A mão quente
15 mensagens
|Página 1 de 1
rsacramento Escreveu:para quem apreciar/interessar-se por estes temas, recomendo vivamente a leitura do livro Trading in the zone, do Mark Douglas
A interpretação que faço do livro do Mark Douglas é que atribui à expressão "In the zone" algo diferente do que refere o Ulisses. Estar "In the zone" não tem a ver com os resultados, mas sim com o estado de espírito do trader, ou seja, e de acordo com Mark Douglas "When you are at peace with not knowing what's going to happen next".
Para ser mais específico aqui vai um excerto do livro:
When you completely accept the psychological realities of the market, you will correspondingly accept the risks of trading. When you accept the risks of trading, you eliminate the potential to define market information in painful ways. When you stop defining and interpreting market information in painful ways, there is nothing for your mind to avoid, nothing to protect against. When there's nothing to protect against, you will have access to all that you know about the nature of market movement. Nothing will get blocked, which means you will perceive all the possibilities you have learned about (objectively), and since your mind is open to a true exchange of energy, you will quite naturally start discovering other possibilities (edges) that you formerly couldn't perceive. For your mind to be open to a true exchange of energy, you can't be in a state of knowing or believing that you already know what's going to happen next. When you are at peace with not knowing what's going to happen next, you can interact with the market from a perspective where you will be making yourself available to let the market tell you, from its perspective, what is likely to happen next. At that point, you will be in the best state of mind to spontaneously enter "the zone," where you are tapped into the "now moment opportunity flow."
- Registado: 29/11/2007 3:35
Elias Escreveu:Nonick Escreveu:Há tendências definidas, mas se eu te perguntar agora se a acção X vai subir ou descer, e até quando, consegues-me dizer com 100% de certeza a resposta?
Era isso que eu queria dizer. Em certas circunstâncias é provável que suba ou que desça, mas certezas não há[/u]
Bem, mas eu não falei em certezas (muito menos de 100%).
Mas nota que isso que escreves agora é bastante diferente da tua afirmação anterior - essa afirmação (em especial a parte "de todo") sugeria que não era possível prever nada. Eu acredito que o mercado é previsível com algum grau de certeza (grau esse que é maior que zero e menor que 100%).
Expressei-me mal, de facto tens razão, não devia ter escrito o "de todo". Foi só mesmo para reforçar que o mercado não era previsível a 100%
- Registado: 4/12/2010 16:41
Nonick Escreveu:Há tendências definidas, mas se eu te perguntar agora se a acção X vai subir ou descer, e até quando, consegues-me dizer com 100% de certeza a resposta?
Era isso que eu queria dizer. Em certas circunstâncias é provável que suba ou que desça, mas certezas não há[/u]
Bem, mas eu não falei em certezas (muito menos de 100%).
Mas nota que isso que escreves agora é bastante diferente da tua afirmação anterior - essa afirmação (em especial a parte "de todo") sugeria que não era possível prever nada. Eu acredito que o mercado é previsível com algum grau de certeza (grau esse que é maior que zero e menor que 100%).
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Nonick Escreveu:O mercado não é previsível de todo.
Nonick não concordo nada com esta afirmação. Isto só seria verdade se o mercado fosse errático, mas isso não corresponde à realidade, desde logo porque é possível identificar tendências bem definidas.
Há tendências definidas, mas se eu te perguntar agora se a acção X vai subir ou descer, e até quando, consegues-me dizer com 100% de certeza a resposta?
Nonick Escreveu:O mercado não é previsível de todo.
Nonick não concordo nada com esta afirmação. Isto só seria verdade se o mercado fosse errático, mas isso não corresponde à realidade, desde logo porque é possível identificar tendências bem definidas.
- Registado: 5/11/2002 12:21
E não será que esses momentos também derivam um bocado da sorte?
O mercado não é previsível de todo. Temos certos indicadores que nos dão uma ajuda, que é natural que sigamos, cada um adaptando o seu próprio estilo.
(Lembro-me de ver uma frase que gostei bastante, mas não me lembro onde: "Negotiating in the stock market is like driving a car using only your rear mirror" )
Por vezes corre como planeámos, por vezes não. Há que lembrar que se há razões para fazer uma compra, regra geral também há razões para fazer uma venda, a não ser que a pessoa do outro lado seja parva, mas isso é outra história
O que estou a tentar dizer é que, na minha opinião, a nossa decisão num negócio x, foi tomada por diferentes razões que a do negócio y. E não acho que é por termos tido razão nessas duas que iremos ter razão num negócio z distinto. São situações diferentes com variáveis diferentes.
O mercado não é previsível de todo. Temos certos indicadores que nos dão uma ajuda, que é natural que sigamos, cada um adaptando o seu próprio estilo.
(Lembro-me de ver uma frase que gostei bastante, mas não me lembro onde: "Negotiating in the stock market is like driving a car using only your rear mirror" )
Por vezes corre como planeámos, por vezes não. Há que lembrar que se há razões para fazer uma compra, regra geral também há razões para fazer uma venda, a não ser que a pessoa do outro lado seja parva, mas isso é outra história

