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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 10/11/2010 18:03

kanes Escreveu:Yep, a noticia diz que a ACP efectou testes nos combustiveis da Bomba de Gasolina da Galp em setubal a Chamda Galp Base. Tanto a Autoridade da concorrencia e a galp dizem que os combustiveis da bomba de setubal não têm aditivos. Com os testes efectuados pelo ACP verificaram que a Galp base é igual a qualquer outra bomba da Galp.


Esta explicação do ACP parece-me um pouco trapalhona, não explica se os aditivos são os mesmos. O facto de terem aditivos não significa que eles sejam iguais, ou significa?

kanes Escreveu:Isto demonstra a enorme inercia da autoridade da concorrencia, porque era dever deles (autoridade da concorrencia) fazer testes aos combustiveis.


Que eu saiba fazer testes à composição química dos produtos não faz parte das atribuições da Autoridade da Concorrência (mas posso estar enganado).

kanes Escreveu:Mas é mais facil ir ao parlamento dizer que existe concorrencia.


E tu achas que não existe concorrência?
 
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por MarcoAntonio » 10/11/2010 18:03

As pessoas têm de reclamar sempre e reclamarão sempre.

Se os preços são iguais, reclamam porque os preços são iguais. Se os preços são diferentes, reclamam porque os preços são diferentes e passam a reclamar relativamente ao oposto do que reclamavam antes...

É, naturalmente, ridículo.
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por kanes » 10/11/2010 17:57

Elias Escreveu:podes elaborar?


Yep, a noticia diz que a ACP efectou testes nos combustiveis da Bomba de Gasolina da Galp em setubal a Chamda Galp Base. Tanto a Autoridade da concorrencia e a galp dizem que os combustiveis da bomba de setubal não têm aditivos. Com os testes efectuados pelo ACP verificaram que a Galp base é igual a qualquer outra bomba da Galp.


Isto demonstra a enorme inercia da autoridade da concorrencia, porque era dever deles (autoridade da concorrencia) fazer testes aos combustiveis. Mas é mais facil ir ao parlamento dizer que existe concorrencia.
 
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por Elias » 10/11/2010 17:43

podes elaborar?
 
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por kanes » 10/11/2010 17:33

Esta noticia demonstra mais uma vez a inercia desta "empresa"!!!!
 
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Combustível de baixo custo da Galp é igual aos outros

por kanes » 10/11/2010 17:31

O ACP diz que o combustível vendido nas estações de serviço de baixo custo da Galp é igual ao vendido nos outros postos de abastecimento.

"Os testes laboratoriais provam que o Automóvel Clube de Portugal (ACP) tem razão: os combustíveis vendidos no posto Galp Base, de Setúbal, têm aditivos, caindo por terra a justificação apresentada pela Galp (a ausência de aditivos) para a redução de preços", refere o ACP em comunicado hoje divulgado.

A associação informa ainda que apresentou, na passada segunda-feira, a contestação do processo judicial que a Galp intentou contra o ACP, e que anunciou no Parlamento em Outubro passado, e adianta que se defende assim "deste ataque sem precedentes contra o seu papel na sociedade".

Depois do anúncio da Galp de abrir um posto de gasolina de baixo custo em Setúbal, o ACP alertou para a existência de indícios de concertação no preço da venda de combustíveis ao público e denunciou, em Setembro passado, a situação à Comissão Europeia.

Há pouco mais de três semanas, o presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), Manuel Sebastião, foi ouvido sobre o mesmo assunto pela Comissão dos Assuntos Económicos e Energia, dizendo aos deputados que "a introdução dos vários segmentos dos combustíveis", com marcas brancas e produtos aditivados mais caros, "prova que o mercado está a funcionar e a concorrência também".

Hoje o ACP, naquele comunicado, afirma que a AdC "podia e devia ter realizado" os testes de laboratório sobre os aditivos do combustível vendido pela Galp Base, assim como o levantamento de preços praticados nas lojas Galp que o ACP efectuou e que "provaram" que os preços praticados são mais caros do que os do mercado.

O ACP acrescenta que, para produtos diferentes de combustíveis, como água, refrigerantes, cerveja, chocolate, bolachas, entre outros, "os preços da Galp Base são entre 70% e 100% mais caros do que os praticados no mercado em geral, o que desfaz a outra justificação apresentada pela Galp para a diferença de preços", baseada em menores custos por não ter loja no posto Galp Base.

"O ACP espera que a Autoridade de Concorrência não ignore as evidências que resultam deste processo judicial e decida finalmente intervir de imediato no cumprimento dos seus deveres", afirma o clube.


http://economico.sapo.pt/noticias/combu ... 03964.html
 
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por Elias » 5/11/2010 21:27

Combustíveis: Preço do gasóleo sobe na próxima semana

Rita Paz
05/11/10 18:00
economico.pt

A cotação da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais subiu esta semana 2% e 3,2%, respectivamente.

