Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise em Espanha: espaço aéreo encerrado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 5/12/2010 20:22

Elias Escreveu:AutoMech, por isso é que eu digo: se é abandono do posto de trabalho, despeçam-nos. Em termos laborais, não há pessoas insubstituíveis.

Estás a sr demagógico Elias. Sabes bem que não podem ser despedidos porque não há alternativas. Não estamos a falar de varredores da rua ou caixas de supermercado.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 5/12/2010 20:20

AutoMech, por isso é que eu digo: se é abandono do posto de trabalho, despeçam-nos. Em termos laborais, não há pessoas insubstituíveis.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 5/12/2010 20:18

Elias Escreveu:
Penso que o abandono do posto de trabalho dá direito a despedimento com justa causa (não sei se em Espanha é assim). Se realmente esta postura é inaceitável, porque não despedi-los a todos de imediato?

Ops, isso não dá, depois não havia controladores e o pessoal não podia ir passear no fim-de-semana prolongado e isso era uma chatice.

Vá, meninos, todos pá casota :lol:

Elias, é irrelevante se os controladores são necessários para viagens de turismo ou lazer (já agora convém lembrar que somos um país que beneficia do turismo, só em nota de rodapé).

O que é relevante é que era suposto estarem a trabalhar e ausentaram-se (em bloco) do posto de trabalho ou não compareceram, numa atitude pensada e deliberada.

E fizeram isso porque sabem que não podem ser substituídos, nem temporariamente, nem provavelmente a médio prazo.

Eu não critico a greve (ou lá como lhe queiram chamar). Eu o que critico é a falta do pré aviso.

E se todos pensarem assim, partir de agora é legitimo que qualquer trabalhador se vá embora do seu posto de trabalho, desde que isso não coloque a segurança de terceiros em causa.

Ou seja, na segunda chegamos a uma escola e pode ou não haver professores.

Na terça chegamos ao metro e pode ou não estar aberto.

Na quarta chegamos às finanças e pode ou não haver funcionários.

Na quinta vamos ao centro de saúde levar uma injecção e pode ou não haver enfermeiros.

Se isto não roça a anarquia...

por Elias » 5/12/2010 20:09

AutoMech Escreveu:Caso não seja assim como sugeres que estejamos preparados para um possivel abandono do posto de trabalho por parte dos controladores (que são pessoas e não vulcões) ?

E por parte dos professores ?

E por parte dos funcionários das repartições ?

E por parte dos trabalhadores do metro ?

Ou seja, temos de ter planos (já agora quais ?) para obviar o facto de qualquer profissional se ausentar (em bloco com outros colegas, note-se) das suas funções.

Penso que o abandono do posto de trabalho dá direito a despedimento com justa causa (não sei se em Espanha é assim). Se realmente esta postura de abandono é inaceitável, porque não despedi-los a todos de imediato? Seria mais justo e legal do que estar a recorrer a esta lei marcial encapotada.

Ops, mas despedi-los não dá, depois não havia controladores e o pessoal não podia ir passear no fim-de-semana prolongado e isso era uma chatice.

Vá, meninos, todos pá casota :lol:

por Opcard » 5/12/2010 20:06

Mapaman

Acho ridícula essa tu ideia de quereres utilizares militares nas mais diversa actividades , mas podes ter uma certeza os controladores aéreos militares em nada são inferiores aos civis , são treinados para as mais diversas eventualidades.

Só par te relembrar:

"Ronald Reagan, em Agosto de 1981, diante de uma greve de 13 mil dos 17500 controladores civis.

Reagan deu-lhes 48 horas para voltarem ao trabalho e, quando estes recusaram, não hesitou em despedir 11 mil."

O tráfego aéreo ficou a cargo dos controladores militares e dos que não tinham aderido à greve.

