Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comunicações custaram 2,5 M€ ao Governo açoriano em 2008

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Comunicações custaram 2,5 M€ ao Governo açoriano em 2008

por mais_um » 1/11/2010 0:52

AutoMech Escreveu:Está tudo claro (que pachorra a tua :wink: ) mas neste ponto perdi-me. O que é que permaneceu por apurar ? Porque tu dizes que não se conseguiu atribuir quem é que os gastou. Estás a referi-te a gastos de telemóveis ?

Sim, estou a referir-me a gastos de telemoveis, o tribunal de contas pediu as facturas detalhadas, o GRA não tinha todas, pediram à TMN mas mesmo assim ficou por esclarecer quem tinha feito chamadas no valor acima referido, ou seja não foi possivel detalhar os custos (chamadas) naquele valor, dai uma das recomendações do TC é que deve existir um maior controlo das facturas ou algo semelhante.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Automech » 31/10/2010 3:07

mais_um Escreveu:
As diligências da SRHE, junto dos operadores TMN e Vodafone, e do TC, junto das Delegações da Contabilidade Pública, possibilitaram a obtenção dos gastos unitários de alguns utilizadores, permanecendo, por apurar, a afectação de despesas no valor de € 7 066,51,

ou seja dos 278 mil € de despesas em telemoveis há 7066€ (menos de 3%) que não se consegue atribuir quem é que os gastou. É muito? é pouco? o ideal seria que fosse zero, mas lendo o relatorio de contas, não me parece nada de escandaloso como a noticia insinua e a maior parte das pessoas acredita!

mais_um, só agora é que li a discussão toda.

Está tudo claro (que pachorra a tua :wink: ) mas neste ponto perdi-me. O que é que permaneceu por apurar ? Porque tu dizes que não se conseguiu atribuir quem é que os gastou. Estás a referi-te a gastos de telemóveis ?

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 31/10/2010 0:51

mais_um Escreveu:
Elias Escreveu:Estou esclarecido.
Obrigado pela paciência :wink:

Não tens que agradecer nada, se alguém tem que agradecer alguma coisa sou eu, pela tua participação no forum que é das mais interessantes.

Um abraço,

Alexandre Santos

Epá... como diz o povo... "temos de ser uns pós outros" :wink:

Abraço

Registado: 5/11/2002 12:21

por mais_um » 31/10/2010 0:48

Elias Escreveu:Estou esclarecido.

Não tens que agradecer nada, se alguém tem que agradecer alguma coisa sou eu, pela tua participação no forum que é das mais interessantes.

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 30/10/2010 22:13

Estou esclarecido.

por mais_um » 30/10/2010 22:11

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Se tivesses lido o relatorio com atenção verificavas que na amostragem que o tribunal fez é possivel verificar essa relação, assim naquele serviço, os dados representam 78,5% e os custo com chamadas da rede fixa 21,5%, no mês de Março.

Para um valor total de 13 mil euros, não é (10 mil de dados e 2800 de rede fixa)?

Onde estão os 2,5 milhões de euros que faltam?

Se leres o relatorio com atenção, verificas que o tribunal fez o controlo por amostragem, ou seja foi a uma das secretarias regionais (os governos regionais não tem ministerios, mas sim secretarias)e analisou 2 facturas de uma secretaria, uma factura diz respeito a Março a outra a Setembro.

O facto de eu trabalhar na area de comunicações de um banco com mais de 600 agências permite-me conhecer em detalhe o negocio (faz parte do meu trabalho analisar propostas dos fornecedores, nomeadamente PT, ONI, Vodafone, TMN e Optimus) e se o contrato estiver bem feito as chamadas da rede fixa do GRA para a TMN devem ser a custo de movel-movel. Dai eu poder afirmar com 95% de certeza que o custo dos circuitos de dados deve rondar entre os 80 a 90%, dos custos de comunicações. HOje em dia os custos estão nos dados e não na voz, até poruqe quase todos os operadores oferecem as chamadas para a rede fixa.

