Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kpt » 11/11/2010 0:10

MarcoAntonio Escreveu:A comparação é absurda porque as situações são de natureza diferente.

O que tu estás a discutir está ao nível de discutir as alegações de uma marca de detergentes quanto ao grau de concentração do seu produto e o seu poder de lavagem e não ao nível de se uma farmácia te vende para as dores de cabeça ou para as dores de costas, coisa que por seu turno estaria ao nível de discutir se uma gasolineira te vendeu óleo de motor e to meteu no depósito quando tu pediste Gasolina 95!

Marco, percebeste perfeitamente a ideia que quis transmitir e que estava subjacente ao exemplo, a qual, basicamente, centra-se na veracidade das afirmações feitas. Não vou continuar a divagar, a ideia foi transmitida e acredito que certamente percebeste e concordas.

Ou então queres tu "convencer-me" de que “mentiras menores” (que é provavelmente a tua ideia sobre o assunto) não têm problema. Só “grandes mentiras” é que têm problema.

MarcoAntonio Escreveu:O que nós devemos apoiar é mentes esclarecidas e promover a inteligência. É o que eu tento fazer neste tópico...

Sobre a questão dos aditivos, que já surgiu aqui algumas vezes, eu sempre disse que isso era de menor importância e não era justificação para nada. E de resto, as pessoas nunca consideraram isso particularmente relevante. O ACP é que está, ao seu estilo habitual, a tornar isso agora num "grande assunto"...

Não percebo por que dizes que os aditivos não interessam para nada. Fazem ou não fazem parte do produto? Podem ou não podem alterar de alguma forma o resultado e performance do produto?

Admito que as pessoas nunca se tenham preocupado muito com essa questão, até porque, aliás, aqui há uns tempos nem se falava sequer de aditivos, ainda que todos soubessem que os combustíveis levavam os ditos cujos.

De qualquer das formas, também não discuto mais esta questão. É uma opinião particular tua que pouco relevância tem para o contexto que se discute.

MarcoAntonio Escreveu:
Mas tu tens algum dado seguro para dizeres que está a mentir?

Olha eu digo-te já que vindo do ACP e sabendo como se têm comportado nessa matéria, dou muito pouca credibilidade às suas considerações sobre a composição dos combustiveis. O ACP não é nenhuma autoridade na matéria e o seu comportamento não tem sido nada exemplar no tratamento do tema dos combustiveis.

Onde me viste a afirmar categoricamente que a Galp estava a mentir? Tive todo o cuidado de me referir ao assunto como meras “alegações” (termo que para bom entendedor basta) por parte do ACP e os comentários basearam-se nessas alegações, ainda que não tenha afirmado se são ou não verdadeiras.

Os meus comentários assentaram todos no plano teórico das alegações feitas e da conjectura que seria possível efectuar em virtude dessas alegações, sem que tenha proferido qualquer juízo efectivo sobre a veracidade das alegações de um ou de outro.

Registado: 11/5/2007 23:19

por Elias » 11/11/2010 0:05

kanes Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:macd já que és tão bom a fazer contas ajuda-me aqui neste problema: se amanhã o preço do crude caísse para zero, quanto é que eu ia pagar pela gasolina?

Não o encorajes..

:mrgreen:

Voces estão a ser mauzinhos. :P Vou-me remeter ao silencio para não sobrar para mim :P

Maus como as cobras. :twisted:

Registado: 5/11/2002 12:21

por kanes » 11/11/2010 0:03

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:macd já que és tão bom a fazer contas ajuda-me aqui neste problema: se amanhã o preço do crude caísse para zero, quanto é que eu ia pagar pela gasolina?

Não o encorajes..

Voces estão a ser mauzinhos. :P Vou-me remeter ao silencio para não sobrar para mim :P

Registado: 18/9/2010 12:14

por MarcoAntonio » 11/11/2010 0:01

Não o encorajes..

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 11/11/2010 0:00

MarcoAntonio Escreveu:
macd Escreveu:que aprendi a fazer na escola primária,

É interessante que tenhas aprendido coisas na escola primária. Mas quero recordar-te que é importante continuar a aprender pela vida fora e não ficar pelo extremamente básico...

