Crise em Espanha: espaço aéreo encerrado
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Meter militares a controlar tráfego civil é ilegal pois não têm licença para o efeito.
Estou curioso em relação ao comportamento das companhias,se vão meter os seus aviões nas mãos de quem não têm qualificação válida.
Isto é uma atitude muito forte que espero dê resultado,ou seja,mostrar ao mundo a forma como a AENA trata os seus funcionários.
Estão a usar a solução do Reagan,esquecendo-se que muita coisa mudou no licenciamento dos profissionais do sector.
Estou curioso em relação ao comportamento das companhias,se vão meter os seus aviões nas mãos de quem não têm qualificação válida.
Isto é uma atitude muito forte que espero dê resultado,ou seja,mostrar ao mundo a forma como a AENA trata os seus funcionários.
Estão a usar a solução do Reagan,esquecendo-se que muita coisa mudou no licenciamento dos profissionais do sector.
Fenicio Escreveu:Acabou-se a brincadeira. No El Mundo anunciaram que os militares estão a assumir o controlo aéreo em Espanha.
A questão é: Militares percebem algo de controle aereo? Duvido muito!
A segunda questão é: Portugal esta mesmo na cauda da Europa , pior , depende sempre de Espanha para TUDO.
Senão vjamos , greve no espaço aereo Nao temos avioes! greve nas estradas , nao temos transportes de mercadorias! imaginem depois no tgv!!!
A nossa unica hipotese e por via maritima, mas onde temos os navios?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
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Acabou-se a brincadeira. No El Mundo anunciaram que os militares estão a assumir o controlo aéreo em Espanha.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
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O Tap 661 de Amesterdão está a chegar pela fir de Santa Maria. Incrível, foi ao meio do atântico para chegar a Lisboa.
Ver no http://casper.frontier.nl/lpxx/
Cumprimentos,
Ver no http://casper.frontier.nl/lpxx/
Cumprimentos,
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Lembro-me vagamente disso dar nos telejornais Elias mas penso que também não houve pré aviso.
Edit: confirma-se também não houve pré aviso
"Fonte da NAV - Empresa Pública de Navegação Aérea de Portugal referiu que aqueles controladores, "sem qualquer pré-aviso, fecharam hoje o espaço aéreo francês", inviabilizando qualquer voo de e para França"
http://www.publico.pt/Sociedade/greve-d ... al_1213551
Edit: confirma-se também não houve pré aviso
"Fonte da NAV - Empresa Pública de Navegação Aérea de Portugal referiu que aqueles controladores, "sem qualquer pré-aviso, fecharam hoje o espaço aéreo francês", inviabilizando qualquer voo de e para França"
http://www.publico.pt/Sociedade/greve-d ... al_1213551
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.
Para quem quiser acompanhar o que voa comercialmente em Portugal, este site é óptimo.
http://casper.frontier.nl/
Seleccionar Lisbon e acompanha em real time todas as aeronaves comerciais que voam no/e sobre o espaço aéreo nacional.
Aliás os movimentos são rídiculos. Na última 1/2 hora saiu um Tap com destino a Natal, chegada de um 737 ucraniano e saída de um dhl que foi para a fir de Santa Maria para, pelo controlo inglês, voar para a alemanha e a chegada do Tap funchal 5692.
O problema é que não há quem os substitua. Um controlador demora muitissimos meses, senão anos, para se dizer que é razoávelmente capaz. E depois só está apto após visualizar milhares de horas um colega experiente e este, passo a passo, lhe ir passando o controlo e, óbviamente, que este não está lá.
Não me lembro de nada assim.
As " cabeçadas " do controladores com o ministro do fomento não são de agora. Vou vasculhar. Mas isto é demais. Isto é um problema demasiado sério, vamos lá ver o que vai acontecer. Os militares não são a solução e soluções não há.
Cumprimentos,
Para quem quiser acompanhar o que voa comercialmente em Portugal, este site é óptimo.
http://casper.frontier.nl/
Seleccionar Lisbon e acompanha em real time todas as aeronaves comerciais que voam no/e sobre o espaço aéreo nacional.