Mas se ainda tens duvidas podes verificar na pag 12 do relatorio do tribunal de ocntas o valor do contrato entre a PT e o GRA para 3 anos, inicialmente era de 6236564,00 € e depois com as alterações passou a ser de € 8 200 927,01, o que se dividires o valor por 3 (a duração do contrato dá 2,7 milhões de €, só em aluguer de circuitos de dados e mensalidade, sem incluir as chamadas da rede fixa para as outras redes, que são facturadas extra contrato já que são consumo. Estás esclarecido sobre o peso dos dados em relação às chamadas efectuadas e sobre os 2,5 milhões de € ou ainda tens duvidas?

por Elias » 30/10/2010 20:41

mais_um Escreveu:Se tivesses lido o relatorio com atenção verificavas que na amostragem que o tribunal fez é possivel verificar essa relação, assim naquele serviço, os dados representam 78,5% e os custo com chamadas da rede fixa 21,5%, no mês de Março.

Para um valor total de 13 mil euros, não é (10 mil de dados e 2800 de rede fixa)?

Onde estão os 2,5 milhões de euros que faltam?

por mais_um » 30/10/2010 17:33

helderjsm Escreveu:Já agora ponho aqui a minha questão. Não podem fazer contratos mais baratos?

Os contratos foram objecto de concurso (Vodafone e TMN) validado pelo TC, por isso parece-me que é o melhor possivel.

por mais_um » 30/10/2010 16:50

Elias Escreveu:É difícil dizer o que é escandaloso ou não, mas certamente concordarás comigo que não é barato. Para uma grande parte das famílias portuguesas, 83 euros por mês por telemóvel, seria um valor incomportável (para uma família de 4 pessoas isso daria mais de 300 euros!). Por isso questiono-me sobre a necessidade de realizar tantas chamadas.

Barato? Não estamos a ver se é barato ou caro, mas sim se justifica-se ou não. Já agora a tua familia de 4 pessoas, tem quantos adultos?....

A questão é que não tens informação para afirmar se justifica-se ou não, mas já estás a criticar, porque mesmo sem conheceres os gastos em detalhe achas muito, mas só porque sim. Ainda por cima utilizas um termo de comparação infeliz que é as chamdas de um telemovel de serviço com um particular. Eu tenho 2 telemoveis, um em que uso para as chamadas privadas e outro que é da empresa, assim quando vem a factura para eu conferir, não perco tempo e digo que são todas de serviço. Os custos do telemovel de serviço são 4 vezes o pessoal e no pessoal tenho acesso à internet. Tentemos ser sérios na nossa argumentação.

Verifica-se que todos os telemoveis estão atribuidos a funcionários do governo regional dos açores, excepto 3, destes 3, 2 são cartões GSM de 2 paineis de informação numa variante (estrada) e outro está atribuido ao laboratório regional de engenharia civil. O custo anual destes telemoveis é 137,40€ para os dos paineis de informação e 712,34 para o que está no laboratorio. É com satisfação que verifico não há telemoveis atribuidos à tia, mulher, filho, etc...dos membros do governo regional e afins.

Elias Escreveu:
Houve uma altura em que eu também tinha telemóvel pago pela empresa e posso dizer sem qualquer problema que fazia as chamadas que queria, dentro das regras e plafonds que me estavam atribuídos (e como eu, assim era a maioria dos meus colegas). Hoje pago a totalidade das minhas comunicações e posso também dizer que o meu gasto com telemóvel caiu para menos de 10 euros por mês. E porquê? Porque ao pagar as minhas próprias comunicações, rapidamente cheguei à conclusão, como qualquer pessoa chegaria na minha situação, que uma percentagem muito substancial das chamadas de telemóvel podem ser evitadas, porque:
- podem ser feitas pela rede fixa, que em muitos casos é de borla
- podem ser feitas mais tarde, a uma hora em que o tarifário é mais favorável
- podem ser substituídas por um SMS ou por um e-mail
Foi o que passei a fazer e hoje apenas utilizo o telemóvel quando é realmente necessário (não dá para enviar e-mail ou SMS e não tenho rede fixa à mão).
Ou seja, quando há racionalização de recursos e quando cada qual é responsável por pagar as comunicações que efectua, as despesas caem a pique.

