Governo aumenta taxas moderadoras na Saúde
Notem também que desde 2003, apenas em 2010 não houve revisão dos preços das taxas moderadoras e esta em particular está em linha com o que tem sido feito.
As grandes novidades são o fim de algumas isenções e, quem não pagar após 10 dias da notificação, pagará a taxa vezes 5 (nunca inferior a 100€).
As grandes novidades são o fim de algumas isenções e, quem não pagar após 10 dias da notificação, pagará a taxa vezes 5 (nunca inferior a 100€).
- Registado: 14/8/2009 12:27
Este post resume tudo.
Mas complementando a informação colocada pelo Marco António e, a titulo de exemplo, vejam o Relatório do São João, nas págs 150 e 151, temos como valor cobrado de taxas 1.429.775,84€ para um total de 273.980.829,15€ de receitas. Ou seja, neste caso concreto as taxas representam cerca de 0.5% das receitas (apesar de que há casos em que representa um pouco mais, é só questão de analisar, todos os Hospitais EPE têm relatório publicado na respectiva página).
Ou seja, como já foi escrito, a finalidade não é financiar mas moderar.
http://www.hsjoao.min-saude.pt/files/2/ ... 234972.pdf
Mas complementando a informação colocada pelo Marco António e, a titulo de exemplo, vejam o Relatório do São João, nas págs 150 e 151, temos como valor cobrado de taxas 1.429.775,84€ para um total de 273.980.829,15€ de receitas. Ou seja, neste caso concreto as taxas representam cerca de 0.5% das receitas (apesar de que há casos em que representa um pouco mais, é só questão de analisar, todos os Hospitais EPE têm relatório publicado na respectiva página).
Ou seja, como já foi escrito, a finalidade não é financiar mas moderar.
http://www.hsjoao.min-saude.pt/files/2/ ... 234972.pdf
Sargotronss Escreveu:As taxas moderadoras servem, tal como o nome indica, para moderar o uso e abuso do sistema de saúde.
- Registado: 14/8/2009 12:27
Não há nada gratuito.
Enquanto não se mudar este discurso, é difícil mudar as mentalidades.
E os principais culpados são os políticos, especialmente os demagogos ou ignorantes, que insistem em alimentar esta falácia.
Enquanto não se mudar este discurso, é difícil mudar as mentalidades.
E os principais culpados são os políticos, especialmente os demagogos ou ignorantes, que insistem em alimentar esta falácia.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
MiamiBlueHeart Escreveu:No entanto considero imoral estabelecer preços em que a pessoa que ganha 700, paga o mesmo do tipo que ganha 2000..
Isto não é verdade, porque quem ganha mais paga mais IRS, isto é, contribui mais para o financiamento do sistema. E nem era preciso haver taxas de irs progressivas para que tal acontecesse.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Concordo com o pagamento no SNS.
No entanto considero imoral estabelecer preços em que a pessoa que ganha 700, paga o mesmo do tipo que ganha 2000..
São as taxas moderadoras, agora são os transportes em ambulância, e eu até compreendo que estes serviços não podem ser totalemente gratuitos, mas agora colocar determinados montantes e comunicar que a prtir de 500euros, paga toda a gente.. São medida implementadas sem serem pensadas, maturadas, estabelecidas com determinada estratégia futura.
Pretende-se somente fazer dinheiro .
Ultíma nota, é anedótico ouvir o PS a falar de Estado Social e criticar os partidos que querem abertamente taxar serviços públicos.
No entanto considero imoral estabelecer preços em que a pessoa que ganha 700, paga o mesmo do tipo que ganha 2000..
São as taxas moderadoras, agora são os transportes em ambulância, e eu até compreendo que estes serviços não podem ser totalemente gratuitos, mas agora colocar determinados montantes e comunicar que a prtir de 500euros, paga toda a gente.. São medida implementadas sem serem pensadas, maturadas, estabelecidas com determinada estratégia futura.
Pretende-se somente fazer dinheiro .
