Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dois fenómenos da bolsa para ganhar dinheiro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por FilRib » 5/1/2011 10:25

Bem, hoje está aqui um belo rally de Natal...

Registado: 4/8/2010 10:09

por ToshB » 5/1/2011 1:46

luisfna Escreveu:À muito tempo que ando para colocar esta pergunta, mas não sabia em que Tópico a poderia colocar. Acho que ela se poderá encaixar aqui.

Andei a ver algumas acções e em quase todas elas se repetia a mesma situação e em todos os anos.

Quase todas sobem na primeira semana de Janeiro e depois levam cada "trambulhão" até fins de Janeiro, principios de Fevereiro.

Como estou nisto á pouco tempo não entendo este "fenómeno", porque os resultados são publicados a partir de Fevereiro ou Março se não me engano.

Alguem me poderá dar uma explicação para isto acontecer?

E não estou a falar de uma, mas de quase todas as acções e em todos os anos.

http://en.wikipedia.org/wiki/January_effect

A teoria mais aceite diz que é para não pagar impostos.
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.

Registado: 1/8/2009 18:09

por luisfna » 5/1/2011 0:38

À muito tempo que ando para colocar esta pergunta, mas não sabia em que Tópico a poderia colocar. Acho que ela se poderá encaixar aqui.

Andei a ver algumas acções e em quase todas elas se repetia a mesma situação e em todos os anos.

Quase todas sobem na primeira semana de Janeiro e depois levam cada "trambulhão" até fins de Janeiro, principios de Fevereiro.

Como estou nisto á pouco tempo não entendo este "fenómeno", porque os resultados são publicados a partir de Fevereiro ou Março se não me engano.

Alguem me poderá dar uma explicação para isto acontecer?

E não estou a falar de uma, mas de quase todas as acções e em todos os anos.

Registado: 19/11/2010 10:12

Re: Fenómenos

por ETranquilo » 3/1/2011 15:26

mapaman Escreveu:
...

Os indices mais fortes estão perfeitamente identificados,vai para muito tempo.Nos emergentes,quando todos olham para o Brasil,mais a sul,Argentina e Chile estão tambem eles fortes.Numa época em que a negociação está ao alcance de todos de uma forma rápida e barata,só continua a negociar nas acções do Psi quem quer.

eu apenas acrescentaria: a India, poucos olham para ela, mas está fortissima.
A Bolsa ou a Vida ? A Vida porque a Bolsa faz-me falta.

Registado: 13/3/2009 14:28

por mapaman » 3/1/2011 12:08

carcanhol_II Escreveu:
Clinico Escreveu:Inteiramente de acordo, caro Artista.

Tambem faltou dizer que o que se passa no mês de Janeiro vai reflectir o resto do ano!! Se Janeiro for positivo, o ano de bolsa tambem o é....

Amigo Clinico, olhe que não, o mês de Janeiro de 2010 foi vermelho (se não me engano...não consultei o gráfico) e o ano acabou bem de mais.

Seaman Escreveu:Sim, o denominado Rally de Natal de 2010 foi tanga...

"Rally de Natal" é uma expressão que pode gerar alguns equivocos. O tal "Rally de Natal" fica concluido geralmente, nas primeiras sessões de Janeiro e que pode ocorrer até ás duas primeiras, o texto faz referência a isso como pode durar toda a 1a semana.

O pessoal leva a palavra "Natal" muito á letra...

Aconteceu em 2008, 2009, e 2010, e a avaliar pelas 1as horas de hoje 2011 não vai ser diferente.

O DAX fechou o ano perto dos 6900 e abre com GAP de negociação quase 100pts acima. E a festa vai continuar provavelmente amanhã.

A coisa no CAC então ainda dá mais nas vistas, pois como esteve aberto no dia 31 somou mais 1% de queda (acontecimento a que o DAX foi poupado) e hoje abre a ganhar 2%.

