Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

E o mais difícil no forex é…

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por migluso » 22/11/2010 18:10

AutoMech Escreveu:O forex é um mercado como qualquer outro.

:shame: É melhor que qualquer outro... :mrgreen:

Claro, gostos não se discutem, é apenas a minha opinião pessoal...

Abraço e SL AutoMech... you know what i mean... :mrgreen:
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Automech » 22/11/2010 18:00

axman Escreveu:É a F1 dos investidores. Se não tens motor nem vale a pena entrar.. É um mercado de especulação pura e dura. Apesar disso, considero que é um instrumento fantástico para quem tiver tempo, paciência, método e sangue-frio. Infintimamente mais interessante que as acções. Para o ano devo voltar..

Não concordo nada com isto.

Se podemos comprar 2.000 euros de acções da Sonae porque é que não podemos comprar 2.000 euros de EURUSD ?

A alavancagem está disponível mas não é obrigatória. O forex é um mercado como qualquer outro.

Registado: 4/6/2010 12:12

por axman » 22/11/2010 17:39

Deixo aqui o meu testemunho.

Durante o primeiro mês, consegui acumular ganhos muito significativos: para um montante investido de 2.000€ cheguei a ter uma mais-valia de 4.000€. Cheguei a ganhar mais de 1.000€ num trade de 5 minutos.. Nessa altura deveria ter saído..

Por essa altura passava dia e noite colado aos 3 monitores de 23'' abertos e forma de "U". O stress era imenso e as 12h do dia passavam em segundos.. A alavacagem era monstruosa..
Acordava de madrugada para ver a evolução de uma dada posição..

Ao segundo mês as coisas começaram a correr mal, principalmente depois de alguns trades desastrosos em que perdi +50% da $. Ainda meti mais uns 1.000€ a 2.000€ na "slot" e perdi-os no espaço de dias. No total perdi perto de 4.000€.

Felizmente 4.000€ não são uma grande moça no meu património financeiro mas foi de qualquer maneira dinheiro mal gasto. Podia ter feito umas ricas férias :)

Nessa altura decidi parar e analisar as lições aprendidas. Até hoje ainda não voltei ao Forex.

É a F1 dos investidores. Se não tens motor nem vale a pena entrar.. É um mercado de especulação pura e dura. Apesar disso, considero que é um instrumento fantástico para quem tiver tempo, paciência, método e sangue-frio. Infintimamente mais interessante que as acções. Para o ano devo voltar..

Registado: 1/8/2009 0:16

Eu nao acredito em bruxas; mas que as há .... la isso há!!!

por alvim » 22/11/2010 16:33

Eu pessoalmente ja passei incontaveis horas em frente aos monitores, a analizar e a investir em forex.

ja tive grandes lucros, mas principalmente grandes prejuizos.

Muitas vez há movimentaçoes "estranhas"....
De tal forma que comecei a investir, com 2 plataformas abertas....e surpresa.... ás vezes havia desfazamento de segundos (o que é uma eternidade em forex)

Muitas vezes entrei no mercado,quando um indicador SAR mudava....com Stops de 22pips.... 80% das vezes,fiquei a arder;
Bem; e se fosse de madrugada....era uma questao de 2 a 3 minutos a "rebentar". Até parecia que o mercado "tinha olhos".

Registado: 29/11/2007 1:52

por tonirai » 16/11/2010 4:39

AutoMech Escreveu:Esse tipo de sistema do 'aguentar' parece-me mais o sistema da fezada.

Daqueles usados por quem comprou BES a 13 ou 14 e as tem hoje a 3.5, quem comprou EDPR a 8 e hoje tem-as a 4 ou quem comprou Mota Engil a 6 ou 7 e hoje as tem a 2.

Não é uma questão de fundo de maneio. Parece mais o velhinho e conhecido sistema do "eu só perco quando vendo".

Eheh, tal e qual :lol:

Registado: 19/4/2007 18:26

por Automech » 16/11/2010 3:06

Batmax Escreveu:
tonirai Escreveu:
Batmax Escreveu: o segredo esta no Risk Money Management, tipo aguentar posições perdedoras de -5000€ e fecha-las a ganhar +2000€ ou mais ou menos dependendo da trend,

:shock:
Consideras isso "bom MM"?! :roll:
Olha, eu não concordo nada que seja preciso isso para ser possível ganhar no Forex...
Mas atenção que não digo que quem faça isso, não ganhe - há estratégias para tudo... simplesmente afirmo que essa não é de longe a única nem a melhor abordagem.

