Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise em Espanha: espaço aéreo encerrado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 5/12/2010 17:09

A avaliar pelas intervenções de vários participantes neste tópico, a partir de hoje qualquer abandono do posto de trabalho, sem pré aviso, é absolutamente legitimo.

Podemos, por isso, chegar amanhã ao metro e estar fechado. Normal.

Podemos chegar a um centro de saúde (sem ser urgências) e estar fechado por falta de médicos ou enfermeiros. Normal.

Podemos ir deixar os miúdos à escola e estar fechada por falta de professores ou auxiliares. Normal.

Podemos chegar ao hipermercado e não haver empregados. Normal.

Tudo isto é normal, sem qualquer aviso prévio. É bom saber que haja quem defenda este tipo de comportamento.

Registado: 4/6/2010 12:12

por PIKAS » 5/12/2010 17:01

A BA-2 Ota tinha, não sei se ainda tem ,o curso OPCARD - Operadores de controle aéreo radar e detecção , uns destinavam-se ao controlo aéreo nas bases, outros para o Radar Montejunto , ( Batina ) e Serra de Pilar(Zanete) todo o espaço aéreo português é controlado a partir destas duas estações de radar, com melhor equipamento e mais operadores militares , era possível evitar esta chantagem .

Em Espanha um militar a fazer a mesmo ganha 17 vezes menos , em Portugal a diferença será menor mas não deixa de ser grande .

Ul:

Tenho sérias dúvidas que algum dos CTA's militares portugueses alguma vez na sua vida tenha ordenado a uma aeronave para voar acima de fl200.

Os aviões militares em território nacional não voam acima deste nível, mem mesmo os C130. E os falcon são controlados desde muito cedo pela nav e aí, tal como os executivos civis, são orientados para níveis de voo bastante acima da aviação comercial vulgar.

Os controladores militares portugueses são bons nas aproximações e no controlo de área, acho que melhores talvez que os civis: Agora no controlo de rotas são uma tristeza. Razão seja dita que alguns ( para não dizer todos ) nunca, mas mesmo nunca, o fizeram. E mais de metade do tráfego que passa por Portugal - e por Espanha também - é tráfego, logo rotas.

Para que me interessa ter uma óptima aproximação a Lisboa se, por exemplo, de casablanca até CP ou arruda o controlador militar tem dificuldade em pensar se, pelo facto de vir de sul, tenho de voar em fl par ou impar?

E como separaria ele os voos de Santa Maria? Ali há muito poucas aproximações. É tudo os que vão e vêm para a américa do norte e alguns do sul e são mais que muitos na mesma fligth way.

Portanto, cada macaco no seu galho. Isto para já não falar nas licenças. Em Espanha, os militares não estão - e pelo que se sabe nunca estiveram - a controlar o tráfego: estão a tomar conta dos controladores civis detentores das licenças para que eles façam qualquer coisa ( supõe-se que seja controlar o tráfego aéreo... ).

O mais mortífero desastre aéreo de sempre no mundo por erro de controladores foi em Espanha. E se por carga do diabo volta a acontecer qualquer coisa nos próximos dias?????? Onde é que isto vai parar?

Cumprimentos

Registado: 23/8/2006 18:53

por Opcard » 5/12/2010 15:13

A BA-2 Ota tinha, não sei se ainda tem ,o curso OPCARD - Operadores de controle aéreo radar e detecção , uns destinavam-se ao controlo aéreo nas bases, outros para o Radar Montejunto , ( Batina ) e Serra de Pilar(Zanete) todo o espaço aéreo português é controlado a partir destas duas estações de radar, com melhor equipamento e mais operadores militares , era possível evitar esta chantagem .

Em Espanha um militar a fazer a mesmo ganha 17 vezes menos , em Portugal a diferença será menor mas não deixa de ser grande .

Registado: 14/3/2009 0:19

por Azul10 » 5/12/2010 14:21

Vou dar o meu exemplo.

Tinha férias marcadas há 3 meses tanto eu como a minha namorada tiramos segunda e terça no trabalho para podermos ir de sábado a quarta. Hotel marcado tudo pronto.

