Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 10/11/2010 23:21

kanes Escreveu:Só lancar mais alguma informação para a confusão :P

"Por outro lado, Manuel Sebastião considerou que «a Galp tem, de facto, alguma posição dominante em Portugal, uma vez que é a única que tem refinação em Portugal, e tem a maior quota de mercado; que até tem vindo a perder»."

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html

O facto de ter a unica refinaria em Portugal não lhe dá mais poder?

Ter uma posição dominante é algo legítimo.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 10/11/2010 23:19

kanes Escreveu:
Elias Escreveu:
kanes Escreveu:Na minha opinião pessoal acho que existe um cartel, entre Galp, Repsol, Bp, Cepsa.

Mas tu sabes o que é um cartel?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartel

"Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação[1] ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor."

Bem e na tua opinião existe cartel porquê?

por kpt » 10/11/2010 23:17

MarcoAntonio Escreveu:Comparação absurda/despropositada e obviamente de natureza diferente. O combustível é todo homologado para utilização em viaturas automóveis e isso nunca esteve em causa. Não se está aqui a discutir se as marcas acrescentam água à gasolina ou metem gasóleo nos contentores da gasolina, ora essa...

Mas comparação absurda porquê?

O sentido que quis transmitir, e percebe-se perfeitamente qual é, é que em causa, e no plano teórico, está o fornecimento de informação falsa ou deturpada, o que significa, como muito bem sabemos, “publicidade” enganosa, seja ela positiva ou negativa para o cliente.

A informação transmitida, seja ela positiva ou negativa nunca deve ser desfasada da realidade, ou será que deveremos apoiar um mundo do faz de conta e da camuflagem?

Se uma empresa cotada apresentar resultados falsos vais concordar e achar que não há problema algum?

Repara que a minha questão gira em torno, somente, da veracidade das informações prestadas, principalmente por entidades de relevo nacional e internacional.

Não está em causa se o cliente se importava ou não com os aditivos, está somente no rigor da informação prestada. Podiam inventar um sem número de justificações mais subjectivas e de muito maior dificuldade de comprovação. Mas não, logo os aditivos que mexem directamente com uma das principais características do produto

Aliás, podiam era ficar calados que ninguém os obriga a justificar o que quer que seja, mas mentir, mesmo no mundo dos negócios é algo censurável.

Registado: 11/5/2007 23:19

por kanes » 10/11/2010 23:16

Só lancar mais alguma informação para a confusão :P

"Por outro lado, Manuel Sebastião considerou que «a Galp tem, de facto, alguma posição dominante em Portugal, uma vez que é a única que tem refinação em Portugal, e tem a maior quota de mercado; que até tem vindo a perder»."

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html

O facto de ter a unica refinaria em Portugal não lhe dá mais poder?

Registado: 18/9/2010 12:14

por kanes » 10/11/2010 23:11

MarcoAntonio Escreveu:Se tu sabias ou não o que era um cartel, não ficamos esclarecidos. Mas ficamos com um indício forte de que tu sabias o que era o wikipédia (ou o google).

:mrgreen:

(não leves a mal a brincadeira)
:wink:

:lol: :lol:
O meu defeito é que eu sou muito mau a argumentar. :P

Ainda hoje saiu outra noticia sobre o cartel das companhias aereas. :P

por MarcoAntonio » 10/11/2010 23:07

Se tu sabias ou não o que era um cartel, não ficamos esclarecidos. Mas ficamos com um indício forte de que tu sabias o que era o wikipédia (ou o google).

:mrgreen:

(não leves a mal a brincadeira)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por kanes » 10/11/2010 23:03

Elias Escreveu:
kanes Escreveu:Na minha opinião pessoal acho que existe um cartel, entre Galp, Repsol, Bp, Cepsa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartel

"Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação[1] ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor."

por kanes » 10/11/2010 23:00

Elias Escreveu:
kanes Escreveu:Outra coisa é dizer que os hipermercados estão a vender gato por lebre ao vender combustiveis sem aditivos e afirmarem que isso prejudica os motores dos carros.

Quem foi que afirmou isso, exactamente?

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t= ... tm=6&rss=0

Subentende-se ;)

por MarcoAntonio » 10/11/2010 22:51

E porque é que me dizes que abasteces na GALP?

Era suposto esperar-se outra coisa?

A generalidade das pessoas que falam destes assuntos são precisamente as que abastecem na GALP (ou na BP).