Eu falei dependendo do fundo de maneio ;).

Eu acho que não tem nada a ver com o fundo de maneio ou ter ou não 'bolsos' fundos.

O que estás a dizer é que para ter um lucro de 2.000 estás disposto a ter um máximo movimento adverso (MMA) de -5.000, ou seja, um MMA que é duas vezes e meia o lucro que pretendes.

Isso pressupõe um sistema que vai (bastante até) contra a posição inicial o que irá, provavelmente, exigir uma % de acertos bastante alta para compensar as vezes em que não recupera.

Porque se não for assim, então significa que a posição recupera sempre. E nesse caso o errado é o setup de entrada que deve ser mais tarde, de forma a apanhar um preço melhor.

Esse tipo de sistema do 'aguentar' parece-me mais o sistema da fezada.

Daqueles usados por quem comprou BES a 13 ou 14 e as tem hoje a 3.5, quem comprou EDPR a 8 e hoje tem-as a 4 ou quem comprou Mota Engil a 6 ou 7 e hoje as tem a 2.

Não é uma questão de fundo de maneio. Parece mais o velhinho e conhecido sistema do "eu só perco quando vendo".

Registado: 4/6/2010 12:12

por Mario-255 » 16/11/2010 0:39

tonirai,

Esclareço que sou “o” colega e não “a” colega.
Agradeço aos “forenses” terem me colocado no caminho do forex, porque foi aqui num destes fóruns que o meu interesse foi despertado, depois de já ter passado um bom tempo a estudar o mercado accionista. Ainda há poucos meses um pip era para mim uma entidade esotérica.

Depois disso fui atrás de livros, artigos, sites e fóruns sobre forex. Se bem que boa parte das técnicas em forex não difiram da análise técnica padrão, as formas de abordar o forex como um todo divergem de autor para autor de forma drástica, parecendo até que estão a falar de coisas distintas. Claro que há certas constantes, gestão de risco e do dinheiro, parte psicológica, os conceitos básicos, mas mesmo nestes casos cada um fala uma linguagem diferente e dá uma ênfase muito própria que torna tudo como uma paisagem difusa.

Em parte isto deve-se ao forex ser algo novo para as massas e não ter havido ainda tempo suficiente para a poeira assentar, e isto é na verdade uma vantagem para quem consiga se orientar no caos. O forex faz lembrar um pouco a entrada em cena dos jogos de póquer sem limite de apostas. Autores como Sklansky confessam a dificuldade em escrever um livro sobre o “No-limit Texas Hold’em”. É “fácil” teorizar sobre jogos limitados, que não têm muitas surpresas e podemos ver metodicamente todas as possibilidades. Mas nos jogos sem limite a qualquer momento alguém pode fazer “all in”, é tudo mais inesperado e dependente de capacidades “viscerais”, da persistência psicológica, e não tanto de um conhecimento das partes “estáticas” do jogo. O forex, como mercado largamente desregulado e com possibilidades de grande alavancagem, e logo grandes ganhos e perdas, é como o “No-limit Texas Hol’em” dos mercados financeiros, pelo menos para nós meros mortais.

Atrevo-me a dizer que, no longo prazo, é mais fácil ganhar dinheiro no forex do que no póquer. O forex é mais complicado de início, tem muitas variáveis e muitas oportunidades para nos despistarmos. Mas persistindo e aprendendo, o que não está garantido, torna-se mais fácil. Já no póquer, outro jogo de soma nula, quando subimos de escalão vamos defrontar adversários cada vez mais duros e que estão lá para nos derrubar, e que se adaptam muito rapidamente às novas situações de jogo. No forex também temos adversários, mas se bem que estes também evoluam, o adversário padrão, por assim dizer, é sempre mediano, isto se tivermos o bom senso de “jogar” apenas nos momentos adequados.
A consciência é sempre consciência da consciência. (Louis Lavelle)

Registado: 15/11/2010 12:00

por tonirai » 15/11/2010 23:12

zecatreca Escreveu:Bom post colega Lavelle.