Ontem chegamos lá e decidi jogar pelo seguro e perguntar se havia algum problema com o meu vôo, dizem-me que não. Cerca de 1h mais tarde o vôo é cancelado. Passo horas na fila porque ninguém se lembrou de fazer um aviso a dizer que é possível pedir o reembolso do dinheiro do vôo na net, começaram a fazer isso já
à tarde com uma funcionária da companhia se deslocava ao longo da fila para tirar duvidas.

Cheguei a casa vou a pedir reembolso só consigo para o vôo de regresso para o de ida ainda não consegui devido a falha informática que não de deixa ir à página. Tive que cancelar o hotel que, com muita simpatia há que o dizer, não me cobrou o 1º dia.

Com um simples pré-aviso tinha cancelado tudo para não correr riscos, assim não, não fui de férias e ainda estou com dores de cabeça para reaver o dinheiro do que já tinha pago.

Compreendo a causa da greve e não digo que estou contra as exigências deles agora um pré-aviso num emprego destes era o mínimo que se podia pedir, eles sabiam perfeitamente os milhares de pessoas que, sem culpa nenhuma, iriam prejudicar.

No lado positivo poupo dinheiro, no lado negativo eu a minha namorada só vamos conseguir arranjar dias de férias ao mesmo tempo para o ano por volta desta altura.

Registado: 4/10/2010 11:29

por Elias » 5/12/2010 13:51

artista Escreveu:Aquilo não foi uma greve, eu não conheço bem a lei que dá legitimidade ás greves em democracia mas tenho quase a certeza que uma greve terá que ser anunciada e não isto...

Lá por não ter sido anunciada, não deixa de ser uma greve. Pode é ter sido ilegal...

artista Escreveu:Isto provocou perdas enormes em vários países, incluíndo Portugal, para mim deveriam ser responsabilizados por essas perdas, materiais e morais!

Bem, se tivessem anunciado a greve previamente, esses prejuízos existiriam à mesma, ou não?

artista Escreveu:Viver em Democracia significa cumprir algumas regras, se os governantes não têm legitimidade para lhes fazerem os cortes que fizeram então haverá formas de democraticamente combaterem essa injustiça/ilegalidade... fazer o que fizeram perdem desde já toda a razão que possam ter!

Que formas? Recorrendo aos tribunais? Se for como cá, isso é mais uma não-solução... :roll:

artista Escreveu:Imaginando que os médicos teriam razões para protestar, se abandonassem todos os seus locais de trabalho sem aviso, seria aceitável?

Então e com pré-aviso? Qual é a diferença? No dia da greve geral houve montes de consultas que foram "ao ar" e algumas pessoas têm de as remarcar para daqui a muitos meses...

artista Escreveu:obviamente que não, viver em democracia também significa cumprir algumas regras, desde logo a do bom senso!!

O bom senso de quem? O dos controladores, o dos políticos ou o dos passageiros? 8-)

Agora mais a sério: Se os controladores anunciassem uma greve com os devidos pré-avisos, isto era aceitável? Em que condições? Onde está o bom senso nestes casos?

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por artista_ » 5/12/2010 13:39

Quico Escreveu:
A-330 Escreveu:Não se esqueça que é porque estes profissionais fazem greves a sério que eles ganham o que ganham e o tuga porreiraço ganha o que ganha.

Cada uma...

Pois claro! Primeiro EU, depois EU, e a seguir EU! Se depois sobrarem algumas migalhas, pode ser que pense nos outros...

E eu a pensar que a greve tinham sido inventadas pelos ideólogos da IGUALDADE, para que os operários mais desfavorecidos lutassem para que a riqueza obtida pelo seu trabalho fosse também por eles melhor REPARTIDA.

Afinal não! Erro meu.
As greves fazem-se para que profissionais e classes sociais privilegiadas (de preferência em posições vitais da sociedade) chantageiem o resto da sociedade de forma a ampliarem as suas bebesses.

Muito bem! Assim fica tudo mais claro... :roll:

Aquilo não foi uma greve, eu não conheço bem a lei que dá legitimidade ás greves em democracia mas tenho quase a certeza que uma greve terá que ser anunciada e não isto... Isto provocou perdas enormes em vários países, incluíndo Portugal, para mim deveriam ser responsabilizados por essas perdas, materiais e morais!

Viver em Democracia significa cumprir algumas regras, se os governantes não têm legitimidade para lhes fazerem os cortes que fizeram então haverá formas de democraticamente combaterem essa injustiça/ilegalidade... fazer o que fizeram perdem desde já toda a razão que possam ter!

