Acordem ! A dívida de Portugal a 10 anos está altíssima
Garfield Escreveu:O Estado português devia democratizar ainda mais o investimento nos Certificados do Tesouro como forma de melhorar o seu financiamento e reduzir o défice externo da nação.
Reparem que nas actuais condições as Obrigações do Tesouro pagam 7% e os impostos sobre esse rendimento são cobrados pelos Estados onde os investidores estão presentes.
Ou seja, Portugal envia anualmente 7% da sua divida publica para fora agravando ainda mais o desequilibrio da nação e empobrecendo-a lentamente.
No caso dos Certificados do Tesouro o Estado acaba por pagar efectivamente uma taxa de juro na ordem dos 4,435% já liquida de impostos.
Impostos esses que são cobrados em Portugal aos residentes.
Tambem por outro lado esse juro pago pela nação acaba distribuido na propria economia ao ser entregue aos cidadoes portugueses não gerando desta forma um empobrecimento do país.
Entre 7% e 4,435% a escolha parece obvia.
Dificil é gerir o conflito de interesses com a banca nacional e a desconfiança por parte dos investidores dada a constante alteração das regras deste tipo de investimento tal como sucedeu com os Certificados de Aforro.
BN
Garfield
Ficha do Produto : http://www.ctt.pt/fectt/export/download/particulares/ofertanacional/produtosfinanceiros/prodpoupseguros/cert_tesouro_outubro2010.pdf
Mas 4,435% anualmente desde o 1º ano ?
Na subscrição é fixada e garantida a taxa de juro que o aforrador auferirá no final do 10ºano.
Então e o que se vai passar até ao 10º ano? Vou receber 1%-2% anualmente?
- Registado: 29/11/2007 11:45
O Estado português devia democratizar ainda mais o investimento nos Certificados do Tesouro como forma de melhorar o seu financiamento e reduzir o défice externo da nação.
Reparem que nas actuais condições as Obrigações do Tesouro pagam 7% e os impostos sobre esse rendimento são cobrados pelos Estados onde os investidores estão presentes.
Ou seja, Portugal envia anualmente 7% da sua divida publica para fora agravando ainda mais o desequilibrio da nação e empobrecendo-a lentamente.
No caso dos Certificados do Tesouro o Estado acaba por pagar efectivamente uma taxa de juro na ordem dos 4,435% já liquida de impostos.
Tambem por outro lado esse juro pago pela nação acaba distribuido na propria economia ao ser entregue aos cidadoes portugueses não gerando desta forma um empobrecimento do país.
Dificil é gerir o conflito de interesses com a banca nacional e a desconfiança por parte dos investidores dada a constante alteração das regras deste tipo de investimento tal como sucedeu com os Certificados de Aforro.
BN
Garfield
Ficha do Produto : http://www.ctt.pt/fectt/export/download/particulares/ofertanacional/produtosfinanceiros/prodpoupseguros/cert_tesouro_outubro2010.pdf
BN
Garfield
mais_um Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Ninguem aqui fez uma compra deste material para manter tipo " deposito a prazo "?
Boas!
Se estiveres a referir-te às OT portuguesas, considero que os CT são mais flexiveis e tens outro tipo de garantias que as OT não tem. Dai eu ter optado pelos CT em Outubro.
Penso que em Dezembro os CT deverão ter uma taxa entre os 6,4 e 6,8.
Se quiseres "arriscar" tens as OT gregas, com YTM a 12,04%, com terminus a 20-08-2014. No Big o investimento minimo é 3324,84€, já com taxas e comissões.
Já agora considera esta noticia:A contribuir para o alívio das tensões está uma clarificação de que um futuro mecanismo de estabilização do euro, que poderá requerer que os investidores participem nos custos de um resgate a uma economia, não será aplicado à dívida que já se encontra no mercado.
Ola
Os CT terao 6,4 e 6,8 no 10º ano,
No momento da aquisição, dão-te valores de referência, mas nunca saberás o rendimento no 10º ano, Certo?
