Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

TOMTOM

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Mares » 13/12/2010 2:50

Caro arvcp6977,

tem alguns pontos na sua "análise fundamentada" que não ficaram claros no seu comentário.

Refere que resolveu investir no 3º trimestre na Tomtom, perante os resultado apresentados. Nesse caso deverá ter observado uma evolução clara quando comparada com os resultados apresentados nos trimestres anteríores. Nesse caso poderá disponibilizar uma tabela comparatíva desses resultados e assim fundamentar a sua decisão. Houve realmente uma evolução significatíva nos lucros?

arvcp6977 Escreveu: 1 - A TomTom tem aproveitado esta extensa crise Financeira/Económica/Financeira para fortalecer os seus Cash Flows, Capitais Próprios e Estrutura de Balanços, mesmo prejudicando os resultados Operacionais em favor dos resultados Financeiros.

Tem graficos ou tabelas que possam fundamentar o que aqui escreve?

arvcp6977 Escreveu: 2 - Com a percepção nitida de uma evolução sustentada da economia global e em particular da Zona Euro, nomeadamente a Alemã e natural que a Empresa tenha começado a posicionar-se para reentrar nas competitivas economias em expanção.

Tem alguma referência temporal para as economias terem entrado em expansão, principalmente a Alemã? Na sua opinião, quando é que a Tomtom alinhou-se com a expansão económica, que refere no seu texto?

arvcp6977 Escreveu: 3 - Ao fazê-lo e tendo concluído todo o seu trabalho de casa tem a noção de terá que contar com um cenário de FUSÕES/AQUISISÕES para o qual terá que estar preparado posicionando-se do lado que melhor lhe convier. Nesta eventualidade a APPLE, MICROSOFT, SAMSUNG, etc estarão também elas em condições de marcar uma importante reviravolta no sector.

Refere-se a rumores...? Tem algum artigo ou são "rumores" apenas seus?

arvcp6977 Escreveu: 4 - Esta Cotada tem sido neste longo período de Crise excessivamente castigada ( lá virão os analistas técnicos a dizer que os mercados são soberanos ) em função do Rácio FUNDAMENTAIS/MERCADOS FINANCEIROS.

O que é então soberano na sua opinião? Rumores, fundamentos do mês passado ou porque gostou do GPS lançado recentemente?

arvcp6977 Escreveu: 5 - Porque será que o UBS em pouco mais de 3 meses altera completamente o seu estudo sobre esta Cotada fazendo evoluir o seu Price Target de 4,50 € para 9,50€, sendo que dos 6,50€ para os 9,50€ ainda ontem.

Na sua opinião, a UBS baseia-se em AT ou em AF?

arvcp6977 Escreveu: 6 - Por ter que ser rigoroso nestas análises é que não posso fazer análises a um comboio de Empresas, mas sim a um cabaz curto delas e assim me tenho dado bem.

Tem alguma análise de uma outra cotada e que já tenha fechado posição? Podería disponibilizar com os restantes forenses?

Cumprimentos,

Mares

Registado: 20/10/2010 17:33

por Elias » 13/12/2010 2:16

Mares Escreveu:Será um "gap" de continuação ou um "gap" de exaustão?

Pode ser também um breakaway, uma vez que acabou de derrubar uma resistência importante.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Mares » 13/12/2010 2:10

Uiui ,.... só agora é que dei uma olhada nas trocas de farpas... lamentável...

Se tem alguém que neste fórum fundamente os seus pontos de vista, baseados na Análise Técnica, é o Elias. Lamentavelmente, que outras pessoas venham "colaborar" à posteriori, baseando-se nas suas "análises fundamentadas"... Para essas pessoas pergunto, qual é o valor para a Tomtom no final de 2011?

Bem, voltando ao que interessa.... Tomtom mantém-se dentro do seu canal ascendente, iniciado em Setembro.

