Fernando Nobre um bom presidente ?
fafite Escreveu:Mas o Cavaco não fala mais, porque tambem ele tem o "rabo preso" Já reparam se ele começa a fazer muitas ondas, que podem começar a atirar-lhe que ele tambem faz parte do problema, porque até foi no govern dele que se deu a escalada da admissão de funcionários públicos e os respectivos aumentos absurdos de ordenados para todos quantos trabalhavam para o estado, comparados com o sector privado?.
Claro que o homem não pode dizer muito.
Por isso mesmo acho que não serve para continuar como presidente
Temos de arranjar alguem que esteja limpo
Concordo contigo e mais até não foi ele que iniciou a loucura das PPT (Parcerias Público Privada) ?!
Eu nunca ouvi comentar o PR sobre as mesmas !!! Porque será ?
PS: Antes que comecem com certo género de comentários eu sou antipartidário e independente. E os mesmos comentários servem a carapuça dos antigos PRs.
Mas o Cavaco não fala mais, porque tambem ele tem o "rabo preso" Já reparam se ele começa a fazer muitas ondas, que podem começar a atirar-lhe que ele tambem faz parte do problema, porque até foi no govern dele que se deu a escalada da admissão de funcionários públicos e os respectivos aumentos absurdos de ordenados para todos quantos trabalhavam para o estado, comparados com o sector privado?.
- Registado: 2/5/2010 8:58
Elias Escreveu:Bem, respondeste-me com uma data de generalidades, mas eu reformulo a pergunta: em tua opinião o que é que o Cavaco deveria ter feito e não fez para evitar chegarmos a esta situação?
Baseado no que afirmei atrás ora vejamos:
Concretizando exemplos concretos daquilo que acredito que Cavaco e outros falharam e que os futuro PR deveriam fazer:
A nível da economia eu pergunto se o actual PR não notou no descontrolo se tinha vindo a verificar nas nossas finanças ao longo do seu mandato, eu tenho a certeza que poderia ter um papel muito mais activo indicando e alertando para a gravidade da situação com fortes recomendações para o governo e se for caso vir a público expor a situação e até convocar conforme pode assembleia extraordinária ou recorrer ao concelho de estado. Mas não ! Optou pelo silêncio e depois surge como o salvador com a história da aprovação de um orçamento que ele próprio não considera grande coisa, então não podia ter vindo a público muito antes comentar os aspectos do orçamento ? Ah não sabia !? Não sabia!! Por favor sabia sim até porque está consagrado o tal contacto com o PM e ele próprio esteve no poder.
Não tem desculpa. Só agora que as coisas se tornaram complicadas é que veio falar da economia do mar e das exportações, então ?!, então?! Não teve 5 anos para o fazer.
As grandes obras públicas (estádios, auto-estradas e todo uma carrada de dinheiro mal gasto) eu pergunto o PR não tem nada a dizer ? Eu penso que sim que tem nem que seja como cidadão. Mais com um PR como Nobre e com o seu significado poderíamos começar a criar um tecido de honestidade e credibilidade com forte empurrão contra a corrupção e creio eu que é por aí que se tem que começar para que cada vez haja mais ascensão por mérito e competência e honestidade e não porque é da JSD ou PS ou o que for.
Até posso contar a minha própria experiência eu e um grupo de moradores que éramos a favor de um projecto alternativo da IC17 na Falagueira, projecto esse afirmado por todos os engenheiro (eu próprio engenheiro) com quem discutimos a questão como sendo o mais barato, mais correcto do ponto de vista de segurança, mais correcto do ponto de vista de poluição sonora e ambiental etc. o PR foi informado e preferiu ignorar-nos. Porquê ? Será porque chocava com interesses imobiliários nas futuras urbanizações da Falagueira? http://www.cril-segura.com/ (para quem se interessar)
Quando Cavaco afirma que não pode comentar aquele ou outro partido que seria acusado de tomar partes, eu pergunto à partida não é o PR totalmente antipartidário? Não faz sentido nenhum, que alguém o acuse, seja o de for desde que haja congruência no seu discurso é mais uma falsa questão. Portanto o PR pode e deve chamar a atenção das coisas independentemente daquele ou do outro partido ! E o ser mediador não é de todo tomar uma pose passiva (visão completamente limitativa) pelo contrário é defender os seus ideais e aquilo que acha o melhor para o país ele é acima de tudo cidadão e se não quer falar como PR fale como cidadão mas não se cale!