Estava convencido que aquando da subscrição davam-te as taxas que podes contar ao longo dos anos.
Ex. actual:
Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 1,50%
Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos - 4,30%
Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 5,65%
Editado pela última vez por Pedro Miguel em 14/11/2010 12:38, num total de 1 vez.
AutoMech Escreveu:Mas a questão é que se há falta de médicos (isto carece de confirmação) a única forma, no imediato, agora, hoje, é eles virem de algum lado.
Vocês podem vociferar contra as politicas passadas, contra o que não se fez, etc. mas se a falta dos médicos é hoje, é hoje que tem de ser resolvida.
Ou vêm de fora ou vêm os reformados, criando-lhes uma (indesejada) excepção.
A não ser que vocês tenham alguma solução melhor para resolver o problema hoje e gostaria muito de a conhecer.
O meu comentário é condicionado, repito, pela confirmação efectiva de haver falta de médicos. Já alguém disse que não. Eu não sei.
Tá resolvido o problema: vêm da Colômbia

Ministério da Saúde contrata 100 médicos colombianos
Catarina Duarte
03/11/10 00:05
economico.pt
Estrangeiros vêm ajudar a compensar a falta de médicos nos cuidados de saúde primários, agravada pela corrida às reformas.
O Ministério da Saúde prepara-se para contratar 100 médicos colombianos para integrar o Serviço Nacional de Saúde e ajudar a combater a carência de médicos nos cuidados de saúde primários. A vinda destes médicos para Portugal acontece ao abrigo de um protocolo de cooperação entre o Governo português e o Governo colombiano, confirmou ao Diário Económico fonte oficial da Embaixada da Colômbia em Lisboa.
Ao que o Diário Económico apurou, a maior parte destes profissionais vai integrar as unidades locais de saúde da região da grande Lisboa, reforçando o número de médicos de família.
Contactado pelo Diário Económico, o Ministério da Saúde não confirma a contratação dos 100 médicos colombianos, mas assume que "está em curso uma prospecção em diferentes países, não estando contudo concluído qualquer processo de recrutamento". Fonte oficial do ministério acrescenta que a contratação de médicos estrangeiros "implica uma sucessão de procedimentos de avaliação e de validação de competências, por forma a assegurar a qualidade dos eventuais recursos humanos a contratar". A tutela reconhece ainda que "a escassez de médicos em Portugal, sobretudo na área de medicina geral e familiar, tem obrigado à adopção de medidas extraordinárias que permitam ultrapassar esta dificuldade transitória".
O problema da falta de médicos, que resulta dos ‘numerus clausus' que limitaram as entradas nas faculdades de medicina nas décadas de 80 e 90, agravou-se este ano com corrida dos médicos às reformas antecipadas. Desde o início do ano, já deram entrada nos serviços mais de 500 pedidos de reforma, dos quais cerca de 300 apresentados por médicos de família, disse ao Diário Económico o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), Mário Jorge Neves.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Mcmad Escreveu:Atenção que os últimos dados que verifiquei, se não estou em erro no BP já vamos quase nos 300% do PIB.
há algum problema especial com o nr 300?
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
mais_um e pocoyo, voces deviam estar a falar um com o outro via messenger etc...
eu não percebo nada da vossa discussão.
a taxa a descer, o futuro é lindo não vai chover nos próximos tempos a temperatura será sempre 30C...
as crianças saudáveis, a mulheres bonitas e os homens... pois não faço ideia...
abraço a todos
eu não percebo nada da vossa discussão.
a taxa a descer, o futuro é lindo não vai chover nos próximos tempos a temperatura será sempre 30C...
as crianças saudáveis, a mulheres bonitas e os homens... pois não faço ideia...
abraço a todos
- Registado: 19/4/2005 11:11
Krupper Escreveu:E no caso das CTs? Sabes como funciona nesses casos?
