A mudança da hora
Josytoc Escreveu:Também existem perturbações no eixo da terra nos grandes terramotos como recentemente aconteçeu com o do Japão mas são momentâneas na razão de centimetros.
tenho uma questão:
e não haverá por sinal uma variação do eixo da terra ( causada pelos terramotos) que esteja também a causar um desequilibrio nas estações do ano?
tempo mais seco, mais inundações... entre outros factores.
Ou será apenas uma questão ambiental causada pela poluição?

There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza
— B. Spinoza
marcoj Escreveu:Elias Escreveu:Puxo este tópico com o objectivo de recordar que no próximo domingo entra em vigor a hora de Inverno (relógios atrasam uma hora).
Dado que os EUA só atrasam uma semana mais tarde (a 6 de Novembro), durante uma semana os mercados americanos abrirão às 15h30 e encerrarão às 22 horas, isto pela hora de Lisboa.
Penso que os mercados americanos vão abrir ás 13h30 e fechar ás 20 durante uma semana
Tens razão, marcoj, na Primavera é que costumava ser o contrário, pois os states entravam na hora de Verão uma semana mais tarde que nós. Na realidade isso já não acontece pois eles agora mudam a hora no segundo domingo de Março e não em Abril como acontecia anteriormente.
Obrigado pela correcção.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Puxo este tópico com o objectivo de recordar que no próximo domingo entra em vigor a hora de Inverno (relógios atrasam uma hora).
Dado que os EUA só atrasam uma semana mais tarde (a 6 de Novembro), durante uma semana os mercados americanos abrirão às 15h30 e encerrarão às 22 horas, isto pela hora de Lisboa.
Penso que os mercados americanos vão abrir ás 13h30 e fechar ás 20 durante uma semana
- Registado: 28/7/2006 15:24
A pergunta não era sobre a variação do eixo da Terra em relação ao plano da sua órbita mas em relação ao sol, a qual varia uns 47º graus todos os anos.
Quanto à variação na inclinação em relação ao plano da sua órbita, é de perto de 2 graus no espaço de cerca de 20 mil anos (meio ciclo).
Quanto à variação na inclinação em relação ao plano da sua órbita, é de perto de 2 graus no espaço de cerca de 20 mil anos (meio ciclo).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quano à variação do eixo da terra anda por valores proximos 1.3 graus num milhão de anos. Esta estabilidade é assegurada pelo nosso satélite a lua. Também existem perturbações no eixo da terra nos grandes terramotos como recentemente aconteçeu com o do Japão mas são momentâneas na razão de centimetros.
jeso Escreveu:Elias Escreveu:1h36m para ser exacto é o desvio da hora solar média no Verão (corresponde à longitude de 9 graus a oeste, à razão de 4 minutos por grau, acrescido de uma hora).
Elias, qual é a diferênça relativa na inclinação do eixo da terra para o sol, entre o solstício de inverno e de verão?
José
Elias Escreveu:jeso a inclinação do eixo da terra não varia ao longo do ano.
A inclinação em relação ao Sol (que era a pergunta) varia sim.
A Terra mantém o seu eixo de rotação ao longo do ano em relação ao plano da sua órbita, não em relação ao sol.
É precisamente por causa dessa diferença de inclinação (em relação ao sol) que temos diferentes estações.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Puxo este tópico com o objectivo de recordar que no próximo domingo entra em vigor a hora de Inverno (relógios atrasam uma hora).
Para quem quiser saber mais sobre a hora legal: http://www.oal.ul.pt/oobservatorio/vol8 ... 8n2_2.html
mais_um Escreveu:Elias Escreveu:O que eu acho é que hoje em dia existe desperdício de energia a qualquer hora, seja dia ou noite
não queres reformular a tua afirmação? é que para ti há despedicio em tudo e mais alguma coisa!..:D:D:D
lol, tás-te a rir mas olha que é exactamente isso que eu acho. Há muito desperdício de muita coisa, mas principalmente de energia e de água. E sabes porquê? Porque são baratas! Enquanto a energia eléctrica for subsidiada, não há um verdadeiro incentivo à poupança. Com a água é um pouco diferente, porque é um bem relativamente barato, mas que se torna escasso em certas zonas do país durante o Verão.
