Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic : Inside Job - A Verdade da Crise

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pantone » 26/3/2011 19:40

Quico, se estiveres interessado depois poderei fundamentar, mas a indústri dos serviços financeiros começou a ser desregulada nos anos 80 pelo Reagan.

De uma forma simplista, passou a permitir-se que os intermediários financeiros pudessem deter e comercializar activos de risco, o que tu chamas a batata quente.

Esta desregulação prolongou-se por duas décadas, e é isso que se refere quando se fala em regulação.

Os prémios milionários de wall street advêm de lucros milionários. Esses apenas se conseguem com riscos assumidos.

Registado: 4/1/2004 22:32

por Matx » 26/3/2011 19:31

Thunder Escreveu:Olá a todos.

Para quem quiser, o filme/doc está hoje a ser vendido com o Expresso.

Na altura em que fui ver ao cinema, estava eu e mais 3 pessoas na sala..... realmente as pessoas não querem perceber coisas fundamentais que acontecem e que têm uma influência tão importante nas suas próprias vidas.

Recomendo principalmente como ferramenta para mostrar a quem não está familiarizado com o sistema financeiro como chegamos a crise actual e como continuamos a repetir os mesmos erros..... deixando os "culpados" escapar de forma impune.

Um abraço a todos 8-)

Olá a todos
Na semana passada no caderno de economia do Expresso havia uma reportagem sobre o filme inclusive com comentários de alguns famosos, também havia uma frase que dizia algo parecido com: " na proxima semana o filme Inside job sera oferta com o jornal Expresso". Cheguei hoje na banca e qual não foi a minha surpressa que o filme afinal custava 9,90 , deve ser por que o governo caiu e estamos em crise.
De qualquer forma comprei, pois vi o filme no cinema gostei muito e quero mostra-lo para alguns amigos.
cumps
Matx

Registado: 16/5/2010 15:29

por Thunder » 26/3/2011 15:37

Olá a todos.

Para quem quiser, o filme/doc está hoje a ser vendido com o Expresso.

Na altura em que fui ver ao cinema, estava eu e mais 3 pessoas na sala..... realmente as pessoas não querem perceber coisas fundamentais que acontecem e que têm uma influência tão importante nas suas próprias vidas.

Recomendo principalmente como ferramenta para mostrar a quem não está familiarizado com o sistema financeiro como chegamos a crise actual e como continuamos a repetir os mesmos erros..... deixando os "culpados" escapar de forma impune.

Um abraço a todos 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por Quimporta » 2/3/2011 11:03

Quico Escreveu:
Preconceitos?! Pois...
"Capitalismo: fonte de todos os males; destruidor dos valores,..."
Eu percebo: todos nós, desde pequeninos, fomos assim "amestrados". São conceitos que nos foram incutidos... pre-conceitos... :wink:

Eu pedi com jeitinho, mas não adiantou nada. :)

O conceito fundamental que me incutiram foi a saber fazer "pi" com o meu próprio instrumento!! Que mal tem isso?!

Não sei porquê que temos que transformar a conversa num debate sobe o Capitalismo, quando nem é o que está em causa neste filme...

Aliás...
Lembras quem procurou aproveitar a crise financeira de 2008 para reintroduzir a discussão sobre "a essência do sistema Capitalista?" Além de "um certo" intelectual de charuto, claro :wink:
Não precisavas, mas fica uma pista "para os outros" :) : http://diario.iol.pt/politica/bolsas-cr ... -4072.html

Ninguém questiona no filme Capitalismo nenhum, Quico.
Estão em causa é as reformas ao modelo, e não o modelo em si. Onde é que ideias como as que referi são de esquerda, direita, centro, ou aparentado?!?

Permite que chame a atenção que confundir reformas ao sistema com um ataque ao próprio sistema é que me parece um preconceito (tipo "lá estão os comunas a querer tomar conta disto!"), aliás inútil porque o Capitalismo está muito pouco ameaçado de fora para dentro.

Sobre o Friedman... é sempre bom revisitar os clássicos...

Francamente não me parece que seja muito feliz esta declaração. Não creio que se defenda sistema nenhum argumentando que "é melhor que na Rússia, China e Hitler"... Tem a atenuante do contexto político da época.

Abraço,
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Quico » 2/3/2011 0:40

QuimPorta Escreveu:Há por ai alguém que diz que “Capitalismo é Democracia” (… o Atomez… shhh…. Não é por mal… :)). Para mim isto é um absurdo perigoso. Capitalismo é um sistema económico. Torná-lo num sistema político é inverter a ordem dos valores, onde há outros que se devem sobrepor ao dinheiro. È péssimo para a Democracia, mas também, a prazo, muito mau para a o próprio capitalismo.

