Off-DECO lança petição sobre "extras" na conta LUZ
AutoMech Escreveu:Só para me situar, antigamente os tipos de lampadas mais comuns em casa eram as incandescentes e fluorescentes.
Não reparei neste teu post na altura...
As lampadas antigamente mais usuais em uso doméstico eram incandescentes (lampada de filamento) sendo que as fluorescentes eram muito utilizadas para fins industriais e afins (tipo iluminação de escritórios, armazens, etc) na altura tipicamente num formato de tubo alongado.
Estas lampadas tinham alguns problemas (nomeadamente como os que referes, de arranque). Também era usual piscarem ou tremerem quando não estavam em perfeitas condições, razões porque eram pouco "agradáveis" para uso doméstico. Havia também a questão do investimento porque saiam mais caras (tinham que levar arracandores, etc) e portanto só compensava quando o consumo era muito intensivo e mesmo considerável.
Mas hoje já são de qualidade muito superior e praticamente em nada se distinguem (em termos de qualidade de utilização prática) das incandescentes. Na verdade hoje já as considero superiores (por exemplo, as incandentes fundem com mais frequência e precisam de ser mudadas mais frequentemente; também são mais agressivas para os olhos se foram "normais" e estiverem à vista, etc). Portanto, eu diria que nessa matéria a situação inverteu-se até (ainda que tenhamos algo na memória as fluorescentes de mais fraca qualidade com que conviviamos há uns 15 ou 20 anos atrás).
A questão do preço também já se esbateu...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
EDP estima aumento de 10% na factura de grandes clientes
Andavam "quase
" todos a queixar-se...
E este ano continua em deficit tarifario, ate' na luz consumida vivemos a cre'dito, mas mais cedo ou mais tarde a conta aparece!
Aposto que o governo nao vai aceitar um aumento desta ordem e o deficit vai continuar a acumular!

Miguel Prado in jornal negocios Escreveu:EDP estima aumento de 10% na factura de grandes clientes
A EDP indicou hoje que a proposta de tarifas eléctricas da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos para 2011 contempla aumentos das facturas de electricidade entre os 4% e os 10% para o segmento de consumidores empresariais, sendo que os valores definitivos apenas serão fixados pela ERSE no próximo dia 15.
“Os grandes clientes, se continuarem na tarifa [regulada], têm um aumento de 10%, os pequenos [na baixa tensão especial] e médios têm um aumento de 4%”, afirmou João Manso Neto, administrador da EDP, num encontro com a imprensa sobre a facturação da electricidade.
Hoje, em entrevista ao Negócios, o presidente da APED – Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, Luís Reis, havia afirmado ter tido indicações de que a proposta tarifária para 2011 poderia acarretar aumentos da factura eléctrica para as empresas da ordem dos 15%.
“A serem verdade as informações preliminares que recebemos da Secretaria de Estado da Energia, o aumento final para os nossos associados, que são importantes consumidores de energia, poderão chegar a 15%”, disse o presidente da APED.
Já esta manhã o secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, disse ao Negócios que o Governo não conhece a proposta da ERSE nem tem nada a ver com ela: a proposta é definida pelo regulador, tendo o Governo poder para aceitá-la ou rejeitá-la.
“O Governo está muito atento às condições de garantia de competitividade da economia portuguesa”, disse ainda Carlos Zorrinho. E acrescentou: “Estamos disponíveis para fazer ajustamentos legislativos que garantam as condições de competitividade das empresas portuguesas”.
No encontro desta tarde com a imprensa, o presidente executivo da EDP, António Mexia, disse que “a eficiência energética é a questão fundamental” e aconselhou, para que as empresas baixem os seus custos com electricidade, “o investimento das indústrias em modernização do equipamento”.
A ERSE não revelou publicamente a magnitude do aumento das tarifas de electricidade para os consumidores empresariais, tendo apenas entregue a sua proposta para 2011 ao seu conselho tarifário (onde estão representadas associações de consumidores, bem como a EDP e a REN). O regulador da energia remete para dia 15, data da apresentação formal das tarifas eléctricas para 2011, a disponibilização pública de detalhes sobre as tarifas do próximo ano.
E este ano continua em deficit tarifario, ate' na luz consumida vivemos a cre'dito, mas mais cedo ou mais tarde a conta aparece!
Aposto que o governo nao vai aceitar um aumento desta ordem e o deficit vai continuar a acumular!
Não faz mal!...