O comportamento dos mercados internacionais indiciava por isso uma subida nos preços dos combustíveis praticados em Portugal na próxima semana. Mas ao que o Económico apurou, o preço do 'diesel' vai ser o único a subir naquela que, a concretizar-se, será a primeira actualização em um mês.

Actualmente, o preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,184 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,389 euros por litro. No entanto, os revendedores optam por praticar valores mais caros, por levarem em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e também o nível de custos fixos de cada posto. Nas auto-estradas, por exemplo, os preços são normalmente mais elevados do que dentro das grandes cidades.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sétimo mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 14ª posição no 'ranking' dos 27 países do espaço comunitário.

Antes de impostos, o cenário altera-se. O preço da gasolina desce para a nona posição, enquanto o do gasóleo sobe para o terceiro lugar do 'ranking' europeu.
 
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por Quimporta » 3/11/2010 0:47

Já percebi e acho que tens razão.
:wink:
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por MarcoAntonio » 3/11/2010 0:41

QuimPorta Escreveu:Ainda estou a tentar ver se percebo esta tua observação. A escala amplifica a semelhança, como o faria à dissemelhança. Ou não?


Se ele fossem mais dissemelhantes do que semelhantes. Como eles estão relacionados (e por razões perfeitamente racionais/racionalizaveis), ajustar as escalas faz com que pareçam ainda mais semelhantes...

Claro que eles não são uma cópia exacta um do outro (os picos por exemplo estão afastados de quase um ano e pelo meio há muitos desfasamentos e diferenças consideráveis) mas isso passa meio despercebido perante a semelhança enorme de fazer coincidir os topos e os mínimos... acabam por parecer meros pormenores.

:wink:

Já agora e que estamos nisto, a escala tem ainda outro grave problema, que faz com que a semelhança mais uma vez pareça ainda maior: está em escala linear. O problema disto é que as diferenças consideráveis que se registaram quando os valores eram mais baixos (vê início da década) passam meias despercebidas por, pelo facto da escala ser linear, parecerem aparentemente mais pequenas do que realmente foram.


Coloca um gráfico em escala linear e sem ajustar as escalas uma pela outra (a dos cereais até está truncada no início enquanto a outra não está) e eles não vão parecer assim tãaaaao semelhantes (porque efectivamente até nem são... embora claro, como já disse, estejam interrelacionados e até se pode perceber porquê).
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por Quimporta » 3/11/2010 0:14

MarcoAntonio Escreveu:
E sim, os cereais também subiram bastante pelo menos num dos períodos em que o petróleo subiu e concerteza que também registarias similitudes se colocasses um gráfico dos cereais lado a lado com o dos produtos lácteos.


No Prorealtime não consegui encontrar o histórico de mais de 3 anos do petróleo e lácteos não tem. Mostro o gráfico do trigo, que de facto tem aspecto parecido.

MarcoAntonio Escreveu:Em todo o caso, a semelhança ainda está amplificada com o ajuste feito nas escalas.


Ainda estou a tentar ver se percebo esta tua observação. A escala amplifica a semelhança, como o faria à dissemelhança. Ou não?
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por MarcoAntonio » 2/11/2010 23:02

Bem, temos sempre o transporte do Leite para as fábricas. E claro que são custos parciais, eventualmente marginais. Mas reflectem-se em tudo (por exemplo, no custo dos próprios cereais). Está tudo ligado...

:wink:

E sim, os cereais também subiram bastante pelo menos num dos períodos em que o petróleo subiu e concerteza que também registarias similitudes se colocasses um gráfico dos cereais lado a lado com o dos produtos lácteos.

Em todo o caso, a semelhança ainda está amplificada com o ajuste feito nas escalas.
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por Quimporta » 2/11/2010 22:58

MarcoAntonio Escreveu:O preço do crude reflecte-se em quase tudo, especialmente preços/custos de produção pois tem implicações bastante directas nos custos de transporte e nos custos da Energia em geral.


Olá Marco.

A minha surpresa vem de que neste caso transporte e energia pouco pesam. As cotações são FOB (free on board - antes de transporte) e a energia no queijo e leite em pó é residual comparada com o preço do próprio leite "liquido", que varia com uma lógica própria ( tipo chove ou não, o preço dos cereais, as politicas de subsidiação regionais, problemas de qualidade...).

A única variável que vejo em comum é a que mais me faz reflectir. As comodities alimentares (ex. flagrante são os cereais) tornaram-se pasto para um tipo de especulação que não era habitual até há uns anos.

