Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Stop! Olha afinal nem assim : (

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 9/12/2010 9:45

canguru, eu uso valores de MME, em conjunto, "porque sim". Pode ser esse o critério ou outro qualquer, o que interessa é que tenhas um critério.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Automech » 9/12/2010 3:22

Artista, isto não é contraditório ?

artista Escreveu:Raramente passo o dia a olhar para as cotações até porque nem posso devido à minha profissão.

artista Escreveu:Normalmente só costumo tomar decisões depois de o mercado fechar, mas muitas vezes tomo ao longo da sessão...

artista Escreveu:um stop mental

Eu percebo a questão dos stops mentais para evitar seres stopados com falta de liquidez (se não for por isso então não se justifica).

A questão é que, se só olhas para o mercado quando ele está fechado, os stops mentais podem já não ser possíveis. :wink:

Registado: 4/6/2010 12:12

por artista_ » 9/12/2010 0:47

dancing Escreveu:
artista Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Passei a usar uma regra diferente e que é executar stops manualmente às 4 da tarde de cada dia (ou, se forem trades de longo prazo, às 4 da tarde da sexta-feira de cada semana). Às quatro da tarde ainda não tens os movimentos do fecho e já terás tido a maior parte do dia para as cotações "decidirem" o ponto de equilibrio do dia. O risco é de acabares com um preço muito pior mas eu acredito que em média também acabarás noutras situações com preços melhores e até haverá dias em que o teu stop nem será accionado.

É quase exactamente o que faço, não uso stops automáticos, mas o que defino mentalmente uso-os mesmo! Falha quando há um "falso break", mas esse é o preço que temos de pagar para não ficarmos nunca "agarrados"....

artista

Mas observas o mercado só às 16h ou passas o dia a olhar para as cotaçõees?

Desculpa só responder agora, ainda não tinha reparado na tua pergunta...

Raramente passo o dia a olhar para as cotações até porque nem posso devido à minha profissão. Mas também não gosto, costumo dizer que quando o faço aumentam as probabilidades de cometer erros, ou seja, por vezes acabo por não cumprir o plano de trading, e são mais as vezes que perco com isso do que as que ganho. Seja como for, o facto de não cumprir o plano de trading previamente definido, já é um erro...

Normalmente só costumo tomar decisões depois de o mercado fechar, mas muitas vezes tomo ao longo da sessão...

Por exemplo, imagina que tinha acções do BCP com um stop mental nos 0,60€. Se durante a sessão eu verificasse que esse nivel estava a ser quebrado e não dava mostras de reagir provavelmente venderia. Mas podia dar-se o caso de não puder acompanhar a sessão. Aqui podiam acontecer duas coisas, ou verificava que a cotação do BCP tinha quebrado os 0,60 no intraday mas depois recuperou, nesse caso manteria a posição, ou verificava que tinha fechado a baixo dos 0,60 e nesse caso venderia de imediacto no dia seguinte...

Na bolsa portuguesa, em títulos com boa liquidez e evitando situações de mercado em forte queda (normalmente associados a uma volatilidade alta) é o sistema com que me sinto perfeitamente confortável. Ja tive de assumir perdas maiores do que pretendia mas nunca perdas muito elevadas...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por canguru » 8/12/2010 19:11

Pata-Hari Escreveu:Estou a falar de indicadores técnicos simples, de tendência, em particular.

p.e. a quebra de uma LT de longo prazo com vários toques espaçados no tempo?

Registado: 6/4/2008 22:41

por Pata-Hari » 8/12/2010 19:02

Estou a falar de indicadores técnicos simples, de tendência, em particular.
Administrador Fórum

por canguru » 8/12/2010 18:57

Pata-Hari Escreveu:A probabilidade é que os panicos aliviem, os panicos são horas, são poucos dias e normalmente são antecedidos por muitos sinais.

Muitos sinais?
Estás a falar de sentimento, volatidade?
Outros?

por Pata-Hari » 8/12/2010 14:46

A probabilidade é que os panicos aliviem, os panicos são horas, são poucos dias e normalmente são antecedidos por muitos sinais. Ou seja, não senti essa necessidade de criar drawdowns máximos. Porvavelmente porque diversifico que chegue.
Administrador Fórum

por canguru » 8/12/2010 14:39

Pata-Hari Escreveu:Passei a usar uma regra diferente e que é executar stops manualmente às 4 da tarde de cada dia (ou, se forem trades de longo prazo, às 4 da tarde da sexta-feira de cada semana).

Ser capaz de ver "o mundo a desabar" durante a semana a ficar à espera do sinal gerado no fim da mesma (a vela semanal) não é para qualquer um.

