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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Mares » 17/1/2011 0:14

MarcoAntonio Escreveu:
Mares Escreveu:Confesso que os combustíveis estão muito caros para os "magros" bolsos dos portuguêses!

Sería interessante, para quem gosta deste tópico, no interesse de todos, que colocarem mais gráficos, estimatívas do seu impacto na inflação e no consumo, etc, etc.

Abraço,

Mares.


No consumo não tem o que devia: o consumo de combustíveis continua a crescer mesmo em anos de retração económico como foi 2009 e Portugal tem uma das mais elevadas taxas de veículos per capita.

A goludisse dos tugas por automóveis (e por arrasto pelo consumo de combustíveis) rasa o absurdo...

Já pensei diferente. Hoje nada tenho contra a elevada taxa de imposto sobre os combustíveis em Portugal nem tão pouco sobre o ISP pois constata-se claramente que está perfeitamente ajustada ao comportamento dos tugas. Errado seria baixar estas taxas e alimentar ainda mais a extravagância gastadora tuga, o que penalizaria ainda mais a balança comercial!

Apenas "introduzo" a nuance de talvez justificar-se uma medida qualquer que evite a penalização de quem produz (ou por outra, de quem consome para produzir). Mas isso também não é de fácil aplicação, muito especialmente em Portugal onde qualquer medida tem de prever todo o tipo de chica-espertisse!


Concordo em parte...

Parte desses ganhos pelo Estado deveríam revertêr a favor dos transportes públicos; desonerar as portagens para o transporte de mercadorias; ....
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
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por MarcoAntonio » 16/1/2011 22:44

Mares Escreveu:Confesso que os combustíveis estão muito caros para os "magros" bolsos dos portuguêses!

Sería interessante, para quem gosta deste tópico, no interesse de todos, que colocarem mais gráficos, estimatívas do seu impacto na inflação e no consumo, etc, etc.

Abraço,

Mares.


No consumo não tem o que devia: o consumo de combustíveis continua a crescer mesmo em anos de retração económico como foi 2009 e Portugal tem uma das mais elevadas taxas de veículos per capita.

A goludisse dos tugas por automóveis (e por arrasto pelo consumo de combustíveis) rasa o absurdo...

Já pensei diferente. Hoje nada tenho contra a elevada taxa de imposto sobre os combustíveis em Portugal nem tão pouco sobre o ISP pois constata-se claramente que está perfeitamente ajustada ao comportamento dos tugas. Errado seria baixar estas taxas e alimentar ainda mais a extravagância gastadora tuga, o que penalizaria ainda mais a balança comercial!

Apenas "introduzo" a nuance de talvez justificar-se uma medida qualquer que evite a penalização de quem produz (ou por outra, de quem consome para produzir). Mas isso também não é de fácil aplicação, muito especialmente em Portugal onde qualquer medida tem de prever todo o tipo de chica-espertisse!
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Mares » 16/1/2011 22:37

Confesso que os combustíveis estão muito caros para os "magros" bolsos dos portuguêses!

Sería interessante, para quem gosta deste tópico, no interesse de todos, que colocarem mais gráficos, estimatívas do seu impacto na inflação e no consumo, etc, etc.

Abraço,

Mares.
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por MarcoAntonio » 16/1/2011 22:30

Confesso que não percebi onde está a treta.

Toda a gente que abastece na GALP ou na BP está farta de saber que o desconto é bi-partido com a entidade com que fazem parceria (respectivamente o Modelo/Continente e o Lidl).

Quanto ao desconto, tu contabilizas do lado que quiseres desde que o utilizes (o que "não podes" é contabilizar o mesmo desconto duas vezes, ou seja, não podes contabilizar 16 centimos de desconto na GALP e 6 centimos no Modelo/Continente e depois dizer que o desconto foi de 22 centimos... isso sim estaria errado e seria "uma treta").

