Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finibanco

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PequenoInvest » 6/12/2010 13:11

"Montepio apresenta oferta potestativa sobre o Finibanco

Proposta para aquisição as restantes acções que não foram adquiridas é de 1,95 euros, igual ao preço oferecido na OPA.
O Montepio avançou com uma oferta potestativa sobre o capital remanescente do Finibanco. O valor da oferta sobre as restantes acções do banco igual ao da oferta pública de aquisição (OPA).

O Montepio veio “tornar pública a sua decisão de adquirir potestativamente as 1.339.482 acções representativas de 0,77% do capital social e dos direitos de voto da Finibanco”, refere o comunicado enviado à CMVM.

“A contrapartida oferecida, a pagar em numerário, corresponde a 1,95 euros por cada acção” do Finibanco, sendo esta contrapartida “igual à oferecida na OPA” que o Montepio lançou sobre esta mesma instituição financeira.

Na OPA, cujos resultados foram apurados na semana passada, o Montepio passou a deter 99,63% da "holding" bancária. Uma operação que, no total, vai exigir um investimento de quase 340 milhões de euros, valor a financiar com capitais próprios."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=457399

Registado: 24/7/2009 12:13

por PequenoInvest » 29/11/2010 21:38

Durante a parte da manhã, internamente, as notícias davam conta dos tais 98%.
Felizmente o valor correcto é de 99,63%.

por ANONIMO111 » 29/11/2010 17:41

PequenoInvest - De onde tirastes a noticia dos 98% como resultado da OPA?

Registado: 29/11/2007 1:44

por hmmd » 29/11/2010 17:33

Agradeço as palavras simpáticas do sr. small 1969.

De facto nem tudo o que reluz é ouro.

Registado: 25/6/2009 22:29

por PequenoInvest » 29/11/2010 14:10

OPA com sucesso de 98%.
Os restantes 2% vão ser "agarrados" através de uma oferta putativa (foi o nome que lhe chamaram) :lol:
Editado pela última vez por Visitante em 6/12/2010 13:11, num total de 1 vez.

por SMALL1969 » 29/11/2010 13:00

Não foste enganado.

Investiste mais dinheiro no finibanco porque achaste que esses empresários conseguiam valorizar o teu dinheiro melhor ou mais consistentemente que tu.

Portanto, apenas fizeste uma má escolha, entre todas que te estavam disponíveis.

Registado: 3/2/2009 12:21

por hmmd » 28/11/2010 19:42

Acho que fui enganado neste banco. Fui ao aumento de capital proposto pelos donos o ano passado. Como é possivel que se perca o valor desta forma e com o apoio dos anteriores donos. É esquisito.

Registado: 25/6/2009 22:29

por PequenoInvest » 28/11/2010 0:16

Quem lançou a OPA foi a CEMG e não a Associação Mutualista.
Agora de onde vem o dinheiro é que já é outra coisa :roll:

por pcsilva » 27/11/2010 23:24

SMALL1969 Escreveu:Claro.
Essa foi a diferença entre quem vendeu a 1,94 para assegurar os euros, e quem não vendeu porque acha que se vai concretizar a 1,95, e que para quem 0,01€ multiplicado por muitas acções é dinheiro sério.

Isto é sempre um risco.

Mas não é 90%, é 75%. E estas OPAS estão garantidas à partida.

"O Montepio Geral anunciou, a 30 de Julho, o lançamento de uma OPA sobre a Finibanco Holding, oferecendo como contrapartida 1,95 euros por acção. O sucesso da operação está condicionado à aquisição de 75% do capital, acreditando o mercado que a oferta terá tido a aceitação do maior accionista do Finibanco, a família Costa Leite, que detém no total cerca de 63% do capital "

Há aqui duas fases:
1ª a Associação Mutualista tem de comprar o Finibanco. Aí, para que a OPA tenha sucesso basta os 75%. Isto está garantido.

2ª a Associação Mutualista incorpora o Finibanco no Montepio. Para isso terá de existir uma cisão do Finibanco dado tratarem-se de "sociedades" diferentes. Para tal, o Montepio tem de ter 90%.