Nesses casos não estabeleces nenhum drawdown máximo?
e.g., 20%? 25%?

por dancing » 6/12/2010 12:52

Pata-Hari Escreveu:Dancing, mesmo que possa passar o dia a olhar, só tomo a decisão com base naquele preço para eliminar os falsos sinais gerados ao longo do dia. Por vezes há um momento de panico, por vezes um momento de euforia. Defini que aquela é a minha hora de tomada de decisões. Nota que a parte da tarde é a parte do dia em que tens mais liquidez. Por isso acredito que a informação vinda do preço é a que melhor reflecte a direcção do mercado. De resto, tento tomar as decisões com base em dados semanais e diários. Por vezes coincidem no tempo, por vezes não coincidem.

Ok, obrigado!

Registado: 13/1/2009 17:42

por Pata-Hari » 4/12/2010 19:56

Dancing, mesmo que possa passar o dia a olhar, só tomo a decisão com base naquele preço para eliminar os falsos sinais gerados ao longo do dia. Por vezes há um momento de panico, por vezes um momento de euforia. Defini que aquela é a minha hora de tomada de decisões. Nota que a parte da tarde é a parte do dia em que tens mais liquidez. Por isso acredito que a informação vinda do preço é a que melhor reflecte a direcção do mercado. De resto, tento tomar as decisões com base em dados semanais e diários. Por vezes coincidem no tempo, por vezes não coincidem.
Administrador Fórum

por dancing » 4/12/2010 19:33

artista Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Passei a usar uma regra diferente e que é executar stops manualmente às 4 da tarde de cada dia (ou, se forem trades de longo prazo, às 4 da tarde da sexta-feira de cada semana). Às quatro da tarde ainda não tens os movimentos do fecho e já terás tido a maior parte do dia para as cotações "decidirem" o ponto de equilibrio do dia. O risco é de acabares com um preço muito pior mas eu acredito que em média também acabarás noutras situações com preços melhores e até haverá dias em que o teu stop nem será accionado.

É quase exactamente o que faço, não uso stops automáticos, mas o que defino mentalmente uso-os mesmo! Falha quando há um "falso break", mas esse é o preço que temos de pagar para não ficarmos nunca "agarrados"....

artista

Mas observas o mercado só às 16h ou passas o dia a olhar para as cotaçõees?

por artista_ » 4/12/2010 17:56

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por dancing » 4/12/2010 16:55

Pata-Hari Escreveu:dancing, a mina experiência de aprendizagem com stops foi parecida com a tua. Era com a sonaecom, se não estou em erro e simplesmente, apesar de normalmente até ter liquidez, o stop foi disparado de manhã na abertura de mercado. Por falta de liquidez e de de ordens nos cofs, a minha ordem acabou por ser executada, totalmente , trazendo o preço por aí abaixo até um valor ridiculo e chocante para mim e fazendo exactamente o mínimo de mercado do dia.

Aprendi que os stops em sistema são só para acções mesmo muito liquidas (PTs, EDPs, BCPs) e nunca deixo stops em sistema. E quanto maiores forem os montantes em causa, mais pertinente é esta questão.

Passei a usar uma regra diferente e que é executar stops manualmente às 4 da tarde de cada dia (ou, se forem trades de longo prazo, às 4 da tarde da sexta-feira de cada semana). Às quatro da tarde ainda não tens os movimentos do fecho e já terás tido a maior parte do dia para as cotações "decidirem" o ponto de equilibrio do dia. O risco é de acabares com um preço muito pior mas eu acredito que em média também acabarás noutras situações com preços melhores e até haverá dias em que o teu stop nem será accionado.

Ok, é este o tipo de resposta que eu pretendia. Gostava de saber qual o método de cada um para a execução de stops (parece que coloquei mal a questão inicialmente).

Re: Stop! Olha afinal nem assim : (

por agany » 4/12/2010 10:36

dancing Escreveu:
Vencer na Bolsa Escreveu:Não fiquei ilucidado com o que descreve aqui, não percebi essa do: "acabei quando".

Pelo que percebi, foi colocado uma ordem com um trigger com venda ao melhor.

Boa Noite a Todos!

Eu percebi bem o q aconteceu: Stop (muito apertado) com preço limite de venda (0.005 abaixo do preço de disparo) e sem compradores. A minha pergunta é qual a diferença entre o preço de disparo e o preço limite q qq um de vcs usa para "assegurar" com uma probabilidade razoavel a venda da totalidade do lote?

