Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Acordem ! A dívida de Portugal a 10 anos está altíssima

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pvg80713 » 11/11/2010 10:27

Garfield Escreveu:mcmad, aproveitando este gráfico presente no teu blog pode-se discutir quem tem afinal mais peso na nossa divida externa.

será só o estado? serão acima de tudo os privados e as empresas? ou nos 114% da banca comercial nao estao apenas os creditos a habitação, consumo e investimento das empresas mas tambem os emprestimos ao estado?!

BN
Garfield

muito bom garfield !
isto levanta a questão da necessidade de concentração na banca...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Automech » 11/11/2010 8:58

Garfield Escreveu:mcmad, aproveitando este gráfico presente no teu blog pode-se discutir quem tem afinal mais peso na nossa divida externa.

será só o estado? serão acima de tudo os privados e as empresas? ou nos 114% da banca comercial nao estao apenas os creditos a habitação, consumo e investimento das empresas mas tambem os emprestimos ao estado?!

BN
Garfield

Bom gráfico Garfield. Há muita a ideia de que a dívida é um problema apenas do estado quando não o é (pelo menos exclusivamente).

A dívida externa tem contribuições de toda a economia e resulta dos défices comerciais que temos acumulámos ao longo dos anos.

Mesmo que hoje passássemos a ter um défice zero nas contas do estado, continuamos a ter o problema de importarmos mais do que exportamos.

Essa é uma questão que tem de ser resolvida e muito mais dificil de solucionar do que as contas públicas (porque envolve reformas ao nível do tecido produtivo).

Registado: 4/6/2010 12:12

por j_paulo » 11/11/2010 7:43

NGRO Escreveu:
artista Escreveu:
Krupper Escreveu:
artista

Uma outra hipótese seria converter o 13º mês em certificados de tesouro e deste modo os particulares poupavam e o estado financiava-se. O consumo era prejudicado mas não há fórmulas mágicas. Só o que poupavam em juros era entre 300 a 400 milhões ao ano!!!!

E achas que os politicos queriam isso para o bolso deles?
Já aqui foi falado várias vezes na diferença entre o que pagam de juros pela divida e aquilo que pagam de juros nos CA ( aqui era menos mau para todos )mas SEXA num prazo de 5 anos já reduziu os juros dos CA por duas vezes "atirando" os depositos para os amigos donos dos Bancos.
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...

Registado: 21/2/2008 22:23

por NGRO » 11/11/2010 0:40

artista Escreveu:
Krupper Escreveu:
artista Escreveu:e sendo extensiva a todos seria ainda mais eficaz pois reduziria o deficit ainda mais!

O que queres dizer com isto? Sinceramente não percebi...

É simples, se o estado ficasse com os subsidios de Natal de todos os Portugueses pouparia mais do que se ficasse apenas com os subsídios de parte deles...

abraço

artista

Uma outra hipótese seria converter o 13º mês em certificados de tesouro e deste modo os particulares poupavam e o estado financiava-se. O consumo era prejudicado mas não há fórmulas mágicas. Só o que poupavam em juros era entre 300 a 400 milhões ao ano!!!!

Registado: 29/11/2007 11:02

por Mcmad » 11/11/2010 0:27

Atenção que os últimos dados que verifiquei, se não estou em erro no BP já vamos quase nos 300% do PIB.

Sim, é natural que haja encapotamento da divida do Eatado. MAS de certeza que a divida dos bancos subiu agora com os últimos financiamentos ao Estado via BCE...

não tenho agora disponibilidade para confirmar números
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Marco Martins » 11/11/2010 0:21

O BCE ou a UE estão a demorar para mostrar que estão a tomar medidas para proteger a economia Portuguesa, Irlandesa e Grega.

Esta demora no curto prazo será prejudicial para estes países, mas não duvidem que a seguir os próximos penalizados serão também os outros países e agora sim, acredito que ficaremos perto do fim do euro (pelo menos para alguns).

Registado: 7/4/2007 17:13

por Garfield » 11/11/2010 0:12

mcmad, aproveitando este gráfico presente no teu blog pode-se discutir quem tem afinal mais peso na nossa divida externa.