E nesse ano foram admitidos 5500 novos alunos para a formação de controladores, quando o normal era apenas 1500.

mapaman Escreveu:
ul Escreveu:A BA-2 Ota tinha, não sei se ainda tem ,o curso OPCARD - Operadores de controle aéreo radar e detecção , uns destinavam-se ao controlo aéreo nas bases, outros para o Radar Montejunto , ( Batina ) e Serra de Pilar(Zanete) todo o espaço aéreo português é controlado a partir destas duas estações de radar, com melhor equipamento e mais operadores militares , era possível evitar esta chantagem .

Em Espanha um militar a fazer a mesmo ganha 17 vezes menos , em Portugal a diferença será menor mas não deixa de ser grande .

excelente ideia.

como para sí é tudo uma questão de dinheiro,acrescento tambem a possibilidade de ampliar o ambito de aplicação para outros sectores da sociedade a saber:

na saúde a utilização de hospitais militares e respectivo corpo clinico não só em caso de greve mas tambem na tentativa de diminuição das listas de espera.

na justiça,julgamentos civis por parte de juizes militares e utilização de cadeias militares.

em termos de segurança pública,utilização do exercito em zonas dificeis.Em dias de porto/benfica por questões de próximidade metia-se a malta das operações especiais a treinar no lombo dos adeptos mais problemáticos.

nas empresas públicas,uns coroneis a gerir a coisa,era ver a produtividade a subir em flecha.

por ultimo,a cereja em cima do bolo.Era rumar á assembleia da republica e meter uns snipers nas galerias com armas apontadas aos deputados.Como a maior parte ganha muito e faz pouco,já se sabe o que acontecia.

Registado: 14/3/2009 0:19

por Automech » 5/12/2010 20:05

Elias Escreveu:
AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:Sabes o que achei mais fantástico neste episódio? É que por causa de uma greve de 24 horas num país entrou tudo em parafuso, mas em Abril passado um vulcão conseguiu parar um continente inteiro durante 5 dias e no entanto todos se adaptaram e a vida continuou...

Colocar um abandono dum posto de trabalho por pessoas ao mesmo nível que uma catástrofe natural não me parece uma boa comparação Elias. Uma teve intenção e foi voluntariamente deliberada. A outra é imprevisível.

Eu sei. Mas as consequências são semelhantes: o espaço aéreo fica fechado. E a sociedade tem de saber lidar com situações dessas (e pelos vistos ainda não sabe, pois mesmo depois do que aconteceu em Abril o caos instalou-se).

Quanto aos controladores não estamos a falar de catástrofes naturais (imprevisíveis) mas sim de pessoas (com comportamento imprevisível).

A sociedade baseia-se em relações pessoais, profissionais, etc.

Caso não seja assim como sugeres que estejamos preparados para um possivel abandono do posto de trabalho por parte dos controladores (que são pessoas e não vulcões) ?

E por parte dos professores ?

E por parte dos funcionários das repartições ?

E por parte dos trabalhadores do metro ?

Ou seja, temos de ter planos (já agora quais ?) para obviar o facto de qualquer profissional se ausentar (em bloco com outros colegas, note-se) das suas funções.

por Elias » 5/12/2010 20:04

artista Escreveu:Supostamente a justiça funciona, sabemos nós que funciona mal, mas algumas das coisas que falas aqui não têm nada a ver com uma Democracia ("cada um por si"?!)... a justiça é um pilar fundamental de uma Democracia, se ela não funciona minimamente então mais vale mudar o sistema, de certa forma é isso que sugeres aqui, porque se aplicarmos o teu "cada um por si" a tudo e mais alguma coisa, estaremos mais numa Anarquia do que numa democracia...

Eu não estou a defender a anarquia.