Se há duvidas sobre as 1as sessões do ano os nºs estão á vista.

Vai para muito tempo que não lia um post com uma leitura tão acertada como este.

Os indices mais fortes estão perfeitamente identificados,vai para muito tempo.Nos emergentes,quando todos olham para o Brasil,mais a sul,Argentina e Chile estão tambem eles fortes.Numa época em que a negociação está ao alcance de todos de uma forma rápida e barata,só continua a negociar nas acções do Psi quem quer.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por carcanhol_II » 3/1/2011 12:06

artista Escreveu:Então não te esqueças de todos os anos os aproveitares! :wink:

abraços

artista

A coisa não falha estou farto de comentar com pessoas que conheço.Final de Abril, princípio de Maio tiras o capital da bolsa, esperas 6 meses até aos 1ºs dias de Dezembro, e aplicas novamente o capital em indices (DAX preferêncialmente PSI não incluido)e espras até meio da 1ª semana de Janeiro.

Já escrevi isto no tópico do DAX volto a lembrar:

Janeiro de 2008, após um Outono atribulado em 2007 com o alarme do subprime, o DAX volta a tocar máximos 8100pts nas 1ªs sessões de 2008, (esta para mim é a mais complicada de encaixar) e mergulha aos 6400pts

Janeiro de 2009, após o mês de Dezembro (2008)não conseguir passar os 5000pts, toca os 5120 na 1ª semana e mergulha aos 3600pts.

Janeiro de 2010, após o mês de Dezembro (2009) não conseguir passar os 6050pts, toca os 6097pts na 1ª semana e mergulha aos 6500pts.

Isto está bem fresco na minha "memória RAM" nem preciso de consultar gráficos.

Mas está tudo escarrapachado nos "bonecos" é só consultar pois eu não inventei nada.

Registado: 19/5/2010 11:51

por artista_ » 3/1/2011 11:19

carcanhol_II Escreveu:Rally de Natal é uma expressão que pode gerar alguns equivocos. O tal "Rally de Natal" fica concluido geralmente, nas primeiras sessões de Janeiro e que pode ocorrer até ás duas primeiras, o texto faz referência a isso como pode durar toda a 1a semana.

Aconteceu em 2008, 2009, e 2010, e a avaliar pelas 1as horas de hoje 2011 não vai ser diferente.

O DAX fechou o ano perto dos 6900 e abre com GAP de negociação quase 100pts acima. E a festa vai continuar provavelmente amanhã.

Então não te esqueças de todos os anos os aproveitares! :wink:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por carcanhol_II » 3/1/2011 11:17

Clinico Escreveu:Inteiramente de acordo, caro Artista.

Tambem faltou dizer que o que se passa no mês de Janeiro vai reflectir o resto do ano!! Se Janeiro for positivo, o ano de bolsa tambem o é....

Amigo Clinico, olhe que não, o mês de Janeiro de 2010 foi vermelho (se não me engano...não consultei o gráfico) e o ano acabou bem de mais.

Seaman Escreveu:Sim, o denominado Rally de Natal de 2010 foi tanga...

"Rally de Natal" é uma expressão que pode gerar alguns equivocos. O tal "Rally de Natal" fica concluido geralmente, nas primeiras sessões de Janeiro e que pode ocorrer até ás duas primeiras, o texto faz referência a isso como pode durar toda a 1a semana.

O pessoal leva a palavra "Natal" muito á letra...

A coisa no CAC então ainda dá mais nas vistas, pois como esteve aberto no dia 31 somou mais 1% de queda (acontecimento a que o DAX foi poupado) e hoje abre a ganhar 2%.

Se há duvidas sobre as 1as sessões do ano os nºs estão á vista.
Editado pela última vez por carcanhol_II em 3/1/2011 11:43, num total de 1 vez.

