Acordem ! A dívida de Portugal a 10 anos está altíssima
Olhado para o que se passou no ultimo fim de semana em Bruxelas ,os investidores começaram a fazer uma leitura das entrelinhas .
A Alemanha não quer estar só pagamento da a conta , ao envolver os privados sabe que vai apressar os acontecimentos , quanto mais cedo acontecer mais barato fica.
A Alemanha não quer estar só pagamento da a conta , ao envolver os privados sabe que vai apressar os acontecimentos , quanto mais cedo acontecer mais barato fica.
- Registado: 14/3/2009 0:19
pepi Escreveu:
Mais um, e achas que quem agora se desfaz a preço de saldo vai comprar a uma taxa menor no leilão?! Obviamente que o leilão tenderá a corresponder ao valor da cotação das OT...
Quem vendeu agora a preço de saldo não volta a comprar.
Em relação á taxa de juro não é isso que tem acontecido, embora seja um indicador não é certo, até porque o governo tem utilizado os recursos da SS para comprar divida publica, assim como recebeu o fundo de pensões da PT em dinheiro, para poder comprar OT. Isso foi noticiado à umas semanas nos jornais.
Aguardemos serenamente pela proxima 4ª feira, nessa altura ficamos com uma ideia mais correcta sobre como está o mercado da nossa divida, até porque a percentagem transacionada é relativamente baixa.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Obrigado pelo link mais_um !
Há diferenças significativas. Por exemplo a 1/11 a yield a 10 anos abriu a 5,858 e fechou a 6,102 e a taxa média do leilão desse dia ficou em 5.137% (link do mais_um).
Não sei, no entanto, se podemos fazer esta comparação directa. Se alguém puder confirmar...
pepi Escreveu:
Mais um, e achas que quem agora se desfaz a preço de saldo vai comprar a uma taxa menor no leilão?! Obviamente que o leilão tenderá a corresponder ao valor da cotação das OT...
Há diferenças significativas. Por exemplo a 1/11 a yield a 10 anos abriu a 5,858 e fechou a 6,102 e a taxa média do leilão desse dia ficou em 5.137% (link do mais_um).
Não sei, no entanto, se podemos fazer esta comparação directa. Se alguém puder confirmar...
Yield representa o rendimento anual de um título, em dividendos ou em juros, expresso como uma percentagem da cotação desse mesmo título. Por exemplo, uma obrigação com um valor nominal de 5€, que pague uma taxa de juros de 5% e cuja cotação seja de 2€, o seu Yield é de 12,5% (Yield = juro / cotação = 5% . 5€ / 2€).
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
pepi Escreveu:mais_um Escreveu:AutoMech Escreveu:Sim, há uma frequente confusão (penso que fruto da televisão) entre yields e aquilo que o estado paga.
Claro que neste momento deve haver muito fund manager que não quer ficar com o 'lixo' em carteira, não vá a coisa dar para o torto.
Sim, no Big já houve pelo menos 3 actualizações em OT de Potrugal, Grécia e Irlanda, inclusivé já apareceu disponivel para comprar uma nova serie de OT portuguesas , que estão com uma yield de 6,55%.