Estou apenas a frisar que quem confiar cegamente na justiça, no tal sistema "democrático", acaba por ser "papado". Infelizmente.

artista Escreveu:Se uma árvore cair e matar uma pessoa, a vida continua, os familiares choram a perda mas depois adaptam a sua vida à nova realidade... não é a mesma coisa se essa mesma pessoa morrer porque alguém a matou, esse alguém é reponsável, ou não é? ou neste caso também vais pensar "bem se fosse uma árvore que caiu e o matou ia dar no mesmo, as pessoas tinham de se adaptar"?!!! :shock: :shock: :shock:

E exemplo de dás é de um crime. Não é exactamente comparável (eu sei, o vulcão também não é comparável, por isso estamos quites :lol:)

por Quico » 5/12/2010 20:02

A-330 Escreveu:Aprecio o seu bom coração.Principalmente com o bolso alheio.Isso de fazer caridade fazemos a sair do nosso bolso , não dos outros.

Você também ganhará de certo mais do que muita gente. Queria ver se ia pensar dessa forma se o seu patrão chegasse amanhã sem mais nem menos e lhe dissesse que mês que vem já ia receber muito menos do que ganha.

Estou certo que ia mesmo pensar no mais carenciados.

A330

Meu caro senhor:

1º O meu patrão já fez isso. Agora, que adianta andar a papaguear os "direitos adquiridos"? Se não há dinheiro, não há dinheiro! A realidade concreta é muito teimosa! Já fui patrão e sei do que falo.
Entretanto, se eu achar que encontro quem me pague melhor, mudo de emprego.

2º Estou cheio de pena dos controladores, as pobres vitimas dessa brutal redução. Já agora, quanto ganhavam?

3º Já vi pelo tom da sua defesa que é daqueles para quem o mundo pode estar em chamas que o que lhe interessa é o seu bem estar, e está-se a marimbar para o que o rodeia (o pior é que acha que os outros são do seu calibre). Por isso para quê discutir? Salve-se quem puder...
(E, se é assim, não sei porque não acha bem o patrão - nesse caso o estado espanhol - se marimbar para o resto e espremer os seus amigos até ao tutano; só lhes responde na mesma moeda).
Editado pela última vez por Quico em 5/12/2010 20:07, num total de 1 vez.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Elias » 5/12/2010 19:57

AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:Sabes o que achei mais fantástico neste episódio? É que por causa de uma greve de 24 horas num país entrou tudo em parafuso, mas em Abril passado um vulcão conseguiu parar um continente inteiro durante 5 dias e no entanto todos se adaptaram e a vida continuou...

Colocar um abandono dum posto de trabalho por pessoas ao mesmo nível que uma catástrofe natural não me parece uma boa comparação Elias. Uma teve intenção e foi voluntariamente deliberada. A outra é imprevisível.

Eu sei. Mas as consequências são semelhantes: o espaço aéreo fica fechado. E a sociedade tem de saber lidar com situações dessas (e pelos vistos ainda não sabe, pois mesmo depois do que aconteceu em Abril o caos instalou-se).

por Automech » 5/12/2010 19:57

artista Escreveu:
A-330 Escreveu: Queria ver se ia pensar dessa forma se o seu patrão chegasse amanhã sem mais nem menos e lhe dissesse que mês que vem já ia receber muito menos do que ganha.

Qualquer pessoa pode achar injusto que lhe façam isto ou aquilo, todos têm o direito de protestar, mas isso não quer dizer que todos os protestos sejam aceitáveis, esquecendo até a questão da legalidade, ou falta dela!

Exacto. Aliás nos dias de hoje devem ser poucos os FPs que não se sintam injustiçados. E a avaliar por algumas intervenções neste tópico qualquer um pode começar, desde hoje, a fazer greve a qualquer momento (desde que não ponha em causa a segurança, o que eu diria que é a esmagadora maioria dos FPs).

por artista_ » 5/12/2010 19:56

Elias Escreveu:Não é isso, artista. O que eu quero dizer é que quando um Estado deixa de poder garantir a justiça, quando a diferença entre haver e não haver justiça deixa de existir, então de facto já não serve para nada, mais vale ser "cada um por si". Reitero que em momento algum defendi o que os controladores fizeram, apenas digo que a alternativa da justiça me parece inviável porque ela não existe...