Há dezenas, centenas de situações, em que o telemóvel é um "nice to have" e não um "need to have". Face ao exposto, temo que os 83 euros por mês gastos por telemóvel nos Açores reflictam o efeito que acima descrevi, ou seja, quando as comunicações são pagas pelo "serviço", há uma grande tendência para se fazer chamadas que não são realmente necessárias, aproveitando as "borlas".

Presumo que o que faças agora não é o mesmo que fazias quando trabalhavas para essa empresa.Eu quando estava no emprego anterior tinha um cargo e funções em que necessitava de usar imenso o telemovel. Agora mudei de emprego e uso muito menos o telemovel porque não preciso.

É obvio que no meio de tantos telemoveis deve haver alguns abusos, mas como é que os evitas, sem sacrificar a operacionalidadee aumentar os custos de uma forma indirecta?

Elias Escreveu:De qualquer forma, os gastos com telemóveis explicam apenas 10% da despesa total, fica por esclarecer onde estão os outros 90%... não acredito que sejam tudo comunicações de dados, imagino que haja um grande número de chamadas fixo-móvel a contribuir para a "festa"... (é isto que se passa em inúmeros serviços e empresas, públicas e privadas, quando as chamadas são pagas por alguém que não o chamador...)

Se tivesses lido o relatorio com atenção verificavas que na amostragem que o tribunal fez é possivel verificar essa relação, assim naquele serviço, os dados representam 78,5% e os custo com chamadas da rede fixa 21,5%, no mês de Março.

Elias Escreveu:
Uma última nota: o relatório refere por mais de uma vez o facto de as facturas não serem controladas e a necessidade de esse controlo passar a ser feito.

É um facto que refere isso, mas considerando o relatorio na totalidade não me choca, porque a maior parte das despesas correspondem ao contratado, existindo uma parte que deverá ser melhor controlada e assumida pelo GRA:

A falta de detalhe das facturas impede a verificação do cumprimento das condições contratuais, situação que poderá ser corrigida, conforme manifestação expressa pela entidade auditada. Nas situações onde se consegue apurar os custos detalhados, confirmou-se a correcção dos pagamentos;

Já agora mais uma achega, em 2008 o GRA gastou 1.055.017.240,14 € (fonte: http://www.tcontas.pt/pt/actos/parecer- ... a-2008.pdf ), o custo com os telemoveis foi 0,026% do total da despesa efectuada. Assim se por hipotese o GRA proibisse a utilização dos telemoveis, a despesa diminuiria em uns fantasticos em 0,026%!

Estas noticias são demagogia pura! Como se pode verificar pelos comentários, as pessoas estão preocupadas com a folha do 3º ramo a contar de cima, da arvore que está no meio da floresta, enquanto à volta está tudo a arder!

Enquanto não mudarem de atitude não vamos lá, olhem para a floresta, esqueçam a folha!

por helderjsm » 30/10/2010 11:48

Já agora ponho aqui a minha questão. Não podem fazer contratos mais baratos?

Por exemplo eu tenho um contrato empresarial com pacote de minutos e chamadas grátis entre números do contrato.
É certo que pago 100 euros de assinatura mais 7 euros por cartão. O que em 7 cartões dá uma média de 200 euros mensais já com custos adicionais e um deles (o meu até tem net mensal por mais 7 euros).

Concordo com o mais_um que também me irrita que o pessoal corre sempre a protestar e a fazer alarido mal ouve qualquer coisinha na comunicação social (que 70% daquilo que dizem ou é deturpado ou é meio falso). Mas ao mesmo tempo também achei este valor um pouco alto.

Algo mais curioso é que numa determinada empresa que a minha namorada foi fazer auditoria, um gerente levou as 2 auditoras a comer a um restaurante onde pôs a factura em nome da empresa (só foram 90 euros para 3 pessoas). E era uma empresa privada.

