Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Roaming entre Portugal e Espanha poderá acabar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 7/12/2010 19:06

Por acaso acho que a Comissão Europeia está a interferir demasiado no mercado ao exigir primeiro que se baixe as tarifas de roaming e depois que se acabe com o roaming.

Mas não sejamos ingénuos: o turista ocasional agradece, mas não é o principal beneficiado; os comissários, os eurodeputados e as hordas de cidadãos europeus que todas as semanas vão a Bruxelas em reuniões da UE são talvez os que mais beneficiam com esta medida.

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 7/12/2010 19:03

Eu até sou a favor do fim do "roaming". Mas nestas coisas tenho poucas ilusões: no bolo global, os utilizadores vão continuar a gastar sensivelmente o mesmo: ou as pessoas passam a fazer mais chamadas e gastam os mesmos montentes (no bolo global) ou se "existir poupança" (o que as pessoas passam a falar a mais não é suficiente para compensar as perdas de receitas do roaming) então o "mercado" vai-se ajustar e vamos pagar todos isso com "ajustes" nos tarifários.

Para os consumidores pouparem, impostos ou subsidiações de serviços à parte, as empresas têm de perder. Não há milagres. Como as empresas não estão interessadas em perder receitas (algumas nem podem pois a sustentabilidade do negócio pode ser colocada em causa), o que vamos provavelmente ter é ajustes nos tarifários.

Isto faz-me recordar a história do IVA sobre o IA/ISV nos automóveis, onde havia quem tivesse a ilusão de que acabar com o IA sobre o IA/ISV resultaria em veículos mais baratos...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 7/12/2010 14:17

Bruxelas quer eliminar roaming dentro da Europa nos próximos cinco anos
Publicado em 10 de Novembro de 2010
ionline.pt

O fim das tarifas de roaming na Península Ibérica está perto do fim. Este é um dos temas que vai estar em debate no o próximo mês, numa reunião entre Sócrates e Zapatero, altura em que se vai realizar a cimeira luso-espanhola.

Entretanto, segundo o “The New York Times” (NYT), a Comissão Europeia pretende acabar com o roaming dentro da União Europeia o mais tardar até 2015.

O roaming consiste numa tarifa extra que as empresas de telecomunicações cobram aos seus clientes por fazerem chamadas fora do seu país. Com esta medida, qualquer cidadão europeu poderá realizar chamadas ao preço da sua tarifa habitual dentro da União Europeia.

A comissária europeia e supervisora das telecomunicações, Neelie Kroes, assegurou ao NYT que “as diferenças significativas entre os tarifários nacionais não podem justificar-se num verdadeiro mercado único.”

por Elias » 14/9/2010 15:00

carf2007 Escreveu:Sendo o roaming um custo pelo serviço prestado de uma empresa a outra (cedência de rede). Faz-me confusão sendo cliente Vodafone ter que pagar roaming indo por exemplo a Espanha onde continuo na rede Vodafone.

Claro que eles têm uma desculpa qualquer, mas quanto a mim não faz sentido.

Repara: quando telefonas para França ou Alemanha ou até para o Brasil pagas mais do que ligando para Lisboa ou o Porto. Mas afinal estás apenas a pagar a cedência de rede. Não deveria ser tudo o mesmo preço?

por carf2007 » 14/9/2010 10:41

Sendo o roaming um custo pelo serviço prestado de uma empresa a outra (cedência de rede). Faz-me confusão sendo cliente Vodafone ter que pagar roaming indo por exemplo a Espanha onde continuo na rede Vodafone.

Claro que eles têm uma desculpa qualquer, mas quanto a mim não faz sentido.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

Roaming entre Portugal e Espanha poderá acabar

por Elias » 13/9/2010 23:00

Querem acabar com o «roaming»

Telefonar de Portugal para Espanha e vice-versa pode vir a ficar mais barato. Governos dos dois países vão apresentar proposta na próxima Cimeira Luso-Espanhola

Por: Redacção / VC | 13- 09- 2010

E se o roaming acabasse entre Portugal e Espanha? Com chamadas mais baratas, as carteiras dos turistas e empresários que circulam regularmente entre os dois países iriam certamente agradecer a medida que pode mesmo vir a passar do papel à prática. É que os governos português e espanhol deverão apresentar uma proposta neste sentido na Cimeira Luso-Espanhola, que se realizará em Elvas, no próximo mês de Dezembro.

«Há uns tempos estive reunido, em Madrid, com vários empresários portugueses que me propuseram essa ideia. Quando cheguei a Portugal falei com o primeiro-ministro, José Sócrates, que a achou interessante», revelou ao «Diário Económico» o embaixador de Espanha em Lisboa, Alberto Navarro.

«Operadoras não saem prejudicadas»

Se o projecto for avante, «três milhões de portugueses e outros três milhões de espanhóis que andam permanente em trânsito», a maioria empresários, vão poder falar mais, com menos custos. Sem «roaming» as pessoas «fariam muito mais chamadas fora do seu país», o que acabaria por «compensar as operadoras, ou mesmo levá-las a ganhar mais dinheiro».

PT, Vodafone e Optimus dizem desconhecer a intenção de Lisboa e Madrid mas mostraram alguma reprovação por terem ficado, pelo menos até ao momento, fora das negociações.

O que se sabe é que as conversações estão agora a cargo do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações português e espanhol.

Bruxelas gosta da ideia

A Comissão Europeia não quis comentar esta segunda-feira o eventual fim das tarifas de «roaming» entre Portugal e Espanha, mas lembrou que tem vindo a defender a progressiva redução dos custos da utilização de telemóveis e outros aparelhos móveis noutros Estados-membros.

Um dos objectivos traçados na «Agenda Digital para a Europa», adoptada em Maio passado, passa precisamente por aproximar ao máximo as tarifas de «roaming» das tarifas nacionais, e «para valores próximos de zero até 2015», disse à agênca Lusa fonte do gabinete da comissária europeia responsável por esta área de trabalho, Neelie Kroes.

Só desta forma «a Comissão conseguirá criar um verdadeiro mercado único dos serviços de telecomunicações».

[Notícia actualizada às 12h00]

http://www.tvi24.iol.pt/media-e-comunic ... -5239.html

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, carvman, Goya777, Mar58, MR32, peterteam2, Pmart 1, rg7803, yggy e 237 visitantes