Ultíma nota, é anedótico ouvir o PS a falar de Estado Social e criticar os partidos que querem abertamente taxar serviços públicos.
- Registado: 17/10/2010 19:32
Saúde não se faz sem dinheiro. Existe (no papel) um sistema nacional de saúde no Brasil que tem um dotação orçamental pequena para as suas necessidades. Porque é que não tem? porque o orçamento não tem que chegue e as pessoas não querem pagar mais impostos.
É de facto totalmente gratuito, mas é frequente ver um médico escolher quem terá um hipótese de viver e outra que não. O sistema é o SUS (sistema único de saúde) tem a alcunha de susto, e quem dele depende deve rezar todos os dias para que dele não venha a precisar.
Em Portugal as pessoas pagam mais impostos do que querem e mais taxas do que querem. Querer anular uma fonte de financiamento é querer destruir o que resta do serviço nacional saúde. Infelizmente o País não é a Suécia ou Noruega.
É de facto totalmente gratuito, mas é frequente ver um médico escolher quem terá um hipótese de viver e outra que não. O sistema é o SUS (sistema único de saúde) tem a alcunha de susto, e quem dele depende deve rezar todos os dias para que dele não venha a precisar.
Em Portugal as pessoas pagam mais impostos do que querem e mais taxas do que querem. Querer anular uma fonte de financiamento é querer destruir o que resta do serviço nacional saúde. Infelizmente o País não é a Suécia ou Noruega.
Pedro Carriço
MarcoAntonio Escreveu:Mesmo que duplique a receita das taxas moderadoras, continua a ser um valor muito marginal (estaríamos a falar de 150 milhões de euros num orçamento de 10 mil milhões de euros).
Pois, eu na última intervenção expliquei um pouco mal a minha opinião sobre o assunto. Eu não defendo que é uma forma de financiar ou não o SNS, o que defendo é que todas as alterações são uma forma de aumentar as receitas ou cortar nas despesas porque o país está completamente falido, e neste momento tudo serve (inclusivé tirar o abono de família a um agregado familiar com rendimento de 1200 euros

Já agora, não sei se ficou clara a minha opinião sobre isso, eu concordo inteiramente que os pensionistas paguem taxas moderadoras, o que não concordo é que alguém que tem uma pensão de 500 euros pague a mesma taxa moderadora que um cidadão que ganha 5 mil euros por mês... ou o valor da pensão para estar isento deveria ser mais alto, ou deveria haver escalões de pagamentos diferenciados conforme os rendimentos, ou os dois juntos!
Migluso, eu quando escrevi "como foi possível chegarmos a uma situação destas?!!!" não me estava a referir ao SNS, estava-me a referir às finanças do país que chegou a uma situação completamente incomportável, ao ponto de ter de cortar cegamente em tudo e mais alguma coisa...
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Lion_Heart Escreveu:Porque raios um medico cobra entre 50 a 150 euros por uma consulta?
Iliquidos? Muita gente.
Acho piada referir-se 15min pela consulta (é o tipico da standarização) e depois referirem-se preços que variam em +200%, sem sequer tentar explicar o que leva a essa variação de preço.
Também acho piada a pessoa pensar que o médico fica com esse dinheiro, quando paga o consultório, as secretárias e os impostos.
Ainda acho mais giro, pq ninguém em Portugal é obrigado a ir aos privados...
Porque um equipamento por mais caro que seja (sendo amortizavel) tenha que custar tanto por utilizaçao?
Porque além de ser caro e ter de ser amortizado, tem de pagar as manutenções, tem de pagar a sua utilização, tem de pagar o seu desgaste, tem de pagar ao técnico de radiologia, tem de pagar ao médico radiologista e ainda tem de dar lucro à empresa.
Porque uma pastilha ou medicamento que deve custar centimos a produzir custa tanto?
Pq além da margem de lucro da produção, da embalagem, do controlo da qualidade, do grossista, da distribuição, dos impostos, pagas o "custo de desenvolvimento de novas drogas".