Existem tantos casos de despesismo seja em empresas públicas como privadas (e eu conheço muitas histórias). Acho incrível que haja tanta gente a protestar contra este despesismo... Porque. Alguém as faz... (Mas também conheço quem como eu não contribua para esses abusos).

Registado: 23/10/2009 8:52

por Elias » 30/10/2010 11:18

mais_um Escreveu:E? que conclusão tiras?

Eu não tiro conclusão nenhuma. Há notícias que eu coloco aqui porque me parecem interessantes para discussão (é esse o objectivo do Forum!), sem que eu tenha sequer uma opinião formada sobre o assunto.

De qualquer forma, já que me questionas, e depois de ler o resto to thread e o relatório do tribunal de contas, deixo aqui umas notas:

mais_um Escreveu:Depois em telemoveis (os tais 278) foram gastos:

As despesas com comunicações afectas aos serviços totalizaram € 2 226 969,86,
enquanto as atribuídas a funcionários, quedaram-se pelos € 289 167,01. Nestas últimas,
prevalecem as comunicações móveis, com € 277 040,73
.

ou seja cerca de 1000€/ano /telemovel ou seja 83€/mês/telemovel, é escandaloso?

É difícil dizer o que é escandaloso ou não, mas certamente concordarás comigo que não é barato. Para uma grande parte das famílias portuguesas, 83 euros por mês por telemóvel, seria um valor incomportável (para uma família de 4 pessoas isso daria mais de 300 euros!). Por isso questiono-me sobre a necessidade de realizar tantas chamadas.

Houve uma altura em que eu também tinha telemóvel pago pela empresa e posso dizer sem qualquer problema que fazia as chamadas que queria, dentro das regras e plafonds que me estavam atribuídos (e como eu, assim era a maioria dos meus colegas). Hoje pago a totalidade das minhas comunicações e posso também dizer que o meu gasto com telemóvel caiu para menos de 10 euros por mês. E porquê? Porque ao pagar as minhas próprias comunicações, rapidamente cheguei à conclusão, como qualquer pessoa chegaria na minha situação, que uma percentagem muito substancial das chamadas de telemóvel podem ser evitadas, porque:
- podem ser feitas pela rede fixa, que em muitos casos é de borla
- podem ser feitas mais tarde, a uma hora em que o tarifário é mais favorável
- podem ser substituídas por um SMS ou por um e-mail
Foi o que passei a fazer e hoje apenas utilizo o telemóvel quando é realmente necessário (não dá para enviar e-mail ou SMS e não tenho rede fixa à mão).

Ou seja, quando há racionalização de recursos e quando cada qual é responsável por pagar as comunicações que efectua, as despesas caem a pique.

Há dezenas, centenas de situações, em que o telemóvel é um "nice to have" e não um "need to have". Face ao exposto, temo que os 83 euros por mês gastos por telemóvel nos Açores reflictam o efeito que acima descrevi, ou seja, quando as comunicações são pagas pelo "serviço", há uma grande tendência para se fazer chamadas que não são realmente necessárias, aproveitando as "borlas".

De qualquer forma, os gastos com telemóveis explicam apenas 10% da despesa total, fica por esclarecer onde estão os outros 90%... não acredito que sejam tudo comunicações de dados, imagino que haja um grande número de chamadas fixo-móvel a contribuir para a "festa"... (é isto que se passa em inúmeros serviços e empresas, públicas e privadas, quando as chamadas são pagas por alguém que não o chamador...)

Uma última nota: o relatório refere por mais de uma vez o facto de as facturas não serem controladas e a necessidade de esse controlo passar a ser feito.

por mais_um » 30/10/2010 3:48

lunas99 Escreveu:Quase 4 milhões de euros em comunicações é uma barbaridade seja em serviço, seja em chamadas privadas.
No momento em que o país se encontra não se pode dar ao luxo destes despesismos.
E ninguém me garante que as chamadas efectuadas pelos serviços não tenham tido um cariz pessoal, que será o mais provável.

