Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

China está disponível para comprar dívida portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 29/10/2010 19:22

Trisquel Escreveu:Já agora o que defendes?

Sendo eu um defensor dos mercados livres defendo:

1. Que os consumidores possam ser livres de comprar os produtos da sua preferência;

2. Que seja promovida a transparência da informação facultada aos consumidores sobre o preço e a origem dos produtos que lhes são oferecidos;

3. Que o Estado se abstenha de interferir nas escolhas dos consumidores e invista os meios de que dispõe a criar ou melhorar condições para que os mercados funcionem da forma mais eficiente possível;

4. Que não haja qualquer espécie de "perseguição" a quem prefere produtos estrangeiros;

5. Que quem advoga que se dê preferência a produtos portugueses comece por explicar a origem do seu telemóvel, carro, electrodomésticos, computador portátil e depois da roupa, dos sapatos e por fim da gasolina que usa, sem esquecer as lâmpadas que tem em casa. Fazer demagogia é fácil, viver exclusivamente à base de produtos nacionais é um desafio que está ao alcance de muito poucos.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Quico » 29/10/2010 19:02

Trisquel Escreveu:
Elias Escreveu:
Trisquel Escreveu:Ok! Sou da opinião que deveriamos defender a comercialização dos nossos produtos, o serem mais caros é muito discutivel tal como a qualidade dos que vem de fora!

A qualidade cabe ao consumidor avaliar, não concordas?

Concordo, por isso disse que é um tema discutivel, tal o preço!

Bom, mas infiro das tuas palavras que deve existir uma entidade superior que deve avaliar os produtos e, em consequência, obrigar/induzir/controlar (riscar o que não interessa) o consumidor a comprar o que ela decidir que é bom segundo os seu critérios.
Ou seja, o consumidor deve ser pastoreado. Não deve ser livre de optar por o que lhe for mais conveniente.

Isso já foi testado. E viu-se o lindo resultado. Por exemplo, os governos da ex-RDA achavam que era mais benéfico para a economia do seu país que os consumidores só tivessem direito a comprar carros lá fabricados. O resultado foi o excelente Trabant, com listas de espera de anos.

Repara: eu não estou contra a produção nacional, nem questiono a melhor qualidade dos nossos produtos em várias áreas. Eu, como consumidor, estou disposto a pagar mais por mais qualidade, e menos quando a dispenso (assumindo as consequências dos meus actos). Faz-me confusão que outros não se importem de ser condicionados nas suas decisões como consumidores; ainda por cima pagando impostos para que existam organismos que os tutelem e que distribuam subsídios (tirados dos seus bolsos) segundo critérios de protecção dos produtos nacionais discutíveis que, podendo ser bondosos para uns, não os serão para todos.

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Trisquel » 29/10/2010 19:01

Elias Escreveu:
Trisquel Escreveu:
Quico Escreveu:
Trisquel Escreveu:Ok! Sou da opinião que deveriamos defender a comercialização dos nossos produtos, o serem mais caros é muito discutivel tal como a qualidade dos que vem de fora!

Que medidas propões então para esse efeito?

Garantir % de produtos Portugueses versus Estrangeiros, se não estou em erro já acontece com a música Portuguesa na Rádio! e aí o que escolhes é a estação porque a música só em discos pedidos! :wink:

O facto de garantires um % de produtos portugueses nas superfícies não constitui garantia de que os consumidores os vão preferir.

Além disso, essa medida é anticoncorrencial (e arrisco dizer que viola as leis europeias).

Parece que a dupla tributação também é e nós temos!

Quando há vontade cultural não precisamos de obrigar por decreto. Lutar por o que é nosso não viola as leis europeias. Já agora o que defendes?

Nota - Vou treinar já volto! :wink:
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por Elias » 29/10/2010 18:55

Trisquel Escreveu:
Quico Escreveu:

Garantir % de produtos Portugueses versus Estrangeiros, se não estou em erro já acontece com a música Portuguesa na Rádio! e aí o que escolhes é a estação porque a música só em discos pedidos! :wink:

O facto de garantires um % de produtos portugueses nas superfícies não constitui garantia de que os consumidores os vão preferir.

Além disso, essa medida é anticoncorrencial (e arrisco dizer que viola as leis europeias).

por Trisquel » 29/10/2010 18:51

Quico Escreveu:

Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

por Elias » 29/10/2010 18:51

Quico Escreveu:
Elias Escreveu:
asd Escreveu:Eu acho que quem não consumisse produtos nacionais deveria ir directamente para o campo de concentração.
Mania esta de dar a opção de escolha ao consumidor...

asd,

diz-me que o teu telemóvel é Made in Feira de Carcavelos.