Imaginando que os médicos teriam razões para protestar, se abandonassem todos os seus locais de trabalho sem aviso, seria aceitável? obviamente que não, viver em democracia também significa cumprir algumas regras, desde logo a do bom senso!!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Quico » 5/12/2010 11:11

A-330 Escreveu:Não se esqueça que é porque estes profissionais fazem greves a sério que eles ganham o que ganham e o tuga porreiraço ganha o que ganha.

Cada uma...

Pois claro! Primeiro EU, depois EU, e a seguir EU! Se depois sobrarem algumas migalhas, pode ser que pense nos outros...

E eu a pensar que a greve tinham sido inventadas pelos ideólogos da IGUALDADE, para que os operários mais desfavorecidos lutassem para que a riqueza obtida pelo seu trabalho fosse também por eles melhor REPARTIDA.

Afinal não! Erro meu.
As greves fazem-se para que profissionais e classes sociais privilegiadas (de preferência em posições vitais da sociedade) chantageiem o resto da sociedade de forma a ampliarem as suas bebesses.

Muito bem! Assim fica tudo mais claro... :roll:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por mapaman » 5/12/2010 11:07

Os ordenados dos controladores são elevados em qualquer País.

Aquilo não é própriamente a playstation que se correr mal,volta-se atrás e repete-se o nível,de forma que discutir dinheiro em profissões deste género não me parece muito relevante.

Os controladores espanhois são meninos de coro quando comparados com a AENA.

Nos tempos em que a Espanha era uma nação rica e famosa pelo seu crescimento económico,a comissária dos transportes europeu era a senhora loyola de palacios,que esteve na génese do projecto "Céu unico europeu" que visava um sem número de coisas muito bonitas.Basta procurar na net e perceber o alcance da ideia.

Nesses tempos,a AENA enchia os bolsos dos controladores espanhois com dinheiro e acedia a tudo em troca da não adesão dos mesmos a um movimento de contestação a nível europeu no qual tinha nos franceses,como sempre,o elo mais forte.

Nesses dias,esta mesma AENA,suportada por gente bem colocada em Bruxelas,tinha uma visão expansionista da sua área de trabalho.Como para o lado francês nem se atrevia,restava quem?

http://economia.publico.pt/Noticia/cont ... peu_130549

É para mim uma enorme satisfação ver a AENA encostada ás cordas desta maneira.

No inicio deste ano,de forma unilateral,são retiradas regalias aos controladores anteriormente negociadas e aceites entre as partes.Pelo caminho ficam erros gritantes dos controladores espanhois em não perceber com a antecedência devida que o tapete ia fugir.

http://www.elsemanaldigital.com/articul ... ulo=104791

Esta gente anda a trabalhar 26 dias seguidos,com horários definidos de véspera e já rebentaram com tudo o que são horas legais de trabalho e sob a ameaça permanente de processos disciplinares.

Da próxima vez que estiverem a voar em território espanhol é bom que pensem nisto e tambem nos salários que deve ser de facto o que mais importa.
Editado pela última vez por mapaman em 5/12/2010 17:18, num total de 1 vez.

Registado: 24/1/2008 22:05

por A330-300 » 5/12/2010 10:11

Qual atitude??? Uma greve??

Por que não?? Não são tantos os profissionais que fazem greve?? Por que os controladores não podem?'

Aliás..os controladores franceses fazem greves todos os anos...Por que cargas de água não podem fazer também os espanhóis? Se calhar ainda tem mais razões , porque os franceses pedem melhorias de condições , os espanhóis querem de volta o salário que lhes foi tirado.

Não se esqueça que é porque estes profissionais fazem greves a sério que eles ganham o que ganham e o tuga porreiraço ganha o que ganha.

Cada uma...

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Automech » 5/12/2010 3:33

A-330 Escreveu:
Me parece uma tirania de um dia para o outro fazer um decreto lei e baixar-lhes o salário.

A330

Podes chamar-lhe o que quiseres mas defendes a atitude que tomaram ?

por A330-300 » 5/12/2010 1:34

dancing Escreveu:E qual é a legitimidade das esferas governativas decretarem reduções de ordenado unilateralmente. Há pessoas que com essa redução poderão deixar de poder honrar os seus compromissos financeiros.

