Fernando Nobre um bom presidente ?
fafite Escreveu:Elias Escreveu:fafite, isso não é assim tão simples.
Os canais privados podem convidar quem quiserem mas a TV pública é obrigada a dar igualdade de oportunidades a todos os candidatos.
Será mesmo?...como as coisas são feitas á Portuguesa se calhar até se esqueceram de por isso nos estatutos...Afinal eles( RTP )estão sempre a dizer que se prezam pela independencia. Será que isso não lhes confere o direito de escolher o que querem ou não fazer quanto a esta matéria?
Beneficiar uns candidatos em detrimento de outros não é independência, é sectarismo, ou coisa pior.

Elias Escreveu:fafite, isso não é assim tão simples.
Os canais privados podem convidar quem quiserem mas a TV pública é obrigada a dar igualdade de oportunidades a todos os candidatos.
Será mesmo?...como as coisas são feitas á Portuguesa se calhar até se esqueceram de por isso nos estatutos...Afinal eles( RTP )estão sempre a dizer que se prezam pela independencia. Será que isso não lhes confere o direito de escolher o que querem ou não fazer quanto a esta matéria?
- Registado: 2/5/2010 8:58
Elias Escreveu:Bem, agora que há 9 candidatos, dos quais 5 ficaram excluídos dos debates, quero ver como é que as televisões vão descalçar a bota...
Pois, mas até que ponto é que isso é uma ilegalidade?
afinal as televisões só convidam os candidatos que quiserem. Os candidatos que ficam de fora é que vão ter de se queixar.
Mas tambem sinto curiosidade de ver como é que isso vai terminar
Voto em Branco
«Voto em Branco :
Expressando a ideia de que nenhuma opção, lista ou candidato servem o propósito da eleição, o voto em branco é contabilizado para fins estatísticos, embora essa manifestação não tenha qualquer expressão em termos práticos. »
in: Portal do cidadão
Sem querer entrar em grandes politiquices, sempre me pareceu que o voto em branco, nulo ou abstenção apenas favorece o status quo , sendo também, uma forma irresponsável e negligente de entregar os nossos destinos nas mãos de quem não queremos.
Se queremos exercer um voto de protesto então só vejo duas formas de o fazer :
1º Apresentar uma nova candidatura que se apresente como de ruptura com o que demais existe !
2º Votar em novos candidatos ou novos partidos que não se possam associar/ligar ao status quo vigente !
A democracia não é assim tão má , se soubermos exerce-la na plenitude. Não podemos enterrar a cabeça na areia e esperar que depois aconteçam milagres !
Expressando a ideia de que nenhuma opção, lista ou candidato servem o propósito da eleição, o voto em branco é contabilizado para fins estatísticos, embora essa manifestação não tenha qualquer expressão em termos práticos. »
in: Portal do cidadão
Sem querer entrar em grandes politiquices, sempre me pareceu que o voto em branco, nulo ou abstenção apenas favorece o status quo , sendo também, uma forma irresponsável e negligente de entregar os nossos destinos nas mãos de quem não queremos.
Se queremos exercer um voto de protesto então só vejo duas formas de o fazer :
1º Apresentar uma nova candidatura que se apresente como de ruptura com o que demais existe !
2º Votar em novos candidatos ou novos partidos que não se possam associar/ligar ao status quo vigente !
A democracia não é assim tão má , se soubermos exerce-la na plenitude. Não podemos enterrar a cabeça na areia e esperar que depois aconteçam milagres !
fafite Escreveu:Eu ainda não sei bem, vou ter de investigar mas tenho quase a certeza que o voto em branco é considerdo sim!!!
Em Presidenciais, nem nulos nem brancos são considerados ou contabilizados (considera-se 100% dos votos aqueles considerados válidos);
Nas restantes eleições, nulos e brancos entram nas contas.
Como exemplo, uma notícia de há 5 anos atrás (a primeira que veio à mão, mas para o caso, perfeitamente actual):
Voto em branco em sinal de protesto é inútil nas presidenciais
O voto em branco em sinal de protesto é inútil nas eleições presidenciais uma vez que não conta para o apuramento final dos resultados, ao contrário das outras eleições, em que entra para a percentagem final.
