China está disponível para comprar dívida portuguesa
fafite Escreveu:Eu não estou a denegrir a imagem da China, o que estou é a dizer que devemos fazer alguma coisa para não os deixarmos subjugar-nos economicofinanceiramente.
fafite tu podes fazer aquilo que quiseres de acordo com os teus interesses e a tua consciência.
E eu não te critico por isso nem pelas opções que tomas. Pelo contrário, se me disseres que não compras qualquer produto made in china (que hoje em dia não é fácil, mas é possível), eu admirar-te-ei por isso.
Mas mete uma coisa na cabeça: não consegues contrariar o mercado.
fafite Escreveu:Mas sim se quizer denegrir posso faze-lo.
Porque num país onde uma mulher tem de dar á luz um filho no seu local de trabalho, porque se o abandona perde o emprego, que significa puder dar uma tigela de arroz por dia aos seus filhos. Para mim é pior que lixo.
100% de acordo com o que escreves.
Mas insisto neste ponto: ao consumidor interessa o preço final do produto e a sua qualidade, não as condições em que foi feito.
- Registado: 5/11/2002 12:21
fafite Escreveu:Eu não estou a denegrir a imagem da China, o que estou é a dizer que devemos fazer alguma coisa para não os deixarmos subjugar-nos economicofinanceiramente.
Mas sim se quizer denegrir posso faze-lo.
Porque num país onde uma mulher tem de dar á luz um filho no seu local de trabalho, porque se o abandona perde o emprego, que significa puder dar uma tigela de arroz por dia aos seus filhos. Para mim é pior que lixo.
Se te disser que eles pagam a operarios nao qualificados 2500 dolares por ano?
Continuamos chocados!

- Registado: 18/9/2010 12:14
Eu não estou a denegrir a imagem da China, o que estou é a dizer que devemos fazer alguma coisa para não os deixarmos subjugar-nos economicofinanceiramente.
- Registado: 2/5/2010 8:58
fafite Escreveu:Porque se estás a comprar uma camisa de um qualquer famoso costureiro Italiano, á partida estás a pensar que é produto Italiano e não made in China. Por alguma razão se tornaram famosos, e não foi por serem feitos na China.AutoMech Escreveu:fafite Escreveu:Isto devia de ser até desprestigiante para a própria marca.
Desprestigiante porquê fafite ?
O que interessa é a qualidade com que é feito. Se um chinês faz com mais qualidade do que um italiano não vejo qualquer desprestigio.
Há marcas que conseguem elevados padrões de qualidade na China (ao contrário da ideia geral que temos) porque 'dão-se ao trabalho' de controlar de forma mais eficiente o processo de produção, nomeadamente não deixando a fábrica lá a produzir e rezando para que tudo corra bem. Há quem tenha lá gente a controlar os chineses.
fafite Escreveu:Porque se estás a comprar uma camisa de um qualquer famoso costureiro Italiano, á partida estás a pensar que é produto Italiano e não made in China.
Quando vais ver a etiqueta, as dúvidas ficam dissipadas.

fafite Escreveu:Por alguma razão se tornaram famosos, e não foi por serem feitos na China.
Está bem, certas marcas de electrónica e automóveis, por exemplo, também se tornaram famosas por serem oriundas de países ocidentais.
Fafite, acorda, a realidade mudou, estamos numa aldeia global, não vale a pena combater isso, o que temos de nos fazer é adaptar.
P.S. - guarda bem o teu telemóvel alemão, é um artigo raro, já não se faz disso, daqui a uns anos deve valer uma boa maquia
Trisquel Escreveu:AutoMech Escreveu:Penso que foi antes do Verão, precisei de cebolas. Tinha Espanholas a 0.68€ e portuguesas a 1.80€.
Embora prefira produtos portugueses comprei obviamente as espanholas (e posso garantir que não estavam podres e eram absolutamente normais).
Seguindo a tua sugestão devia ter gasto 3x mais, o que na prática é um subsidio (saído do meu bolso) a um produtor português que produz com um custo 3x superior ao espanhol (ou então que quer ganhar muito mais do que o espanhol, o que ainda é pior).
A alternativa seria o estado subsidiar o produtor português para produzir cebolas ao preço espanhol, usando para isso os meus impostos.
Percebi bem a ideia Trisquel ?
Faz uma análise ao que dizes e há qualquer coisa de errado! Cebola Espanhola mais barata que a Portuguesa, não estou a dizer que o teu episódio é falso o que quero dizer é que há qualquer coisa que não bate certo!