(...)

...mas poupa-me a essa conversa da “esquerda iluminada”… Neste tema, quanto menos preconceitos ideológicos melhor.

Preconceitos?! Pois...
"Capitalismo: fonte de todos os males; destruidor dos valores,..."
Eu percebo: todos nós, desde pequeninos, fomos assim "amestrados". São conceitos que nos foram incutidos... pre-conceitos... :wink:

Já agora, e a propósito:

<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/RWsx1X8PV_A" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Quimporta » 1/3/2011 21:39

O Lion caiu aqui distraído…

Quico, filme é filme... E acho que no fundamental estamos de acordo. (não te assustes… :)).
Aliás neste plano é fácil haver consensos: “sou a favor da regulação, desde que não seja em excesso”… pudera…

Baixando aos detalhes já seria diferente… queres ver?!

Não sei se é de “mais” regulação que precisamos. A questão já é demasiado complexa para mim, além de infectada de preconceitos ideológicos.
Agora, algo falhou. E da maneira que falhou chega para demonstrar que há grossa buracada “neste” sistema capitalista, que deve ser reformado, porque doutra forma perde credibilidade, e pode colapsar.

Por exemplo, tenho por adquirido que o modelo do mercado regulado pelas agências de rating é uma barbaridade. Onde é que está o critério?!?

E há outras ideias que parecem avisadas:
- Evitar instituições “too big to fall”
- Separar claramente banca comercial de banca de investimentos
- impor racionalidade às remunerações dos gestores, e evitar a associação aos lucros de curto prazo

E depois há as fragilidades dos próprio sistemas democráticos, onde o exercício do poder politico nunca estará suficientemente afastado do poder económico.
Há por ai alguém que diz que “Capitalismo é Democracia” (… o Atomez… shhh…. Não é por mal… :)). Para mim isto é um absurdo perigoso. Capitalismo é um sistema económico. Torná-lo num sistema político é inverter a ordem dos valores, onde há outros que se devem sobrepor ao dinheiro. È péssimo para a Democracia, mas também, a prazo, muito mau para a o próprio capitalismo.

Quico… acha o que quiseres… Critica, ignora… mas poupa-me a essa conversa da “esquerda iluminada”… Neste tema, quanto menos preconceitos ideológicos melhor.

Abraço

por Lion_Heart » 1/3/2011 19:32

"Swaps" de taxa de juro
Santander vendeu protecção contra subida de juros em vésperas de corte do BCE
01 Março 2011 | 00:01
Paulo Moutinho - paulomoutinho@negocios.pt
André Veríssimo - averissimo@negocios.ptPartilhar

Taxas de mercado afundaram deixando empresas presas a juros em torno dos 5%.
O Santander Totta, um dos bancos que mais queixas recebeu em resultado de contratos de permuta de juros, vendeu às empresas protecção contra a subida das taxas, poucos dias do Banco Central Europeu (BCE) anunciar o primeiro de vários cortes no preço do dinheiro, que levou os juros até ao mínimo histórico de 1%.

in Negocios.pt

Não é preciso ir muito longe , basta ver esta noticia que tem andado a circular nos ultimos dias ,... e isto é so a ponta do iceberg.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Quico » 1/3/2011 18:57

QuimPorta Escreveu:Essa será a "origem".
Mas a "origem-origem" está em que se faça esse tipo de "investimentos" dentro da banca comercial, que entretanto se foi "fundindo" com a banca da investimentos. Resultado... quando afunda, afunda tudo junto...

A propósito de afunda-afunda, achei particularmente simbólico o depoimento do Soros. Compara a estabilidade do sistema financeiro a um petroleiro (Petroleiro?!? Soros, meu pirata... tinhas logo que escolher um petroleiro para dar exemplos) , em que o petróleo está dividido em compartimentos e a coisa flutua bem. Um grande rombo tem consequências moderadas. Ora quando se permitiu (tempos de Regan) que o petróleo se começasse a "fundir" nos compartimentos, um furinho "fundiu" o petroleiro todo, e com ele ficamos todos "fundidos" :).

Neste caso o furinho veio das hipotecas, ou melhor, dos derivados sobre hipotecas, que "fundiram" os bancos. Ou melhor, dos seguros (CDS´s) sobre os derivados das hipotecas que "fundiram" a AIG. Melhor ainda, das notações AAA dadas aos derivados, aos CDS's, aos Bancos, à AIG, pelas Moodys, Fitch, etc.., que "fundiram" toda a gente a seguir, por esse mundo fora, com a FED à janela a ver e a aplaudir.