Aliás os movimentos são rídiculos. Na última 1/2 hora saiu um Tap com destino a Natal, chegada de um 737 ucraniano e saída de um dhl que foi para a fir de Santa Maria para, pelo controlo inglês, voar para a alemanha e a chegada do Tap funchal 5692.
Se isto não der despedimento por justa causa não sei o que dará.
O problema é que não há quem os substitua. Um controlador demora muitissimos meses, senão anos, para se dizer que é razoávelmente capaz. E depois só está apto após visualizar milhares de horas um colega experiente e este, passo a passo, lhe ir passando o controlo e, óbviamente, que este não está lá.
Não me lembro de nada assim.
As " cabeçadas " do controladores com o ministro do fomento não são de agora. Vou vasculhar. Mas isto é demais. Isto é um problema demasiado sério, vamos lá ver o que vai acontecer. Os militares não são a solução e soluções não há.
Cumprimentos,
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Isto não é uma greve, é um acto terrorista a toda regra.
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Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
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Aeroportos espanhóis encerrados até às 8h00 de sábado
03.12.2010 - 20:56 Por Nuno Ribeiro, em Madrid, Raquel Almeida Correia
A Eurocontrol, responsável pelo controlo do espaço aéreo europeu afirma que os aeroportos espanhóis vão estar encerrados até às 8h00 de sábado, depois de 90 por cento dos controladores aéreos espanhóis terem abandonado o seu posto numa “greve selvagem” contra a alteração de regalias da classe.
A Ibéria também já anunciou que todos os sues voos só serão retomados pelas 11h00 de sábado. Neste momento todo o espaço aéreo espanhol está encerrado. Aguarda-se que o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas espanholas saia de uma reunião com o ministro do Fomento José Blanco, depois do Governo ter dado uma hora aos controladores para que se resolvesse a situação, ameaçando com a militarização do espaço aéreo. Quer isto dizer que os controladores aéreos civis serão substituídos por controladores militares e que os civis em funções ficarão sob as ordens militares também.
São 90 por cento os controladores aéreos espanhóis que às 17h00 invocaram problemas físicos para abandonar os postos de trabalho, sem aviso. Oito voos da TAP para o país estão suspensos.
O encerramento do espaço aéreo e dos aeroportos espanhóis surge em vésperas da maior ponte nacional, a chamada "ponte da Constituição", com dois feriados para segunda e quarta-feira. De acordo com a imprensa espanhola, 250 mil passageiros poderão ser afectados.
A decisão dos controladores, 2300 ao todo em Espanha, surge depois de esta semana o Governo de José Luis Zapatero ter anunciado a intenção de privatizar a AENA, a gestora aeroportuária espanhola, responsável pelas principais infra-estruturas aeroportuárias do país, como Madrid e Barcelona.
Para além disso, o executivo de Zapatero aumentou as horas anuais exigíveis aos controladores, através de um diploma hoje aprovado em Conselho de Ministros. Os controladores aéreos têm de cumprir 1670 horas anuais e alegam já ter cumprido esse número de horas.
As horas feitas a mais eram pagas como extraordinárias mas, segundo o pacote de medidas de austeridade espanhol, o Governo decidiu acabar com o pagamento extra e aumentar o número de horas recorrendo aos dias a que os trabalhadores tinham direito para assistência parental ou em caso de morte de familiares. Perderam assim esses direitos.
Pelas 17h, cerca de 90 por cento dos profissionais de Torrejon de Ardos, o centro nevrálgico de controlo do espaço aéreo espanhol, em Madrid, decidiu abandonar o posto sem aviso.
"Não permitiremos esta chantagem que utiliza os cidadãos como reféns. Iniciámos uma reestruturação do sector que acaba com os privilégios deste colectivo", adiantou o ministro do Fomento José Blanco.
Segundo o novo decreto que o Governo aprovou, os controladores que invocarem doença para não trabalharem terão de se submeter a uma inspecção médica no local de trabalho. O decreto também prevê a militarização das funções para suprir falhas.