Significa que há muita gente a desfazer-se de OT dos paises em dificuldade, a preços de saldo.....
Ele acha que não enquanto o PS estiver no Governo.
- Registado: 6/11/2008 13:21
Bruxelas pediu hoje a Portugal para apressar a consolidação orçamental de modo a poder conseguir um défice inferior aos 4,6% estimados.
"A UE pretende encorajar o governo português a implementar medidas de consolidação orçamental nos últimos meses deste ano e no próximo ano para assegurar que não haverá um aumento da despesa, com o objectivo de tornar possível que aconteça uma redução do défice mais acentuada do que o estimado", disse hoje Amaedeu Altafaj, porta-voz do comissário europeu Olli Rehn, citado pela Bloomberg.
A declaração aparece um dia depois de o Parlamento português ter aprovado, na generalidade, a proposta orçamental de 2011, onde se prevê uma redução do défice para 4,6% do PIB, face aos 7,3% previstos para 2010.
O aviso de Bruxelas surge também no meio de uma escalada dos juros cobrados a Portugal. A ‘yield' das OT a 10 anos atingiu hoje os 6,655%, um máximo de 1997
In DE
VAI MAIS UM PEC?
"A UE pretende encorajar o governo português a implementar medidas de consolidação orçamental nos últimos meses deste ano e no próximo ano para assegurar que não haverá um aumento da despesa, com o objectivo de tornar possível que aconteça uma redução do défice mais acentuada do que o estimado", disse hoje Amaedeu Altafaj, porta-voz do comissário europeu Olli Rehn, citado pela Bloomberg.
A declaração aparece um dia depois de o Parlamento português ter aprovado, na generalidade, a proposta orçamental de 2011, onde se prevê uma redução do défice para 4,6% do PIB, face aos 7,3% previstos para 2010.
O aviso de Bruxelas surge também no meio de uma escalada dos juros cobrados a Portugal. A ‘yield' das OT a 10 anos atingiu hoje os 6,655%, um máximo de 1997
In DE
VAI MAIS UM PEC?
mais_um Escreveu:AutoMech Escreveu:Sim, há uma frequente confusão (penso que fruto da televisão) entre yields e aquilo que o estado paga.
Claro que neste momento deve haver muito fund manager que não quer ficar com o 'lixo' em carteira, não vá a coisa dar para o torto.
Sim, no Big já houve pelo menos 3 actualizações em OT de Potrugal, Grécia e Irlanda, inclusivé já apareceu disponivel para comprar uma nova serie de OT portuguesas , que estão com uma yield de 6,55%.
Significa que há muita gente a desfazer-se de OT dos paises em dificuldade, a preços de saldo.....
- Registado: 17/3/2009 14:43
AutoMech Escreveu:mais_um Escreveu:A prova dos 9, vai ser na próxima 4ª feira quando o Estado emitir divida de longo prazo, 6 e 10 anos, aí é que vamos ver quanto é que os investidores vão exigir de juros para comprar a nossa divida. Até lá aguardemos serenamente…..
Outra coisa, onde é que podemos consultar a quanto foi a ultima emissão ?
É facil, hoje em dia está tudo disponivel na NET, nesse aspecto Portugal está bem melhor que outros paises.

