Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Acordem ! A dívida de Portugal a 10 anos está altíssima

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sargotrons » 3/12/2010 10:40

pocoyo Escreveu:
mais_um Escreveu:
pvg80713 Escreveu:bom, com este andar hoje baixa de 6% !
Pata e mais_um, não acham que com isto esse negócio pode acabar ?

Sim, é verdade que em relação às OT e BT portuguesas pode deixar de ser tão atractivo mas não em relação às restantes obrigações.

+1, com esta baixa o estado pode alterar os juros dos CT de Dezembro?

Não.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por pvg80713 » 3/12/2010 10:31

espectacular : 5,9% ! ! ! !

aguardo agora comentários mais detalhados sobre o que se poderá seguir !

abraço a todos

Registado: 19/4/2005 11:11

por pocoyo » 3/12/2010 10:22

mais_um Escreveu:

Sim, é verdade que em relação às OT e BT portuguesas pode deixar de ser tão atractivo mas não em relação às restantes obrigações.

+1, com esta baixa o estado pode alterar os juros dos CT de Dezembro?

Registado: 15/1/2010 15:30

por mais_um » 3/12/2010 10:11

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por pvg80713 » 3/12/2010 10:03

bom, com este andar hoje baixa de 6% !

por mais_um » 3/12/2010 9:30

Pata-Hari Escreveu:mais_um, o meu colega da frente tem passado dias roidinho, diz que quer hipotecar a casa e comprar disso. Juro-te! já não o posso ouvir com a conversa, ehhe.

Humm..vais ver que ainda somos colegas!!! :D:D:D
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Pata-Hari » 3/12/2010 8:30

mais_um, o meu colega da frente tem passado dias roidinho, diz que quer hipotecar a casa e comprar disso. Juro-te! já não o posso ouvir com a conversa, ehhe.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por mais_um » 3/12/2010 7:26

Azul10 Escreveu:
mais_um Escreveu:Ando roidinho pelas obrigações do BES, com yield brutas de 10%, até Junho de 2014. É pena é o valor minimo ser 50 mil €. :roll:

Não me arranjas link disso por favor?
Não estou a a encontrar.

https://www.bigonline.pt/pt/PoupancaRen ... gacoes.asp

por Azul10 » 3/12/2010 0:26

mais_um Escreveu:Ando roidinho pelas obrigações do BES, com yield brutas de 10%, até Junho de 2014. É pena é o valor minimo ser 50 mil €. :roll:

Não me arranjas link disso por favor?
Não estou a a encontrar.

Registado: 4/10/2010 11:29

por mais_um » 2/12/2010 23:49

Pata-Hari Escreveu:PVG, portanto, para ti, é igual receberes 6, 5 ou 3, certo? comversa de treta esta cena de pagar impostos e comissões, certo? é tudo igual.

Nas OTs é diferente, pagam mesmo cupão.

Em relação ao BES esquece, não tem oferta.

Amanhã vou tentar o Credito Agricola. Tem umas comissões interessantes.

Ando roidinho pelas obrigações do BES, com yield brutas de 10%, até Junho de 2014. É pena é o valor minimo ser 50 mil €. :roll:

por Pata-Hari » 2/12/2010 21:37

PVG, portanto, para ti, é igual receberes 6, 5 ou 3, certo? comversa de treta esta cena de pagar impostos e comissões, certo? é tudo igual.

Nas OTs é diferente, pagam mesmo cupão.
Administrador Fórum

por sombrio » 2/12/2010 20:34

aqui esta:

O juro das OT portuguesas acentuou a queda depois de Trichet ter dito que o BCE vai manter as medidas de ajuda à economia.

Os juros das obrigações portuguesas a dez anos estão a descer a pique, depois do presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, ter assegurado que as medidas extraordinárias para suster a crise estão e continuarão a estar em curso, pelo menos até ao final do primeiro trimestre de 2011.

A yield da dívida nacional está a cotar nos 6,242%. Há quase um mês que os juros no mercado secundário não negociavam abaixo da fasquia dos 6,5%. Antes da conferência de imprensa do BCE, as 'yields' chegaram a atingir os 6,7%.

Trichet assegurou que o programa de compra de dívida pública no mercado secundário "está a decorrer". O presidente do BCE realçou que esta medida é temporária, mas "que existem tensões no mercado e temos de ter isso em conta".

