Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Poker e Bolsa, o que os une?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 5/1/2011 9:29

A notícia já é antiga e não sei se o HF sempre chegou a avançar, mas está ligada ao tópico:

London Company Looks to Set Up Poker Hedge Fund
22 Sep, 2008

Manro Haydan, a London trading company is looking to stake a bunch of online poker players and create the worlds first poker hedge fund. Essentially a large scale backer operation, Manro is going to create a large fund appropriately called “BadBeat” to fund the players. BadBeat covers all losses and splits the winnings with the players.

The guy at Manro is clearly NOT a poker player but had this to say, “There aren’t enough players that would accept our terms because 99 per cent of them want to fund it themselves. It is a quite different mindset.”

Clearly he’s never been to many Internet poker forums, where beggars run up and down the virtual rail, asking for a stake. While Manro is clearly targeting the nosebleed players, the result may still be disasterous. First of all, there are many player “collectives” where they’re pooling their funds to back each other. The trust level is higher and frankly, more convenient to the players.

So whether this little venture works remains to be seen. In the meantime, I hear Mike Matusow is looking for a little bankroll injection…

http://www.bankrollboost.com/poker_blog ... edge-fund/

Já agora fica também o link para um post do LTCM que tem uma entrevista ao David Einhorn, um assumido entusiasta do poker.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1

Registado: 4/6/2010 12:12

Re: Poker e Bolsa, o que os une?

por carrancho » 4/1/2011 15:09

Pastel Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo "Poker e Bolsa, o que os une?":

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=460987

Um abraço,
Ulisses

Bom artigo, e é como dizes, dava para muito mais.

Já agora, fica uma diferença, na Bolsa não se pode roubar à descarada, certo?

(tu não sabes, mas aprendi contigo em Espinho o que era estar a ser roubado descarada e sistematicamente, mas isso é o que acontece aos peixinhos :mrgreen: )

Um abraço

Levaste com o Ulisses a roubar-te as blinds? Não te gabo a sorte!!! :mrgreen:

Excelente artigo :clap:

No artigo dizes:

Ultrapassei já o tamanho recomendado para o artigo. E soube-me a pouco. Acabei por não desenvolver em profundidade nenhum dos aspectos e ficaram tantos por enumerar. As paixões são assim, sabem-nos sempre a pouco.

Não o queres fazer aqui?!?

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por canguru » 4/1/2011 14:40

"Poker e Bolsa, o que os une?":

Falta o medo e a ganância.

Dos melhores artigos do Ulisses.

Registado: 6/4/2008 22:41

por am6903 » 4/1/2011 13:57

Ulisses, excelente artigo e excepcional analogia. Existe semelhante analogia entre o poker e o xadrez será que o xadrez e a bolsa fecham o triângulo?
Um abraço
Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 1:52

por nunofaustino » 4/1/2011 13:57

Nonick Escreveu:
Drecksack Escreveu:E falta adicionar as apostas desportivas no mesmo saco.

A não ser que estejas a falar daquele método um bocado estranho para garantir sempre lucro nas apostas, não estou a ver o porquê.
As apostas não dão margem de "manobra" ao jogador para se diferenciar dos outros. Estão 100% dependentes da sorte e feitas para se perder a longo prazo. Não tens forma nenhuma de criar uma vantagem a teu favor para saires vencedor

Achas? As apostas são como um mercado, em que se conseguires ser melhor a avaliar os jogos do que quem calcula as odds, tens uma vantagem muito grande.

E quem pensa que as casas de apostas são as melhores do mundo a avaliar os jogos também deve pensar que os bancos e analistas são os melhores do mundo a avaliar as empresas, pelo que o melhor é serem eles a gerir o nosso $$.

Se tu te concentrares em 5 ou 6 equipas, provavelmente consegues conhecer melhor as suas fraquezas e momentos de forma do que quem tem de analisar 3 campeonatos inteiros.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por habanero04 » 4/1/2011 13:49

Ulisses Pereira Escreveu:habanero, é uma das partes mais difíceis de fazer só com gráficos. Mas, por exemplo, bases sólidas e duradouras depois de um "bear Market", quando originam um "breakout" são um sinal do "smart money" a acumular. Naturalmente que quando o meu mail regista record de insultos e críticas quando faço uma análise num sentido, é sinal que a enorme multidão está do lado oposto.

Ulisses, obrigado pela resposta.

Por achar dificil é que eu perguntei. Como esta "gaita" não é uma ciência exacta e tem muito a ver com as emoções, não é fácil identificar esses momentos.