O mesmo se aplica, de resto, ao desconto da ZON: tanto o podes contabilizar no serviço prestado na ZON como no produto vendido pela GALP. Desde que não o contabilizes duas vezes, não há absolutamente nada de errado nem treta nenhuma porque é perfeita e matematicamente totalmente equivalente e... indiferente!


Aliás, o anúncio até diz e muito correctamente "... desconto até..." (o que quer dizer que o desconto não é necessariamente de 16 centimos, apenas o será se o consumidor o conseguir maximizar). Portanto não há absolutamente nada a apontar. Mas mesmo assim as pessoas conseguem arranjar uma crítica qualquer...

:lol:
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é tudo uma treta a questão da publicidade....

por Dragão » 16/1/2011 21:33

Devemos ler as letras "pequeninas" dos anúncios/publicidade.
Hoje (e em todos os 3ºs domingos de cada mês) é que temos um verdadeiro desconto na Galp, ora vejamos :

- Desconto extra de 6 cts (por ser o 3º Domingo de cada mês - promoção Galp - o preço da Bomba está logo abaixo 6 cts do preço do dia anterior);
- Desconto de 6 cts para os detentores de "vouchers" do zon card (para limites de 25 litros de abastecimento - 1,5 € de desconto máximo - podemos abastecer 25 lts + 25 lts com 2 vouchers);
- Desconto de 5 cts nos taloes do Continente/Modelo (obtidos com compras superiores a 30 €)

Tudo somado, num dia como hoje, 17 cts de desconto directos.

A treta dos 16 cts da Galp é mesmo uma treta e publicidade enganosa....

traduz-se num desconto de :

6 cts com vouchers da zoncard e com as mesmas condiçóes do referido acima;
5 cts com taloes do continente/modelo e com as mesmas condições do referido acima.

e tudo somado dá 11 cts (o que não é mau ...)

os restantes 5 cts são o desconto que podes ter no continente/modelo com o talão que recebes ao abastecer. logo não podemos/devemos considerar como desconto de combustivel (não é directo como os restantes descontos acima indicados).

como disse logo no assunto - é tudo uma treta a questão da publicidade....

e devemos mesmo ler todas as letrinhas.

No entanto, é um bom desconto.

abraços
 
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por MarcoAntonio » 16/1/2011 19:52

Não é o que diz no site da GALP (nem nos postos):

http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosS ... erias.aspx

Não posso confirmar "pessoalmente" porque nunca utilizei, no entanto a GALP anuncia isto em parangonas com enormes cartazes nos postos e no próprio site portanto tem de ser verdade.

Descontos é na Galp - Vice Versa + myZonCard = até 16 cênt./litro
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por Automech » 16/1/2011 17:41

majomo Escreveu:
Há apenas o pormenor/pormaior que esse desconto da ZON é para abastecimentos máximos de 25 litros...


Exacto Majomo. E, além de limitado a 25 litros, aparentemente não é acumulável com o do continente.

Isto é o que está no site do myzoncard:

Desconto aplicável a um máximo de 25 litros por abastecimento. Não acumulável com outras promoções em vigor. Vales não acumuláveis entre si. Não aplicável a Gasóleo Agrícola e Gasóleo de Aquecimento, pagamentos com Galp Frota, sistemas de pagamento automático na bomba e pré-pagamento.
O Cliente poderá utilizar até 3 vouchers/mês em vigor até 31 de Março de 2011. Este limite de utilização poderá ser sujeito a alterações.


Parece-me que a melhor promoção será mesmo a do Lidl na BP (0.06c + 0.06c) seguida do Continente na Galp (0.05c + 0.05c).

Vêm alguma coisa melhor ?
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por rmachado » 10/1/2011 11:50

Alguém ouviu a noticia sobre esta questão onde a Comissão Europeia relata os preços nos diferente paises?

É que o estudo deles espelha muito bem o grande problema dos combustiveis em Portugal...

Segundo parece somos o 3º pais mais caro na gasolina 95, mas antes de impostos descemos abruptamente neste ranking e quando comparados com Espanha até temos a Gasolina mais barata e o gasóleo ligeiramente mais caro.. mas serão diferenças muito pequenas.