Cps

Registado: 9/9/2004 19:36

por SMALL1969 » 26/11/2010 14:02

Claro.
Essa foi a diferença entre quem vendeu a 1,94 para assegurar os euros, e quem não vendeu porque acha que se vai concretizar a 1,95, e que para quem 0,01€ multiplicado por muitas acções é dinheiro sério.

Isto é sempre um risco.

Mas não é 90%, é 75%. E estas OPAS estão garantidas à partida.

"O Montepio Geral anunciou, a 30 de Julho, o lançamento de uma OPA sobre a Finibanco Holding, oferecendo como contrapartida 1,95 euros por acção. O sucesso da operação está condicionado à aquisição de 75% do capital, acreditando o mercado que a oferta terá tido a aceitação do maior accionista do Finibanco, a família Costa Leite, que detém no total cerca de 63% do capital "

por pcsilva » 26/11/2010 0:17

Boa noite,

para que a OPA se concretize (tenha sucesso) é necessário garantir 90% do capital detido pelos accionistas do Finibanco.
Caso contrário, o Montepio não consegue fazer a fusão com o Finibanco.
Como O Finibanco é uma SA e o Montepio uma Caixa económica (detida por uma Associação Mutualista), é necessário "dissolver" o Finibanco para depois integrá-lo com o Montepio.

Se é vantajoso ou não... Eu acho que sim porque acredito que se chegue facilmente aos 90% e aí quem não disse nada vai ter de vender as suas acções ao preço da OPA.
Se a OPA não se concretizar, acredito que a cotação do Finibanco venha por aí abaixo.

Cumprimentos.

Registado: 9/9/2004 19:36

por SMALL1969 » 25/11/2010 19:45

Expliquem-me quem é que optou por vender meia-dúzia de acções finibanco a 1,85 em cima de uma OPA a 1,95?

Algúem que se esqueceu de aceitar a ordem e agora ou vende assim, ou volta a sujeitar-se ao mercado?

por Parabolic » 25/11/2010 13:35

Acredito também que, após a OPA, o Montepio lance uma potestativa a 1,95 para retirar o Finibanco de bolsa.

Registado: 21/3/2009 16:16

por fitas » 25/11/2010 10:12

SMALL1969 Escreveu:
fitas Escreveu:
Por ser oportuno venho indicar que de facto recebi carta com formulário para resposta de aceitação da venda das acções detidas, informando que a não entrega ou falta de instruções considera-se que não estar interessado. Estas informações terão que ser manifestadas na entidade bancária até ao dia 25 (amanhã).

O meu gerente de conta, também já me telefonou a lembrar da situação, contudo não me sabe informar qual a melhor opção sabendo-me dizer que, mesmo que eu não responda e que a operação se contrectize o dinheiro é sempre meu.

Alguêm que esteja nestas condições poderá alguma dica sobre o que é mais vantajoso :?:

Grato

BN
Fitas

Sem te querer influenciar, mas querendo ajudar:

Claro que o dinheiro é sempre teu, mas se retiraram o Finibanco de bolsa, "nunca mais" podes vender as acções. Vais recebendo os dividendos que o Montepio quiser e pronto.

Se mantiverem o Finibanco em bolsa (nem sei se podem) e tu não venderes as acções, o mais certo é a cotação do finibanco vir por aí abaixo e tu ficares novamente muito chateado.

nota: tenho finibanco e dei ordem de aceitçaão da OPA em curso.

Bom dis... obrigado pela opinião que talvez seja a mais ponderada.

Um abraço.

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por SMALL1969 » 24/11/2010 19:29

fitas Escreveu:
Por ser oportuno venho indicar que de facto recebi carta com formulário para resposta de aceitação da venda das acções detidas, informando que a não entrega ou falta de instruções considera-se que não estar interessado. Estas informações terão que ser manifestadas na entidade bancária até ao dia 25 (amanhã).

O meu gerente de conta, também já me telefonou a lembrar da situação, contudo não me sabe informar qual a melhor opção sabendo-me dizer que, mesmo que eu não responda e que a operação se contrectize o dinheiro é sempre meu.

