(Off-topic) Aposentação de professores
Re: .
canguru Escreveu:psi-20 Escreveu:Pois é artista isto não está nada bom para os professores
anh?
está bom para quem?
nem sabia que em PT era possível reformar aos 56... julgava um exclusivo grego.
Canguru, quando te referes a algo tens de te referir directamente ao que está a ser obordado...
O psi-20 respondeu-me a mim, se fores ler o que eu escrevi, perceberás que existem diferenças colossais entre os profossores que entraram para o sistema há 15 anos e os que entraram há 30 (ou 33 como o caso da mãe do psi-20)... diferenças que aumentam significativamente se os compararmos com aqueles que já se reformaram!!
As diferenças são tantas e tão grandes (algumas já por diversas vezes abordadas aqui no fórum) que não vale a pena sequer tentar enumerá-las, nem tenho tempo para isso...
Quanto à possibilidade de reforma com 56 anos não será exclusiva dos professores, tem regras que incluem penalizações...
mais_um Escreveu:conheço duas professoras que se reformaram aso 52 anos com reforma superior aos 2500€/mês.
Isso foi há quantos anos?! Sinceramente custa-me a perceber como é possível isso, pelo menos nos últimos anos... mas confesso que conheço mal a legislação sobre a matéria, feliz ou infelizmente estou ainda longe de estar em condições de me reformar... Mas se considerasse os 52 anos como idade de reforma não estaria assim tão longe, seriam 10 anos, de uma coisa tenho a certeza, daqui a 10 anos não estarei no activo a ganhar nada que se pareça com isso, actualmente ganho metade disso (ilíquidos)!
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
psi-20 Escreveu:A minha mãetambém não se pretendia reformar tão cedo.. mas é que se não se reformar este ano para o ano já fica a receber menos. O que é que tu fazias canguru?
psi, não critico a tua mãe nem quem a antecedeu - quem só eu para o fazer.
o que eu critico é que durante anos e anos a função pública (não só mas especialmente) fosse tratada como vaca sagrada, com leis diferentes da do regime geral - já por si benevolente - e cuja factura está a ser paga pela geração que está no activo.
Re: É verdade
psi-20 Escreveu:e isso é que estava mal, porque se se pede a reforma antecipada deve-se ser penalizado em conformidade.
Agora, se a penalização existe e compesar os anos que não vai trabalhar não acho assim tão incorrecto.
O que está mal é que a estes reformados são pagos pelos que estão no neste momento no activo.
Quando esses forem para o activo não vai haver quem lhas pague.
Os nossos ilustres candidatos à Pres. República já têm três reformas asseguradas.
A geração dos seus netos terá em média uma reforma equivalente a meio salário que receberão quando se reformarem (e não se sabe bem a que idade).
Se alguém desconta 30 anos 15% do seu salário como vai receber uma reforma anual equivalente a 85% (?!) do que cobrava? Se vive mais de 10 anos já dá prejuizo...

A geração de Abril já estourou com uma geração de jovens e vai a caminho da segunda, mas enquanto os filhotes puderem viver na casa e das pensões dos pais, não há problema...
- Registado: 4/1/2004 22:32
O pote de ouro estava aqui meu caro
O Orçamento do Estado para este ano prevê a aplicação de uma penalização de 6,5% por cada ano de antecipação da reforma. Atualmente, essa penalização é de 4,5% na Administração Pública e de 6,5% no setor privado.
canguru Escreveu:psi-20 Escreveu:
Eu estava a falar de reforma anticipada, no caso que estamos a falar com uma perda do valor da reforma de, pelo menos 31,5% por cento. Achas assim tão bom?
Na Grécia, salvo erro reformavam-se com essa idade mas era reforma completa, por isso há uma pequena diferença, não podes comparar alhos com bugalhos...
Eu sabia que a reforma não vinha por completo - aliás, era o que mais faltava. Mas confesso a minha ignorância por nunca pensar que seria possível reformar aos 56 em PT...
À 4 ou 5 anos foi possivel aos FP reformarem-se aos 52 anos , sem penalização na reforma ou com penalização muito baixa, conheço duas professoras que se reformaram aso 52 anos com reforma superior aos 2500€/mês.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
.
Não sei onde é que está a dúvida, porque o que conta são os anos de serviço, a partir dos 31,5 anos de serviço pode-se pedir a reforma [/b] antecipada, desde que se tenha 55 de idade. Ora verificam-se os dois requisitos. Mas reforma-se com uma perda de 31,5 por cento. Ora perde praticamente um terço do valor da reforma. Não vejo onde é que está o pote de ouro.
- Registado: 29/11/2007 12:15
psi-20 Escreveu:
Eu estava a falar de reforma anticipada, no caso que estamos a falar com uma perda do valor da reforma de, pelo menos 31,5% por cento. Achas assim tão bom?
Na Grécia, salvo erro reformavam-se com essa idade mas era reforma completa, por isso há uma pequena diferença, não podes comparar alhos com bugalhos...
