Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos aeroportos (divisão de tópico)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 13/12/2010 15:31

Bem, parece que a ideia não passou no crivo da administração.

O passo seguinte é cravar a Pata para alterar o título deste post :P
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Mares » 13/12/2010 15:02

Então, se me dás licença vou já tratar disso :wink:

Começarei por colocar o que se encontra na primeira da empresa.

Abraço,

Mares.



Elias Escreveu:
Mares Escreveu:Obrigado Elias.

E porque não criar um novo tópico "Aeroporto de Beja: potencialidades, limitações e desafios"?

Abraço,

Mares.


Parece-me bem :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2504
Registado: 20/10/2010 17:33
Localização: 16

por Elias » 13/12/2010 14:55

Mares Escreveu:Obrigado Elias.

E porque não criar um novo tópico "Aeroporto de Beja: potencialidades, limitações e desafios"?

Abraço,

Mares.


Parece-me bem :)
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Camisa Roxa » 13/12/2010 14:46

Elias Escreveu:Pulido Valente, sem revelar o nome, referiu à Rádio Pax, que existe um “operador inglês” que está interessado em iniciar, em Junho de 2011, um voo semanal para Londres.


um aeroporto inteiro a funcionar para sustentar um voo por semana!

isto é mais que surreal, isto é gestão criminosa de dinheiros públicos!
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2475
Registado: 5/11/2002 11:27
Localização: Leiria

por Mares » 13/12/2010 14:38

Obrigado Elias.

E porque não criar um novo tópico "Aeroporto de Beja: potencialidades, limitações e desafios"?

Abraço,

Mares.



Elias Escreveu:
Mares Escreveu:Tornar-se "como possível alternativa "low-cost" ao aeroporto de Lisboa" encontra-se referenciado onde?


Essa informação está no site oficial da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja, que podes consultar aqui:

- O Aeroporto Beja - Alentejo será basicamente um Low Cost Airport (LCA)

(...)

- O Aeroporto Beja - Alentejo poderá complementar o Aeroporto do Algarve:

(...)

- O Aeroporto Beja - Alentejo poderá complementar o Aeroporto da Portela:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2504
Registado: 20/10/2010 17:33
Localização: 16

por Elias » 13/12/2010 14:09

Mares Escreveu:Tornar-se "como possível alternativa "low-cost" ao aeroporto de Lisboa" encontra-se referenciado onde?


Essa informação está no site oficial da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja, que podes consultar aqui:

- O Aeroporto Beja - Alentejo será basicamente um Low Cost Airport (LCA)

(...)

- O Aeroporto Beja - Alentejo poderá complementar o Aeroporto do Algarve:

(...)

- O Aeroporto Beja - Alentejo poderá complementar o Aeroporto da Portela:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Mares » 13/12/2010 12:42

Elias,

existem dois tipos de "posts": aqueles que são de opinião e aqueles que são colocados em referência a algum artigo de jornal.

Nos posts de opinião vejo falar-se de quase tudo, menos, por exemplo, das vantagens/desvantagens do "novo aeroporto de Lisboa".

Na notícia mais recente, ventilado pela comunicação social (Tribunal de Contas alerta que Aeroporto de Beja avançou sem garantias de viabilidade, 26.11.2010, Jornal Publico), apareçe:

- "O projecto dimensionado para "promover o desenvolvimento da região" baseado em actividades ligadas ao transporte de passageiros e carga e nas áreas da indústria aeronáutica, formação e logística."

- "A utilização do aeroporto de Beja como plataforma logística de carga para escoamento dos produtos exportados da China para a América do Sul e para África, inicialmente prevista".

- "A proposta mais consistente para se dar uso à nova infra-estrutura passa pela transformação da placa de estacionamento num parque para acolher aviões que actualmente ocupam espaço no aeroporto de Lisboa, mas isso tem custos acrescidos."