Ora aí é que está! Estão sempre a falar em "Mais regulação!" "Mais regulação!".
Mas regras há! Que adianta haver leis se a "polícia" não actua ou está imiscuída nas negociatas?!

Repara: eu não estou a dizer que o que o filme diz está errado - tirando uma tirada ou outra mais demagógica e de "efeito" fácil "à lá Michel Moore". O que me parece é que toda a gente aplaude quando o estado (governos, FED's, etc.) intervém nos mercados para "implementar" esta ou aquela política "louvável"; só que depois, não se pode estar à espera que seja um juiz imparcial e que actue de forma justa sobre crimes à volta de situações que ajudou a criar (vide "n" casos cá no burgo!).

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por Quimporta » 1/3/2011 16:22

Quico Escreveu:Caro QuimPorta:

A batata "começou a aquecer" (ou nem sequer existia) quando, por pressão de "vá lá se saber de quem!" :wink: , os bancos começaram a emprestar dinheiro para comprar mansões a quem não tinha condições nem para pagar uma barraca na Reboleira! Who cares?! Se o crédito passava de mão para mão em fracções de segundo... E se a Fannie Mae e o Freddie Mac estavam lá para garantir(!) tudo...

Mas estava muito bem! O que interessava era que assim estavam a ajudar os pobrezinhos com habitações "condignas", e a economia crescia nos dourados anos Clinton, e estávamos todos felizes... Muito melhor que anteriormente, em que os banqueiros desumanos da velha escola se empenhavam em se certificar que havia condições para conceder crédito e cortavam-no sem dó nem piedade aos pobrezinhos!

O pior foi quando a realidade chegou e a "batata", qual bola de neve, começou a tomar proporções mastodônticas... E aí, claro, desatando a "tocar o rasgadinho", há que inventar formas de passar a batata quente a outros, de formas mais ou menos desonestas. O resto da história é o que se sabe. Segundo o filme e a esquerda iluminada está neste parágrafo a "origem" da crise. :roll:

De quem é a culpa? Novamente dos mausões dos bancos, claro... esses gananciosos!
Onde realmente começou tudo? Há anos e anos que já ninguém se lembra.

Ah... "dessa" origem falas.
Por acaso o filme também cobre a vertente "facilitar os empréstimos aos pobrezinhos" (tempos de Clinton). Não tão escorreitamente como tu claro :wink:

Essa será a "origem".
Mas a "origem-origem" está em que se faça esse tipo de "investimentos" dentro da banca comercial, que entretanto se foi "fundindo" com a banca da investimentos. Resultado... quando afunda, afunda tudo junto...

A propósito de afunda-afunda, achei particularmente simbólico o depoimento do Soros. Compara a estabilidade do sistema financeiro a um petroleiro (Petroleiro?!? Soros, meu pirata... tinhas logo que escolher um petroleiro para dar exemplos) , em que o petróleo está dividido em compartimentos e a coisa flutua bem. Um grande rombo tem consequências moderadas. Ora quando se permitiu (tempos de Regan) que o petróleo se começasse a "fundir" nos compartimentos, um furinho "fundiu" o petroleiro todo, e com ele ficamos todos "fundidos" :).

Neste caso o furinho veio das hipotecas, ou melhor, dos derivados sobre hipotecas, que "fundiram" os bancos. Ou melhor, dos seguros (CDS´s) sobre os derivados das hipotecas que "fundiram" a AIG. Melhor ainda, das notações AAA dadas aos derivados, aos CDS's, aos Bancos, à AIG, pelas Moodys, Fitch, etc.., que "fundiram" toda a gente a seguir, por esse mundo fora, com a FED à janela a ver e a aplaudir.

Até à Islândia, onde o documentário começa, que coitados até há poucos anos nada tinham que ver com este filme, e em que o desemprego triplica em poucos meses quando a banca se afunda, atulhada de títulos tóxicos, que, e AAA que eles eram, não valem nem mais um poeira de vulcão...

Moralidade no meio disto tudo não sei fazer. Mas há que reconhecer que haverá mais responsabilidade de quem tinha consciência do que andava a ser feito.

Mas até já houve outras ameaças no passado que tiveram a mesma origem - origem.