Parece-m um bocado terrorista mas em comparado com o comportamento exageradamente pacifico dos portugueses, prefiro o primeiro :twisted:

Nem mais !! O governo quando lhes tirou salário também foi quase de um dia para o outro.
Ganhem bem ou ganhem mal , a vedade é que havia um contrato de trabalho e que alguém por parte da AENA/governo o assinou.

Me parece uma tirania de um dia para o outro fazer um decreto lei e baixar-lhes o salário.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por jlc » 4/12/2010 22:36

Boas:

Os indices valem o que valem.
Não sei como são calculados. Chegam ao pé de ti e perguntam:
O senhor é corrupto?......

São sempre "estranhos" os meios de control.

Relembro que 1 dia antes da Lehman dar o "estouro" tinha o outlook em máximos.....

Tambem relembro que na altura dos "stress Testes" a banca irlandesa era sólida.....

A Alemanha vem em 14º, mas tem corrompido alguns paises.... (submarinos em Portugal, petroleo no Iraque, etc...)

Na vida tudo é relativo.
No 25 de Novembro Eanes foi herói, mas se tivesse falhado era mais um reacionário.....)

enfim....

já dei para estes peditórios todos

JLC

Registado: 20/1/2006 22:24

por Opcard » 4/12/2010 21:37

Caro JLC

A Europa é o continente menos corrupto, nao é bom misturar tudo ,algum cuidado é sempre bom :

10 muito transparente) e 0 (muito corrupto).

Países menos corruptos

1 Denmark 9.3

1 Sweden 9.3

1 New Zealand 9.3

4 Singapore 9.2

5 Finland 9.0

5 Switzerland 9.0

7 Iceland 8.9

7 Netherlands 8.9

9 Australia 8.7

9 Canada 8.7

11 Luxembourg 8.3

12 Austria 8.1

12 Hong Kong 8.1

14 Germany 7.9

14 Norway 7.9

16 Ireland 7.7

16 United Kingdom 7.7

18 United States 7.3

18 Japan 7.3

18 Belgium 7.3

21 Saint Lucia 7.1

22 Barbados 7.0

23 France 6.9

23 Chile 6.9

23 Uruguay 6.9

26 Slovenia 6.7

27 Estonia 6.6

28 Spain 6.5

28 Qatar 6.5

28 Saint Vincent and the Grenadines 6.5

31 Cyprus 6.4

32 Portugal 6.1

jlc Escreveu:Boas:

Todas as medidas extremas não levam a lado nehum.
Tenho dificuldade em exprimir uma opinião abalizada, pois desconheço os pormenores das negociações ao longo destes anos.

No entanto gostaria de realçar 2 ou 3 pontos.

A democracia corre um perigo real. Ao longo destas ultimas decadas, a classe politica e governante tem sido cada vez mais ignorante e corrupta. Enquanto não houver um mecanismo que possa suspender um governo que não cumprir as promessas que faz, não iremos a lado nehum.

Promete-se , não se cumpre e depois toca a cortar sempre pelo lado do mais fraco. Se os grupos que são atingidos têm consciêcia de classe e são fortes (ex. pilotos aereos, algumas funções publicas - juizes, professores , médicos, policias,) então as medidas são retiradas ou alteradas.

É nesta bagunçada que vivemos.

Vivi muitos anos em paises africanos (Zaire, Angola, Gabão, Camarões) e lá sabiamos com o que contar. Não eram democráticos. Todo o tipo de tropelias podia ser feito.

Mas nunca julguei que na Europa, encoberto pelo manto da "democracia" se fizessem desvios e roubos de dinheiros públicos, com um despudor que assusta.

Estamos a aproximarmos de tempos em que teremos que ser nós os cidadãos a tomar conta do nosso destino, e não deixar que imbecis e mentirosos nos governem.

Os partidos em Portugal e por essa Europa fora, não são mais que claques organizadas para o assalto ao bem comum.

Tenho dito

JLC

por jlc » 4/12/2010 20:27

Boas:

Todas as medidas extremas não levam a lado nehum.
Tenho dificuldade em exprimir uma opinião abalizada, pois desconheço os pormenores das negociações ao longo destes anos.