Supostamente a justiça funciona, sabemos nós que funciona mal, mas algumas das coisas que falas aqui não têm nada a ver com uma Democracia ("cada um por si"?!)... a justiça é um pilar fundamental de uma Democracia, se ela não funciona minimamente então mais vale mudar o sistema, de certa forma é isso que sugeres aqui, porque se aplicarmos o teu "cada um por si" a tudo e mais alguma coisa, estaremos mais numa Anarquia do que numa democracia...

Pois mas há uma grande diferença entre os dois casos, um teve a ver com causas naturais o outro não... de qualquer forma foram bastante falados os prejuízos causados pelo vulcão, só que nesse caso não há responsávei, todos os prejuizos deveram-se a causas naturais!

Se uma árvore cair e matar uma pessoa, a vida continua, os familiares choram a perda mas depois adaptam a sua vida à nova realidade... não é a mesma coisa se essa mesma pessoa morrer porque alguém a matou, esse alguém é reponsável, ou não é? ou neste caso também vais pensar "bem se fosse uma árvore que caiu e o matou ia dar no mesmo, as pessoas tinham de se adaptar"?!!! :shock: :shock: :shock:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Elias » 5/12/2010 19:55

artista Escreveu:PS: Continuou a não perceber como é que alguém como o Elias não vê grandes diferenças entre haver ou não um pré-aviso de greve???!!!! :shock:

Está bem eu admito: haver um pré-aviso de greve faz toda a diferença. Nem que seja pelos tais danos morais dos quais nunca ninguém vai ser ressarcido :wink:

por Automech » 5/12/2010 19:54

por artista_ » 5/12/2010 19:46

A-330 Escreveu: Queria ver se ia pensar dessa forma se o seu patrão chegasse amanhã sem mais nem menos e lhe dissesse que mês que vem já ia receber muito menos do que ganha.

Qualquer pessoa pode achar injusto que lhe façam isto ou aquilo, todos têm o direito de protestar, mas isso não quer dizer que todos os protestos sejam aceitáveis, esquecendo até a questão da legalidade, ou falta dela!

Pegando no teu exemplo, se amanhã chegasse ao meu emprego e soubesse que me tinham baixado o vencimento, eu ficaria obviamente revoltado... um dia destes ia numa visita de estou com os alunos e a meio da viagem deixava-os onde estivessem e vinha-me embora, entrei em greve! Seria aceitável isto? Claro que não...

abraços

artista

PS: Continuou a não perceber como é que alguém como o Elias não vê grandes diferenças entre haver ou não um pré-aviso de greve???!!!! :shock:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Elias » 5/12/2010 19:43

artista Escreveu:Não vai dar no mesmo? Mas eu mantenho que não é uma greve porque estas também têm pressupostos que aqui não foram cumpridos... eu amanhã estou a dar uma aula e saio a meio e digo que estou em greve?! :mrgreen:

Bem, se calhar isto não foi greve, mas sim abandono do posto de trabalho...

artista Escreveu:Nem parece teu Elias, obviamente os prejuízos não seriam os mesmos, sobretudo os morais, todos (Companhias de aviação, pilotos, passageiros, etc) saberiam que viajar nesse dia seria complicado, estariam preparadas para isso...

Ora então vamos a lá a quantificar os prejuízos morais... :lol:

artista Escreveu:Ok, então vamos mudar o sistema todo, a domocracia não serve...

Pela tua forma de ver as coisas, os tribunais não funcionam então vale tudo?!

