Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Acordem ! A dívida de Portugal a 10 anos está altíssima

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 5/1/2011 16:37

Quando se fala em sucesso por ter existido procura com uma taxa de 3,8! a 6 meses mau era.

Mas estes incompetentes ate a 100% vendem , desde que lhes deem guito
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Re: Essa história da procura....

por Lion_Heart » 5/1/2011 16:35

bboniek00 Escreveu: Portugal ha-de conseguir ultrapassar esta fase teriivel e submergir como uma Nac,ao livre e soberana, honrando a Histooria de um Povo humilde mas corajoso que deu Novos mundos ao Mundo !

Por acaso somos peritos em submergir :mrgreen: emergir é que ja não é connosco :wink:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Supermann » 5/1/2011 16:30

Aproveitam-se onde?

Portugal tem escolha se quiser... ou começaa produzir mais para nao precisar de emprestimos ou se nao consegue, deixa de pedir emprestado. Simples como isso...

Agora nao culpem que aas pessoas que emprestem dinheiro tenham q lhes ser apontadas uma pistola para emprestar a quem quer que seja era o que mais faltava...

Sendo eu interveniente no mercado secundário de obrigações era o que mais me faltava culparem me e dizer que devo emprestar a X... eu é que sei quanto é que devo emprestar. Se houver outros intervenientes que pedem % mais baixa, a minha oferta nao é entrada em consideração.

É a mesma coisa que nos leiloes do Banco BEST para depósitos. Eu dou X € a X%. Se pedir 8% o mais certo é que nao vou conseguir entrar no leilão visto que os restantes participantes é que iram ser preenchidos se pedirem % mais baixas... agora se todos andarem a pedir por volta do mesmo valor, qual o problema? É porque existe uma perspectiva de risco elevada a nivel do colectivo dos participantes que empresta.

Registado: 18/12/2009 18:54

por bboniek33 » 5/1/2011 15:51

Supermann Escreveu:
Camisa Roxa Escreveu:
ebalves Escreveu:Quando estudava aprendi que quando a procura sobe o preço desce. Neste caso, é sempre divulgada a altissima procura pela nossa divida, no entanto pagamos cada vez mais juros.

não estás a ver bem a coisa: é o juro alto que provoca o aumento da procura... foi o Estado que teve de aumentar o preço a pagar para lhe emprestarem dinheiro...

dito de outro modo: com valores mais baixos de juros o nosso leilão de dívida tinha ficado às moscas...

é mais o contrário.

Penso que o pessoal que empresta faz um leilão. Tipo "ah eu empresto 100 milhoes a 5%, ah eu empreesto 40 milhoes a 4%..." etc etc. Depois ganha os mais baixos e assim sucessivamente até completar os 500 milhões.

Os 3,86 é a media ponderada do leilão, maas há intervenientes que podem tar a receber apenas 3% como outros podem estar a receber acima de 4%.

Quanto a ter sido um leilão bom por amor de deus... lá por a procura ter subido e então? Tivemos que pagar quase o dobro.

A grécia andava também em BT's a pagar 9% e a procura era bem elevada ... viu-se. Procura vai haver sempre desde que a taxa seja atractiva e vá subindo, mas claro os fantoches do Governo vão semprer dizer "Foi positivo... pagamos 12% de juro mas a procura esteve bem elevada..."

enfim...

Aproveitam a debilidade da Repuublica Portuguesa para terem rendimentos altiisimos !

Assim, o Paiis estaa em grandes dificulades pois nao poderaa fazer face a estes "mercados" usuraarios que soo procuram o seu interesse em desfavor do Interesse Colectivo.

Portugal ha-de conseguir ultrapassar esta fase teriivel e submergir como uma Nac,ao livre e soberana, honrando a Histooria de um Povo humilde mas corajoso que deu Novos mundos ao Mundo !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Supermann » 5/1/2011 15:03

Camisa Roxa Escreveu:
ebalves Escreveu:Quando estudava aprendi que quando a procura sobe o preço desce. Neste caso, é sempre divulgada a altissima procura pela nossa divida, no entanto pagamos cada vez mais juros.

não estás a ver bem a coisa: é o juro alto que provoca o aumento da procura... foi o Estado que teve de aumentar o preço a pagar para lhe emprestarem dinheiro...

dito de outro modo: com valores mais baixos de juros o nosso leilão de dívida tinha ficado às moscas...

