Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic- Greve Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Tridion » 24/11/2010 10:54

Os FP são quem mais sofre com este orçamento é normal que se mobilizem mais com a greve.

Se um pessoa trabalha no sector privado, não tem razões de queixa, é respeitado, remunerado justamente e sente-se identificado com a sua empresa não me parece que tenha razões para fazer greve. E nem o deve fazer...e nunca se deve desculpar com os direitos dos outros para não ir trabalhar, nem que vá a pé ou fique a dormir no escritório.

Quando se lê alguns comentários parece que certas pessoas têm receio de não poderem utilizar em liberdade o seu direito à greve...e isso também é triste!

Registado: 13/5/2010 17:53

por urukai » 24/11/2010 10:50

mapaman Escreveu:É enorme a diferença entre ter o apoio de uma central sindical ou não e é por isso que julgo que por ex.os trabalhadores da autoeuropa fazem greve,pois sabem muito bem que vão precisar do Carvalho da Silva e do Proença e do Jerónimo numa próxima oportunidade.

Não, o que eles precisam é que a empresa deles seja competitiva, cumpra prazos de entrega e lhes pague os ordenados.

Registado: 11/5/2007 14:09

por mapaman » 24/11/2010 10:41

Leio muitas criticas aos sindicatos,mas será que quem critica fala do que sabe,do que viveu enquanto sindicalista ou sindicalizado,ou fala do que julga que é ou ouviu dizer?

Não tenho a menor dúvida que a defesa de certas profissões se faz tambem pela via sindical,quanto mais não seja pelo esclarecimento dos direitos básicos consagrados no código de trabalho.

É enorme a diferença entre ter o apoio de uma central sindical ou não e é por isso que julgo que por ex.os trabalhadores da autoeuropa fazem greve,pois sabem muito bem que vão precisar do Carvalho da Silva e do Proença e do Jerónimo numa próxima oportunidade.

Trabalho no sector empresarial do estado e cumpri serviços minimos acordados entre a tutela e o meu sindicato.Não pelo dia de hoje mas pelo dia de amanhã.

Registado: 24/1/2008 22:05

por kanes » 24/11/2010 10:40

Xitonhane Escreveu:Qual é o impacto de fazer uma greve ao sábado?se queremos mostrar uma posição,temos que atacar onde doi mais, na produção(está bem que é pouca,mas é alguma) :lol: ...
Se não for os FP quem fará a greve?os que não podem,porque senão vão para a rua?temos que ser solidários com os outros..não é isso que vejo ao ler algumas respostas neste tópico.

Eu diria mais, que os FP só fazem greve, porque são os únicos que não podem ser despedidos. :P
As greves são um convite ao absentismo, se é muito importante fazerem greve, tambem o é irem para as manifestações. Mas sabe melhor ficar em casa e dormir ate mais tarde!

Registado: 18/9/2010 12:14

por Automech » 24/11/2010 10:39

smiile Escreveu:Eric Cantona: "Revolução é tirar o dinheiro dos bancos"

http://aeiou.expresso.pt/eric-cantona-r ... os=f617144

Esse atrasado mental. Deviam era fazer isso no banco onde tem o dinheiro para ficar sem ele.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 24/11/2010 10:38

Tridion Escreveu:
AutoMech Escreveu:Mas é isso que me chateia neste pais. O empresário é visto como um ladrão, explorador que tem de ser castigado, sendo uma vergonha quando tem lucros.

Olha que isso é generalização porque cerca de 66% das empresas nem lucros têm! :cry:

http://aeiou.expresso.pt/so-34-das-empr ... rc=f603634

Nem sei como os empresários em Portugal conseguem sobreviver!

Bem, mas aí também há muita evasão fiscal que não é combatida como deve ser.

Agora a mensagem que os sindicatos passam é que os patrões são todos uns parasitas exploradores gananciosos, esquecendo-se que se não tivessem decidido arriscar e montar ma empresa, os postos de trabalho nem sequer existiam.

por smiile » 24/11/2010 10:37

Eric Cantona: "Revolução é tirar o dinheiro dos bancos"

http://aeiou.expresso.pt/eric-cantona-r ... os=f617144
Space Migration, Intelligence Increase, Life Extension. The Next Stage of Evolution.

