Cortes salariais na função pública
Tridion Escreveu:Não reduzam os problemas do País a um problema da função pública, porque não o é. Quanto muito, e para variar, podem culpar os governos central/regional/local pelo aproveitamento que fazem da função pública.
Claro que não é unicamente um problema da função publica e como é obvio os governos, principalmente desde 1985 tem grandes responsabilidades no estado actual do país. Mas o povo ao ser pouco exigente e ao facto de preferir sempre o caminho mais facil também tem uma grande responsabilidade.
Para mim era mais correcto, despedir FP em areas excedentárias, colocar tudo já na SS, acabar com todos os subsistemas de saude, uniformizar as condições de passagem à reforma para todos (privados e publicos) e se possivel manter os vencimentos até um nivel mais acima.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:Tridion Escreveu:
se não chegar vai mais ao bolso dos privados
Isso é o que tem feito desde o 25 de Abril.
É como na bolsa, a coisa pode estar má mas existe sempre espaço para ficar pior.
Não reduzam os problemas do País a um problema da função pública, porque não o é. Quanto muito, e para variar, podem culpar os governos central/regional/local pelo aproveitamento que fazem da função pública.
Tridion Escreveu:O governo vai cortar na função pública porque é o que está mais à mão,
É o que está mais à mão, é o que tem efeitos mais rapidamente e é o mais justo.(só falta mesmo ir às reformas....)
Tridion Escreveu: se não chegar vai mais ao bolso dos privados
Isso é o que tem feito desde o 25 de Abril.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Estes casos reportados são mais uma das grandes injustiças intergeracionais que se assiste neste País.
Actualmente é quase impossível aceder ao topo de carreira, porque as carreiras na função pública foram revistas, passando a ser escalões remunaratórios, que são em maior número que anteriormente.
Depois porque só se pode subir quando se atingir uma pontuação de 10 créditos através das avaliações anuais com base em objectivos pré-estabelecidos, o que no caso do muito bom dá 2 créditos e bom dá 1. E para o muito bom só 25% dos funcionários é que os podem ter. Por isso um bom funcionário demorará 10 anos a subir de escalão quando ateriormente demorava 3.
Obviamente que esta reforma foi apenas feita para controlar salários.
Apesar do SIADAP (sistema de avalição dos FP) ser uma ferramente interessante no estabelecimento de objectivos (teve por base o sistema de avaliação dos empregados da Comunidade Europeia), falha porque os políticos/directores-gerais/chefias intermédias não têm uma visão estratégica e anual para estabelecer objectivos para os seus subordinados, fazendo que o sistema falhe logo no topo.
Resumindo actualmente um licenciado entra na FP a ganhar 1000 ilíquidos e se for sempre bom (1 crédito ano)ao fim de 40 anos ganha cerca de 1800 ilíquidos. Se tiver alguns muito bons pelo meio talvez consiga chegar aos 2000 €.
Relativamente aos professores, quando o governo tentou alterar alguma coisa, a corporação organizou-se e conseguiu que o sistema de avalição não fosse em frente. Julgo eu para continuar a usufrui destes direitos de progressão e pensões.
Actualmente é quase impossível aceder ao topo de carreira, porque as carreiras na função pública foram revistas, passando a ser escalões remunaratórios, que são em maior número que anteriormente.
Depois porque só se pode subir quando se atingir uma pontuação de 10 créditos através das avaliações anuais com base em objectivos pré-estabelecidos, o que no caso do muito bom dá 2 créditos e bom dá 1. E para o muito bom só 25% dos funcionários é que os podem ter. Por isso um bom funcionário demorará 10 anos a subir de escalão quando ateriormente demorava 3.
Obviamente que esta reforma foi apenas feita para controlar salários.
Apesar do SIADAP (sistema de avalição dos FP) ser uma ferramente interessante no estabelecimento de objectivos (teve por base o sistema de avaliação dos empregados da Comunidade Europeia), falha porque os políticos/directores-gerais/chefias intermédias não têm uma visão estratégica e anual para estabelecer objectivos para os seus subordinados, fazendo que o sistema falhe logo no topo.
