Acordem ! A dívida de Portugal a 10 anos está altíssima
sombrio Escreveu:os juros da divida estao a cair a pique![]()
http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPT2YR:IND
http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPT5YR:IND
http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPT10YR:IND
de certeza que é mao do BCE.
O BCE ficou cheio de liquidez de ontem para hoje...
Eu acho que é do rumor do Mundial. Se Portugal organiza o Mundial já paga as dívidas todas nos próximos 10 anos (ou não).
os juros da divida estao a cair a pique

- Registado: 15/11/2010 19:07
Pata-Hari Escreveu:Mais um/uma, faltou-te o imposto sobre a mais valia em preço.
Já agora, qual o preço de comrpa que usaste?
humm..mais valia em preço? Pois, o valor da simulação que fiz tem o preço de custo igual ao valor nominal, logo neste caso (o da simulação) não há garantidamente mais valias.
Não sei se pagamos mais valias se não vendermos as obrigações, visto que as mais valias é a diferença positiva entre o valor de compra e o valor da venda. No caso de ficares com as obrigações até à maturidade, não as vendes, o capital é amortizado. Paga-se mais valias sobre amortizações?
Alexandre Santos (para não teres duvidas...)
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Pata-Hari Escreveu:E é pena que as comissões e impostos levem grande parte do lucro. Mais um, onde compras BTs baratinhos?
Em relação à compra de obrigações, o Credito Agricola tem comissões mais baixas:
0,10% + IS4% para compra e/ou venda de obrigações na bolsa e fora da bolsa
1% + IVA no pagamento de juros em titulos depositados no país
2% +IVA fora do país
amortizações de capital: 0,2% + IVA
http://www.creditoagricola.pt/NR/rdonly ... 092010.pdf
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
O Presidente do BCE afirmou hoje que o programa de compra de obrigações de Estados no mercados secundários "continua", mas não anunciou qualquer reforço do programa através do qual, até agora, comprou cerca de 67 mil milhões de euros de obrigações.
Trichet afirmou que este programa “é temporário”, embora tenha garantido que se mantém enquanto as condições nos mercados não regressem à normalidade.
A decisão de continuar o programa não foi unânime. Segundo Jean-Cluade Trichet a “maioria esmagadora” dos membros do Conselho de Governadores dos concordou com a decisão. No caso das continuação das ajudas à banca o a aprovação foi feita por unanimidade.
As compras de obrigações têm servido para baixar as taxas de juros das obrigações dos países do euro que estão a enfrentar maiores dificuldades, nomeadamente Irlanda, Portugal e Espanha.
Trichet afirmou que este programa “é temporário”, embora tenha garantido que se mantém enquanto as condições nos mercados não regressem à normalidade.
A decisão de continuar o programa não foi unânime. Segundo Jean-Cluade Trichet a “maioria esmagadora” dos membros do Conselho de Governadores dos concordou com a decisão. No caso das continuação das ajudas à banca o a aprovação foi feita por unanimidade.
As compras de obrigações têm servido para baixar as taxas de juros das obrigações dos países do euro que estão a enfrentar maiores dificuldades, nomeadamente Irlanda, Portugal e Espanha.
- Registado: 13/6/2008 10:22
finalmente uma boa noticia
Deve ser por isto que os juros da divida publica estao a baixar muito no 2, 5 e 10 anos.

