TOMTOM
Elias, por favor então a cotação destes títulos oferecem algum risco?
Mesmo que o BPI ainda corrija para os 1,25€, o BES para 2,50€ e a Mota Engil 1,50€ isto são valores que assustam? Elias, eu é que leio aqui no Caldeirão comentários que vão nesse sentido,passam horas e horas agarrados aos gráficos. Isso para mim não é viver.
Um abraço
Mesmo que o BPI ainda corrija para os 1,25€, o BES para 2,50€ e a Mota Engil 1,50€ isto são valores que assustam? Elias, eu é que leio aqui no Caldeirão comentários que vão nesse sentido,passam horas e horas agarrados aos gráficos. Isso para mim não é viver.
Um abraço
- Registado: 3/1/2011 1:29
Incomodativo Escreveu:1 - Então vocês acham que entrar neste momento no BPI oferece algum risco a 1,39€?
2 - Entrar neste momento na Mota Engil a 1,72€ oferece algum risco?
3 - Entrar no BES a 2,80€ oferece algum risco?
Eu acho que oferece. Mas isso sou eu.
Incomodativo Escreveu:Agora o que eu não compreendo, eu dava em maluquinho, é como vocês conseguem passas horas e horas diante de um monitor a queimar as pestanas às vezes por causa de meia dúzia de cêntimos.
Exactamente quem é que passa horas e horas diante de um monitor?
Exactamente quem é que anda aqui atrás de meia dúzia de cêntimos?
Não estarás tu a fazer suposições acerca de pessoas que nem sequer conheces?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias, nesse pressuposto de entrada no mercado nestas circunstâncias, claro que é um suícidio. Mas eu não confundo momento de entrada nos mercados e estratégia de longo prazo.Pequenos exemplos:
1 - Então vocês acham que entrar neste momento no BPI oferece algum risco a 1,39€?
Eu em Setº/2008 comprei P. Telecom a 7,00€ e toda a gente dizia que eu era um louco. Todos puseram-se a vender em pãnico. Sabes o eu fiz? Guardei-as recebia os meus dividendos, menos estes últimos e agora hà poucos dias vendi-as a 10,80€. E olha que foram um punhado bom delas.
Em Março de 2009 comprei BES a 3,00€ também me chamaram maluco.Em Outubro vendias a 5,00€.
E muitos outros negócios.
Agora o que eu não compreendo, eu dava em maluquinho, é como vocês conseguem passas horas e horas diante de um monitor a queimar as pestanas às vezes por causa de meia dúzia de cêntimos.
Qual será melhor estratégia, a de comprar num determidado momento a X e passado 1,2 anos vender com bons ganhos ou andar constantemente a comprar, vender em DAYTRADE com os riscos queisto trás-
Mas cada qual escolhe a sua estratégia.
Um abraço
1 - Então vocês acham que entrar neste momento no BPI oferece algum risco a 1,39€?
Eu em Setº/2008 comprei P. Telecom a 7,00€ e toda a gente dizia que eu era um louco. Todos puseram-se a vender em pãnico. Sabes o eu fiz? Guardei-as recebia os meus dividendos, menos estes últimos e agora hà poucos dias vendi-as a 10,80€. E olha que foram um punhado bom delas.
Em Março de 2009 comprei BES a 3,00€ também me chamaram maluco.Em Outubro vendias a 5,00€.
E muitos outros negócios.
Agora o que eu não compreendo, eu dava em maluquinho, é como vocês conseguem passas horas e horas diante de um monitor a queimar as pestanas às vezes por causa de meia dúzia de cêntimos.
Qual será melhor estratégia, a de comprar num determidado momento a X e passado 1,2 anos vender com bons ganhos ou andar constantemente a comprar, vender em DAYTRADE com os riscos queisto trás-
Mas cada qual escolhe a sua estratégia.
Um abraço
Elias ia precisamente dar alguns desses exemplos.. É uma estratégia que pode realmente funcionar, mas não é infalível, como qualquer outra aliás. Eu descreveria assim..