Resumindo actualmente um licenciado entra na FP a ganhar 1000 ilíquidos e se for sempre bom (1 crédito ano)ao fim de 40 anos ganha cerca de 1800 ilíquidos. Se tiver alguns muito bons pelo meio talvez consiga chegar aos 2000 €.
Relativamente aos professores, quando o governo tentou alterar alguma coisa, a corporação organizou-se e conseguiu que o sistema de avalição não fosse em frente. Julgo eu para continuar a usufrui destes direitos de progressão e pensões.
MarcoAntonio Escreveu:Continuo a dizer que uma das coisas que ainda ficou a faltar neste orçamento foi mexer mais nas pensões de reforma para corrigir estas tremendas injustiças!
Partilho da mesma opinão, é algo incompreensivel.
Completamente injustas e injustificadas estas assimetrias (muito especialmente quando se tratam de pensões de reforma) quando há trabalhadores, inclusivamente licenciados e inclusivamente a trabalhar também para o Estado, que continuam a trabalhar no seu dia a dia para receber cerca de um terço desses valores.
Continuo a dizer que uma das coisas que ainda ficou a faltar neste orçamento foi mexer mais nas pensões de reforma para corrigir estas tremendas injustiças!
Continuo a dizer que uma das coisas que ainda ficou a faltar neste orçamento foi mexer mais nas pensões de reforma para corrigir estas tremendas injustiças!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Be Cool Escreveu:Se me perguntares se acho exagerado face à situação actual, respondo que sim, principalmente no caso das pensões.
É claramente exagerado e até uma injustiça.
Be Cool Escreveu:Também é verdade que as futuras pensões não irão ser determinadas pela mesma fórmula de cálculo e ficarão em valores bem abaixo.
Hummm, mesmo para as que já existem vamos ver...
O PPC já disse que isso dos direitos adquiridos só é viável até ao momento em que é possível.
Essa de sobrecarregar geração actual e geração futuras, só porque a geração anterior foi egoísta e incompetente nas regras que definiu, deve necessariamente implicar que se encontrem mecanismos que possam ajustar essas regras.
Há-de adiantar de muito os direitos adquiridos em papel, se um dia não houver dinheiro para os pagar.

Be Cool Escreveu:Quanto ao novo escalão criado em 2009, aliás, à semelhança dos restantes escalões de topo, convém esclarecer que, com base nos mecanismos de progressão do novo estatuto da carreira docente, poucos serão os educadores que o(s) irão atingir, mesmo que este estatuto se mantenha como está (o que eu não acredito).
Finalmente houve alguma vergonha. Como alguém aqui referiu (foste tu?) era o mesmo que todos se reformassem como generais ou se numa empresa chegassem todos a presidente do conselho de administração.
aserio Escreveu:Be Cool Escreveu:A explicação para isto prende-se com o facto de algumas educadoras de infância, na parte final da sua carreira, terem adquirindo o grau de licenciatura, passando a ascender ao 10º escalão de vencimentos
Portanto o topo não é o 8º, é o 10º escalão.
Portanto o topo não são 2227 euros, são 3091 euros.
Portanto, na realidade o topo nem são 3091 euros, são 3364, pois existiu uma alteração legislativa no final de 2009 que aumentou o índice do topo.
Portanto, o Be Cool agora talvez já compreenda a razão de ser das pensões de 2200-2500-2800 euros. Isso acontece, porque o topo é bem acima do que o Be Cool pensa (honestamente?) que é.
Portanto, andamos todos a pagar educadoras de infância a 3000 euros/mês quando no mercado se ganharem 1500-1800 é uma sorte.
Elias, quanto uma educadora de infância deve ganhar é óbvio: deve ganhar o que o mercado livre lhes paga - de resto, como para qualquer outra profissão. A diferença, é equivalente a algum malandro vender ao Estado coisas por 3000, que custam no mercado 1500, prejudicando-nos a todos, que não podemos fazer o mesmo e somos obrigados a pagar esse devaneio em impostos desnecessariamente mais elevados.
Sim, honestamente, era minha convicção que a situação era a que descrevi. Mea culpa. Não me ocorreram os casos das educadoras que entretanto tiraram licenciatura e têm estado a ser remuneradas e a reformar-se com base no último escalão.