Não é isso, artista. O que eu quero dizer é que quando um Estado deixa de poder garantir a justiça, quando a diferença entre haver e não haver justiça deixa de existir, então de facto já não serve para nada, mais vale ser "cada um por si". Reitero que em momento algum defendi o que os controladores fizeram, apenas digo que a alternativa da justiça me parece inviável porque ela não existe...

artista Escreveu:Pois mas garantem-se serviços mínimos e, como já disse lá atrás, todos estão preparados... não estou a dizer que tudo é perfeito longe disso, a discussão nem é essa!!

Sabes o que achei mais fantástico neste episódio? É que por causa de uma greve de 24 horas num país entrou tudo em parafuso, mas em Abril passado um vulcão conseguiu parar um continente inteiro durante 5 dias e no entanto todos se adaptaram e a vida continuou...

artista Escreveu:o bom senso nestes casos está desde logo no facto de estarem a fazer algo que seria legal!

lol

por Automech » 5/12/2010 19:43

Mapaman, para clarificar a tua posição, só uma resposta sim ou não por favor.

Concordas com o facto dos controladores terem feito greve sem pré aviso ?

Concordas que qualquer trabalhador possa fazer greve sem pré aviso ?

Apenas sim ou não, please.

por pvg80713 » 5/12/2010 19:40

caro mapaman,

não se trata de uma questão de dinheiro, para mim.
Sinceramente não quero saber que ao que parece os controladores de tráfego aéreo espanhol, ganhem mais que o dobro dos outros europeus.

a concorrencia existe, e se um desgraçado de um controlador de tráfego europeu, quiser ganhar razoavelmente, que se candidate a trabalhar em espanha.

o problema foi a forma da greve, sem anuncio.
não vou cair no ridiculo de te referir um cirurgiao cardiaco, que abandona a operação com o coração do paciente aberto...

a greve foi do mais selvagem que possa imaginar ! e só me lembro de em Portugal se ouvir falar da palavra selvagem em relação a uma greve quase em 75.

qual a solução ? criar cursos de bolonha, de controladores adjuntos de tráfego aéreo. Juntam-se 50.000 candidatos, escolhem-se 5000.
Contratam-se 2500 no primeiro ano e despedem-se 250 dos actuais .

em doos anos, está tudo regularizado. e já nenhum dorme sequer a pensar que em alguma caracteristica especial.

deste modo o mesmo em Portugal com os médicos. A situação foi controlada com....... milhares de estudantes a ir estudar para a europa. centenas espanha etc etc etc.

tenho um amigo que a filha tinha média de 17, (coitada) em portugal nem para o curso de empregada doméstica quase servia, que está a estudar em Praga.

Claro que quando a Sara voltar,........ o pai que é director de um importante hospital, vai tratar da sua integração.

Portugal !

Registado: 19/4/2005 11:11

por Automech » 5/12/2010 19:39

Elias Escreveu:Mas também ainda não vi ninguém escrever aqui se em Espanha as leis / regras de pré-aviso são iguais às de cá.

Eu também não sei mas vivo neste mundo e não acredito que em Espanha seja normal um tipo levantar-se, ir-se embora e dizer que está em greve (ou não comparecer sem avisar). Agora se precisas que te faça quote do decreto de lei lá do sitio, pois isso não tenho...

Elias Escreveu:O exemplo dos hipermercados é um pouco à margem, porque são privados e em geral o sector privado não faz greve...

OK, então esquece os hipermercados. O peso do sector publico é tão grande que dá para arranjar centenas de exemplos...

Elias Escreveu:quanto ao resto, nota que eu em momento algum escrevi que achava bem fazer greve sem pré-aviso, apenas não consigo é perceber muito bem o impacto desse pré-aviso, que me parece ser pequeno...

Elias, se não percebes o impacto do pré aviso é porque para ti será indiferente os trabalhadores do metro avisarem que vão fazer greve ou não.

Repara que em ambos os casos o incómodo é o mesmo (não tens o meio de transporte que pretendes). Agora, pelo menos para mim, faz uma diferença enooooooorme saber que há greve antecipadamente.