Em primeiro lugar, é expectável porque estas empresas representam a maior quota de mercado. Em segundo lugar porque os que por sistema abastecem num hipermercado estão-se mais ou menos a borrifar para o que a GALP faz ou deixa de fazer. Não são clientes lá, ora essa. Os que reclamam, refilam, questionam, debatem, etc são precisamente os que habitualmente são clientes!

:lol:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/11/2010 22:42

kanes Escreveu:MArcoAntonio mas quem é que reclamou? Eu lancei o debate, mais nada, alem do mais eu ponho gasoleo na Galp.

Mas eu disse que tu reclamaste ou deixaste de reclamar?

Eu não personalizei a questão em lado nenhum. Estou a falar do tema em geral e no facto de se estar a tornar um "assunto" quando não tem relevância praticamente nenhuma. Se tu em particular reclamas ou não é-me mais ou menos indiferente...

Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 10/11/2010 22:32

kpt Escreveu:
Elias Escreveu:Esta explicação do ACP parece-me um pouco trapalhona, não explica se os aditivos são os mesmos. O facto de terem aditivos não significa que eles sejam iguais, ou significa?

Elias, no contexto da explicação que a Galp deu, o que é que interessa que os aditivos de que falas sejam outros ou os mesmos?
Repara que o que interessa é que a Galp disse não existirem quaisquer aditivos, de todo, logo, seria suposto não se encontrar nesses combustíveis mais baratos qualquer tipo de aditivo, seja o A ou o B, certo?

kpt, tens razão no que referes, de facto seria suposto não encontrar aditivos com base na informação originalmente dada ela GALP.

Mas quem nos diz que o ACP fala verdade e que as análises estão correctas? Este simples comunicado permite-nos concluir que a GALP mentiu ao mercado?

Entretanto reparei nesta notícia:

Galp reitera qualidade dos seus combustíveis e põe ACP em tribunal
10 Novembro 2010 | 18:29
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

Galp desmente informações do comunicado do ACP e avança com acção judicial contra aquela entidade.
“A Galp Energia informa novamente os seus clientes e o público em geral que os combustíveis comercializados sob a insígnia Galp Base num posto de abastecimento de Setúbal não têm qualquer aditivo, tratando-se exactamente dos mesmos produtos que são disponibilizados a algumas cadeias de hipermercados, sendo obviamente diferentes daqueles que são disponibilizados na sua rede principal de postos de abastecimento”.

É assim que a petrolífera responde ao comunicado emitido hoje pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP), que diz que os combustíveis “low cost” da Galp têm aditivos.

A empresa liderada por Ferreira de Oliveira (na foto) confirma ainda que interpôs uma acção judicial contra o presidente do ACP e a própria instituição, “dado que estes têm vindo a tomar posições tendenciosas que põem em causa a Galp Energia, lesando-a em termos de imagem e de bom nome, com consequências económicas negativas”.

“A Galp Energia continua a ser lesada pela actuação do ACP, cujo comunicado de hoje é mais um exemplo de que o ACP não fala a verdade, como se pôde comprovar pelas declarações efectuadas pelo presidente do ACP no dia 14 de Outubro de 2010, a respeito de uma suposta investigação na Comissão Europeia contra a Galp Energia”, diz ainda o comunicado da petrolífera.

Quer os serviços da Comissão Europeia quer o presidente da Autoridade da Concorrência já negaram a existência de qualquer investigação, acrescenta.

“A Galp Energia garante aos seus clientes que a sua actuação no mercado é, e será sempre, pautada pelas melhores práticas comerciais, disponibilizando na sua rede de postos produtos da máxima qualidade, ao preço justo”, conclui o comunicado.

por Elias » 10/11/2010 22:24

kanes Escreveu:MArcoAntonio mas quem é que reclamou? Eu lancei o debate, mais nada, alem do mais eu ponho gasoleo na Galp.

Bem, tu começaste por tecer considerações sobre a inércia da AdC, escrevendo que era suposto eles analisarem a composição dos combustíveis, etc.

Ora se achas que eles têm inércia é porque achas que há coisas que estão mal no mercado, ou não?

por kanes » 10/11/2010 22:12

MarcoAntonio Escreveu:
kpt Escreveu:Mas o mais ridículo é ignorarmos os factos, principalmente esta suposta discrepância entre a explicação da Galp e o que o ACP alegadamente conseguiu provar.

Não, o que é ridículo é as pessoas reclamarem do oposto que reclamavam antes.

Os aditivos, para a generalidade das pessoas, nunca foi um problema: o problema era a forma como os preços evoluiam e as diferenças de preços. A generalidade das pessoas nunca viu problema nenhum na questão dos aditivos e nunca se preocupou com isso e quando se falava de aditivos diziam que era treta e que abasteciam nos hipermercados e não tinham problemas.

Nunca foi um problema.

Agora... que a GALP iniciou uma sub-rede para competir mais directamente com os hipermercados, passou a ser um problema e tema de discussão saber se os combustíveis afinal têm aditivos ou não!

Ridículo e demonstrativo do que no fundo esta discussão realmente sempre foi...

kpt Escreveu:Mas, para mim, nem tinham sequer que justificar o porquê de tal operação, pois como disseram, é o mercado a funcionar.

Exactamente. É o que interessa...

Porque o resto é "conversa" e as pessoas sempre acharam que era "conversa".

kpt Escreveu:Se fores a uma farmácia comprar um produto cuja embalagem te diz que é para as dores de cabeça e se no fim, após investigares, chegas à conclusão que afinal aquele produto não é para a dor de cabeça mas sim para dores abdominais, não tens razão para reclamares/queixares?

Comparação absurda/despropositada e obviamente de natureza diferente. O combustível é todo homologado para utilização em viaturas automóveis e isso nunca esteve em causa. Não se está aqui a discutir se as marcas acrescentam água à gasolina ou metem gasóleo nos contentores da gasolina, ora essa...

O que está (e esteve ao longo do tempo) aqui em causa é que tens a GALP e as marcas brancas da mesma forma que no supermercado tens embalagens com umas tostas de marca a um preço e depois tens ali ao lado com uma embalagem da marca do supermercado as mesmíssimas tostas numa embalagem disfarçada a um preço mais baixo.

E ninguém se preocupa com a coisa mas se alguém falasse do assunto a marca tentaria justificar a diferença de preço das mais diversas formas e não iria dizer "exactamente" a verdadeira razão que é: a marca gasta em publicidade e outros custos que o supermercado não tem além de que para a marca aquele pode ser o "ganha pão" desta enquanto para o supermercado não o é necessariamente, pode ser simplesmente um produto para atrair o cliente para comprar outros produtos onde realmente ganha dinheiro (até poderia mencionar estes factores, mas incluido no meio de outros que podem ser mais ou menos irrelevantes ou até inexactos).

É isto que está em causa e que sempre esteve como saberão as pessoas inteligentes e esclarecidas. E que já foi discutido vezes sem conta neste mesmíssimo tópico...

O que temos de novo?

De novo, só mesmo o "angulo de ataque"...

MArcoAntonio mas quem é que reclamou? Eu lancei o debate, mais nada, alem do mais eu ponho gasoleo na Galp.

por MarcoAntonio » 10/11/2010 20:08

kpt Escreveu:Mas o mais ridículo é ignorarmos os factos, principalmente esta suposta discrepância entre a explicação da Galp e o que o ACP alegadamente conseguiu provar.

Não, o que é ridículo é as pessoas reclamarem do oposto que reclamavam antes.

Os aditivos, para a generalidade das pessoas, nunca foi um problema: o problema era a forma como os preços evoluiam e as diferenças de preços. A generalidade das pessoas nunca viu problema nenhum na questão dos aditivos e nunca se preocupou com isso e quando se falava de aditivos diziam que era treta e que abasteciam nos hipermercados e não tinham problemas.

Nunca foi um problema.

Agora... que a GALP iniciou uma sub-rede para competir mais directamente com os hipermercados, passou a ser um problema e tema de discussão saber se os combustíveis afinal têm aditivos ou não!

Ridículo e demonstrativo do que no fundo esta discussão realmente sempre foi...

kpt Escreveu:Mas, para mim, nem tinham sequer que justificar o porquê de tal operação, pois como disseram, é o mercado a funcionar.

Exactamente. É o que interessa...

Porque o resto é "conversa" e as pessoas sempre acharam que era "conversa".

kpt Escreveu:Se fores a uma farmácia comprar um produto cuja embalagem te diz que é para as dores de cabeça e se no fim, após investigares, chegas à conclusão que afinal aquele produto não é para a dor de cabeça mas sim para dores abdominais, não tens razão para reclamares/queixares?

Comparação absurda/despropositada e obviamente de natureza diferente. O combustível é todo homologado para utilização em viaturas automóveis e isso nunca esteve em causa. Não se está aqui a discutir se as marcas acrescentam água à gasolina ou metem gasóleo nos contentores da gasolina, ora essa...

O que está (e esteve ao longo do tempo) aqui em causa é que tens a GALP e as marcas brancas da mesma forma que no supermercado tens embalagens com umas tostas de marca a um preço e depois tens ali ao lado com uma embalagem da marca do supermercado as mesmíssimas tostas numa embalagem disfarçada a um preço mais baixo.

E ninguém se preocupa com a coisa mas se alguém falasse do assunto a marca tentaria justificar a diferença de preço das mais diversas formas e não iria dizer "exactamente" a verdadeira razão que é: a marca gasta em publicidade e outros custos que o supermercado não tem além de que para a marca aquele pode ser o "ganha pão" desta enquanto para o supermercado não o é necessariamente, pode ser simplesmente um produto para atrair o cliente para comprar outros produtos onde realmente ganha dinheiro (até poderia mencionar estes factores, mas incluido no meio de outros que podem ser mais ou menos irrelevantes ou até inexactos).

É isto que está em causa e que sempre esteve como saberão as pessoas inteligentes e esclarecidas. E que já foi discutido vezes sem conta neste mesmíssimo tópico...

O que temos de novo?

De novo, só mesmo o "angulo de ataque"...
Imagem

Administrador Fórum

por kpt » 10/11/2010 19:54

Elias Escreveu:Esta explicação do ACP parece-me um pouco trapalhona, não explica se os aditivos são os mesmos. O facto de terem aditivos não significa que eles sejam iguais, ou significa?

Elias, no contexto da explicação que a Galp deu, o que é que interessa que os aditivos de que falas sejam outros ou os mesmos?
Repara que o que interessa é que a Galp disse não existirem quaisquer aditivos, de todo, logo, seria suposto não se encontrar nesses combustíveis mais baratos qualquer tipo de aditivo, seja o A ou o B, certo?

A explicação, ou parte dela, cai por terra precisamente porque era suposto a ausência de qualquer aditivo, e não a ausência de o aditivo A ou B.

MarcoAntonio Escreveu:É, naturalmente, ridículo.

Há quem caia no ridículo por reclamar eternamente, de facto.

Mas o mais ridículo é ignorarmos os factos, principalmente esta suposta discrepância entre a explicação da Galp e o que o ACP alegadamente conseguiu provar.

Da minha parte, não está em causa reclamar ou deixar de reclamar pelo facto da Galp dispor de um posto de combustível onde pratica preços mais baratos. Está apenas em causa analisar a forma como tentaram justificar tal situação.

Mas, para mim, nem tinham sequer que justificar o porquê de tal operação, pois como disseram, é o mercado a funcionar.

Havendo questões de concorrência a analisar, então a autoridade para a concorrência que analise, não é a Galp que tem que justificar publicamente o que quer que seja.

Mas, como disse, a problemática aqui, tendo a Galp apresentado uma justificação, está no facto desta ter caído por terra em virtude das alegadas descobertas/investigações feitas pelo ACP. Mais valia estarem calados.

No fundo o que aqui nos podemos queixar é de tentarem enganar-nos com aquela lengalenga, e quanto a isso, deixa-me dizer que é perfeitamente legítimo e moralmente correcto fazê-lo.

Se fores a uma farmácia comprar um produto cuja embalagem te diz que é para as dores de cabeça e se no fim, após investigares, chegas à conclusão que afinal aquele produto não é para a dor de cabeça mas sim para dores abdominais, não tens razão para reclamares/queixares?

Registado: 11/5/2007 23:19

por MarcoAntonio » 10/11/2010 18:33

Ok.

Podes começar por aqui:

www.precoscombustiveis.dgge.pt
Imagem

Administrador Fórum

por kanes » 10/11/2010 18:31

Dêem-me umas horas para fundamentar! :P

por MarcoAntonio » 10/11/2010 18:31

E um cartel das cafetarias por esse país fora? Não existe? E nos supermercados nos preços dos pacotes de leite, não existe?

Existe nos combustiveis porque sim e no resto não porque não?