Eu sabia que a reforma não vinha por completo - aliás, era o que mais faltava. Mas confesso a minha ignorância por nunca pensar que seria possível reformar aos 56 em PT...
.
Canguru, está bom para muita gente, médicos, deputados,gestores de algumas empresas, alguns trabalhadores por conta próprias, empresarios, etc.
Aí não sabes? se não sabes devias saber.
Aí não sabes? se não sabes devias saber.
psi-20 Escreveu:Pois, também entendo como referiste mais-um , pois do valor que recebe terá de pagar o irs, a minha (nossa) dúvida é se a essa reforma que é paga é descontada algum valor antes da minha mae chegar sequer a recebê-lo...
Pois é artista isto não está nada bom para os professores, mas acredito que no futuro possa melhorar, pois parece-me que se têm formado menos professores do que há algusn anos atrás, o que (espero) poderá levar a uma "inversão da tendência" falando em termos bolsistas:P.
um abraço e obrigado pela ajuda.
Tens aqui o link para o simulador da CGA, há dois, o novo e o antigo, parece-me que o caso da tua mãe será o novo, mas lê o aviso e as instruções. O valor que for indicado no simulador é iliquido, o que a tua mãe receberá será esse valor menos a retenção na fonte do IRS.
http://www.cga.pt/simuladorAp_Inicio2.asp
Em relação à tua duvida sobre eventuais descontos sobre o valor da reforma, o unico que existe até hoje é a retenção na fonte do IRS.
para o valor de 1500€ em 2010, seria 12% para casado 2 titulares/não casado ou 7% para casado unico titular.
http://www.dre.pt/pdf2sdip/2010/05/0980 ... 200004.pdf
agora há que ter presente que a legislação pode ser alterada...
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
.
Pois, também entendo como referiste mais-um , pois do valor que recebe terá de pagar o irs, a minha (nossa) dúvida é se a essa reforma que é paga é descontada algum valor antes da minha mae chegar sequer a recebê-lo...
Pois é artista isto não está nada bom para os professores, mas acredito que no futuro possa melhorar, pois parece-me que se têm formado menos professores do que há algusn anos atrás, o que (espero) poderá levar a uma "inversão da tendência" falando em termos bolsistas:P.
Re: tem a certeza mais um
psi-20 Escreveu:Também é funcionário público? Não quero parecer mal-agradecido, mas preciso de ter a certeza para saber se deve ou não pedir a reforma..
Tenho quase a certeza, (por uma questão de logica, já que o valor liquido depende das taxas de IRS, que são alteradas todos os anos) mas amanhã procuro a legislação sobre o tema e coloco aqui.
Só para esclarecer, quando se fala de iliquido, significa que esse valor ainda será reduzido pelos impostos, valor liquido é já depois de ser descontado os impostos, assim supostamente os 1500€ deverão ser reduzidos pela taxa de IRS correspondente. Por isso a tua mãe deverá receber menos que os 1500€, isto sem falar de outros eventuais rendimentos/despesas que possam ser deduzidas ao IRS.
Re: (Off-topic) Aposentação de professores
psi-20 Escreveu:Tem 56 anos e faz 33 anos de serviço no dia 31 de Dezembro de 2010.
Quando tiver a idade da tua mãe terei, na melhor das hipóteses, vinte e poucos anos de serviço, menos 10 que a tua mãe!!! Mudaram muito as coisas em 15 anos, eu em 15 anos no ensino não consegui fazer 10 de serviço, a diferença está sobretudo ai!!!
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Psi-20 mas essa informação não será fácil de obter na Caixa Geral de Aposentações? e mais fidedigna do que aqui... digo eu!
Abraço
artista
Abraço
artista
tem a certeza mais um
Também é funcionário público? Não quero parecer mal-agradecido, mas preciso de ter a certeza para saber se deve ou não pedir a reforma..
Re: (Off-topic) Aposentação de professores
psi-20 Escreveu:Boa noite, a minha mãe é professora, e pensava reformar-me ainda este ano. Fez a simulação da pensão de aposentação da Caixa geral de aposentações. Tem 56 anos e faz 33 anos de serviço no dia 31 de Dezembro de 2010. O valor final da simulação é de 1.500 euros, mas não sabe se esse valor é líquido ou ilíquido. Há por aí alguém que me possa ajudar com esta dúvida?
Obrigado desde já.
Valor iliquido.
(Off-topic) Aposentação de professores
Boa noite, a minha mãe é professora, e pensava reformar-me ainda este ano. Fez a simulação da pensão de aposentação da Caixa geral de aposentações. Tem 56 anos e faz 33 anos de serviço no dia 31 de Dezembro de 2010. O valor final da simulação é de 1.500 euros, mas não sabe se esse valor é líquido ou ilíquido. Há por aí alguém que me possa ajudar com esta dúvida?
Obrigado desde já.
Obrigado desde já.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Eduardo R., Google [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, Nuno V, OCTAMA, Olhar Leonino, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006 e 182 visitantes