Conforme agora se pode observar, entre 7,10 e 7,40 existíu uma resistência no avanço da cotação da Tomtom, conforme bem observado pelo Elias. Além disso, uma LTD-2008 podería ter "derrubado" a ação, da mesma forma que já o tinha já feito em Setembro de 2009.

Para que essa resistência tivesse sído vencida pelos "bulls", foi aberto um "gap", para assim posicionar-se acima da tal resistência. Esse "gap" possivelmente foi potenciado pelo fechar de várias posições curtas que estariam posicionadas nessa resistência.

Será um "gap" de continuação ou um "gap" de exaustão?
Bem, por enquanto pareçe ser de continuação, visto que a Tomtom mantem-se dentro do canal. Quando deixar de o ser, quem faz AT irá referír esse facto.

Segue o gráfico actualizado.

Abraço,

Mares
Anexos
Tomtom_Dezembro_2010.jpg
Tomtom_Dezembro_2010.jpg (95.12 KiB) Visualizado 6131 vezes

Registado: 20/10/2010 17:33

por keijas » 13/12/2010 0:52

Sou um seguidor da Tomtom,já por duas vezes me alegrou,espero que nesta incursão que fiz muito recentemente, me leve novamente e num futuro próximo a poder alterar, em vez de duas poder referir três.

Esta minha reentrada foi por fé nos fundamentos da empresa.

Quanto á troca de galhardetes aqui esgrimidos, apenas acrescento:

Ainda bem que chegou o Domingo, é um dia bom para acalmar os ânimos,clarear as ideias e trazer paz ao ambiente.

Boas valorizações para a Tomtom

keijas

Registado: 17/5/2008 19:41

por agany » 12/12/2010 19:02

arvcp6977 Escreveu:Boa noite T1ago.
Antes de tudo quero-lhe agradecer a forma educada,séria e construtiva como enteudeu abordar-me sobre este assunto.
Relativamente à sua questão terá que concordar comigo se eu lhe confidenciar que prefiro abordar a questão dos Mercados Financeiros na componente das sua Empesas cotadas numa perspectiva dos Fundamentais em detrimento dos Técnicos.
Tenho esse direito e com muitos bons resultados a partir do momento que os comecei a seguir.
Relativamente à TOMTOM decidi,hà 2 meses, e após a apresentação dos resultados do 3º trimestre participar no seu capital com a aquisição de 25.000 títulos ao valor unitário de 4,20€, fundamentalmente e, aqui, genéricamente, por meia dúzia de razões:

1 - A TomTom tem aproveitado esta extensa crise Financeira/Económica/Financeira para fortalecer os seus Cash Flows, Capitais Próprios e Estrutura de Balanços, mesmo prejudicando os resultados Operacionais em favor dos resultados Financeiros.
2 - Com a percepção nitida de uma evolução sustentada da economia global e em particular da Zona Euro, nomeadamente a Alemã e natural que a Empresa tenha começado a posicionar-se para reentrar nas competitivas economias em expanção.
3 - Ao fazê-lo e tendo concluído todo o seu trabalho de casa tem a noção de terá que contar com um cenário de FUSÕES/AQUISISÕES para o qual terá que estar preparado posicionando-se do lado que melhor lhe convier. Nesta eventualidade a APPLE, MICROSOFT, SAMSUNG, etc estarão também elas em condições de marcar uma importante reviravolta no sector.
4 - Esta Cotada tem sido neste longo período de Crise excessivamente castigada ( lá virão os analistas técnicos a dizer que os mercados são soberanos ) em função do Rácio FUNDAMENTAIS/MERCADOS FINANCEIROS.
5 - Porque será que o UBS em pouco mais de 3 meses altera completamente o seu estudo sobre esta Cotada fazendo evoluir o seu Price Target de 4,50 € para 9,50€, sendo que dos 6,50€ para os 9,50€ ainda ontem.
Em jeito de conclusão se eu fosse a solicitar aos analistas técnicos uma opinião sobre o que fazer ás 250.000 acções da INFINEON que comprei a 0,82€ já as tinha vendido.
6 - Por ter que ser rigoroso nestas análises é que não posso fazer análises a um comboio de Empresas, mas sim a um cabaz curto delas e assim me tenho dado bem. Por isso possuo neste momento só INFINEON E TOMTOM.
7 - Relativamente à Tomtom não tenho dúvidas que ela irá crescer mas esta análise cuidada faço-a com responsabilidade e verdade com os meus amigos.
Não lhe tomo mais tempo. Um abraço e bons negócios

