Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu pior negócio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por migluso » 3/11/2010 13:53

Eu não tenho nenhum negócio isolado que me tenha marcado. Já perdi mais do que aquilo que está estipulado nas minhas regras para perder por negócio. Mas nunca me arruinei num único negócio.

O meu grande problema é a disciplina. E o que me aconteceu, mais do que uma vez, foi entrar numa espiral de perdas. Depois de perder 2 ou 3 vezes seguidas, e guiado por impulsos e por emoções e não pela razão ou pelas regras definidas, incorro em overtrading na falsa esperança de recuperar o que acabei de perder.

Quando dou por ela, todo o trabalho de meses foi pelo cano em 3 ou 4 dias. E recomeça tudo de novo...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Ulisses Pereira » 3/11/2010 13:14

Não é coincidência. A maior parte dos novos investidores entra no topo do "Bull Market". Porquê? Porque vê os seus amigos todos a ganharem dinheiro, porque vê os notíciários a abrirem com notícias de um novo máximo histórico na Bolsa, porque vê os analistas a alnçarem price-targets até ao céu, porque todas as pessoas começam a ter opinião sobre Bolsa.

É por isso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Atenção eu disse «Um novo investidor».

por mancargon » 3/11/2010 11:51

Um novo investidor, por vezes, não está alerta para a realidade! Mas julga que está!
A ganância e a perspectiva de lucro rápido, levam a riscos incríveis!
Claro que um investidor experiente, não tem que ser expert ou acompanhar um único título, mas antes de tomar qualquer posição irá definir uma estratégia, de acordo com a sua análise.
A maioria dos novos investidores, entra na pior fase possível, e eu pergunto, será isso uma coincidência????
Eu no meu caso, julgava que era pura burrice minha, mas à medida que vou estudando e que tenho conhecimento de outros casos vejo que esta enorme pontaria «Entrar no pior momento possível» já aconteceu a muita gente!
Pelo que a questão é porque-é-que isto acontece???

Um abraço
Manuel
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).

Registado: 29/11/2007 10:07

Re: Os problemas da entrada!

por Automech » 3/11/2010 2:35

mancargon Escreveu:Para mim qualquer novo investidor deve, ter muita experiência relativamente a um determinado título antes de entrar, caso contrário corre o risco de entrar na pior altura possível! O que já me aconteceu:

Eu não concordo que ter experiência num título seja factor indispensável para o sucesso.

Uma boa análise (fundamental e/ou técnica) pode ser feita sobre qualquer título, mesmo que trader nunca a tenha visto à frente.

Caso contrário o pessoal que se especializa numa acção ou num conjunto restrito de acções ganhava sempre, o que não é o caso.

Registado: 4/6/2010 12:12

por motokross » 2/11/2010 19:45

Boa tarde,
aqui fiquei eu a pensar no meu maior erro. Em plena crise adquiri alcatel e como não coloquei stop, em virtude de vários trades interessantes, deixei-a cair, cair, cair...mas ela não mais parava de cair. Pensei eu, pk não sair e voltar a entrar? pareceu-me bem. Então saí a perder 5.000€ na perspectiva de readquirir as acções mais abaixo. Errado!!. consegui vender a Alcatel ao valor mais baixo de sempre e claro está, como principiante (que ainda sou hoje)não mais consegui entrar. Tive apenas uma atenuante: adquiri uns dias mais tarde 3.000 altri que me valeram compensar as perdas no inicio deste ano. Mas sim, BIG MARKET MISTAKE. É pelos erros que se aprende , mas preferia não ter sido desta forma.
um abraço a todos. Obdo Ulisses (de si não perco uma!)
" É mesmo muita pena os mercados não oscilarem quando eu quero e me convém!"