Um bom exemplo da iliteracia financeira que grassa por este país.

Na escola ensinam-se regras de 3 simples mas não se ensinam finanças...

por MarcoAntonio » 10/11/2010 23:58

macd Escreveu:No dia 28 de Agosto de 2008 o preço do crude atingiu o valor máximo de 150 dólares o barril o equivalente a 107,14 euros á cotação do mesmo dia.
A gasolina sem chumbo 95 alcançou na mesma data o valor de 1,50 euros.

No dia 10 de Novembro de 2010,"hoje"o preço do crude está nos 87,05 dolares,equivalente a 63,07 euros á cotação do dia,O preço da gasolina sem chumbo 95 está nesta data ,nos postos da galp a 1,39.

Isto está tudo mal...

Lamentavelmente, quase 100 páginas depois, continuam a aparecer as análises da treta aos preços dos combustíveis apesar de já se ter explicado n vezes como é que se fazem realmente os cálculos.

macd Escreveu:Por uma regra de três simples,

Alguém que utiliza a expressão "uma regra de três simples" dá uma cabal demonstração de ignorância sobre o tema: por várias razões, uma regra de três simples é precisamente o processo errado para fazer os cálculos. Não é rocket science contudo e está mais do que explicado neste tópico como é que realmente se faz...

Mas o tópico há-de ter 4 ou 5 anos e umas 200 páginas que continuarão a aparecer os mesmos cálculos de merceeiro sem qualquer valor. Haja paciência. Muita mesmo...

macd Escreveu:que aprendi a fazer na escola primária,

É interessante que tenhas aprendido coisas na escola primária, naturalmente. Mas aproveito para recordar que é importante continuar a aprender pela vida fora e não ficar pelo extremamente básico...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 11/11/2010 1:02, num total de 2 vezes.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por kanes » 10/11/2010 23:57

kanes Escreveu:
macd Escreveu:No dia 28 de Agosto de 2008 o preço do crude atingiu o valor máximo de 150 dólares o barril o equivalente a 107,14 euros á cotação do mesmo dia.
No dia 10 de Novembro de 2010,"hoje"o preço do crude está nos 87,05 dolares,equivalente a 63,07 euros á cotação do dia,O preço da gasolina sem chumbo 95 está nesta data ,nos postos da galp a 1,39.
Por uma regra de três simples,que aprendi a fazer na escola primária,fàcilmente se conclui que o preco da gasolina 95 deveria ser de 0,88 euros ou 0,99 se corrigido do aumento do iva de 20 para 21%,único aumento de impostos desde 2008.
E não me venham com a treta que as abismais diferenças de precoS que estão a ser praticadas se devem aos aumentos dos custos de refinação e etc.etc.Que se saiba as refinarias são as mesmas e são da GALP,e não houve aumentos de salários que o justifiquem.
Por tudo isto eu acho que o ACP tem toda a razão em questionar a GALP e a chamada Autoridade da Concorrência.Haja alguém que ponha em causa esta"gente" e as mentiras que nos querem impingir .!!!!

Acho que houve um ligeiro aumento de impostos, entre 2008 e 2010.Mas o MarcoAntonio é que poderá fundamentar melhor. :D

por Elias » 10/11/2010 23:57

Por uma regra de três simples,que aprendi a fazer na escola primária,fàcilmente se conclui que o preco da gasolina 95 deveria ser de 0,88 euros ou 0,99 se corrigido do aumento do iva de 20 para 21%,único aumento de impostos desde 2008.
E não me venham com a treta que as abismais diferenças de precoS que estão a ser praticadas se devem aos aumentos dos custos de refinação e etc.etc.Que se saiba as refinarias são as mesmas e são da GALP,e não houve aumentos de salários que o justifiquem.
Por tudo isto eu acho que o ACP tem toda a razão em questionar a GALP e a chamada Autoridade da Concorrência.Haja alguém que ponha em causa esta"gente" e as mentiras que nos querem impingir .!!!!