BN
Garfield
Anexos
ForeignDebt_PortugalvsGreece.png
ForeignDebt_PortugalvsGreece.png (12.71 KiB) Visualizado 6799 vezes

Registado: 9/2/2005 4:29

por Mcmad » 11/11/2010 0:00

Muito boa essa tua leitura Garfield. Estamos TODOS muito devedores...
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

Re: :)

por Garfield » 10/11/2010 23:46

amon_CALD Escreveu:Se um estado é um conjunto de cidadãos creio que quando um estado se endivida, o risco associado a esse empréstimo é o risco inerente a todos nós. Daí que não compreendo, como há taxas de 1% + (0.5%-1.0%) de spread contratadas antes desta crise financeira, e que não sofreu alterações já em crise! Quem está a pagar isto? Precisamente quem nunca se endividou!

O cancro tem de morrer, e só vejo uma maneira, penalizar quem errou. Quem são esses? Na generalidade todos nós que temos dividas, adquiridas a taxas de juro baixissimas, e que força de hábito se habituaram! Os que se endividaram, com casas, carros, empresas com projectos no passado, passem ao teste do seu risco, e passem a pagar o risco verdadeiro, para avaliar a sua capacidade de resistência, pois quem se poupou de um bem-estar passado, facilmente estará preparado para enfrentar os sacrifícios.

É que eu vejo que estancam o problema do presente, dificultando o acesso o crédito às gerações presentes, mas não vejo resolução, para os verdadeiros causadores da crise, os que adquiriram crédito nestas ultimas duas décadas! Quero ver, quero...que vai ser da geração actual, assim que os velhos morram e os novos tenham de adquirir responsabilidades, vai ser a desgraça!

É nessa perspectiva que os bancos andam "aflitos" a arranjar todas as formas possiveis e impossiveis, legais e ilegais de actualizarem os "spreads" aos clientes com contratos do tempo das vacas gordas.

Como os que se endividaram são uma vasta maioria ninguem ousa caminhar a solução apontada pois aumentaria os "defaults" ao nivel das familias.

O sistema está viciado em "devedores", sem eles tudo deixa de funcionar. E claro que só restam os outros para pagar a conta.

BN
Garfield
Editado pela última vez por Garfield em 11/11/2010 0:04, num total de 1 vez.

Registado: 9/2/2005 4:29

por bolo » 10/11/2010 23:34

artista Escreveu:
É simples, se o estado ficasse com os subsidios de Natal de todos os Portugueses pouparia mais do que se ficasse apenas com os subsídios de parte deles...

abraço

artista

artista, isso é que era taxar!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por artista_ » 10/11/2010 23:14

Krupper Escreveu:
artista Escreveu:e sendo extensiva a todos seria ainda mais eficaz pois reduziria o deficit ainda mais!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

:)

por amon_CALD » 10/11/2010 22:53

Antes de perguntar-se quanto o estado pouparia em X ou Y, eu pergunto, quanto já poupou voçê? Neste momento fala-se em financiar a economia à custa de quem? A custa do preço do dinheiro baixo? Eu vejo, absurdo atrás de absurdo, e a frente de uma ideia absurda, uma tipos com ideias absurdas! O preço do dinheiro está a subir, porque ele é escasso, e não sobe apenas para os PIGS de forma geral é para todos os estados que não conseguem renovar a produtividade!
Quando é que se responsabiliza quem de facto é responsável por esta crise? Quando é que de uma vez por todas deixam a taxa de referência flutuar normalmente a preços a que os estados estão a pagar?
Se um estado é um conjunto de cidadãos creio que quando um estado se individa, o risco associado a esse empréstimo é o risco inerente a todos nós. Daí que não compreendo, como há taxas de 1% + (0.5-1%) de spread contratadas antes desta crise financeira, e que não sofreu alterações já em crise! Quem está a pagar isto? Precisamente quem nunca se individou! Quando um país como o nosso que está inundado de dividas, que quase reza que o preço do dinheiro desça algo está mal. Quando ouço financiar o sector exportador rio-me, porque este país nunca exportou nada desde a sua existência! Mais uma vez, comemos o erro sistemático, dos modelos ocidentais que mais não servem para a realidade de outros estados! Este país só tem uma salvação meus caros, é o comercio marítimo e esse talvez não volte mais! Apoiar empresas individadas quando a sua morte é inevitável? O cancro tem de morrer, e só vejo uma maneira, penalizar quem errou. Quem são esses? Na generalidade todos nós que têm dividas, adquiridas a taxas de juro baixissimas, e que força de hábito se habituaram! Os que se individaram, com casas, carros, empresas com projectos no passado, passem ao teste do seu risco, e passem a pagar o risco verdadeiro, para avaliar a sua capacidade de resistência, pois quem se poupou de um bem-estar passado, facilmente estará preparado para enfrentar os sacrifícios. É que eu vejo que estancam o problema do presente, dificultando o acesso o crédito às gerações presentes, mas não vejo resolução, para os verdadeiros causadores da crise, os que adquiriram crédito nestas ultimas duas décadas! Quero ver, quero...que vai ser da geração actual, assim que os velhos morram e os novos tenham de adquirir responsabilidades, vai ser a desgraça!