Incomodativo,
A TomTom é bastante volátil, especulativa, e por isso era uma empresa que tinha de me fornecer vários factores que me convencessem a investir nela, caso contrário, numa perspectiva de longo prazo optaria por uma empresa mais sólida, nesta altura do mercado, talvez com um Beta menor por exemplo. Mas não pretendo desencorajar ninguém, seja a investir seja a desinvestir, opinião apenas em relação ao que disseste
Abraço
Pedro
Incomodativo,
A TomTom é bastante volátil, especulativa, e por isso era uma empresa que tinha de me fornecer vários factores que me convencessem a investir nela, caso contrário, numa perspectiva de longo prazo optaria por uma empresa mais sólida, nesta altura do mercado, talvez com um Beta menor por exemplo. Mas não pretendo desencorajar ninguém, seja a investir seja a desinvestir, opinião apenas em relação ao que disseste

Abraço
Pedro
Incomodativo Escreveu:Se nós compramos uma acção a um preço só temos definir um objectivo nem que demore uma dezena de anos. Só perde quem quer.
Incomodativo,
Desculpa-me que te diga mas o que escreves é uma barbaridade - não só isso não é verdade como é uma forma excelente de derreter o capital todo (isto é um eufemismo para não usar a expressão "estratégia suicida").
Exemplos:
Quem tiver comprado ZON (ex-PT Multimedia) a 40 ou 50 euros em 2000 está a perder mais de 90% (e já passaram mais de dez anos!)
Quem tiver "investido na Glintt em Junho de 2000 comprou as acções a 71 euros - a cotação nunca mais voltou a esse valor. Hoje, passados mais de 10 anos, está a perder mais de 99%!!!!
Passando às acções francesas, vejamos o caso da Alcatel, que já foi uma das estrelas da bolsa parisiense - quem tiver comprado Alcatel em 2000 pagou 72 euros por cada acção, hoje elas valem 2 euros e pouco, a que corresponde uma desvalorização de 97%.
No DAX, a Infineon (uma das acções alemãs mais faladas neste espaço), em 2000 cotava a 85 euros e hoje está 92% abaixo.
Honestamente, duvido muito que alguma destas acções alguma vez volte aos preços a que estava em 2000.
Queres comentar?
Elias,peço-te desculpa mas relativamente ao que tu chamas " Aversão ao risco " na Bolsa, eu não percebo porque é que tem que haver esse sentimento sabendo perfeitamente que os mercados têm comportamentos muitas irracionais que só apanham os despervenidos.
Se nós compramos uma acção a um preço só temos definir um objectivo nem que demore uma dezena de anos. Só perde quem quer.
Pequenos exemplos:
Comprei em Agosto/Setº-2007 Telecom a +/- 7,36€. O pessoal andou todo louco porque a acção chegou aos 4,40€.Sabes o que fiz? Guardei-as, dividenddos para cá,menos estes últimos e vendi-as a 10,80€.
Comprei Sonae em Agosto/2008 a 0,70€, o pessoal todo a vender.Sabes o que fiz? Guardei-as e vendi-as em Set/2009 a0,97€.
E tenho muitos mais exemplos. Perder é que não.
Nunca investi noutros mercados por isso é te estou a pedir uma opinião e se possível técnica.
Desculpa e um abraço
Se nós compramos uma acção a um preço só temos definir um objectivo nem que demore uma dezena de anos. Só perde quem quer.
Pequenos exemplos:
Comprei em Agosto/Setº-2007 Telecom a +/- 7,36€. O pessoal andou todo louco porque a acção chegou aos 4,40€.Sabes o que fiz? Guardei-as, dividenddos para cá,menos estes últimos e vendi-as a 10,80€.
Comprei Sonae em Agosto/2008 a 0,70€, o pessoal todo a vender.Sabes o que fiz? Guardei-as e vendi-as em Set/2009 a0,97€.
E tenho muitos mais exemplos. Perder é que não.
Nunca investi noutros mercados por isso é te estou a pedir uma opinião e se possível técnica.
Desculpa e um abraço
Incomodativo Escreveu:Elias, se não te importas podiamos resumir tudo isso numa análise técnica de curto, médio e longo prazo.
Incomodativo, tu não me pediste uma análise técnica, pediste-me uma opinião.