MarcoAntonio Escreveu:Não, ele refere-se ao facto destas lampadas não darem a sua luminosidade máxima logo quando são acesas (demoram uns minutos até terem o rendimento máximo, enquanto aquecem).
Acender, acendem praticamente imediatamente, são mais lentas que as incandescentes (e ainda mais que as LED, que são as que mais rapidamente acendem - razão porque começaram a ser utilizadas nos stops traseiros dos automóveis na década de 90) mas nada de relevante, estamos a falar de fracções de segundo e não é disso que ele está a falar claramente...
Só para me situar, antigamente os tipos de lampadas mais comuns em casa eram as incandescentes e fluorescentes.
Agora destas económicas que tipo de lâmpadas existem e qual a diferença ?
É que os meus pais, por exemplo, têm uma económica num candeeiro de pé alto na sala que quando se liga é quase o mesmo que não ligar (é uma penumbra) mas depois de 1 ou 2 minutos já está no máximo com boa luminosidade.
Depois têm económica outra na casa de banho que leva certa de 1 segundo a acender, desde que se carrega no interruptor ou seja é imediata.
carf2007 Escreveu:
Por enquanto não encontrei em nenhuma loja (a estes preços). Nas lojas "chinesas" apenas encontrei os focos de 1W a €6
Mandei vir de Hong Kong.
Carf2007:
Não te aconselho nada a comprar as ditas lâmpadas nas lojas chinesas.Em tempos, comprei nas ditas lojas, lâmpadas dessas, de baixo consumo.Comprei 3, em diferentes ocasiões. Uma delas funcionou 2 dias.As outras, nem sequer deram luz que se visse.
É certo, que muitas dessas lâmpadas de marca que por ai se vendem, são fabricadas na China; mas têm, de certo, um controlo de qualidade, imposto pelas respectivas marcas.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
Elias Escreveu:Esse 27 nada tem a ver com o E27 que é a dimensão da rosca, certo?
Não. Esse código retirei-o do wikipédia mas não tenho a certeza se em indicado nas embalagens ou não (o código da cor mais frequente - cool white - é o 33). Também poderá vir indicada a temperatura da cor, que é outra forma de identificar a tonalidade da lampada antes de a comprar (por acaso, numa que tenho aqui junto de mim a temperatura da cor está indicada no casquilho). Ainda estou a utilizar o primeiro ciclo de lampadas, até agora ainda não precisei de substituir nenhuma, mas nas próximas prestarei atenção a isso...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias
Explique me você se faz favor
Eu entendo pouco disso...
Mas o que eu questiono é a EDP fazer campanha para poupar e o regulador aumentar a factura pelo baixo consumo
Então porque o regulador não aconselha a EDP a avisar os clientes para que a factura não aumente consumirem mais ??
É que eu não entendo .Mas posso estar a ver mal
Explique me você se faz favor
Eu entendo pouco disso...
Mas o que eu questiono é a EDP fazer campanha para poupar e o regulador aumentar a factura pelo baixo consumo
Então porque o regulador não aconselha a EDP a avisar os clientes para que a factura não aumente consumirem mais ??
É que eu não entendo .Mas posso estar a ver mal
- Registado: 29/11/2007 13:17
Melhor do que escolher as lâmpadas pelos watts é escolher pelos lumens, que é a unidade de medida de fluxo luminoso.
Enquanto que os watts variam de lâmpada para lâmpada, os lumens são sempre iguais. O único problema é que nas lâmpadas do chinês por norma não vem descriminado os lumens na embalagem.
Por experiência pessoal um lâmpada de 15 watts do chinês equivale 9 watts de uma de marca, e em lumens a cerca de 480.
Enquanto que os watts variam de lâmpada para lâmpada, os lumens são sempre iguais. O único problema é que nas lâmpadas do chinês por norma não vem descriminado os lumens na embalagem.
Por experiência pessoal um lâmpada de 15 watts do chinês equivale 9 watts de uma de marca, e em lumens a cerca de 480.
O que eu acho é
Q EDP fez campanhas de trocas de lâmpadas para que se poupasse energia
Mas o Regulador
Argumenta desta maneira :
Menos consumo, mais renováveis e défice pressionam tarifas
No comunicado a apresentar a proposta de tarifas, a ERSE adianta quais os factores que motivam este incremento.
Um deles diz respeito à queda do consumo ocorrida este ano. Uma vez que há uma componente de custos fixos incorporados na fixação das tarifas, como o consumo é mais baixo, tal pressiona em alta as tarifas.