No entanto gostaria de realçar 2 ou 3 pontos.

A democracia corre um perigo real. Ao longo destas ultimas decadas, a classe politica e governante tem sido cada vez mais ignorante e corrupta. Enquanto não houver um mecanismo que possa suspender um governo que não cumprir as promessas que faz, não iremos a lado nehum.

Promete-se , não se cumpre e depois toca a cortar sempre pelo lado do mais fraco. Se os grupos que são atingidos têm consciêcia de classe e são fortes (ex. pilotos aereos, algumas funções publicas - juizes, professores , médicos, policias,) então as medidas são retiradas ou alteradas.

É nesta bagunçada que vivemos.

Vivi muitos anos em paises africanos (Zaire, Angola, Gabão, Camarões) e lá sabiamos com o que contar. Não eram democráticos. Todo o tipo de tropelias podia ser feito.

Mas nunca julguei que na Europa, encoberto pelo manto da "democracia" se fizessem desvios e roubos de dinheiros públicos, com um despudor que assusta.

Estamos a aproximarmos de tempos em que teremos que ser nós os cidadãos a tomar conta do nosso destino, e não deixar que imbecis e mentirosos nos governem.

Os partidos em Portugal e por essa Europa fora, não são mais que claques organizadas para o assalto ao bem comum.

Tenho dito

JLC

Registado: 20/1/2006 22:24

por dancing » 4/12/2010 19:32

E qual é a legitimidade das esferas governativas decretarem reduções de ordenado unilateralmente. Há pessoas que com essa redução poderão deixar de poder honrar os seus compromissos financeiros.

Parece-m um bocado terrorista mas em comparado com o comportamento exageradamente pacifico dos portugueses, prefiro o primeiro :twisted:

Registado: 13/1/2009 17:42

por Azul10 » 4/12/2010 19:22

Cheguei há pouco a casa, tinha vôo às 9:45 não avisaram nada, no aeroporto dirigi-me ao portão de embarque e disseram-me que não ia haver problema, estou tranquilamente à espera para ver chamado para entrar e depois de um atraso de quase 40´ avisam que cancelaram o vôo.

Seguiu-se uma espera de 4h para pedir o reembolso coisa que me dizem que recebo mais rápido se fizer pela net. Venho para casa não consigo fazer porque o sistema informático reconheceu o meu check-in mas agora não me reconhece para fazer o cancelamento.

Dia fantástico.

Registado: 4/10/2010 11:29

por Automech » 4/12/2010 16:43

mapaman Escreveu:Que eu saiba nenhum avião ficou a "falar sozinho" no ar.Não ouviu/leu nenhuma referência a que a segurança tenha sido posta em causa,Não foi nem será.Nunca.

Os militares até podem fazer o trabalho de torre e aproximação,agora sectores de rota não acredito que se sentem na posição,logo é o mesmo que nada.

De qualquer forma,a coisa vai-se resolvendo,dúvido é que depois disto privatizem a parte dos serviços de tráfego aéreo.

Fica um link para quem acha que o contraditório é um direito.

http://www.controladoresaereos.org/

Bem, mas é a mesma coisa que a malta chegar a um centro de saúde e não estar lá ninguém.

Que um autocarro da carris deixar as pessoas onde estiverem.

Que um motorista do metro parar numa estação, abrir as portas e ir-se embora.

Que um empregado de mesa sair a meio do turno.

Etc. Etc. Etc.

Em nenhuma destas situações é colocada em risco a segurança das pessoas. Se achas isso legitimo, há opiniões para tudo...

por pvg80713 » 4/12/2010 14:04

o governo espanhol acaba de decretar o estado de emergencia...

eu acho a greve selvagem ! greve sem pre aviso é selvagem.

estes tipos chegam a ganhar quase 1 milhao de euros por ano !

edit 1 :

espero que dois ou tres sejam presos e alguns despedidos

Registado: 19/4/2005 11:11

por Opcard » 4/12/2010 11:32

Quem "os" teve no lugar foi Ronald Reagan

agany Escreveu:
Fenicio Escreveu:Isto não é uma greve, é um acto terrorista a toda regra.

Isto é ter tomates!!!