Caro Elias: agora ficaste mal. O asd estava a ser irónico... :wink:

Caro Quico: também tu estiveste mal. Eu também estava a ser irónico (que eu saiba em Carcavelos ainda não se fabricam telemóveis)

Abraço

por asd » 29/10/2010 18:47

Quico Escreveu:
Elias Escreveu:
asd Escreveu:Eu acho que quem não consumisse produtos nacionais deveria ir directamente para o campo de concentração.

asd,

:P

Registado: 29/11/2007 2:08
por Trisquel » 29/10/2010 18:47

Elias Escreveu:

Concordo, por isso disse que é um tema discutivel, tal o preço!
Editado pela última vez por Trisquel em 29/10/2010 18:47, num total de 1 vez.
Cumpts.
Trisquel

por Quico » 29/10/2010 18:46

Elias Escreveu:

asd,

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por Quico » 29/10/2010 18:44

por Elias » 29/10/2010 18:43

asd,

por asd » 29/10/2010 18:40

Trisquel Escreveu:
Quico Escreveu:
Trisquel Escreveu:Nas grandes superficies já se comercializa maças da china! Como se nós não tivessemos esse produto na Terra. As politicas das grandes superfícies também deveriam ser limadas.

Depreendo daqui que, na tua opinião, as grandes superfícies devem ser impedidas de oferecer produtos que já sejam produzidos cá - mesmo que estes sejam mais caros.

Ok! Sou da opinião que deveriamos defender a comercialização dos nossos produtos, o serem mais caros é muito discutivel tal como a qualidade dos que vem de fora!

Mas podiamos gerar novas pequenas/médias economias e em consequencia mais emprego e empreendedorismo.

Eu acho que quem não consumisse produtos nacionais deveria ir directamente para o campo de concentração.

Registado: 29/11/2007 2:08
por Trisquel » 29/10/2010 18:37

Quico Escreveu:
Trisquel Escreveu:Nas grandes superficies já se comercializa maças da china! Como se nós não tivessemos esse produto na Terra. As politicas das grandes superfícies também deveriam ser limadas.

Depreendo daqui que, na tua opinião, as grandes superfícies devem ser impedidas de oferecer produtos que já sejam produzidos cá - mesmo que estes sejam mais caros.

Ok! Sou da opinião que deveriamos defender a comercialização dos nossos produtos, o serem mais caros é muito discutivel tal como a qualidade dos que vem de fora!

Mas podiamos gerar novas pequenas/médias economias e em consequencia mais emprego e empreendedorismo.
Cumpts.
Trisquel

por Quico » 29/10/2010 18:30

por Trisquel » 29/10/2010 18:26

Quico Escreveu:
Trisquel Escreveu:Nas grandes superficies já se comercializa maças da china! Como se nós não tivessemos esse produto na Terra. As politicas das grandes superficies também deveriam ser limadas.

Há dias nos Açores uma grande superficie tinha á venda carne de Bovino Irlandesa em deterimento da da Terra!

Sugeres então que o consumidor não deve ser livre de escolher o que comprar?

Não entendo a tua questão, explica melhor sff.
Cumpts.
Trisquel

por Quico » 29/10/2010 18:22

Trisquel Escreveu:Nas grandes superficies já se comercializa maças da china! Como se nós não tivessemos esse produto na Terra. As politicas das grandes superficies também deveriam ser limadas.

Há dias nos Açores uma grande superficie tinha á venda carne de Bovino Irlandesa em deterimento da da Terra!

Sugeres então que o consumidor não deve ser livre de escolher o que comprar?

por Trisquel » 29/10/2010 14:56

carf2007 Escreveu:...Qualquer dia começam a aparecer aí os Robalos "made in china"

Nas grandes superficies já se comercializa maças da china! Como se nós não tivessemos esse produto na Terra. As politicas das grandes superficies também deveriam ser limadas.

Cumpts.
Trisquel

por Elias » 29/10/2010 14:53

carf2007 Escreveu:
Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:Por enquanto restam-nos as frutas e legumes, o peixe e a carne, mas por quanto tempo ? Qualquer dia começam a aparecer aí os Robalos "made in china"

Tens mais coisas entre os não alimentares, nomeadamente vestuário e calçado.

Desculpa mas grande parte do vestuário e calçado também é produzido na china, incluindo grandes marcas.

Só concordo em parte.

Primeiro, porque tens muito calçado made in Portugal e, ao contrário do que acontece com os electrodomésticos, só compra estrangeiro quem quer.

Segundo, no que se refere ao vestuário: uma vez estava na ZARA e dei-me ao trabalho de olhar para umas 50 etiquetas das mais variadas roupas. Apareceram sete ou oito países diferentes mas a China não apareceu uma única vez. Assim de memória, os países mais representados eram: Marrocos, Egipto, Turquia, Bulgária, India, Vietname.

por carf2007 » 29/10/2010 14:51

"Engana-se quem pensa que a China produz só bugigangas, produtos de má qualidade e de procedência duvidosa. Por trás das grandes marcas adquiridas nas lojas há uma etiqueta "Made in China"."