:clap:

Registado: 29/11/2007 1:44

por T1ag0 » 12/12/2010 12:45

arvcp6977 Escreveu:Boa noite T1ago.
Antes de tudo quero-lhe agradecer a forma educada,séria e construtiva como enteudeu abordar-me sobre este assunto.
Relativamente à sua questão terá que concordar comigo se eu lhe confidenciar que prefiro abordar a questão dos Mercados Financeiros na componente das sua Empesas cotadas numa perspectiva dos Fundamentais em detrimento dos Técnicos.
Tenho esse direito e com muitos bons resultados a partir do momento que os comecei a seguir.
Relativamente à TOMTOM decidi,hà 2 meses, e após a apresentação dos resultados do 3º trimestre participar no seu capital com a aquisição de 25.000 títulos ao valor unitário de 4,20€, fundamentalmente e, aqui, genéricamente, por meia dúzia de razões:

1 - A TomTom tem aproveitado esta extensa crise Financeira/Económica/Financeira para fortalecer os seus Cash Flows, Capitais Próprios e Estrutura de Balanços, mesmo prejudicando os resultados Operacionais em favor dos resultados Financeiros.
2 - Com a percepção nitida de uma evolução sustentada da economia global e em particular da Zona Euro, nomeadamente a Alemã e natural que a Empresa tenha começado a posicionar-se para reentrar nas competitivas economias em expanção.
3 - Ao fazê-lo e tendo concluído todo o seu trabalho de casa tem a noção de terá que contar com um cenário de FUSÕES/AQUISISÕES para o qual terá que estar preparado posicionando-se do lado que melhor lhe convier. Nesta eventualidade a APPLE, MICROSOFT, SAMSUNG, etc estarão também elas em condições de marcar uma importante reviravolta no sector.
4 - Esta Cotada tem sido neste longo período de Crise excessivamente castigada ( lá virão os analistas técnicos a dizer que os mercados são soberanos ) em função do Rácio FUNDAMENTAIS/MERCADOS FINANCEIROS.
5 - Porque será que o UBS em pouco mais de 3 meses altera completamente o seu estudo sobre esta Cotada fazendo evoluir o seu Price Target de 4,50 € para 9,50€, sendo que dos 6,50€ para os 9,50€ ainda ontem.
Em jeito de conclusão se eu fosse a solicitar aos analistas técnicos uma opinião sobre o que fazer ás 250.000 acções da INFINEON que comprei a 0,82€ já as tinha vendido.
6 - Por ter que ser rigoroso nestas análises é que não posso fazer análises a um comboio de Empresas, mas sim a um cabaz curto delas e assim me tenho dado bem. Por isso possuo neste momento só INFINEON E TOMTOM.
7 - Relativamente à Tomtom não tenho dúvidas que ela irá crescer mas esta análise cuidada faço-a com responsabilidade e verdade com os meus amigos.

Excelente Post. Uma perspectiva diferente da maioria é sempre bem vinda.

Registado: 29/3/2010 17:06

por Elias » 12/12/2010 11:16

Caro arvcp6977,

Não posso deixar de saudar este teu post. É exactamente de argumentos e de opiniões fundamentadas que este espaço precisa.

Embora eu não seja um analista fundamental, tal não significa que eu pretenda alimentar qualquer tipo de guerra contra os que seguem esse tipo de análise, antes pelo contrário. Acima de tudo o Caldeirão pretende é posts bem fundamentados e o post que colocaste enquadra-se exactamente nesse espírito.

Venham mais posts destes!