A AENA já fez anunciar que os controladores estão a cometer um delito ao abandonarem os postos de trabalho sem aviso. Mas o número escasso de profissionais formados para as funções torna difícil a demissão destes profissionais. O próprio sindicato da classe já pediu para que os profissionais voltassem aos seus postos.
Estava prevista uma greve do Sindicato dos Controladores e do Sindicato dos Pilotos, mas só estes últimos chegaram a acordo com a tutela.
O protesto de hoje é, segundo a AENA, de “extrema gravidade” e constitui uma “decisão de grande irresponsabilidade que está a provocar graves perturbações no tráfego aéreo em toda a Espanha”.
TAP tem oito voos para Espanha suspensos e já cancelou ligação para Genebra
A companhia de aviação nacional, que classifica os problemas nos aeroportos nacionais de "greve selvagem", está a "acompanhar a situação para perceber que ligações poderão ser realizadas, mesmo que com atrasos", explicou fonte oficial.
Neste momento, já foram suspensos oito voos de e para Espanha, que poderão ser cancelados ou reprogramados. No entanto, o abandono dos controladores também vai afectar outras ligações para a Europa, que têm de sobrevoar o espaço aéreo espanhol. Aliás, um desses voos, com destino a Genebra, já foi cancelado pela transportadora aérea.
"Fomos apanhados completamente de surpresa", afirmou fonte oficial, acrescentando que "terá de ser feito um novo plano de voo para contornar o espaço aéreo de Espanha" e que "o mais natural é haver atrasos".
De acordo com a imprensa espanhola, um total de 250 mil passageiros poderão ser afectados e já foi criada uma linha telefónica de apoio para prestar esclarecimentos. A AENA está a pedir às pessoas com voos marcados que não se dirijam ao aeroporto.
03.12.2010 - 20:56 Por Nuno Ribeiro, em Madrid, Raquel Almeida Correia
A Eurocontrol, responsável pelo controlo do espaço aéreo europeu afirma que os aeroportos espanhóis vão estar encerrados até às 8h00 de sábado, depois de 90 por cento dos controladores aéreos espanhóis terem abandonado o seu posto numa “greve selvagem” contra a alteração de regalias da classe.
A Ibéria também já anunciou que todos os sues voos só serão retomados pelas 11h00 de sábado. Neste momento todo o espaço aéreo espanhol está encerrado. Aguarda-se que o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas espanholas saia de uma reunião com o ministro do Fomento José Blanco, depois do Governo ter dado uma hora aos controladores para que se resolvesse a situação, ameaçando com a militarização do espaço aéreo. Quer isto dizer que os controladores aéreos civis serão substituídos por controladores militares e que os civis em funções ficarão sob as ordens militares também.
São 90 por cento os controladores aéreos espanhóis que às 17h00 invocaram problemas físicos para abandonar os postos de trabalho, sem aviso. Oito voos da TAP para o país estão suspensos.
O encerramento do espaço aéreo e dos aeroportos espanhóis surge em vésperas da maior ponte nacional, a chamada "ponte da Constituição", com dois feriados para segunda e quarta-feira. De acordo com a imprensa espanhola, 250 mil passageiros poderão ser afectados.
A decisão dos controladores, 2300 ao todo em Espanha, surge depois de esta semana o Governo de José Luis Zapatero ter anunciado a intenção de privatizar a AENA, a gestora aeroportuária espanhola, responsável pelas principais infra-estruturas aeroportuárias do país, como Madrid e Barcelona.
Para além disso, o executivo de Zapatero aumentou as horas anuais exigíveis aos controladores, através de um diploma hoje aprovado em Conselho de Ministros. Os controladores aéreos têm de cumprir 1670 horas anuais e alegam já ter cumprido esse número de horas.
As horas feitas a mais eram pagas como extraordinárias mas, segundo o pacote de medidas de austeridade espanhol, o Governo decidiu acabar com o pagamento extra e aumentar o número de horas recorrendo aos dias a que os trabalhadores tinham direito para assistência parental ou em caso de morte de familiares. Perderam assim esses direitos.