“Quando há aumento do consumo de energia eléctrica verifica-se a diminuição destes custos por unidade de energia eléctrica sendo que a redução do consumo de energia eléctrica provoca um efeito oposto”, explica o regulador. A previsão da ERSE aponta para uma queda de 3% no consumo este ano, uma diminuição explicada pela recessão da economia.
Então pedenos para poupar e depois argumentam que aumentam a factura porque houve menos consumo ???
Q EDP fez campanhas de trocas de lâmpadas para que se poupasse energia
Mas o Regulador
Argumenta desta maneira :
No comunicado a apresentar a proposta de tarifas, a ERSE adianta quais os factores que motivam este incremento.
Um deles diz respeito à queda do consumo ocorrida este ano. Uma vez que há uma componente de custos fixos incorporados na fixação das tarifas, como o consumo é mais baixo, tal pressiona em alta as tarifas.
“Quando há aumento do consumo de energia eléctrica verifica-se a diminuição destes custos por unidade de energia eléctrica sendo que a redução do consumo de energia eléctrica provoca um efeito oposto”, explica o regulador. A previsão da ERSE aponta para uma queda de 3% no consumo este ano, uma diminuição explicada pela recessão da economia.
Então pedenos para poupar e depois argumentam que aumentam a factura porque houve menos consumo ???
setas Escreveu:Ora mas como estamos num pAÍS E LADROES :
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=391427
tudo serve para roubar
setas mas tu achas que a electricidade deve ser subsidiada?
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, em relação à tonalidade, que referi mais atrás, as de cor amarelada (warm white) têm o código 27 (que poderá vir referido na embalagem). A minha experiência diz-me que são mais eficazes (para além de emitirem uma luz mais agradável, o que eventualmente varia de opinião para opinião)...
Esse 27 nada tem a ver com o E27 que é a dimensão da rosca, certo?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Já agora, em relação à tonalidade, que referi mais atrás, as de cor amarelada (warm white) têm o código 27 (que poderá vir referido na embalagem). A minha experiência diz-me que são mais eficazes (para além de emitirem uma luz mais agradável, o que eventualmente varia de opinião para opinião)...
Ora mas como estamos num pAÍS E LADROES :
tudo serve para roubar
tudo serve para roubar
AutoMech Escreveu:Isso depende da potência ? É que já vi lâmpadas que acendem automaticamente e outras que levam uma eternidade. Nunca percebi a diferença, se é apenas uma questão de potência ou o tipo de lâmpada.
Não, ele refere-se ao facto destas lampadas não darem a sua luminosidade máxima logo quando são acesas (demoram uns minutos até terem o rendimento máximo, enquanto aquecem).
Acender, acendem praticamente imediatamente, são mais lentas que as incandescentes (e ainda mais que as LED, que são as que mais rapidamente acendem - razão porque começaram a ser utilizadas nos stops traseiros dos automóveis na década de 90) mas nada de relevante, estamos a falar de fracções de segundo e não é disso que ele está a falar claramente...
Ora, as lampadas fluorescentes são utilizadas há décadas (nomeadamente em espaços como escritórios) e nunca foi um problema o aquecimento. É uma questão de estar bem dimensionado para o espaço (escritórios bem iluminados com lampadas fluorescentes, por exemplo, logo quando são acesas vê-se perfeitamente bem, ninguém fica às escuras... já numa garagem ampla se colocar uma lampada sub-dimensionada, vai-se notar no momento que se liga e pode ficar francamente mal iluminado, especialmente de início). Nada que não se resolva, por exemplo nem que seja colocando o dobro das lampadas (e continuando a poupar-se face a incandescentes).
Já agora, o facto do espaço em si (as garagens) ser tipicamente mais frio poderá ajudar a agravar o problema do rendimento inicial, dado que no momento que se liga a lampada está mais fria e vai aquecer um pouco mais lentamente.
MarcoAntonio Escreveu:Devo avisar o leitor que este tipo de lâmpadas só funciona em certos lugares e situações. E isto porque elas levam algum tempo a aquecer , ou seja, a atingir a luminosidade máxima.
Embora sabendo isto, coloquei um dia destes, por distracção, uma lâmpada deste tipo na dispensa. E, por preguiça, ainda não a substituí. Ora o que acontece? Quando entro na despensa a divisão está praticamente às escuras, tendo de procurar as coisas às apalpadelas.