A medida que serve para dar liquidez e profundidade ao mercado de dívida, de forma a impedir um comportamento anormal das cotações, tem sido alvo de críticas por alguns membros do BCE, nomeadamente o presidente do Bundesbank. No entanto, hoje Trichet assegurou que o programa é apoiado pela esmagadora maioria dos membros do Conselho do BCE.

O BCE continuará ainda a oferecer empréstimos ilimitados à banca. Trichet diz que Frankfurt está "permanentemente alerta" e que "temos de actuar tendo em conta o que observarmos", dando a entender que apesar destas medidas serem por natureza temporárias, continuarão enquanto o BCE entender que "forem necessárias".

Em troca deste apoio, Trichet pede aos governos que acelerem as reformas estruturais e que dêem confiança aos mercados. Já à banca, o BCE pretende que fortaleçam as suas bases de capital e financiem a economia.

Trichet reconhece que existe "incerteza" na situação económica da zona euro, mas que os mercados, especialmente o de dívida, acabarão por regressar à normalidade.

Registado: 15/11/2010 19:07

por Krupper » 2/12/2010 17:34

motokross Escreveu:
mais_um Escreveu:
pellux Escreveu:
mais_um Escreveu:
pellux Escreveu:
motokross Escreveu:Bom dia, estava a ver este tópico e recentemente fiz uma aplicação a prazo 201 dias com uma taxa de 3,90% depois de consultar vários bancos. Foi no Millennium bcp. Razão? julgo que será pela dificuldade de financiamento inerente. Mas o meu principal banco é o bpi e a proposta nem perto chegou (3,10%). O barclays 2,90%.

motokross, para que intervalo de valores o BCP te fez 3.90%?

Se não quiseres responder compreendo.. :lol:

Considerando o produto, pela tabela deve ser mais de 500 mil €

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteu ... eID=649657

O prazo que o motokross referiu foi de 201 dias.

Não me parece que seja uma aplicação disponível através da net,
daí a minha pergunta..

Sim, eu percebi que não é um produto normal, é costumizado ao freguês, mas é só para ter uma ideia dos valores, foi isso que perguntaste.

Respondendo às questões colocadas acerca desta taxa% (3,90%) não tenho dúvida que poderia ser maior com maior insistência e pedido de consultas ao mercado. Não não é possivel através da net. Aliás nem fui ver se existia alguma. Não referi também o BIG que consegue taxas de 3,60€ para estes valores. Em suma: o que fiz foi consultar os bancos em questão e questionar: "pretendo fazer uma aplicação a prazo dete valor e pretendo ser informado da melhor taxa para periodos de 6 meses...blá blá, etc" a resposta que tive foi esta: "40.000 euros - Depósito a Prazo Especial - depósito a 401 dias com taxa de 3,50% (TANB)" . Insisti com eles e tive a resposta finalda minha gestora de conta"Tenho boas notícias. Para 40.000 euros em 180 dias, conseguimos uma taxa de 3,90%.
Fico a aguardar novidades." fim de citação.
um abraço
motokross

Então mas afinal a aplicação é a 180 ou a 201 dias?

Há aqui qualquer coisa que não percebo, oferecem uma aplicação a 401 dias com taxa de 3,5% e depois passam para 180 dias e aumentam a taxa quase meio ponto percentual? :roll:
Ainda para mais falando de valores de 40 000 euros? Ainda podia perceber se fossem valores da ordem do que o mais um falou...

Registado: 30/9/2010 13:54

por motokross » 2/12/2010 17:24

mais_um Escreveu:
pellux Escreveu:
mais_um Escreveu:
pellux Escreveu:
motokross Escreveu:Bom dia, estava a ver este tópico e recentemente fiz uma aplicação a prazo 201 dias com uma taxa de 3,90% depois de consultar vários bancos. Foi no Millennium bcp. Razão? julgo que será pela dificuldade de financiamento inerente. Mas o meu principal banco é o bpi e a proposta nem perto chegou (3,10%). O barclays 2,90%.

motokross, para que intervalo de valores o BCP te fez 3.90%?

Se não quiseres responder compreendo.. :lol:

Considerando o produto, pela tabela deve ser mais de 500 mil €

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteu ... eID=649657

O prazo que o motokross referiu foi de 201 dias.

Não me parece que seja uma aplicação disponível através da net,
daí a minha pergunta..