Alguêm que esteja nestas condições poderá alguma dica sobre o que é mais vantajoso :?:

Grato

BN
Fitas

Sem te querer influenciar, mas querendo ajudar:

Claro que o dinheiro é sempre teu, mas se retiraram o Finibanco de bolsa, "nunca mais" podes vender as acções. Vais recebendo os dividendos que o Montepio quiser e pronto.

Se mantiverem o Finibanco em bolsa (nem sei se podem) e tu não venderes as acções, o mais certo é a cotação do finibanco vir por aí abaixo e tu ficares novamente muito chateado.

nota: tenho finibanco e dei ordem de aceitçaão da OPA em curso.

por fitas » 24/11/2010 18:26

SMALL1969 Escreveu:in negocios.pt

"A oferta pública de aquisição (OPA) do Montepio sobre o Finibanco foi registada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), pelo que a operação vai começar amanhã.
A OPA vai decorrer entre os dias 5 e 26 de Novembro e a sessão especial de apuramento dos resultados será dia 29 de Novembro, revela o comunicado emitido pelo regulador."

Já alguém foi contactado pelos respectivos bancos, para aceitar ou recusar a oferta em curso?

Obrigado

Grato

BN
Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por SMALL1969 » 8/11/2010 14:24

in negocios.pt

"A oferta pública de aquisição (OPA) do Montepio sobre o Finibanco foi registada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), pelo que a operação vai começar amanhã.
A OPA vai decorrer entre os dias 5 e 26 de Novembro e a sessão especial de apuramento dos resultados será dia 29 de Novembro, revela o comunicado emitido pelo regulador."

Já alguém foi contactado pelos respectivos bancos, para aceitar ou recusar a oferta em curso?

Obrigado

por SMALL1969 » 21/10/2010 13:30

2 questões:

- É quase certo que a OPA seja feita já em 2011, concordam (isto por causa das mais valias....)?

- O que acontece se lançarem uma OPA ao BANIF antes da OPA ao Finibanco estar concretizada?
É possível? Podiam lancar Contra-OPA ao Finibanco ao não?

por PequenoInvest » 14/10/2010 19:53

Parece que é só para a semana:

"Concorrência deverá comunicar decisão sobre compra do Finibanco na próxima semana

A Autoridade da Concorrência está prestes a anunciar a sua decisão de autorizar, ou não, a Operação Pública de Aquisição (OPA) lançada pelo Montepio sobre o Finibanco, e a comunicação oficial deverá ser feita durante a próxima semana.
"A decisão está para breve e será conhecida, muito possivelmente, para a semana", avançou hoje à agência Lusa uma fonte próxima do processo, que pediu para não ser identificada.

Fonte oficial da Autoridade da Concorrência, contactada pela Lusa, disse apenas que a operação "ainda está em análise", sem adiantar o prazo previsto para o anúncio da decisão, conforme é norma daquela entidade.

"Esperamos que em breve as autoridades tomem as suas deliberações com vista ao registo definitivo da OPA", afirmou à Lusa fonte oficial do Montepio.

A Concorrência foi notificada do negócio a 10 de Agosto, porém, o mesmo só produziu efeitos no primeiro dia de Setembro, pelo que, dado o prazo - ainda que indicativo - de 30 dias que a entidade liderada por Manuel Sebastião tem para se pronunciar sobre a validade da operação, a decisão deveria ter sido conhecida a 1 de Outubro.

Porém, a Lusa sabe que a Concorrência solicitou elementos adicionais ao Montepio, pelo que houve uma suspensão do prazo para o anúncio da sua posição sobre o negócio, que só não será feito na próxima semana caso a entidade considere que ainda precisa de mais informações, o que levaria a um novo prolongamento, mas este é, por esta altura, um cenário pouco provável.

"O Montepio prestou toda a informação solicitada pelas autoridades e, no que diz respeito ao Montepio, julgamos estar tudo em ordem", realçou fonte oficial do banco mutualista.