"Há diversas marcas de luxo e sofisticadas sendo fabricadas na China. Computadores e laptops da HP/Compaq, semicondutores e chips da Intel, ipods da Apple, celulares da Motorola, roupas da Lacoste, Ralph Lauren, carros Audi. Enfim, quase tudo é feito na China hoje em dia", afirma o diretor da Câmara de Comércio Brasil China (CCBC), Kevin Tang. Ele lembra que não são apenas as grifes mundiais que aderiram à onda. "Aqui no Brasil há várias grandes redes de vestuário que também produzem na China, como Colcci, Richards, Ellus, entre outras", completa.

http://www.mktmais.com/2010/05/estrateg ... -tras.html
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por carf2007 » 29/10/2010 14:47

Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:Por enquanto restam-nos as frutas e legumes, o peixe e a carne, mas por quanto tempo ? Qualquer dia começam a aparecer aí os Robalos "made in china"

Desculpa mas grande parte do vestuário e calçado também é produzido na china, incluindo grandes marcas.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por Elias » 29/10/2010 14:45

por carf2007 » 29/10/2010 14:43

Elias Escreveu:
fafite Escreveu:É tempo de fazermos alguma coisa, e a única coisa que podemos fazer para deter os chineses é nao comprar bens chineses

Começa pelos electrodomésticos, carros e telemóveis.

Realmente é uma tarefa difícil.

Mesmo que compres um IPhone ou Nokia, pensando que é americano ou Sueco, ou compres um BMW ou Toyota, pensando que é Alemão ou Japones, indirectamente estás a comprar vários produtos (componentes) chineses.

Por enquanto restam-nos as frutas e legumes, o peixe e a carne, mas por quanto tempo ? Qualquer dia começam a aparecer aí os Robalos "made in china"

por Quico » 29/10/2010 14:39

fafite Escreveu:Pois por isso mesmo. É tempo de fazermos alguma coisa, e a única coisa que podemos fazer para deter os chineses é nao comprar bens chineses,...

Com certeza. Mas então temos que produzir o que não lhes compramos; ou seja, temos que aumentar a nossa produtividade.

fafite Escreveu:... porque nao nos podemos esquecer que nao sao os chineses que enriquessem a china, somos todos nós.

Não, não são... :roll:
Deixa-me ver se percebi: Eles enriquecem porque lhes damos dinheiro. Embora eles não façam nada (!?). Pois... tem lógica.

fafite Escreveu:Se eles estao tao dispostos a ajudar a economia mundial, porque é que em vez de comprarem dívida, nao valorizam a moeda deles?.

Sei lá?! Deixa cá ver... será porque porque são inteligentes, e nós burros... fazem o trabalho de casa, e nó preferimos dormir à sombra da bananeira... não andam aqui a brincar...

...ou será porque querem "melhorar a economia mundial" começando pela casa deles, como nós devíamos fazer?!

fafite Escreveu:Está mais que visto que nao nos vao comprar dívida pelos nossos lindos olhos ou porque estao preocupados connosco faz parte da estrátegia. É mais um passo em direccao ao monopolio mundial que pretendem ter. Lá bem no fundo, eles estao é a chamar nos burros. :x

Não nos estão a chamar burros: nós somos burros; eles nem perdem tempo para pensar nisso.

Abraço. :wink:

por Las_Vegas » 29/10/2010 14:25

fafite Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Quico,

mas nós é que compramos bens dos chinas e são eles nos emprestam dinheiro.

Somos nós como país que estamos em desvantagem!
Pois por isso mesmo. É tempo de fazermos alguma coisa, e a única coisa que podemos fazer para deter os chineses é nao comprar bens chineses, porque nao nos podemos esquecer que nao sao os chineses que enriquessem a china, somos todos nós. Se eles estao tao dispostos a ajudar a economia mundial, porque é que em vez de comprarem dívida, nao valorizam a moeda deles?.

Está mais que visto que nao nos vao comprar dívida pelos nossos lindos olhos ou porque estao preocupados connosco faz parte da estrátegia. É mais um passo em direccao ao monopolio mundial que pretendem ter.

Lá bem no fundo, eles estao é a chamar nos burros. :x

Fafite, abre aí o computador de onde estás a escrever e vê lá o que está escrito a seguir ao MADE IN ????

Explica lá como se faz para não comprar coisas aos chineses? também se fecham as fábricas de multinacionais ocidentais a trabalhar na China?

Registado: 4/11/2002 23:12

por Elias » 29/10/2010 14:24

fafite Escreveu:É tempo de fazermos alguma coisa, e a única coisa que podemos fazer para deter os chineses é nao comprar bens chineses

Começa pelos electrodomésticos, carros e telemóveis.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Google [Bot] e 125 visitantes