macd já que és tão bom a fazer contas ajuda-me aqui neste problema: se amanhã o preço do crude caísse para zero, quanto é que eu ia pagar pela gasolina?

por kanes » 10/11/2010 23:56

Acho que houve um ligeiro aumento de impostos, entre 2008 e 2010.

por Elias » 10/11/2010 23:55

kanes Escreveu:E a documentação que supostamente o ACP entregou em bruxelas, com os estudos em que comprovava o cartel?
São verdadeiros ou falsos, pergunto :P

kanes, há muita forma de manipular estudos. Uma das formas de manipulação mais fácil de realizar e porventura mais difícil de provar chama-se "manipulação da amostra" e consiste no seguinte: escolhes cuidadosamente a amostra que vais considerar no teu estudo, de modo a que, uma vez feito o tratamento dos dados (seguindo todas as regras para esse tratamento), a conclusão seja a que tu pretendes.

Um exemplo simples: eu posso ir para a Festa do Avante fazer uma sondagem sobre intenção de voto, escolhendo pessoas ao acaso (aleatoriamente) e depois de ter 500 entrevistas feitas posso concluir com toda a propriedade que nas próximas eleições o PCP vai ter 80% :lol: As entrevistas foram bem feitas, então o que falhou? Falhou a amostra, que não é representativa do mercado.

Da mesma forma, posso ir para um centro comercial entrevistar pessoas a perguntar onde fazem as compras de Natal e obter como conclusão que 99% dos portugueses tencionam fazer as compras nos centros comerciais. Mais uma vez a amostra está mal feita ("manipulada") porque nem sequer fui entrevistar pessoas que iam ao comércio tradicional (na verdade o que eu deveria ter feito era entrevistas telefónicas).

Ou posso entrevistar pessoas que andam de Renault a perguntar qual a marca de carro que preferem e chegar à "conclusão" que 85% dos portugueses preferem Renault. Mais uma vez temos uma manipulação de amostra.

Os exemplos são obviamente na brincadeira apenas pretendem ilustrar o enviesamento que podes sofrer se os teus critérios de amostragem não forem cuidadosamente estudados.

Passemos ao caso dos combustíveis. Imaginemos que eu apenas analiso os preços de combustíveis nas auto-estradas, ignorando completamente os restantes postos, e verifico que a variação máxima de preço é de 1-2 cêntimos e daqui chego à "conclusão" que em Portugal há cartel. Será esta conclusão legítima, quando eu estou a pôr fora da minha amostra um vasto conjunto de postos que iriam influenciar em muito a conclusão?

Isto tudo para dizer o seguinte: eu não sei se o ACP manipulou alguma amostra, não faço ideia quais os critérios que seguiu. Para ser franco, nem sei se o ACP sabe fazer estudos. O que sei é que os dados usados no "estudo" até podem ser verdadeiros, contudo as conclusões que o ACP diz que chegou vão depender, e muito, da amostra que tiver sido considerada nesse "estudo" (nem é preciso haver intenção, basta que quem fez o estudo não perceba nada de estudos para dar asneira - ainda aqui há tempos ouvi umas declarações de um deputado do CDS que dizia que tinha visto os preços das bombas de gasolina na A1 de Lisboa ao Porto e como eram todos iguais concluía - mal - que não havia concorrência). Sobre a amostra usada nesse "estudo" eu ainda não vi nada escrito...
Editado pela última vez por Elias em 11/11/2010 0:01, num total de 2 vezes.

Re: ANAREC ameaça queixa à Autoridade da Concorrência

por kanes » 10/11/2010 23:53

MarcoAntonio Escreveu:
kanes Escreveu:MarcoAntonio consideras a Anarec credivel?

A ANAREC num dado momento estava, tanto quanto sei, numa guerra de poder com a GALP.

Coisas lá do sector...

kanes Escreveu:A ANAREC quer uma descida dos combustíveis que reflicta a queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais. Caso isso não aconteça até terça-feira, a associação vai comiunicar o facto à Autoridade da Concorrência, de quem exige uma acção.

