Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

China: potencial económico é político?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por atomez » 28/10/2010 13:03

Nyk Escreveu:Os gajos qualquer dia tomam conta do mundo, pois os países a quem eles compram a divida, indirectamente ficam nas mãos deles!


Nem todos, os américas têm a maior e mais poderosa força militar do planeta.

Os chineses têm biliões de dolares em cash que é papel sem valor, se os quiserem cambiar por exº por euros quem é que quer comprar aquilo?

E muitos mais biliões em obrigações do tesouro americano, se os américas resolverem entrar em default e não os pagarem o que é que os chineses fazem? Vão declarar-lhes guerra e invadi-los para os obrigarem a pagar? Nem em sonhos.

Aqui a Europa entregou a sua defesa em outsourcing aos americanos via NATO, de modo que em princípio também estamos safos, a não ser que os américas achem que já não estão para defender a velha Europa outra vez...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por Nyk » 28/10/2010 10:43

AutoMech Escreveu:Devido aos elevados excedentes comerciais no passado a China está atulhada em dívida pública e divisas de outros países, podendo, em certa medida, manipular cotações de muitos países.

Vamos ver o que nos trarão os próximos anos.


Os gajos qualquer dia tomam conta do mundo, pois os países a quem eles compram a divida, indirectamente ficam nas mãos deles!
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12181
Registado: 2/9/2005 12:45

por bolo » 28/10/2010 10:25


O presidente chinês Hu Jintao vem a Lisboa na próxima semana e na bagagem pode trazer “dinheiro” para investir na dívida pública portuguesa.
De acordo com a agência de notícias Bloomberg, a China está a considerar apostar na compra de dívida pública portuguesa, no âmbito da visita oficial que o presidente chinês Hu Jintao vai efectuar a Portugal na próxima semana.

A “China sempre teve uma posição positiva e favorável em considerar” a compra de dívida pública de países onde faz uma visita oficial, disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Fu Ying, citado pela agência de notícias.

O mesmo responsável fez questão de salientar que as medidas tomadas pelo Governo português são “indutoras” à recuperação da economia e ao crescimento.

O presidente chinês Hu Jintao vai realizar na próxima semana uma visita de Estado a Portugal e a França.

China dá a mão à Grécia
a troco de negócios no porto do Pireu

A China parece estar disposta a entrar em força na Europa, através da porta escancarada pelos países mais endividados, aproveitando oportunidades de negócio a preços de saldo a troco da compra de dívida pública.

Já no início do mês, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, fizera uma escala em Atenas a caminho de Bruxelas para participar na cimeira anual UE-China. Na capital grega, ofereceu apoio através da compra de obrigações do Tesouro grego. Em contrapartida, assinou contratos chorudos: A China vai fornecer seis navios para os armadores gregos, entre eles dois de carga e um petroleiro.

O contrato foi assinado no quadro de um acordo bilateral que prevê a criação de um fundo de cinco mil milhões de euros para financiar a compra de navios chineses pelos armadores gregos, e duplicar o comércio bilateral, para oito mil milhões de euros, até 2015.

Já em Junho, o gigante naval chinês Cosco “atracara” no porto ateniense do Pireu, assumindo a gestão de um dos molhes, após a assinatura de um contrato por 35 anos, no valor de 3,3 mil milhões de euros, estando em curso a construção de um terceiro, que quase triplicará o volume de carga que o porto grego pode comportar.

O “Daily Telegraph” escrevia então que os chineses querem construir a partir do Pireu uma “rota da seda moderna”, e que esse será o ponto de partida de uma rede de portos, centros de logística e caminhos-de-ferro para distribuírem os seus produtos por toda a Europa e concorrer com Roterdão – o maior porto da Europa.



http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=450973
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1118
Registado: 29/11/2007 2:18
Localização: via láctea

por varus » 11/10/2010 23:17

A dita globalização , não é mais do mercantilismo puro e duro, e a europa não entendeu, só os alemães prepararam-se para a guerra, enquanto os outros países europeus andaram a dormir, embora muitos empresários alertaram, mas ninguém quis os ouvir.
Porque os pequenos países , já não mandam nada , e a CEE, foi um flop, para os países geridos por políticos e empresários medíocres.
O resultado médio prazo , vai ser uma guerra generalizada , em que cada país vai quer exportar e não consegue , e o nível de vida da população , já está deteriorar-se , como nos EUA, em que só se criam MAC jobs.
A China ainda não está devidamente equipada, para guerra, mas em poucos anos , pode estar ,e está a desafiar a potencia dominante.
A guerra do golfo , Afeganistão não foi só petróleo , foi geoestratégia e demonstração de poder bélico.
Os EUA, sabem que único trunfo que tem nas mãos, são os porta aviões, submarinos, etc. Manter a sua projecção de poder, e a chamada armada em potência , algo inventado pelos portugueses do sec. XVI.
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

por Automech » 11/10/2010 22:52

Devido aos elevados excedentes comerciais no passado a China está atulhada em dívida pública e divisas de outros países, podendo, em certa medida, manipular cotações de muitos países.

Vamos ver o que nos trarão os próximos anos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Pata-Hari » 11/10/2010 21:28

Uma das formas de congregar este grupo de apoio é comprar dívida soberana de Portugal, Grécia, Irlanda e Itália, apoiando "activamente" a resolução da crise de dívida europeia, refere o académico, que ensina no centro de formação do Banco Popular da China (banco central).


Sim, ou pagar mais impostos. Ora que cena...
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

China: potencial económico é político?

por bolo » 11/10/2010 18:00

JdN Escreveu:
A China deve comprar dívida pública portuguesa, entre outras, para ajudar a Europa a sair da crise e para limitar a 3% a valorização da divisa chinesa, defendeu hoje Wang Yong, académico do banco central chinês.
Num artigo de opinião que o jornal Securities Times hoje publica, Wang defende que a China deve formar alianças com outros países – Portugal incluído – para evitar que os Estados Unidos consigam reunir uma coligação para obrigar Pequim a valorizar o yuan acima dos 3%.

Uma das formas de congregar este grupo de apoio é comprar dívida soberana de Portugal, Grécia, Irlanda e Itália, apoiando "activamente" a resolução da crise de dívida europeia, refere o académico, que ensina no centro de formação do Banco Popular da China (banco central).

Citando dados oficiais chineses, Wang refere que os sectores exportadores chineses só conseguirão enfrentar uma valorização entre os 3% e 5%.

"Por isso, deveríamos estabelecer um limite, [que] só permitisse uma subida de três por cento do yuan este ano, no máximo", sublinha Wang Yong.

"Na actualidade, o Japão, a União Europeia, a Austrália, a Coreia do Sul, o Brasil e alguns outros países já estão a intervir nos mercados de divisas, para lidar com a valorização das moedas locais", acrescenta.


http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=447745
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1118
Registado: 29/11/2007 2:18
Localização: via láctea

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], LACSIM e 49 visitantes