Registado: 19/5/2010 11:51

por Seaman » 3/1/2011 3:28

Quico Escreveu:Rallyes?!! Rallyes no meu tempo era isto... :lol:
P.S. - Recomendo-vos que saltem para os 3:15! É verdade! Era assim... eu estava lá! :shock:

UAU! estou impressionado. Tenho que reconhecer que essa malta vivia o desporto com muita emoção.

Com as regras de segurança dos nossos dias isso já não deve ser possível mas, por outro lado, deve ter perdido muito ao nível da emoção.

Registado: 4/4/2009 0:57

por artista_ » 3/1/2011 0:24

Quico Escreveu:P.S. - Recomendo-vos que saltem para os 3:15! É verdade! Era assim... eu estava lá! :shock:

É realmente impressionante como se conseguia conduzir assim?! Até me admira como morreu tão pouca gente nos Rally de Portugal :shock:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Quico » 2/1/2011 22:45

Rallyes?!! Rallyes no meu tempo era isto... :lol:

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/U4UuZ5mauKk?fs=1&hl=en_US"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/U4UuZ5mauKk?fs=1&hl=en_US" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

P.S. - Recomendo-vos que saltem para os 3:15! É verdade! Era assim... eu estava lá! :shock:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Zeb_PT » 2/1/2011 22:08

Eu colocaria isto nas curiosidades estatisticas...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por Seaman » 2/1/2011 22:03

Sim, o denominado Rally de Natal de 2010 foi tanga...

Registado: 4/4/2009 0:57

Fenómenos

por Clinico » 2/1/2011 17:21

Inteiramente de acordo, caro Artista.

1 - Este ano, o rally de Natal escapou-se... e não sei na segunda, com a desaceleração da China, como vão abrir as bolsas.
2 - Por cá, os ânimos não andam lá muito bem...
3 - Nos EUA o per das empresas do S&P está alto (segundo li)

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Dois fenómenos da bolsa para ganhar dinheiro

por artista_ » 2/1/2011 16:54

FilRib Escreveu:Em Económico:
Luís Leitão
02/01/11 10:35

Saiba como tirar o melhor partido de dois dos mais conhecidos fenómenos da bolsa que ocorrem todos os anos.

Além do 'Efeito de Janeiro', ocorrem mais dois conhecidos fenómenos na bolsa que permitem aos investidores desenharem uma estratégia de curto prazo rentável. É o caso do 'rali de Natal', que ocorre entre as últimas cinco sessões do ano e as duas primeiras sessões do novo ano, e ainda da estratégia 'sell in May and go away', que revela que as acções dão-se melhor nos meses frios. Conheça-as em detalhe e veja como estes podem gerar ganhos extraordinários para a sua carteira de investimentos.

1. Rali de Natal: Todos os anos o Pai Natal chega a Wall Street. Não vem carregado de prendas mas de um curto rali que arranca nos últimos cinco dias do ano e dura até às duas primeiras sessões do ano novo. Este fenómeno foi descoberto em 1972 e, desde 1969 os investidores que apanharam boleia do trenó do Pai Natal amealharam, em média, 1,6% durante este período. De acordo com os dados estatísticos, o "rali de Natal" tende a ser menos fiável quando precedido a um período de contracção dos mercados como ocorreu na passagem do ano de 1999. No ano passado, o rali de Natal rendeu 7,4% aos investidores. Foi o valor mais elevado dos últimos 40 anos na bolsa norte-americana. Em Lisboa, o rali de Natal do ano passado gerou ganhos de 3% para os cofres dos investidores nacionais.