Já estou fora do mercado desde o início de 2008. Vou observando e tentando identificar ou perceber os sinais que os gráficos nos dão, leio muitas opiniões e tento perceber o porquê. Dou por mim muitas vezes, por exemplo como no dia de ontem ou hoje, a querer entrar em alguns títulos, mas depois há qualquer coisa que me diz que poderá não ser desta. Existe muitas vezes este sentimento de que deveria entrar mas depois de deixar passar algum tempo e pensar melhor acabo por ficar quieto.

Eu só invisto (até agora) no mercado português e em acções. É aquilo que se chama um investidor pequenito... A maioria dos títulos do PSI20 estão com tendência descendente, olho para eles e como a situação se mantém ponho-os logo de parte. Alguns andam perto de suportes/resistências, mais resistências que suportes, e é para esses que eu olho mais mas que também quase não mexem. Os 2 ou 3 que têm tendência claramente ascendente também me deixam desconfiado por andarem há algum tempo pelos mesmos valores. Resumindo, ficar quieto e ir observando à procura de alguma luz tem sido o que ultimamente tenho andado a fazer.

Registado: 8/11/2007 17:14

por Ulisses Pereira » 4/1/2011 13:21

Olha que quem não percebe de Poker ainda pensa que te estava a roubar mesmo. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: Poker e Bolsa, o que os une?

por Pastel » 4/1/2011 12:01

Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo "Poker e Bolsa, o que os une?":

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=460987

Um abraço,
Ulisses

Bom artigo, e é como dizes, dava para muito mais.

Já agora, fica uma diferença, na Bolsa não se pode roubar à descarada, certo?

(tu não sabes, mas aprendi contigo em Espinho o que era estar a ser roubado descarada e sistematicamente, mas isso é o que acontece aos peixinhos :mrgreen: )

Um abraço

Registado: 29/11/2007 11:30

por bEMdISPOSTO » 3/1/2011 23:35

Antes de mais, artigo baril, embora como disseste, muito mais poderia ser dito.

Ulisses Pereira Escreveu:Naturalmente que quando o meu mail regista record de insultos e críticas quando faço uma análise num sentido, é sinal que a enorme multidão está do lado oposto.

Sugiro aos remetentes em causa que para evitar entupir a caixa de correio electrónico do Ulissão, criem um email tipo, mais ou meno do género:

PARA: Ulissão

DE: Fulano; Sicrano; Beltrano; Ribacrano; Alemcrano; Mr. Crano; Van Crano; Francrane; Cranolo; Crani; Hans Crain; Cranisevic; Cranisiev; Cranopov; Xincraning; Cranongo; Cranotiriba; Cranandez;

Assunto: Comentário ao seu último artigo

Texto:
#$%"#&/#)?»=$#&%#/#!!!

:mrgreen:
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por frodovic » 3/1/2011 19:10

Ulisses Pereira Escreveu:Muitos comentários interessantes aqui, de grande qualidade. Dá gosto. :) Vou responder a algumas questões que me foram colocadas.

habanero, é uma das partes mais difíceis de fazer só com gráficos. Mas, por exemplo, bases sólidas e duradouras depois de um "bear Market", quando originam um "breakout" são um sinal do "smart money" a acumular. Naturalmente que quando o meu mail regista record de insultos e críticas quando faço uma análise num sentido, é sinal que a enorme multidão está do lado oposto.

frodovic, o Cem é uma das pessoas que mais admiro no Caldeirão e ele não coloca "stops" nos seus sistemas. Por isso, não há regras definitivas em nenhuma área. Conseguiste encontrar uma forma de superar o descontrolo emocional que, além do mais, originou um passo em frente na tua performance.

Lavelle, excelente. ;)

Trisquel, sim, a pressão é maior. Há que tentar manter o equilíbrio. Quanto a esse artigo, se acompanhavas os mercados antes de haver esta regra do "pré-fecho", então aí é que eram fechos. :)

Um abraço,
Ulisses

Touché.
Estava só a dar uma opinião :)

Registado: 12/2/2009 4:46

Re

por Cem pt » 3/1/2011 17:24

Bravo, Ulisses, mais um excelente artigo bem ao nível das curiosas analogias a que nos habituaste a fazer pensar.

Aquele abraço.

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por Ulisses Pereira » 3/1/2011 17:14

Muitos comentários interessantes aqui, de grande qualidade. Dá gosto. :) Vou responder a algumas questões que me foram colocadas.

habanero, é uma das partes mais difíceis de fazer só com gráficos. Mas, por exemplo, bases sólidas e duradouras depois de um "bear Market", quando originam um "breakout" são um sinal do "smart money" a acumular. Naturalmente que quando o meu mail regista record de insultos e críticas quando faço uma análise num sentido, é sinal que a enorme multidão está do lado oposto.

frodovic, o Cem é uma das pessoas que mais admiro no Caldeirão e ele não coloca "stops" nos seus sistemas. Por isso, não há regras definitivas em nenhuma área. Conseguiste encontrar uma forma de superar o descontrolo emocional que, além do mais, originou um passo em frente na tua performance.