Registado: 4/9/2010 17:03

Os problemas da entrada!

por mancargon » 2/11/2010 19:32

Para mim qualquer novo investidor deve, ter muita experiência relativamente a um determinado título antes de entrar, caso contrário corre o risco de entrar na pior altura possível! O que já me aconteceu:

1.º Há um ano atrás quando entrei em máximos na Sonae! 0.98, como é que é possível alguém entrar a 0.98??????????????????? Enfim há um ano que o título nunca mais tocou neste valor!

2.º Entrei mais ou menos na mesma altura na sonae.com a 2.06, mais uma idiotice de primeira.

Resultado há um ano que tenho o dinheiro parado!!!!

Um abraço
Manuel Alentejano
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).

Registado: 29/11/2007 10:07

Galp

por manuelsilvino2007 » 2/11/2010 19:21

Boa noite. Antes de mais, queria agradecer a todos por partilharem as vossas ideias, vitórias e derrotas, angústias e martírios. Tinha a ideia que o problema era só meu, mas, afinal, não sou único. O que eu sinto, é que, de certa forma, estou a ficar obsecado e os meus pensamentos estão a ser constantes e não me consigo abstrair que tenho posições na bolsa.
Esta é a minha primeira mensagem e por isso, perdoem-me se for um pouco inconveniente, mas acho que, quanto mais entro, mais me sinto agarrado. Isto éum vício, e como todos os vícios,não é bom. Tenho tentado alhear-me, mas não consigo. De qualquer modo, estou a aprender muito com vocês todos e já me vou conseguindo aguentar.
Eu era um pequeníssimo investidor particular,que tinha algumas posições no PSI 20, desde há alguns anos, entrava no mercado com as privatizações e me esquecia das posições por ums valentes tempos. Daí, sempre ganhei algum dinheiro. Como eu estaba bem!!!!!
Até ao dia que a pior pessoa que eu conheço ( O estado português, me vendeu acções da EDP Renováveis por 8 euros cada. Foi pela razão de me deixar estar e por na altura, nem saber o que eram STOPs,que me fui deixando estar até que, um dia ganhei coragem e vendi por 4,87. Mau negócio, pensei eu. Mas nãome fiquei por aqui: pensando que ra muito esperto, voltei a comprar, desta vez o dobro,a menos 25 centimos, pensando que ia recuperar: ERRO novamente.
(Já agora - sófiz isto porque ainda nãovos conhecia - tenho a certeza que agora não o faria. Por fim, não satisfeito com as perdas, voltei a vender a 4,15, farto de as ver perder.
Só queria acrescentar que os meus muitos e enormes erros, tem que ver com o facto de estar a perder bastante: Nãoconsigo aguentar a pressão: Fecho posições, quando estou a ganhar um pouco, verificando depois que continuam a subir muito.
Começo a perder um pouco e fecho, verificando depois que é uma correcção. Mas também tenho tido muito azar. Lembro-me de há uns três meses atrás, comprei GALP a 12,25 e acompanhando o vosso raciocínio,coloquei um STOPa 11,92. Em dois dias, lá foi o STOP. É por isso que também tenho dúvidas quanto aos STOPS. Uns dias depois, a acção recuperou e até houve um dia que subiu 7 pct,mas eu estava de fora. Podia falar muito mais, mas ......

Registado: 10/5/2010 22:23

por Ulisses Pereira » 2/11/2010 18:23

Depende muito. A média, provavelmente na casa dos 3/4 %.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rsacramento » 2/11/2010 18:11

por se falar em stops, Ulisses: normalmente, nas tuas entradas em activos voláteis, a quanto anda, mais ou menos, o teu trailingStop (em percentagem)?

Registado: 29/11/2007 12:50

por Ulisses Pereira » 2/11/2010 16:26

gratuito, raramente tenho posição em acções portuguesas. Mas naquela altura, em 2001, tinha frequentemente.

