juro de 3,68%... sou capaz é de não ter o dinheiro que Portugal precisa! :mrgreen:

abraços

artista

Pode sempre fazer DP no BES a 30 dias, às 4ª feiras, tens 50% de hipoteses de ter 4%.

por Lion_Heart » 6/1/2011 13:09

Alguem vai pagar de certeza. Pois mesmo que Portugal não tenha capacidade para o pagar (bancarrota) , alguém nos vai obrigar a isso.

Logo existe sempre alguém que nos queira empresatar a 4 , 5 , 6 % .

A questão é : Portugal não pode pedir a estas taxas pois não tem crescimento suficiente para absorver os juros cobrado.

Portugal é hoje como aqueles entalados na banca que pedem seja a que taxa for , o que interessa é o cash. Nem que seja a 35%.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por artista_ » 6/1/2011 13:02

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por mais_um » 6/1/2011 12:53

am6903 Escreveu:Alguém me sabe dizer como funciona na prática a “ajudinha” dos nossos amigos Timorenses, Chineses e Brasileiros? È apenas para aumentar o rácio da procura nos leilões? Na prática o aumento do rácio da procura de nada serviu!!!! Ou evitou um cataclismo?
Uma leitura que faço do aumento do rácio de procura da dívida pública, sobretudo na actual conjectura de receios e falta de confiança dos investidores, é que de facto não antecipam um incumprimento de Portugal (caso mantenham a obrigação até à maturidade) ou uma melhoria das condições no mercado secundário, já que não me parece que comprem para perder dinheiro.

Abraço

Há muito folclore nessa história, mas a existir interesse será nas OT e não nos BT. E não é directamente, será sempre por intermediários (os bancos autorizados a entrar nos leilões).

por Ulisses Pereira » 6/1/2011 12:44

am, primeiro essas promessas foram apenas por palavras. Na prática, tenho dúvidas que algo tenha acontecido de facto.

Quanto à procura, parece-me claro que tem a ver com o alto prémio de risco que têm incorporado a dívida pública portuguesa.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por am6903 » 6/1/2011 12:02

Alguém me sabe dizer como funciona na prática a “ajudinha” dos nossos amigos Timorenses, Chineses e Brasileiros? È apenas para aumentar o rácio da procura nos leilões? Na prática o aumento do rácio da procura de nada serviu!!!! Ou evitou um cataclismo?
Uma leitura que faço do aumento do rácio de procura da dívida pública, sobretudo na actual conjectura de receios e falta de confiança dos investidores, é que de facto não antecipam um incumprimento de Portugal (caso mantenham a obrigação até à maturidade) ou uma melhoria das condições no mercado secundário, já que não me parece que comprem para perder dinheiro.

Abraço
Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 1:52

Re: A coisa estaa mais ou menos prevista:

por bboniek33 » 5/1/2011 23:33

mfsr1980 Escreveu:
bboniek00 Escreveu:Ora dentro de 10 a 15 anos jaa nao serao pagas reformas (pensoes) pelo Estado. Isto representaraa uma imensa diminuic,ao da Despesa. Igualmente se poderaa prever o fim de subsiidios de Desemprego e a supressao parcial de muitos actos, hoje praticamente gratuitos, no SNS. O ensino teraa que ser pago pelos progenitores das crianc,as tendo o Estado que custar servic,so miinimos possiivelmente durante os primeiros 6 anos de escolaridade. Assim, quase todo o produto e respectivos impostos e tarifas serao encaminhados para o servic,o da diivida pondo cobro a esta situac,ao sufocante.

Nao ha portanto razao para alarmismos uma vez que o Governo da Repuublica tem um grande Plano Estrateegico para as prooximas deecadas.

Chamas a isso um grande plano estratégico?

Grande: porque ee ousado e abrange um larguiissimo periiodo temporal

Plano: porque se trata de um processo preparado com antecedencia, obedecendo aa prossecuc,ao de um objectivo

Estrateegico: porque implementa, apoos anos de hesitac,ao e indefinic,ao, um projecto de Salvac,ao Nacional em que se abandonam meetodos meeramente taacticos e se aponta de forma resoluta para um objectivo Superior.

Trata-se efectivamante de um desiderato de grande envergadura que soo um Governo empossado (empowered) e visionaario poderia desenhar e proceder a uma implementac,ao metoodica e racional.

Prova tambem da sublime competencia que este Governo da Repuublica tem aplicado na escolha do caminho a percorrer pela Nac,ao, isto num ambiente hostil, nada favoraavel a apoiar termos corajosos.

Bravo ao Governo da Repuublica que preferiu enfrentar a impopularidade deste difiicil Grande Plano Estrateegico em desfavor das medidas de aproveitamento leitoral que tanto contribuiu para o definhar econoomico de Portugal.

Bravo !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por artista_ » 5/1/2011 23:29

mfsr1980 Escreveu:
bboniek00 Escreveu:Ora dentro de 10 a 15 anos jaa nao serao pagas reformas (pensoes) pelo Estado. Isto representaraa uma imensa diminuic,ao da Despesa. Igualmente se poderaa prever o fim de subsiidios de Desemprego e a supressao parcial de muitos actos, hoje praticamente gratuitos, no SNS. O ensino teraa que ser pago pelos progenitores das crianc,as tendo o Estado que custar servic,so miinimos possiivelmente durante os primeiros 6 anos de escolaridade. Assim, quase todo o produto e respectivos impostos e tarifas serao encaminhados para o servic,o da diivida pondo cobro a esta situac,ao sufocante.

Nao ha portanto razao para alarmismos uma vez que o Governo da Repuublica tem um grande Plano Estrateegico para as prooximas deecadas.