Por seu turno, fonte oficial da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), disse à Lusa que o supervisor do mercado português (o Finibanco é cotado em bolsa) está "a aguardar que sejam completados os documentos relativos ao pedido de registo da OPA, nomeadamente, a entrega do documento com a decisão da Autoridade da Concorrência".

Depois de ter toda a documentação necessária para a análise da operação lançada pelo banco liderado por António Tomás Costa, a CMVM dispõe de oito dias para se pronunciar sobre a mesma."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=448547

por PequenoInvest » 14/10/2010 10:36

Confirma-se que acaba amanhã o prazo para a Autoridade da Concorrência se pronunciar sobre a OPA do Montepio ao Finibanco?

por ANONIMO111 » 19/8/2010 8:42

TERMINA HOJE O PRAZO PARA O MONTEPIO REGISTAR A OPA SOBRE O FINIBANCO
Segue-se período para a Finibanco Holding e as autoridades reguladoras se pronunciarem.

O primeiro prazo da Oferta Pública de Aquisição (OPA) do Montepio Geral sobre a Finibanco Holding chega hoje ao fim.

Até à meia-noite é esperado que o banco liderado por Tomás Correia entregue o pedido de registo da operação na CMVM, encaminhando a mesma documentação - projecto de anúncio de lançamento e projecto de prospecto - para a Euronext Lisbon e para a sociedade visada pela OPA.

O Montepio Geral anunciou, a 30 de Julho, o lançamento de uma OPA sobre a Finibanco Holding, oferecendo como contrapartida 1,95 euros por acção. O sucesso da operação está condicionado à aquisição de 75% do capital, acreditando o mercado que a oferta terá tido a aceitação do maior accionista do Finibanco, a família Costa Leite, que detém no total cerca de 63% do capital

por ANONIMO111 » 11/8/2010 14:04

Penso que termina hoje ( 8 dias uteis ) o prazo para o Concelho de Administração do Finibanco se pronunciar sobre a OPA do Montepio ?
Nao será?

por futriber » 4/8/2010 14:26

Deep Puple Escreveu:
ANONIMO111 Escreveu:fUTRIBER1
Sim é uma situação onde existe forte probabilidade de ter sucesso, podes ter algumas mais valias , podem nao ser muito siginificativas , podem ser esses 5 centimos daqui a dois meses , mas se a OPA tiver sucesso, nao perdes dinheiro.
Mas eu penso que o assunto nao fica por aqui...isto é o que eu penso.

Boas tardes.
Temos que pensar no custo de oportunidade. Qual a vantagem de comprar FINIBANCO a 1,9, ou seja com um ganho marginal de 5 cêntimos quando temos outras acções com um potencial de ganho superior.
Depois de espremido este limão "FINIBANCO" temos que procurar outro limão a ser espremido.

Realmente o risco da oportunidade é elevado. Mas:
- a família Costa Leite andou a reforçar a valores actuais
- o Banif anda com volume/subidas altas (acho que os 10% no Finibanco não justifica tudo)
- um silêncio enorme dos accionistas

... alguma deve estar para sair...

Registado: 29/11/2007 3:31

por Deep Puple » 4/8/2010 12:38

ANONIMO111 Escreveu:fUTRIBER1
Sim é uma situação onde existe forte probabilidade de ter sucesso, podes ter algumas mais valias , podem nao ser muito siginificativas , podem ser esses 5 centimos daqui a dois meses , mas se a OPA tiver sucesso, nao perdes dinheiro.

Boas tardes.
Temos que pensar no custo de oportunidade. Qual a vantagem de comprar FINIBANCO a 1,9, ou seja com um ganho marginal de 5 cêntimos quando temos outras acções com um potencial de ganho superior.
Depois de espremido este limão "FINIBANCO" temos que procurar outro limão a ser espremido.

Registado: 10/1/2010 14:26

por ANONIMO111 » 4/8/2010 10:10

fUTRIBER1

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, malakas, OCTAMA, PMP69, PXYC, Shimazaki_2, trilhos2006 e 178 visitantes