Bem, isto pode ser relativamente contornado colocando uma lampada mais potente. Estas lampadas têm normalmente a "potência equivalente" a uma lampada incandescente junto aos watts reais e para locais onde não vão ser utilizadas horas a fio basta por uma lampada um pouco mais potente
Marco, eu penso que ele se referia ao facto da lentidão até a lâmpada estar totalmente acesa, digamos assim.
Isso depende da potência ? É que já vi lâmpadas que acendem automaticamente e outras que levam uma eternidade. Nunca percebi a diferença, se é apenas uma questão de potência ou o tipo de lâmpada.
MarcoAntonio Escreveu:Trocar as lampadas todas para economizadoras já dá uma ajuda de uns euros por mês (o investimento recupera-se num par de meses).
também seria importante que as novas lâmpadas economizadoras durassem um pouco mais e não apenas 1 ou 2 anos. renovar uma frota destas lâmpadas é puxadote. lá se vai meia economia.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Paulo Moreira Escreveu:carf2007 Escreveu:Em meu apartamento substitui em algumas zonas (hall, corredor, banhos) por lampada 108 (3,7W) ou 146 leds (8W)
Nas entradas comuns substitui-mos os focos por focos 3W 3 leds High Power, passamos de 2160W para 144W
Ouvi alguém perguntar o preço ?
lampada 108 led ficou por €4,50
foco 3W €3,50
p.s. material chines, mas aparentemente tem bom aspecto ... Ainda só tem dois meses de uso, ainda não queimou nenhuma
Muito interessante. E não são assim tão caras.
Onde é que se compram estas lâmpadas LED?
Por enquanto não encontrei em nenhuma loja (a estes preços). Nas lojas "chinesas" apenas encontrei os focos de 1W a €6
Mandei vir de Hong Kong.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
carf2007 Escreveu:Em meu apartamento substitui em algumas zonas (hall, corredor, banhos) por lampada 108 (3,7W) ou 146 leds (8W)
Nas entradas comuns substitui-mos os focos por focos 3W 3 leds High Power, passamos de 2160W para 144W
foco 3W €3,50
p.s. material chines, mas aparentemente tem bom aspecto ... Ainda só tem dois meses de uso, ainda não queimou nenhuma
Muito interessante. E não são assim tão caras.
Onde é que se compram estas lâmpadas LED?
Paulo Moreira
MarcoAntonio Escreveu:carf2007 Escreveu:Troquei o meu LCD por um LED de 23", passei de cerca de 45W para 28W
Mas aqui não se recupera o investimento.
Só faz sentido em caso de necessidade (avaria do antigo, etc).
Claro, foi o caso. Quem pagou foi o seguro !
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
carf2007 Escreveu:Troquei o meu LCD por um LED de 23", passei de cerca de 45W para 28W
Mas aqui não se recupera o investimento.
Só faz sentido em caso de necessidade (avaria do antigo, etc).
Elias Escreveu:carf2007 Escreveu:p.s. material chines, mas aparentemente tem bom aspecto ... Ainda só tem dois meses de uso, ainda não queimou nenhuma
lol, carf, as lâmpadas de marca também são, muitas delas, de origem chinesa e as lâmpadas distribuídas gratuitamente na campanha do Continente também eram made in china...
Sim sem dúvida. É que andam por aí umas lampadas led parecidas de marca (osram salvo erro) mas custam €40

carf2007 Escreveu:p.s. material chines, mas aparentemente tem bom aspecto ... Ainda só tem dois meses de uso, ainda não queimou nenhuma
lol, carf, as lâmpadas de marca também são, muitas delas, de origem chinesa e as lâmpadas distribuídas gratuitamente na campanha do Continente também eram made in china...
- Registado: 5/11/2002 12:21
AC Investor Blog Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:
Trocar as lampadas todas para economizadoras já dá uma ajuda de uns euros por mês (o investimento recupera-se num par de meses).
Marco, já fiz isso o problema são os computadores ligados uma data de horas, só na minha secretária funcionam 3 com dois LCD's de 24' e preciso deles
Troquei o meu LCD por um LED de 23", passei de cerca de 45W para 28W
Em meu apartamento substitui em algumas zonas (hall, corredor, banhos) por lampada 108 (3,7W) ou 146 leds (8W)
foco 3W €3,50
foco 3W €3,50

- Anexos
-
- 108led.jpg (14.16 KiB) Visualizado 1929 vezes
-
- mr16led.jpg (43.3 KiB) Visualizado 1946 vezes
Editado pela última vez por carf2007 em 26/11/2010 18:23, num total de 2 vezes.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], iniciado1, malakas, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, Shimazaki_2, trilhos2006 e 215 visitantes