Registado: 18/11/2009 14:50

por Tridion » 24/11/2010 10:33

Aliás se alguém tem razões para fazer greve em Portugal são os empresários que não conseguem ter lucros! :roll:

por Pastel » 24/11/2010 10:32

Xitonhane Escreveu:Qual é o impacto de fazer uma greve ao sábado?se queremos mostrar uma posição,temos que atacar onde doi mais, na produção(está bem que é pouca,mas é alguma) :lol: ...
Se não for os FP quem fará a greve?os que não podem,porque senão vão para a rua?temos que ser solidários com os outros..não é isso que vejo ao ler algumas respostas neste tópico.

Se a vaca está doente, ainda lhe vais bater por cima?
Isso considero falta de solidariedade, de quem faz greve hoje para com o resto do país.
Depois se não der leite, temos pena não?

Alguém no seu perfeito juízo acha que a greve vai convencer alguém a fazer algo diferente nesta altura? Só vai trazer mais prejuízo para TODOS, vantagens ZERO. Alternativa para mostrar descontentamento sem prejudicar todos os restantes: Manifestação a um sábado ou domingo, ou exercer o direito de voto em 2011.

Registado: 29/11/2007 11:30

por Tridion » 24/11/2010 10:30

AutoMech Escreveu:Mas é isso que me chateia neste pais. O empresário é visto como um ladrão, explorador que tem de ser castigado, sendo uma vergonha quando tem lucros.

Olha que isso é generalização porque cerca de 66% das empresas nem lucros têm! :cry:

http://aeiou.expresso.pt/so-34-das-empr ... rc=f603634

Nem sei como os empresários em Portugal conseguem sobreviver!

por Automech » 24/11/2010 10:29

Para descontrair (20 segundos):

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/LAP4iB6Cj6s?fs=1&hl=en_GB"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/LAP4iB6Cj6s?fs=1&hl=en_GB" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

por MiamiBlue » 24/11/2010 10:24

Sou contra a presente greve mas percebo porque acontece. O protesto deveria ter sido efectuado à um ano atrás nas eleições, no entanto ai, uma minoria alargada preferiu acreditar nas mentiras do nosso actual PM. Já nessa altura se sabia, em grande partem as elevadas probabilidades da grave situação actual. A greve a acontecer deveria ter sido no inicio deste ano, quando, mais uma vez, o orçamento esqueceu a actual situação. No entanto só agora a maioria dos portugueses se percebeu a grave situação onde nos encontrámos. A falta de informação e o distanciamento das pessoas, paga-se caro, e este é um bom exemplo.
A actual greve neste momento só serve para um protesto minimo, porque crise não pára!!!

Registado: 17/10/2010 19:32

por varus » 24/11/2010 10:23

Os privilegiados, são os que aderem á greve, sabem que no dia seguinte tem emprego, excluindo a Autoeuropa , no sector privado não existem greves , porque sabem que
prejudicam a empresa.

Actualmente o país está dividido em quem tem emprego garantido e quem não tem, e os que não tem, são os que criam riqueza para alimentar os restantes, e tem que travar a luta diária.
Os privilegiados nunca estão contentes.

Registado: 21/3/2009 15:45

por Automech » 24/11/2010 10:03

urukai Escreveu:
AutoMech Escreveu:Eu gostava era de ver o Jerónimo de Sousa ou o Carvalho da Silva a gerirem uma empresa.

Eles não sabem o que é uma empresa. A realidade deles é branca e preta. De um lado os camaradas, do outro o monstro capitalista. O Jerónimo consegue ainda, num plano étereo, vislumbrar o perigoso especulador...