E o mesmo para uma conservatória. E o mesmo para uma escola. E o mesmo para um centro de saúde. Etc. Etc. Etc.

por artista_ » 5/12/2010 19:35

Elias Escreveu:Lá por não ter sido anunciada, não deixa de ser uma greve. Pode é ter sido ilegal...

Não vai dar no mesmo? Mas eu mantenho que não é uma greve porque estas também têm pressupostos que aqui não foram cumpridos... eu amanhã estou a dar uma aula e saio a meio e digo que estou em greve?! :mrgreen:

Elias Escreveu:Bem, se tivessem anunciado a greve previamente, esses prejuízos existiriam à mesma, ou não?

Nem parece teu Elias, obviamente os prejuízos não seriam os mesmos, sobretudo os morais, todos (Companhias de aviação, pilotos, passageiros, etc) saberiam que viajar nesse dia seria complicado, estariam preparadas para isso...

Elias Escreveu:Que formas? Recorrendo aos tribunais? Se for como cá, isso é mais uma não-solução... :roll:

Ok, então vamos mudar o sistema todo, a domocracia não serve...

Pela tua forma de ver as coisas, os tribunais não funcionam então vale tudo?!

Elias Escreveu:Então e com pré-aviso? Qual é a diferença? No dia da greve geral houve montes de consultas que foram "ao ar" e algumas pessoas têm de as remarcar para daqui a muitos meses...

Pois mas garantem-se serviços mínimos e, como já disse lá atrás, todos estão preparados... não estou a dizer que tudo é perfeito longe disso, a discussão nem é essa!!

Elias Escreveu:O bom senso de quem? O dos controladores, o dos políticos ou o dos passageiros? 8-)

Neste caso obviamente dos controladores... repara que em lado nenhum eu disse que eles não tem razões para estar descontentes, ou até razão, o que estou a dizer é que o que fizeram não é correcto, para além de provavelmente ser ilegal...

Elias Escreveu:Agora mais a sério: Se os controladores anunciassem uma greve com os devidos pré-avisos, isto era aceitável? Em que condições? Onde está o bom senso nestes casos?

Era, porque está previsto na lei, da mesma forma que estará previsto na lei que em certas situações terão de ser assegurados serviços mínimos (este caso seria certamente um deles)... o bom senso nestes casos está desde logo no facto de estarem a fazer algo que seria legal! Mas também está no facto de se importarem com os outros, estiveram-se nas tintas para todos, fizeram-no prepositadamente para que o protesto tivesse mais visibilidade, espero sinceramente que sejam penalizados por isso...

Só me espanta é que tu não vejas onde é que estão as diferenças?!

abraços

artista

por mapaman » 5/12/2010 19:22

ul Escreveu:A BA-2 Ota tinha, não sei se ainda tem ,o curso OPCARD - Operadores de controle aéreo radar e detecção , uns destinavam-se ao controlo aéreo nas bases, outros para o Radar Montejunto , ( Batina ) e Serra de Pilar(Zanete) todo o espaço aéreo português é controlado a partir destas duas estações de radar, com melhor equipamento e mais operadores militares , era possível evitar esta chantagem .

Em Espanha um militar a fazer a mesmo ganha 17 vezes menos , em Portugal a diferença será menor mas não deixa de ser grande .

excelente ideia.

como para sí é tudo uma questão de dinheiro,acrescento tambem a possibilidade de ampliar o ambito de aplicação para outros sectores da sociedade a saber:

na saúde a utilização de hospitais militares e respectivo corpo clinico não só em caso de greve mas tambem na tentativa de diminuição das listas de espera.

na justiça,julgamentos civis por parte de juizes militares e utilização de cadeias militares.

em termos de segurança pública,utilização do exercito em zonas dificeis.Em dias de porto/benfica por questões de próximidade metia-se a malta das operações especiais a treinar no lombo dos adeptos mais problemáticos.

nas empresas públicas,uns coroneis a gerir a coisa,era ver a produtividade a subir em flecha.

por ultimo,a cereja em cima do bolo.Era rumar á assembleia da republica e meter uns snipers nas galerias com armas apontadas aos deputados.Como a maior parte ganha muito e faz pouco,já se sabe o que acontecia.