Enfim... quem anda de carro é que serve para tapar muito buraco...


PS - Nada disto é novidade aqui.
 
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por majomo » 10/1/2011 11:38

MarcoAntonio Escreveu:Estão (o desconto da ZON tem uma limitação de 3x por mês mas para a maior parte das pessoas suponho que é suficiente).

A BP tem uma semelhante mas uma parte do desconto (de 6cts por litro, salvo erro) é em produtos na loja do posto, o que a meu ver tem um interesse relativamente reduzido.


Há apenas o pormenor/pormaior que esse desconto da ZON é para abastecimentos máximos de 25 litros...

Na última vez que fui à Galp beneficiar desse suposto 16 cents. de desconto recebi em troca um vale de 5 cents. de desconto na própria Galp, em lugar do desconto no continente, ou seja, nada de 16 cents. de desconto...

Isto para concluir que esses valores de 16 cents. ou 18 cents. são mais marketing que outra coisa.
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por MarcoAntonio » 10/1/2011 3:45

Estão (o desconto da ZON tem uma limitação de 3x por mês mas para a maior parte das pessoas suponho que é suficiente).

A BP tem uma semelhante mas uma parte do desconto (de 6cts por litro, salvo erro) é em produtos na loja do posto, o que a meu ver tem um interesse relativamente reduzido.
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por Automech » 10/1/2011 3:36

Eu tenho andado um bocado despistado com os descontos (vou usando os do continente e é quando calha), mas como este tópico está infestado de especialistas escuso de andar à pesca. :wink:

Qual é a melhor promoção que existe actualmente ?

Eu parece-me que é a dos 5 cêntimos vice - versa da Galp / Continente que representam 10 cêntimos de desconto e que depois se podem acumular com mais 6 cêntimos da Zon, perfazendo um total de 16 cêntimos.

Estas contas e condições estão certas ?
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por MarcoAntonio » 6/1/2011 19:26

A segunda-feira não é um bom dia para retirar os preços (ou por outra, um bom dia em que basear as comparações) dado que nessa altura da semana a maior parte das vezes os preços ainda não estão reflectidos nos postos. O melhor dia sería a quinta-feira (o dia que eu usava nas minhas comparações). Regra geral, à quarta-feira já se encontram reflectidos...

Para uma análise de longo-prazo faz pouca diferença, mas para analisar as variações estritamente semanais, nomeamdamente fazer previsões/antecipações, faz bastante.

Em todo o caso, acima utilizei o mesmo dia da semana que utilizaram na pseudo-análise do económico (de resto, o dia da semana em que a DGGE disponibiliza a média nacional).
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por MarcoAntonio » 6/1/2011 19:20

Já agora, para o periodo abrangido naquele paragrafo, aqui fica lado a lado o preço base antes de impostos (média nacional disponibilizada pela DGGE, retirada à segunda-feira) lado a lado com o preço médio da gasolina em LA na semana imediatamente anterior, convertida para litros e para euros:

0.547 vs 0.419
0.557 vs 0.438
0.562 vs 0.430
0.567 vs 0.432 (esta é a semana que referem ter subido 0.7 centimos por litro)
0.591 vs 0.477 (esta é a semana que referem ter subido 2.9 centimos por litro, sem dizerem o que aconteceu no mercado internacional)


Eu não encontro absolutamente nada de errado neste periodo:

> Para começar, só vejo a média semanal baixar numa semana em Novembro (eu desconfio que eles esquecem-se de converter os preços de USD para Euros, o facto de no final do artigo só mencionarem preços por tonelada em USD e medir a variação em USD reforça a minha desconfiança);

> Depois, apesar de mesmo nessa semana não ter descido nos postos, no conjunto das primeiras 3 semanas (incluindo a que "não baixou") os preços nas bombas em Portugal sobem menos que a subida total nos mercados internacionais.