é mais o contrário.

Penso que o pessoal que empresta faz um leilão. Tipo "ah eu empresto 100 milhoes a 5%, ah eu empreesto 40 milhoes a 4%..." etc etc. Depois ganha os mais baixos e assim sucessivamente até completar os 500 milhões.

Os 3,86 é a media ponderada do leilão, maas há intervenientes que podem tar a receber apenas 3% como outros podem estar a receber acima de 4%.

Quanto a ter sido um leilão bom por amor de deus... lá por a procura ter subido e então? Tivemos que pagar quase o dobro.

A grécia andava também em BT's a pagar 9% e a procura era bem elevada ... viu-se. Procura vai haver sempre desde que a taxa seja atractiva e vá subindo, mas claro os fantoches do Governo vão semprer dizer "Foi positivo... pagamos 12% de juro mas a procura esteve bem elevada..."

enfim...

Registado: 18/12/2009 18:54

por Mares » 5/1/2011 14:21

Não faz mais sentido... estão hipotecando as gerações futuras em troca de quê?...

Segue a notícia.

Juros de Portugal disparam em emissão de dívida a seis meses

Foi colocada a totalidade dos 500 milhões de euros previstos, mas o IGCP teve que comprometer-se com um juro médio recorde de 3,686%. A procura superou em 2,6 vezes a oferta, acima da média recente.
No primeiro leilão de dívida pública de 2011, o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) aceitou pagar um juro médio de 3,686% para colocar 500 milhões de euros em bilhetes do Tesouro a seis meses.

Os custos de financiamento, que dispararam na comparação com as últimas emissões de dívida de curto prazo do final do ano passado, reflectem o agravamento da percepção de risco sobre Portugal, que acelerou sobretudo a partir de meados de Outubro do ano passado.

Na última vez que Portugal emitiu dívida a seis meses, em Setembro, o Estado pagou um juro pouco superior a 2%. Desde essa altura, a pressão sobre os custos de financiamento de Portugal agravou-se de forma acentuada. Basta dizer que as "yields" a 10 anos passaram de menos de 5,5% para os 6,6% actuais.

O juro pago na emissão ficou em linha dos níveis verificados no mercado secundário em antecipação ao leilão, que rondavam os 3,6%.

No leilão desta manhã, a procura pelos bilhetes ultrapassou em 2,6 vezes a oferta, um rácio um pouco acima da histórica recente e bem acima do mínimo de 1,3 num leilão promovido em Julho.

Primeira emissão de obrigações será o grande teste

"O verdadeiro teste para Portugal será o primeiro leilão de dívida de longo prazo, só aí poderemos medir o apetite dos investidores por dívida dos 'periféricos'", comenta Chiara Manenti, uma analista do Intesa Sanpaolo. Contactado ontem pelo Negócios, o IGCP preferiu não adiantar a data em que se realizará o leilão de Obrigações do Tesouro. O mercado está, no entanto, a apostar que este aconteça já na próxima quarta-feira, dia 12 de Janeiro.

fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=461387

Registado: 20/10/2010 17:33

por mais_um » 5/1/2011 13:25

amsfsma Escreveu:Aparentemente há um ano o Estado português conseguiu-se financiar a 0,592 ...seis vezes menos!

Não foi aparentemente, foi mesmo verdade.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 5/1/2011 13:23

Camisa Roxa Escreveu:

Sim, como tem acontecido com os alemães....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 5/1/2011 13:23

urukai Escreveu:
mais_um Escreveu:Taxa de juro do leilão: 3,686

Procura: 2,6 x

parece-me bom....

Bom???

Quase que duplicou quando comparada com a de Setembro! :shock:

Sim, é um facto, mas desde Setembro até hoje o mundo não esteve parado, por isso considerando que alguns analistas previam que iamos pagar cerca de 4,5%:

Portugal emite dívida a seis meses

Portugal realiza hoje a primeira emissão de dívida do ano entre os países da Zona Euro e poderá ter que suportar um juro de cerca de 4,5%.