E aqui o filme ainda ia a menos de metade... Vale a pena, Quico. Nem que seja para poder fazer bota-abaixo. :)

Abraço

por Quico » 1/3/2011 15:49

Caro QuimPorta:

A batata "começou a aquecer" (ou nem sequer existia) quando, por pressão de "vá lá se saber de quem!" :wink: , os bancos começaram a emprestar dinheiro para comprar mansões a quem não tinha condições nem para pagar uma barraca na Reboleira! Who cares?! Se o crédito passava de mão para mão em fracções de segundo... E se a Fannie Mae e o Freddie Mac estavam lá para garantir(!) tudo...

Mas estava muito bem! O que interessava era que assim estavam a ajudar os pobrezinhos com habitações "condignas", e a economia crescia nos dourados anos Clinton, e estávamos todos felizes... Muito melhor que anteriormente, em que os banqueiros desumanos da velha escola se empenhavam em se certificar que havia condições para conceder crédito e cortavam-no sem dó nem piedade aos pobrezinhos!

O pior foi quando a realidade chegou e a "batata", qual bola de neve, começou a tomar proporções mastodônticas... E aí, claro, desatando a "tocar o rasgadinho", há que inventar formas de passar a batata quente a outros, de formas mais ou menos desonestas. O resto da história é o que se sabe. Segundo o filme e a esquerda iluminada está neste parágrafo a "origem" da crise. :roll:

De quem é a culpa? Novamente dos mausões dos bancos, claro... esses gananciosos!
Onde realmente começou tudo? Há anos e anos que já ninguém se lembra.

por Quimporta » 1/3/2011 13:20

Quico Escreveu:Eu acho piada à descrição feita nos média como sendo sobre as origens da crise financeira.
Não é sobre "as origens" da crise financeira; eu diria que é sobre como instituições financeiras andaram a passar uma ENORME "batata quente" de umas para as outras e enganaram/vigarizaram investidores incautos.

Agora digam-me: o filme explica verdadeiramente a origem da "batata quente"? :wink:

Se bem me lembro o filme apresenta e argumenta na teoria de que a batata começa a aquecer no momento em que se permite que os bancos possam também especular.

Junte-se a isso a promiscuidade ente reguladores e regulados, e a debilidade da democracia de os partidos dependerem de financiamentos e tens a "batata quentinha e pronta a servir" :wink:

Como teoria está melhor suportada noutros sítios. Estes tipo de documentários propõe-se ser um veiculo de divulgação, e entraram na moda, ao ponto de já terem um publico fiel (ex.:Michael Moore, Al Gore...).

por Quico » 1/3/2011 10:13

Eu acho piada à descrição feita nos média como sendo sobre as origens da crise financeira.
Não é sobre "as origens" da crise financeira; eu diria que é sobre como instituições financeiras andaram a passar uma ENORME "batata quente" de umas para as outras e enganaram/vigarizaram investidores incautos.

Agora digam-me: o filme explica verdadeiramente a origem da "batata quente"? :wink:

por Quimporta » 1/3/2011 9:01

Romeu59... Este video já tinha passado por aqui.
A única coisa que vejo de fascinante no "documentário" do Jesse Ventura é como é que há alguém instruído que lhe dê crédito :oh: .
A associação da crise financeira ao "Legatus" é do mais caricato que existe. Pelo menos o Dan Brown reconhece que escreve romances...

Entre o "romance" do Jesse Ventura o "Inside Job" só mesmo o tema é o mesmo... E, como dizes, nalguma coisa até pode ter acertado :wink: ...

Abraço,

por Rockerduck » 28/2/2011 21:21

ÓSCAR - Inside Job – A Verdade da Crise é o melhor documentário

28.02.2011 - 03:27 Por PÚBLICO

A crise económica e financeira, que nos últimos anos tem afectado mercados de todo o mundo, abriu as portas do reconhecimento a Charles Ferguson e Audrey Marrs no Kodak Theatre: Inside Job – A Verdade da Crise venceu o Óscar para melhor documentário.

já estou a sacar
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por NunoFilipe » 16/11/2010 21:31

Quem gostar a seguir podem ver o episódio 3 da nova temporada de Conspiracy Theory
"Wall Street"
Premiered Fri, November 5 at 10P
Jesse goes inside the secret billionaire's boy's club to find out what caused the financial meltdown and how the group allegedly continues to manipulate and control the stock market and oil, gold and silver prices. From Wall Street to Washington, the governor barges in on the rich and powerful to demands answers

E a seguir sobre os campos de concentração da FEMA nos Estados Unidos.
"Police State" – NEW!
Premieres Fri, November 12 at 10P
It's been said the government has a plan to declare martial law and round up millions of United State citizens into concentration camps. Jesse may have found a conspiracy in plain sight as he investigates the proliferation of law enforcement Fusion Centers around the country. And they may be connected to hundreds of detention centers ready to accept prisoners at the stroke of a Presidential pen.