Pelas 17h, cerca de 90 por cento dos profissionais de Torrejon de Ardos, o centro nevrálgico de controlo do espaço aéreo espanhol, em Madrid, decidiu abandonar o posto sem aviso.
"Não permitiremos esta chantagem que utiliza os cidadãos como reféns. Iniciámos uma reestruturação do sector que acaba com os privilégios deste colectivo", adiantou o ministro do Fomento José Blanco.
Segundo o novo decreto que o Governo aprovou, os controladores que invocarem doença para não trabalharem terão de se submeter a uma inspecção médica no local de trabalho. O decreto também prevê a militarização das funções para suprir falhas.
A AENA já fez anunciar que os controladores estão a cometer um delito ao abandonarem os postos de trabalho sem aviso. Mas o número escasso de profissionais formados para as funções torna difícil a demissão destes profissionais. O próprio sindicato da classe já pediu para que os profissionais voltassem aos seus postos.
Estava prevista uma greve do Sindicato dos Controladores e do Sindicato dos Pilotos, mas só estes últimos chegaram a acordo com a tutela.
O protesto de hoje é, segundo a AENA, de “extrema gravidade” e constitui uma “decisão de grande irresponsabilidade que está a provocar graves perturbações no tráfego aéreo em toda a Espanha”.
TAP tem oito voos para Espanha suspensos e já cancelou ligação para Genebra
A companhia de aviação nacional, que classifica os problemas nos aeroportos nacionais de "greve selvagem", está a "acompanhar a situação para perceber que ligações poderão ser realizadas, mesmo que com atrasos", explicou fonte oficial.
Neste momento, já foram suspensos oito voos de e para Espanha, que poderão ser cancelados ou reprogramados. No entanto, o abandono dos controladores também vai afectar outras ligações para a Europa, que têm de sobrevoar o espaço aéreo espanhol. Aliás, um desses voos, com destino a Genebra, já foi cancelado pela transportadora aérea.
"Fomos apanhados completamente de surpresa", afirmou fonte oficial, acrescentando que "terá de ser feito um novo plano de voo para contornar o espaço aéreo de Espanha" e que "o mais natural é haver atrasos".
De acordo com a imprensa espanhola, um total de 250 mil passageiros poderão ser afectados e já foi criada uma linha telefónica de apoio para prestar esclarecimentos. A AENA está a pedir às pessoas com voos marcados que não se dirijam ao aeroporto.
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No mandato do Ronaldo Reagan aconteceu algo parecido nos EUA (1982-84?)
Os controladores grevistas foram despedidos (dezenas de milhar) e substituidos temporariamente por militares até que fossem contratados novos controladores. Mas isto foi num governo neo-liberal...agora somos todos socialistas...privatizam-se os lucros e socializam-se as perdas...
Os controladores grevistas foram despedidos (dezenas de milhar) e substituidos temporariamente por militares até que fossem contratados novos controladores. Mas isto foi num governo neo-liberal...agora somos todos socialistas...privatizam-se os lucros e socializam-se as perdas...
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"Greve selvagem" em Espanha encerra espaço aéreo e suspende voos da TAP
03.12.2010 - 18:21 Por Nuno Ribeiro, em Madrid, Raquel Almeida Correia
Os controladores aéreos espanhóis decidiram invocar problemas físicos para abandonar os postos de trabalho, sem aviso o que levou já ao encerramento de todo o espaço aéreo no país. Oito voos da TAP para o país estão suspensos, um já foi cancelado e muitos outros com destino à Europa terão de ser reprogramados.
O encerramento do espaço aéreo espanhol surge em vésperas da maior ponte nacional, a chamada "ponte da Constituição", com dois feriados para segunda e quarta-feira. De acordo com a imprensa espanhola, 250 mil passageiros poderão ser afectados.
A decisão dos controladores, 2300 ao todo em Espanha, surge depois de esta semana o Governo de José Luis Zapatero ter anunciado a intenção de privatizar a AENA, a gestora aeroportuária espanhola, responsável pelas principais infra-estruturas aeroportuárias do país, como Madrid e Barcelona.