Quando disse q acabei por vender o resto (90%) do lote algum tempo depois, vendi ao melhor, já com danos terriveis. Resultado o primeiro fundo serio do dia foi provocado pela minha ordem.

A única solução q vejo para este tipo de problemas é trabalhar com instrumentos com grande liquidez (ou baixar drasticamente a dimensão do lote) mas tenho dúvidas q exista algum do PSI20. Vejo sistematicamente periodos de várias dezenas de segundos sem qq transacção mesmo nas acções de maior liquidez.

Rebentar com 3,53% do meu capital em 2as horas por causa destas questões é um "bocadinho chato" :?

PS: Para ajudar decidi abandonar a actividade até ao final do dia, pois não me senti emocionalmente capaz para realizar qq trade. Nem queria acreditar no q aconteceu a partir das 15h :shock: (life sucks!)

Entende isso como "preço de aprendizagem".
Quando comecei nos trades tinha 10% do capital predestinado a perdas...e, numa semana, estourei 8.5%.

Registado: 29/11/2007 1:44

por Pata-Hari » 4/12/2010 10:29

dancing, a mina experiência de aprendizagem com stops foi parecida com a tua. Era com a sonaecom, se não estou em erro e simplesmente, apesar de normalmente até ter liquidez, o stop foi disparado de manhã na abertura de mercado. Por falta de liquidez e de de ordens nos cofs, a minha ordem acabou por ser executada, totalmente , trazendo o preço por aí abaixo até um valor ridiculo e chocante para mim e fazendo exactamente o mínimo de mercado do dia.

Aprendi que os stops em sistema são só para acções mesmo muito liquidas (PTs, EDPs, BCPs) e nunca deixo stops em sistema. E quanto maiores forem os montantes em causa, mais pertinente é esta questão.

Passei a usar uma regra diferente e que é executar stops manualmente às 4 da tarde de cada dia (ou, se forem trades de longo prazo, às 4 da tarde da sexta-feira de cada semana). Às quatro da tarde ainda não tens os movimentos do fecho e já terás tido a maior parte do dia para as cotações "decidirem" o ponto de equilibrio do dia. O risco é de acabares com um preço muito pior mas eu acredito que em média também acabarás noutras situações com preços melhores e até haverá dias em que o teu stop nem será accionado.
Administrador Fórum

por dancing » 4/12/2010 5:26

Vencer na Bolsa Escreveu:Não fiquei ilucidado com o que descreve aqui, não percebi essa do: "acabei quando".

Pelo que percebi, foi colocado uma ordem com um trigger com venda ao melhor.

Boa Noite a Todos!

Eu percebi bem o q aconteceu: Stop (muito apertado) com preço limite de venda (0.005 abaixo do preço de disparo) e sem compradores. A minha pergunta é qual a diferença entre o preço de disparo e o preço limite q qq um de vcs usa para "assegurar" com uma probabilidade razoavel a venda da totalidade do lote?

Quando disse q acabei por vender o resto (90%) do lote algum tempo depois, vendi ao melhor, já com danos terriveis. Resultado o primeiro fundo serio do dia foi provocado pela minha ordem.

A única solução q vejo para este tipo de problemas é trabalhar com instrumentos com grande liquidez (ou baixar drasticamente a dimensão do lote) mas tenho dúvidas q exista algum do PSI20. Vejo sistematicamente periodos de várias dezenas de segundos sem qq transacção mesmo nas acções de maior liquidez.

Rebentar com 3,53% do meu capital em 2as horas por causa destas questões é um "bocadinho chato" :?

PS: Para ajudar decidi abandonar a actividade até ao final do dia, pois não me senti emocionalmente capaz para realizar qq trade. Nem queria acreditar no q aconteceu a partir das 15h :shock: (life sucks!)

por Ulisses Pereira » 3/12/2010 19:42

Depende. Mas só negoceio acções muito líquidas embora, naturalmente, às vezes esses stops me façam fechar as posições um pouco mais afastado do ponto do stop.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Automech » 3/12/2010 19:35

Ulisses Pereira Escreveu:À partida, 15 mil acções no BES poderão não ser muito, embora o conceito de muito ou pouco nestas coisas é relativo. Se olharmos, por exemplo, agora para os COF`s do BES, uma ordem ao melhor de venda de 15 mil acções, faria a cotação descer cerca de 0,3%. Mas em outros períodos do dia, pode ser mais ou menos.

Deste tópico realço uma coisa: Deixar stops automáticos com ordens ao melhor em acções pouco líquidas pode ser dramático. E deixar stops automáticos com ordens limite, nunca se sabe se a ordem vai ou não ser executada.

Um abraço,
Ulisses

Tu executas os teus stops manualmente Ulisses ?