Nas últimas legislativas, o voto em branco foi a sexta maior expressão eleitoral, num total de 103.555 boletins, representando 1,81 por cento, mais do que a percentagem obtida por vários partidos políticos concorrentes, como o PCTP/MRPP (0,84) ou a Nova Democracia (0,7).
A defesa do voto em branco foi assumida na campanha para as legislativas de Fevereiro deste ano por um movimento anónimo auto- intitulado "Um Rumo para Portugal", que chegou a colocar cartazes nas ruas para demonstrar o descontentamento com a classe política.
No caso das presidenciais, o voto em branco é irrelevante para o apuramento final dos resultados, já que a Lei Eleitoral do Presidente da República estipula que "será eleito o candidato que obtiver mais de metade dos votos validamente expressos, não se considerando como tal os votos em branco".
A diferença é que em todos os outros tipos de eleição o voto em branco, tal como o nulo, apesar de não contar para a distribuição de mandatos, constitui uma percentagem no total dos votos apurados.
Na eleição presidencial, os votos em branco e nulos são excluídos do apuramento final dos resultados, chegando-se aos 100 por cento apenas com os votos expressos em cada um dos candidatos.(...)
http://www.publico.clix.pt/Pol%C3%ADtic ... 241572?p=1
Até parece que não houve já eleições que coincidiram com meses de praia, e que nas entrevistas dadas as próprias pessoas acharam que não iam perder um dia de praia para ir votar.
com a frase: "Quero lá saber da política eles não me dão nada" isto é que é bom, este solinho"....
Claro que é, porque a infelizmente a maioria dos cidadãos ainda não se apercebeu do poder do voto em branco. Elias repara que com este acto não á lugar a dúvidas. Quem é que pode dizer que o cidadão que se deu ao trabalho de ir votar em branco está desligado da política?...(não dos políticos), que se está nas tintas e deixa que o destino do seu país seja decidido por outros?.. Que não compreende muito bem o que se passa e por isso demonstra que não está de acordo?...
Eu ainda não sei bem, vou ter de investigar mas tenho quase a certeza que o voto em branco é considerdo sim!!!
com a frase: "Quero lá saber da política eles não me dão nada" isto é que é bom, este solinho"....
Claro que é, porque a infelizmente a maioria dos cidadãos ainda não se apercebeu do poder do voto em branco. Elias repara que com este acto não á lugar a dúvidas. Quem é que pode dizer que o cidadão que se deu ao trabalho de ir votar em branco está desligado da política?...(não dos políticos), que se está nas tintas e deixa que o destino do seu país seja decidido por outros?.. Que não compreende muito bem o que se passa e por isso demonstra que não está de acordo?...
Eu ainda não sei bem, vou ter de investigar mas tenho quase a certeza que o voto em branco é considerdo sim!!!
fafite Escreveu:4º- O facto de não se ir votar respeito, realmente ninguém é obrigado, mas não me venham dizer que é uma forma de demonstrar que estão contra o sistema, porque quem realmente está vai-se deixar confundir com todos aqueles que preferem ir para a praia, para o shopping, para a farra do que ir cumprir com o seu dever de votar.
fafite, estás a fazer suposições sobre o que leva as pessoas a não votar.
Praia? Em Janeiro?? Isso é para rir, não?
fafite Escreveu:Conclusão: Continuo a achar que o voto em branco tem muito mais significado como protesto do que por e simplesmente deixar de votar.
Eu percebo a tua opinião, mas é um facto incontestável que ao longo dos anos o número de votos em branco tem sido sempre tão baixo que quase ninguém fala deles.
Já a abstenção tem muito mais expressão e por isso é sempre comentada

- Registado: 5/11/2002 12:21
1º-Eu respeito todas as opiniões contrárias ás minhas, e que saiba não enxovalhei ninguém. Aliás Elias, não é a primeira nem segunda vez que debatemos algo e sabes bem que o não faço.
2º- Dizer que os votos nulos são enganos é um completo absurdo porque, quanto muito as pessoas enganam-se a por a cruz num partido ou noutro nunca a a deixarem o voto em branco.