Se me perguntares se acho exagerado face à situação actual, respondo que sim, principalmente no caso das pensões. Também é verdade que as futuras pensões não irão ser determinadas pela mesma fórmula de cálculo e ficarão em valores bem abaixo.
Quanto ao novo escalão criado em 2009, aliás, à semelhança dos restantes escalões de topo, convém esclarecer que, com base nos mecanismos de progressão do novo estatuto da carreira docente, poucos serão os educadores que o(s) irão atingir, mesmo que este estatuto se mantenha como está (o que eu não acredito).
Be Cool Escreveu:A explicação para isto prende-se com o facto de algumas educadoras de infância, na parte final da sua carreira, terem adquirindo o grau de licenciatura, passando a ascender ao 10º escalão de vencimentos
Portanto o topo não é o 8º, é o 10º escalão.
Portanto o topo não são 2227 euros, são 3091 euros.
Portanto, na realidade o topo nem são 3091 euros, são 3364, pois existiu uma alteração legislativa no final de 2009 que aumentou o índice do topo.
Portanto, o Be Cool agora talvez já compreenda a razão de ser das pensões de 2200-2500-2800 euros. Isso acontece, porque o topo é bem acima do que o Be Cool pensa (honestamente?) que é.
Portanto, andamos todos a pagar educadoras de infância a 3000 euros/mês quando no mercado se ganharem 1500-1800 é uma sorte.
Elias, quanto uma educadora de infância deve ganhar é óbvio: deve ganhar o que o mercado livre lhes paga - de resto, como para qualquer outra profissão. A diferença, é equivalente a algum malandro vender ao Estado coisas por 3000, que custam no mercado 1500, prejudicando-nos a todos, que não podemos fazer o mesmo e somos obrigados a pagar esse devaneio em impostos desnecessariamente mais elevados.
- Registado: 30/10/2010 13:25
Elias Escreveu:vitcosta Escreveu:Não se pode despedir? Eu sou contratado da função pública , tenho um contrato assinado com o valor lá escrito e a lei vai ser mudada,para me baixarem o ordenado, então mude-se.. com essa revolução fazia coisas destas... cortava com os direitos instalados..
Qual a lei que impede que se baixem os salários dos funcionários públicos e que tu dizes que vai ser mudada?
E sou CIT (contrato individual de trabalho) de um hospital EPE.
Basicamente não sou funcionário público, mas sou contratado de um hospital com gestão empresarial.
Tenho Segurança social , não tenho CGA, etc.
Até agora a lei que me abrangia era a lei geral. Seria por isso ilegal baixarem-me o ordenado, pelo que se ouviu dizer o estado vai mudar isso até Janeiro.
Assim em termos genéricos para o que interessa não sou funcionário público, para os cortes já sou.
Basicamente é um limbo sem as vantagens do privado nem do público.. OK... pelo menos ainda vou tendo emprego..
mas o grave aqui é alterar a lei em 1 mês.. mas tudo bem .. só não entendo é que para outros assuntos vem a desculpa -"É contra a lei" qual lei?
- Registado: 29/11/2007 14:17
Elias e Be Cool: Como contribuintes, acham que o vosso dinheiro está a ser gasto de forma responsável ao pagar estes valores a educadoras de infância. Eu, como já ficou bem claro, não.
E isto é uma ínfima amostra do desperdício do Estado. São estas pessoas que vem para a rua no dia 24 reclamar contra o País. Exigindo mais.
Não são os recém-licenciados desempregados nem os advogados/arquitectos/sociologos/engenheiros eternamente estagiários que ganham 0. Muito menos os desempregados. Por mim podem pastar inutilmente o tempo que quiserem, só me chateia o transito. Se calhar o chefe da repartição nem vai dar pela falta. Para 2011 que venham novos cortes nos FP e pensionistas.
E isto é uma ínfima amostra do desperdício do Estado. São estas pessoas que vem para a rua no dia 24 reclamar contra o País. Exigindo mais.