O comportamento dos preços foi o que mais se analisou neste tópico e a ANAREC foi uma das entidades que critiquei pelas análises da treta que proferiu para os média. Os preços sempre acompanharam a matéria prima com bastante precisão. Aliás, a precisão até aumentou um pouco antes do tema ganhar mais polémica, o que é irónico pois até finais de 2007 os preços reflectiam-se com duas semanas de atrase e a partir do início de 2008 os preços passaram a reflectir-se com uma semana de atraso.

Não é ridícilo que seja precisamente a partir de 2008 (quando os preços reflectem-se mais rapido do que nunca) que desate tudo a falar do assunto?

:lol:

Foi quando começou a doer no bolso dos portugueses. hehehe

por katanga » 10/11/2010 23:52

No dia 28 de Agosto de 2008 o preço do crude atingiu o valor máximo de 150 dólares o barril o equivalente a 107,14 euros á cotação do mesmo dia.

Registado: 29/11/2007 4:20

Re: ANAREC ameaça queixa à Autoridade da Concorrência

por MarcoAntonio » 10/11/2010 23:51

kanes Escreveu:MarcoAntonio consideras a Anarec credivel?

A ANAREC num dado momento estava, tanto quanto sei, numa guerra de poder (e de margens) com a GALP.

Coisas lá do sector que perspassaram pelas noticias...

kanes Escreveu:A ANAREC quer uma descida dos combustíveis que reflicta a queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais. Caso isso não aconteça até terça-feira, a associação vai comiunicar o facto à Autoridade da Concorrência, de quem exige uma acção.

O comportamento dos preços foi o que mais se analisou neste tópico e a ANAREC foi uma das entidades que critiquei pelas análises da treta que proferiu para os média a certa altura. Os preços sempre acompanharam a matéria prima com bastante precisão. Aliás, a precisão até aumentou um pouco antes do tema ganhar mais polémica, o que é irónico pois até finais de 2007 os preços reflectiam-se com duas semanas de atrase e a partir do início de 2008 os preços passaram a reflectir-se com uma semana de atraso.

Não é ridícilo que seja precisamente a partir de 2008 (quando os preços reflectem-se mais rapido do que nunca) que desate tudo a falar do assunto?

:lol:
Imagem

Administrador Fórum

ANAREC ameaça queixa à Autoridade da Concorrência

por kanes » 10/11/2010 23:47

A ANAREC quer uma descida dos combustíveis que reflicta a queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais. Caso isso não aconteça até terça-feira, a associação vai comiunicar o facto à Autoridade da Concorrência, de quem exige uma acção.

A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis ameaça pedir a intervenção da Autoridade da Concorrência se, até terça-feira, os preços dos combustíveis não reflectirem a descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais.

O presidente da ANAREC acusou as petrolíferas de ignorarem os preços do crude que estão a ser negociados a cerca de cem dólares e exigiu uma descida significativa dos combustíveis para preços de Dezembro de 2007.

Em declarações à TSF, Augusto Cymbron recordou que foi a 2 de Janeiro que o petróleo passou a «mítica barreira dos cem dólares» e que para si não foi surpresa que o crude baixasse dos cem dólares por esta altura.

«É preciso que as companhias com a mesma celeridade ponham em práticas esses preços. Creio que a Autoridade da Concorrência é o organismo que deverá fiscalizar essas descidas», explicou.

O presidente da ANAREC avisou mesmo que se não houver essa descida significativa, ou pelo menos que se anuncie para a semana seguinte mais um outra descida, teremos de comunicar o facto e relembrar à Autoridade da Concorrência que é preciso fiscalizar esses preços por parte das petrolíferas».

Contactada pela TSF, a Autoridade da Concorrência disse não querer fazer qualquer comentário a esta ameaça do presidente da associação que representa os revendedores de combustíveis

In TSF

Setembro 2008

por MarcoAntonio » 10/11/2010 23:47

kanes Escreveu:Bolas já não se pode escrever mal, que apontam logo!
Quando os camionistas pararam praticamente o pais, o preço dos combustiveis, segundo me lembro, era igual, entre todas as marcas.(grandes)

A memória atraiçoa-te.