3º- achar que o voto em branco é uma pior forma de contestar do que por e simplesmente não ir votar é outro absurdo, porque todos sabemos que a presença no acto mostra que o cidadão se interessou, ouviu e não concordou ao depositar na urna o seu voto em branco.
4º- O facto de não se ir votar respeito, realmente ninguém é obrigado, mas não me venham dizer que é uma forma de demonstrar que estão contra o sistema, porque quem realmente está vai-se deixar confundir com todos aqueles que preferem ir para a praia, para o shopping, para a farra do que ir cumprir com o seu dever de votar.
Conclusão: Continuo a achar que o voto em branco tem muito mais significado como protesto do que por e simplesmente deixar de votar.
2º- Dizer que os votos nulos são enganos é um completo absurdo porque, quanto muito as pessoas enganam-se a por a cruz num partido ou noutro nunca a a deixarem o voto em branco.
3º- achar que o voto em branco é uma pior forma de contestar do que por e simplesmente não ir votar é outro absurdo, porque todos sabemos que a presença no acto mostra que o cidadão se interessou, ouviu e não concordou ao depositar na urna o seu voto em branco.
4º- O facto de não se ir votar respeito, realmente ninguém é obrigado, mas não me venham dizer que é uma forma de demonstrar que estão contra o sistema, porque quem realmente está vai-se deixar confundir com todos aqueles que preferem ir para a praia, para o shopping, para a farra do que ir cumprir com o seu dever de votar.
Conclusão: Continuo a achar que o voto em branco tem muito mais significado como protesto do que por e simplesmente deixar de votar.
Votar é dever porquê? Imagina que tens uma tara e és monárquico absolutista. Sentes-te obrigado a ir votar?
Se fosse para demonstrar opinião como se tem visto noutros países (dar umas caceteadas nesses inúteis), ainda era gajo para lá ir.
No fim, ganhem ou não ganhem, o dinheiro cai sempre. Seja em cargos na oposição, reformas, subsídios de inserção na vida activa (wtf?), cargos em empresas favorecidas....
Neste momento é mais importante a abstenção, que votar em branco/nulo, que para alem de terem pouca expressão percentual, são normalmente associados a erros de preenchimento.
De qualquer forma, mais cedo ou mais tarde vão retirar esses dados da contagem no rescaldo das eleições. Nos EUA, já é prática comum omitir todos esses dados, esvaziando-os de qualquer significado .
Se fosse para demonstrar opinião como se tem visto noutros países (dar umas caceteadas nesses inúteis), ainda era gajo para lá ir.
No fim, ganhem ou não ganhem, o dinheiro cai sempre. Seja em cargos na oposição, reformas, subsídios de inserção na vida activa (wtf?), cargos em empresas favorecidas....
Neste momento é mais importante a abstenção, que votar em branco/nulo, que para alem de terem pouca expressão percentual, são normalmente associados a erros de preenchimento.
De qualquer forma, mais cedo ou mais tarde vão retirar esses dados da contagem no rescaldo das eleições. Nos EUA, já é prática comum omitir todos esses dados, esvaziando-os de qualquer significado .
In God we trust, all others bring data.
Elias Escreveu:FilRib Escreveu:
Elias, não me parece que seja grande forma de fazer política ou demonstrar opinião ficar sentado em casa
FilRib, isso é uma suposição tua, eu em momento algum disse que ficava sentado em casa.FilRib Escreveu: e não votar e depois esperar que "alguém" venha investigar porque não se foi votar...
Interpretaste-me mal: eu não disse que estava à espera que esse estudo fosse realizado. Eu disse que gostaria e consideraria útil, mas à espera que ela aconteça, para ser franco, não estou.
A minha abstenção é não é uma atitude passiva: é um voto de protesto para manifestar o meu descontentamento com o sistema que temos.
Eu não critico quem vai votar em branco, pelo contrário respeito essa opção, mas exijo igual respeito pela minha opção. Em vez disso só vejo é críticas a quem não vai votar.
É pena, mas é talvez por isso que muita gente não assume publicamente que não vai votar, pois sabe que é logo enxovalhada.
Não votar é um direito.
São opções... e opiniões.
Acho que ninguém enxovalhou ninguém. Eu respeito quem não vai votar, não se pode partir do principio que não respeito só porque tenho opinião contrária.