Lavelle, excelente. ;)

Trisquel, sim, a pressão é maior. Há que tentar manter o equilíbrio. Quanto a esse artigo, se acompanhavas os mercados antes de haver esta regra do "pré-fecho", então aí é que eram fechos. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Trisquel » 3/1/2011 16:08

Parabéns por mais um artigo e Bom Ano Novo.

"A capacidade de ficar de fora: Por mais estranho que possa parecer, em Bolsa, a capacidade de não negociar e ficar de fora à espera de boas oportunidades é um factor importante para o sucesso. No poker, não ceder à tentação de estar sempre em jogo, acaba por ser muito importante, sobretudo para quem está a dar os primeiros passos no poker."

Não sou jogador de Poker mas faço uma perninha na Bolsa, Para mim ficar de fora não é difícil só faço gestão do meu capital!

Mas para gestores de carteiras de clientes que têm de prestar contas das mesmas não existe uma pressão para estar sempre em movimento? como é o teu caso não é isso um duplo desafio?

Essa pressão não pode ser também aproveitada para o outro ponto do teu artigo.

"A leitura dos restantes actores: Perceber para onde se move a multidão, os "insiders" e o "smart money" ajuda muito na tomada de decisões em Bolsa. No Poker, perceber o padrão das apostas dos adversários e as suas características são essenciais para tomarmos as melhores decisões. No fundo, Bolsa e Poker têm muito de "mind games", o que as tornam em duas actividades tão interessantes intelectualmente."

Ambas parecem estar ligadas entre si!

Ulisses no longo ano de 2011 que estamos a iniciar deixava um tema em cima da mesa para que fosse alvo de um artigo ou algo do género. "Fenómeno dos Cofres no Fecho do Dia". Algo que parece ser obscuro para a generalidade dos pequenos investidores, no meu caso sim!
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por Quico » 3/1/2011 16:01

Já faltava um artigo destes!

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Mario-255 » 3/1/2011 15:58

Excelente comparação! De facto podem-se fazer muitas analogias entre o poker e a bolsa (ou forex, futuros, opções, etc.)

Sendo uma analogia uma síntese de semelhanças e diferenças, acrescentaria agora uma parte “dissonante”. Numa primeira reflexão diria que o poker diferencia-se da bolsa em dois aspectos principais, mas que de certa forma estão relacionados:

(1) Contacto humano “directo” no poker – Podemos sempre imaginar que o mercado é uma pessoa, o “Smart Money”, ou que é dominado pelos grandes investidores ou pelas corretoras (caso do forex). Contudo, sabemos perfeitamente que o mercado não é alguém, não é uma pessoa individual com um propósito definido, mas são milhões de pessoas com interesses diversos originando um resultado em larga medida imprevisível. O mercado é como um oceano, onde nos podemos afogar ou navegar até outros continentes, mas certamente não existe por nossa causa e é-lhe indiferente o nosso destino. Já no poker os nossos adversários são pessoais reais e com características bem vincadas, que mesmo online são evidentes. Todos os nossos adversários no poker querem o pior para nós e nós só sobreviveremos se agirmos de igual forma, apesar de devermos fazê-lo de forma elegante. A extrema “pessoalização” no poker confere-lhe uma psicologia própria que vai para além do medo ou da ganância. Bater ou ser batido por pessoas reais e não por um mercado abstracto pode estimular algumas pessoas mas também desanimar outras.

(2)”Ausência” de regras na Bolsa – Claro que a Bolsa tem regras, mas refiro-me a toda a panóplia de acontecimentos que acontecerão no mundo, de origem natural ou humana, e que se podem reflectir nas cotações. A Bolsa é afectada por acontecimentos que nada têm a ver com a Bolsa, mas o poker é um jogo “fechado”, as regras não mudam durante o jogo e sabemos bem quais são as fontes de imprevisibilidade. Por isso no poker temos a ilusão de ter um maior domínio racional do jogo, ao passo que na Bolsa as pessoas oscilam facilmente entre períodos em que se acham imbatíveis para outros em que se sentem amaldiçoadas.

Estas duas diferenças têm um carácter menos prático do que as semelhanças apontadas pelo Ulisses. Contudo, são factores que pesam e podem explicar a razão de alguém ser bem sucedido numa actividade e não noutra.
A consciência é sempre consciência da consciência. (Louis Lavelle)

Registado: 15/11/2010 12:00

poker

por frodovic » 3/1/2011 15:45

Caro Ulisses:

Sigo atentamente os teus artigos e digo-te já que alguns foram peças brilhantes, inspiradoras e até "life changing" mas neste tenho uma sugestão a fazer-te, se é que me permites, em relação ao teu artigo.