Registado: 24/1/2008 22:05

por Elias » 5/12/2010 19:20

AutoMech Escreveu:O que é normal. Imagina que os hospitais, policias, etc. não cumpriam serviços mínimos. Presumo que não sejas contra esses serviços mínimos ?

Não sou contra esses serviços mínimos porque se trata de assegurar urgências / emergências.

Agora exigir que circulem x comboios, y barco sou z autocarros parece-me absurdo.

AutoMech Escreveu:Eu acho bem que haja uma lei da greve (que é um direito legitimo) para que esta se processe dentro de determinadas regras. Ou seja, que incomode as pessoas (é esse o intuito de uma greve) mas que seja conhecida e antecipada e não de surpresa, como foi o caso.

Nunca disse o contrário.

Mas também ainda não vi ninguém escrever aqui se em Espanha as leis / regras de pré-aviso são iguais às de cá.

AutoMech Escreveu:Usando a mesma lógica dos controladores (a não ser que não tenhamos todos os mesmos direitos no que toca a greve), volto a dizer o mesmo que já disse:

Podemos, por isso, chegar amanhã ao metro e estar fechado. Normal.

Podemos chegar a um centro de saúde (sem ser urgências) e estar fechado por falta de médicos ou enfermeiros. Normal.

Podemos ir deixar os miúdos à escola e estar fechada por falta de professores ou auxiliares. Normal.

Podemos chegar ao hipermercado e não haver empregados. Normal.

Acharias isto bem Elias ?

O exemplo dos hipermercados é um pouco à margem, porque são privados e em geral o sector privado não faz greve... quanto ao resto, nota que eu em momento algum escrevi que achava bem fazer greve sem pré-aviso, apenas não consigo é perceber muito bem o impacto desse pré-aviso, que me parece ser pequeno...

por Automech » 5/12/2010 19:00

Elias Escreveu:
Claro que com pré-aviso permite que algumas pessoas se adaptem mas vê o caso dos controladores aéreos: se esta greve tivesse sido avisada, que diferença faria? Quantas pessoas teriam viajado e não o puderam fazer ontem?

Tens aqui um testemunho do Azul que mostra que se tivesse havido pre aviso provavelmente não tinha tentado viajar. Além disso, há sempre hipótese (para uma minoria, admito) de antecipar ou atrasar a viagem.

Elias Escreveu:Não podemos esquecer que mesmo com pré-aviso há demasiados limites, pelo menos em Tugaland. Por exemplo, a imposição de serviços mínimos (questionável na maioria dos casos), o recurso à requisição civil quando a greve se prolonga para além do que é "aceitável" (o que quer que isso signifique).

O que é normal. Imagina que os hospitais, policias, etc. não cumpriam serviços mínimos. Presumo que não sejas contra esses serviços mínimos ?

Elias Escreveu:resumindo: o pessoal acha bem que haja uma lei da greve e que os trabalhadores possam fazer greve, desde que isso não interfira com o seu bem-estar :roll:

Errado. Qualquer greve acaba por interferir com o bem estar de alguém.

Eu acho bem que haja uma lei da greve (que é um direito legitimo) para que esta se processe dentro de determinadas regras. Ou seja, que incomode as pessoas (é esse o intuito de uma greve) mas que seja conhecida e antecipada e não de surpresa, como foi o caso.

A não ser assim, tendemos para a anarquia em que qualquer profissão pode começar uma greve quando bem entender.

Usando a mesma lógica dos controladores (a não ser que não tenhamos todos os mesmos direitos no que toca a greve), volto a dizer o mesmo que já disse:

Podemos, por isso, chegar amanhã ao metro e estar fechado. Normal.