Nunca vi Cavaco preocupado em convocar uma assembleia da republica extraordinária! Não o Fez nunca em situações que merecem pela gravidade como é o estado das nossas finanças!
Cavaco tal como os outros PR desvalorizam e sempre desvalorizam os seus poderosos poderes servindo de tal como capa de protecção como intocáveis.
Elias Escreveu:joao bravo Escreveu:Nobre é o único que tem objectividade e que mostra claramente que tem verdadeira vontade de mudar o rumo do país.
joao, e em tua opinião, em que medida é que os poderes do presidente permitem mudar o rumo do país?
Elias primeiro que tudo refiro que o Presidente da República (PR) tem eleição directa por todos os cidadãos e é cidadão o que só por si tem indiscutivelmente tremendo significado !! Tu sabes bem como cidadão o que podes fazer !
Sem referir aspectos militares que penso que para já não são pertinentes nesta discussão:
O PR representa a República Portuguesa supostamente garantindo a independência nacional com todas as implicações que daí advêm ! Garante a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituições democráticas utilizando por base a Constituição da República Portuguesa.
P.S: Recomendo mais uma vez ler !
O PR pode dirigir mensagens (públicas ou privadas) à Assembleia da República chamando a atenção qualquer assunto que ache pertinente.
O PR nunca pode afirmar que anda alienado ao que se passa já que compete ao PM (Primeiro-Ministro) informá-lo acerca dos assuntos da política interna e externa do país sejas eles quais forem e só se andar muito desatento é que não acompanha o que se passa.
O PR pode ainda ser mais aguerrido e convocar xtraordinariamente a Assembleia da República, de forma a que esta reúna, para se ocupar de assuntos específicos, fora do seu período normal de funcionamento.
O PR não é obrigado a promulgar as leis que surgem pelo que pode ter influência indirecta sobre o conteúdo dos diplomas (via bastidores)!!
O PR pode pedir ao Tribunal Constitucional que declare a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, de qualquer norma jurídica em vigor eliminação da mesma.
O PR pode convocar referendos nacionais desde que seja constitucional.
Muito importante: o PR pode fazer uso dos atributos simbólicos do seu cargo e como cidadão dos importantes poderes informais quer através dos media ou trabalhar nos bastidores na política nacional e internacional e tudo o mais que tal acarreta.
--------------------------------------------
Agora vir a TV um PR dizer que só sabia das coisa mais tarde, que não governa, que não afecta nada no país etc etc conforme Cavaco Silva vem a público afirmar a dizer que é mero moderador... please... não é 100% verdade, não é ser transparente sobre os seus verdadeiros poderes e influências. o PR tem muito mais poder do que se possa pensar muitas vezes não pela via oficial.
Espero ter sido esclarecedor.
Abraços a todos
Acho que Nobre tem até muito melhor noção que Cavaco e companhia quais são as verdadeiras funções de presidente e não é de "adorno"! E vocês já leram a constituição meus amigos ? Leiam.
Cavaco esconde-se atrás dessas intituladas funções limitativas de presidente que não passam de hipocrisia e uma desculpa para ele não participar nas mais diversas alturas (CHAVE!) com pura demagogia.
É que ainda por cima não tem nada a ver com apoiar um partido ou não como ele referiu no debate, se realmente é isento, isso é ridículo sequer de argumentar.