Mas a realidade que pouco a pouco se está a desenvolver nas grandes superficies é os produtos de linha branca com marca da casa (Pingo Doce, Continente, Pão de Açucar). Produtos esses que estão a crescer em quantidade, já existem corredores completos sem direito de opção. Talvez por isso pagues 3x mais por Cebola portuguesa mas com o tempo essa mesma Cebola vai ser mais barata que a Espanhola, desde que tenha a marca da casa!
Por vezes não nos devemos concentrar só na Cebola, mas sim na globalidade e assistir á mutação que outros produtos já tiveram, pareciam cebolas. A cebola tem de ser vendida, numa primeira fase a Espanhola para asfixiar a Portuguesa quando o produtor estiver vulnerável dá-se uma mão amiga e uma marca branca, tipo salvador da pátria. Talvez isso não fosse possivel com os produtores Espanhóis!
Pode ser só a teoria da conspiração, mas já agora estejam atentos e deixem a vossa opinião!
Por acaso foi numa mercearia pequena (e sim, foi 3x mais e até comentei com a senhora da mercearia, por isso é que coloquei aqui - é um exemplo extremo).
Mas há muitos mais exemplos. Esta semana comprei nessa mercearia laranjas portuguesas a 1.24. Depois consultei no continente online e só havia laranja inglesa a 1 euro.
Teoria da conspiração ou não a verdade é que temos muito que andar para sermos competitivos e não se pode pedir às pessoas para subsidiarem isso.
Porque se estás a comprar uma camisa de um qualquer famoso costureiro Italiano, á partida estás a pensar que é produto Italiano e não made in China. Por alguma razão se tornaram famosos, e não foi por serem feitos na China.AutoMech Escreveu:fafite Escreveu:Isto devia de ser até desprestigiante para a própria marca.
Desprestigiante porquê fafite ?
fafite Escreveu:Pois, o problema é esse, não é com esse tipo de argumentação que se convensem as pessoas.
bem, eu também não estou a tentar convencer ninguém.
Eu sou um defensor dos mercados livres e abertos.
fafite Escreveu:Por acaso depois da crise que estamos a passar, não achas que as pessoas estarão muito mais recetivas a estes assuntos?
Sinceramente? Não!
Acho que as pessoas estão receptivas a saber quanto é que vão receber no fim do mês. O resto é conversa.
fafite Escreveu:As pessoas não são tão palermas como aquilo que se pensas
fafite, eu não penso que as pessoas sejam palermas e não me parece apropriado estares a fazer essas suposições a meu respeito.
Eu defendo que cada um possa fazer as suas opções de compra e defendo igualmente que as empresas possam tomar as opções de fabrico que consideram mais favoráveis para a prossecução dos seus objectivos.
Se queremos que as empresas venham para cá temos de começar por ser competitivos, em lugar de tentar denegrir a imagem da China ou de qualquer outro país emergente.
AutoMech Escreveu:Penso que foi antes do Verão, precisei de cebolas. Tinha Espanholas a 0.68€ e portuguesas a 1.80€.
Embora prefira produtos portugueses comprei obviamente as espanholas (e posso garantir que não estavam podres e eram absolutamente normais).
Seguindo a tua sugestão devia ter gasto 3x mais, o que na prática é um subsidio (saído do meu bolso) a um produtor português que produz com um custo 3x superior ao espanhol (ou então que quer ganhar muito mais do que o espanhol, o que ainda é pior).
A alternativa seria o estado subsidiar o produtor português para produzir cebolas ao preço espanhol, usando para isso os meus impostos.
Faz uma análise ao que dizes e há qualquer coisa de errado! Cebola Espanhola mais barata que a Portuguesa, não estou a dizer que o teu episódio é falso o que quero dizer é que há qualquer coisa que não bate certo!
Mas a realidade que pouco a pouco se está a desenvolver nas grandes superficies é os produtos de linha branca com marca da casa (Pingo Doce, Continente, Pão de Açucar). Produtos esses que estão a crescer em quantidade, já existem corredores completos sem direito de opção. Talvez por isso pagues 3x mais por Cebola portuguesa mas com o tempo essa mesma Cebola vai ser mais barata que a Espanhola, desde que tenha a marca da casa!
Por vezes não nos devemos concentrar só na Cebola, mas sim na globalidade e assistir á mutação que outros produtos já tiveram, pareciam cebolas. A cebola tem de ser vendida, numa primeira fase a Espanhola para asfixiar a Portuguesa quando o produtor estiver vulnerável dá-se uma mão amiga e uma marca branca, tipo salvador da pátria. Talvez isso não fosse possivel com os produtores Espanhóis!
Pode ser só a teoria da conspiração, mas já agora estejam atentos e deixem a vossa opinião!
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Pois, o problema é esse, não é com esse tipo de argumentação que se convensem as pessoas.Elias Escreveu:fafite Escreveu:Olha para te dizer a verdade não sei não diz aqui nada.