Para além disso, o executivo de Zapatero aumentou as horas anuais exigíveis aos controladores, através de um diploma hoje aprovado em Conselho de Ministros. Os controladores aéreos alegam já ter cumprido esse número de horas. Pelas 17h00 70 por cento dos profisisonais decidiu abandonar o posto sem aviso.
A AENA já fez anunciar que os controladores estão a cometer um delito ao abandonarem os postos de trabalho sem aviso. Mas o número escasso de profissionais formados para as funções torna difícil a demissão destes profissionais.
Estava prevista uma greve do Sindicato dos Controladores e do Sindicato dos Pilotos, mas só estes últimos chegaram a acordo com a tutela.
Num comunicado, citado pela Lusa, a empresa acusa os controladores aéreos de estarem a “fazer uma chantagem, tratando toda a sociedade espanhola como refém” e adverte que paralisar o tráfico aéreo pode ser sancionado com o despedimento disciplinar e constitui um delito no Código Penal. O Governo espanhol já admitiu recrutar controladores aéreos militares para resolver o problema.
O protesto de hoje é, segundo a AENA, de “extrema gravidade” e constitui uma “decisão de grande irresponsabilidade que está a provocar graves perturbações no tráfego aéreo em toda a Espanha”.
Os aeroportos deverão ficar fechados até à meia-noite, mas a paralisação poderá afectar também a programação para o fim-de-semana. De acordo com a AENA, estava prevista a realização de 4200 voos hoje e outros 8067 para Sábado e Domingo.
TAP tem oito voos para Espanha suspensos e já cancelou ligação para Genebra
A companhia de aviação nacional, que classifica os problemas nos aeroportos nacionais de "greve selvagem", está a "acompanhar a situação para perceber que ligações poderão ser realizadas, mesmo que com atrasos", explicou fonte oficial.
Neste momento, já foram suspensos oito voos de e para Espanha, que poderão ser cancelados ou reprogramados. No entanto, o abandono dos controladores também vai afectar outras ligações para a Europa, que têm de sobrevoar o espaço aéreo espanhol. Aliás, um desses voos, com destino a Genebra, já foi cancelado pela transportadora aérea.
"Fomos apanhados completamente de surpresa", afirmou fonte oficial, acrescentando que "terá de ser feito um novo plano de voo para contornar o espaço aéreo de Espanha" e que "o mais natural é haver atrasos".
250 mil passageiros poderão ser afectados
De acordo com a imprensa espanhola, um total de 250 mil passageiros poderão ser afectados e já foi criada uma linha telefónica de apoio para prestar esclarecimentos. A AENA está a pedir às pessoas com voos marcados que não se dirijam ao aeroporto.
O ministro do Fomento espanhol, José Blanco, reuniu um gabinete de crise para analisar a situação e no qual participam o secretário de Estado dos Transportes, o director-geral da Aviação Civil, e o presidente da AENA.
Desta reunião deverão sair algumas soluções para os problemas nos aeroportos espanhóis, nomeadamente através da disponibilização de meios de transporte alternativos, em articulação com as ferroviárias Renfe ou a FEVE.
Notícia actualizada às 19h24
03.12.2010 - 18:21 Por Nuno Ribeiro, em Madrid, Raquel Almeida Correia
Os controladores aéreos espanhóis decidiram invocar problemas físicos para abandonar os postos de trabalho, sem aviso o que levou já ao encerramento de todo o espaço aéreo no país. Oito voos da TAP para o país estão suspensos, um já foi cancelado e muitos outros com destino à Europa terão de ser reprogramados.
O encerramento do espaço aéreo espanhol surge em vésperas da maior ponte nacional, a chamada "ponte da Constituição", com dois feriados para segunda e quarta-feira. De acordo com a imprensa espanhola, 250 mil passageiros poderão ser afectados.
A decisão dos controladores, 2300 ao todo em Espanha, surge depois de esta semana o Governo de José Luis Zapatero ter anunciado a intenção de privatizar a AENA, a gestora aeroportuária espanhola, responsável pelas principais infra-estruturas aeroportuárias do país, como Madrid e Barcelona.