No jornal I
Controladores aéreos. O stresse tem um preço em Espanha: até 900 mil euros por ano
por Enrique Pinto-Coelho, Publicado em 14 de Janeiro de 2010

Espanha vai reduzir o número de controladores e reforçar a gestão automática da navegação aérea. Em Portugal, a profissão também é bem paga

Um controlador de tráfego aéreo espanhol pode chegar a receber perto de um milhão de euros por ano. É um caso extremo, mas não demasiado: em 2008, 135 controladores receberam 600 mil euros, e o salário médio dos 2300 profissionais que trabalham neste sector no país vizinho rondou os 340 mil euros - o triplo do Reino Unido e o mais alto da Europa.

Perante esta sangria económica, suportada pela empresa pública Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (AENA), o governo socialista está a tentar equiparar os salários dos controladores aos dos colegas europeus. José Blanco, ministro espanhol das Obras Públicas, revelou esta semana que apenas nove dos 48 aeroportos controlados pela AENA tiveram lucros.

Este ano, as perdas previstas vão rondar os 600 milhões de euros (mais 38% que em 2009). A dívida acumulada é muito superior: 10 480,39 milhões. Blanco divulgou estes dados pormenorizados no Parlamento com o objectivo de recolher apoios para lançar uma reforma da gestão da navegação aérea civil.

"Não há direito, não estou disposto a manter esta situação", afirmou o ministro em relação aos salários dos controladores, uma profissão que definiu como "privilegiada" e responsável pelo défice dos aeroportos. As negociações entre a a AENA e o sindicato dos controladores - bloqueadas há cinco anos - foram retomadas esta semana. O sindicato recusou até agora comentar as palavras de José Blanco, mas promete falar hoje, depois de mais uma ronda de negociações.

O ministério do Fomento pretende poupar, já este ano, 200 milhões de euros em horas extras pagas aos controladores, que ainda por cima têm "a produtividade mais baixa da Europa", segundo Blanco. Os planos do governo incluem ainda um aumento de 20% na produtividade para reduzir as taxas e, consequentemente, o preço dos bilhetes.

Recompensa choruda Outra das propostas de poupança passa por eliminar controladores nalguns aeroportos com menos de 50 movimentos diários. La Gomera e El Hierro, ambos nas Canárias, são os primeiros candidatos a receber o sistema AFIS (Serviço de Informação de Voo de Aeródromo), uma ferramenta automática que prescinde dos controladores.

Em Portugal, o AFIS é utilizado já em aeródromos como o da Covilhã, onde as aproximações dos pilotos à pista são visuais. Além do número reduzido de operações há outras variantes - como a orografia ou a meteorologia - que permitem ou impedem a substituição dos controladores por sistemas automáticos.

"Convém não confundir os sistemas de informação de voo [SIV] com os serviços de tráfego aéreo [STA]", alerta José Sampaio, ex-controlador com 31 anos de profissão. "Os SIV são um subsistema do STA que dão informação ao piloto, mas não o eximem de responsabilidade. O controlador, pelo contrário, autoriza o piloto a aterrar ou descolar, e isso faz toda a diferença", sublinha.

O sistema AFIS pode ser supervisionado por um técnico que recebe uma formação de sete semanas. A preparação de um controlador em Portugal demora quase dois anos, e deixa pelo caminho centenas de candidatos não aptos.

Os requisitos da NAV (Navegação Aérea de Portugal) incluem testes psicotécnicos, entrevistas com psicólogos - que medem, entre outras coisas, a resistência ao stress - e provas médicas. O nível de inglês, língua oficial dos controladores, deve ser elevado e actualizado em permanência, e os exames médicos são repetidos de dois em dois anos.

A recompensa está à altura do esforço. No início, um profissional formado pela NAV recebe 1890 euros de salário base (2943 se estiver no topo da carreira) mais uma remuneração profissional que, em função do aeroporto, varia entre os 3100 e os 5500 euros brutos - horas extraordinárias à parte.

O limite para o trabalho suplementar está fixado em duas horas por dia e 22 mensais. Mesmo assim, chegam a render até 600% do valor normal, e podem disparar o salário do controlador.

A carreira termina aos 57 anos, mas pode prosseguir até aos 65 em postos não operacionais. O trabalho é feito por turnos e pode ser muito desgastante, mas à partida compensa: a última greve do SINCTA, o sindicato dos controladores portugueses, foi na década de 1980.

por mapaman » 4/12/2010 10:57

AutoMech Escreveu:
mapaman Escreveu:Meter militares a controlar tráfego civil é ilegal pois não têm licença para o efeito.