Um bom exemplo daquilo que eu referia no inicio do post anterior: contar subidas e descidas sem as medir é uma pseudo-análise.



Resumindo: entre o ínicio de Novembro e o início de Dezembro a gasolina subiu 5.8 centimos por litro em LA; em Portugal subiu 4.4 centimos por litro no total. Nada de errado neste período a que dão tanto destaque...
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por Elias » 6/1/2011 18:42

Marco, até parece mentira mas concordo com tudo o que referes! :P

(isto hoje está perigoso: de manhã concordei com a Pata e agora contigo... só me falta concordar com o Ulisses para fazer o pleno :mrgreen:)
 
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por MarcoAntonio » 6/1/2011 18:32

Antes de mais nada, contar subidas e descidas (sem as medir) é uma pseudo-análise pelo que não vale a pena perder muito tempo com este texto.

Ainda assim, por exemplo sobre este parágrafo:

As quedas de preço na tonelada de gasolina 95 registadas em duas semanas em Novembro e numa em Dezembro tiveram como consequência um aumento do preço médio nas bombas em Portugal: Após duas semanas com os preços a cair internacionalmente em Novembro, o litro de gasolina 95 subiu em média 0,7 cêntimos (a 29 de Novembro) e 2,9 cêntimos na segunda-feira seguinte.


No primeiro caso (29 de Novembro) vejo uma pequena subida na semana terminada a 26 de Novembro face à terminada a 19 de Novembro.

Na segunda-feira seguinte, os preços respondem a uma das subidas mais fortes da gasolina nos mercados internacionais neste periodo.

Qual é ao certo a intenção de associar uma subida nas bombas a um periodo de descidas quando, correctamente, ele ocorre após umas das mais fortes subidas nos mercados internacionais...

Dito de outra forma: dizem o que acontece nas bombas na semana a seguir sem mencionar o que ocorreu nos mercados internancionais (e que por "acaso" foi uma subida bem forte)!
:shock:


Nota: utilizei os preços da Gasolina em LA (spot price) que é o único preço internacional de que actualmente disponho valores diários.
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por Elias » 6/1/2011 10:48

Preços nas bombas em Portugal não acompanham descidas nos mercados

Económico com Lusa
06/01/11 07:50

Os preços da gasolina sem chumbo 95 subiram em média todas as semanas nos últimos quatro meses, à excepção de quatro vezes.

Isto apesar de se terem registado sete quedas de preço deste produto refinado nos mercados internacionais.

Os dados Direcção Geral de Geologia e Energia, que lista os preços deste combustível no continente, indicam que a 1 de Setembro cada litro de gasolina sem chumbo 95 custava em média 1,357 euros. Desde então, a DGGE registou 14 subidas de preços à segunda-feira - o dia de referência - custando agora cada litro de gasolina 95 em média 1,48 euros (quase 13 cêntimos mais que em Setembro, ou seja cerca de 9 por cento).

Assim, de 1 de Setembro a 4 de Janeiro, a gasolina 95 subiu 14 vezes à segunda-feira face à segunda-feira anterior, desceu três vezes e uma vez manteve-se inalterada.

As petrolíferas referem que estes preços na bomba acompanham a média semanal de preços dos produtos refinados nos mercados internacionais.

No entanto, de acordo com a agência Bloomberg, que lista estes preços diariamente, a média semanal de preços da tonelada métrica de gasolina 95 nos mercados internacionais subiu 10 vezes e desceu sete. Ou seja, desceu menos vezes em Portugal do que nos mercados internacionais.

As descidas de preço na bomba em Portugal ocorreram a 27 de Setembro (uma média de 0,9 cêntimos face à semana anterior) e a 4 de Outubro (uma queda média de 1,4 cêntimos).

Nos mercados internacionais, a média semanal dos preços da tonelada de gasolina 95 caiu da semana de 6 a 10 de Setembro para a seguinte e dessa para a seguinte. Também houve queda na média de preços em duas semanas de Outubro que se traduziram numa semana com os preços inalterados em Portugal (1 de Novembro) e uma queda de 0,1 cêntimos a 8 de Novembro.

