Dúvida sobre opções - exemplo do livro "Ganhar em Bolsa
4 mensagens
|Página 1 de 1
Para deixar claro, eu penso que entendo a ideia de alavancagem (rectifiquem caso esteja errado):
A ideia é que com a mesma soma de dinheiro, comprando opções, tenho o direito de controlar muito mais acções (400 000 puts em vez de 1000 acções), e portanto um movimento de 5% no mercado tem um efeito alavancado de 100% no meu lucro total.
A única coisa que não entendo é os cálculos do autor para chegar a estes 100%, mas estava agora a pensar que possivelmente é um exemplo generalizado sem explicação matemática por detrás dos números. O que achas Pata?
A ideia é que com a mesma soma de dinheiro, comprando opções, tenho o direito de controlar muito mais acções (400 000 puts em vez de 1000 acções), e portanto um movimento de 5% no mercado tem um efeito alavancado de 100% no meu lucro total.
A única coisa que não entendo é os cálculos do autor para chegar a estes 100%, mas estava agora a pensar que possivelmente é um exemplo generalizado sem explicação matemática por detrás dos números. O que achas Pata?
Pata-Hari Escreveu:Quando ele diz ganhar 100 000 significa que as acções cairam em preço e que as puts valorizaram os tais 5%. No entanto o que ele deveria ter dito não era "comprar acções" mas "emprestar acções".
Pata, obrigado pela ajuda.
Se bem percebi então o que o autor queria dizer era shortar a acção em causa tirando proveito da queda de preço. Ou seja pede emprestadas as tais 1000 acções e compra-as ao fim de 3 meses, cada uma delas desce 100 tendo um lucro total de 100 000.
No entanto continuo ainda assim a não perceber a operação dos puts. Como é que ele faz 100%?
Estarei louco? Mais uma vez obrigado

Editado pela última vez por epic bear em 5/12/2010 21:03, num total de 1 vez.
Dúvida sobre opções - exemplo do livro "Ganhar em Bolsa
Bons dias,
Estava a reler o grande livro do Braga de Matos quando me deparo com o seguinte exemplo, a citar:
Não consigo chegar a este resultado de 100% de lucro, nem consigo perceber como não exerce a opção. Ora vejamos:
Se 1000 acções custam 2 000 000 então cada acção custa 2 000.
Se o lucro ao fim de 3 meses pela venda das acções é de 100 000 então cada acção vale, ao fim de 3 meses, 2 100
O que quer dizer que ao fim de 3 meses a acção subiu de preço, o que implica que não faz sequer sentido comprar puts quando se antevê uma subida de preços do activo subjacente, e muito menos fazer lucro com isso.
Estarei completamente errado?
Desde já agradeço a ajuda
Cumprimentos
Estava a reler o grande livro do Braga de Matos quando me deparo com o seguinte exemplo, a citar:
Ganhar em Bolsa Escreveu:No exemplo hipotético da transacção de Opções Y, o investidor em vez de comprar 1000 acções, pagando 2 000 000, com o fim de, em 3 meses, ganhar 100 000 (isto é, 5%), vai comprar, com o mesmo dinheiro, 400 000 puts, para ganhar, nos mesmos 3 meses, 2 000 000, isto é, 100%. Não exerceu a opção sobre o activo subjacente, transaccionou apenas o produto Derivado.
Não consigo chegar a este resultado de 100% de lucro, nem consigo perceber como não exerce a opção. Ora vejamos:
Se 1000 acções custam 2 000 000 então cada acção custa 2 000.
Se o lucro ao fim de 3 meses pela venda das acções é de 100 000 então cada acção vale, ao fim de 3 meses, 2 100
O que quer dizer que ao fim de 3 meses a acção subiu de preço, o que implica que não faz sequer sentido comprar puts quando se antevê uma subida de preços do activo subjacente, e muito menos fazer lucro com isso.
Estarei completamente errado?
Desde já agradeço a ajuda

Cumprimentos
4 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], karaya75, malakas, Minsk, Mr.Warrior, MR32, Musus, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, Opcard, silva_39, trilhos2006 e 278 visitantes