Para além disso, o executivo de Zapatero aumentou as horas anuais exigíveis aos controladores, através de um diploma hoje aprovado em Conselho de Ministros. Os controladores aéreos alegam já ter cumprido esse número de horas. Pelas 17h00 70 por cento dos profisisonais decidiu abandonar o posto sem aviso.
A AENA já fez anunciar que os controladores estão a cometer um delito ao abandonarem os postos de trabalho sem aviso. Mas o número escasso de profissionais formados para as funções torna difícil a demissão destes profissionais.
Estava prevista uma greve do Sindicato dos Controladores e do Sindicato dos Pilotos, mas só estes últimos chegaram a acordo com a tutela.
Num comunicado, citado pela Lusa, a empresa acusa os controladores aéreos de estarem a “fazer uma chantagem, tratando toda a sociedade espanhola como refém” e adverte que paralisar o tráfico aéreo pode ser sancionado com o despedimento disciplinar e constitui um delito no Código Penal. O Governo espanhol já admitiu recrutar controladores aéreos militares para resolver o problema.
O protesto de hoje é, segundo a AENA, de “extrema gravidade” e constitui uma “decisão de grande irresponsabilidade que está a provocar graves perturbações no tráfego aéreo em toda a Espanha”.
Os aeroportos deverão ficar fechados até à meia-noite, mas a paralisação poderá afectar também a programação para o fim-de-semana. De acordo com a AENA, estava prevista a realização de 4200 voos hoje e outros 8067 para Sábado e Domingo.
TAP tem oito voos para Espanha suspensos e já cancelou ligação para Genebra
A companhia de aviação nacional, que classifica os problemas nos aeroportos nacionais de "greve selvagem", está a "acompanhar a situação para perceber que ligações poderão ser realizadas, mesmo que com atrasos", explicou fonte oficial.
Neste momento, já foram suspensos oito voos de e para Espanha, que poderão ser cancelados ou reprogramados. No entanto, o abandono dos controladores também vai afectar outras ligações para a Europa, que têm de sobrevoar o espaço aéreo espanhol. Aliás, um desses voos, com destino a Genebra, já foi cancelado pela transportadora aérea.
"Fomos apanhados completamente de surpresa", afirmou fonte oficial, acrescentando que "terá de ser feito um novo plano de voo para contornar o espaço aéreo de Espanha" e que "o mais natural é haver atrasos".
250 mil passageiros poderão ser afectados
De acordo com a imprensa espanhola, um total de 250 mil passageiros poderão ser afectados e já foi criada uma linha telefónica de apoio para prestar esclarecimentos. A AENA está a pedir às pessoas com voos marcados que não se dirijam ao aeroporto.
O ministro do Fomento espanhol, José Blanco, reuniu um gabinete de crise para analisar a situação e no qual participam o secretário de Estado dos Transportes, o director-geral da Aviação Civil, e o presidente da AENA.
Desta reunião deverão sair algumas soluções para os problemas nos aeroportos espanhóis, nomeadamente através da disponibilização de meios de transporte alternativos, em articulação com as ferroviárias Renfe ou a FEVE.
Notícia actualizada às 19h24
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Estes tipos são loucos. Imaginem se a moda pega.
Médicos saem a meio duma operação ou deixam as urgências às moscas.
Policias fecham esquadras e vão para casa.
Motoristas de autocarro entregam a chave a um dos passageiros e vão-se embora.
E especuladores que desligam o PC sem aviso prévio (espera, isso é bom, a taxa de juro descia logo, não era ?)
Médicos saem a meio duma operação ou deixam as urgências às moscas.
Policias fecham esquadras e vão para casa.
Motoristas de autocarro entregam a chave a um dos passageiros e vão-se embora.
E especuladores que desligam o PC sem aviso prévio (espera, isso é bom, a taxa de juro descia logo, não era ?)

PASAJEROS EN BARAJAS
'Desalojen el avión, no podemos despegar'
Actualizado viernes 03/12/2010 19:30
ELMUNDO.es
Madrid.- Pasajeros en el aeropuerto de Barajas, en Madrid, han sido desalojados de los aviones debido al cierre del aeropuerto por "problemas" con los controladores, según han informado las compañías aéreas.