Eu estou a tentar perceber as tuas expectativas, as tuas motivações, a tua aversão ao risco.
Gostava de perceber se a tua preferência por esta acção tem a ver com simpatia pessoal pela empresa, com o facto de seres cliente, com o facto de acreditares no modelo de negócio ou com alguma outra razão.
Incomodativo Escreveu:Falas em perder. Embora não seja de excluir essa hipótese a mim parece-me que a TOMTOM tem tudo para crescer fortemente.
Esta é uma acção muito volátil e que implica um risco elevado. Pode crescer fortemente mas também pode cair fortemente.
Incomodativo Escreveu:Não te esqueças que foi uma acção muito castigada pelo mercado. Mas adivinhar!!!
O facto de ter caído muito não constitui qualquer garantia de subida.
Elias, se não te importas podiamos resumir tudo isso numa análise técnica de curto, médio e longo prazo.
Falas em perder. Embora não seja de excluir essa hipótese a mim parece-me que a TOMTOM tem tudo para crescer fortemente. Não te esqueças que foi uma acção muito castigada pelo mercado. Mas adivinhar!!!
Obrigado e um abraço
Falas em perder. Embora não seja de excluir essa hipótese a mim parece-me que a TOMTOM tem tudo para crescer fortemente. Não te esqueças que foi uma acção muito castigada pelo mercado. Mas adivinhar!!!
Obrigado e um abraço
Elias Escreveu:Mares Escreveu:ps- alguém por aqui poderia sugerír um "almoço do Caldeirão" a uma data a combinar, num lugar que fosse geograficamente atendível a todos. O que achas?
Acho bem. Sei que anteriormente já houve almoços em Lisboa, Leiria, Aveiro e Porto.
Uma boa hipótese era nas Caldas e cravávamos o mais_um para organizar
Segue o mapa de Portugal, com a distribuição geográfica das últimas "caldeiradas".
Nota-se uma preferência clara pelo litoral norte e centro.
Votaria por Coimbra para a próxima "caldeirada"...lá pela altura da Queima das Fitas (Maio...).
Quem abre o tópico, para "ascultar-se o povo"?
Abraço,
Mares.
- Anexos
-
- mapa_Portugal.png (111.43 KiB) Visualizado 5337 vezes
Incomodativo Escreveu:Desculpa Elias mas não sabia que estava aberto um tópico da TOMTOM.
Há tópicos para mais de uma centena de acções europeias, se usares a funcionalidade de pesquisa rapidamente encontras.
Incomodativo Escreveu:Para não ser repetitivo e aproveitando o meu comentário no tópico da Porche agradecia-te que me desses umas dicas sobre ela.
Obrigado e um abraço
Bem, escreveste que estás com vontade de entrar na Tomtom.
Deixa-me perguntar-te algumas coisas:
- que tipo de dicas procuras?
- que expectativas tens em relação à acção?
- qual o horizonte temporal do teu investimento?
- quanto estás disposto a perder?
1 abraço,
Elias
Elias Escreveu:Mares Escreveu:ps- alguém por aqui poderia sugerír um "almoço do Caldeirão" a uma data a combinar, num lugar que fosse geograficamente atendível a todos. O que achas?
Acho bem. Sei que anteriormente já houve almoços em Lisboa, Leiria, Aveiro e Porto.
Em 2012, ano da capital europeia da cultura em Guimarães, sugeria haver cá qualquer coisa assim do género. Até lá não faz muito sentido que agora andam por aqui muitas obras

Mares Escreveu:ps- alguém por aqui poderia sugerír um "almoço do Caldeirão" a uma data a combinar, num lugar que fosse geograficamente atendível a todos. O que achas?

Elias Escreveu:Mares Escreveu:Colocando de lado a deselegância de certos comentários que se viram por aqui, pergunto-te:
O que leva-te a concluír que não possa subir 150% em dois meses?
Amigo Mares, eu não concluo nada, nem excluo essa hipótese, daí ter escrito que no dia 28 de Fevereiro virei aqui dar a mão à palmatória se a preconizada ascensão se verificar... e virei aqui cobrar a "previsão" se ela não se tornar realidade... lol
Mas respondendo directamente à tua questão: exceptuando casos de OPAs e afins, casos de subidas de uma acção 150% em dois meses são francamente raros. Em termos estritamente probabilísticos, é um acontecimento com probabilidade de ocorrência próxima de zero. Reitero contudo que admito essa hipótese e que no final do próximo mês não me furtarei a admiti-lo se for esse o caso.