As quedas de preço na tonelada de gasolina 95 registadas em duas semanas em Novembro e numa em Dezembro tiveram como consequência um aumento do preço médio nas bombas em Portugal: Após duas semanas com os preços a cair internacionalmente em Novembro, o litro de gasolina 95 subiu em média 0,7 cêntimos (a 29 de Novembro) e 2,9 cêntimos na segunda-feira seguinte.

No gasóleo, os números indicam uma tendência semelhante: o preço médio na bomba em Portugal subiu 13 vezes desde início de Setembro, desceu quatro e manteve-se inalterado uma vez. Já nos mercados internacionais a tonelada cubica de gasóleo subiu 11 vezes na média semanal e desceu 6 vezes.

O litro de gasóleo custava em média 1,156 euros a 01 de Setembro e custa agora 1,287 euros (um acréscimo de 9 por cento).

Quanto à tendência, os números parecem indicar uma subida: em Setembro cada tonelada de gasolina 95 custava em média cerca de 710 dólares nos mercados internacionais enquanto agora custa cerca de 835 dólares (um acréscimo de cerca de 17 por cento). No gasóleo a tonelada custava em início de Setembro cerca de 677 dólares e agora já vai em 796 dólares (mais 17,5 por cento).
 
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por Elias » 28/12/2010 18:08

Preço da gasolina aumenta e fecha o ano acima de 1,50 € por litro

Rita Paz
28/12/10 12:52
enviar noticia

As gasolineiras voltaram a subir os preços dos combustíveis. Só este mês, os preços aumentaram em mais de 7 cêntimos por litro.

A Galp aumentou esta semana o preço do litro do gasóleo em 2,5 cêntimos enquanto que o preço de referência da gasolina ficou 2 cêntimos mais caro, avançou ao Económico fonte da empresa. Nos postos da petrolífera nacional o 'diesel' passou assim a custar 1,274 euros e a gasolina a valer 1,489 euros por litro.

O mesmo sucedeu nos postos de abastecimento da espanhola Cepsa. Um litro de gasolina custa agora 1,482 euros, mais 1,7 cêntimos que na semana passada, ao passo que o 'diesel' subiu 1,8 cêntimos para os actuais 1,267 euros por litro.

A BP também efectuou alterações no preço da gasolina que subiu 0,4 cêntimos para 1,489 euros, enquanto o gasóleo aumentou um cêntimo para 1,275 euros.

Quanto à Repsol, o litro do gasóleo custa agora 1,284 euros (mais 2,5 cêntimos) e o da gasolina vale 1,499 euros (mais 2 cêntimos que na semana passada).

O preço ‘real', contudo, já estará acima dos 1,50 euros no caso da gasolina, dado que os revendedores têm sempre em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto, pelo que normalmente são praticados valores acima dos preços de referência.

Factura agrava-se em Dezembro

Dezembro foi o pior mês do ano no que toca a subida de preços. Só este mês, o litro do 'diesel' valorizou 8,5 cêntimos, enquanto a gasolina subiu 7,5 cêntimos.

Com as subidas desta semana, os preços dos combustíveis pularam para o valor mais elevado desde o terceiro trimestre de 2008, altura em que o preço do petróleo atingiu máximos históricos, acima dos 147 dólares por barril.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o nono mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 12ª posição no 'ranking' dos 27 países do espaço comunitário.

Antes de impostos, o cenário altera-se. Os preços da gasolina e do gasóleo sobem para a quarta e sexta posição do 'ranking' europeu.
 
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por Elias » 24/12/2010 17:14

Combustíveis ficam mais caros na próxima semana

Rita Paz - economico.pt
24/12/10 11:59

O comportamento dos mercados antecipa uma subida dos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal na próxima semana.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, os preços subiram esta semana 4,73% e 3,02%, respectivamente, antecipa-se um aumento dos preços dos combustíveis já a partir de segunda-feira.