Pq é que uma peça de roupa custa meia duzia de tustos produzidos na indonesia e cá custa uma fortuna? Pq é q o leite aos produtores é pago a 20cent e é vendido a 1,20? etc. etc. etc.
Porque uma cirurgia por mais pequena que seja custa milhares de euros?
erm,... depende da cirurgia... mas se falas em bloco, pq tem de pagar a equipa cirurgica, a equipa de enfermagem, a equipa de anestesia, os auxiliares, o recobro, as drogas utilizadas, a esterilização dos materiais e da sala, a cama ocupada no hospital, os fármacos utilizados, o desgaste dos aparelhos (e o seu custo), os materiais utilizados, etc.
Se tudo isto fosse racional e nao estivessemos a pagar lobbies o sns teria lucro e nao prejuizos nesta ordem.
Sim, e a carris, a metro de lisboa e cia. também. Engraçado que queiras fazer passar que um serviço por si deficitário possa ter lucro, cobrando o que cobra.
Eu sem cafe sobrevivo sem medico ja e mais dificil.
E é por isso que no café não tens ajuda do Estado, mas nos serviços de saúde tens.
Uma operaçao e assim tao cara? e que eu vejo os medicos e anastesistas a viver a grande.
Hás-de me dizer, quais os países em que, comparado com a população normal, um médico vive mal.
Portanto presumo que os preços cobrados sao exagerados em especial num Pais onde o salario minimo sao 475 eur.
Também acho o mesmo da empregada a dias (q leva 7€ à hora), do mecânico, do empreiteiro e de muitas mais coisas que andam por aí. Mas ao menos, na saúde não sou obrigado a ir a particulares para ter o serviço.
Atenção que eu defendo o capitalismo , nao defendo sao monopolios, lobbies e etc.
O que queres dizer com "monopólios" e "lobbies" na saúde? (só para concretizares)
- Registado: 15/4/2008 14:12
Elias Escreveu:fafite Escreveu:Elias Escreveu:JMHP é claro que não chegam. E não chegam porque este modelo de Estado social é insustentável sem crescimento económico. Ou melhor, é sustentável com grandes aumentos de impostos, mas essa solução é politicamente impensável.
Então quer dizer que estamos todos aqui a queimar as pestanas para nada.... afinal...queres taxas ou não?
Eu não quero é um sistema croquete.
Se este sistema não é sustentável (como já sabemos que não é), mais vale cobrar-se o valor real dos serviços.
A saúde será uma das coisas que deve estar á disposição dos cidadãos em termos de igualdade independentemente do seu extracto social.
Achas que pagando o valor real das coisas, que quem é menos favorecido teria esse mesmo acesso?
Se assim for então temos de ir tambem para os outros campos: Educação, justiça etc... Nesse caso não precisamos de estado.
Não conheço país nenhum onde o sistema nacional de saúde seja financiado na sua totalidade pelo utilizador/pagador
- Registado: 2/5/2010 8:58
MarcoAntonio Escreveu:A info sobre as isenções e reduções actuais e em que condições pode ser encontrada aqui:
http://www.portaldasaude.pt/portal/cont ... adoras.htm
Obrigado pela informação.
Se há imposto que eu pagaria voluntariamente é para a área da saúde.
A info sobre as isenções e reduções actuais e em que condições pode ser encontrada aqui:
Mesmo que duplique a receita das taxas moderadoras, continua a ser um valor muito marginal (estaríamos a falar de 150 milhões de euros num orçamento de 10 mil milhões de euros).
Note-se que eu estou meramente a favor da existência de taxas e não a advogar a duplicação da receita (quanto muito poderei dizer que dada a conjuntura actual, não fico particularmente chocado se isso ocorrer... não significa que fique feliz e aplauda, contudo).
Mesmo que duplique a receita das taxas moderadoras, continua a ser um valor muito marginal (estaríamos a falar de 150 milhões de euros num orçamento de 10 mil milhões de euros).
