Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Projecto: site colaborativo sobre resultados de empresas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ejssoft » 26/10/2010 22:01

Por acaso só agora reparei que a forma de mostrar os resultados líquidos nos gráficos não parece correcta, já que é suposto ser relativo a todo o ano e ele está a somar correctamente os trimestres, mas depois divide por 4, mostrando digamos a média do ano em vez do total anual.

Penso que é correcto fazê-lo no EBITDA e nos capitais próprios, mas não aqui, deve ter sido a semelhança...

Pessoalmente não gosto, ainda que compreenda: Se criarmos o campo de rendimento líquido anual, ele deveria, ainda que apenas por uma questão de consistência, ser igual ao total dos trimestres... que provavelmente não estão preenchidos, para haver interesse neste... ;)

Se calhar o melhor, no caso de te interessar mesmo, preencher assim, é esse campo reflectir por defeito a soma dos 4 trimestres, excepto quando esta fôr 0, caso em que aceita o input do utilizador...

No entanto isto levantaria 1 problema, se inadvertidamente se preenchesse um dos valores trimestrais, o valor passaria a ser esse, não zero, pelo que o valor previamente introduzido no anual daria automaticamente lugar ao do trimestre preenchido inadvertidamente.

Não sei se estou a ser confuso... As vezes nem eu me entendo, hehehe ;)

Registado: 29/11/2007 3:04

por Elias » 26/10/2010 20:27

ejssoft,

Tenho alguma dificuldade em separar resultados anuais de trimestrais. Por exemplo no caso da EDP-R os resultados que carreguei para 2009 referem-se à totalidade do ano, mas carreguei-os no 4º trimestre mas se calhar era boa ideia haver um campo "resultados anuais", o que dizes?

Registado: 5/11/2002 12:21

por ejssoft » 26/10/2010 18:38

E já está. Obrigado, Elias.

Stefano, se quiseres introduzir os dados na página, envia MP com username e pass pretendidos... Thanks!

por Stefano » 26/10/2010 15:40

Por esta ser uma ideia que faz todo o sentido, e como caso se concretize irei de certeza consultar esta base de dados, deixo aqui o meu pequeno contributo para esta discussão.
Deixo aqui um modelo que fez parte de uma ideia que tive já há algum tempo parecida com esta...Já vi que avançaram com sugestões para introdução de indicadores muito mais complexos do que os que eu tenho no meu quadro, mas fruto da minha inexperiência a analisar relatórios e contas, acabou por ficar uma coisa bastante simples, com espaço por isso para muitas melhorias.
A azul são previsões e a amarelo dados oficiais. Existe também uns números a vermelho que são o PER actual para a estimativa de lucros e em cima a estimativa da cotação para o PER estimado.
Anexos
SON 15-10-2010.pdf
(120.61 KiB) Transferido 112 Vezes

Registado: 21/9/2008 15:29

por Elias » 26/10/2010 9:58

ejssoft,

Hoje vou avançar com alguns dados para a EDP-R.

por ejssoft » 10/10/2010 23:47

Done! ;)

por mais_um » 10/10/2010 23:01

ejssoft Escreveu:Bom trabalho.

Bolas, pensei que 999 999 999 fosse um bom tecto... ;) De quantos dígitos poderemos precisar ?

999 999 999 999 , é suficiente para Portugal

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por ejssoft » 10/10/2010 22:42

Bom trabalho.

Bolas, pensei que 999 999 999 fosse um bom tecto... ;) De quantos dígitos poderemos precisar ?

por mais_um » 10/10/2010 20:50

ejssoft Escreveu:Apresentação dos dados devidamente formatados, para facilitar leitura.

Boas!

O campo para o nº de acções é pequeno, no caso da EDP não serve.

Introduzi os dados da EDP referentes a 2009, no caso da EDP só falta acertar o nº de acções e está feito o ano de 2009 até à data.

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por ejssoft » 10/10/2010 18:24

Apresentação dos dados devidamente formatados, para facilitar leitura.

por ejssoft » 5/10/2010 22:48

Viva!

Aumentei o tamanho dos links para 60 caracteres e o dos CP para 15, penso que já está melhor, entretanto vamos vendo se os outros precisam de ser esticados.

Sobre o nº de acções não vi qualquer problema, pelo que vamos aguardar mais dificuldades: o nº que consta no activo é levado em consideração de cada vez que se cria uma nova entrada, para não estar a ter de introduzir informação que normalmente não varia, no entanto pode a qualquer momento ser alterado, tanto nos activos, como nas entradas...

Pelo que vejo, vou ter de melhorar a apresentação dos números: 9 ou 10 dígitos sem separação é difícil de ler.

PS: Não utilizem separação na introdução: 9 milhões, introduzem-se 9000000; não 9.000.000 ou 9,000,000...

Coloquei o nº de acções, entretanto verifica se alterei incorrectamente alguma coisa...