Para quem gosta desta partilha das más experiências, deixo aqui o tópico onde isto foi partilhado e onde surgiram inúmeros contributos:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sc&start=0

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por ClyssaN » 2/11/2010 16:10

O meu pior e que serviu de lição até hoje:

Se não me falha a memoria (bem tento ...) foi em Junho de 2007 (fim do bullmarket ...), compra de Mota-Engil a uns 8€, a partir dai foi sempre a descer até que em Agosto de 2007 vendo por uns 5.5€.

Foi a única vez que não utilizei stops (mentais ou automáticos) e foi sempre na mesma cantiga de que "ha isto recupera de CERTEZA..."

A partir dai nunca mais aceitei ter uma menos-valia de 5%-10% (varia conforme a acção)

Na altura que vendi, tinha o pensamento que apesar de não aguentar mais a parte psicológica de ter aquela menos valia, tinha a certeza que ao fim de uns 2/3 anos a acção voltava aos 8€ ... notasse ...

Registado: 19/4/2007 12:54

por tugatuga11 » 2/11/2010 15:39

""Em Bolsa,...,ter razão antes de tempo pode ser fatal"

Nem mais! :wink:
São situações destas que nos levam a dar muito valor à disciplina.
Abraço e bons trades.

Registado: 27/4/2009 19:07

por Adam hedge » 2/11/2010 15:31

gratuito Escreveu:Pensei que não tinha posições nas acções nacionais, pelo menos é o que diz sempre nos seus videos de análise ou discos pedidos. :?: Quer explicar ?

... :? mas no texto do ulisses diz que foi em 2001,muito antes de trabalhar para a dif :roll:
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por paubo » 2/11/2010 15:28

Ulisses Pereira Escreveu:Adam, parei uns tempos. Repensei. E tirei ilações. Claro que custam sempre estes momentos, ficamos sisudos, cabisbaixos, mas a vida tem que continuar como em qualquer derrota pessoal ou profissional que tenhamos.
Um abraço,
Ulisses

A sensação que senti quando passei por uma situação idêntica, foi a mesma de quando tive um acidente pouco meses depois de tirar a carta. Nos dias seguintes parece que não sabemos conduzir e pensamos parar definitivamente...
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:31

por gratuito » 2/11/2010 15:27

Pensei que não tinha posições nas acções nacionais, pelo menos é o que diz sempre nos seus videos de análise ou discos pedidos. :?: Quer explicar ?

Registado: 5/1/2010 14:16

por Ulisses Pereira » 2/11/2010 15:20

Adam, parei uns tempos. Repensei. E tirei ilações. Claro que custam sempre estes momentos, ficamos sisudos, cabisbaixos, mas a vida tem que continuar como em qualquer derrota pessoal ou profissional que tenhamos.

Automech, eu não saí porque era quase virtualmente impossível. Aconteceram coisas absolutamente extraordínárias como a acção estar sem variação e subir 7% no último segundo quando já não há reacção possível. Ou então, quando um arbitragista que sempre me fechou todas as posições a um preço justo não o conseguir fazer quando lhe pedi. Mas em relação à tua questão, quando entro numa posição, normalmente defino logo o "stop" e o ganho potencial. Naturalmente que tudo isso depois é ajustado ao longo do "trade", mas uma das regras é nunca colocar o "stop" a perder mais do que o inicialmente previsto.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Automech » 2/11/2010 15:14

De longe um dos teus melhores artigos Ulisses.

Apenas um comentário. A antecipação da abertura da posição em 2 dias não me parece nenhum erro, atendendo a que já tinhas definido o que querias fazer.

É mais ou menos como termos debaixo de olho uma resistência ou suporte. Não temos obviamente de ter definido o dia da entrada. Apenas estamos alerta.

Já o não sair quando a coisa deu para o torto é que me leva a perguntar-te uma coisa.

Costumas ter uma espécie de trading plan antes de entrar com pontos definidos de entrada, stop, profit taking, reentrada, pontos para adicionar, etc. ?