O bloqueio ocorreu em 2008 e já nessa altura (já eu acompanhava os preços dos combustiveis) posso assegurar-te que as diferenças já existiam e eram sistemáticas.

Os preços entre as marcas são diferentes (embora semelhantes - e é de esperar que sejam semelhantes) há uma série de anos. Se recuares mais, acabam por ser todos iguais... quando o mercado ainda não estava liberalizado (o que ocorreu só em 2004, portanto não foi há tanto tempo quanto isso).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 10/11/2010 23:47, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por kanes » 10/11/2010 23:43

MarcoAntonio Escreveu:
kanes Escreveu:E a documentação que supostamente o ACP entregou em bruxelas, com os estudos em que comprovava o cartel?

Conheces o conteudo dos documentos?

Se a qualidade de argumentação do ACP estiver em linha com a qualidade que tem apresentado publicamente no debate dos preços dos combustíveis, os documentos entregues em bruxelas são irrelevantes.

Mas eu digo já que não conheço o conteúdo dos documentos (embora esteja bastante certo que não está lá nada de relevante).

Aguardemos então que esse documento venha a publico!

por MarcoAntonio » 10/11/2010 23:42

Conheces o conteudo dos documentos?

Se a qualidade de argumentação do ACP estiver em linha com a qualidade que tem apresentado publicamente no debate dos preços dos combustíveis, os documentos entregues em bruxelas são irrelevantes.

Mas eu digo já que não conheço o conteúdo dos documentos (embora esteja bastante certo que não está lá nada de relevante).
Imagem

Administrador Fórum

por kanes » 10/11/2010 23:42

MarcoAntonio Escreveu:
kanes Escreveu:Porque os preços são todos iguais, (...)

Epá, o kanes, nem por eu ter posto o link na página anterior.

Mas pelo menos agora já sabemos que tu alegas que há cartel mas nunca realmente olhaste para os preços...

kanes Escreveu:só deixaram de ser iguais quando na opinião publica se começou a falar mais sobre isso.

Atrás dizes "os preços são" (presente) e mais atrás dizes ainda que "existe cartel" (presente).

Mas logo a seguir dizes "deixaram". Ou seja, afinal já não há cartel, tu estavas era a falar do passado, de uma coisa que já lá vai então...

Já agora, isso do "deixaram" foi quando ao certo?

Bolas já não se pode escrever mal, que apontam logo!
Quando os camionistas pararam praticamente o pais, o preço dos combustiveis, segundo me lembro, era igual, entre todas as marcas.(grandes)
Após isso, passou a haver pequenas diferenças de 1 centimo, entre eles.

por kanes » 10/11/2010 23:37

Elias Escreveu:
kpt Escreveu:Por outro lado, também não me parece que o ACP fosse intervir numa matéria tão sensível sem estar minimamente confortável e dotado das provas necessárias. Por muito “ódio” que possam ter não me parece razoável que fizessem algo que, não tendo bases sólidas, pudesse colocá-los numa posição muito crítica.

Sim e não. Repara que o ACP há muito que anda em guerra contra as gasolineiras acusando-as de praticar preços excessivos. Mas nunca sustentou a sua posição com argumentos sólidos. Por isso é que olho com algumas reservas para esta tomada de posição.

Veria esta tomada de posição com outros olhos se em vez de dizerem que "fizerem testes laboratoriais" apresentassem uma lista das substâncias que lá encontraram. É diferente apresentar dados concretos ou proferir afirmações generalistas e não fundamentadas.

E a documentação que supostamente o ACP entregou em bruxelas, com os estudos em que comprovava o cartel?

por MarcoAntonio » 10/11/2010 23:36

kanes Escreveu:Porque os preços são todos iguais, (...)

Epá, o kanes, nem por eu ter posto o link na página anterior.