Um forte presidente tem de defender aquilo que acha que e o melhor para o país e não ter uma atitude passiva como Cavaco tem tido muitas vezes com transparente e clara objectividade.
Toda a gente sabe as influências quer através dos media (no contacto com os portugueses) quer com os contactos nacionais e internacionais ao mais alto nível na informação da actual situação do país ao qual Cavaco simplesmente se alienou.
E quem diz que Nobre não tem projecto e carisma é pah vão aos sites dos canditados e oiçam-nos verdadeiramente Nobre é o único que tem objectividade e que mostra claramente que tem verdadeira vontade de mudar o rumo do país. Cavaco só olhava para baixo e cruzava as mãos quando Nobre preferia essas frases acho que isto diz tanta coisa ...
Cavaco esconde-se atrás dessas intituladas funções limitativas de presidente que não passam de hipocrisia e uma desculpa para ele não participar nas mais diversas alturas (CHAVE!) com pura demagogia.
É que ainda por cima não tem nada a ver com apoiar um partido ou não como ele referiu no debate, se realmente é isento, isso é ridículo sequer de argumentar.
Um forte presidente tem de defender aquilo que acha que e o melhor para o país e não ter uma atitude passiva como Cavaco tem tido muitas vezes com transparente e clara objectividade.
Toda a gente sabe as influências quer através dos media (no contacto com os portugueses) quer com os contactos nacionais e internacionais ao mais alto nível na informação da actual situação do país ao qual Cavaco simplesmente se alienou.
E quem diz que Nobre não tem projecto e carisma é pah vão aos sites dos canditados e oiçam-nos verdadeiramente Nobre é o único que tem objectividade e que mostra claramente que tem verdadeira vontade de mudar o rumo do país. Cavaco só olhava para baixo e cruzava as mãos quando Nobre preferia essas frases acho que isto diz tanta coisa ...
FERNANDO NOBRE PRESIDENTE
É incrível como o "sistema" envolve os menos incautos e que não pensam por cabeça própria,(99% dos cidadãos)e os leva a caírem sempre de boca.
Raciocínem, investiguem, cultívem-se e essencialmente não caiam nas teias do senso comum que é demasiado vago e banal!
http://bruto.blogs.sapo.pt/
Raciocínem, investiguem, cultívem-se e essencialmente não caiam nas teias do senso comum que é demasiado vago e banal!
http://bruto.blogs.sapo.pt/
É incrivel como á semelhança do que acontece na sociedade tambem aqui, se julgam as pessoas não por aquilo que elas são, mas pelo facto de serem apioados por esta ou aquela pessoa.
Gostava que me explicassem o que é que o facto de Fernando Nobre se dar bem com Mário Soares ou outra qualquer individualidade faz só por si dele um mau candidato a presidente.
Gostava que me explicassem o que é que o facto de Fernando Nobre se dar bem com Mário Soares ou outra qualquer individualidade faz só por si dele um mau candidato a presidente.
- Registado: 2/5/2010 8:58
o Presidente Cavaco parece-me, sem dúvida, entre os candidatos aquele mais preparado para a situação que estamos. O Fernando Nobre não tem estaleca, para ser mulher de César não basta ser, é necessário também parecer... Quer-se mostrar um candidato diferente, mas que apresentou no debate? que o Cavaco tem responsabilidades? e o que faria ele? ou melhor, o que fará caso seja eleito? nada de novo portanto..
Já os restantes candidatos simplesmente mete-me confusão pensar que algum deles tem hipotese de ser Presidente desta nação.
Já os restantes candidatos simplesmente mete-me confusão pensar que algum deles tem hipotese de ser Presidente desta nação.
- Registado: 9/11/2010 14:45
Quico Escreveu:Sugerir um escalão de IRS de 55% parece-vos sério? E porque não 75%? Ou 95%?... Ou "trabalhar para aquecer"%?
Tudo depende dos valores em jogo a que se aplicariam tais taxas.