Ja agora, desculpem meter a colherada:

Para mim, o grande problema do forex, são as comissões, spread. Cada vez que abro uma posição são 5euros e cada vez que fecho mais 5. Se passar de um dia para o outro mais cinco... dammmmboy....se tentar fazer day trade vou à falência :mrgreen:
Se for um position trader por exemplo durante um mês: 5de abertura+ 30diasx5=150 + 5de fecho. Ou se transaciona uma grande quantidade de posiçoes (e convem estar do lado certo do mercado) ou entao não vale apena. :? É preferivel ir ao banco comprar dolares (por exemplo) e esqueçer durante algum tempo.

Nota: Utilizo o Bestrading.

Cumprimentos

Zeca, óbvio que isso não é uma corretora adequada ao daytrading :P
Para isso, arranja uma em que só pagues o spread (e um bom spread de preferência).

Claro que, para quem só paga spread, quando negociar regularmente certos volumes, acaba por pagar também balúrdios em spread (do tipo spread de 2 pips, 2 lots transaccionados, 40€ de comissões em spread)... mas quando lá chegarmos, será altura de mudar de corretora e/ou de sistema de comissões :mrgreen:

Já agora, ficam também os meus parabéns à(o) Lavelle, por um post muito claro e muito bem escrito.
Se já tens essa clarividência de análise e síntese, estás no bom caminho :wink:

por superbem » 15/11/2010 23:11

zecatreca Escreveu: É preferivel ir ao banco comprar dolares (por exemplo) e esqueçer durante algum tempo.

No banco é que pagas um spread absurdo...
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por Zecatreca_1001 » 15/11/2010 22:58

Bom post colega Lavelle.

Ja agora, desculpem meter a colherada:

Para mim, o grande problema do forex, são as comissões, spread. Cada vez que abro uma posição são 5euros e cada vez que fecho mais 5. Se passar de um dia para o outro mais cinco... dammmmboy....se tentar fazer day trade vou à falência :mrgreen:
Se for um position trader por exemplo durante um mês: 5de abertura+ 30diasx5=150 + 5de fecho. Ou se transaciona uma grande quantidade de posiçoes (e convem estar do lado certo do mercado) ou entao não vale apena. :? É preferivel ir ao banco comprar dolares (por exemplo) e esqueçer durante algum tempo.

Nota: Utilizo o Bestrading.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:54

por Mister Peter » 15/11/2010 22:48

Muito bom post! Parabens..

para quem faz trades baseado em analise tecnica, o mercado de accoes/indices é mais aconselhavel. o forex é mais para quem consegue controlar a ansiedade e para quem domina a psicologia do mercado. a razão de haver mais perdedores no forex é a questão da alavancagem. como o forex permite alavancar mais que qualquer outro mercado, logo atrai as pessoas que queiram ganhar dinheiro rápido, arriscam e quando tudo parece estar a correr bem, com lucros nunca mais visto, tornam-se ganantes até que um dia caem no erro e quando já tudo corre mal descontrolam-se até acabarem falidos :mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol:

Registado: 19/10/2009 16:24

por tonirai » 15/11/2010 22:45

Batmax Escreveu:No forex por vezes temos de fazer mais trades para diminuir-mos entradas que não correram tão bem, há uma estratégia bem definida com alguma cobertura pelo meio etc, como referi só se tira proveito ao fim de se perder algum senão bastante, bons trades.

Bom, lá está... diferentes maneiras de se negociar e de se ver a coisa :)

Pela maneira como falas, deduzo que te refiras a trades de longo prazo ("temos de fazer mais trades para diminuir-mos entradas que não correram tão bem")... mas sabes que não é a única maneira de se negociar, nem de se fazer lucros.

Eu nunca reforço um trade perdedor (cuja entrada não correu tão bem), e tenho sempre hard stops, no mínimo de valor igual ao target. Mas quem negoceie prazos alargados, até compreendo que o faça, ainda que fora da minha "especificação" de risco.

Eu sou daytrader, daí não se aplicar esse conceito... se a entrada foi má, sou stopado e espera-se pelo próximo trade/setup.
E também se faz lucro assim :wink:

Agora... concordo a 100% que, antes de se atingir um ponto em que se tem lucros regularmente, se tem de perder algum ou bastante dinheiro antes :lol:
Mas também não é preciso rebentar nenhuma carteira :wink:

No fundo, para mim, negociar Forex assemelha-se muito com negociar CFDs... as pessoas é que fazem do Forex um bicho papão - provavelmente devido à elevada alavancagem disponível que, não me canso de dizer, só usa quem quer.

por Supermann » 15/11/2010 22:31

É preciso fazer mais trades? Porque carga de água?