Mas pelo menos agora já sabemos que tu alegas que há cartel mas nunca realmente olhaste para os preços...

kanes Escreveu:só deixaram de ser iguais quando na opinião publica se começou a falar mais sobre isso.

Atrás dizes "os preços são" (presente) e mais atrás dizes ainda que "existe cartel" (presente).

Mas logo a seguir dizes "deixaram". Ou seja, afinal já não há cartel, tu estavas era a falar do passado, de uma coisa que já lá vai então...

Já agora, isso do "deixaram" foi quando ao certo?
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 10/11/2010 23:32

kanes Escreveu:Porque os preços são todos iguais

Ah são? Estás a dar-me uma novidade!

Podes concretizar? Por exemplo indica uma zona e mostra-me que nessa zona os preços são iguais.

Não. Deixaram de ser iguais quando o mercado foi liberalizado (antes disso o preço era fixado por portaria governamental, ou seja era um cartel com o patrocínio do Estado :mrgreen:

por MarcoAntonio » 10/11/2010 23:30

kpt Escreveu:Mas comparação absurda porquê?

A comparação é absurda porque as situações são de natureza diferente.

O que tu estás a discutir está ao nível de discutir as alegações de uma marca de detergentes quanto ao grau de concentração do seu produto e o seu poder de lavagem e não ao nível de se uma farmácia te vende para as dores de cabeça ou para as dores de costas, coisa que por seu turno estaria ao nível de discutir se uma gasolineira te vendeu óleo de motor e to meteu no depósito quando tu pediste Gasolina 95!

kpt Escreveu:A informação transmitida, seja ela positiva ou negativa nunca deve ser desfasada da realidade, ou será que deveremos apoiar um mundo do faz de conta e da camuflagem?

O que nós devemos apoiar é mentes esclarecidas e promover a inteligência. É o que eu tento fazer neste tópico...

Sobre a questão dos aditivos, que já surgiu aqui algumas vezes, eu sempre disse que isso era de menor importância e não era justificação para nada. E de resto, as pessoas nunca consideraram isso particularmente relevante. O ACP é que está, ao seu estilo habitual, a tornar isso agora num "grande assunto"...

kpt Escreveu:Se uma empresa cotada apresentar resultados falsos vais concordar e achar que não há problema algum?

Mais uma comparação absurda...

kpt Escreveu:Aliás, podiam era ficar calados que ninguém os obriga a justificar o que quer que seja, mas mentir, mesmo no mundo dos negócios é algo censurável.

Mas tu tens algum dado seguro para dizeres que está a mentir?

Olha eu digo-te já que vindo do ACP e sabendo como se têm comportado nessa matéria, dou muito pouca credibilidade às suas considerações sobre a composição dos combustiveis. O ACP não é nenhuma autoridade na matéria e o seu comportamento não tem sido nada exemplar no tratamento do tema dos combustiveis.

Mas, também como eu já disse uma série de vezes, acho a coisa tão sem importância que nem vou perder muito tempo a descobrir se realmente a informação deles é exacta ou não.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 10/11/2010 23:30

kpt Escreveu:Por outro lado, também não me parece que o ACP fosse intervir numa matéria tão sensível sem estar minimamente confortável e dotado das provas necessárias. Por muito “ódio” que possam ter não me parece razoável que fizessem algo que, não tendo bases sólidas, pudesse colocá-los numa posição muito crítica.

Sim e não. Repara que o ACP há muito que anda em guerra contra as gasolineiras acusando-as de praticar preços excessivos. Mas nunca sustentou a sua posição com argumentos sólidos. Por isso é que olho com algumas reservas para esta tomada de posição.

Veria esta tomada de posição com outros olhos se em vez de dizerem que "fizerem testes laboratoriais" apresentassem uma lista das substâncias que lá encontraram. É diferente apresentar dados concretos ou proferir afirmações generalistas e não fundamentadas.

por kanes » 10/11/2010 23:26

Elias Escreveu:
kanes Escreveu:
Elias Escreveu:
kanes Escreveu:Na minha opinião pessoal acho que existe um cartel, entre Galp, Repsol, Bp, Cepsa.