Tornar-se "como possível alternativa "low-cost" ao aeroporto de Lisboa" encontra-se referenciado onde?

Depois apareçem opiniões sobre TGVs, SCUTs, BPN e até de corrupção, mas que nada tem a vêr com o "novo aeroporto de Lisboa".

Recentemente apareçeu no telejornal da RTP1 (se não estou em falta...) uma notícia que falava de um aeroporto construído algures em Espanha, mas que fica longe de tudo... Infelizmente, é assim que a comunicação social tenta (de)forma(r) a a opinião colectiva do povo português...

Infelizmente, Também temos neste país pessoas que acreditam que a sua formação está numa informação deformada e falaciosa.

Abraço,

Mares.






Elias Escreveu:Mares,

Se leres as páginas anteriores verificarás que o tema do aerop. de Beja surgiu como possível alternativa "low-cost" ao aeroporto de Lisboa e por isso optei por colocar as notícias aqui em vez de abrir um novo tópico...

1 abraço,
Elias
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2504
Registado: 20/10/2010 17:33
Localização: 16

por Elias » 13/12/2010 11:46

Mares,

Se leres as páginas anteriores verificarás que o tema do aerop. de Beja surgiu como possível alternativa "low-cost" ao aeroporto de Lisboa e por isso optei por colocar as notícias aqui em vez de abrir um novo tópico...

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Mares » 13/12/2010 11:31

Olá Elias,

bom dia.

Vais-me desculpar, mas vou ter de discordar contigo com o facto de no tópico sobre o "novo aeroporto de Lisboa", coloquem-se notícias sobre o "aeroporto de Beja".

"Se estamos a falar de alhos, não estamos a falar de bugalhos...".

Da mesma forma, vi em outros posts aqui colocados, falando de TGV´s, de SCUTS, etc, etc.

Para mim fica evidente que é mais uma campanha contra a politica de investimentos do governo do que propriamente uma discussão objectíva sobre o projecto do novo aeroporto de Lisboa.

Abraço,

Mares.




Elias Escreveu:Pulido Valente anuncia no Facebook primeiro voo no Aeroporto de Beja para Junho
10 de Dezembro
radiopax.com

O presidente da Câmara de Beja anuncia na página pessoal da rede social Facebook que o primeiro voo comercial no Aeroporto de Beja está previsto para Junho e terá como destino Londres.

Pulido Valente, sem revelar o nome, referiu à Rádio Pax, que existe um “operador inglês” que está interessado em iniciar, em Junho de 2011, um voo semanal para Londres. De acordo com o autarca os termos gerais do acordo estão “definidos”, “falta assinar o contrato definitivo”. O presidente da Câmara de Beja afirma que este contrato prevê “a execução de um voo para Londres uma vez por semana” durante “3 anos”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2504
Registado: 20/10/2010 17:33
Localização: 16

por Elias » 13/12/2010 2:01

Pulido Valente anuncia no Facebook primeiro voo no Aeroporto de Beja para Junho
10 de Dezembro
radiopax.com

O presidente da Câmara de Beja anuncia na página pessoal da rede social Facebook que o primeiro voo comercial no Aeroporto de Beja está previsto para Junho e terá como destino Londres.

Pulido Valente, sem revelar o nome, referiu à Rádio Pax, que existe um “operador inglês” que está interessado em iniciar, em Junho de 2011, um voo semanal para Londres. De acordo com o autarca os termos gerais do acordo estão “definidos”, “falta assinar o contrato definitivo”. O presidente da Câmara de Beja afirma que este contrato prevê “a execução de um voo para Londres uma vez por semana” durante “3 anos”.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 26/11/2010 11:06

Tribunal de Contas alerta que Aeroporto de Beja avançou sem garantias de viabilidade

26.11.2010 - 07:31 Por Carlos Dias
publico.pt

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas (TC) ao Aeroporto Civil de Beja conclui que a infra-estrutura onde já foram investidos cerca de 34 milhões de euros "não tinha assegurada a sua viabilidade económica".