É tão igual como as acções... a unica diferença é a alavancagem agora, quem quiser usa-a quem não quiser pode não usar...

Não é preciso fundo de maneio elevado... é preciso tao elevado como em acções... (ou cfd's de acçoes)

Registado: 18/12/2009 18:54

por Batmax » 15/11/2010 21:52

No forex por vezes temos de fazer mais trades para diminuir-mos entradas que não correram tão bem, há uma estratégia bem definida com alguma cobertura pelo meio etc, como referi só se tira proveito ao fim de se perder algum senão bastante, bons trades.
User mudou de nick - > Wallstreetrader

Registado: 29/11/2007 2:13

por tonirai » 15/11/2010 21:22

Batmax Escreveu:Eu falei dependendo do fundo de maneio ;).

OK, está bem... mas isso aplica-se a qualquer outro tipo de negociação - por exemplo, aqueles que entram em acções com determinado objectivo, mas vai sempre caindo e eles guardam (ou até reforçam) até voltar a subir e dar lucro.
O fundo de maneio tem de ser bom (não precisar da massa) para aguentar ou mesmo reforçar.

por Batmax » 15/11/2010 21:06

tonirai Escreveu:
Batmax Escreveu: o segredo esta no Risk Money Management, tipo aguentar posições perdedoras de -5000€ e fecha-las a ganhar +2000€ ou mais ou menos dependendo da trend,

Olha, eu não concordo nada que seja preciso isso para ser possível ganhar no Forex...
Mas atenção que não digo que quem faça isso, não ganhe - há estratégias para tudo... simplesmente afirmo que essa não é de longe a única nem a melhor abordagem.

Eu falei dependendo do fundo de maneio ;).

por tonirai » 15/11/2010 20:45

por superbem » 15/11/2010 20:10

Forex é como negociar acções, tem que se ter em conta o risco em igual medida.

Cada posição com stop loss a 3% do capital total.
As plataformas não indicam isso em lado nenhum porque não lhes interessa, é uma folhinha de excel a fazer as contas para saber o volume respectivo para cada trade.

Tal como nas acções.

Espero ter ajudado.
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por migluso » 15/11/2010 19:24

Lavelle,

Parabéns pelo post. Muito bom.

Na minha modesta opinião, considero mais arriscado negociar matérias-primas ou índices do que negociar no forex, especialmente devido a um factor - os gaps, que ocorrem quer na abertura dos mercados quer quando saem notícias importantes.

Quanto a ganhar dinheiro no forex, é tão difícil como ganhar dinheiro com índices ou matérias-primas. Ganhar dinheiro um ou dois anos seguidos a mim diz-me pouco. Ganhar dinheiro durante 5 anos, de forma consistente e sem grandes drawdowns, já é mais revelador da capacidade do trader.

cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Batmax » 15/11/2010 19:02

Forex é para "prós" e mesmo assim também se perde de vez em quando, o segredo esta no Risk Money Management, tipo aguentar posições perdedoras de -5000€ e fecha-las a ganhar +2000€ ou mais ou menos dependendo da trend, digo-vos que para isto acontecer só mesmo que já ganhou muito e tem um bom fundo de maneio, pois se assim não for tem os dias contados, não aconselho a pessoas com problemas de coração ;).

por LTCM » 15/11/2010 17:30

Seaman Escreveu:Alguém aqui pode afirmar que ganha dinheiro de uma forma consistente negociando no Forex?

Sim. Mas não sou eu.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Ulisses Pereira » 15/11/2010 17:19

lavelle, não te preocupes com a extensão dos posts. Quando são bons, como este que escreveste, nada é demais.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Seaman » 15/11/2010 17:10

Alguém aqui pode afirmar que ganha dinheiro de uma forma consistente negociando no Forex?

Registado: 4/4/2009 0:57

E o mais difícil no forex é…

por Mario-255 » 15/11/2010 17:01

As “inquietações” que aqui expresso são as de um iniciado no forex, mas penso que, em parte, também serão partilhadas por alguns dos mais experientes e poderão ser aplicadas a outros tipos de mercado com as devidas adaptações. Não é uma lição de forex, são realmente inquietações porque se tratam de aspectos sobre os quais tomei nota e permanecem em larga medida misteriosos para mim.