1 abraço,
Elias

por arvcp6977 » 12/12/2010 4:38

Boa noite T1ago.

Registado: 29/11/2007 2:07

por T1ag0 » 12/12/2010 0:37

jvcunha Escreveu:Eu não disse que ia disparar. Baseei-me apenas no facto de a resistência dos 7,40 ter sido aparentemente quebrada (carece de confirmação nas próximas sessões?) e de agora só ver uma resistência por volta dos 10,60 (O que é diferente de dizer que vai aos 10,60). Isto somado ao facto de que nos últimos tempos a cotação ter subido galopantemente e ter tido os seus periodos de repouso/consolidação,o que me faz crer que o caminho é para cima. Não é um fundamento válido? Lamento mas os meus verdes conhecimentos de AT ainda não me permitem uma fundamentação mais elaborada, mas de facto estas razões foram as que me levaram a entrar.

Quanto ao ser só conversa, estava a tentar, para além de aprender e de me aconselhar com a malta claramente mais experiente, de direccionar novamente o assunto da thread para aquilo que é efectivamente suposto...

Na minha opinião penso que poderá haver uma resistência nos 7,90/8€.
O volume nesta última sessão foi bastante bom, mas a acção caíu antes de chegar aos 8€. Pode ser coincidência ou pode ser um sinal de que há entradas curtas nesse valor, à semelhança do que aconteceu no fim de Outubro/2009 quando a acção formou um GAP acompanhado de um volume de quase 20 milhoes, ainda que nessa altura a tend~encia de curto-prazo fosse muito diferente..
Vamos ver se o volume da sessão passada é suficiente para a fazer ultrapassar os 8€, e em caso afirmativo acredito que seja uma boa oportunidade de entrada.

arvcp6977 penso que é justo afirmar que a sua análise (estou supondo que foi você que a fez) quanto à TomTom foi certeira. Agora afirma que ela vai manter as subidas pelo menos até Fev/2011. Tendo em conta o passado recente sou obrigado a pensar que poderá ter razão.
Agora penso que era realmente importante que, para que possa haver uma produtiva troca de opiniões, explicasse o porque da sua análise, de forma a podermos dar a nossa opinião. Eu acho muito complicado definir valores e localizções temporais nos mercados, visto que até lá podem suceder vários cenários macroeconómicos e microeconómicos. Sendo formado em Economia certamente concorda comigo.
Por outro lado é regra do Forum dar opiniões fundamentadas. E penso que quando cada utilizador se regista no forum admite concordar e respeitar com as regras deste.
Assim sendo penso que a partilha do seu conhecimento seria produtiva para todos e acredito que a vá reconsiderar.

Cumprimentos

Registado: 29/3/2010 17:06

por jvcunha » 12/12/2010 0:09

agany Escreveu:Até agora é só conversa.
Ainda não fundamentaste como chegaste ao "palpite" que a TOMTOM iria disparar (o Quico até deu uma explicaçãozinha).
O Fórum agradece, sinceramente.
Os meus cumprimentos.

Eu não disse que ia disparar. Baseei-me apenas no facto de a resistência dos 7,40 ter sido aparentemente quebrada (carece de confirmação nas próximas sessões?) e de agora só ver uma resistência por volta dos 10,60 (O que é diferente de dizer que vai aos 10,60). Isto somado ao facto de que nos últimos tempos a cotação ter subido galopantemente e ter tido os seus periodos de repouso/consolidação,o que me faz crer que o caminho é para cima. Não é um fundamento válido? Lamento mas os meus verdes conhecimentos de AT ainda não me permitem uma fundamentação mais elaborada, mas de facto estas razões foram as que me levaram a entrar.

Quanto ao ser só conversa, estava a tentar, para além de aprender e de me aconselhar com a malta claramente mais experiente, de direccionar novamente o assunto da thread para aquilo que é efectivamente suposto...

Registado: 9/8/2010 22:53

por agany » 11/12/2010 22:16

jvcunha Escreveu:
jvcunha Escreveu:Eu sugeria retomarmos a discussão sobre esta cotada, pelo que vou tomar a liberdade.