Normalmente tens de tirar a bateria, está escrito "lá dentro".fafite Escreveu:Mas isso não quer dizer nada, porque a maioria das grandes marcas são de origem ocidental. Aqui o importante é fazer com que esses fabricantes saiam da China e voltem a fabricar no mundo ocidental.
Mas porque é que essas marcas haveriam de querer voltar para cá? Quanto é que estás disposta a pagar a mais pelos telemóveis, pelos carros e pelos electrodomésticos para teres as empresas de volta?
Por acaso depois da crise que estamos a passar, não achas que as pessoas estarão muito mais recetivas a estes assuntos?
O que é preciso é ilucidar as pessoas da consequência dos seu actos.
As pessoas não são tão palermas como aquilo que se pensas, por vezes necessitam é de ser alertadas para certas situações, que nunca lhes passou pela cabeça.
O que é que interessa estar a pagar um absurdo de dinheiro por uma peça de roupa de marca, se ela é feita na China?
Isto devia de ser até desprestigiante para a própria marca.
Já fiz esta observação a certos amigos meus e olha que resultou.
Elias Escreveu:Como é que queres que eu acredite nisso, se tu nem sabes o país onde foi feito o teu telemóvel?
Nem mais Elias. Isto falar é fácil, mas quando toca no bolso já a coisa chia mais fino.
Ou se calhar alguém pensa que, se colocássemos barreiras proteccionistas à entrada de produtos chineses, que os íamos conseguir produzir aqui a preço semelhante (e já nem falo na barreiras tecnológicas que impedem que isso aconteça assim de repente).
fafite Escreveu:Olha para te dizer a verdade não sei não diz aqui nada.Elias Escreveu:fafite Escreveu:Quando eu falo, quer dizer; escrevo, temos... não me estou a referir só a Portugal, mas sim, á economia mundial. Temos de perceber de uma vez por todas, que estamos a dar á china um "super power" que nos vai limitar no futuro a tomar as decisões económicas que a China quizer.
Não me parece que seja assim tão dificil. Afinal a China começou a progredir,depois de milhares de empresários europeus e americanos deslocarem as suas fábricas para lá.
Há muita maneira de matar pulgas!
Não me parece que seja assim tao dificil consumir produto nacional ou made in UE.
Sim é verdade, mas quantas pessoas se preocupam com a origem dos produtos que compram? Não estou a falar das batatas ou dos ananases, mas sim do vestuário e dos equipamentos eléctricos e electrónicos. Quantas pessoas se dão ao trabalho de consultar a informação sobre a origem?
Anda lá fafite, diz à gente onde foi fabricado o teu telemóvel (o meu diz Made in Hungary, pelo menos é na UE)
Mas isso não quer dizer nada, porque a maioria das grandes marcas são de origem ocidental. Aqui o importante é fazer com que esses fabricantes saiam da China e voltem a fabricar no mundo ocidental.
Acredita que já há muitas pessoas que olham para as etiquetas antes de comprar.
Fafite acho que apesar das grandes marcas serem de origem ocidental isso é indiferente.
A china neste momento quando fecha negocio com grandes empresas para fornecerem produtos na China, obriga essas mesmas empresas a deslocarem tecnologia para a china para fazerem esses mesmo produtos. Dp copiam esse produto.
Pura coincidencia, mas ando a ler um livro de um Jornalista do Financial Times que está na china à muitos anos e que refere isso, e cada vez mais tem acesso a mais tecnologia!
- Registado: 18/9/2010 12:14
fafite Escreveu:Olha para te dizer a verdade não sei não diz aqui nada.
Normalmente tens de tirar a bateria, está escrito "lá dentro".
fafite Escreveu:Mas isso não quer dizer nada, porque a maioria das grandes marcas são de origem ocidental. Aqui o importante é fazer com que esses fabricantes saiam da China e voltem a fabricar no mundo ocidental.
Mas porque é que essas marcas haveriam de querer voltar para cá? Quanto é que estás disposta a pagar a mais pelos telemóveis, pelos carros e pelos electrodomésticos para teres as empresas de volta?
fafite Escreveu:Acredita que já há muitas pessoas que olham para as etiquetas antes de comprar.
Como é que queres que eu acredite nisso, se tu nem sabes o país onde foi feito o teu telemóvel?

Editado pela última vez por Elias em 29/10/2010 22:24, num total de 1 vez.
Olha para te dizer a verdade não sei não diz aqui nada.Elias Escreveu:fafite Escreveu:Quando eu falo, quer dizer; escrevo, temos... não me estou a referir só a Portugal, mas sim, á economia mundial. Temos de perceber de uma vez por todas, que estamos a dar á china um "super power" que nos vai limitar no futuro a tomar as decisões económicas que a China quizer.