E há desperdício de muitas outras coisas. Sinceramente penso que se houvesse uma política de combate ao desperdício o nosso desenvolvimento seria mais sustentável (no longo prazo, claro).
Elias Escreveu:O que eu acho é que hoje em dia existe desperdício de energia a qualquer hora, seja dia ou noite
não queres reformular a tua afirmação? é que para ti há despedicio em tudo e mais alguma coisa!..

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Elias Escreveu:Sabias que de 1942 a 1945 tivemos quatro mudanças de hora por ano, em que a hora de Verão era duas horas mais que a hora de Inverno e tinhas luz do dia quase até à meia-noite?
Sim, ouvi dizer. Foi uma medida salazarista no tempo da guerra para poupar energia eléctrica.
Nos tempos que correm esse argumento da poupança de energia já não existe porque o que se poupa de manhã perde-se à tarde, até acho que se perde mais do que se ganha porque à tarde há mais gente a gastar energia para iluminação que de manhã porque nessa altura ainda estão a dormir.
Falo por mim...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
O que eu queria dizer é que acho uma estupidez a mudança bianual da hora, não há já qualquer benefício real e só causa problemas e transtornos.
A hora devia ser a mesma o ano todo. Por mim preferia a hora de verão o ano todo, mas também podia ser a hora de inverno o ano todo, é só uma questão de hábito.
A hora devia ser a mesma o ano todo. Por mim preferia a hora de verão o ano todo, mas também podia ser a hora de inverno o ano todo, é só uma questão de hábito.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Sabe-se que o campo magnético da terra não é constante. Para um dado lugar a declinação não é sempre a mesma, tem variações regulares e acidentais, estas últimas, observam-se na ocasião em que se produzem certos fenómenos tais como: tremores de terra, auroras boreais, erupções vulcânicas, etc.
Tudo o que provoque a deslocação de grandes quantidades de massa, afecta a declinação magnética. A deslocação das placas tectónicas, dos continentes, e também a interacção de campos magnéticos externos como por exemplo o campo magnético solar e as auroras boreais provocadas pelo vento solar, afectam a declinação magnética.
Assim, a Terra devido à assimetria da sua massa produz uma assimetria gravítica em que o seu eixo relativamente ao de rotação da Terra faz um ângulo de cerca de 11,5º.
A Lua é relativamente pequena para ter um campo magnético considerável, confirma-se a existência de um campo magnético fraco e extremamente instável (esta instabilidade creio ser devido à interacção dos campos magnéticos da Terra e do Sol). As observações do satélite lunar Prospector confirmaram a existência de um campo magnético remanescente nos antípodas das grandes bacias de impacto, o que sugere uma ligação entre esse magnetismo e os impactos violentos que cavaram as bacias.
O planeta que mais tipicamente poderá revelar esta teoria é Urano, pelo seguinte: todos os planetas do sistema solar têm o eixo de rotação quase perpendicular ao plano da sua orbita excepto Urano. Uma publicação científica diz o seguinte: «à semelhança da Terra, de Júpiter e de Saturno, Urano dispõe de um campo magnético dipolar: o seu comportamento assemelha-se ao de um magneto. Mas caso único no sistema solar, o eixo magnético está fortemente inclinado 55º em relação ao eixo de rotação do planeta, enquanto essa inclinação não ultrapassa os 13º no caso de Júpiter e os 11.5º no caso da Terra. De momento, os teóricos perdem-se em conjecturas quanto à causa desta particularidade. Talvez esteja ligada a um outro aspecto bizarro de Urano, este já conhecido há muito tempo: o planeta gira em volta de si próprio quase deitado sobre o plano da sua orbita. Esta anomalia remonta à juventude do sistema solar. Na época em que este, percorrido em todos os sentidos por corpos erráticos de todas as dimensões, mais parecia uma gigantesca pista de carrinhos eléctricos. Urano teria sido então violentamente atingido por um corpo com as dimensões da Terra e, sob o efeito do choque, o seu eixo dos pólos ter-se-ia brutalmente deslocado».