Registado: 4/6/2010 12:12

por agany » 3/12/2010 14:20

E o pior que te pode acontecer ao lote de 15000 acções BES, é ser vendido às prestações/parcelas e, por cada parcela vendida, sendo inferior ao valor mínimo predefinido por transação (ex. 5000 euros), levas com mais x de comissão. Acontece, mesmo nas acções mais líquidas.

Registado: 29/11/2007 1:44

por Ulisses Pereira » 3/12/2010 13:54

À partida, 15 mil acções no BES poderão não ser muito, embora o conceito de muito ou pouco nestas coisas é relativo. Se olharmos, por exemplo, agora para os COF`s do BES, uma ordem ao melhor de venda de 15 mil acções, faria a cotação descer cerca de 0,3%. Mas em outros períodos do dia, pode ser mais ou menos.

Deste tópico realço uma coisa: Deixar stops automáticos com ordens ao melhor em acções pouco líquidas pode ser dramático. E deixar stops automáticos com ordens limite, nunca se sabe se a ordem vai ou não ser executada.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por dancing » 3/12/2010 13:43

15000 acções do BES, é quantidade excessiva?

por rjac » 3/12/2010 13:28

elgenedy Escreveu:Dancing,

Se estás a usar stops com um preço fixo, em acções com pouca liquidez, e em lotes grandes, é natural que te aconteça o que descreves. O stop, na realidade o que faz é disparar uma ordem de venda, que poderá ser ao melhor ou a um preço fixo (como indicaste).

Se o fazes a um preço fixo, só consegues despachar se existirem ofertas de compra a esse preço específico ou superior. Se ao preço que defines, existirem apenas ofertas de compra de 1% do teu lote, é só essa parte que vendes. O resto fica no sistema como uma ordem de venda.

Por muito mau que possa ser venderes ao melhor numa acção com pouca liquidez, tens de comparar esse resultado com o possível resultado pior de teres ficado com 90% do lote em mão, para depois venderes a um preço ainda pior...

Abraço,

Elgenedy

Estou completamente de acordo com o q disse o Elgenedy.

Na minha opinião, quando um stop é disparado só pode querer dizer que o nosso plano saiu furado logo, a melhor opção será despachá-las o mais rapidamente possível ou seja, com uma ordem ao melhor.

Cpts,
rjac

Registado: 29/7/2008 7:57

por FilRib » 3/12/2010 13:18

Bom dia.
Dancing, o que te aconteceu é normal se juntares uma acção com pouca liquidez a um intervalo stop trigger-stop limit muito próximos...

Terás de ter atenação a esta situação e quanto menos liquida a acção mais alargado deverá ser o teu intervalo... e mesmo assim não é certo. Há sempre os gaps.

O meu metódo para evitar "broncas" dessas é sempre intervalos de stop trigger - stop limit bastante alargados de acordo com a liquidez observada na acção.

Registado: 4/8/2010 10:09

por Elgenedy » 3/12/2010 13:12

Dancing,

Se estás a usar stops com um preço fixo, em acções com pouca liquidez, e em lotes grandes, é natural que te aconteça o que descreves. O stop, na realidade o que faz é disparar uma ordem de venda, que poderá ser ao melhor ou a um preço fixo (como indicaste).

Se o fazes a um preço fixo, só consegues despachar se existirem ofertas de compra a esse preço específico ou superior. Se ao preço que defines, existirem apenas ofertas de compra de 1% do teu lote, é só essa parte que vendes. O resto fica no sistema como uma ordem de venda.

Por muito mau que possa ser venderes ao melhor numa acção com pouca liquidez, tens de comparar esse resultado com o possível resultado pior de teres ficado com 90% do lote em mão, para depois venderes a um preço ainda pior...

Abraço,

Elgenedy
"When you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth." [Sherlock Holmes]

Registado: 17/12/2002 22:25

por Vencer na Bolsa » 3/12/2010 12:44

[quote="dancing"]...Hoje a ordem disparada foi parcialmente executada e acabei quando me apercebi da situação por vender o resto do lote (quase 90%) a um preço muito inferior, com resultados dignos de um filme de terror. quote]

Não fiquei ilucidado com o que descreve aqui, não percebi essa do: "acabei quando".

Pelo que percebi, foi colocado uma ordem com um trigger com venda ao melhor logo as vendas vão sendo satisfeitas de acordo com a quantidade de acções dispostas do lado comprador.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, latbal, malakas, Mr.Warrior, MR32, navaldoc, OCTAMA, PMP69, Shimazaki_2, ze couves e 169 visitantes