Sou novato nestas andanças e tenho acompanhado este título há algumas semanas, à espera de um oportunidade para entrar. Entrei hoje, após estar a subir 6% na sessão. Baseei-me em AT, já que só percebo uma resistência agora por volta dos 10.600, após a quebra da resistência dos 7.40, embora acredite também no potêncial da empresa a longo prazo.

Qual a vossa opinião? Acham que agora será sempre a subir até à próxima zona de resistência? Podemos assumir que a ruptura dos 7,40 está confirmada, certo?

Correndo o risco de parecer chato, podiamos regressar à discussão da cotada, e vcs abriam uma outra thread qualquer para lavarem a roupa suja... Ou a malta do forum está assim tão sedenta de sangue?... Acho uma certa graça a administração do forum cair logo em cima sempre que não há justificações para as previsõers/afirmações, mas não por a mão neste tipo de situações. Daqui a pouco vamos quase numa página desta thread em que não se discute aquilo que realmente interessa...

Até agora é só conversa.
Ainda não fundamentaste como chegaste ao "palpite" que a TOMTOM iria disparar (o Quico até deu uma explicaçãozinha).
O Fórum agradece, sinceramente.
Os meus cumprimentos.

por jvcunha » 11/12/2010 21:36

jvcunha Escreveu:Eu sugeria retomarmos a discussão sobre esta cotada, pelo que vou tomar a liberdade.

Sou novato nestas andanças e tenho acompanhado este título há algumas semanas, à espera de um oportunidade para entrar. Entrei hoje, após estar a subir 6% na sessão. Baseei-me em AT, já que só percebo uma resistência agora por volta dos 10.600, após a quebra da resistência dos 7.40, embora acredite também no potêncial da empresa a longo prazo.

Qual a vossa opinião? Acham que agora será sempre a subir até à próxima zona de resistência? Podemos assumir que a ruptura dos 7,40 está confirmada, certo?

Correndo o risco de parecer chato, podiamos regressar à discussão da cotada, e vcs abriam uma outra thread qualquer para lavarem a roupa suja... Ou a malta do forum está assim tão sedenta de sangue?... Acho uma certa graça a administração do forum cair logo em cima sempre que não há justificações para as previsõers/afirmações, mas não por a mão neste tipo de situações. Daqui a pouco vamos quase numa página desta thread em que não se discute aquilo que realmente interessa...

Registado: 9/8/2010 22:53

por Elias » 11/12/2010 21:25

arvcp6977 Escreveu:Então justifiquem também os vossos falhanços nas análises e não atribuam a culpa sómente à soberania dos mercados. Assumam de uma vez por todas os vossos erros. É SÓMENTE UMA QUESTÃO DE RESPEITO PELOS OUTROS.E não quero dizer com isto que devam assumir a responsabilidade pelos mesmos.
Cumprimentos.

arvcp6977, essa mania que tu tens de generalizar e de meter tudo e todos no mesmo saco tem de acabar.

Se tens alguma coisa a dizer sobre as minhas análises, agradeço que concretizes as situações, em vez de produzires informações genéricas.

Se os teus comentários dizem respeito a análises de outros participantes, deves interpelá-los directamente, em lugar de vires descarregar em mim as tuas frustrações e as dos teus amigos.

por arvcp6977 » 11/12/2010 21:23

Então justifiquem também os vossos falhanços nas análises e não atribuam a culpa sómente à soberania dos mercados. Assumam de uma vez por todas os vossos erros. É SÓMENTE UMA QUESTÃO DE RESPEITO PELOS OUTROS.E não quero dizer com isto que devam assumir a responsabilidade pelos mesmos.
Cumprimentos.

por Elias » 11/12/2010 21:05

arvcp6977 Escreveu:Pelo facto eu ter dado o meu palpite sobre a evolução da TomTom, tal como o fiz, fui imediatamente alvo da chacota do Sr. Elias, tal como o Sr. poderá comprovar.

arvcp6977,

O problema não foi tu teres apresentado um palpite.