Mas é isso que me chateia neste pais. O empresário é visto como um ladrão, explorador que tem de ser castigado, sendo uma vergonha quando tem lucros.

por urukai » 24/11/2010 9:57

AutoMech Escreveu:Eu gostava era de ver o Jerónimo de Sousa ou o Carvalho da Silva a gerirem uma empresa.

Eles não sabem o que é uma empresa. A realidade deles é branca e preta. De um lado os camaradas, do outro o monstro capitalista. O Jerónimo consegue ainda, num plano étereo, vislumbrar o perigoso especulador...

por Automech » 24/11/2010 9:54

Quico Escreveu:"direitos adquiridos"... :roll:

Exacto Quico, ssa é uma das expressões que mais comichão me dão. :wink:

Eu gostava era de ver o Jerónimo de Sousa ou o Carvalho da Silva a gerirem uma empresa.

por Quico » 24/11/2010 9:49

O mais patético disto tudo é que aqueles que eu vejo serem os mais entusiastas aderentes à greve são precisamente os mesmos que que constituem o eleitorado que têm mantido no poder, ao longo dos últimos 15 anos, quem trouxe o país até este lindo estado.

Pelos vistos continuam-se a marimbar. Querem é o deles; os "direitos adquiridos"... :roll:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por pocoyo » 24/11/2010 9:48

Hoje não vou escrever no caldeirão.

Estou de greve!!! :mrgreen:

Registado: 15/1/2010 15:30

por Nico » 24/11/2010 9:39

AutoMech Escreveu:Os sindicatos não evoluíram rigorosamente nada nos últimos 35 anos.

Os sindicatos são um "tacho" como outro qualquer...

...não posso com gente que me atira areia para os olhos e me tenta fazer de parvo. Políticos, sindicalistas, jornalistas, etc, etc, etc... Enfim... Há de bom e mau em todo o lado, mas tendencialmente dá-se cada vez mais a voz ao que de pior temos. Porque será?

Registado: 23/4/2007 13:05

por urukai » 24/11/2010 9:36

E foram cancelados 500 voos no aeroporto de Lisboa! :shock:

Como é que se shorta Portugal?

por Automech » 24/11/2010 9:30

Os sindicatos não evoluíram rigorosamente nada nos últimos 35 anos.

por urukai » 24/11/2010 9:24

Estou estupefacto com o que vi no Telejornal.

O Manuel Carvalho da Silva (um homem envelhecido e desfasado da realidade actual) a balbuciar umas incoerências em como esta greve era a determinação da luta e era contra políticas desajustadas e queria salvaguardar o futuro dos jovens (?) em pleno parque industrial da Autoeuropa onde a greve foi de 100%!!!!

Quer dizer a Autoeuropa, uma empresa privada que esteve em risco de fechar por não ser competitiva o suficiente neste cenário de crise. Que se salva à última da hora e que ainda por cima assegura um aumento de ordenados de 3% e adianta que não vai despedir ninguém em até 2012, tem como resposta uma greve geral dos seus trabalhadores??????!!!! Que tudo deveriam fazer para aumentar a produtividade e melhorar o futuro da empresa!

Enfim está o mundo ao contrário.
Se calhar o melhor mesmo é que venha o FMI e ponha toda a gente na linha, políticos, ladrões e povo.

por mais_um » 23/11/2010 23:22

amsfsma Escreveu:Mais_um

A greve geral evidentemente não resolve o "problema".

Por acaso estou-me a recordar de várias "lutas" que custaram a vida aos que a ela se dedicaram e não resolveram o "problema":

Houve quem lutasse pela abolição da escravatura numa altura em que era crime fase-lo (comboio subterrâneo) no entanto ainda hoje o problema se põe;

Houve quem morresse às mãos do Estado e de forma legal (fins do séc. IX), nomeadamente nos EUA,para que se institucionalizasse a jornada das 8:00 h (?) no entanto o problema não ficou resolvido de forma definitiva;

Houve quem lutasse pelo voto da mulher no entanto em algumas sociedades o problema mantém-se;

Houve quem lutasse e morresse contra o Estado pela implementação dos direitos cívicos (ex. África do Sul, EUA, etc) no entanto o problema mantém-se;

Etc, Etc, Etc, etc, etc, etc

Os problemas mantêm-se porque há interesses conflituantes e só desaparecem quando uma das partes "desiste". Aparentemente parece que tem que ser o "trabalho" a desistir para que o "sistema" na desmorone...o "capital", como alguns conseguiram ver no passado recente, faz chantagem e consegue fazer-se salvar de forma impune com o dinheiro dos contribuintes...privatização dos lucros, socialização das perdas...