Registado: 4/7/2005 20:22

por Tlaloc » 10/11/2010 22:09

[quote="Entre outras coisas penso que a haver um corte desse género deveria ser a todos, os que trabalham no público mas também no privado, ou só os que trabalham no público é que são responsáveis pela crise?!... e sendo extensiva a todos seria ainda mais eficaz pois reduziria o deficit ainda mais![/quote]

Compreendo a justiça de englobar os privados, mas isso nada alteraria no deficit, já que o estado não paga esses subsidios. Quem paga é a entidade privada.Nem considero que os funcionarios têm alguma culpa daquilo que esta a acontecer. A culpar alguem, culpo as cúpulas de poder por falta de actuação e visão.

Cumps

Registado: 29/11/2007 13:54

por Krupper » 10/11/2010 22:06

Registado: 30/9/2010 13:54

por artista_ » 10/11/2010 22:04

ducon00 Escreveu:Boas

Ja pensaram quanto se pouparia ao orçamento se este ano não houvesse pagamento do chamado "subsidio de natal" ? Estive a fazer umas contas por alto (3 milhoes de pessoas entre funcionarios publicos + pensionistas + reformados + RSI + subs desemprego, etc). Se imaginar uma média de 400 euros de subs natal (nao sei se é mais ou menos) para cada pessoa, isto dá 1.2 mil milhoes grosso modo de pagamento total.
Ora 1.2 MM devem representar +ou- 1.5% ou 1.7% do déficil. Portanto se nao houvesse pagamento, eram ja 1.5% que caia do buraco. Seria um deficit de 6% +ou- este ano..e 4% para o ano. Bem sei que o subs de natal ser cortado seria, este ano, o fim do natal, os comerciantes ficariam em apuros e as familias em panico. Mas são 1.5% do deficit e já! Não é daqui a 1 ano nem daqui a 18 meses. Talvez até os mercados reagissem positivamente.

Opiniões ?

Entre outras coisas penso que a haver um corte desse género deveria ser a todos, os que trabalham no público mas também no privado, ou só os que trabalham no público é que são responsáveis pela crise?!... e sendo extensiva a todos seria ainda mais eficaz pois reduziria o deficit ainda mais!

De qualquer forma isso já não vai suceder... pelo menos este ano!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por BYPASS » 10/11/2010 21:41

Canguru,
Essa questão de se financiarem ou não nunca foi ou deve ser posta em causa.
Eu considero que o rácio procura e oferta diminuiu apesar dos altos níveis de retorno para quem empresta mesmo ao dobro da emissão, o que demonstra o risco que o mercado associa à operação e que a este nível ou superiores, como aparentam querer ir, vamos entrar em default.
Isto não é histerismo é a análise actual. Aguardar serenamente pelos próximos tempos, não é o mesmo que analisar isto e ver o caminho que está a querer tomar e projectar a pior situação.
Se a situação se inverter, melhor para todos nós.

Registado: 6/11/2008 13:21

por Tlaloc » 10/11/2010 21:38

Boas

Ja pensaram quanto se pouparia ao orçamento se este ano não houvesse pagamento do chamado "subsidio de natal" ? Estive a fazer umas contas por alto (3 milhoes de pessoas entre funcionarios publicos + pensionistas + reformados + RSI + subs desemprego, etc). Se imaginar uma média de 400 euros de subs natal (nao sei se é mais ou menos) para cada pessoa, isto dá 1.2 mil milhoes grosso modo de pagamento total.
Ora 1.2 MM devem representar +ou- 1.5% ou 1.7% do déficil. Portanto se nao houvesse pagamento, eram ja 1.5% que caia do buraco. Seria um deficit de 6% +ou- este ano..e 4% para o ano. Bem sei que o subs de natal ser cortado seria, este ano, o fim do natal, os comerciantes ficariam em apuros e as familias em panico. Mas são 1.5% do deficit e já! Não é daqui a 1 ano nem daqui a 18 meses. Talvez até os mercados reagissem positivamente.