OT:
http://www.igcp.pt/gca/?id=80
Em termos gerais, tens tudo sobre a divida publica portuguesa.
http://www.igcp.pt/
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Eh paa, isto atee enerva !
Agora que foi aprovado um Orc,amento com a maaxima serenidade, seriedade, uma uniao de esforc,os invulgar, medidas prontas para projectar a nossa economia para crescimentos upa, upa, agora, dizia eu... ee que estes especuladores fazem um ataque cerrado aa nossa diivida soberana !
Que mais seraa preciso fazer para convencer os "mercados" que Portugal ee uma sociedade desenvolvida, organizada e que teraa um futuro brilhante pela frente ? Que mais seraa preciso meu Deus ???

Que mais seraa preciso fazer para convencer os "mercados" que Portugal ee uma sociedade desenvolvida, organizada e que teraa um futuro brilhante pela frente ? Que mais seraa preciso meu Deus ???

- Registado: 22/4/2003 23:12
AutoMech Escreveu:Sim, há uma frequente confusão (penso que fruto da televisão) entre yields e aquilo que o estado paga.
mais_um Escreveu:A prova dos 9, vai ser na próxima 4ª feira quando o Estado emitir divida de longo prazo, 6 e 10 anos, aí é que vamos ver quanto é que os investidores vão exigir de juros para comprar a nossa divida. Até lá aguardemos serenamente…..
Outra coisa, onde é que podemos consultar a quanto foi a ultima emissão ?
Boas!
Peço desculpa por intrometer-me no vosso histerismo mas parece-me que não estão a ver bem o filme.
O que está a aumentar não são os juros que o Estado paga mas sim as yields das OT. E perguntam vocês porque aumentam as yields? Pelo facto de existirem investidores a vender OT abaixo do seu valor nominal o que faz com que as yields subam, é pura matemática.
Agora perguntam vocês porque estão os investidores a vender OT de Portugal, Irlanda e Grécia? Não sei com 100% de certeza mas deve ser pelo mesmo motivo que eu desisti de comprar OT gregas. Foi uma entrevista de um ministro alemão (já foi colocada aqui no fórum) a dizer que os investidores também tinham que suportar parte dos custos da ajuda da UE a um país que estivesse em dificuldades, como é óbvio quem tem OT destes países começa a pensar, bom é melhor despachar isto antes que sejamos entalados. Por exemplo a Austrália vendeu todas as OT dos países em dificuldades (Irlanda, Grécia e Portugal) que detinha.
A prova dos 9, vai ser na próxima 4ª feira quando o Estado emitir divida de longo prazo, 6 e 10 anos, aí é que vamos ver quanto é que os investidores vão exigir de juros para comprar a nossa divida. Até lá aguardemos serenamente…..
Um abraço,
Alexandre Santos
Peço desculpa por intrometer-me no vosso histerismo mas parece-me que não estão a ver bem o filme.
O que está a aumentar não são os juros que o Estado paga mas sim as yields das OT. E perguntam vocês porque aumentam as yields? Pelo facto de existirem investidores a vender OT abaixo do seu valor nominal o que faz com que as yields subam, é pura matemática.
Agora perguntam vocês porque estão os investidores a vender OT de Portugal, Irlanda e Grécia? Não sei com 100% de certeza mas deve ser pelo mesmo motivo que eu desisti de comprar OT gregas. Foi uma entrevista de um ministro alemão (já foi colocada aqui no fórum) a dizer que os investidores também tinham que suportar parte dos custos da ajuda da UE a um país que estivesse em dificuldades, como é óbvio quem tem OT destes países começa a pensar, bom é melhor despachar isto antes que sejamos entalados. Por exemplo a Austrália vendeu todas as OT dos países em dificuldades (Irlanda, Grécia e Portugal) que detinha.
A prova dos 9, vai ser na próxima 4ª feira quando o Estado emitir divida de longo prazo, 6 e 10 anos, aí é que vamos ver quanto é que os investidores vão exigir de juros para comprar a nossa divida. Até lá aguardemos serenamente…..
Um abraço,
Alexandre Santos
TOPGUN2 Escreveu:onde é que se vê a taxa de juro da divida portuguesa
obrigado
BN
5.638%
VALUE: 6.652 EUR

http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPT10YR:IND
Cumpts.
Trisquel
Trisquel
BYPASS Escreveu:Mesmo que o FMI não venha, ainda o vou ouvir dizer daqui a uns tempos, que não cumpriu o previsto ou orçamentado por causa dos juros que como diz foram injustamente cobrados. E por causa disso tomem lá o próximo PEC, praí o 4!
Isto já me faz lembrar uma saga de filmes de terror...
Ficai descansados que a China vai salvar Portugal...

- Registado: 29/11/2007 1:39
Mesmo que o FMI não venha, ainda o vou ouvir dizer daqui a uns tempos, que não cumpriu o previsto ou orçamentado por causa dos juros que como diz foram injustamente cobrados. E por causa disso tomem lá o próximo PEC, praí o 4!
- Registado: 6/11/2008 13:21
acho que primeiro fazem escala na Irlanda...
Juros da dívida da Irlanda quebram novo recorde em véspera de Orçamento
04 Novembro 2010 | 11:22
Eva Gaspar - egaspar@negocios.pt
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partihar|Votar|Total: 1 VotoTamanho
Pelo quinto dia consecutivo, os juros da dívida pública irlandesa estão hoje a quebrar novos recordes, com a taxa subjacente aos empréstimos a dez anos a aproximar-se perigosamente dos 8%.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BenjaminMartins, Bing [Bot], IX Hispana, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 148 visitantes