O projecto dimensionado para "promover o desenvolvimento da região" baseado em actividades ligadas ao transporte de passageiros e carga e nas áreas da indústria aeronáutica, formação e logística "não tem contribuído" para o fim em vista, "nem para a criação de emprego", constata o TC.

Concluídas que estão as obras da nova unidade aeroportuária, "não existem ainda nem operadores nem acessibilidades" e Beja "não dispõe de acessos rodoviários e ferroviários eficientes" para o resto do país e para a Europa, observa aquele organismo.

A agravar ainda mais a indefinição que teima em marcar o percurso deste projecto, os (poucos) operadores que são vitais para a viabilização do empreendimento reconsideram as suas propostas. A utilização do aeroporto de Beja como plataforma logística de carga para escoamento dos produtos exportados da China para a América do Sul e para África, inicialmente prevista, ficou seriamente comprometida. Recentemente, assinala o tribunal, a República Popular da China "firmou um acordo" com um aeroporto na Alemanha para o mesmo fim, uma vez que o aeroporto de Beja "ainda não estava a operar".

Contudo, na área circundante ao aeroporto mantém-se a possibilidade de instalar unidades industriais de produtos semiacabados, de fabrico de componentes aeronáuticos ou de manutenção de aeronaves.

A Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja, S.A. (EDAB), entidade responsável pela construção do aeroporto de Beja, instada pelo TC a explicar a falta de investidores, reconhece o clima de incerteza: de um projecto "desta natureza, que se encontra totalmente dependente da evolução das varáveis económicas regionais e nacionais, não se poderia esperar "milagres" da sua imediata transformação num projecto rentável no curto prazo".

Mas o tribunal sublinha que "já se passaram quase 10 anos" desde o início da criação da empresa, tendo as datas para o início da operação "sido sucessivamente adiadas". A EDAB explica que "a prossecução desta estratégia foi protelada pela crise económica e financeira, cujos efeitos ainda se fazem sentir", vaticinando o Verão de 2011 como a data prevista para início de operações.

Enquanto empresa pública constituída sob a forma de sociedade anónima, a EDAB "nunca apresentou qualquer plano de negócios" e vem acumulando "prejuízos há quase dez anos", decorrentes do facto de estar a "operar num quadro de total incerteza de viabilidade económica e financeira", realça o TC. Em consequência, constata-se que a operacionalidade do aeroporto de Beja, na fase actual, "está bastante comprometida" na medida em que "nenhum objectivo estratégico se mostra cumprido", nem existe concretização de "qualquer contrato de negócio aeroportuário" com companhias de aviação.

Todo este quadro leva o TC a concluir que o aeroporto de Beja "não tinha assegurada" a sua viabilidade económica quando foi lançado. A obra vai custar cerca de 74 milhões de euros aos contribuintes, assinala o TC, agravados pelos sucessivos adiamentos ao público da sua entrada em exploração.

A proposta mais consistente para se dar uso à nova infra-estrutura passa pela transformação da placa de estacionamento num parque para acolher aviões que actualmente ocupam espaço no aeroporto de Lisboa, mas isso tem custos acrescidos.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Novos aeroportos (divisão de tópico)

por axman » 19/11/2010 16:32

Quer dizer:

1) Gastamos centenas de milhões num projecto corrupto;
2) Derrapamos o orçamento;
3) Confirmamos que o investimento foi em vão;

E só agora vamos tentar descobrir formas de usar a infraestrutura, nem que seja para lançar aviões de papel.

Isto é apenas mais um caso de corrupção e de gestão ruinosa. Os responsáveis já deviam estar presos.
 
Mensagens: 231
Registado: 1/8/2009 0:16
Localização: 1

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crosses, LMMV, MPCER, Musus, PacoNasssa, PAULOJOAO, peterteam2, trilhos2006, yggy, Zguibz2 e 221 visitantes