Bom trabalho! ;)

por mais_um » 5/10/2010 19:57

Hoje tirei o dia para montar um pequeno Data Center em casa, com 4 utilizadores, já estava a ficar passado com as copias de segurança, impressoras, acessos controlados à net dos miudos, etc... (normalmente, em casa de ferreiro, espeto de pau à porta... :lol: :lol: ) e aproveitei para introduzir alguns dados na EDP e sugiro o seguinte:

-o campo de url é curto, tentei colocar o url da edp:

http://www.edp.pt/pt/investidores/Pages ... ores2.aspx

-os campo de valores são pequenos, por exemplo os capitais proprios no 2º trimestre são 10.390.000.000,00 €

E deve haver um bug porque não me permite actualizar o nº de acções da empresa.

Um abraço,

Alexandre Santos

por Elias » 4/10/2010 15:25

Parece-me de facto boa ideia que quem quiser colaborar indique aqui as empresas em que se dispõe a colaborar.

Lá mais para a frente poderemos ver o que fica a faltar...

por mais_um » 4/10/2010 15:16

ejssoft Escreveu:Poix... falta alguem começar efectivamente a introduzir elementos! ;)

Boas!

Já tenho utilizador e password, posso começar já amanhã. Havia alguém que seguia a EDP, se esse forista não estiver disponivel, posso ficar com a EDP, já que é uma empresa que eu costumo seguir de perto. A Mota, a PT e a JM também acompanho embora neste momento não sejam uma prioridade.

Um abraço,

Alexandre Santos

por muadyb » 4/10/2010 15:12

Podem contar com a minha ajuda....Estou disponível para o que precisarem!

BN

Registado: 10/1/2008 17:18

por ejssoft » 4/10/2010 13:00

Poix... falta alguem começar efectivamente a introduzir elementos! ;)

por Elias » 4/10/2010 12:35

Puxo este tópico para cima pois gostaria de retomar o tema. Quem tem disponibilidade e interesse em colaborar?

por ejssoft » 28/8/2010 19:45

Done.

Alterado o layout para facilitar introdução de dados, separados os ficheiros e adicionados os campos solicitados.

No ficheiro de activos fica para alem do nome e url o valor por defeito do nº de acções, assim ao adicionar uma entrada do activo no ano, este assume esse valor para os vários trimestres.

PS: João, não sei se tinhas alterado alguma coisa, só me lembrei disso depois de fazer o upload da base de dados...

por ejssoft » 27/8/2010 11:03

Parece-me bem, vou implementar a data de apresentação de resultados, o link da página, vai esperar um pouco, já que é preferível ter 1 ficheiro de activos e outro de "movimentos" em vez da forma actual de 1 único ficheiro, para evitar repetição da introdução, assim podemos ter valores por defeito, por exemplo para o nº de acções, que não costuma variar...

por mais_um » 24/8/2010 23:40

Gosto da ideia e estou disponivel para ajudar, responsabilizando-me pela actualização dos dados de uma empresa, já vi que a "minha" EDP já tem "dono" :mrgreen: como tal posso ficar com outra.

Já agora penso que seria interessante colocar as datas da apresentação dos resultados trimestrais e anuais e uma ligação à pagina da empresa onde se pode consultar os relatorios de contas, para quem quiser ver em detalhe os mesmos.

por ejssoft » 24/8/2010 14:19

Viva, com as férias, surgiu finalmente tempo para implementar os gráficos. Estão em flash, demora um bocadito a carregar da primeira vez, depois fica em cache, já fica melhor.

Apenas coloquei alguns dos campos de introdução, se acharem outros interessantes, digam, na comparação de trimestres, o ano é o seleccionado (em baixo, junto ao login). Na introdução de activos ocorre o mesmo. Ao introduzir dados de vários anos de um activo, a única atenção especial vai para o campo ACTIVO, pois é por aqui que é feita a associação, para comparar anos nos gráficos.

Penso que a partir daqui a base está feita e podem passar à introdução. Críticas, sujestões e detecção de bugs, são como de costume, bem-vindos... ;)

por ejssoft » 5/8/2010 21:03

Foi actualizado com os campos sugeridos pelas várias famílias presentes.

joao5: Optei por utilizar o mesmo ficheiro para simplificar o meu trabalho; em vez de usar 2 como teria de fazer para usar a indicação do trimestre de referência, como são só 4, preferi manter a filosofia. Penso que fica funcional na mesma e a nível de controlo de entradas elimina imenso trabalho...

por ejssoft » 5/8/2010 14:32

Ok, podes compilar a lista de campos que podem interessar? Como só sigo a AT, é para mim difícil de avaliar quais os campos mais evidentes, se "postarem" aqui essa informação, podemos avançar de imediato.

por Elias » 5/8/2010 13:03

ejssoft Escreveu:a questão que eu colocaria seria antes: Quem vai ter pachorra para introduzir os dados ?

A ideia seria esse trabalho estar distribuído por vários elementos.

por ejssoft » 4/8/2010 17:06

Não há qualquer limite ao que é possível fazer, a questão que eu colocaria seria antes: Quem vai ter pachorra para introduzir os dados ? Por mim vocês é que definem o que é interessante ou não, que campos são úteis e estão disponíveis para manter actualizados.

Sobre o provider, penso que não há nenhum, normalmente aqui entramos no campo da rentabilização do acesso à informação, ou seja $$$, mas se souberem de algum que disponibilize a info, eu vou buscá-la, no problem.

Sobre o login, envia login e pw desejados...

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], icemetal, jjlefty, kknd2, macau5m, Pmart 1, rg7803 e 439 visitantes