"A falta de liquidez nos mercados torna incontornável que Portugal pague juros muito elevados. Um valor na região dos 4,5% não seria uma surpresa", antecipou David Schnautz, um estratega do Commerzbank, em Londres, ouvido pelo Negócios.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=461371

E que em Dezembro pagamos 5,281% para BT a 12 meses e 3,4% para BT a 3 meses, parece-me bom. Não continuou a escalada dos juros como aconteceu nos ultimos 2 meses.

Estou convencido que se não houver supresas, tipo os tribunais chumbarem o corte dos salarios dos FP e similares, podemos começar um sentido descendente nos juros da divida publica, até porque aumentamos as reservas de tesouraria de 2,3mil milhões no fim de 2009 para 3,3 mil milhões no fim de 2010 e já amortizamos antecipadamente 1,8 mil milhões em 2010 que venciam em 2011.

Ou seja temos almofada para 2 ou 3 leilões, ainda não estamos com a corda no pescoço.

por Camisa Roxa » 5/1/2011 13:19

Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por JCS » 5/1/2011 13:17

Também aqui existem tendências (2,045%... 3,686%... acima dos 5% para a próxima??).

Os 3,686% já representam praticamente o dobro dos encargos ao serviço da divida quando comparados com os 2,045% da ultima emissão. Vamos ver para a próxima... (segurem-se...).

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Essa história da procura....

por eba » 5/1/2011 13:14

Quando estudava aprendi que quando a procura sobe o preço desce. Neste caso, é sempre divulgada a altissima procura pela nossa divida, no entanto pagamos cada vez mais juros. É quase como dizer que há muita procura por ferraris mas no entanto são vendidos poucos.....

Registado: 29/11/2007 3:01

por amsfsma » 5/1/2011 13:07

Aparentemente há um ano o Estado português conseguiu-se financiar a 0,592 ...seis vezes menos!

Registado: 4/2/2010 19:57

por mais_um » 5/1/2011 13:05

The Mechanic Escreveu:Bom, a procura subiu de 2,4 para 2,6 e a Tx. , embora tenha agravado em relação à ultima emissão de CT 6 meses , em Setembro , de 2.045% para 3.686% .

Queres dizer BT e não CT. :wink:

por The Mechanic » 5/1/2011 12:58

Bom, a procura subiu de 2,4 para 2,6 e a Tx. , embora tenha agravado em relação à ultima emissão de CT 6 meses , em Setembro , de 2.045% para 3.686% .

Os Mercados tem estado mais estaveis em relação à Divida Publica dos "tais" paises Europeus , mas ainda continuam a fazer pressão " aproveitando-se " das fraquezas de alguns que manifestamente , como Portugal , tem a sua divida publica descontrolada .Medidas foram tomadas, mas elas não se refletem automaticamente no presente e os Mercados trabalham sobre o futuro .

Isto a mim, diz-me que acreditam que as coisas em Portugal vão "entrar nos eixos" , mas que ainda vái demorar tempo . Á procura de divida publica Portuguesa, mas tem de ser bem remunerada .Nada de novo , portanto .

Mas como diz o artigo ... teste, teste ... é a partir de Abril .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por urukai » 5/1/2011 12:36

mais_um Escreveu:Taxa de juro do leilão: 3,686

parece-me bom....

Bom???

Quase que duplicou quando comparada com a de Setembro! :shock:

Registado: 11/5/2007 14:09

por mais_um » 5/1/2011 11:49

Taxa de juro do leilão: 3,686

parece-me bom....

por greg1108 » 5/1/2011 11:48

DIVIDA PORTUGAL| Portugal emite bilhetes de tesouro com maturidade de 6 meses à taxa média de 3.686%, a procura execedeu em 2.6 vezes a oferta. O montante do leilão foi de €500m. A emissão anterior de 1 de Setembro foi colocada à taxa média de 2.045%, tendo sido a oferta superada em 2.4 vezes pela procura.

Registado: 29/11/2007 3:41

por mais_um » 5/1/2011 11:19

BULIM123 Escreveu:Mas alguém tem duvidas que estamos presos por um fio, estes governantes estão a fazer o País afundar-se todos os dias, já nem os cortes chegam sequer para pagar os juros que andam a volta de 10mil milhoes por ano, só juros, como é possível aguentar isto??