- Registado: 4/8/2010 10:09
FilRib Escreveu:
Elias, não me parece que seja grande forma de fazer política ou demonstrar opinião ficar sentado em casa
FilRib, isso é uma suposição tua, eu em momento algum disse que ficava sentado em casa.
FilRib Escreveu: e não votar e depois esperar que "alguém" venha investigar porque não se foi votar...
Interpretaste-me mal: eu não disse que estava à espera que esse estudo fosse realizado. Eu disse que gostaria e consideraria útil, mas à espera que ela aconteça, para ser franco, não estou.
A minha abstenção é não é uma atitude passiva: é um voto de protesto para manifestar o meu descontentamento com o sistema que temos.
Eu não critico quem vai votar em branco, pelo contrário respeito essa opção, mas exijo igual respeito pela minha opção. Em vez disso só vejo é críticas a quem não vai votar.
É pena, mas é talvez por isso que muita gente não assume publicamente que não vai votar, pois sabe que é logo enxovalhada.
Não votar é um direito.
Elias Escreveu:Nada disso. Os estudo têm de ser sérios e credíveis.
Mas aparentemente não existe por parte da população votante, qualquer interesse em esclarecer isso. Se houvesse, em vez de se fazerem suposições e afirmações sobre o que leva as pessoas a não votar, levantar-se-iam muitas vozes preocupadas defendendo a necessidade de inverter este estado de coisas.
O facto de quase ninguém se interessar por este assunto é apenas mais uma das razões que me leva a não votar.
Elias, não me parece que seja grande forma de fazer política ou demonstrar opinião ficar sentado em casa e não votar e depois esperar que "alguém" venha investigar porque não se foi votar...
A mim parece-me que é sempre melhor nestes assuntos ter acções mais activas do que passivas...
fafite Escreveu:Elias, sabes que se existessem 51% de votos em branco o PR seria chamado a tomar uma atitude e interpretar esses votos como falta de confiançao do eleitor para com todos os candidatos.
fafite isso é uma suposição tudo. Ninguém sabe o que aconteceria nessa situaçaõ porque nunca aconteceu. E de qualquer forma como os votos em branco não passam os 2% nem se vislumbra qualquer tendência de aumento, eu mantenho a opinião de que são inconsequentes.
Elias, sabes que se existessem 51% de votos em branco o PR seria chamado a tomar uma atitude e interpretar esses votos como falta de confiançao do eleitor para com todos os candidatos. Não achas que seria a forma mais rápida de se mudar todo o sistema?
O voto é brando é válido sim!!! porque é um voto!!!!
Não votar é que é inconsequente!!!
O voto é brando é válido sim!!! porque é um voto!!!!
Não votar é que é inconsequente!!!
Nada disso. Os estudo têm de ser sérios e credíveis.
Mas aparentemente não existe por parte da população votante, qualquer interesse em esclarecer isso. Se houvesse, em vez de se fazerem suposições e afirmações sobre o que leva as pessoas a não votar, levantar-se-iam muitas vozes preocupadas defendendo a necessidade de inverter este estado de coisas.
O facto de quase ninguém se interessar por este assunto é apenas mais uma das razões que me leva a não votar.
Elias Escreveu:FilRib Escreveu:Se me permitem a colherada, também concordo que um voto nulo ou branco (ou mesmo num Tirica) seja uma melhor forma de expressão que a abstenção...
Estes votos significam todos um protesto enquanto que a abstenção é dúbia a sua intenção...
Qualquer que seja a intenção dos abstencionistas, parece-me abusivo presumir seja o que for acerca das motivações dessas pessoas. Por isso é que eu considero que seria útil realizar um estudo sobre isto.
Então é por mãos à obra! É ir para o shopping no dia das eleições perguntar porque não foram votar!

Mas depois provavelmente, a seguir, ir-se-ia levantar dúvidas sobre a "validade do estudo"...!

FilRib Escreveu:Se me permitem a colherada, também concordo que um voto nulo ou branco (ou mesmo num Tirica) seja uma melhor forma de expressão que a abstenção...
Estes votos significam todos um protesto enquanto que a abstenção é dúbia a sua intenção...