Casos haveria em os 45% restantes, seriam ainda uma obscenidade, que trabalho algum Justifica. Aliás, esses 55% até são um limite tímido. O ideal era que o que ficasse depois de impostos tendesse para um valor máximo. Isso sim!
Refiro-me claro a rendimento pessoal,
Vejamos:
Um fulano que ganhe 2 500 € paga cerca de 20% e governa-se com 2 000 por mês.
Outro "que trabalhe para aquecer" se ganhar 100 000 € se pagar 55% de impostos ainda lhe sobram 45 000 € por mês.
Mas é sabido que há quem ganhe múltiplos destes valores.
A verdadeira, a Social Democracia, a sério, assenta precisamente nessa progressividade.
Cumprimentos.
- Registado: 29/11/2007 2:26
Re: Presidenciais
EuroVerde Escreveu:ZZR Escreveu:Fernando Nobre, infelizmente, é um candidato sem carisma e sem projecto.
É lamentável que assim seja, mas é a pura realidade!
Só um ignorante é que pode afirmar uma coisa destas.
Ou alguém que escreve para convencer outros na sua pura leviandade...
EuroVerde, se achas que é ignorância, convido-te a expores aqui os teus argumentos, em vez de ficares pelo simples ataque...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Re: Presidenciais
ZZR Escreveu:Fernando Nobre, infelizmente, é um candidato sem carisma e sem projecto.
Só um ignorante é que pode afirmar uma coisa destas.
Ou alguém que escreve para convencer outros na sua pura leviandade...
Presidenciais
Fernando Nobre, infelizmente, é um candidato sem carisma e sem projecto.
- Registado: 6/12/2010 0:30
Lion_Heart Escreveu:Fernando Nobre falou com Mário Soares antes de apresentar candidatura
19 FEV 10 às 22:27
Em entrevista à SIC, o presidente da AMI afastou a ideia de que poderá ser o candidato do sector soarista do PS e vincou diferenças em relação a Manuel Alegre.
Fernando Nobre, presidente da AMI, diz que falou com Mário Soares antes de apresentar a candidatura
Fernando Nobre aponta a principal
diferença em relação a Alegre
Fernando Nobre disse, esta sexta-feira, que falou com Mário Soares e outras personalidades antes de apresentar a candidatura à Presidência da República.
Em entrevista à SIC, o fundador da AMI afastou a ideia de que poderá ser o candidato do sector soarista do PS.
«Só quem não me conhece é que pode pensar sequer que eu podia ser lebre de alguém. Penso pela minha cabeça. Sou livre», começou por dizer, acrescentando que falou com Mário Soares, entre dezenas de personalidades.
«Se houvesse um candidato oficial do PS», Mário Soares disse que, «como fundador do partido, votaria nesse candidato», contou.
Fernando Nobre reivindicou o facto de nunca ter estado envolvido na política para definir a principal diferença relativamente ao candidato Manuel Alegre.
«Foi alguém que durante 34 anos foi deputado e vice-presidente da Assembleia da República e tem boas e más justificações para o estado em que o país chegou. Eu sou alguém que nunca pertenceu a nenhum partido político», distanciou-se
In TSF
Para mal dos teus pecados, foi o presidente da tua cor, que acompanhou o Sócras a ir para o buraco.
Imagino o que não dirias se o presidente fosse de outra cor.
Adeus Ruizinho

- Registado: 29/11/2007 2:05
Sou da opinião que Fernando Nobre está a ser a grande surpresa a nível dos debates presidenciais. Cavaco andou ali a lutar para não perder o debate mas foi bem apertado. Lopes parecia que estava a tocar uma cassete já ensaiada e não me convenceu. Recomendo que vejam na net os debates.
Abraços a todos
Abraços a todos
moppie85 Escreveu:
3) Não é verdade que o PR tenha 3 reformas. Tem 2: uma do BdP e outra da CGA.