2. Sell in May and go away: Tal como o nome indica, os investidores devem manter-se afastados do mercado de acções a partir de Maio. Esse período de abstinência da bolsa deverá perdurar até ao último dia de Outubro. Em contrapartida, durante estes seis meses o dinheiro deverá ser colocado numa aplicação sem risco, como um depósito a prazo. No mercado norte-americano, esta estratégia rendeu, desde 1950, em média, 7,3% ao ano em comparação com os 0,1% de ganhos caso o dinheiro tivesse ficado sempre aplicado em acções das 30 principais companhias dos EUA. Em Portugal, a diferença entre ambas as estratégias é ainda maior. De acordo com os dados do PSI 20, os investidores nacionais que desde 1993, entre Maio e Outubro, trocaram as acções por depósitos a prazo a seis meses amealharam mais do dobro dos ganhos que os investidores que mantiveram-se no mercado durante todo o ano. Isto significa que, até Maio deste ano, os investidores que desde 1993 seguiram a estratégia ‘sell in May and go away' contabilizaram uma rendibilidade média anual e líquida de impostos de 9,3%.

Pois, pode ser interessante conhecer estes dados estatísticos mas por si só não garantem nada, o mais certo é darem maus resultados, sobretudo para os menos experientes... aliás os mais experientes não lhes ligam minimamente, quando muito mantêm-nas como "pano de fundo"! :)

abraço

artista

Dois fenómenos da bolsa para ganhar dinheiro

por FilRib » 2/1/2011 13:59

Em Económico:
Luís Leitão
02/01/11 10:35

Saiba como tirar o melhor partido de dois dos mais conhecidos fenómenos da bolsa que ocorrem todos os anos.

Além do 'Efeito de Janeiro', ocorrem mais dois conhecidos fenómenos na bolsa que permitem aos investidores desenharem uma estratégia de curto prazo rentável. É o caso do 'rali de Natal', que ocorre entre as últimas cinco sessões do ano e as duas primeiras sessões do novo ano, e ainda da estratégia 'sell in May and go away', que revela que as acções dão-se melhor nos meses frios. Conheça-as em detalhe e veja como estes podem gerar ganhos extraordinários para a sua carteira de investimentos.

1. Rali de Natal: Todos os anos o Pai Natal chega a Wall Street. Não vem carregado de prendas mas de um curto rali que arranca nos últimos cinco dias do ano e dura até às duas primeiras sessões do ano novo. Este fenómeno foi descoberto em 1972 e, desde 1969 os investidores que apanharam boleia do trenó do Pai Natal amealharam, em média, 1,6% durante este período. De acordo com os dados estatísticos, o "rali de Natal" tende a ser menos fiável quando precedido a um período de contracção dos mercados como ocorreu na passagem do ano de 1999. No ano passado, o rali de Natal rendeu 7,4% aos investidores. Foi o valor mais elevado dos últimos 40 anos na bolsa norte-americana. Em Lisboa, o rali de Natal do ano passado gerou ganhos de 3% para os cofres dos investidores nacionais.

2. Sell in May and go away: Tal como o nome indica, os investidores devem manter-se afastados do mercado de acções a partir de Maio. Esse período de abstinência da bolsa deverá perdurar até ao último dia de Outubro. Em contrapartida, durante estes seis meses o dinheiro deverá ser colocado numa aplicação sem risco, como um depósito a prazo. No mercado norte-americano, esta estratégia rendeu, desde 1950, em média, 7,3% ao ano em comparação com os 0,1% de ganhos caso o dinheiro tivesse ficado sempre aplicado em acções das 30 principais companhias dos EUA. Em Portugal, a diferença entre ambas as estratégias é ainda maior. De acordo com os dados do PSI 20, os investidores nacionais que desde 1993, entre Maio e Outubro, trocaram as acções por depósitos a prazo a seis meses amealharam mais do dobro dos ganhos que os investidores que mantiveram-se no mercado durante todo o ano. Isto significa que, até Maio deste ano, os investidores que desde 1993 seguiram a estratégia ‘sell in May and go away' contabilizaram uma rendibilidade média anual e líquida de impostos de 9,3%.

Registado: 4/8/2010 10:09

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, darkreflection, Esquinas3, hugob0ss, jls1, m-m, malakas, Manchini888, navaldoc, OCTAMA, PXYC, Shimazaki_2 e 173 visitantes