Qualquer que seja a intenção dos abstencionistas, parece-me abusivo presumir seja o que for acerca das motivações dessas pessoas. Por isso é que eu considero que seria útil realizar um estudo sobre isto.
Opinião
Concordo com o fafite um voto em branco/nulo tem um significado diferente de não ir votar.
P.S.:Relativamente ao voto em branco às vezes tenho receios: pode ser só rumor, conversa da treta, não estou a acusar nada nem ninguém mas é fácil colocar uma cruz o que me deixa desconfortável por isso prefiro voto nulo.
Não ir votar pode ter significado dúbio perante a sociedade: desinteresse pela política e pelo sistema ou tal como o Elias disse não se rever no sistema. Eu também não me revejo no sistema mas acredito que votar nulo é a melhor opção pois mostra que eu não estou alheio ao sistema e estou atento.
Tal como no caso de não ir votar acredito que possa haver duas interpretações: ou simplesmente nenhum dos candidatos me seduz ou não concordo com o sistema. Em resumo prefiro ser interpretado da segunda maneira dentro do seu dúbio significado.
Abraços
P.S.:Relativamente ao voto em branco às vezes tenho receios: pode ser só rumor, conversa da treta, não estou a acusar nada nem ninguém mas é fácil colocar uma cruz o que me deixa desconfortável por isso prefiro voto nulo.
Não ir votar pode ter significado dúbio perante a sociedade: desinteresse pela política e pelo sistema ou tal como o Elias disse não se rever no sistema. Eu também não me revejo no sistema mas acredito que votar nulo é a melhor opção pois mostra que eu não estou alheio ao sistema e estou atento.
Tal como no caso de não ir votar acredito que possa haver duas interpretações: ou simplesmente nenhum dos candidatos me seduz ou não concordo com o sistema. Em resumo prefiro ser interpretado da segunda maneira dentro do seu dúbio significado.
Abraços
fafite Escreveu:Sejamos práticos Elias, sabes bem que assim é,como é que alguém que simplesmente não vota,pode comprovar que não se está borrifando?
Não, não sei. No meu caso não é e não me arrogo o direito de presumir o que leva os outros a não votar.
fafite Escreveu:Eu ao menos provo que não estou. Vou lá e voto.É branco mas não deixa de ser o meu voto e com isso provo que não me revejo no sistema.
fafite, acredito que votar em branco te faça sentir melhor e respeito a tua opção, mas julgo que tens noção que esse voto é completamente inconsequente.
fafite Escreveu:Vamos chamar os bois pelos nomes.
Não votar é um acto de completo alheismo por tudo quanto esse mesmo voto traduz!!!!!
Olha, alheísmo é não haver qualquer preocupação por parte da classe política ou até dos votantes em geral relativamente ao elevado nível de abstenção. Aquilo que escreves sobre os abstencionistas já eu ouvi muitas vezes. O que eu nunca vi até hoje e gostaria muito, mesmo muito, de ver seria um debate, um estudo, uma iniciativa qualquer que tivesse como principal objectivo perceber porque é que quase três milhões de votantes neste país não se dão ao trabalho de ir às urnas. Para mim isso seria muito mais útil do que andar a presumir que essas pessoas se estão a borrifar (o que além de ser um exercício inútil é injusto).
Elias Escreveu:fafite Escreveu:Sabes bem que não é a isso que me refiro, mas sim ao cidadão que se está borrifando quando é chamado a cumprir o seu dever, mas que depois se insurge e critica as opções tomadas por quem o dever cumpriu.
O teu raciocínio encerra uma falácia. Estás a presumir que quem não vota se está borrifando.
Eu não voto e não me estou borrifando (se estivesse, nem me dava ao trabalho de estar aqui a escrever sobre este assunto).
Sejamos práticos Elias, sabes bem que assim é,como é que alguém que simplesmente não vota,pode comprovar que não se está borrifando?
Eu ao menos provo que não estou. Vou lá e voto.É branco mas não deixa de ser o meu voto e com isso provo que não me revejo no sistema.
Vamos chamar os bois pelos nomes.
Não votar é um acto de completo alheismo por tudo quanto esse mesmo voto traduz!!!!!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Artur Jorge, Goya777, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MiamiBlue, MR32, Nuno V, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, trilhos2006 e 273 visitantes