Desde Abril último que me tenho dedicado ao poker como side income, lendo e tentando melhorar o meu jogo (levo cerca de 300 mil mãos jogadas e estou neste momento a entrar no NL25 FR - andei uns meses break even no 6 max e voltei a dedicar-me ao FR onde jogo entre 12 a 18 mesas em simultâneo dependendo do estado de cansaço que trago do dia de trabalho) e do que tenho lido e aplicado o melhor mesmo não são os stop losses. O melhor mesmo é não olhares para o cashier nem sequer entre sessões por forma a que os ganhos/perdas não influenciem a tua tomada de decisões (é preciso uma GRANDE discilpina). Desde que olho para o cashier 1 vez por semana o meu winrate deu um grande salto e deixei de andar a correr atrás de perdas. As bad beats acabam por não influenciar o modo como eu jogo já que boa parte delas só as topo ao fim de uma semana qd importo as mãos e vou ver as "cavalidades" que fiz !! É um anti-tilt potentíssimo :)

O livro que mudou a minha forma de ver o poker chama-se "Treat your Poker like a business" do Dusty Schmidt e aconselho-o vivamente.

Abraço.

Registado: 12/2/2009 4:46

Na minha

por Iniciado » 3/1/2011 15:39

Na minha opinião , ambas as disciplinas se caraterizam por uma constante aprendizagem... 8-)

Registado: 22/12/2005 15:42

por habanero04 » 3/1/2011 15:37

Ulisses,

Que conselhos podes dar relativamente aos métodos de identificação destes movimentos? Como os identificar olhando para um gráfico?

A leitura dos restantes actores: Perceber para onde se move a multidão, os "insiders" e o "smart money" ajuda muito na tomada de decisões em Bolsa. No Poker, perceber o padrão das apostas dos adversários e as suas características são essenciais para tomarmos as melhores decisões. No fundo, Bolsa e Poker têm muito de "mind games", o que as tornam em duas actividades tão interessantes intelectualmente.

Registado: 8/11/2007 17:14

por Nonick » 3/1/2011 14:32

Drecksack Escreveu:E falta adicionar as apostas desportivas no mesmo saco.

A não ser que estejas a falar daquele método um bocado estranho para garantir sempre lucro nas apostas, não estou a ver o porquê.
As apostas não dão margem de "manobra" ao jogador para se diferenciar dos outros. Estão 100% dependentes da sorte e feitas para se perder a longo prazo. Não tens forma nenhuma de criar uma vantagem a teu favor para saires vencedor

Registado: 4/12/2010 16:41

.

por psi-20 » 3/1/2011 14:30

Na minha opinião não se podem colocar as apostas desportivas no mesmo saco do poker ou da bolsa. Porque nos dois ultimos a componentes de "skill" é mais importante que a componente de sorte. Enquanto que as apostas desportivas dependem quase única e exclusivamente da sorte... e de algum conhecimento que se possa ter acerca das equipas.

Registado: 29/11/2007 12:15

por MatildeSerrano » 3/1/2011 14:25

E falta adicionar as apostas desportivas no mesmo saco.

Registado: 30/6/2008 20:42

por Nonick » 3/1/2011 14:18

Tens razão.
Mas aquele sentimento (de "bad beat") é bastante semelhante, tanto no poker como na bolsa, não concordas?

E agora com esta conversa deu-me vontade de jogar poker. Acho que vou largar os gráficos um bocadinho :)

por Ulisses Pereira » 3/1/2011 14:04

Sem dúvida, nonick. A sorte também é importante quer no Poker quer na Bolsa. Mas, quando jogaas milhares de torneios, ou negoceias durante milhares de dias, o efeito da sorte/azar dilui-se estatisticamente e os melhores acabam por triunfar.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Nonick » 3/1/2011 13:57

Então és tu que eu oiço na Fx, nos Poker Tours? :lol:
Acho que me lembro de no outro dia o nome Ulisses Pereira ter aparecido como comentador, fiquei a pensar se eras tu ou não.

Em relação ao artigo, concordo com praticamente tudo o que foi dito, acho que só faltou frisar um ponto:
Tanto na bolsa como no póker, por vezes embora tenhamos tudo a nosso favor e tudo indica que temos a "mão vencedora", às vezes acontecem "bad beats"

por Ulisses Pereira » 3/1/2011 13:57

Fica desde já prometido que a EDP será uma das acções à votação amanhã nos Discos Pedidos.

O PSI, eu analisei-o na última edição e não há alterações à minha análise. De qualquer das formas, num tópico do PSI deixarei o gráfico actualizado. O link para essa análise que fiz é http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=459743

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Goya777, m-m, malakas, Minsk, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, Rafael Abreu, Shimazaki_2, tami e 165 visitantes