Formalmente estás correcto, mas alem das duas reformas o CS recebia também uma subvenção mensal vitalícia por ter sido 1º ministro, que foi suspensa quando ele foi eleito presidente da republica. Quando ele deixar de ser PR, voltará a receber a subvenção mensal vitalícia mas neste caso de PR que é superior.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
lunas99 Escreveu:AutoMech Escreveu:lunas99 Escreveu:Claro que é demais
Numa empresacomo a EDP sem verdadeira concorr~encia .
Que ao fazer A extrapolação com outros CEO que ganham muito menos- Apple por exemplo-de empresas com volumes de negócios e lucros muito superiores,
se fizeres essa mesma comparação com empresas semelhantes tipo EDF em que o CEO ganha metade .E ainda bens dizer que o tuga é que é invejoso?
Vais bem vais continua assim
Sim Lunas, no caso dos privados com monopólios o estado tem de conseguir assegurar eficiência através do regulador e impedir que haja situações em que altos ordenados tenham origem em custos demasiado altos para os cliente.
Mas não podemos é tentar corrigir uma ineficiência do regulador (se for o caso) com uma politica fiscal que leva 60 ou 70% do rendimento a alguém.
Pensa por exemplo num bom cirurgião que trabalha imenso, que teve de investir tempo e dinheiro a estudar e a qualificar-se e que depois vê o estado levar-lhe uma boa dose do seu (merecido) rendimento.
O mesmo se pode dizer de um empresário bem sucedido que, além de pagar impostos, até tem postos de trabalhos criados, etc.
Temos um pensamento muito perigoso na nossa sociedade que é o de tentar corrigir fiscalmente aquilo que não se consegue por outras vias e diabolizar os que honestamente e com mérito ganham acima da média (não estou a falar do Mexia mas sim em geral).
Mas eu não estou a falar especificamente desses casos
Estou a falar de casos como Mexias, Coelhos, reformas douradas*3 com meia dúzia de anos de contribuição,Armando Varas que se despedem recebem o salário por inteiro pelos meses remanescentes de contrato, inúmeros lugares fantoche criados pelos sucessivos governos para alimentar a manada...
Sabes tão bem como eu que ao longo de 30 anos em vez de se tentar eliminar estes roubos de igreja, foram-se aumentando em proporções estratosféricas.
E como estes parasitas já vieram falar nos direitos adquiridos quando confrontados com a justeza dos seus vencimentos/roubos, porque não aumentar o IRS em situações ,em que manifestamente se verifica situações escandalosas de roubo de dinheiros públicos ?
Um exemplo o Presidente da república tem 3 reformas, será que viveu 3 vidas, quantas reformas tu e a tua família irão ter?
Porque não taxar uma das 3 reformas com 60% ?
Ainda ficará com 2 reformas mais 40% de outra , coisa que eu nem tu nunca teremos - talvez em sonhos...
Abraço
1) Estás a mudar de tema. Começaste com os vencimentos (e IRS) e agora mudaste para as reformas!
2) Sou totalmente contra a "reformas especiais", mas não contra as ditas "reformas douradas". Se um individuo descontou X sobre o seu salário, pq não deverá receber a reforma correspondente?
Sou contra sim, é reformas em 12 anos de políticos e cia. Se eu trabalho até aos 65 anos e n tenho benesses porque hão esses senhores ter? A reforma deveria ser pelos descontos totais e atribuida aos 65 anos e não a palhaçada das "reformas especiais" ao fim de 3 , 5 ou 10 ou 15 anos de trabalho. A reforma deveria ser "unificada" e não "aditiva".
3) Não é verdade que o PR tenha 3 reformas. Tem 2: uma do BdP e outra da CGA. Tal deve-se a estas 2 não serem "unificadas" e haver "fundos" separados. Eu pessoalmente acabava com a macacada...
cumps
- Registado: 15/4/2008 14:12
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, carlosdsousa, dragom, HFCA, PAULOJOAO, Purificaçao, sempreamesma, yggy e 326 visitantes