O problema foi não teres justificado o teu palpite.

Qual foi a parte que não percebeste?

por agany » 11/12/2010 21:05

arvcp6977 Escreveu:Então estamos de acordo. Esse respeito é essencial que seja estendido a todos os membros, incluindo eu. Pelo facto eu ter dado o meu palpite sobre a evolução da TomTom, tal como o fiz, fui imediatamente alvo da chacota do Sr. Elias, tal como o Sr. poderá comprovar. Mas esse assunto está encerrado.
Boa noite.

Os palpites devem ser fundamentados. É assim que se pauta este fórum, primando pela diferenciação e qualidade dos participantes, em relação a outros fóruns. :wink:

por arvcp6977 » 11/12/2010 20:50

Então estamos de acordo. Esse respeito é essencial que seja estendido a todos os membros, incluindo eu. Pelo facto eu ter dado o meu palpite sobre a evolução da TomTom, tal como o fiz, fui imediatamente alvo da chacota do Sr. Elias, tal como o Sr. poderá comprovar. Mas esse assunto está encerrado.
Boa noite.

por Elias » 11/12/2010 20:47

arvcp6977 Escreveu:Está enganado.

Não percebi. Estou enganado em relação a quê? Em relação a esperar que tu venhas cá?

arvcp6977 Escreveu:Falo-ei com todo o gosto se os Senhores tiverem a mesma dignidade em vir justificar todos os falhanços, e são muitos, nas vossas,chamadas, análises técnicas.

arvcp6977, essa mania que tu tens de generalizar e de meter tudo e todos no mesmo saco tem de acabar.

Se tens alguma coisa a dizer sobre as minhas análises, agradeço que concretizes as situações, em vez de produzires informações genéricas.

Se os teus comentários dizem respeito a análises de outros participantes, deves interpelá-los directamente, em lugar de vires descarregar em mim as tuas frustrações e as dos teus amigos.

arvcp6977 Escreveu:É minha intenção a partir de agora intervir no fórum sem ter que justificar absolutamente nada.

Ao proceder dessa forma estarás a violar as regras do Forum e arriscas-te a ser expulso, mas isso já não é comigo e sim com a administração.

arvcp6977 Escreveu:Sabe Sr. Elias a Faculdade de Economia acolheu-me em 1973 e pediu-me para me formar em ECONOMIA REAL em 5 anos.

Está bem, és um senhor doutor, e então? Estás a puxar dos galões e a exibires as tuas habilitações, para me impressionares? Olha que não é por isso que passarei a tratar-te de forma diferente. Não mudo uma vírgula ao que escrevi anteriormente.

arvcp6977 Escreveu:Futurologia nos mercados é dizer que o PSI20 ao romper a resistência dos 8000 Pontos tinha o caminho aberto até aos 8.900 Pontos, a fronteira para o BULL MARKET!!!!!!!!!!!!. O que aconteceu? Quem o disse? alguém justificou o falhanço? Foi o Mercado. E isto hà bem poucos dias. Mas ele é o GURU sabe tudo!!!!!!

Repito: se essa mensagem é minha, diz-me a data e a hora em que foi escrita e eu terei todo o gosto em analisá-la em conjunto contigo. Se a mensagem não é minha, deves interpelar o respectivo autor.

por nelsonfilipe » 11/12/2010 20:39

arvcp6977 Escreveu:Caro Elias.
Está enganado. Falo-ei com todo o gosto se os Senhores tiverem a mesma dignidade em vir justificar todos os falhanços, e são muitos, nas vossas,chamadas, análises técnicas. Não se refugiem na soberania dos mercados para justificar esses falhanços.É minha intenção a partir de agora intervir no fórum sem ter que justificar absolutamente nada. Já contactei o meu advogado para que me saiba se essa vossa intenção de banir do caldeirão todos os que não justifiquem as opiniões tem base legal.Não se esqueça Sr. Elias que tenho que me "POR A JEITO".Sabe Sr. Elias a Faculdade de Economia acolheu-me em 1973 e pediu-me para me formar em ECONOMIA REAL em 5 anos.
Futurologia nos mercados é dizer que o PSI20 ao romper a resistência dos 8000 Pontos tinha o caminho aberto até aos 8.900 Pontos, a fronteira para o BULL MARKET!!!!!!!!!!!!. O que aconteceu? Quem o disse? alguém justificou o falhanço? Foi o Mercado. E isto hà bem poucos dias. Mas ele é o GURU sabe tudo!!!!!!