Opiniões ?

Registado: 29/11/2007 13:54

por canguru » 10/11/2010 21:24

BYPASS Escreveu:Não. Respondes inclusivé no teu comentário sobre a Irlanda.
Volto a perguntar o que achaste da operação e se achas que podemos manter estes níveis de financiamento em futuras emissões?

Acho que a operação correu bem. Por dois motivos:
- Procura continua a superar a oferta;
- Estivemos longe dos 7-7,3%.

Agora é óbvio que não é sustentavel para PT que estes preços se mantenha aconteçam (assim como o é para a Irlanda, Grécia, Espanha ,(?)...)

A alternativa a não ir ao mercado buscar financiamento seria não pagares a FP's, reformados, prestações sociais, etc...

Agora é cumprir o plano de austeridade e olhar em frente, sem medo do que ainda aí vem pela frente (o que não será fácil uma vez que há 15-20 anos que vivemos acima das nossas possibilidades).

Registado: 6/4/2008 22:41

por BYPASS » 10/11/2010 21:08

Não. Respondes inclusivé no teu comentário sobre a Irlanda.
Volto a perguntar o que achaste da operação e se achas que podemos manter estes níveis de financiamento em futuras emissões?

por Sr_SNiper » 10/11/2010 21:03

Ninguem aqui fez uma compra deste material para manter tipo " deposito a prazo "?
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por canguru » 10/11/2010 20:59

BYPASS Escreveu:
canguru Escreveu:
BYPASS Escreveu:
canguru Escreveu:
BYPASS Escreveu:Pelos vistos ficaste satisfeito com o resultado.

Tu não ficaste satisfeito?
Porquê?
Expõe argumentos.

Por acaso tinha de ficar, no valor mais alto do ano e aparentemente a continuarem a subir?
Isto depende do ponto de vista, para uns nesta altura foi bom, para outros o mercado esta a mostrar há muito para onde vamos.
E tu o que achas?

Mas a subida está em contraciclo em outras congéneres europeias?

Os títulos da dívida pública irlandesa (sim, esse país que durante anos cobiçámos o seu fantástico crescimento económico) a dez anos ultrapassaram esta tarde a fasquia dos 8,5%.

Estamos portanto no bom sentido e satisfeitos.

BYPASS, a subida está em contraciclo em outras congéneres europeias. sim ou não?

por BYPASS » 10/11/2010 20:57

canguru Escreveu:
BYPASS Escreveu:
canguru Escreveu:

Porquê?
Expõe argumentos.

Por acaso tinha de ficar, no valor mais alto do ano e aparentemente a continuarem a subir?
Isto depende do ponto de vista, para uns nesta altura foi bom, para outros o mercado esta a mostrar há muito para onde vamos.
E tu o que achas?

Os títulos da dívida pública irlandesa (sim, esse país que durante anos cobiçámos o seu fantástico crescimento económico) a dez anos ultrapassaram esta tarde a fasquia dos 8,5%.

Estamos portanto no bom sentido e satisfeitos.

por canguru » 10/11/2010 19:48

BYPASS Escreveu:
canguru Escreveu:

Porquê?
Expõe argumentos.

E tu o que achas?

por canguru » 10/11/2010 19:43

JMHP Escreveu:
canguru Escreveu:

Porquê?
Expõe argumentos.

É difícil compreender uma pessoa que se sinta satisfeito com o resultado destas operações, dado que o facto de a nossa soberania depender da concretização destas operações significa o estado caótico em que a nação se afundou.

Estamos assistir ao fim do nosso sistema ainda em vigor e que termina agora apôs 36 anos de insucesso.

É triste e duro.... Não existem motivos de satisfação algum!

Argumento interessante esse, o da comparação com 1974.
Nem sei como replicar esse poderoso argumento.

por Ulisses Pereira » 10/11/2010 19:11

Se não houvessem mercados, Portugal não teria agora condições de, por exemplo, pagar os salários à Função Pública. A solução para não se estar dependente dos mercados é não se gastar mais do que se produz. Os mercados já existem há muitos anos, nada mudou.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, latbal, lito, Opcard33, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 134 visitantes