Ou preferes ter apenas um ponto de entrada e de stop e ires depois gerindo estes factores com a posição já aberta ? (o que exige naturalmente uma dose enorme de distanciamento para não querermos ver apenas aquilo que nos confirme a nossa posição)

Registado: 4/6/2010 12:12

por Adam hedge » 2/11/2010 15:10

Boa tarde.

Mais uma vez exelente Uisses.

Aquilo que gostava de saber,era como o homem(Ulisses),e não como trade, reagiu psicologicamente a tal adversidade.
Imagino que foi duro mas como ultrapassou a situação.

obrigado
Abraço
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Batmax » 2/11/2010 14:34

pafs Escreveu:Li esta noticia no site do BEST e quando comecei a ler vi logo que se tratava do Ulisses do nosso Caldeirão e penso ser um artigo muito interessante e de onde se podem tirar conclusões interessantíssimas e acima de tudo o assumir perdas que regra geral são difíceis de assumir e mais difíceis de dar a conhecer à comunidade em geral pois o que se vê quase sempre é pessoal a relatar negócios com mais-valias.

Eu que eu interpretei e decerto será isso é que a pressão que a posição que o Ulisses tinha talvez devido a sua dimensão ou a falta de liquidez da cotada, fez com que o "coração manda-se" e fechou diga-mos a medo a sua posição quando a mesma estava a ser aberta no "sitio certo", por vezes "o não aguentar-mos" a pressão do risk money management leva-nos a perdas incalculáveis, corrigi-me se estiver errado, abraço.
User mudou de nick - > Wallstreetrader

Registado: 29/11/2007 2:13

por PAFS » 2/11/2010 13:51

Li esta noticia no site do BEST e quando comecei a ler vi logo que se tratava do Ulisses do nosso Caldeirão e penso ser um artigo muito interessante e de onde se podem tirar conclusões interessantíssimas e acima de tudo o assumir perdas que regra geral são difíceis de assumir e mais difíceis de dar a conhecer à comunidade em geral pois o que se vê quase sempre é pessoal a relatar negócios com mais-valias.

Registado: 29/11/2007 11:26

por Batmax » 2/11/2010 13:13

Os meus parabéns pela coragem de um relato dessa natureza, pois deve ser um filme dos piores de terror, tive uma vez uma cena ligeiramente parecida em Forex mas foi por engano, em vez de colocar 100mil coloquei 1 Milhão, lembro-me bem que em segundos estava a perder qualquer coisa como 10mil€, nesse dia até rezei..., uma experiência de certo que ainda hoje se bem que mais leve me esta bem na memoria, abraço e bons negócios saudáveis de preferência ;).
User mudou de nick - > Wallstreetrader

Registado: 29/11/2007 2:13

por carf2007 » 2/11/2010 13:12

o meu foi muito idêntico com um turbo put sobre o DAX,

comprei a 1,00€ de manhã, há hora do almoço deu um esticão para cima, precipitei-me e saí a 0,50€ antes que levasse KO, e logo a seguir começou a cair e continuou durante vários dias, chegando a cotar nos 8,00€. :wall:

Claro que os teus valores devem ser bem superiores que os meus, mas acho que o sentimento é o mesmo.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Vencer na Bolsa » 2/11/2010 13:07

Gostei imenso do artigo.
Se eu, nesse momento, me tivesse apercebido de tais "indicadores", muito provavelmente também faria parecido.

Talvez aí tenha existido GANANCIA ou desejo de "apanhar" todo um possível movimento.

Concordo que ter razão cedo demais (cedo demais para o mercado) é bem prejudicial sobretudo se formos gananciosos ou muito propensos para o risco.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

O meu pior negócio

por Ulisses Pereira » 2/11/2010 12:47

Recuperei um post antigo que escrevi no Caldeirão e fiz um artigo relatando o meu pior negócio. Foi hoje publicado em http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=451563

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, icemetal e 171 visitantes