Note-se que eu estou meramente a favor da existência de taxas e não a advogar a duplicação da receita (quanto muito poderei dizer que dada a conjuntura actual, não fico particularmente chocado se isso ocorrer... não significa que fique feliz e aplauda, contudo).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
artista Escreveu:A grande questão, que já aqui lancei várias vezes, é perceber como foi possível chegarmos a uma situação destas?!!!!![]()
![]()
Entre outras coisas, pelo facto de até agora não ser assim: "limitar a isenção das taxas moderadoras aos pensionistas e desempregados com rendimentos abaixo do salário mínimo."
Que percentagem dos utilizadores do SNS estaria ausente de pagar as taxas moderadoras? Que condições seria preciso preencher para estar isento?
Pode ser que este ano as taxas moderadoras mais que dupliquem.
MarcoAntonio Escreveu:Resumindo: as taxas moderadoras financiam menos de 1% do custo nacional da Saúde, colocar a tónica nessa matéria é francamente inadequado.
Pois, admito que não conhecia esses números, mas acredito que caminharemos obrigatoriamente para um financiamento mais significativo... além do "obrigatória" redução de custos que julgo já estar a ser feita desde há algum tempo!
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Elias Escreveu:JMHP é claro que não chegam. E não chegam porque este modelo de Estado social é insustentável sem crescimento económico. Ou melhor, é sustentável com grandes aumentos de impostos, mas essa solução é politicamente impensável.
Claro que não é sustentável, nem conheço um único país que tenha sucesso com um modelo social idêntico, inclusive com crescimento económico dado que a macro-economia tem ciclos e não obedece a calendários ou é controlada pelo desejo e vontade de um povo que vive em permanente ilusão.
fafite Escreveu:Elias Escreveu:JMHP é claro que não chegam. E não chegam porque este modelo de Estado social é insustentável sem crescimento económico. Ou melhor, é sustentável com grandes aumentos de impostos, mas essa solução é politicamente impensável.
Então quer dizer que estamos todos aqui a queimar as pestanas para nada.... afinal...queres taxas ou não?
Eu não quero é um sistema croquete.
Se este sistema não é sustentável (como já sabemos que não é), mais vale cobrar-se o valor real dos serviços.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:JMHP é claro que não chegam. E não chegam porque este modelo de Estado social é insustentável sem crescimento económico. Ou melhor, é sustentável com grandes aumentos de impostos, mas essa solução é politicamente impensável.
Elias Escreveu:fafite Escreveu:Elias e mesmo que seja assim... qual é o mal?
O mal é que eu já pago com os meus impostos.
Acho injusto ter de pagar duas vezes só porque há indivíduos hipocondríacos que passam o dia nos hospitais.fafite Escreveu:Não te percebo afinal se todos nós temos tanto dinheiro que esbanjamos á grande a á francesa...
Se achas que todos estamos assim tão cheios de dinheiro, então porque não pagar as consultas pelo seu custo real e deixar de financiar pelos impostos?
Elias, porque julgas tu que Portugal necessita e está mergulhado num oceano de dividas?!
Não me digas que tu ainda acreditas que os nossos impostos chegam para pagar a saúde (elevado nível), educação (medíocre), sistema administrativo (péssimo), justiça (ineficaz) e restantes encargos do Estado?!
Julgas que os nossos impostos chegam para pagar este "circo" todo?!

Editado pela última vez por JMHP em 29/12/2010 23:47, num total de 1 vez.
Claro que é.. só um cego não vê isso...
E depois não se esqueçam que todos aqueles que por motivos de doenças graves recorrem mais aos hospitais não pagam essas taxas... exemplo das doenças crónicas...ou oncológicas...etc...
Alem das crianças... e da terceira idade...
Isto tudo junto é muito milhar de cidadão...
E depois não se esqueçam que todos aqueles que por motivos de doenças graves recorrem mais aos hospitais não pagam essas taxas... exemplo das doenças crónicas...ou oncológicas...etc...