Como é que chegas ao valor de 10 mil milhões?

por MERCW125 » 5/1/2011 11:13

Trisquel Escreveu:Portugal pode pagar juro de 4,5% a seis meses
05 Janeiro 2011 | 00:01
Edgar Caetano - edgarcaetano@negocios.pt

A falta de liquidez no mercado pode obrigar o IGCP a comprometer-se com um juro a rondar os 4,5% na emissão de dívida a seis meses desta manhã.
O Estado português poderá ter que suportar um juro de cerca de 4,5% na emissão de bilhetes do Tesouro a seis meses agendada para esta manhã. O forte agravamento dos custos representará um arranque preocupante para um ano difícil para Portugal nos mercados.

"A falta de liquidez nos mercados torna incontornável que Portugal pague juros muito elevados. Um valor na região dos 4,5% não seria uma surpresa", antecipou David Schnautz, um estratega do Commerzbank, em Londres, ouvido pelo Negócios.

Mas alguém tem duvidas que estamos presos por um fio, estes governantes estão a fazer o País afundar-se todos os dias, já nem os cortes chegam sequer para pagar os juros que andam a volta de 10mil milhoes por ano, só juros, como é possível aguentar isto??

Registado: 14/3/2009 21:36

por mais_um » 5/1/2011 11:08

The Mechanic Escreveu:

Portugal will sell six-month bills today, the first of Europe’s high-deficit nations to test investor demand in 2011 after the threat of default forced Greece and Ireland to seek bailouts last year.

“People will be looking to see if yields are higher, and they might well be,” said Phyllis Reed, head of bond research at Kleinwort Benson Private Bank in London. “The big question in the market for Portugal is, is it next in terms of a bailout? It may be that, sooner or later, that is what is going to happen.”

The government debt agency, known as IGCP, plans to auction 500 million euros ($665 million) of bills repayable in July. Portugal sold six-month bills on Sept. 1 at an average yield of 2.045 percent, with investors bidding for 2.4 times the amount of securities offered. A year ago, the country paid just 0.592 percent to borrow for six months.

Portugal, which intends to sell as much as 20 billion euros in bonds to finance the budget and finance redemptions this year, is raising taxes and cutting wages as it tries to convince investors it can narrow its budget gap after the Greek debt crisis led to a surge in borrowing costs for indebted euro nations last year. Ireland in November became the second euro country to seek a bailout and the first to request aid from the European Financial Stability Facility.

‘Not Optimal’

European nations that have already sold bills this year include France, Belgium, the Netherlands and Malta, with Germany also holding an auction today. Austria’s debt agency canceled a scheduled Jan. 11 bond auction, opting instead to sell debt via a syndicate of banks later this month. Portugal’s borrowing costs rose at a Dec. 15 auction of 500 million euros of three- month bills, the country’s final debt sale of 2010, almost doubling to 3.403 percent from 1.818 percent in November.

“I don’t see any reason for this bill auction not to be accomplished,” said Diogo Teixeira, chief executive officer of Optimize Investment Partners, a Lisbon-based firm that manages 38 million euros in assets including Portuguese government debt. “Market conditions are not optimal, but they are stable.”

The difference in yield between Portuguese 10-year bonds and German bunds, Europe’s benchmark, reached a euro-era record of 484 basis points on Nov. 11. The spread was at 370 basis points yesterday. A basis point is 0.01 percentage point.

Testing Times

Portugal doesn’t face any bond redemptions until April, with repayments that month and in June worth about 9.5 billion euros. The nation’s debt agency estimates this year’s gross financing needs will be 3 billion euros lower than in 2010, and plans to sell a new bond through banks in the first quarter.

“The real test will be a bond auction,” said Olaf Penninga, who helps oversee 140 billion euros at Robeco Group in Rotterdam. “Portugal really needs to sell a new bond in the first quarter. It needs to raise money to finance the budget and face the bond redemption in April.”

The government is taking the necessary measures so that it doesn’t have to request aid, Finance Minister Fernando Teixeira dos Santos said on Dec. 15. The 2011 budget includes the deepest spending cuts in more than three decades. In September, the government said it would trim the wage bill by 5 percent for public-sector workers earning more than 1,500 euros a month, freeze hiring and raise value-added sales tax by 2 percentage points to 23 percent to help narrow a deficit that amounted to 9.3 percent of gross domestic product in 2009.