Sim, eu percebi que não é um produto normal, é costumizado ao freguês, mas é só para ter uma ideia dos valores, foi isso que perguntaste.

Respondendo às questões colocadas acerca desta taxa% (3,90%) não tenho dúvida que poderia ser maior com maior insistência e pedido de consultas ao mercado. Não não é possivel através da net. Aliás nem fui ver se existia alguma. Não referi também o BIG que consegue taxas de 3,60€ para estes valores. Em suma: o que fiz foi consultar os bancos em questão e questionar: "pretendo fazer uma aplicação a prazo dete valor e pretendo ser informado da melhor taxa para periodos de 6 meses...blá blá, etc" a resposta que tive foi esta: "40.000 euros - Depósito a Prazo Especial - depósito a 401 dias com taxa de 3,50% (TANB)" . Insisti com eles e tive a resposta finalda minha gestora de conta"Tenho boas notícias. Para 40.000 euros em 180 dias, conseguimos uma taxa de 3,90%.
Fico a aguardar novidades." fim de citação.
um abraço
motokross
" É mesmo muita pena os mercados não oscilarem quando eu quero e me convém!"

Registado: 4/9/2010 17:03

por motokross » 2/12/2010 17:16

Boa tarde, desculpem não pude responder antes. mas o intervalo de valores nem se colocou. ou seja eu queria aplicar 40.000€. Foi o que fiz. Não não é segredo, até porque não é nenhuma pequena fortuna.
um abraço
" É mesmo muita pena os mercados não oscilarem quando eu quero e me convém!"

Registado: 4/9/2010 17:03

por jcms » 2/12/2010 16:32

pvg80713 Escreveu:pata, mais_um,
get a room !

7 % ! ! ! !

o que se está a passar ??

Pode ser isto

BCE está no mercado a comprar dívida de Portugal e Irlanda
02 Dezembro 2010 | 14:58
Edgar Caetano - edgarcaetano@negocios.pt
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partihar|Votar|Total: 0 VotosTamanho

A autoridade monetária volta a estar no mercado a emitir ordens de compra de dívida portuguesa e irlandesa, contribuindo para a liquidez e para a quebra nos juros, uma prática que Trichet adiantou hoje que vai manter-se.
O Banco Central Europeu está no mercado a adquirir títulos de dívida de Portugal e da Irlanda, dizem três operadores consultados pela Bloomberg.

Um dos operadores, que não aceitou ser identificado devido à confidencialidade destas transacções, acrescenta que a autoridade monetária está também a comprar títulos de dívida da Grécia.

Os custos de financiamento dos Estados que têm estado sob maior escrutínio por parte dos mercados estão em queda acentuada, depois de o BCE ter correspondido às expectativas de continuar a comprar títulos no mercado.

Os juros cobrados entre os investidores na negociação de dívida portuguesa a 10 anos estão a cair mais de 40 pontos base, para os 6,215%, um alívio extensível aos prazos mais curtos.

A taxa da Irlanda está também em forte quebra, a perder 30 pontos base para os 8,651

Link:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=456955
Fonte jornal de negocios

Registado: 29/11/2007 4:08

por helderjsm » 2/12/2010 16:26

pvg80713 Escreveu:pata, mais_um,
get a room !

7 % ! ! ! !

Está a tentar bater na lta que deve estar neste momento nos 5.8% :P

Registado: 23/10/2009 8:52

por pvg80713 » 2/12/2010 16:23

pata, mais_um,
get a room !

7 % ! ! ! !

por mais_um » 2/12/2010 16:22

O BCE comprou tudo o que havia no mercado à venda, de manhã o BIG ainda tinha OT portuguesas, agora desapareceram......

por mais_um » 2/12/2010 16:15

Pata-Hari Escreveu:Mais um, sim, é assim que funciona. Os BTs funcionam como cupões zero, comprados abaixo do par e que depois amortizam ao par. Esse diferencial é taxado.

ok, então nesse caso não se taxa os juros porque estes não existem, assim a simulação está correcta.

No caso das OT, também é identico?

por mais_um » 2/12/2010 16:13

helderjsm Escreveu:O BCE ficou cheio de liquidez de ontem para hoje...