E na próxima Sexta sobre o assassinato do JFK
Never-published declassified CIA documents appear to support a link between the assassination of John F. Kennedy and the Watergate scandal that brought down Richard Nixon. To find out for sure, Jesse Ventura goes to Dallas, where he meets Lee Harvey Oswald's widow, Marina, and investigates the "Two Oswalds" theory that a CIA-groomed double killed JFK

Fonte: http://www.trutv.com/shows/conspiracy_theory/episodes/index.html

Registado: 18/6/2007 8:14

por romeu59 » 16/11/2010 15:22

No documentário de Jesse Ventura um sujeito resumiu bem as ramificações da Crise Financeira:

" Todos os caminhos vão dar a Roma."

Registado: 15/6/2010 19:45

também fui ver

por Primvs » 16/11/2010 10:25

Nao fiquei chocado com a história porque já toda a gente sabe como surge.

Surpresa com as burradas que andaram a fazer na Islândia!

Mas a verdadeira surpresa veio com as ligações das pessoas envolvidas no desenrolar da crise. Professores Universitários, conselheiros de Estado, Secretários do Tesouro...até o próprio Greenspan, todos sem excepção tinham trabalhado ou recebido dinheiro dos bancos de investimento...e mesmo com a crise já no seu apogeu, a não verem os problemas que existiam!

Que o esquema era grande, já o sabia...mas as suas ramificações para mim foram uma surpresa!
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por romeu59 » 16/11/2010 1:47

Informação intrigante referida no documentário de Jesse Ventura.

Neste thread do Google Finance um sujeito previu, com alguns meses de antecedência o dia exacto do colapso de 2008 (15 de Setembro).

http://finance.google.com/group/google. ... b590f931bf

reinhardt
View profile

(26 users)

More options Jul 18 2008, 11:36 am
From: reinhardt <servicec...@bellsouth.net>
Date: Fri, 18 Jul 2008 08:36:22 -0700 (PDT)
Local: Fri, Jul 18 2008 11:36 am

Subject: Re: Shorters and bears, your reign of terror is over!
Forward | Print | Individual message | Report this message | Find messages by this author

"Crash is in September."

yup

and the negative news that will move the market downward should occur
Sept 15

this organization below.. runs the show

http://www.legatus.org/public/index.asp

the money laundering occurs just prior to the pilgrimage to rome and
the checks are written during the pilgrimage and the checks clear by
September 14 and the negative news leaks out (something along the
lines of "insider trading on a mass scale at a major brokerage) then
they start crossing the "t"s and dotting the "i"s on Sarbanes-Oxley II

SOX II will certainly protect the working class' nest-eggs fur sure!

Por outro lado referiu que, quem manda no "show" ( entenda-se sistema financeiro) é uma organização católica chamada LEGATUS. Algo comparável à OPUS DEI para terem uma ideia.

Bem sei que o mais provável é que o sujeito tenha acertado por acaso. Investiguem e tirem as vossas conclusões.

por romeu59 » 14/11/2010 2:31

Este documentário fascinante trata dos mesmos temas:

http://www.youtube.com/watch?v=AvaGbb6P ... re=related

Jesse Ventura's "Conspiracy Theory": Wall Street PART 1/3

Jesse goes inside the secret billionaire's boy's club to find out what caused the financial meltdown and how the group allegedly continues to manipulate and control the stock market and oil, gold and silver prices. From Wall Street to Washington, the governor barges in on the rich and powerful to demands answers

Off Topic : Inside Job - A Verdade da Crise

por Garfield » 12/11/2010 3:15

Lusomundo Escreveu:Através de uma pesquisa extensiva e entrevistas com economistas, políticos e jornalistas, "Inside Job - A Verdade da Crise", mostra-nos as relações corruptas existentes entre as várias partes da sociedade. Narrado pelo actor Matt Damon e realizado por Charles Fergunson, este é o primeiro filme que expõe a verdade acerca da crise económica de 2008. A catástrofe, que custou mais de $20 triliões, fez com que milhões de pessoas tenham perdido as suas casas e empregos.

Vi.
Fiquei ainda mais revoltado.
Recomendo.

BN
Garfield
Anexos
InsideJob.png
InsideJob.png (291.67 KiB) Visualizado 4076 vezes

Registado: 9/2/2005 4:29

Quem está ligado: