A próxima BOLHA está formar-se ?
Este artigo relata uma visão sobre o ouro e a sua possível valorização nos próximos anos.
http://juizofinal.wordpress.com/2010/02 ... a-a-farsa/
http://juizofinal.wordpress.com/2010/02 ... a-a-farsa/
- Registado: 7/4/2007 17:13
E se a próxima bolha especulativa a arrebentar, for o Ouro?
Sendo Portugal um dos países que mais reservas tem de ouro, como cairá nos mercados internacionais se a seu valor também cair?
Quais as consequências para os mercados se o Ouro der um trambolhão?
Sendo Portugal um dos países que mais reservas tem de ouro, como cairá nos mercados internacionais se a seu valor também cair?
Quais as consequências para os mercados se o Ouro der um trambolhão?
- Registado: 7/4/2007 17:13
AutoMech Escreveu:Estás a falar de que escala Arnie ? Terá de ser menor do que a diária IMO.
Sim, do diário para baixo.
Short term trading tanto engloba swing trade de 3 ou 5 dias como daytrade.
Em ambos os casos, o factor tempo é importante.
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
AutoMech Escreveu:Hummmm.... Opções sim (e mais do que o tempo, compram e vendem volatilidade). Mas futuros ?
Nos futuros faz-se o rollover e pouca diferença tem relativamente às acções, a não ser a margem.
Podes explicar o que é que queria dizer com isto Arnie ?
Ora aí está um estudo que eu gostaria de ver, qual a percentagem de traders que realmente leva as posições nos futuros de um mês para o outro.
Pelo que eu tenho lido, a grande maioria dos short term traders não exerce o rollover, muitos deles até nem negoceiam tanto no dia do rollover como no dia de fecho devido à volatilidade que por norma existe nesses dias.
Ora aqui já estamos nós a discutir o aspecto temporal dos futuros. Tanto o fecho como o rollover exercem pressão no mercado, exercem pressão nos traders que os negoceiam.
Sem nos darmos conta, o mercado está continuamente a negociar o factor tempo.
FED, Crude Oil inventories, GDP, Nonfarm Payrolls, todos estes dados exercem uma pressão no mercado. Os traders são obrigados a tomar medidas para se protegerem de surpresas.
Estas medidas, quer queiramos, quer não, são exercidas pelo o factor tempo e não pelo factor preço. Existe um limite temporal para cada um dos dados referidos acima, existe uma hora para a divulgação de cada um deles.
Só depois do factor tempo estar resolvido é que os traders começam a negociar o factor preço.
Mas eu relembro que estamos, ou pelo menos eu estou, aqui a falar de short term trading, onde o factor tempo é de extrema importância.
Bons negocios,
arnie
arnie
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Dow Theory Signal Indicates More Advances for Stocks
http://www.bloomberg.com/news/2010-11-0 ... lysis.html

http://www.bloomberg.com/news/2010-11-0 ... lysis.html

AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
arnie Escreveu:
Os únicos traders que fazem uso do tempo são aqueles que negoceiam opções e futuros. São eles que realmente usam o tempo como edge. Eles entendem o tempo como ninguém e percebem como este afecta os restantes traders.
O tempo não pode ser estudado de forma tão linear como são os preços.
Hummmm.... Opções sim (e mais do que o tempo, compram e vendem volatilidade). Mas futuros ?
Nos futuros faz-se o rollover e pouca diferença tem relativamente às acções, a não ser a margem.
Podes explicar o que é que queria dizer com isto Arnie ?
AutoMech Escreveu:Os ultimos exemplos que deste poderiam até ser válidos como edge se forem do conhecimento massivo do mercado
Eu entendo o que dizes, mas esta frase tem como implícito que um edge apenas funciona quando este é do conhecimento e aceite pela maioria dos participantes.
Sim, uma MM200 por vezes funciona pois a maioria dos participantes olha para ela. Ela é considerada como a MM default de qualquet AT.
A maioria dos participantes olha para AT e vê apenas preços. O tempo é muito raramente integrado no preço. No entanto, sem se darem conta, a grande maioria dos participantes faz uso do tempo, através da parte psicológica do trading.
Os únicos traders que fazem uso do tempo são aqueles que negoceiam opções e futuros. São eles que realmente usam o tempo como edge. Eles entendem o tempo como ninguém e percebem como este afecta os restantes traders.
O tempo não pode ser estudado de forma tão linear como são os preços.
Naturalmente que esta é a minha visão das coisas.
Felizmente é assim que o mercado funciona. Varias leituras, varias ferramentas, todas com o mesmo objectivo.
Bons negocios,
arnie
arnie
arnie Escreveu:AutoMech Escreveu:Arnie, o Dow foi criado em 1896. Desde aí tivemos apenas doze anos terminados em 7.
A tua observação pode ser um facto indesmentivel (por ser mensurável), mas não mais do que isso, na minha opinião, dada a escassez de amostras relevantes.
Nem sequer para confirmar outras estimativas.
Olá AutoMech.
A "minha" observação é de facto feita por Larry Williams no seu livro The Right Stock at the Right Time, onde ele fala de estudos deveras interessantes relativamente sobre o espaço temporal.
Estamos realmente apenas a falar de 12 periodos que, foram feitos num espaço temporal de 110 anos.
Analisando nós próprios o período em questão, podemos ver em termos de fecho anual, medido entre abertura e fecho, temos 50/50, ou seja, 1907, 1917, 1937, 1947, 1957 e 1977 foram anos negativos e 1897, 1927, 1967, 1987, 1997 e 2007 foram anos positivos.
De todos os períodos os 2 mais atípicos foram 1927 e 1977. Em 1927 a tendência foi claramente de alta ininterrupta, enquanto que em 1977 foi o inverso, uma tendência de baixa ininterrupta.
Todos os restantes períodos mostraram trends negociáveis de médio/longo prazo, entre 3 e 11 meses, onde o mês de Outubro se destaca entre topos e fundos desses mesmos trends.
Independentemente de estarmos a falar de apenas 12 períodos, 10 desses 12 períodos geraram um fundo de médio/longo prazo aquando de um movimento de queda anterior também ele de médio/longo prazo.
Ou seja, qualquer movimento de queda que seja gerado na 1ª metade do ano, ou mesmo que já venha do ano anterior, poderemos esperar uma inversão desse mesmo movimento durante um ano terminado em 7.
Mas sejamos francos, estou certo que analisando ano a ano, iremos encontrar dados estatísticos que são capazes de gerar boas estratégias de trading.
Atenção, eu disse estratégia e não sistema, duas coisas totalmente diferentes.
Posso dar 2 exemplos, nos últimos 10 anos, dia 1 de Fevereiro fechou 91% das vezes positivos (fecho acima da abertura).
Nos últimos 10 anos, o 11º dia de trading de cada mês fechou positivo 62% das vezes.
Independentemente do numero de amostragem poder ser considerado pequeno, é mais do que suficiente para que se possa criar uma estratégia para o respectivo dia.
Eu não duvido que essas observações sejam factualmente correctas. A única coisa que questiono é a sua validade para ser usada para efeitos de trading.
Claro que cada um segue o que quiser e assume os riscos disso, mas eu gosto que uma metodologia tenha, pelo menos, algum racional por trás.
Nada como dar um exemplo bizarro para ilustrar.
Imagina que eu descobria aqui um padrão em que notava que, em 90% dos dias em que Lisboa tinha temperatura acima de 25 graus, o S&P subia no dia seguinte.
A observação objectiva seria indesmentível. Mas ninguém me convence que isto, além de não ter qualquer relação, vai necessariamente deixar de funcionar porque é uma mera coincidência.
Nós andamos todos à procura de um edge. Mas quando ele aparece com razões ilógicas (com seria este exemplo bizarro), não sei se se trata verdadeiramente de um edge ou apenas de uma anomalia estatística.
O Larry Williams no livro How I Made One Million Dollars Trading tem imensos sistemas desses, com regras concretas, mas em que por exemplo um só funciona à 4a feira, outro só funciona no mês X, etc.
Isto para mim não é aceitável, mas enfim, estamos no campo das opiniões e cada um tem direito à sua (e atenção que eu gostei bastante dos livros dele porque abrem muito o pensamento no que toca a desenvolver metodologias estruturadas, com regras, etc.).
Os ultimos exemplos que deste poderiam até ser válidos como edge se forem do conhecimento massivo do mercado e tiver precisamente o efeito que origina o edge positivo (por exemplo se houver o sentimento generalizado de que em Setembro a bolsa sobe sempre, aí já a utilização desse 'edge' tem razão de ser).
E agora é que vi que isto ficou enorme.

AutoMech Escreveu:Arnie, o Dow foi criado em 1896. Desde aí tivemos apenas doze anos terminados em 7.
A tua observação pode ser um facto indesmentivel (por ser mensurável), mas não mais do que isso, na minha opinião, dada a escassez de amostras relevantes.
Olá AutoMech.
A "minha" observação é de facto feita por Larry Williams no seu livro The Right Stock at the Right Time, onde ele fala de estudos deveras interessantes relativamente sobre o espaço temporal.
Estamos realmente apenas a falar de 12 periodos que, foram feitos num espaço temporal de 110 anos.
Analisando nós próprios o período em questão, podemos ver em termos de fecho anual, medido entre abertura e fecho, temos 50/50, ou seja, 1907, 1917, 1937, 1947, 1957 e 1977 foram anos negativos e 1897, 1927, 1967, 1987, 1997 e 2007 foram anos positivos.
De todos os períodos os 2 mais atípicos foram 1927 e 1977. Em 1927 a tendência foi claramente de alta ininterrupta, enquanto que em 1977 foi o inverso, uma tendência de baixa ininterrupta.
Todos os restantes períodos mostraram trends negociáveis de médio/longo prazo, entre 3 e 11 meses, onde o mês de Outubro se destaca entre topos e fundos desses mesmos trends.
Independentemente de estarmos a falar de apenas 12 períodos, 10 desses 12 períodos geraram um fundo de médio/longo prazo aquando de um movimento de queda anterior também ele de médio/longo prazo.
Ou seja, qualquer movimento de queda que seja gerado na 1ª metade do ano, ou mesmo que já venha do ano anterior, poderemos esperar uma inversão desse mesmo movimento durante um ano terminado em 7.
Mas sejamos francos, estou certo que analisando ano a ano, iremos encontrar dados estatísticos que são capazes de gerar boas estratégias de trading.
Atenção, eu disse estratégia e não sistema, duas coisas totalmente diferentes.
Posso dar 2 exemplos, nos últimos 10 anos, dia 1 de Fevereiro fechou 91% das vezes positivos (fecho acima da abertura).
Nos últimos 10 anos, o 11º dia de trading de cada mês fechou positivo 62% das vezes.
Independentemente do numero de amostragem poder ser considerado pequeno, é mais do que suficiente para que se possa criar uma estratégia para o respectivo dia.
Bons negocios,
arnie
arnie
bossas Escreveu:AutoMech Escreveu:abx Escreveu:Na ansia de muito aprender, já leio este fórum há 4 anos.
Fiquei agora a saber que há aqui prof.(s) karambas e quejandos.
Levaste 4 anos para perceber isso ?
![]()
![]()
O Karamba está registado desde 2002: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... file&u=480
- Registado: 5/11/2002 12:21
arnie Escreveu:Depois temos a correcção a essa 3ª bolha que deverá ter o seu término em 2017. Bem, aqui há convergência pois por norma, anos acabados em 7 também produzem lows negociáveis de médio/longo prazo.

Arnie, o Dow foi criado em 1896. Desde aí tivemos apenas doze anos terminados em 7.
Supermann Escreveu:Não é FED FLAT mas sim FED FIAT com i... Fiat de fiat currencies
Quanto á tua outras questões bom... 1 movimento foram as techs... 2º movimento foram os financials ... e agora a meu ver têm sido bastante os retailers que tem liderado este movimento até agora... são os que teem tido overperformance face a outros sectores
Pois é, aquele "i" mais parece um "l".
Sendo FIAT, poderá indicar que temos finalmente o colapso do dolar? Com o FED a continuar a inundar o mercado com dolares, desvalorizando-o cada vez mais, a moeda acaba por valer zero?
Sendo os retailers a suportar o mercado, os próximos 3 meses serão cruciais para a performance do mesmo.
O ultimo trimestre do ano é "O" trimestre para os retailers.
Bons negocios,
arnie
arnie
"Fiat Money System" é quando a moeda é impressa sem ter o mesmo valor equivalente em ouro. É dinheiro de "papel" impresso para sustentar a procura por parte dos governos e as trocas comerciais internacionais. Neste caso equivale a um Dólar fraco e uma inflação perigosamente baixa.
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/xrQgBpcrJqo?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/xrQgBpcrJqo?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/m6NRvOpZP9o?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/m6NRvOpZP9o?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/_lXkg0J4PuE?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/_lXkg0J4PuE?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Abraço
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/xrQgBpcrJqo?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/xrQgBpcrJqo?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/m6NRvOpZP9o?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/m6NRvOpZP9o?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/_lXkg0J4PuE?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/_lXkg0J4PuE?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Abraço
arnie Escreveu:AC Investor Blog Escreveu:Eu sou um fervoroso seguidor dos teus ideais
![]()
Tem lá calma contigo, OK!
Sim, isto dos gráficos é realmente um must para darmos asas à nossa imaginação e sairmos por aí a debitar cenários futuristas.
A mais valia dos cenários futuristas é somente o facto de ficarmos com algumas bases de apoio relativamente ao que o mercado está e/ou irá fazer, nada mais. Quanto mais distante estiver esse cenário menor o peso do mesmo na nossa actual posição no mercado.
O facto de alguém dizer que em 2014 o mercado fazer o topo do movimento em nada irá influenciar a nossa actual posição, EM NADA!
Situação diferente será alguém dizer que... o 9º dia do mês é por norma um dia positivo e hoje é o 8º dia do mês e estamos com posições curtas que não foram fechadas antes do fecho do mercado.
AQUI SIM, a visão futurista de apenas 1 dia é de extrema importância para a nossa actual posição no mercado.
Não faço a mínima o que quer dizer FED FLAT, mas deverá ser 1 de 2 coisas, coloca a taxa de juros a 0% ( a taxa fica flat, a zeros) ou pára finalmente de imprimir dinheiro (fica flat,sem opinião sobre a economia e pergunta-se que raio andou a fazer nos ultimos anos).
Mas sejamos francos, qual o interesse de saber a razão do topo?
O topo será feito quando deixar de haver dinheiro para comprar novos máximos.
Quando retirarem o "suporte" aos preços e não existir ninguém com poder de comprar para segurar esse mesmo suporte...
Não é FED FLAT mas sim FED FIAT com i... Fiat de fiat currencies

Quanto á tua outras questões bom... 1 movimento foram as techs... 2º movimento foram os financials ... e agora a meu ver têm sido bastante os retailers que tem liderado este movimento até agora... são os que teem tido overperformance face a outros sectores
- Registado: 18/12/2009 18:54
AC Investor Blog Escreveu:Eu sou um fervoroso seguidor dos teus ideais

Tem lá calma contigo, OK!

Sim, isto dos gráficos é realmente um must para darmos asas à nossa imaginação e sairmos por aí a debitar cenários futuristas.
A mais valia dos cenários futuristas é somente o facto de ficarmos com algumas bases de apoio relativamente ao que o mercado está e/ou irá fazer, nada mais. Quanto mais distante estiver esse cenário menor o peso do mesmo na nossa actual posição no mercado.
O facto de alguém dizer que em 2014 o mercado fazer o topo do movimento em nada irá influenciar a nossa actual posição, EM NADA!
Situação diferente será alguém dizer que... o 9º dia do mês é por norma um dia positivo e hoje é o 8º dia do mês e estamos com posições curtas que não foram fechadas antes do fecho do mercado.
AQUI SIM, a visão futurista de apenas 1 dia é de extrema importância para a nossa actual posição no mercado.
Não faço a mínima o que quer dizer FED FLAT, mas deverá ser 1 de 2 coisas, coloca a taxa de juros a 0% ( a taxa fica flat, a zeros) ou pára finalmente de imprimir dinheiro (fica flat,sem opinião sobre a economia e pergunta-se que raio andou a fazer nos ultimos anos).

Mas sejamos francos, qual o interesse de saber a razão do topo?
O topo será feito quando deixar de haver dinheiro para comprar novos máximos.
Quando retirarem o "suporte" aos preços e não existir ninguém com poder de comprar para segurar esse mesmo suporte...
Bons negocios,
arnie
arnie
Vocês desculpem a provável demonstração de ignorância... mas algum benemérito me explica o que é o "FED FLAT"? Nem o GOOGLE ajudou...
A pergunta seguinte é se faz sentido dizer "vem aí uma bolha" a uns anos de distância. Não é como dizer "vem aí um tsunami" e ficar a olhar? Com esta antecedência é suposto haver tempo para dar "à sola"...
Ou onde é que eu disse o disparate?

A pergunta seguinte é se faz sentido dizer "vem aí uma bolha" a uns anos de distância. Não é como dizer "vem aí um tsunami" e ficar a olhar? Com esta antecedência é suposto haver tempo para dar "à sola"...

Ou onde é que eu disse o disparate?
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Elias, como já apontei em alguns topicos, isto era tudo previsivel, ou seja, a injecção de uma elevada massa monetária no sistema (ou seja rotativas a imprimir dolar).
Com isso os mercado iriam subir (o que já ando a dizer há muitos meses)...mas também ando a dizer que esta subida vai ser MUITO má.
Iremos ter um reload do que aconteceu em 2008, mas mais rápido e com piores consequências.
Vejamos o que eu penso:
CERTEZAS:
1,45 no eurodolar e so 1200-1300 nos próximos meses.
Depois será especulação.
Visões:
Hiperinflanção: 2011 teremos inflações de 2 a 4%
E a partir de 2012 teremos superior a 4% (por acaso aponto para 6% ou mais)
Com isto teremos as taxas de juro a subir, e com as condições de mercado como está (desemprego, etc), teremos a machadada final, pois muitos (a grande maioria), dos créditos não cairam porque em 2008 o mundo ainda tinha musculo para essse embate.
Agora não terá...
Por isso agora é ganhar massa boas, e saber sair (ou inverter-se no mercado), na altura propria.
Não sei qual, para mim as certezas são só as que apontei no inicio.
Com isso os mercado iriam subir (o que já ando a dizer há muitos meses)...mas também ando a dizer que esta subida vai ser MUITO má.
Iremos ter um reload do que aconteceu em 2008, mas mais rápido e com piores consequências.
Vejamos o que eu penso:
CERTEZAS:
1,45 no eurodolar e so 1200-1300 nos próximos meses.
Depois será especulação.
Visões:
Hiperinflanção: 2011 teremos inflações de 2 a 4%
E a partir de 2012 teremos superior a 4% (por acaso aponto para 6% ou mais)
Com isto teremos as taxas de juro a subir, e com as condições de mercado como está (desemprego, etc), teremos a machadada final, pois muitos (a grande maioria), dos créditos não cairam porque em 2008 o mundo ainda tinha musculo para essse embate.
Agora não terá...
Por isso agora é ganhar massa boas, e saber sair (ou inverter-se no mercado), na altura propria.
Não sei qual, para mim as certezas são só as que apontei no inicio.
Elias Escreveu:Para mim o mais estranho é ver os mercados a subirem assim e as taxas continuarem baixas...
- Registado: 5/4/2010 21:14
Arnie,
Eu sou um fervoroso seguidor dos teus ideais, e gosto de tentar enquadra-los nas minhas estratégias. Neste caso em particular eu diria que se calhar o movimento da bolha será muito mais célere e de um timing muito mais agressivo, tal como aconteceu com a recente recuperação dos minimos de 2009. Diria que o topo da bolha ( caso se materialize ) seja entre finais de 2012 e inicio de 2013 em conjugação com o ciclo de aumento das taxas de juro nas zona Europeia e Americana. Mas, adivinhar o futuro é dificil mas prever com base nos graficos é bem mais fácil.
Eu sou um fervoroso seguidor dos teus ideais, e gosto de tentar enquadra-los nas minhas estratégias. Neste caso em particular eu diria que se calhar o movimento da bolha será muito mais célere e de um timing muito mais agressivo, tal como aconteceu com a recente recuperação dos minimos de 2009. Diria que o topo da bolha ( caso se materialize ) seja entre finais de 2012 e inicio de 2013 em conjugação com o ciclo de aumento das taxas de juro nas zona Europeia e Americana. Mas, adivinhar o futuro é dificil mas prever com base nos graficos é bem mais fácil.

AC Investor Blog
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962 e 304 visitantes