Rating Cuts

Portugal’s debt rating was cut one level by Fitch Ratings on Dec. 23, which said the economy faces a “deteriorating” outlook. The grade was lowered to A+, the fifth-highest level, from AA-. Fitch said the outlook for that assessment is negative, meaning it is more likely to worsen than improve.

Moody’s Investors Service on Dec. 21 said Portugal’s bond rating may be downgraded one or two levels because budget cuts may worsen the country’s “sluggish” economic growth. Moody’s cut Portugal’s credit rating two steps to A1 on July 13. Standard & Poor’s said on Nov. 30 it may lower the country’s rating, having already cut it to A- from A+ in April.

The credit rating companies are also reviewing other countries. Moody’s said on Dec. 15 it may cut Spain’s Aa1 credit rating and on Dec. 16 said it placed Greece’s Ba1 bond ratings on review for a possible downgrade. Ireland’s credit rating was cut by five levels by Moody’s on Dec. 17.

Portugal is counting on exports such as paper and wood products to support economic expansion as it cuts spending. The budget forecasts gross domestic product growth of 0.2 percent in 2011, slower than last year’s estimated 1.3 percent pace. Portugal’s economic growth has averaged less than 1 percent a year in the past decade, one of Europe’s weakest growth rates.

The country posted the biggest shortfall in the 16-nation euro region in 2009 after Ireland, Greece and Spain. It set a target for a budget deficit of 7.3 percent of GDP last year and 4.6 percent in 2011, and aims to reach the European Union limit of 3 percent in 2012.

A seguir o desenvolvimento desta acção,hoje de manhã...

Um abraço ,

The Mechanic

O leilão realiza-se às 10:30, assim até às 11 horas deve haver novidades.

Já agora:

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2011/P ... 230_2_.pdf

por Trisquel » 5/1/2011 11:07

The Mechanic Escreveu:

Um abraço ,

The Mechanic

Qual acção????
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por The Mechanic » 5/1/2011 11:03

Portugal will sell six-month bills today, the first of Europe’s high-deficit nations to test investor demand in 2011 after the threat of default forced Greece and Ireland to seek bailouts last year.

“People will be looking to see if yields are higher, and they might well be,” said Phyllis Reed, head of bond research at Kleinwort Benson Private Bank in London. “The big question in the market for Portugal is, is it next in terms of a bailout? It may be that, sooner or later, that is what is going to happen.”

The government debt agency, known as IGCP, plans to auction 500 million euros ($665 million) of bills repayable in July. Portugal sold six-month bills on Sept. 1 at an average yield of 2.045 percent, with investors bidding for 2.4 times the amount of securities offered. A year ago, the country paid just 0.592 percent to borrow for six months.

Portugal, which intends to sell as much as 20 billion euros in bonds to finance the budget and finance redemptions this year, is raising taxes and cutting wages as it tries to convince investors it can narrow its budget gap after the Greek debt crisis led to a surge in borrowing costs for indebted euro nations last year. Ireland in November became the second euro country to seek a bailout and the first to request aid from the European Financial Stability Facility.

‘Not Optimal’

European nations that have already sold bills this year include France, Belgium, the Netherlands and Malta, with Germany also holding an auction today. Austria’s debt agency canceled a scheduled Jan. 11 bond auction, opting instead to sell debt via a syndicate of banks later this month. Portugal’s borrowing costs rose at a Dec. 15 auction of 500 million euros of three- month bills, the country’s final debt sale of 2010, almost doubling to 3.403 percent from 1.818 percent in November.

“I don’t see any reason for this bill auction not to be accomplished,” said Diogo Teixeira, chief executive officer of Optimize Investment Partners, a Lisbon-based firm that manages 38 million euros in assets including Portuguese government debt. “Market conditions are not optimal, but they are stable.”

The difference in yield between Portuguese 10-year bonds and German bunds, Europe’s benchmark, reached a euro-era record of 484 basis points on Nov. 11. The spread was at 370 basis points yesterday. A basis point is 0.01 percentage point.

Testing Times

Portugal doesn’t face any bond redemptions until April, with repayments that month and in June worth about 9.5 billion euros. The nation’s debt agency estimates this year’s gross financing needs will be 3 billion euros lower than in 2010, and plans to sell a new bond through banks in the first quarter.