Estou curioso em relação ao comportamento das companhias,se vão meter os seus aviões nas mãos de quem não têm qualificação válida.

Isto é uma atitude muito forte que espero dê resultado,ou seja,mostrar ao mundo a forma como a AENA trata os seus funcionários.

Estão a usar a solução do Reagan,esquecendo-se que muita coisa mudou no licenciamento dos profissionais do sector.

Eu gostava era que um controlador estivesse a ser operado e o médico saísse a meio da operação.

Há formas e formas de reivindicar direitos...

Que eu saiba nenhum avião ficou a "falar sozinho" no ar.Não ouviu/leu nenhuma referência a que a segurança tenha sido posta em causa,Não foi nem será.Nunca.

Os militares até podem fazer o trabalho de torre e aproximação,agora sectores de rota não acredito que se sentem na posição,logo é o mesmo que nada.

De qualquer forma,a coisa vai-se resolvendo,dúvido é que depois disto privatizem a parte dos serviços de tráfego aéreo.

Fica um link para quem acha que o contraditório é um direito.

http://www.controladoresaereos.org/

Registado: 24/1/2008 22:05

por agany » 4/12/2010 10:38

Fenicio Escreveu:Isto não é uma greve, é um acto terrorista a toda regra.

Isto é ter tomates!!!

Registado: 29/11/2007 1:44

por Automech » 4/12/2010 3:39

mapaman Escreveu:Meter militares a controlar tráfego civil é ilegal pois não têm licença para o efeito.

Estou curioso em relação ao comportamento das companhias,se vão meter os seus aviões nas mãos de quem não têm qualificação válida.

Isto é uma atitude muito forte que espero dê resultado,ou seja,mostrar ao mundo a forma como a AENA trata os seus funcionários.

Estão a usar a solução do Reagan,esquecendo-se que muita coisa mudou no licenciamento dos profissionais do sector.

Eu gostava era que um controlador estivesse a ser operado e o médico saísse a meio da operação.

Há formas e formas de reivindicar direitos...

...

por Negocios Mendes » 4/12/2010 2:20

O que diz nessa noticia é mentira... corrijo: que os aereportos nao estao ainda em funcionamento.
Os controladores estao nos aeroportos mas nao estao a trabalhar. Os militares estao já nos aeroportos, nas torres de controlo.
O vice presidente do governo: Perez Rubalcaba acaba de fazer uma conferencia de imprensa onde disse que amanha as 9:00 há um conselho de ministros extraordinario onde se vai discutir o estado de "Alarma". Isto significa que vao ser convidados a dirigir-se aos aeroportos todos os controladores aereos. Os que se negarem a comparecer serao acusados de crime de "Sedicion".
Apenas dizer que este crime tem pena de prisao ate 12 anos.
Estou neste momento em Madrid e tenho voo amanha as 12:00. Sinceramente nao acredito que tenha o meu voo a horas... mas estou mesmo a ver que vao-me lixar estes dias de descanso.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por Fenicio » 4/12/2010 1:55

A pouco e pouco a situação volta ao normal:

Madrid.- Poco a poco los controladores aéreos vuelven a sus puestos de trabajo bajo la supervisión del Ejército, que ha tomado el control del espacio aéreo por orden del Gobierno. Sin embargo, los controladores de Barajas mantienen su pulso con el Ejecutivo. Salvo los aeropuertos de Madrid y Baleares, "la normalidad comienza a de forma gradual a restablecerse" en los demás aeródromos, según Moncloa.

Tras el ultimátum dado por el Gobierno, el presidente, José Luis Rodríguez Zapatero, firmó la orden que autoriza al Ejército a tomar el control de los aeropuertos españoles ante el absentismo casi total de los controladores aéreos.

El ejecutivo aprobó este mismo viernes un decreto Ley por el que se autoriza al presidente del Gobierno a transferir los centros de control de los aeropuertos civiles, dependientes de Aena, al ministerio de Defensa.

Según Moncloa, mandos militares ya supervisan las torres de control de Madrid, Sevilla, Barcelona y Canarias.