1 abraço,
Elias
Elias,
Eu sei que tomas uma postura equilibrada nos teus posts. Eu falei-te isso, pois às vezes somos tentados a "torçer" por uma direção, mesmo quando o mercado mostra o contrário.
Um grande abraço e um bom ano!
Mares.
ps- alguém por aqui poderia sugerír um "almoço do Caldeirão" a uma data a combinar, num lugar que fosse geograficamente atendível a todos. O que achas?
Mares Escreveu:Colocando de lado a deselegância de certos comentários que se viram por aqui, pergunto-te:
Amigo Mares, eu não concluo nada, nem excluo essa hipótese, daí ter escrito que no dia 28 de Fevereiro virei aqui dar a mão à palmatória se a preconizada ascensão se verificar... e virei aqui cobrar a "previsão" se ela não se tornar realidade... lol
Mas respondendo directamente à tua questão: exceptuando casos de OPAs e afins, casos de subidas de uma acção 150% em dois meses são francamente raros. Em termos estritamente probabilísticos, é um acontecimento com probabilidade de ocorrência próxima de zero. Reitero contudo que admito essa hipótese e que no final do próximo mês não me furtarei a admiti-lo se for esse o caso.
1 abraço,
Elias
Elias Escreveu:Hoje a Tomtom teve o fecho mais alto de todo o ano de 2010 - fechou a 7,89 em contraciclo com a maioria das acções europeias.
Aproveito para referir que ainda não me esqueci do que escrevi neste mesmo thread no pretérito dia 11 de Dezembro:Elias Escreveu:arvcp6977, já que falas de análises da treta, e já que não desistes de atacar os analistas do Caldeirão, quero dizer-te mais uma coisa: no dia 28 de Fevereiro de 2011 virei a este mesmo tópico para te cobrar esta afirmação que aqui colocaste ontem dia 10 de Dezembro:arvcp6977 Escreveu:Não te maço mais,mas olha não te esqueças que a TOMTOM em Fevereiro/2011 está a 20€.
Espero sinceramente que nesse dia ainda sejas frequentador deste espaço e que tenhas a dignidade de vir aqui responder por aquilo que escreveste.
(Pela minha parte fica desde já a garantia que se essa tua "profecia" se concretizar, virei aqui reconhecer publicamente e perante toda a comunidade que a tua visão estava correcta).
Por onde andará o arvcp6977? Será que ele nesta altura ainda acredita na profecia que aqui deixou - e que a concretizar-se implicaria uma subida de mais de 150% na Tomtom nos próximos 2 meses?
Bom ano arvcp6977, onde quer que estejas, espero por ti aqui no dia 28 de Fevereiro, qualquer que seja a cotação da Tomtom nesse dia![]()
Abraço
Olá Elias,
profecias realmente não é o meu (e suponho o teu tb)forte.
Colocando de lado a deselegância de certos comentários que se viram por aqui, pergunto-te:
Abraço,
Mares.
Hoje a Tomtom teve o fecho mais alto de todo o ano de 2010 - fechou a 7,89 em contraciclo com a maioria das acções europeias.
Aproveito para referir que ainda não me esqueci do que escrevi neste mesmo thread no pretérito dia 11 de Dezembro:
Por onde andará o arvcp6977? Será que ele nesta altura ainda acredita na profecia que aqui deixou - e que a concretizar-se implicaria uma subida de mais de 150% na Tomtom nos próximos 2 meses?
Bom ano arvcp6977, onde quer que estejas, espero por ti aqui no dia 28 de Fevereiro, qualquer que seja a cotação da Tomtom nesse dia
Abraço
Aproveito para referir que ainda não me esqueci do que escrevi neste mesmo thread no pretérito dia 11 de Dezembro:
Elias Escreveu:arvcp6977, já que falas de análises da treta, e já que não desistes de atacar os analistas do Caldeirão, quero dizer-te mais uma coisa: no dia 28 de Fevereiro de 2011 virei a este mesmo tópico para te cobrar esta afirmação que aqui colocaste ontem dia 10 de Dezembro:arvcp6977 Escreveu:Não te maço mais,mas olha não te esqueças que a TOMTOM em Fevereiro/2011 está a 20€.