Desde que existem os certificados de aforro e os certificados do tesouro, o Estado nunca falhou nos pagamentos, por isso podemos apenas especular. O que a lei diz é que o capital e os juros são garantidos e não estão dependentes de nada, por lei o Estado assume sempre essa divida.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:pocoyo Escreveu:Ultima pergunta, e não pode haver um perdão de divida?
Sim, podes sempre perdoar a divida ao Estado, mas a decisão é tua...![]()
![]()
Ou o Estado nacionalizar todas as contas bancarias e bens...
![]()
![]()
Não contes comigo para isso... mas estiveste bem.

mais_um Escreveu:Agora mais a sério, juridicamente as OT são diferente dos CT. No caso das OT, o Estado entrar em default pode ser prolongar o prazo das mesmas, suspender o pagamento de juros, etc...
Parte do principio que nos CT, não.
pocoyo Escreveu:Ultima pergunta, e não pode haver um perdão de divida?
Sim, podes sempre perdoar a divida ao Estado, mas a decisão é tua...

Agora mais a sério, juridicamente as OT são diferente dos CT. No caso das OT, o Estado entrar em default pode ser prolongar o prazo das mesmas, suspender o pagamento de juros, etc...
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
pocoyo Escreveu:Olha se calhar a pergunta é parva, mas e se o país falir?
Se o país falir (entrar em default) não desaparece, ao contrario de uma empresa. A divida continua valida e é reconhecida pelos nossos tribunais.
pocoyo Escreveu:
No caso dos DPs existe um fundo de garantia, no caso dos CTs, nada me safará de ficar sem o dinheiro. Ou não?
E quem te garante que o fundo de garantia tem fundos suficientes para acudir a toda a gente? Alem disso existe um limite para essa garantia.
Como eu costumo dizer, a unica coisa que temos garantido é a morte...

Supermann Escreveu:Garantidos se nao houver default como é obvio... mas percebi a tua ideia. Garantido no sentido de querer resgatar antes do vencimento... ao passo que nas OT's é preciso ir até a maturidade sendo que antes disso pode haver perda de capital.
Entre investir em OT's ou CT's eu também ponho a minha escolha nos CT's - isto para quem nao quer especular no preço como é obvio.
Correcto, embora continue tentado pelas OT gregas de 2014, mas penso que vou esperar pela definição do fundo europeu de resgate permanente antes de tomar uma decisão.
Garantidos se nao houver default como é obvio... mas percebi a tua ideia. Garantido no sentido de querer resgatar antes do vencimento... ao passo que nas OT's é preciso ir até a maturidade sendo que antes disso pode haver perda de capital.
Entre investir em OT's ou CT's eu também ponho a minha escolha nos CT's - isto para quem nao quer especular no preço como é obvio.
- Registado: 18/12/2009 18:54
pocoyo Escreveu:mais_um Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Ninguem aqui fez uma compra deste material para manter tipo " deposito a prazo "?
Boas!
Se estiveres a referir-te às OT portuguesas, considero que os CT são mais flexiveis e tens outro tipo de garantias que as OT não tem. Dai eu ter optado pelos CT em Outubro.
Olá, sem te enervares.![]()
Investiste em CT, porquê?
Não há risco?
Os juros são garantidos?
E o capital?
PS. Bem com tanta pergunta podes-te enervar, mas pouco.
Eheheheh, está tranquilo que eu não mordo... por vezes parece que sou rispido, mas é da forma de escrever.
Para diversificar os investimentos, porque o juro é atractivo (para o próximo mês ainda deve ser mais), por o risco ser baixo, por ter sempre capital garantido (o que não acontece com as OT), para “ajudar” o país.
Não há risco?
Qualquer investimento tem risco, mas neste caso é muito baixo, de meu ponto de vista o risco é inferior a ter o dinheiro num DP.
Os juros são garantidos?
Sim
E o capital?
Sim
[/quote]mais_um Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Ninguem aqui fez uma compra deste material para manter tipo " deposito a prazo "?
Boas!