Se eu fosse o Governo e o Mais-um não me limitava a fazer uma requisição civil, legislava no sentido de criminalizar a greve como se tem feito noutras áreas em nome duma suposta segurança.

Cada vez mais criminalizasse a "dissidência" de meia dúzia de "gatos pingados" e deixasse impunes os verdadeiros criminosos que se infiltraram nos governos, instituições internacionais, etc.

Também percebo algo de economia e sei que a greve geral não resolve nada...

Mais vale ser temido do que amado...o "trabalho" não é amado e muito menos temido...o "capital" é temido e quase sempre está dentro dos governos...

Misturas alhos com bugalhos, esta greve é por causa das medidas de austeridade, presumo que saibas que o dinheiro não cai do céu....

Sobre criminalizar as greves (presumo que estejas a falar de Portugal), podes dar exemplos onde sectores de actividade que antes podiam fazer greve e agora passou a ser crime?

Não eras tu que falavas em lavagens ao cerebro? Humm...o que fizeram ao teu? :roll: :roll:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por amsfsma » 23/11/2010 20:39

Mais_um

A greve geral evidentemente não resolve o "problema".

Por acaso estou-me a recordar de várias "lutas" que custaram a vida aos que a ela se dedicaram e não resolveram o "problema":

Houve quem lutasse pela abolição da escravatura numa altura em que era crime fase-lo (comboio subterrâneo) no entanto ainda hoje o problema se põe;

Houve quem morresse às mãos do Estado e de forma legal (fins do séc. IX), nomeadamente nos EUA,para que se institucionalizasse a jornada das 8:00 h (?) no entanto o problema não ficou resolvido de forma definitiva;

Houve quem lutasse pelo voto da mulher no entanto em algumas sociedades o problema mantém-se;

Houve quem lutasse e morresse contra o Estado pela implementação dos direitos cívicos (ex. África do Sul, EUA, etc) no entanto o problema mantém-se;

Etc, Etc, Etc, etc, etc, etc

Os problemas mantêm-se porque há interesses conflituantes e só desaparecem quando uma das partes "desiste". Aparentemente parece que tem que ser o "trabalho" a desistir para que o "sistema" na desmorone...o "capital", como alguns conseguiram ver no passado recente, faz chantagem e consegue fazer-se salvar de forma impune com o dinheiro dos contribuintes...privatização dos lucros, socialização das perdas...

Se eu fosse o Governo e o Mais-um não me limitava a fazer uma requisição civil, legislava no sentido de criminalizar a greve como se tem feito noutras áreas em nome duma suposta segurança.

Cada vez mais criminalizasse a "dissidência" de meia dúzia de "gatos pingados" e deixasse impunes os verdadeiros criminosos que se infiltraram nos governos, instituições internacionais, etc.

Também percebo algo de economia e sei que a greve geral não resolve nada...

Mais vale ser temido do que amado...o "trabalho" não é amado e muito menos temido...o "capital" é temido e quase sempre está dentro dos governos...

Registado: 4/2/2010 19:57

por Xitonhane » 23/11/2010 20:21

Qual é o impacto de fazer uma greve ao sábado?se queremos mostrar uma posição,temos que atacar onde doi mais, na produção(está bem que é pouca,mas é alguma) :lol: ...

Registado: 14/7/2008 16:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], carlosdsousa, cmsbarros, iniciado1, J.f.vieira, Luzemburg, malakas, OCTAMA, Olhar Leonino, Shimazaki_2, trilhos2006, zulu404 e 171 visitantes