É um tema a acompanhar...
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por MarcoAntonio » 2/11/2010 21:33

Atenção que há uma diferença considerável de escala e que a variação real do preço nos produtos lácteos é menos de metade da variação do preço do crude (algo que o gráfico não deixa perceber a menos que se olhe atentamente para a escala).

O preço do crude reflecte-se em quase tudo, especialmente preços/custos de produção pois tem implicações bastante directas nos custos de transporte e nos custos da Energia em geral.
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por Quimporta » 2/11/2010 19:41

Cruzei-me com um gráfico de alguém que se lembrou de correlacionar o preço do petróleo com o preço do queijo e leite em pó na Oceania (i.e. na Nova Zelândia, onde está o maior exportador mundial e principal referencial nos lácteos).

Lido com este assunto há anos e francamente nunca tinha notado nada do género, nem remotamente percebo o que possa explicar isto.

Epá... ele há coisas do caraças, não há?
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por pedrom » 29/10/2010 14:56

Li o tudo na diagonal e nem sei o que foi discutido no outro tópico da galp mas quero deixar uns apontamentos rápidos: o mercado dos hipers já passou os 20% de quota de mercado e existem bombas em que a margem de lucro da lojinha é superior à do combustivel!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
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por Elias » 29/10/2010 9:12

MarcoAntonio Escreveu:Concordo...

:lol:


Ena! Estamos de acordo em algo :lol:

Vou guardar este post para memória futura \:D/
 
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por MarcoAntonio » 29/10/2010 9:10

Concordo...

:lol:
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por Elias » 29/10/2010 9:08

MarcoAntonio Escreveu:Mas eu já tinha começado a escrever...

:lol:


Eu vi mas de qualquer forma concordas que o debate continue neste tópico, certo?
 
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por MarcoAntonio » 29/10/2010 9:06

Mas eu já tinha começado a escrever...

:lol:
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por Elias » 29/10/2010 8:59

Eu vi, mas concordei que seria melhor transferir a discussão para aqui, já que o outro tópico é para falar da acção / empresa e não dos combustíveis em geral
 
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por MarcoAntonio » 29/10/2010 8:57

Já agora, deixei algumas anotações ao kpt no outro tópico...
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por Elias » 29/10/2010 8:50

kpt,

passei o debate para aqui, pois estávamos a desvirtuar o tópico da galp.

kpt Escreveu:Pois, concorrência nos locais em que existem, os quais são muito reduzidos e pouco servem a globalidade do país. É caso para concluir, que a existir concorrência o seu impacto a nível da globalidade é de todo reduzido e sem expressão.


se como escreveste acima aos hipers não interessa lucrar com o combustível, é legítimo admitir que eles (que vendem 8 a 10 cêntimos abaixo das gasolineiras) estão a vender sem margem. Ora como tu defendes que as gasolineiras deveriam baixar 10 a 11 cêntimos, parece-me que estás a defender que elas não deviam ter qualquer margem. É isso?

kpt Escreveu:Mas respondendo, não acredito que seja possível com o tipo de gente que temos à frente das autoridades deste país, que se corrompem e que possuem interesses instalados.


Hmmm, portanto a culpa é das autoridades...

O facto de isto ser um país de corruptos não conta para nada... :-k

kpt Escreveu:Desconheço qualquer conhecimento de estatísticas nesse âmbito mas a ser verdade 15% acaba por ser muito pouco, daí que tens filas enormes, ou seja, 15% da população a abastecer em 1% dos postos existentes no país.


Em que te baseias para afirmar que os postos de hipermercados representam 1%?

kpt Escreveu:Elias, como qualquer outro mercado que estivesse em livre concorrência. Se passares numa rua com restaurantes em Lisboa, vais encontrar desde os mais baratos aos mais caros. Se fores a um centro comercial, hás-de encontrar lojas de roupa das mais baratas às mais caras e por aí sucessivamente.


Essa comparação não faz qualquer sentido, pois o produto vendido não é igual. Não estás à espera que o MacDonald's ou a tasca do Manel Jaquim das Couves vendam uma refeição ao mesmo tempo que um restaurante de primeira, ou estás? Da mesma maneira não estás à espera que uma loja do chinês venda uma camisa ao mesmo preço da loja do lado que é de haute couture, ou estás?

kpt Escreveu:Por oposição, se fores às várias gasolineiras, vais encontrar preços sempre muito semelhantes, salvo raras excepções das bombas dos hipers.


Mas isso é óbvio, uma vez que o produto das várias marcas é percepcionado como igual pelos clientes, logo a diferenciação faz-se apenas pelo preço.

kpt Escreveu:Se não houvesse concertação de preços e fosse possível controlar essa concertação, certamente iria haver a primeira gasolineira a baixar os preços para tentar roubar clientes ao vizinho. O vizinho faria o mesmo senão ficaria para trás.