Se a AT fosse uma ciência exacta, estariam todos ricos certamente e não haveria nenhuma economia além das bolsas de valores porque era dinheiro certo. Nada neste mundo é certo e não é por falta de aviso, porque praticamente em todos os comentários se diz que é apenas uma opinião e não uma certeza. É impossível estar na cabeça de cada um dos milhões e milhões de investidores que todos os dias compram e vendem nos mercados para se saber ao certo o que vai acontecer hoje ou amanhã.

Registado: 10/9/2009 15:41

por arvcp6977 » 11/12/2010 20:29

Caro Elias.
Está enganado. Falo-ei com todo o gosto se os Senhores tiverem a mesma dignidade em vir justificar todos os falhanços, e são muitos, nas vossas,chamadas, análises técnicas. Não se refugiem na soberania dos mercados para justificar esses falhanços.É minha intenção a partir de agora intervir no fórum sem ter que justificar absolutamente nada. Já contactei o meu advogado para que me saiba se essa vossa intenção de banir do caldeirão todos os que não justifiquem as opiniões tem base legal.Não se esqueça Sr. Elias que tenho que me "POR A JEITO".Sabe Sr. Elias a Faculdade de Economia acolheu-me em 1973 e pediu-me para me formar em ECONOMIA REAL em 5 anos.
Futurologia nos mercados é dizer que o PSI20 ao romper a resistência dos 8000 Pontos tinha o caminho aberto até aos 8.900 Pontos, a fronteira para o BULL MARKET!!!!!!!!!!!!. O que aconteceu? Quem o disse? alguém justificou o falhanço? Foi o Mercado. E isto hà bem poucos dias. Mas ele é o GURU sabe tudo!!!!!!

por nelsonfilipe » 11/12/2010 19:29

Elias Escreveu:
arvcp6977 Escreveu:Não tivesse sido os prudentes conselhos do meu amigo Filipe Garcia e eu tinha caído na desgraça ao seguir as vossas análises da treta. Já chega
Boa Noite.

arvcp6977, já que falas de análises da treta, e já que não desistes de atacar os analistas do Caldeirão, quero dizer-te mais uma coisa: no dia 28 de Fevereiro de 2011 virei a este mesmo tópico para te cobrar esta afirmação que aqui colocaste ontem dia 10 de Dezembro:

arvcp6977 Escreveu:Não te maço mais,mas olha não te esqueças que a TOMTOM em Fevereiro/2011 está a 20€.

Espero sinceramente que nesse dia ainda sejas frequentador deste espaço e que tenhas a dignidade de vir aqui responder por aquilo que escreveste.

(Pela minha parte fica desde já a garantia que se essa tua "profecia" se concretizar, virei aqui reconhecer publicamente e perante toda a comunidade que a tua visão estava correcta).

Até lá não te maço mais.

1 abraço,
Elias

Há muitos a tentarem fazer futurologia.. ainda por cima em mercados..

BN

Registado: 10/9/2009 15:41

por Elias » 11/12/2010 18:55

arvcp6977 Escreveu:Não tivesse sido os prudentes conselhos do meu amigo Filipe Garcia e eu tinha caído na desgraça ao seguir as vossas análises da treta. Já chega
Boa Noite.

arvcp6977, já que falas de análises da treta, e já que não desistes de atacar os analistas do Caldeirão, quero dizer-te mais uma coisa: no dia 28 de Fevereiro de 2011 virei a este mesmo tópico para te cobrar esta afirmação que aqui colocaste ontem dia 10 de Dezembro:

arvcp6977 Escreveu:Não te maço mais,mas olha não te esqueças que a TOMTOM em Fevereiro/2011 está a 20€.