Não sei se não quererás explicar isso melhor (se calhar não tem interesse explicar, digo eu).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 10/11/2010 18:32, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/11/2010 18:27

Elias Escreveu:A seguir irão inventar o quê?

Uma coisa qualquer sobre a qual "sempre tinham razão"...

:roll:

O processo é essencialmente este: deixar acontecer, verificar o que acontece e perante o que acontece, dizer: "vêm... isto demonstra que temos razão". Não interessa o que acontece, faz-se uso da criatividade e molda-se o discurso à circunstância.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 10/11/2010 18:27

por MarcoAntonio » 10/11/2010 18:25

kanes Escreveu:Mas faria sentido pedirem essa informação a Galp.

Para quê?
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 10/11/2010 18:22

kanes Escreveu:Outra coisa é dizer que os hipermercados estão a vender gato por lebre ao vender combustiveis sem aditivos e afirmarem que isso prejudica os motores dos carros.

Quem foi que afirmou isso, exactamente?

kanes Escreveu:Depois lançam uma bomba de gasolina (Galp Base) e informam que vendem combustiveis mais baratos por não ter aditivo. E que so conseguem estes preços nesta bomba porque efectivamente os combustiveis não tem aditivos.Isto é transparencia e seriedade?

Essa conclusão vem do ACP, que nos últimos anos tem insistido na tese de que há cartel. Agora a GALP já vende mais barato e o problema deixou de ser o cartel para passar a ser a composição do combustível.

A seguir irão inventar o quê?

por kanes » 10/11/2010 18:21

A tua observação faz sentido, mas não acho que o ACP se fosse expor, se não fossem iguais. (suposição minha, em vista de não haver confirmação na noticia.)

Elias Escreveu:
Que eu saiba fazer testes à composição química dos produtos não faz parte das atribuições da Autoridade da Concorrência (mas posso estar enganado).

Mas faria sentido pedirem essa informação a Galp.

Elias Escreveu:E tu achas que não existe concorrência?

Na minha opinião pessoal acho que existe um cartel, entre Galp, Repsol, Bp, Cepsa.

por MarcoAntonio » 10/11/2010 18:14

kanes Escreveu:Porque é ridículo?

É ridiculo porque o GALP Base é o mercado a funcionar e é o acontecer daquilo que as pessoas queriam que acontecesse...

Como tudo não passa de um ódio de estimação da populaça em geral, quando acontece o que as pessoas queriam que acontecesse, estas passam a centrar-se na linguagem de marketing.

Um fait-diver ridículo!

kanes Escreveu:Outra coisa é dizer que os hipermercados estão a vender gato por lebre ao vender combustiveis sem aditivos e afirmarem que isso prejudica os motores dos carros. Depois lançam uma bomba de gasolina (Galp Base) e informam que vendem combustiveis mais baratos por não ter aditivo. E que so conseguem estes preços nesta bomba porque efectivamente os combustiveis não tem aditivos.Isto é transparencia e seriedade?

A GALP deu várias "justificações" quando apresentou o produto. Justificações que no fim de contas não interessam para nada, como disse logo na altura: é o mercado a funcionar e isso é o que interessa.

Tu agora abasteces no que quiseres (como de resto já acontecia antes... a única diferença é que agora tens mais uma alternativa do que tinhas antes e as evidências de que a concorrência existe são ainda maiores agora).

Fazer assunto disto é ridículo.
Imagem

Administrador Fórum

por kanes » 10/11/2010 18:09

MarcoAntonio Escreveu:As pessoas têm de reclamar sempre e reclamarão sempre.

Se os preços são iguais, reclamam porque os preços são iguais. Se os preços são diferentes, reclamam porque os preços são diferentes e passam a reclamar relativamente ao oposto do que reclamavam antes...

É, naturalmente, ridículo.

Porque é ridículo?

Uma coisa é disseram que são uma empresa privada (galp) e como tal praticam os preços que querem, e realmente só compra quem quer.

Outra coisa é dizer que os hipermercados estão a vender gato por lebre ao vender combustiveis sem aditivos e afirmarem que isso prejudica os motores dos carros. Depois lançam uma bomba de gasolina (Galp Base) e informam que vendem combustiveis mais baratos por não ter aditivo. E que so conseguem estes preços nesta bomba porque efectivamente os combustiveis não tem aditivos.Isto é transparencia e seriedade?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Pmart 1, VALHALLA e 157 visitantes