Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Em que obrigação colocariam o vosso dinheiro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 17/12/2010 0:18

Não fui verificar as contas mas excelente trabalho de análise de Obrigações Fiódor :clap:

Penso que faltam os seguintes custos:

- Imposto de selo na compra e venda
- Comissões de pagamento do cupão
- Guarda de títulos (este provavelmente é irrelevante porque provavelmente tens mais activos)

EDIT: e não sei se não haverá comissão de amortização do capital...

Registado: 4/6/2010 12:12

por fiódor » 16/12/2010 23:56

Conseguir consigo.

As contas até tenho aqui uma simulação que fiz ao preço a que estavam ontem.
Parecem interessantes (se eu não me tiver enganado nas contas...)
Anexos
Obg Grécia.jpg
Obg Grécia.jpg (137.52 KiB) Visualizado 8199 vezes
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

por Pata-Hari » 16/12/2010 23:20

Não acho nada sem fazer as contas aos custos, impostos e conseguir uma yield líquida para isso. E acho que não consegues comprar montantes tão pequenos, consegues...?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por fiódor » 16/12/2010 22:50

Falei nas Obrigações da Grécia pq ando de olho nestas http://www.investinginbondseurope.org/P ... 0114022479

Pata o que achas de um pequeno investimento(7k)nestas obrigações?

Obrigado
Fiódor

por zedmad » 16/12/2010 13:30

Apesar de quem compra pagar o juro decorrido líquido e receber bruto, penso que não é muito relevante para o investimento.

Basicamente, estava a fazer uma simulação no site do BIG para uma obrigações de CGD que pagam um juro liquido de 1.717,19€ ano, correspondente a um cupão, 4,375% e para uma exposição de 50k.

Comprando à data de hoje, tens uma penalização de pouco mais de 30€ no diferencial entre os pagamento do cupão líquido e o recebimento bruto.

Exemplo: Comprando à data de hoje, tens de pagar 1.044,43€ de juro decorridos, sendo que a 13 de Maio recebes um cupão bruto de 2.187,5€ o que representa um cupão líquido de 1.717,19€. Ora de 13 de Maio até à data, estamos a falar de um periodo de 7 meses e 2 dias sensivelmente. Se pagasses os juros decorridos sem contabilizar a tributação, estamos a falar de um valor de 1010 ou 1012€ mais coisa menos coisa. Para quem aplica com o intuito de fixar taxa, penso que não serão esse 30€ que farão grande mossa. Claro que para quem aplica valores mais baixos, esse factor já tem mais impacto. Depois esse diferencial também só é penalizador para o investir no acto da compra. Se atendermos ao facto de as obrigações normalmente possuirem maturidades longas, esse impacto é ainda mais insignificante.

Registado: 6/10/2008 15:51

por pdcarrico » 16/12/2010 1:16

Pata-Hari Escreveu:O banco ganha liquidez...? o juro corrido não vai para o banco, vai para quem te vende as obrigações (eu, por exemplo).

Bem ... se estamos a falar em comprar obrigações em bolsa, qualquer preço há-de ser sempre justo pois é o preço que um vendedor e um comprador aceitam e nele incorporam a proximidade com o próximo cupão.

No caso que eu falo, é uma negociação particular entre um banco que comprou um lote de obrigações e que disponibiliza para clientes. Supondo que o banco comprou obrigações da empresa A com valor nominal de 1000 e taxa de cupão de 5%.

Passados seis meses passa a um cliente a obrigação cobrando um preço que tem em conta o preço que se pratica no mercado (mas não é rigorosamente o mesmo). Supondo que o risco de crédito se manteve, ao cliente cobra 1000 da obrigação e 25 do juro corrido.

O emitente apenas pagará os juros de 5% ao fim do pagamento de cupão. Ou seja durante seis meses desde a venda ao cliente e o tempo de pagamento do cupão, o banco antecipa o seu juro. Ou seja o banco iria receber esses 25 apenas daí a seis meses, ou seja tem um ganho de liquidez.