Se queres continuar a dar cabeçadas na parede continua, eu ensinei a pescar, mas pelos vistos tu queres continuar a escrever disparates.
Para ti comunicações é só chamadas, é? Nunca ouviste falar de dados? Quando tu, de tua casa acedes às finanças, quem é que paga o circuito de dados que liga a finanças à web? julgas que é de borla? ou quando acedes a qualquer serviço publico via web? E sabes que os circuitos de dados desses organismo publicos tem que ter grande capacidade para permitir que muita gente possa aceder em simultaneo e isso não é de borla, tem custos elevadissimos, enfim, haja paciência! HOje em dia os custo da voz são minimos comparando com os custos de dados.

Re: ...

por mais_um » 30/10/2010 3:39

Boas!
englishman Escreveu:Olá. Esta é uma notícia como tantas outras onde mostra que a eficiência na utilização de dinheiros públicos (o nosso dinheiro) por parte das instituições que nos representam, simplesmente, não existe.

Como é que consegues deduzir isso da noticia?

englishman Escreveu:Se 83 euros de gastos por mês não é escandaloso, seria escandaloso saber para que números essas pessoas telefonam e se é para tratar de questões de trabalho ou pessoais.

Percebo o que queres dizer mas vou dar-te o exemplo da empresa onde actualmente trabalho. Tenho um limite mensal, há dois anos saiu uma ordem de serviço para quem tinha telemovel atribuido e ultrapassasse o limite recebia uma folha de excel dos RH para marcar as chamadas pessoais e profissionais, resultado, gastava 2 a 3 horas a verificar o excel, muitas vezes para chegar ao fim e verificar que não tinha nada a pagar ou então tinha 1€ ou 2€ para pagar, só uma vez é que tive 15€ para pagar, ou seja custava mais o tempo que eu perdia a verificar a factura do qeu a empresa poupava nas chamdas, chamo a isso poupar no farelo para gastar na farinha....

englishman Escreveu:Amigo mais_um, é o nosso dinheiro que está a ser utilizado e esta notícia apenas mostra um pequeno exemplo daquilo que se pode poupar nos serviços públicos que pagamos.

Esta notica mostra a demagogia/desinformação que grassa nos meios de comunicação social, mais nada.

englishman Escreveu: Aqui mostra as comunicações, mas há o papel, fotocopiadoras, impressoras, despesas de deslocação e habitação, despesas com frotas de automóveis, combustíveis, despesas com material de escritório e informático... tudo no seu conjunto representa uma grande fatia de despesa e essa é que não desce. :roll: :wink:

Não duvido que há abusos, já houve mais principalmente quanod estav na omda as impressoras jacto de tinta, era um desvio generalizado por parte dos FP a levar para casa, muita cosia tem mudado para melhor, mas neste caso é a mentalidade das pessoas qeu tem que mudar, de outra forma não se consegue, passas a gastar mais dinheiro no controlo do que na execução.

Um abraço,

Alexandre Santos

por lunas99 » 30/10/2010 3:30

Quase 4 milhões de euros em comunicações é uma barbaridade seja em serviço, seja em chamadas privadas.
No momento em que o país se encontra não se pode dar ao luxo destes despesismos.
E ninguém me garante que as chamadas efectuadas pelos serviços não tenham tido um cariz pessoal, que será o mais provável.
É que é no mínimo ridículo , perante a catástrofe das contas públicas Portuguesas , achar que esse buraco foi criado por Imaculada Concepção, sem contributo de mão humana.

Esta notícia é uma entre muitas que revela o porquê de estarmos num buraco negro de proporções bíblicas .
E nem vale a pena fazer referência ao facto de em nenhum caso ter-se provado na justiça, apropriação/uso indevido de dinheiros, porque num país unanimemente considerado, como um dos mais corruptos da Europa, e em que o caso mais mediático de transitado em julgado são, o bêbado, a mula e a carroça....
Abraço
P.S.- Teclado "made in Mexico", desculpem a falta de acentuacao.