Mas tu sabes o que é um cartel?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartel

"Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação[1] ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor."

Bem e na tua opinião existe cartel porquê?

Porque os preços são todos iguais, só deixaram de ser iguais quando na opinião publica se começou a falar mais sobre isso.
Queres ter a certeza que sei o que é cartel? :P :mrgreen: :mrgreen:

por kpt » 10/11/2010 23:25

Elias Escreveu:
kpt Escreveu:
Elias Escreveu:Esta explicação do ACP parece-me um pouco trapalhona, não explica se os aditivos são os mesmos. O facto de terem aditivos não significa que eles sejam iguais, ou significa?

Elias, no contexto da explicação que a Galp deu, o que é que interessa que os aditivos de que falas sejam outros ou os mesmos?
Repara que o que interessa é que a Galp disse não existirem quaisquer aditivos, de todo, logo, seria suposto não se encontrar nesses combustíveis mais baratos qualquer tipo de aditivo, seja o A ou o B, certo?

kpt, tens razão no que referes, de facto seria suposto não encontrar aditivos com base na informação originalmente dada ela GALP.

Mas quem nos diz que o ACP fala verdade e que as análises estão correctas? Este simples comunicado permite-nos concluir que a GALP mentiu ao mercado?

Entretanto reparei nesta notícia:

Galp reitera qualidade dos seus combustíveis e põe ACP em tribunal
10 Novembro 2010 | 18:29
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

Galp desmente informações do comunicado do ACP e avança com acção judicial contra aquela entidade.
“A Galp Energia informa novamente os seus clientes e o público em geral que os combustíveis comercializados sob a insígnia Galp Base num posto de abastecimento de Setúbal não têm qualquer aditivo, tratando-se exactamente dos mesmos produtos que são disponibilizados a algumas cadeias de hipermercados, sendo obviamente diferentes daqueles que são disponibilizados na sua rede principal de postos de abastecimento”.

É assim que a petrolífera responde ao comunicado emitido hoje pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP), que diz que os combustíveis “low cost” da Galp têm aditivos.

A empresa liderada por Ferreira de Oliveira (na foto) confirma ainda que interpôs uma acção judicial contra o presidente do ACP e a própria instituição, “dado que estes têm vindo a tomar posições tendenciosas que põem em causa a Galp Energia, lesando-a em termos de imagem e de bom nome, com consequências económicas negativas”.

“A Galp Energia continua a ser lesada pela actuação do ACP, cujo comunicado de hoje é mais um exemplo de que o ACP não fala a verdade, como se pôde comprovar pelas declarações efectuadas pelo presidente do ACP no dia 14 de Outubro de 2010, a respeito de uma suposta investigação na Comissão Europeia contra a Galp Energia”, diz ainda o comunicado da petrolífera.

Quer os serviços da Comissão Europeia quer o presidente da Autoridade da Concorrência já negaram a existência de qualquer investigação, acrescenta.

“A Galp Energia garante aos seus clientes que a sua actuação no mercado é, e será sempre, pautada pelas melhores práticas comerciais, disponibilizando na sua rede de postos produtos da máxima qualidade, ao preço justo”, conclui o comunicado.

Repara que os meus comentários basearam-se somente nas alegações do ACP, não tendo feito qualquer juízo sobre a sua veracidade, pois não consigo, tal como tu, confirmar se são ou não verdadeiras.

Podes perfeitamente desconfiar daquilo que o ACP alega, mas por que razão também não desconfias daquilo que a Galp afirmou? A palavra de um vale mais do que do outro?

Por outro lado, também não me parece que o ACP fosse intervir numa matéria tão sensível sem estar minimamente confortável e dotado das provas necessárias. Por muito “ódio” que possam ter não me parece razoável que fizessem algo que, não tendo bases sólidas, pudesse colocá-los numa posição muito crítica.

Registado: 11/5/2007 23:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dragon56, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Massao1, Pmart 1 e 143 visitantes