Olá, sem te enervares.

Não há risco?
Os juros são garantidos?
E o capital?
PS. Bem com tanta pergunta podes-te enervar, mas pouco.

Sr_SNiper Escreveu:Ninguem aqui fez uma compra deste material para manter tipo " deposito a prazo "?
Boas!
Se quiseres "arriscar" tens as OT gregas, com YTM a 12,04%, com terminus a 20-08-2014. No Big o investimento minimo é 3324,84€, já com taxas e comissões.
Já agora considera esta noticia:
A contribuir para o alívio das tensões está uma clarificação de que um futuro mecanismo de estabilização do euro, que poderá requerer que os investidores participem nos custos de um resgate a uma economia, não será aplicado à dívida que já se encontra no mercado.
Se a Irlanda pedir ajuda ao FMI, Portugal deveria de fazer o mesmo na mesma exacta altura para assim minimizar a especulação. Se não o fizer, continuará a haver especulação até Portugal ter mesmo de pedir ajuda.
Em relação ao próximo ano, acho que as pessoas ainda não se aperceberam dos grandes problemas que vamos ter e do risco de falência que poderemos ter. Motivos:
- a economia Portuguesa pouco tem crescido e pouco se prevê que cresça para o ano
- existirá uma forte possibilidade de não crescimento
- os salários irão baixar o que causará um impacto directo no consumo e um receio generalizado que fará diminuir ainda mais o consumo
- os novos empregos serão pagos com um valor inferior ao actual, o que gerará menos impostos para o estado
- o número de reformas vai aumentar
- haverá um desequilíbrio real entre os descontos de novos salários e as reformas
- o estado não terá capacidade de novos investimentos
- a tendência será os investimentos continuarem no centro do país (que será onde estão mais eleitores) e diminuírem nas restantes zonas, causando um maior fosso entre regiões
- tendo em conta os pontos anteriores, a tendência para haver uma retracção da economia será grande, pelo que o investimento estrangeiro também diminuirá, fazendo aprofundar a crise
Em relação ao próximo ano, acho que as pessoas ainda não se aperceberam dos grandes problemas que vamos ter e do risco de falência que poderemos ter. Motivos:
- a economia Portuguesa pouco tem crescido e pouco se prevê que cresça para o ano
- existirá uma forte possibilidade de não crescimento
- os salários irão baixar o que causará um impacto directo no consumo e um receio generalizado que fará diminuir ainda mais o consumo
- os novos empregos serão pagos com um valor inferior ao actual, o que gerará menos impostos para o estado
- o número de reformas vai aumentar
- haverá um desequilíbrio real entre os descontos de novos salários e as reformas
- o estado não terá capacidade de novos investimentos
- a tendência será os investimentos continuarem no centro do país (que será onde estão mais eleitores) e diminuírem nas restantes zonas, causando um maior fosso entre regiões
- tendo em conta os pontos anteriores, a tendência para haver uma retracção da economia será grande, pelo que o investimento estrangeiro também diminuirá, fazendo aprofundar a crise
- Registado: 7/4/2007 17:13
bom... a taxa atingiu hoje novos máximos.
recuperou porque a UE tem estado a comprar dívida Portuguesa...
a dívida Portuguesa está agoa intimamente ligada à Irlanda...
A Irlanda está a equacionar chamar o FMI...
O que vai o FMI fazer em Portual ?
Em Janeiro quando os descontos nos ordenados se fizerem sentir e o pais começar a acordar... o que vai o FMI fazer ? mais cortes ?
recuperou porque a UE tem estado a comprar dívida Portuguesa...
a dívida Portuguesa está agoa intimamente ligada à Irlanda...
A Irlanda está a equacionar chamar o FMI...
O que vai o FMI fazer em Portual ?
Em Janeiro quando os descontos nos ordenados se fizerem sentir e o pais começar a acordar... o que vai o FMI fazer ? mais cortes ?
- Registado: 19/4/2005 11:11
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 129 visitantes