“The real test will be a bond auction,” said Olaf Penninga, who helps oversee 140 billion euros at Robeco Group in Rotterdam. “Portugal really needs to sell a new bond in the first quarter. It needs to raise money to finance the budget and face the bond redemption in April.”

The government is taking the necessary measures so that it doesn’t have to request aid, Finance Minister Fernando Teixeira dos Santos said on Dec. 15. The 2011 budget includes the deepest spending cuts in more than three decades. In September, the government said it would trim the wage bill by 5 percent for public-sector workers earning more than 1,500 euros a month, freeze hiring and raise value-added sales tax by 2 percentage points to 23 percent to help narrow a deficit that amounted to 9.3 percent of gross domestic product in 2009.

Rating Cuts

Portugal’s debt rating was cut one level by Fitch Ratings on Dec. 23, which said the economy faces a “deteriorating” outlook. The grade was lowered to A+, the fifth-highest level, from AA-. Fitch said the outlook for that assessment is negative, meaning it is more likely to worsen than improve.

Moody’s Investors Service on Dec. 21 said Portugal’s bond rating may be downgraded one or two levels because budget cuts may worsen the country’s “sluggish” economic growth. Moody’s cut Portugal’s credit rating two steps to A1 on July 13. Standard & Poor’s said on Nov. 30 it may lower the country’s rating, having already cut it to A- from A+ in April.

The credit rating companies are also reviewing other countries. Moody’s said on Dec. 15 it may cut Spain’s Aa1 credit rating and on Dec. 16 said it placed Greece’s Ba1 bond ratings on review for a possible downgrade. Ireland’s credit rating was cut by five levels by Moody’s on Dec. 17.

Portugal is counting on exports such as paper and wood products to support economic expansion as it cuts spending. The budget forecasts gross domestic product growth of 0.2 percent in 2011, slower than last year’s estimated 1.3 percent pace. Portugal’s economic growth has averaged less than 1 percent a year in the past decade, one of Europe’s weakest growth rates.

The country posted the biggest shortfall in the 16-nation euro region in 2009 after Ireland, Greece and Spain. It set a target for a budget deficit of 7.3 percent of GDP last year and 4.6 percent in 2011, and aims to reach the European Union limit of 3 percent in 2012.

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Trisquel » 5/1/2011 10:05

Portugal pode pagar juro de 4,5% a seis meses
05 Janeiro 2011 | 00:01
Edgar Caetano - edgarcaetano@negocios.pt

A falta de liquidez no mercado pode obrigar o IGCP a comprometer-se com um juro a rondar os 4,5% na emissão de dívida a seis meses desta manhã.
O Estado português poderá ter que suportar um juro de cerca de 4,5% na emissão de bilhetes do Tesouro a seis meses agendada para esta manhã. O forte agravamento dos custos representará um arranque preocupante para um ano difícil para Portugal nos mercados.

Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por JMHP » 15/12/2010 16:27

mais_um Escreveu:
helderjsm Escreveu:Também diga-se de passagem. Já sabemos que as yelds costumam subir nos dias que antecedem as emissões. E por incrível que pareça as agências de rating mandam as suas bujardas nos dias certos.

Não quero aqui criar nenhuma teoria da conspiração, mas não acham que se o raio da notícia do corte de rating fosse anunciada ontem hoje teríamos feito a emissão com menos problemas? Por exemplo imaginemos que eu era um dos bancos que ia comprar dívida Portuguesa. Hoje de manhã saía da cama todo contente por ir fazer um bom negócio. No entanto ligo a televisão antes de sair para ver como estão os mercados e zás "Corte de rating blah blah" e penso vou mas é ficar na caminha que estou muito bem.

O eventual corte de rating é dirigido à Espanha, que vai amanhã fazer um leilão de divida de longo prazo, o que também não deixa de ser curioso o momento de divulgação das noticias referidas.

Há um conjunto de coincidências que para mim não tem nada de coincidência.

São os mercados a funcionar, reflectem o sentimento das massas e por vezes quando o momentum é tendencialmente forte como é este caso, torna-se quase imparável.

Houve um tempo em que esta situação poderia ser evitada, mas esse tempo já passou...há muito!

Registado: 19/5/2009 18:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, Goya777, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2 e 165 visitantes