Você pode ter todo o dinheiro do mundo, mas há algo que jamais poderá comprar: um dinossauro

Registado: 17/7/2009 12:58

por mais_um » 30/10/2010 3:15

Sargotronss Escreveu:Obrigado pela orientação!

Infelizmente os portugueses tem a infeliz tendencia de "emprenharem" pelos ouvidos, neste caso pelos olhos. E isso é algo que me irrita , porque hoje em dia só é enganado quem quer. Talvez não tenhas reparado mas a maior parte das minhas participações no forum é a "desmontar" enredos deste tipo e ajudar as pessoas a usarem a cabeça primeiro antes de escreverem disparates.

Sargotronss Escreveu:
€ 3 952 609,67 a dividir por 244 000 Açorianos dá cerca de 16,2€ por Açoriano ano. Acho muito, esta é a muinha conclusão, nada mais.

Mas achas muito porquê? Qual é o teu termo de comparação para sustentares essa afirmação? Eu dei-me ao trabalho de ler todo o relatorio de contas e até trabalho no ramo e os preços são perfeitamente normais considerando o numero de circuitos de dados contratados, que são o grosso(+ de 90%, se não me enganei a fazer as contas) dos custos.
O tribunal de contas não coloca em causa a necessidades dos circuitos de dados contratados.

Sargotronss Escreveu:Aqui apenas se refere a telemóveis afectos a funcionários...não sejas como o jornalista e envieses a discussão.

Então querias que os telemoveis estivessem afectos a quem? às vacas? aos automoveis? aos edificios? :mrgreen: :mrgreen:

não estou a enviesar a discussão estou a ser rigoroso, o relatorio do TC refere inclusivé o nome e as funções desempenhadas pelas 55 pessoas que tem o telemovel sem limite de utilização, os outros 223 tem 25 € de limite por mês, e o excedente pagam do bolso deles, não há mais telemoveis pagos pelo governo regional dos açores

Sargotronss Escreveu:
O que critico é o valor global de comunicações, acho caro!

Eu trabalho num banco e só em circuitos de dados, sem contar com as chamadas da rede fixa e moveis, gastamos mais que o Governo regional dos açores em tudo!

Os preços praticados são adequados e as necessidades pelo que eu vi estão perfeitamente dentro do que é razoavel (circuitos de dados que são o grosso do custo, servem para ligar serviços publicos, escolas, hospitais, finanças, etc...em 9 ilhas, com pouca população em que os custos são bem superiores do que no continente.

Sargotronss Escreveu:Agora faço-te o relato de experiência própria, que tinha gabinete ao lado de um líder distrital de um partido e eu passava todo o santo dia a ouvir os discursos ditados ao telefone para o Terreiro de Paço! Mais do que o custo de comunicações era o custo de salário de um trabalho em que o tempo laboral era exclusivamente ocupado com questões partidárias.

De acordo, mas isso é outro tema que não tem a ver com o custo das comunicações dos açores.

A questão é que ali não há noticia, tu lês relatorio e não vês nada escandaloso, basta ler as observações e recomendações do tribunal para perceber isso.

bom fim de semana,
Alexandre Santos

...

por englishman » 30/10/2010 2:55

mais_um escreveu:

Olá. Esta é uma notícia como tantas outras onde mostra que a eficiência na utilização de dinheiros públicos (o nosso dinheiro) por parte das instituições que nos representam, simplesmente, não existe.
Se 83 euros de gastos por mês não é escandaloso, seria escandaloso saber para que números essas pessoas telefonam e se é para tratar de questões de trabalho ou pessoais.
Amigo mais_um, é o nosso dinheiro que está a ser utilizado e esta notícia apenas mostra um pequeno exemplo daquilo que se pode poupar nos serviços públicos que pagamos. Aqui mostra as comunicações, mas há o papel, fotocopiadoras, impressoras, despesas de deslocação e habitação, despesas com frotas de automóveis, combustíveis, despesas com material de escritório e informático... tudo no seu conjunto representa uma grande fatia de despesa e essa é que não desce. :roll: :wink:

Abraço.