Não são os recém-licenciados desempregados nem os advogados/arquitectos/sociologos/engenheiros eternamente estagiários que ganham 0. Muito menos os desempregados. Por mim podem pastar inutilmente o tempo que quiserem, só me chateia o transito. Se calhar o chefe da repartição nem vai dar pela falta. Para 2011 que venham novos cortes nos FP e pensionistas.
Editado pela última vez por axman em 30/10/2010 12:59, num total de 1 vez.
- Registado: 1/8/2009 0:16
Be Cool Escreveu:Be Cool Escreveu:Já agora, a bem da verdade, deixo aqui TABELA DE REMUNERAÇÕES LÍQUIDAS DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO (ANO DE 2009)
Nota 1 - o topo da carreira das educadoras de infância é o antigo 8.º escalão (ou seja, o antepenúltimo)
Nota 2 - não está mencionado na tabela o salário bruto, mas basta multiplicar por 10 o desconto para a CGA e sabemos logo qual é, pois o desconto é 10%
Só 4 das 9 educadoras que constam da lista fornecida pelo Axman recebem pensões de cerca de 2800 euros. As restantes 5 rondam os 1500 €.
A explicação para isto prende-se com o facto de algumas educadoras de infância, na parte final da sua carreira, terem adquirindo o grau de licenciatura, passando a ascender ao 10º escalão de vencimentos
Be Cool, isso é também uma consequência do facto de na função pública as remunerações estarem muito ligadas às habilitações literárias e não apenas à função em si.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Be Cool Escreveu:Já agora, a bem da verdade, deixo aqui TABELA DE REMUNERAÇÕES LÍQUIDAS DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO (ANO DE 2009)
Nota 1 - o topo da carreira das educadoras de infância é o antigo 8.º escalão (ou seja, o antepenúltimo)
Nota 2 - não está mencionado na tabela o salário bruto, mas basta multiplicar por 10 o desconto para a CGA e sabemos logo qual é, pois o desconto é 10%
Só 4 das 9 educadoras que constam da lista fornecida pelo Axman recebem pensões de cerca de 2800 euros. As restantes 5 rondam os 1500 €.
A explicação para isto prende-se com o facto de algumas educadoras de infância, na parte final da sua carreira, terem adquirindo o grau de licenciatura, passando a ascender ao 10º escalão de vencimentos
axman Escreveu:Be Cool Escreveu:Mesmo assim, se falas no valor da pensão, não vejo como é possível a uma educadora de infância terminar a carreira recebendo por mês 1500 euros e depois ficar com uma pensão que é o dobro do valor. Ainda gostava que me mostrasses essa info da CGA, nem que para isso tivesses de apagar o nome das pessoas em causa.
Assim tipo 1º resultado que me saiu no google:
http://www.cga.pt/PubDR/200407.pdf
MARIA JOSÉ SOUSA M. XXXX XXXX EDUCADORA DE INFÂNCIA AGRUP VERTICAL ESCOLAS MEALHADA 2795.04 €
Só nesse PDF são só "topos" de carreira em barda.
Elias: só podes estar a gozar comigo.
axman, não estou a gozar contigo, apenas quero que falemos com base nalguma coisa.
Insisto: qual é o valor de mercado de uma educadora de infância?
Já agora, a bem da verdade, deixo aqui TABELA DE REMUNERAÇÕES LÍQUIDAS DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO (ANO DE 2009)
Be Cool Escreveu:Mesmo assim, se falas no valor da pensão, não vejo como é possível a uma educadora de infância terminar a carreira recebendo por mês 1500 euros e depois ficar com uma pensão que é o dobro do valor. Ainda gostava que me mostrasses essa info da CGA, nem que para isso tivesses de apagar o nome das pessoas em causa.
Assim tipo 1º resultado que me saiu no google:
http://www.cga.pt/PubDR/200407.pdf
MARIA JOSÉ SOUSA M. XXXX XXXX EDUCADORA DE INFÂNCIA AGRUP VERTICAL ESCOLAS MEALHADA 2795.04 €
MARIA ALBERTINA RIOS XXXX EDUCADORA DE INFÂNCIA DIRECÇÃO REGIONAL EDUC CENTRO 2795.04 €
MARIA ALEXANDRINA
MARIA VIRGÍNIA PEREIRA SOUSA MIRANDA XXX EDUCADORA DE INFÂNCIA ESC E B 2 3 DR FRANC GONÇALVES CARNEIRO 2795.04 €
Só nesse PDF são só "topos" de carreira em barda.