Espero sinceramente que nesse dia ainda sejas frequentador deste espaço e que tenhas a dignidade de vir aqui responder por aquilo que escreveste.
(Pela minha parte fica desde já a garantia que se essa tua "profecia" se concretizar, virei aqui reconhecer publicamente e perante toda a comunidade que a tua visão estava correcta).
Bom ano arvcp6977, onde quer que estejas, espero por ti aqui no dia 28 de Fevereiro, qualquer que seja a cotação da Tomtom nesse dia

Abraço
- Anexos
-
- tom2.PNG (39.28 KiB) Visualizado 5644 vezes
esclarecido...
keijas Escreveu:Mares Escreveu:Caro keijas,
não entendi o alcançe do teu post.
Primeiramente, poderías fundamentar os 8,4 como resistência?
Tens de ser mais claro na afirmação "de seguida vens tentar reabrir mais uma novela", para que assim possa responder-te.
Abraço,
Mares.keijas Escreveu:Parece que esta menina hoje está
numa de proporcionar recolha das mais valias obtidas na ultima sessão, será?
Pela frente vejo uma resistencia na zona dos 8,4
Meu caro "Mares"
Concordo plenamente contigo ao escreveres isto:Mares Escreveu:Uiui ,.... só agora é que dei uma olhada nas trocas de farpas..lamentável...Mares
mas.... de seguida vens tentar reabrir mais uma novela na discussão do assunto que estava encerrado.
referes " é lamentável", se assim topas aquela troca de galhardetes, para quê vir novamente agitar as ondas, em mares que se pretendem calmos.
Espìrito natalicio e vamos concentrar-nos na Tomtom
que deve ser essa a nossa atenção.
bons negócios na Tomtom e não só
keijas
Meu caro
1---para fundamentar a referida resistencia nos 8,4 anexo o boneco abaixo.
2---clarificar ainda mais a afirmação, é desnecessário. Era exatamente o inverso do que exprimo.
keijas
Mares Escreveu:Caro keijas,
Tens de ser mais claro na afirmação "de seguida vens tentar reabrir mais uma novela", para que assim possa responder-te.
Abraço,
Mares.keijas Escreveu:Parece que esta menina hoje está
Meu caro "Mares"
Concordo plenamente contigo ao escreveres isto:Mares Escreveu:Uiui ,.... só agora é que dei uma olhada nas trocas de farpas..lamentável...Mares
mas.... de seguida vens tentar reabrir mais uma novela na discussão do assunto que estava encerrado.
referes " é lamentável", se assim topas aquela troca de galhardetes, para quê vir novamente agitar as ondas, em mares que se pretendem calmos.
keijas
Meu caro
1---para fundamentar a referida resistencia nos 8,4 anexo o boneco abaixo.
2---clarificar ainda mais a afirmação, é desnecessário. Era exatamente o inverso do que exprimo.
keijas
- Anexos
-
- tomtom 13-12-2010.gif (32.43 KiB) Visualizado 5945 vezes
- Registado: 17/5/2008 19:41
Caro keijas,
Abraço,
Mares.
Abraço,
Mares.
keijas Escreveu:Parece que esta menina hoje está
Meu caro "Mares"
keijas
Parece que esta menina hoje está numa de proporcionar recolha das mais valias obtidas na ultima sessão, será?
Meu caro "Mares"
Concordo plenamente contigo ao escreveres isto:
keijas
Meu caro "Mares"
Concordo plenamente contigo ao escreveres isto:
Mares Escreveu:Uiui ,.... só agora é que dei uma olhada nas trocas de farpas..lamentável...Mares
keijas
- Anexos
-
- Paz no Natal-1.jpg (36.19 KiB) Visualizado 6016 vezes
- Registado: 17/5/2008 19:41
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, macau5m, PAULOJOAO, smog63 e 215 visitantes