Podemos chegar a um centro de saúde (sem ser urgências) e estar fechado por falta de médicos ou enfermeiros. Normal.

Podemos ir deixar os miúdos à escola e estar fechada por falta de professores ou auxiliares. Normal.

Podemos chegar ao hipermercado e não haver empregados. Normal.

Acharias isto bem Elias ?

por Elias » 5/12/2010 18:18

AutoMech Escreveu:Elias, pelas tuas palavras fica a impressão que haver pré aviso ou não é igual em termos de prejuízo. Não é.

No dia da greve geral preparei-me antecipadamente e, em vez de ir de metro, levantei-me mais cedo e fui de carro. Claro que tive prejuízo, mas achas que é o mesmo que chegar ao metro e sem pré-aviso não estar lá ninguém ?

AutoMech eu não disse que é igual ou que é diferente. Apenas questionei.

Claro que com pré-aviso permite que algumas pessoas se adaptem mas vê o caso dos controladores aéreos: se esta greve tivesse sido avisada, que diferença faria? Quantas pessoas teriam viajado e não o puderam fazer ontem?

Não podemos esquecer que mesmo com pré-aviso há demasiados limites, pelo menos em Tugaland. Por exemplo, a imposição de serviços mínimos (questionável na maioria dos casos), o recurso à requisição civil quando a greve se prolonga para além do que é "aceitável" (o que quer que isso signifique).

resumindo: o pessoal acha bem que haja uma lei da greve e que os trabalhadores possam fazer greve, desde que isso não interfira com o seu bem-estar :roll:

por A330-300 » 5/12/2010 17:31

Quico Escreveu:
A-330 Escreveu:Não se esqueça que é porque estes profissionais fazem greves a sério que eles ganham o que ganham e o tuga porreiraço ganha o que ganha.

Cada uma...

Pois claro! Primeiro EU, depois EU, e a seguir EU! Se depois sobrarem algumas migalhas, pode ser que pense nos outros...

E eu a pensar que a greve tinham sido inventadas pelos ideólogos da IGUALDADE, para que os operários mais desfavorecidos lutassem para que a riqueza obtida pelo seu trabalho fosse também por eles melhor REPARTIDA.

Afinal não! Erro meu.
As greves fazem-se para que profissionais e classes sociais privilegiadas (de preferência em posições vitais da sociedade) chantageiem o resto da sociedade de forma a ampliarem as suas bebesses.

Muito bem! Assim fica tudo mais claro... :roll:

Aprecio o seu bom coração.Principalmente com o bolso alheio.Isso de fazer caridade fazemos a sair do nosso bolso , não dos outros.

Voçê também ganhará de certo mais do que muita gente. Queria ver se ia pensar dessa forma se o seu patrão chegasse amanhã sem mais nem menos e lhe dissesse que mês que vem já ia receber muito menos do que ganha.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Automech » 5/12/2010 17:16

Elias Escreveu:Bem, se tivessem anunciado a greve previamente, esses prejuízos existiriam à mesma, ou não?

Elias Escreveu:Então e com pré-aviso? Qual é a diferença? No dia da greve geral houve montes de consultas que foram "ao ar" e algumas pessoas têm de as remarcar para daqui a muitos meses...

Elias, pelas tuas palavras fica a impressão que haver pré aviso ou não é igual em termos de prejuízo. Não é.

No dia da greve geral preparei-me antecipadamente e, em vez de ir de metro, levantei-me mais cedo e fui de carro. Claro que tive prejuízo, mas achas que é o mesmo que chegar ao metro e sem pré-aviso não estar lá ninguém ?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Google [Bot], Google Feedfetcher, HFCA, Luzemburg, m-m, macau5m, malakas, Masterchief, MiamiBlue, MR32, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006, VALHALLA e 325 visitantes