Espero sinceramente que nesse dia ainda sejas frequentador deste espaço e que tenhas a dignidade de vir aqui responder por aquilo que escreveste.

(Pela minha parte fica desde já a garantia que se essa tua "profecia" se concretizar, virei aqui reconhecer publicamente e perante toda a comunidade que a tua visão estava correcta).

Até lá não te maço mais.

1 abraço,
Elias

por jeso » 11/12/2010 18:54

Curto e grosso

Registado: 24/6/2006 12:52

por MVP » 11/12/2010 18:53

Caro arvcp6977

Sim é verdade só li pequenos excertos, até porque era e é uma discussão que não é minha, dei apenas uma pequena opinião e acrescento ainda:

Nenhum analista acerta sempre, nem a analise técnica funciona sempre.
Tenho aquela ideia que a analise técnica mais funciona quanto mais pessoas estiverem com os olhos nela, ou seja, por EX, se uma acção passa uma resistência e toda a gente desata a comprar por isso, ou seja, olhando à AT, ela vai funcionar. Agora se ninguém ligar àquilo, ligarem mais por ex à AF e acharem que ela está cara, o passar daquela "linha" nada representa.
Depois existem os grandes investidores, as casas de recomendação, a UBS (que considero aparte por fazer efeitos nas acções realmente à parte).. Etc..
Mas honestamente não entendo o teor dessa sua critica. Nunca ninguém disse que a bolsa é fácil. E muito menos alguém disse que é fácil em alturas de quedas generalizadas em que alguns sectores continuam claramente em bear market e portanto aplica-se aquela do "Como se consegue obter 1 milhão de Euros num bear market? Começando com 2"
E depois existe a parte que nem todos têm jeito para isto do investimento e do risco.. Enfim existe uma serie de coisas e por isso não podemos culpar "o próximo". Temos sim de saber lidar com tudo o que os mercados apresentam e saber contornar as dificuldades da melhor maneira possível, aproveitando as melhores oportunidades que apareçam, não esquecendo nunca os stops :lol:

Desculpem lá este novato da bolsa caso encontrem algum erro crasso nestes posts.

Abraço
Pedro
Editado pela última vez por MVP em 11/12/2010 18:57, num total de 1 vez.

Registado: 27/6/2010 23:26

por arvcp6977 » 11/12/2010 18:33

Caro p3droPT
Porque provávelmente não terá lido bem os meus posts sobre o meu assunto com o ELIAS vejo obrigado a concluir que o Sr. lê este Fórum só com um olho. Não sei qual.
Num dos meus comentários fui bem claro ao referir que, muito embora essas pessoas visadas estariam arrependidas de seguir as vossas análises, eu não imputava essa responsabilidade aos Srs. Sempre achei que cada um deverá assumir as suas próprias responsabilidades.
Meus caros fiquem bem cientes de uma coisa:
A partir de agora intervirei sempre que entender em defesa da clareza das posições assumidas por TODOS.
Se bem estou lembrado o Sr. Ulisses Pereira em video veio dizer que a EDP tinha dado um grande sinal de força. O que é que aconteceu á cotação? Alguém solicita explicação e responsabilidade por completo falhanço de análise? Foi o mercado o responsável não foi?
Lembram-se quando o Sr. João Ermida no Programa COR DO DINHEIRO do Camilo Lourenço disse com toda convicção que a INAPA ia ser a RAÍNHA DA BOLSA este ano? Nota-se.
Não tivesse sido os prudentes conselhos do meu amigo Filipe Garcia e eu tinha caído na desgraça ao seguir as vossas análises da treta. Já chega
Boa Noite.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Abade19, Bar38, Google [Bot], PAULOJOAO e 194 visitantes