Elias: só podes estar a gozar comigo.
Editado pela última vez por axman em 30/10/2010 12:24, num total de 1 vez.
axman Escreveu:Exactamente o valor de mercado. Tão somente isso.
Não estou por dentro do ramo, mas certamente não serão os 3.000€. Senão estou na profissão errada!
Se estás tão certo que não são os 3 mil euros, podes adiantar um valor de referência?
Mesmo assim, se falas no valor da pensão, não vejo como é possível a uma educadora de infância terminar a carreira recebendo por mês 1500 euros e depois ficar com uma pensão que é o dobro do valor. Ainda gostava que me mostrasses essa info da CGA, nem que para isso tivesses de apagar o nome das pessoas em causa.
vitcosta Escreveu:Não se pode despedir? Eu sou contratado da função pública , tenho um contrato assinado com o valor lá escrito e a lei vai ser mudada,para me baixarem o ordenado, então mude-se.. com essa revolução fazia coisas destas... cortava com os direitos instalados..
Qual a lei que impede que se baixem os salários dos funcionários públicos e que tu dizes que vai ser mudada?
Exactamente o valor de mercado. Tão somente isso.
Não estou por dentro do ramo, mas certamente não serão os 3.000€. Senão estou na profissão errada!
A situação foi obviamente agravada com a trafulhice das progressões automáticas que faz com qualquer incompetente chegue ao topo da carreira. No ramo militar seria o equivalente a todos se reformarem como generais.
Be Cool: Sempre pensei que a pensão estivesse directamente relacionado com o vencimento da pessoa no activo. Se calhar estou a dizer outra barbaridade.
A situação foi obviamente agravada com a trafulhice das progressões automáticas que faz com qualquer incompetente chegue ao topo da carreira. No ramo militar seria o equivalente a todos se reformarem como generais.
Be Cool: Sempre pensei que a pensão estivesse directamente relacionado com o vencimento da pessoa no activo. Se calhar estou a dizer outra barbaridade.
Editado pela última vez por axman em 30/10/2010 12:12, num total de 1 vez.
axman Escreveu:Sério? Se calhar tens razão e a CGA continua a publicar disparares na internet..
Por vejo no site da CGA pensões de 2795.04 € para educadoras de infância, atribuidas no ano de 2009?
Não vou publicar os nomes das senhoras porque me parece desnecessário. fica o url www.cga.pt
Vai dizer que isso era antes e coisa e tal, topo de carreira... A verdade é que EU e você pagam todo o santo mês estas bárbaras pensões a educadoras de infância.
Diga o que dizer, no sector privado não se pagam este tipo de valores, muito menos no "topo" da carreira das educadoras de infância..
Nota: Não é nenhum fetiche pelas educadoras. Devem ser umas queridas. Podia ter pegado nos professores, enfermeiros, técnicos superiores, magistrados, etc,etc
Eu falei de vencimentos e não de pensões...
Elias Escreveu:vitcosta Escreveu:Então não deviam baixar ordenados , deviam era despedir quem não produz.
Não se pode despedir funcionário públicos. Essa é uma das razões que concorrem para a falta de produtividade.vitcosta Escreveu:nasci em 1974 e precisamos de uma nova revolução
Hum... e como fazias essa revolução? E o que esperavas obter com ela?
Não se pode despedir? Eu sou contratado da função pública , tenho um contrato assinado com o valor lá escrito e a lei vai ser mudada,para me baixarem o ordenado, então mude-se.. com essa revolução fazia coisas destas... cortava com os direitos instalados..
Acham lógico que há 8 anos na função publica alguém ia reformado com 100% do que ganhava, que mtas vezes ususfruia há meia dúzia de meses (qdo atingia o último escalão metia logo a reforma)
Muita desta gente ganha 5000 euros mês, foram reformados baseados em pressupostos falsos ( suposta excelente saúde económica do país) agora ninguém lhes mexe??? ?
- Registado: 29/11/2007 14:17
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 81 visitantes