Não me parece que seja assim tão dificil. Afinal a China começou a progredir,depois de milhares de empresários europeus e americanos deslocarem as suas fábricas para lá.
Não me parece que seja assim tao dificil consumir produto nacional ou made in UE.
Sim é verdade, mas quantas pessoas se preocupam com a origem dos produtos que compram? Não estou a falar das batatas ou dos ananases, mas sim do vestuário e dos equipamentos eléctricos e electrónicos. Quantas pessoas se dão ao trabalho de consultar a informação sobre a origem?
Anda lá fafite, diz à gente onde foi fabricado o teu telemóvel (o meu diz Made in Hungary, pelo menos é na UE)
Mas isso não quer dizer nada, porque a maioria das grandes marcas são de origem ocidental. Aqui o importante é fazer com que esses fabricantes saiam da China e voltem a fabricar no mundo ocidental.
Acredita que já há muitas pessoas que olham para as etiquetas antes de comprar.
kanes Escreveu:Elias,
acho que ninguem se dá a esse trabalho!
A china vai dominar o mundo, porque tem a mão de obra de escravo, por isso podem produzir tudo e mais alguma coisa!
kanes, claro que ninguém se dá a esse trabalho, e mesmo os poucos que se dão a esse trabalho rapidamente chegarão à conclusão que o preço do produto made in china é tão atractivo que nem é preciso pensar duas vezes sobre qual o produto a comprar.
O mercado quer chinês e penso que isto funciona como na bolsa: não se pode contrariar o mercado. Quem tenta contrariar a tendência acaba por perder (neste caso "perder" significa pagar muito mais pelo produto sem conseguir inverter a tendência).
fafite Escreveu:Quando eu falo, quer dizer; escrevo, temos... não me estou a referir só a Portugal, mas sim, á economia mundial. Temos de perceber de uma vez por todas, que estamos a dar á china um "super power" que nos vai limitar no futuro a tomar as decisões económicas que a China quizer.
Anda lá fafite, diz à gente onde foi fabricado o teu telemóvel (o meu diz Made in Hungary, pelo menos é na UE

Quando eu falo, quer dizer; escrevo, temos... não me estou a referir só a Portugal, mas sim, á economia mundial. Temos de perceber de uma vez por todas, que estamos a dar á china um "super power" que nos vai limitar no futuro a tomar as decisões económicas que a China quizer.
Temos uma grande variedade de coisas disponiveis.
Temos uma grande variedade de coisas disponiveis.
Elias Escreveu:3. Que o Estado se abstenha de interferir nas escolhas dos consumidores e invista os meios de que dispõe a criar ou melhorar condições para que os mercados funcionem da forma mais eficiente possível;
Concordo com os teus pontos Elias. Neste ponto 3 eu concordo com as campanhas do género 'prefira produtos portugueses', o que acaba por ser uma espécie intromissão, mas que eu aceito pacificamente e de bom grado.
Trisquel Escreveu:carf2007 Escreveu:...Qualquer dia começam a aparecer aí os Robalos "made in china"
Nas grandes superficies já se comercializa maças da china! Como se nós não tivessemos esse produto na Terra. As politicas das grandes superficies também deveriam ser limadas.
Há dias nos Açores uma grande superficie tinha á venda carne de Bovino Irlandesa em deterimento da da Terra!
Penso que foi antes do Verão, precisei de cebolas. Tinha Espanholas a 0.68€ e portuguesas a 1.80€.
Elias Escreveu:Trisquel Escreveu:Já agora o que defendes?
Sendo eu um defensor dos mercados livres defendo:
1. Que os consumidores possam ser livres de comprar os produtos da sua preferência;
2. Que seja promovida a transparência da informação facultada aos consumidores sobre o preço e a origem dos produtos que lhes são oferecidos;
3. Que o Estado se abstenha de interferir nas escolhas dos consumidores e invista os meios de que dispõe a criar ou melhorar condições para que os mercados funcionem da forma mais eficiente possível;
4. Que não haja qualquer espécie de "perseguição" a quem prefere produtos estrangeiros;
5. Que quem advoga que se dê preferência a produtos portugueses comece por explicar a origem do seu telemóvel, carro, electrodomésticos, computador portátil e depois da roupa, dos sapatos e por fim da gasolina que usa, sem esquecer as lâmpadas que tem em casa. Fazer demagogia é fácil, viver exclusivamente à base de produtos nacionais é um desafio que está ao alcance de muito poucos.
Mas isso é o que existe! Então está satisfeito e vives num pais em termo de consumo perfeito?
Cumpts.
Trisquel
Trisquel
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Google [Bot] e 218 visitantes