Acabaste de descrever aquilo que se passa no mercado dos combustíveis.

kpt Escreveu:Outros mantinham o preço mas criavam serviços ou produtos assessórios que justificassem o preço superior pago.. etc etc.


Mas que acessórios? As pessoas vão à bomba para meter gasolina, e não para comprar acessórios.

kpt Escreveu:Não quer dizer que os preços até nem se mantivessem ligeiramente parecidos entre todas as gasolineiras, o que certamente aconteceria é que o preço baixaria e o consumidor final beneficiaria disso.


Então se isso é mesmo assim, como é que explicas que lá fora a gasolina seja tão cara como cá? Serão as autoridades da concorrência e os governos igualmente corruptos?

kpt Escreveu:A questão da cartelização não se prende unicamente com os preços serem semelhantes, prende-se com o facto de que a cartelização promove sempre uma subida dos preços e nunca a descida. Não me importava que os preços fossem semelhantes desde que os mesmos, por força da livre concorrência, baixassem...That's the point...


kpt, se continuas a meter gasolina aos preços actuais é porque entendes que ela vale o preço pedido. Se não achasses isso, não abastecias. That's the point...

kpt Escreveu:Mas já percebi que também és aficionado da teoria que as gasolineiras são entidades insuspeitas e que jamais fariam cartelização ou mesmo que acompanham escrupulosamente as cotações nos mercados internacionais e que reflectem sempre no preço final o verdadeiro custo do produto oferecido.


Eu defendo que as gasolineiras podem pedir o preço que quiserem e que não têm de acompanhar as cotações do que quer que seja.

O que eu estranho é que te insurjas contra o facto de as gasolineiras estarem a meter ao bolso alguns cêntimos por litro (isto segundo as tuas contas, que como referi anteriormente são reflexo de uma amostragem cuidadosamente escolhida para conduzir à conclusão pretendida) e não escrevas uma palavra acerca do facto de o Estado meter ao bolso 58,5 cêntimos líquidos por litro, sem ter qualquer custo associado. Isto é que eu considero realmente escandaloso. Mas sobre isto poucos querem falar.
 
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por tonirai » 14/10/2010 22:55

pedrom Escreveu:O período de tempo que decorre entre a cotação do preço dos combustíveis nos mercados internacionais e o seu reflexo nos postos de abastecimento da petrolífera, dera render 3,3 milhões de euros à Galp Energia, no terceiro trimestre,depois de nos três meses que terminaram em Junho terem provocado um prejuízo de 3,6 milhões de euros.

O titulo da noticia podia ser: Galp perde 0,3 milhões com "atraso" na actualização de preços.

.... é só uma questão de evidenciar o que se quer.....!!!!

Pensei em escrever exactamente o que respondeste, quando li o post a meio da manhã :lol: - não tive foi tempo o dia todo para postar.
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por alexandre7ias » 14/10/2010 22:29

O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) explicou hoje que quando os revendedores ou as petrolíferas "copiam preços" dos combustíveis entre si isso não constitui um ilícito de concorrência
"Copiar os preços não constitui qualquer ilícito", disse Manuel Sebastião aos deputados da Comissão de Assuntos Económicos e Energia.

O responsável da AdC respondia a uma questão do Bloco de Esquerda, que chamava a atenção para o facto de os automobilistas verem preços iguais nas bombas de combustíveis.

"Eu questiono mesmo qual seria o interesse de fazer uma concertação de preços", disse Manuel Sebastião, acrescentando depois que "não está excluído que isso possa acontecer".

Por isso mesmo "a AdC continua a monitorizar" o mercado, sublinhou o presidente do regulador, que anunciou uma nova iniciativa da entidade que dirige.

"Vamos iniciar - na sequência de uma questão sobre o preço nas auto-estradas deixada pelo CDS-PP - os painéis de auto-estradas de forma mais sistemática, e comparativamente ao que se passa em Espanha e França", disse Manuel Sebastião.

O presidente da AdC revelou que essa "investigação" teve início em Setembro e visa analisar ao pormenor "a informação que é dada nesses painéis e em que medida convergem para o preço mais baixo ou para o preço médio".
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por pedrom » 14/10/2010 9:41

O período de tempo que decorre entre a cotação do preço dos combustíveis nos mercados internacionais e o seu reflexo nos postos de abastecimento da petrolífera, dera render 3,3 milhões de euros à Galp Energia, no terceiro trimestre,depois de nos três meses que terminaram em Junho terem provocado um prejuízo de 3,6 milhões de euros.

O titulo da noticia podia ser: Galp perde 0,3 milhões com "atraso" na actualização de preços.

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