Actualmente, o preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,254 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,474 euros por litro. São os preços mais elevados quer da gasolina quer do gasóleo desde o último trimestre de 2008, altura em que o preço do petróleo atingiu máximos históricos, acima dos 147 dólares por barril.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o nono mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 12ª posição no 'ranking' dos 27 países do espaço comunitário.

Antes de impostos, o cenário altera-se. Os preços da gasolina e do gasóleo sobem para a quarta e sexta posição do 'ranking' europeu.
 
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por Elias » 22/12/2010 17:09

Krupper Escreveu:
Elias Escreveu:Seja como for tanto a água como a electricidade são bens essenciais, já a gasolina é mais discutível.


Estou de acordo com a água, já relativamente à electricidade, podias elaborar sff?


A electricidade é essencial (em determinadas quantidades) para garantir uma vida com um mínimo de dignidade, nomeadamente iluminação, aquecimento e um frigorífico, por exemplo. É para isso que existe a tarifa social a preços reduzidos, para quem quem não pode pagar tenha acesso ao serviço.

Tirando a ressalva da tarifa social para quem de facto não pode pagar, sou totalmente contra os subsídios e o mais possível a favor de que os utilizadores paguem o custo real da energia que consomem.
 
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por Krupper » 22/12/2010 16:59

Elias Escreveu:Seja como for tanto a água como a electricidade são bens essenciais, já a gasolina é mais discutível.


Estou de acordo com a água, já relativamente à electricidade, podias elaborar sff?
 
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por Elias » 22/12/2010 16:50

rmachado Escreveu:É como por exemplo dizer que o mercado da "luz" é livre... ou da água...


Antes fossem livres, esses mercados que referes. O facto de serem subsidiados (no caso da electricidade) provoca muito desperdício, fazendo com que seja necessário recorrer mais às importações.

Seja como for tanto a água como a electricidade são bens essenciais, já a gasolina é mais discutível.
 
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por rmachado » 22/12/2010 16:29

Sim, é claro que só compra quem quer... mas é um daqueles bens que a coisa não é assim tão linear infelizmente.

É como por exemplo dizer que o mercado da "luz" é livre... ou da água...

São mercados onde as empresas não deviam fazer o que lhe dá na gana, mas isto é outra discussão.
 
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por Elias » 22/12/2010 16:23

EALM Escreveu:As gasolineiras podem subir se quiserem o preço para 2€/ litro!! Quem quiser compra, quem quiser deixa.


Não podia estar mais de acordo contigo!

EALM Escreveu:Eu tento consumir o mínimo. Descobri que a CP até tem uma oferta interessante...


Sem dúvida, embora veja com pena o facto de virem a fechar mais linhas em breve. Mas isso são contas de outro rosário (e de outro tópico).
 
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por EALM » 22/12/2010 16:17

Elias Escreveu: Tens dados concretos que possas apresentar?



Nº subidas versus nº descidas, versus a sua justificação como o rmachado informou.
É óbvio que também tenho a minha observação pessoal em que verifiquei subidas antes de fins-de-semana prolongados que poderiam ser atrasadas 2 ou 3 dias para estar mais de acordo com o esperado. São casos pontuais que observei e que já sei que vão desvalorizar, portanto fiquemos apenas com o que o rmachado relatou.
Mas não me interpretem mal! As gasolineiras podem subir se quiserem o preço para 2€/ litro!! Quem quiser compra, quem quiser deixa. Eu tento consumir o mínimo. Descobri que a CP até tem uma oferta interessante...
 
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por Elias » 22/12/2010 16:04

Ok, então deixemos de lado os outros países, fui eu que interpretei mal o sentido da tua mensagem.

Relativamente aos "vales" e ao timing das subidas e das descidas, não tenho dados quantitativos que me permitam aferir a relevância desse comportamento. Tens dados concretos que possas apresentar?

1 abraço,
Elias.

P.S. - 100% de acordo com o que escreves acerca dos impostos.
 
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