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por sargotrons » 30/10/2010 2:48

mais_um Escreveu:Ok, já vi que estão com dificuldade em chegar lá....
então vamos à fonte, ou seja ao relatorio do tribunal de contas:

http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_audi ... 010-fs.pdf

1º erro da noticia, as comunicações custaram em 2008:

Tendo por base a Conta da Região, as despesas com Comunicações totalizaram
€ 3 952 609,67, no ano de 2008, sendo € 3 047 474,83 suportados pelo Orçamento de
funcionamento e € 905 134,84 pelo Plano – quadro 1.

e não os 2,5 milhões referidos na noticia.

Obrigado pela orientação!
€ 3 952 609,67 a dividir por 244 000 Açorianos dá cerca de 16,2€ por Açoriano ano. Acho muito, esta é a muinha conclusão, nada mais.

Depois em telemoveis (os tais 278) foram gastos:
enquanto as atribuídas a funcionários, quedaram-se pelos € 289 167,01. Nestas últimas,
.

Aqui apenas se refere a telemóveis afectos a funcionários...não sejas como o jornalista e envieses a discussão.

Não deixas de ter razão em relação aos enviesamentos das noticias, infelizmente.

O que critico é o valor global de comunicações, acho caro!

Agora faço-te o relato de experiência própria, que tinha gabinete ao lado de um líder distrital de um partido e eu passava todo o santo dia a ouvir os discursos ditados ao telefone para o Terreiro de Paço! Mais do que o custo de comunicações era o custo de salário de um trabalho em que o tempo laboral era exclusivamente ocupado com questões partidárias.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por mais_um » 30/10/2010 2:02

Sargotronss Escreveu:
mais_um Escreveu:
Sargotronss Escreveu:Em comunicações, eu figurativamente disse telémoveis exactamente por ser o meio mais caro, mas o valor global de 2,5 M€ não deixa de ser caro!

Mais caro? como é que chegas a essa brilhante conclusão? :lol: :lol:

Vais desculpar-me mas eu estou perdido de riso, mas não estou a gozar contigo, estou a tentar ajudar-te (e pelos vistos a mais uns quantos que andam ai a dar cabeçadas na parede) a ver como és facilmente manipulado por uma noticia, tirando conclusões totalmente erradas!

Ou mais_um queres discutir substância ou estás na idade dos porquês :?: :?: :?:

Ok, já vi que estão com dificuldade em chegar lá....
então vamos à fonte, ou seja ao relatorio do tribunal de contas:

http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_audi ... 010-fs.pdf

1º erro da noticia, as comunicações custaram em 2008:

Tendo por base a Conta da Região, as despesas com Comunicações totalizaram
€ 3 952 609,67, no ano de 2008, sendo € 3 047 474,83 suportados pelo Orçamento de
funcionamento e € 905 134,84 pelo Plano – quadro 1.

e não os 2,5 milhões referidos na noticia.

Depois em telemoveis (os tais 278) foram gastos:

.

Dos 278 telemoveis , 20% não tem limite de despesa,

De um total de 278 equipamentos atribuídos, 80% processaram-se nos moldes definidos na Orientação do GRA, evidenciando-se, no Anexo 6, as 55 situações (20%) em que a formalidade da atribuição não obedeceu à forma ali definida.