Num mercado como o forex, onde se diz que 90% dos participantes perde dinheiro e só 5% têm lucros consistentes (embora os dados revelados recentemente por corretoras norte-americanas sejam mais auspiciosos), surge naturalmente a pergunta sobre onde se encontra a suprema dificuldade deste tipo de negociação. Podemos elencar os seguintes aspectos com que o trader do mercado de forex terá de lidar (ignorar alguns destes aspectos significa também a tomada de decisões “por defeito”, já que não se pode fugir a certas consequências derivadas da omissão):

1. Aspectos básicos (pares de moedas, pips, lotes, alavancagem, tipos de ordens, etc.);

2. Estrutura temporal do mercado de forex – Apesar de ser um mercado aberto 24h por dia, pelo menos 5 dias por semana, não é indiferente o período de negociação. Há que considerar as características das sessões de Sidney, Tóquio, Londres e Nova Iorque, as suas aberturas, interposição de sessões, etc., de forma a seleccionar os períodos mais propícios para a negociação. Há que considerar ainda o final da sessão de sexta-feira em Nova Iorque e a abertura ainda no Domingo à noite em Sidney, que são negociáveis mas é preciso saber com o que podemos contar. Entra aqui também o calendário de eventos possivelmente disruptivos, que inclui a divulgação de relatórios económicos importantes e a intervenção de bancos centrais.

3. Métodos de trading – O trader poderá ter vários posicionamentos face ao mercado (“scalper”, “day trader”, “swing trader”, “position trader”), e há defensores e detractores de cada uma destas posturas, com argumentos que versam sobre os custos de trading, a ansiedade, a qualidade de vida e a validade intrínseca das técnicas subjacentes a cada posicionamento. Cada tipo de posicionamento tem uma panóplia de técnicas disponíveis, contudo a situação complica-se porque algumas técnicas supostamente adequam-se a todas as “time frames”. A abordagem técnica também pode variar bastante e, falando em termos gráficos, há quem apenas se socorra das variações de preços, alguns padrões de “candlesticks” e alguns suportes resistências e depois há quem junte a isso um sem número de indicadores e osciladores, por vezes com parametrizações exóticas. Junta-se ainda a isto métodos que se encontram à venda, automáticos ou não, mas sempre prometendo lucros espantosos.

4. “Market Sentiment” e Fundamentais – Penso que no forex não existe um dualismo tão grande entre análise fundamental e análise técnica como se verifica na bolsa, vigorando mais uma aproximação pragmática. Junta-se a isto ainda a ciência esotérica do sentimento de mercado.

5. Gestão de Risco – Refiro-me aqui às decisões relacionadas com os rácios P/L, onde e como entrar no mercado, onde colocar as ordens “take profit” e “stop loss”, usar ou não os “trailing stops”, etc. Pode-se ver esta gestão de risco como já estando embutida nos métodos de trading, contudo penso que se pode ver também como uma “ciência” à parte, especialmente quando suspeitamos que a nossa corretora pode vir a negociar contra nós.

6. Gestão do dinheiro – É uma filtragem essencial que, em última análise, vai decidir se entramos ou não na posição e, em caso afirmativo, qual o tamanho do lote. Existe a fórmula padrão de limitar o risco em cada trade em 2% do valor da nossa conta, mas com base em bons registos do nosso trading podemos atribuir, mais tarde, percentagens diferentes de risco a cada uma das nossas técnicas com base na taxa de retorno que elas nos oferecem historicamente. A gestão do dinheiro é também um item que permite, penso eu, desmistificar a questão da alavancagem no forex, que penso ser em geral um assunto mal colocado. Isto é algo que gostaria de abordar em outro post.

7. Disciplina e psicologia do trading – Diz-se que a disciplina faz milagres e que a psicologia é tudo no trading. Medo, ganância e desejo de vingança são os nossos maiores inimigos e que nos fazem perder não só o dinheiro da nossa conta mas também oportunidades que deixamos passar.