Ironia... :lol:

Já percebi a questão dos juros da dívida! :wink:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por mfsr1980 » 5/1/2011 23:03

Registado: 3/5/2007 13:55

por mais_um » 5/1/2011 22:44

artista Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Vencer a crise, como?
Os juros da dívida andam por volta dos 4% a 5% do PIB.

Os juros da dívida não têm nada a ver com o PIB, estás a fazer uma grande confusão... ou eu não estou a perceber o que estás a querer dizer!?

abraço

artista

o que ele quer dizer é que aos dias de hoje, os juros pagos pelo Estado equivalem a 4% ou 5% do PIB (na realidade em 2009, rondava os +/-2,5% do PIB e em 2010 deve passar um pouco os 3%).

A coisa estaa mais ou menos prevista:

por bboniek33 » 5/1/2011 22:22

mfsr1980 Escreveu:Artista,
Não creio estar a fazer confusão, mas também não sei como te explicar melhor.
Os juros da dívida pública acumulada(valor anual que se paga pelo dinheiro que nos emprestaram), a ordem de grandeza andará por volta dos 4 a 5% do PIB.

Ora dentro de 10 a 15 anos jaa nao serao pagas reformas (pensoes) pelo Estado. Isto representaraa uma imensa diminuic,ao da Despesa. Igualmente se poderaa prever o fim de subsiidios de Desemprego e a supressao parcial de muitos actos, hoje praticamente gratuitos, no SNS. O ensino teraa que ser pago pelos progenitores das crianc,as tendo o Estado que custar servic,so miinimos possiivelmente durante os primeiros 6 anos de escolaridade. Assim, quase todo o produto e respectivos impostos e tarifas serao encaminhados para o servic,o da diivida pondo cobro a esta situac,ao sufocante.

Seraa importante que os cidadaos estejam devidamente preparados para se adaptarem aas novas condic,oes emergentes que trarao Portugal aa senda do Progresso e da Prosperidade.
Imagem

por mfsr1980 » 5/1/2011 22:14

Artista,
Não creio estar a fazer confusão, mas também não sei como te explicar melhor.
Os juros da dívida pública acumulada(valor anual que se paga pelo dinheiro que nos emprestaram), a ordem de grandeza andará por volta dos 4 a 5% do PIB.

por artista_ » 5/1/2011 21:16

mfsr1980 Escreveu:Vencer a crise, como?

Os juros da dívida não têm nada a ver com o PIB, estás a fazer uma grande confusão... ou eu não estou a perceber o que estás a querer dizer!?

abraço

artista

por mfsr1980 » 5/1/2011 21:02

Vencer a crise, como?
Se eu fôr muito optimista e imaginar um crescimento de 2% do PIB no ano de 2011, esse crescimento será todo empregue no pagamento de juros e ainda faltarão 2 a 3% de juros que forçosamente significarão um aumento de impostos.
O cenário de 2012 será o decalque do ano 2011, ou seja novo aumento de impostos!
A isto chama-se "submergir" :twisted:

Quero dizer:

por bboniek33 » 5/1/2011 19:48

mfsr1980 Escreveu:bboniek00, "submergir" é a palavra correcta, de outra forma não passa de optimismo sem sentido.
Não serve!

Vir ao de cima ! Vencer a crise.

O sentido teraa sido claro desde o princiipio...

Obrigado pelos comentaarios.
Imagem

por mfsr1980 » 5/1/2011 18:11

bboniek00, "submergir" é a palavra correcta, de outra forma não passa de optimismo sem sentido.
Não serve!

por MVP » 5/1/2011 17:45

Estão teclas presas :lol:

Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Essa história da procura....

por bboniek33 » 5/1/2011 17:19

pvg80713 Escreveu:
bboniek00 Escreveu: Portugal ha-de conseguir ultrapassar esta fase teriivel e submergir como uma Nac,ao livre e soberana, honrando a Histooria de um Povo humilde mas corajoso que deu Novos mundos ao Mundo !

Palavras proféticas !

Vamos conseguir submergir !

Abençoados submarinos !

Fui ver ! Tem razao o colega, queria dizer "emergir" e nao "submergir": (a liingua portuguesa ee muito traic,oeira ;) ). Queria portanto deixar uma mensagem de Esperanc,a ! Emergir, sim ! emergir. Portugal saberaa escolher o caminho da Vitooria, da Liberdade. Sempre o soube fazer, fa-lo-aa mais uma vez e isso ficaraa nos anais da Histooria, assim como laa constarao todos os que nao baixaram os brac,os, os nacionalistas de alto gabarito que lutarao pela Independencia como os seus avoos o fizeram quando a Paatria esteve ameac,ada.

Nao sendo um nativo, consegui assimilar esta forma de "existir" que os Portugueses sempre tiveram no seu caraacter. Mesmo quando combatiam os liideres que os vendiam e alienavam, este Povo soube resistir.
Nao ee uma caracteriistica geral, ee algo de que este Paiis deve (devia) estar orgulhoso, pela sua invulgaridade e uma pura manifestac,ao de valentia e sentido de responsabilidade.

O Povo Portugues sabereaa emergir.

Viva Portugal !
Imagem

Re: Essa história da procura....

por pvg80713 » 5/1/2011 16:56

bboniek00 Escreveu: Portugal ha-de conseguir ultrapassar esta fase teriivel e submergir como uma Nac,ao livre e soberana, honrando a Histooria de um Povo humilde mas corajoso que deu Novos mundos ao Mundo !

Palavras proféticas !

Vamos conseguir submergir !

Abençoados submarinos !

Registado: 19/4/2005 11:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Mar58, PXYC e 219 visitantes