"Mi avión debería haber despegado a las 17 horas y a las 17.45 los pilotos nos han comunicado que debíamos desalojar el avión porque los controladores se negaban a autorizar la salida", ha explicado poco después del anuncio de Aena Cristina, una de las pasajeras afectadas en el aeropuerto de Madrid.
Antes de desalojar la nave, los pasajeros han sido advertidos por los mismos pilotos, cuenta Cristina que se dirigía a Tenerife: "Las compañías aéreas no se harán cargo de devolver el coste de los billetes. No reclamen a las compañías".
Otros pasajeros no han llegado a embarcar. Gracia Pablos tenía previsto volar hacia A Coruña a las 18.15 con Iberia. Media hora antes, su vuelo aparecía en las pantallas de información como "cancelado". "En el mostrador de Iberia nos han dicho que el espacio aéreo estaba cerrado y que quizás por eso se retrasarían los vuelos", ha asegurado a ELMUNDO.es Pablos.
Sin embargo, hora y media después, aún no había descubierto si podría llegar a su destino. "La única solución que nos han dado ha sido dirigirnos a los mostradores de Aena a exigir una explicación o poner una reclamación", ha explicado Gracia. Y ha añadido que los trabajadores de la compañía están informando a los afectados de que Iberia no se hará cargo de ninguna reclamación económica.
Los mensajes en Barajas
Gracia Pablos ha sido uno de los muchos viajeros que se han visto obligados a buscar otras alternativas. "Yo ya he comprado un billete de autobús para las dos de la madrugada. Llegaré a A Coruña a las nueve de la mañana", ha afirmado resignada. En las últimas horas, los pasajeros se han ido acumulando en los mostradores de las diferentes compañías. Y mientras el enfado se ha ido apoderando de los usuarios, un rumor se ha extendido por el aeropuerto. "Se comenta que los controladores de las seis de la tarde no se han presentado a su puesto de trabajo por lo que se ha paralizado el tráfico aéreo ya que hasta las 12 de la noche no entra el siguiente turno", ha afirmado una persona desde Barajas.
A las 19 horas, los altavoces en Barajas repetían un único mensaje: "Por conflicto con los controladores aéreos españoles se van producir demoras o cancelaciones". Media hora después, el mensaje se volvía más duro y acusatorio: "Debido al abandono de sus puestos de trabajo de los controladores nos hemos visto obligados a cerrar el espacio aéreo por motivos de seguridad".
'Desalojen el avión, no podemos despegar'
Actualizado viernes 03/12/2010 19:30
ELMUNDO.es
Madrid.- Pasajeros en el aeropuerto de Barajas, en Madrid, han sido desalojados de los aviones debido al cierre del aeropuerto por "problemas" con los controladores, según han informado las compañías aéreas.
"Mi avión debería haber despegado a las 17 horas y a las 17.45 los pilotos nos han comunicado que debíamos desalojar el avión porque los controladores se negaban a autorizar la salida", ha explicado poco después del anuncio de Aena Cristina, una de las pasajeras afectadas en el aeropuerto de Madrid.
Antes de desalojar la nave, los pasajeros han sido advertidos por los mismos pilotos, cuenta Cristina que se dirigía a Tenerife: "Las compañías aéreas no se harán cargo de devolver el coste de los billetes. No reclamen a las compañías".
Otros pasajeros no han llegado a embarcar. Gracia Pablos tenía previsto volar hacia A Coruña a las 18.15 con Iberia. Media hora antes, su vuelo aparecía en las pantallas de información como "cancelado". "En el mostrador de Iberia nos han dicho que el espacio aéreo estaba cerrado y que quizás por eso se retrasarían los vuelos", ha asegurado a ELMUNDO.es Pablos.
Sin embargo, hora y media después, aún no había descubierto si podría llegar a su destino. "La única solución que nos han dado ha sido dirigirnos a los mostradores de Aena a exigir una explicación o poner una reclamación", ha explicado Gracia. Y ha añadido que los trabajadores de la compañía están informando a los afectados de que Iberia no se hará cargo de ninguna reclamación económica.