Alem das crianças... e da terceira idade...
Isto tudo junto é muito milhar de cidadão...
Segundo o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, em Novembro de 2009, a receita das taxas moderadoras representa 70 milhões de euros.
É possível que o número não seja preciso/exacto (e eventualmente que peque por defeito) mas em todo o caso, já é um indicador bastante razoável de o quão marginal é o valor da receita da taxa moderadora no total do custo do sistema nacional da saúde e portanto, numa perspectiva estritamente financeira, é nesse contexto que deve ser considerada.
A Despesa na Saúde no Orçamento de Estado no mesmo ano é de 9.5 mil milhões de euros:
http://www.parlamento.pt/OrcamentoEstad ... apaIII.pdf
Resumindo: as taxas moderadoras financiam menos de 1% do custo nacional da Saúde, colocar a tónica nessa matéria é francamente inadequado.
Nota: várias notícias ao longo dos últimos anos apontam para a receita provinda das taxas moderadoras na ordem das dezenas de milhões de euros.
É possível que o número não seja preciso/exacto (e eventualmente que peque por defeito) mas em todo o caso, já é um indicador bastante razoável de o quão marginal é o valor da receita da taxa moderadora no total do custo do sistema nacional da saúde e portanto, numa perspectiva estritamente financeira, é nesse contexto que deve ser considerada.
A Despesa na Saúde no Orçamento de Estado no mesmo ano é de 9.5 mil milhões de euros:
http://www.parlamento.pt/OrcamentoEstad ... apaIII.pdf
Resumindo: as taxas moderadoras financiam menos de 1% do custo nacional da Saúde, colocar a tónica nessa matéria é francamente inadequado.
Nota: várias notícias ao longo dos últimos anos apontam para a receita provinda das taxas moderadoras na ordem das dezenas de milhões de euros.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
artista Escreveu:Elias Escreveu:É um facto. E também financio os subsídios de desemprego dos outros. E também financio as reformas dos outros. E também financio as consultas dos outros. E também financio os rendimentos de inserção dos outros. E financio mais uma data de outras coisas.
Às vezes interrogo-me se isto é justiça social.
Acho que estás a ver a coisa ao contrário... se não houver taxas moderadoras sustentar o SNS sairá mais caro, terás de pagar mais impostos, de uma forma ou de outra!
abraço
artista
Então concordas comigo que se trata de taxas financiadoras...
Elias Escreveu:É um facto. E também financio os subsídios de desemprego dos outros. E também financio as reformas dos outros. E também financio as consultas dos outros. E também financio os rendimentos de inserção dos outros. E financio mais uma data de outras coisas.
Acho que estás a ver a coisa ao contrário... se não houver taxas moderadoras sustentar o SNS sairá mais caro, terás de pagar mais impostos, de uma forma ou de outra!
abraço
artista
MarcoAntonio Escreveu:Tu financias a utilização dos outros com ou sem taxas, o que se estende a muitas outras áreas.
Por exemplo, tu financias (na Educação) as refeições e os livros dos filhos dos outros.
É um facto. E também financio os subsídios de desemprego dos outros. E também financio as reformas dos outros. E também financio as consultas dos outros. E também financio os rendimentos de inserção dos outros. E financio mais uma data de outras coisas.
Na Suécia e na Dinamarca, onde durante anos o estado social funcionou bem, eles agora começaram a chatear-se com a quantidade de parasitas que imigram para lá a fim de viverem à custa do sistema. Começam a sentir, e com razão, que estou a contribuir não para sustentar os seus mas para sustentar os parasitas oportunistas.
O que me parece é que um dos pressupostos para que o estado social funcione é o de haver uma vontade generalizada de contribuir para o sistema, em lugar de haver montes de parasitas que só querem é viver do sistema - como infelizmente acontece cá em tugaland.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, bráscubas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, Luzemburg, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MiamiBlue, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, PMP69, sempreamesma, Sinedrio, trilhos2006 e 297 visitantes