A situação justa, pelo menos na minha opinião, numa negociação particular entre banco e cliente, seria na data do cupão ratearem o juro de acordo com o tempo em que detiveram a obrigação.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por Pata-Hari » 16/12/2010 0:43

O banco ganha liquidez...? o juro corrido não vai para o banco, vai para quem te vende as obrigações (eu, por exemplo).
Administrador Fórum

por pdcarrico » 16/12/2010 0:21

Pata-Hari Escreveu:Pedro, o tratamento desse modo seria ridiculo...

É ridículo mas aconteceu. E eu só não paguei IRS sobre todo o juro porque entreguei a documentação a meio em que provava a não residência. Eu próprio pus o problema à minha gerente de conta que me sugeriu logo que fizesse o update de não residente para evitar o problema.

Pata-Hari Escreveu:No entanto, a verdade é que ao "devolveres" ao vendedor o juro corrido, efectivamente estás a correr o risco de um ano dado que já avançaste "o cacau" do ano corrido.... a haver um evento de crédito, ardes com o montante do juro do ano todo e não apenas com o montante desde a altura em que as adquiriste.

Mais outra coisa ridícula, porque o juro é devido na data de pagamento de cupão e no banco ao anteciparem o pagamento estava a garantir liquidez de graça desde o momento da minha compra até ao vencimento do cupão. Ou seja mesmo que o risco de crédito não se verifique, o banco ganha de graça - liquidez no time-frame até ao cupão.
Pedro Carriço

por Pata-Hari » 16/12/2010 0:15

Pedro, o tratamento desse modo seria ridiculo...

No entanto, a verdade é que ao "devolveres" ao vendedor o juro corrido, efectivamente estás a correr o risco de um ano dado que já avançaste "o cacau" do ano corrido.... a haver um evento de crédito, ardes com o montante do juro do ano todo e não apenas com o montante desde a altura em que as adquiriste.
Administrador Fórum

por pdcarrico » 16/12/2010 0:12

Eu esperaria pelo vencimento do próximo cupão. É que comprando agora, pagas o juro desde o último cupão. Depois recebes o juro integral do período e pagas IRS sobre todo o juro, mesmo que na prática o teu ganho tenha sido de apenas metade.

Exemplo: obrigação de 1000 paga 5%. Compras a obrigação a 1000 depois de seis meses de cupão. Pagas 2,5% (metade dos 5%) sobre os 1000. Ou seja desembolsas 1025. Depois recebes 1050 menos 20% sobre o juro de 50, ou seja recebes 1040 e pagaste 1025.

Se esperares pelo cupão pagarás IRS sobre o juro que efectivamente recebeste.

Possivelmente o teu banco pode tratar as coisas de forma diferente, mas o que te descrevi aconteceu comigo (com um banco Português), sendo que evitei o pagamento de IRS porque sou não residente e a obrigação era emitida fora de Portugal.
Pedro Carriço

por fiódor » 15/12/2010 23:35

Para 2014 mais vale umas da Grécia que têm uma YTM de 12%. Se calhar são mais seguras que a banca Portuguesa...hehehe
Fiódor

por Pata-Hari » 15/12/2010 22:51

Na minha opinião, o risco de umas é o risco de outras porque a haver um problema numa delas, o risco é sistémico....

Logo, optaria pela que tiver melhor yield liquida no momento da compra.
Administrador Fórum

Em que obrigação colocariam o vosso dinheiro?

por clinger » 15/12/2010 15:28

Para um investimento de 50mil euros, existem estas 3 opções para o prazo de 3 anos e meio.

BES 2014: TIR líquida 7,48% cupão 5,62%
BCP 2014:TIR líquida 8,28% cupão 5,62%
CGD 2014: TIR líquida 6,06% cupão 5,12%

Existe na vossa opinião (fundamentada em algo mais do que só o gosto pessoal) alguma ressalva em subscrever o produto associado à capacidade de cumprimento de cada uma destas entidades?

As TIR são até à maturidade (2014).

Obrigado.

Registado: 29/11/2007 2:40

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 85 visitantes