Los mensajes en Barajas
Gracia Pablos ha sido uno de los muchos viajeros que se han visto obligados a buscar otras alternativas. "Yo ya he comprado un billete de autobús para las dos de la madrugada. Llegaré a A Coruña a las nueve de la mañana", ha afirmado resignada. En las últimas horas, los pasajeros se han ido acumulando en los mostradores de las diferentes compañías. Y mientras el enfado se ha ido apoderando de los usuarios, un rumor se ha extendido por el aeropuerto. "Se comenta que los controladores de las seis de la tarde no se han presentado a su puesto de trabajo por lo que se ha paralizado el tráfico aéreo ya que hasta las 12 de la noche no entra el siguiente turno", ha afirmado una persona desde Barajas.
A las 19 horas, los altavoces en Barajas repetían un único mensaje: "Por conflicto con los controladores aéreos españoles se van producir demoras o cancelaciones". Media hora después, el mensaje se volvía más duro y acusatorio: "Debido al abandono de sus puestos de trabajo de los controladores nos hemos visto obligados a cerrar el espacio aéreo por motivos de seguridad".
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Crise em Espanha: espaço aéreo encerrado
Controladores aéreos levam ao encerramento de espaço aéreo espanhol
03.12.2010 - 18:21 Por Nuno Ribeiro, em Madrid
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Em vésperas da maior ponte nacional em Espanha, com dois feriados para segunda e quarta-feira, os controladores aéreos espanhóis decidiram invocar problemas físicos para abandonar os postos de trabalho, sem aviso, o que levou já ao encerramento do espaço aéreo espanhol para os aeroportos de Barajas (Madrid), Baleares e Canárias.
O caos em Barajas instalou-se com famílias inteiras à espera de voos que não se sabe quando vão conseguir realizar-se. Há já cerca de 150 mil passageiros afectados. Barajas poderá reabrir pela 1h00. Mas o Ministério do Fomento convocou uma reunião de crise que se tem prolongado toda a tarde.
A decisão dos controladores surge depois de esta semana o Governo de Jose Luis Zapatero ter anunciado a intenção de privatizar a gestão dos aeroportos de Madrid e Barcelona, bem como a privatização da ENA, a empresa estatal de navegação aérea. para além disso o executivo de Zapatero aumentou as horas anuais exigíveis aos controladores, através de um diploma hoje aprovado em Conselho de Ministros. Os controladores aéreos alegam já ter cumprido esse número de horas.
A ENA já fez anunciar que os controladores estão a cometer um delito ao abandonarem os postos de trabalho sem aviso. Mas o número escasso de profissionais formados para as funções torna difícil a demissão destes profissionais.
03.12.2010 - 18:21 Por Nuno Ribeiro, em Madrid
publico.pt
Em vésperas da maior ponte nacional em Espanha, com dois feriados para segunda e quarta-feira, os controladores aéreos espanhóis decidiram invocar problemas físicos para abandonar os postos de trabalho, sem aviso, o que levou já ao encerramento do espaço aéreo espanhol para os aeroportos de Barajas (Madrid), Baleares e Canárias.
O caos em Barajas instalou-se com famílias inteiras à espera de voos que não se sabe quando vão conseguir realizar-se. Há já cerca de 150 mil passageiros afectados. Barajas poderá reabrir pela 1h00. Mas o Ministério do Fomento convocou uma reunião de crise que se tem prolongado toda a tarde.
A decisão dos controladores surge depois de esta semana o Governo de Jose Luis Zapatero ter anunciado a intenção de privatizar a gestão dos aeroportos de Madrid e Barcelona, bem como a privatização da ENA, a empresa estatal de navegação aérea. para além disso o executivo de Zapatero aumentou as horas anuais exigíveis aos controladores, através de um diploma hoje aprovado em Conselho de Ministros. Os controladores aéreos alegam já ter cumprido esse número de horas.
A ENA já fez anunciar que os controladores estão a cometer um delito ao abandonarem os postos de trabalho sem aviso. Mas o número escasso de profissionais formados para as funções torna difícil a demissão destes profissionais.
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