Además se reforzó el personal en bases militares por si hubiese que desviar parte del tráfico aéreo a ellas. También se enviaron efectivos para supervisar el tráfico aéreo en los 10 aeropuertos que permanecen abiertos, informa Roberto Benito.

El Ejército ordenará a los controladores civiles

Según el Real Decreto aprobado este viernes, "el Jefe del Estado Mayor del Ejército del Aire adoptará todas las decisiones que procedan para la organización, planificación, supervisión y control de los controladores de tránsito aéreo al servicio de la entidad pública Aena".

A tal efecto, continúa el texto, "activará los recursos de control de tráfico aéreo del Ministerio de Defensa y exigirá la presencia en sus puestos de trabajo de los controladores civiles ausentes".

El incumplimiento por parte de los controladores aéreos de las directrices de Defensa será considerado una infracción de la Ley de Seguridad Aérea y dará lugar a la exigencia de las responsabilidades civiles o penales que procedan.

Esta noche, en una comparecencia escueta, el vicepresidente primero, Alfredo Pérez Rubalcaba, confirmó que el Estado Mayor será ahora el encargado de organizar la gestión de los aeropuertos ante la situación de "extrema gravedad" que han provocado "con su actitud" los controladores.

Esta medida se toma, según el Real Decreto, "con independencia de las responsabilidades de todo orden en que hayan incurrido los mencionados controladores". La Fiscalía de Madrid ya ha abierto diligencias por un posible delito de sedición.

Crisis en Madrid, 'normalidad' en Barcelona

El Gobierno asegura que aeropuertos como el de Madrid y los de Baleares continúan "sin actividad alguna", según un comunicado emitido por La Moncloa. Por contra, el comunicado de Presidencia del Gobierno indica que "la normalidad comienza de forma gradual a restablecerse" en otros aeródromos.

Coincidiendo con el cambio de turno nocturno de los controladores, que comenzó a las 22.00 horas, algunos controladores se personaron en el centro de control de Torrejón de Ardoz (Madrid), pero "se negaron a firmar el acta" con lo que no pudieron entrar en servicio. En la torre de control de Barajas se han personado cinco controladores, que al no funcionar el centro de control de aproximación de Madrid, el ATC, no pueden dar salida a los vuelos.

No obstante, en Barcelona El Prat sí han empezado a despegar algunos vuelos porque se han incorporado 13 controladores (más del 50% de los trabajadores del turno) para reabrir el aeropuerto. También al centro de control aéreo de Canarias, situado en la isla de Gran Canaria, se han incorporado todos los controladores, unos 16. Aunque el centro de control está de nuevo operativo, no hay seguridad de que se reanuden los vuelos, ya que la mayoría de aerolíneas no tiene aviones o el personal necesario.

Mientras, en Sevilla se han presentado 7 de los 11 controladores del turno de noche y todos los controladores canarios de turno de noche se están incorporando a sus puestos en las torres de control, según fuentes del Ministerio de Fomento. Asimismo, cinco de los 16 controladores aéreos de Palma de Mallorca se han incorporado a sus puestos en el aeropuerto Son Sant Joan.

Gabinete de crisis

En una intervención esta tarde, el ministro de Fomento, José Blanco, ya advirtió a los controladores de que el decreto Ley entraría en vigor con su publicación en el Boletín Oficial del Estado a las 21.30 horas, media hora antes del cambio de turno de las 22.00 horas.

Durante la tarde se han producido dos reuniones importantes. Una era el gabinete de crisis en el ministerio de Fomento donde estaban el jefe del Estado Mayor del Ejército del Aire, José Jiménez Ruiz, Alfredo Pérez Rubalcaba y la ministra de Defensa, Carme Chacón.

Otra, una cumbre paralela en un hotel de Madrid en el que estaban los representantes del sindicato de controladores aéreos (USCA), que integra el 97% de estos profesionales, con miembros de Fomento.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

Nao ee que se recomende... mas...

por bboniek33 » 4/12/2010 1:15

Qualquer coisa que os portuguesitos poderao apreciar... nos seus "brandos costumes' (ler "deixa andar').

Nao ha duuvida que "nuestros hermanos" teem laa uns nervos que noos possuimos na forma de liipidos abdominais.

...
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, karaya75, m-m, malakas, Masterchief, Nuno V, nunorpsilva, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006 e 309 visitantes