O que estou a tentar dizer é que, na minha opinião, a nossa decisão num negócio x, foi tomada por diferentes razões que a do negócio y. E não acho que é por termos tido razão nessas duas que iremos ter razão num negócio z distinto. São situações diferentes com variáveis diferentes.
Nonick, entendo o teu ponto de vista. É verdade que o mercado está-se nas tintas para o nosso estado de espírito. Mas a verdade é que há alturas em que a forma como conseguimos percepcionar o mercado é quase perfeita. E são esses os momentos onde devemos aproveitar essa nossa clarividência. Compreendo quando falas em euforia, de nem analisar porque as coisas vão correr bem, mas isso não pode suceder a quem quer ter sucesso. O que é importante é identificarmos quando o nosso "momentum" chegou ao fim.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Já acompanho os teus artigos há algum tempo, e regra geral partilho da tua opinião relativamente a muitas coisas, mas neste caso não concordo muito com o artigo, dá um bocado a ideia de estarmos a cair numa espécie de "gambler's fallacy" ao contrário.
Acho que ter vários bons negócios em sequência é que nos coloca num estado de espírito de "mão quente", e não o contrário (estar com a "mão quente" traduzir-se em bons negócios)
Até pelo contrário, acho que ter vários negócios bons uns a seguir aos outros é mau se não tivermos consciência que nada mudou. Já tive algumas perdas por causa disso (Desleixar-me nas análises simplesmente porque já estava à espera de ter sucesso, simplesmente porque fui EU, o maior do mercado, a tomar aquela decisão
)
Por outro lado, depois de termos tido vários negócios maus, há uma tendência de ter muito mais cuidado e pensarmos 2 vezes no que estamos a fazer. Isto assumindo que mantemos a cabeça fria e não tentamos recuperar as perdas todas num negócio milagre.
Com isto quero dizer apenas que o mercado está-se nas tintas para o nosso estado de espírito.
E pronto, fica aqui a opinião dum novato por estas andanças.
Acho que ter vários bons negócios em sequência é que nos coloca num estado de espírito de "mão quente", e não o contrário (estar com a "mão quente" traduzir-se em bons negócios)
Até pelo contrário, acho que ter vários negócios bons uns a seguir aos outros é mau se não tivermos consciência que nada mudou. Já tive algumas perdas por causa disso (Desleixar-me nas análises simplesmente porque já estava à espera de ter sucesso, simplesmente porque fui EU, o maior do mercado, a tomar aquela decisão

Por outro lado, depois de termos tido vários negócios maus, há uma tendência de ter muito mais cuidado e pensarmos 2 vezes no que estamos a fazer. Isto assumindo que mantemos a cabeça fria e não tentamos recuperar as perdas todas num negócio milagre.
Com isto quero dizer apenas que o mercado está-se nas tintas para o nosso estado de espírito.
E pronto, fica aqui a opinião dum novato por estas andanças.

Excelente artigo.
Sem dúvida um dos que mais me revejo.
A comparação com o desporto foi perfeita. Eu que também sou treinador entendo perfeitamente.
Sem dúvida um dos que mais me revejo.
A comparação com o desporto foi perfeita. Eu que também sou treinador entendo perfeitamente.
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/
Re: A mão quente
Segundo o teu "xilentxi" artigo então, estou de ferias e aguardo que o mercado me passe a bola.
Cumprimentos

Cumprimentos
A mão quente
Foi hoje publicado o meu novo artigo "A mão quente":
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=457349
Um abraço,
Ulisses
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=457349
Um abraço,
Ulisses
15 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google Adsense [Bot], icemetal, macau5m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2 e 278 visitantes