A referida orientação evidencia, ainda, que os serviços regionais deverão comunicar à operadora de telecomunicações, os telemóveis que têm limite (identificando os respectivos números e o valor), de modo a que o excedente da factura seja cobrado directamente ao utilizador.
A análise efectuada, na SRHE, permite concluir que, em termos globais, os limites fixados foram respeitados

A noticia refere:

apenas parte destas tinham uso limitado a um plafond mensal de 25 euros,

acontece que o "apenas" significa 80% do universo! :lol: :lol:

para concluir que quero ir dormir o Tribunal de contas afirma o seguinte:

As diligências da SRHE, junto dos operadores TMN e Vodafone, e do TC, junto das Delegações da Contabilidade Pública, possibilitaram a obtenção dos gastos unitários de alguns utilizadores, permanecendo, por apurar, a afectação de despesas no valor de € 7 066,51,

ou seja dos 278 mil € de despesas em telemoveis há 7066€ (menos de 3%) que não se consegue atribuir quem é que os gastou. É muito? é pouco? o ideal seria que fosse zero, mas lendo o relatorio de contas, não me parece nada de escandaloso como a noticia insinua e a maior parte das pessoas acredita!

por lunas99 » 30/10/2010 1:46

mais_um Escreveu:
Sargotronss Escreveu:Em comunicações, eu figurativamente disse telémoveis exactamente por ser o meio mais caro, mas o valor global de 2,5 M€ não deixa de ser caro!

Vais desculpar-me mas eu estou perdido de riso, mas não estou a gozar contigo, estou a tentar ajudar-te (e pelos vistos a mais uns quantos que andam ai a dar cabeçadas na parede) a ver como és facilmente manipulado por uma noticia, tirando conclusões totalmente erradas!

A doença bipolar na sua fase maníaca leva os doentes a ter idéias de grandeza, se sentir muito poderoso, capaz, inteligente, bonito, rico...

Você pode ter todo o dinheiro do mundo, mas há algo que jamais poderá comprar: um dinossauro

por mais_um » 30/10/2010 1:41

lunas99 Escreveu:
mais_um Escreveu:
lunas99 Escreveu:
mais_um Escreveu:
Explica lá à malta como é que chegas a essa conclusão? ..... :roll: :roll: :roll:

:shock: :-k :wall: :wall: :wall:

Sim, bem precisas de dar cabeçadas na parece para ver se começas a usar a cabeça para o fim que ela existe, nomeadamente pensar! :lol: :lol: :lol:

Pelo menos não sofro de nenhum tipo de psicose delirante, que me leve a distorcer a realidade que se encontra perfeitamente visível à minha frente.

Qual realidade? aquela que tu imaginas que é? Ou a suportada em factos? Acorda, preumo que já tens idade para pensar por ti, mas se queres continuar a ser enganado todos os dias, força, estás à vontade!

por sargotrons » 30/10/2010 1:38

mais_um Escreveu:

Ou mais_um queres discutir substância ou estás na idade dos porquês :?: :?: :?:
Não faz mal!...

por lunas99 » 30/10/2010 1:37

mais_um Escreveu:
lunas99 Escreveu:
mais_um Escreveu:
Explica lá à malta como é que chegas a essa conclusão? ..... :roll: :roll: :roll:

Sim, bem precisas de dar cabeçadas na parece para ver se começas a usar a cabeça para o fim que ela existe, nomeadamente pensar! :lol: :lol: :lol:

Pelo menos não sofro de nenhum tipo de psicose delirante, que me leve a distorcer a realidade que se encontra perfeitamente visível à minha frente.

por mais_um » 30/10/2010 1:34

por sargotrons » 30/10/2010 1:30

mais_um Escreveu:
Sargotronss Escreveu:
mais_um Escreveu:
Sargotronss Escreveu:"sai caro ditar discursos para o Terreiro de Paço sendo insular." pelo telemóvel.

"custaram 2,5 M€"
:shock:

O Senhor dos :?: aqui é o Elias.

Se discordas que 2,5 M€ não é caro, exprime lá o teu ponto de vista que é barato. Humm :?: :?: :?:

onde é que está escrito que foram gastos 2,5 milhões de € em telemoveis?.....

Em comunicações, eu figurativamente disse telémoveis exactamente por ser o meio mais caro, mas o valor global de 2,5 M€ não deixa de ser caro!
Não faz mal!...

por mais_um » 30/10/2010 1:27

lunas99 Escreveu:
mais_um Escreveu:

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Sr.Marques e 145 visitantes