No caso de Portugal não é dificil fazer subir ou descer as yields das OT porque são muito poucas as transacionadas.

por helderjsm » 2/12/2010 16:07

Ulisses Pereira Escreveu:helder, o impacto em termos económicos de um Mundial é muito, muito baixo. Se pensarmos que apenas organizaremos menos de metade ainda se torna menos relevante...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses acredito. Em relação à primeira parte estava a ser irónico. Os juros estavam um pouco "esticados" devido às subidas dos últimos dias. Com o BCE a comprar obrigações não admira que hoje e ontem haja um aliviar e não acho que hoje o BCE ande a comprar obrigações ainda para mais de tal forma que atire os juros em queda livre. De qualquer forma em relação ao Mundial acredito que haja muita investidor a olhar para isso como uma razão para comprar a aproveitar uma possível euforia. A longo prazo concordo que não haja razão para um impacto significativo na economia (ainda mais se pensarmos que os proveitos só se vão verificar em 2018).

Registado: 23/10/2009 8:52

por sombrio » 2/12/2010 16:06

pvg80713 Escreveu:ia tentar fazer a piada de dizer se não acham uma boa ideia o TGV ?

mas alguém sabe o que está a acontecer ?

deve ser isto:

Representantes dos principais partidos germânicos manifestaram-se hoje a favor de uma reestruturação da dívida dos países em dificuldades.

"Se queremos ter uma solução para o problema dos países insolventes", como é o caso da Grécia, Irlanda e Portugal, "então vamos ter que ter uma reestruturação da dívida destes países, e os detentores das suas obrigações terão que suportar parte das perdas", afirmou hoje aos jornalistas Ralph Brinkhaus, membro do comité de Finanças do Parlamento alemão por parte da CDU, o partido da chanceler Angela Merkel.

A mesma opinião é partilhada por Lothar Binding, deputado alemão pelo partido social-democrata na oposição e membro do comité parlamentar para o orçamento, para quem "todos os participantes na crise - incluindo os que emprestaram dinheiro aos países insolventes - tem que assumir as responsabilidades pelo que fez".

Notando que "é difícil" explicar aos contribuintes germânicos porque é que têm que contribuir para os resgates de outros países da União Europeia, ambos os parlamentares defenderam a necessidade da criação de "uma base comum de valores" relativos à governação económica dos países, que seria depois usada na Europa como um guia que regulasse o modo como os governos deverão reger as suas Finanças, de modo a terminar com a corrupção e erros de julgamento que têm marcado a governação dos países mais afectados pela crise.

"Mas temos que proceder com cautela. Temos uma espécie de ‘nave espacial' chamada Bruxelas, mas que perdeu o contacto com as pessoas na rua de todos os países europeus. Por isso é necessário explicar correctamente à população o que está em jogo", acrescentou Brinkhaus.

Já Binding sublinhou que, embora o fim ou uma eventual divisão do euro em duas zonas esteja completamente fora de questão para todos os grandes partidos alemães, "é necessária uma maior convergência entre todos os países da zona euro", sendo o facto do IRC irlandês ser dos mais baixos da Europa um obstáculo a este aumento de cooperação, advogando um aumento por parte de Dublin da sua taxa de imposto sobre as empresas.

Relativamente ao facto dos detentores de obrigações poderem vir a sofrer perdas com uma possível reestruturação da dívida dos países com problemas financeiros, este responsável precisou que esta redução "não significa que percam todo o investimento, apenas uma parte. O que queremos evitar é que o fardo do resgate dos países recaia sempre sobre os mais pobres".

O parlamentar social-democrata explicou ainda que a principal preocupação da liderança alemã não é a perda de competitividade do país para outros estados europeus, mas sim para as grandes economias emergentes.

"Os nossos alvos são a Índia, a China e os outros países emergentes. Se perdermos competitividade, são eles que vão ficar com a nossa quota de mercado. No caso de uma firma alemã perder um contrato, ele não irá para uma outra companhia europeia, mas sim uma empresa da China, ou da Índia", precisou.

Registado: 15/11/2010 19:07

por pvg80713 » 2/12/2010 16:05

ia tentar fazer a piada de dizer se não acham uma boa ideia o TGV ?

mas alguém sabe o que está a acontecer ?

por Pata-Hari » 2/12/2010 16:01

Mais um, sim, é assim que funciona. Os BTs funcionam como cupões zero, comprados abaixo do par e que depois amortizam ao par. Esse diferencial é taxado.
Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], latbal, OCTAMA, PAULOJOAO e 134 visitantes