Representantes dos principais partidos germânicos manifestaram-se hoje a favor de uma reestruturação da dívida dos países em dificuldades.
"Se queremos ter uma solução para o problema dos países insolventes", como é o caso da Grécia, Irlanda e Portugal, "então vamos ter que ter uma reestruturação da dívida destes países, e os detentores das suas obrigações terão que suportar parte das perdas", afirmou hoje aos jornalistas Ralph Brinkhaus, membro do comité de Finanças do Parlamento alemão por parte da CDU, o partido da chanceler Angela Merkel.
A mesma opinião é partilhada por Lothar Binding, deputado alemão pelo partido social-democrata na oposição e membro do comité parlamentar para o orçamento, para quem "todos os participantes na crise - incluindo os que emprestaram dinheiro aos países insolventes - tem que assumir as responsabilidades pelo que fez".
Notando que "é difícil" explicar aos contribuintes germânicos porque é que têm que contribuir para os resgates de outros países da União Europeia, ambos os parlamentares defenderam a necessidade da criação de "uma base comum de valores" relativos à governação económica dos países, que seria depois usada na Europa como um guia que regulasse o modo como os governos deverão reger as suas Finanças, de modo a terminar com a corrupção e erros de julgamento que têm marcado a governação dos países mais afectados pela crise.
"Mas temos que proceder com cautela. Temos uma espécie de ‘nave espacial' chamada Bruxelas, mas que perdeu o contacto com as pessoas na rua de todos os países europeus. Por isso é necessário explicar correctamente à população o que está em jogo", acrescentou Brinkhaus.
Já Binding sublinhou que, embora o fim ou uma eventual divisão do euro em duas zonas esteja completamente fora de questão para todos os grandes partidos alemães, "é necessária uma maior convergência entre todos os países da zona euro", sendo o facto do IRC irlandês ser dos mais baixos da Europa um obstáculo a este aumento de cooperação, advogando um aumento por parte de Dublin da sua taxa de imposto sobre as empresas.
Relativamente ao facto dos detentores de obrigações poderem vir a sofrer perdas com uma possível reestruturação da dívida dos países com problemas financeiros, este responsável precisou que esta redução "não significa que percam todo o investimento, apenas uma parte. O que queremos evitar é que o fardo do resgate dos países recaia sempre sobre os mais pobres".
O parlamentar social-democrata explicou ainda que a principal preocupação da liderança alemã não é a perda de competitividade do país para outros estados europeus, mas sim para as grandes economias emergentes.
"Os nossos alvos são a Índia, a China e os outros países emergentes. Se perdermos competitividade, são eles que vão ficar com a nossa quota de mercado. No caso de uma firma alemã perder um contrato, ele não irá para uma outra companhia europeia, mas sim uma empresa da China, ou da Índia", precisou.
Deve ser por isto que os juros da divida publica estao a baixar muito no 2, 5 e 10 anos.
- Registado: 15/11/2010 19:07
pellux Escreveu:mais_um Escreveu:pellux Escreveu:motokross Escreveu:Bom dia, estava a ver este tópico e recentemente fiz uma aplicação a prazo 201 dias com uma taxa de 3,90% depois de consultar vários bancos. Foi no Millennium bcp. Razão? julgo que será pela dificuldade de financiamento inerente. Mas o meu principal banco é o bpi e a proposta nem perto chegou (3,10%). O barclays 2,90%.
motokross, para que intervalo de valores o BCP te fez 3.90%?
Se não quiseres responder compreendo..
Considerando o produto, pela tabela deve ser mais de 500 mil €
http://www.millenniumbcp.pt/site/conteu ... eID=649657
O prazo que o motokross referiu foi de 201 dias.
Não me parece que seja uma aplicação disponível através da net,
daí a minha pergunta..
Sim, eu percebi que não é um produto normal, é costumizado ao freguês, mas é só para ter uma ideia dos valores, foi isso que perguntaste.
mais_um Escreveu:pellux Escreveu:motokross Escreveu:Bom dia, estava a ver este tópico e recentemente fiz uma aplicação a prazo 201 dias com uma taxa de 3,90% depois de consultar vários bancos. Foi no Millennium bcp. Razão? julgo que será pela dificuldade de financiamento inerente. Mas o meu principal banco é o bpi e a proposta nem perto chegou (3,10%). O barclays 2,90%.
O prazo que o motokross referiu foi de 201 dias.
Não me parece que seja uma aplicação disponível através da net,
daí a minha pergunta..
pellux Escreveu:motokross Escreveu:Bom dia, estava a ver este tópico e recentemente fiz uma aplicação a prazo 201 dias com uma taxa de 3,90% depois de consultar vários bancos. Foi no Millennium bcp. Razão? julgo que será pela dificuldade de financiamento inerente. Mas o meu principal banco é o bpi e a proposta nem perto chegou (3,10%). O barclays 2,90%.
motokross Escreveu:Bom dia, estava a ver este tópico e recentemente fiz uma aplicação a prazo 201 dias com uma taxa de 3,90% depois de consultar vários bancos. Foi no Millennium bcp. Razão? julgo que será pela dificuldade de financiamento inerente. Mas o meu principal banco é o bpi e a proposta nem perto chegou (3,10%). O barclays 2,90%.