8. Registo de trading – É a parte chata do trading, se bem que facilitada pelas plataformas actuais. Apenas tendo um “trading journal” podemos avaliar a nossa evolução enquanto traders e planear decisões estratégicas com base em dados objectivos.
9. Relação com as corretoras – Em primeiro lugar temos que escolher uma corretora, ou várias, que tipo de conta. Baseamo-nos na fiabilidade das plataformas, na seriedade que as corretoras transpiram, spreads utilizados, rapidez na execução (por vezes uma execução lenta pode estar a nosso favor se tivermos dados alternativos que nos cheguem mais rapidamente). É uma grande preocupação de muitos traders que as corretoras entrem na negociação de forma a prejudicar os clientes. Afinal o mercado é descentralizado e em grande parte desregulado e uma corretora, se for um “market maker”, pode nos dar um preço a seu favor longe do “preço real”, pode nos tentar apanhar os stops (a corretora sabe onde os colocamos e pode sempre falar com outras corretoras), pode aumentar os spreads em momentos de grande volatilidade, pode até mesmo bloquear a nossa entrada no mercado se ela estiver em má posição. Seja ou não esta uma prática generalizada pela maior parte das corretoras, o trader só é uma vítima inerme se não adoptar “contra-medidas” adequadas.

Conclusão: Poderia ter logo começado pela conclusão e dizer, afinal, qual é a parte mais difícil no forex, no meu ponto de vista. Contudo, ao fazer esta longa lista penso que ressalta mais facilmente qual é a verdadeira dificuldade do forex, e que poderíamos estender para outro tipo de mercados. Então, no meu ver, o que é realmente difícil no forex não é dominar algum aspecto em particular mas ter que lidar com todos eles ao mesmo tempo. Um trader experiente poderá dizer que o mais difícil é a disciplina e a psicologia do trading, porque ele já afinou os outros aspectos e já ganhou um grande conhecimento do mercado, ainda que intuitivo. Contudo, para quem se inicia, a verdadeira dificuldade é ter que se mexer tendo tantas pernas como a centopeia.

No trading real se algum dos aspectos falhar nós podemos começar a perder, e a perder feio. Poderá até ser algo fácil de ultrapassar, mas com tantas variáveis para lidar o verdadeiro erro pode nem ser detectado até ser tarde demais e já estarmos falidos ou ter desistido. E também podemos ter golpes de sorte e começar a ganhar e ficarmos confiantes em capacidade que realmente ainda não temos, e isso pode ser trágico no médio prazo.

É hoje fácil de encontrar informação sobre os vários aspectos do trading. Fácil demais, diria, já que a informação é tanta que se torna difícil saber como digeri-la. Em primeiro lugar há que fazer a distinção entre o trigo e o joio. Mas mesmo restando apenas informação útil, válida, ainda assim as abordagens são tantas e, até certo ponto incompatíveis, que nos vamos bloquear ao tentar integrar tudo aquilo em nós. Fazendo uma analogia desportiva, jogar rugby não é melhor nem pior do que jogar golfe, mas se optarmos por um destes desportos vamos desenvolver um corpo que nos torna desajustados para o outro. Além disso, mesmo os livros de forex que tive oportunidade de ler têm uma estrutura conceptual pobre e dificilmente dão uma imagem geral do que é a negociação em forex. Vai ter que ser o trader a criar essa estrutura na sua mente.

Em suma, eu diria que a verdadeira dificuldade no forex é ter um plano de trading adequado. Na verdade, eu diria, 3 planos de trading:

1. Plano de aprendizagem – Inclui aprendizagem de todos os aspectos do trading, que prossegue em contas de demonstração e naturalmente não termina quando se chega ao “mundo real”;

2. Plano executivo de trading – Plano quase de tipo militar, onde já está prevista a abordagem ao mercado e a selecção de todas as variáveis e produção de registo de trading. Fiz a analogia militar para enfocar a disciplina e o controlo psicológico, não para dar a entender que se trata de uma coisa estática, porque numa guerra nunca sabemos como vai atacar o inimigo, assim como nunca sabemos o que vai acontecer no mercado;

3. Plano de longo prazo – Plano de mais alto nível, focado da selecção das melhores técnicas e numa gestão do dinheiro que maximize os lucros. É aqui que temos a possibilidade de enquadrar o trading nos nossos objectivos de vida.

Peço desculpa pelo comprimento do post. Prometo que vou tentar compensar o tamanho porventura anormalmente alongado dos posts com a reduzida frequência dos mesmos.
A consciência é sempre consciência da consciência. (Louis Lavelle)

Registado: 15/11/2010 12:00

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, zulu404 e 271 visitantes