http://geodinamo.no.sapo.pt/
Tudo o que provoque a deslocação de grandes quantidades de massa, afecta a declinação magnética. A deslocação das placas tectónicas, dos continentes, e também a interacção de campos magnéticos externos como por exemplo o campo magnético solar e as auroras boreais provocadas pelo vento solar, afectam a declinação magnética.
Assim, a Terra devido à assimetria da sua massa produz uma assimetria gravítica em que o seu eixo relativamente ao de rotação da Terra faz um ângulo de cerca de 11,5º.
A Lua é relativamente pequena para ter um campo magnético considerável, confirma-se a existência de um campo magnético fraco e extremamente instável (esta instabilidade creio ser devido à interacção dos campos magnéticos da Terra e do Sol). As observações do satélite lunar Prospector confirmaram a existência de um campo magnético remanescente nos antípodas das grandes bacias de impacto, o que sugere uma ligação entre esse magnetismo e os impactos violentos que cavaram as bacias.
O planeta que mais tipicamente poderá revelar esta teoria é Urano, pelo seguinte: todos os planetas do sistema solar têm o eixo de rotação quase perpendicular ao plano da sua orbita excepto Urano. Uma publicação científica diz o seguinte: «à semelhança da Terra, de Júpiter e de Saturno, Urano dispõe de um campo magnético dipolar: o seu comportamento assemelha-se ao de um magneto. Mas caso único no sistema solar, o eixo magnético está fortemente inclinado 55º em relação ao eixo de rotação do planeta, enquanto essa inclinação não ultrapassa os 13º no caso de Júpiter e os 11.5º no caso da Terra. De momento, os teóricos perdem-se em conjecturas quanto à causa desta particularidade. Talvez esteja ligada a um outro aspecto bizarro de Urano, este já conhecido há muito tempo: o planeta gira em volta de si próprio quase deitado sobre o plano da sua orbita. Esta anomalia remonta à juventude do sistema solar. Na época em que este, percorrido em todos os sentidos por corpos erráticos de todas as dimensões, mais parecia uma gigantesca pista de carrinhos eléctricos. Urano teria sido então violentamente atingido por um corpo com as dimensões da Terra e, sob o efeito do choque, o seu eixo dos pólos ter-se-ia brutalmente deslocado».
http://geodinamo.no.sapo.pt/
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Elias Escreveu:jeso a inclinação do eixo da terra não varia ao longo do ano.
Isso é como afirmar que a massa da terra é constante.
Então, porque varia o eixo magnético terrestre se a inclinação não varia?
Porque os navegadores têm de actualizar as cartas náuticas periodicamente?
- Registado: 29/11/2007 1:44
EALM Escreveu:Exacto Elias. Eu acho que a hora actual é um compromisso razoável. Não atrasar a hora no inverno (mudou às 2.00 AM, porque estava adiantada 2 horas) é esticar a corda um pouco de mais no Inverno, tendo bastantes efeitos biológicos nefastos.
Quais são esses efeitos biológicos nefastos?!
- Registado: 2/5/2010 8:58
Elias Escreveu:1h36m para ser exacto é o desvio da hora solar média no Verão (corresponde à longitude de 9 graus a oeste, à razão de 4 minutos por grau, acrescido de uma hora).
Elias, qual é a diferênça relativa na inclinação do eixo da terra para o sol, entre o solstício de inverno e de verão?
José
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, AlfaTrader, almica, Google Adsense [Bot], Masterchief, MPAM, niceboy, OCTAMA, Opcard33, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 210 visitantes