Porque não comparar no mercado secundários, eu como tenho fé que a Irlanda têm mais hipóteses de voltar ao normal .....
Comprei no mercado secundário divida irlandesa , dependendo da data de vencimento ,atendendo ao preço pago obtenho juros de 7 a 8%..
Custos na compra 0,5% mais 0,007% , caso venda repetem os mesmos custos .
Comprei no mercado secundário divida irlandesa , dependendo da data de vencimento ,atendendo ao preço pago obtenho juros de 7 a 8%..
Custos na compra 0,5% mais 0,007% , caso venda repetem os mesmos custos .
- Registado: 14/3/2009 0:19
Bom dia, estava a ver este tópico e recentemente fiz uma aplicação a prazo 201 dias com uma taxa de 3,90% depois de consultar vários bancos. Foi no Millennium bcp. Razão? julgo que será pela dificuldade de financiamento inerente. Mas o meu principal banco é o bpi e a proposta nem perto chegou (3,10%). O barclays 2,90%.
" É mesmo muita pena os mercados não oscilarem quando eu quero e me convém!"
Pata-Hari Escreveu:Mais uma, calculaste com impostos, comissões de amortização e de compras? (just checking)
mais uma?

Comissão de compra:
50000€ x 0,0025 = 125 € + IS 4% = 130
Juros:
50000€ x 0,05282 = 2640,5€
Comissão de pagamento de juros:
50000€ x 0,02 = 52,81€ + IVA = 63,90
IRS sobre os juros:
2640,5 x 0,215 = 567,71€
Comissão de amortização:
50000€ x 0,002 = 100€ + IVA = 121
Juro liquido após pagamento de todas as comissões e impostos:
2640,5 - 121 - 567,71 - 63,90 - 130 = 1757,89€
Taxa liquida:
1757,89 / 50000 = 0,0351
ou seja 3,51%
Nota 1: Considerei que mantinhamos os BT até à maturidade, dai a comissão de amortização (tenho duvidas se aplica-se ou não) e ainda considerei a comssão de pagamento de juros sobre o valor iliquido dos juros (mais desfavoravel).
Nota 2: Por vezes engano-me e raramente tenho duvidas!

Nota 3: Editado porque esqueci-me do IVA nas comissões.
Nota 4: Editado porque as comissões de compra de titulos não pagam IVA mas sim IS.
Editado pela última vez por mais_um em 2/12/2010 15:11, num total de 2 vezes.
Pata-Hari Escreveu:Mais um, com essas comissões os BTs perdem muito do interesse... em termos líquidos pagam quase metade do valor bruto. Da ultima vez que calculei, davam uma yield líquida de 3 para comissões desse tipo.
Aplicando o preçário do BIG para OT aos BT (é apenas para simular) desta emissão, simulando 50000€ tens uma taxa liquida, após comissões e impostos de 3,58%/ano o que equivale a uma taxa bruta de 4,56%/ano de um deposito a prazo.
Qual é a melhor taxa para DP a um ano que há no mercado?
O BIg é bem mais barato:
Guarda de Títulos Obrigações (via internet) Isento
Pagamento de Juros (obrigações) 2,0% (mín. 2,5 EUR)
Amortizações de Capital 0,2% (mín. 2,5 EUR)
Compra e Venda de Obrigações (<75.000€) (5) 0,25% (min. 30 EUR)
Compra e Venda de Obrigações (>=75.000€) (5) 0,15% (min. 30 EUR)
(5) o valor sobre o qual incide a comissão é o da compra isolada e não sobre é sobre o valor líquido a cobrar, ou seja, não incide sobre o juro corrido a pagar nas compras.
Nota: às comissões debitadas acrescem todas as taxas e impostos devidos nos termos da lei
https://www.bigonline.pt/pt/PaginaInicial/precario.asp
[/quote]Pata-Hari Escreveu:Onde é que viste isso, supermann? por favor dá dados, não digas coisas aleatóriamente, isso é a total desinformação. Dá nomes de corretoras, dá preços, dá informação real.
https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/b ... ark&page=2
Referia-me ao banco best por exemplo. 100 € de minimo na compra desses titulos mais IS. Depois 2% dew comissão nos cupoes
- Registado: 18/12/2009 18:54
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BullDuck, fosgass2020, Google [Bot], Goya777, karaya75, latbal, m-m, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006, Zecadiabo e 162 visitantes